Flavio Gomes domingo, 19 de fevereiro de 2012 18:59 29 comentários
SÃO PAULO(mais de mil palhaços…) – Olha o que cruzei vindo trabalhar hoje… Jipe nem tão velho assim, mas difícil de ver. Um Daihatsu Feroza. A Daihatsu ainda existe ou foi comprada por alguém como o Google, Facebook, essas coisas?
A Daihatsu domina (va) a categoria de minicarros de 660 cc no Japão ou kei-cars. São carrinhos que usam placa amarela e por isso são dispensados da comprovação de estacionamento (é preciso alugar o espaço por lá). A Suzuki ganhou parte expressiva desse mercado com o Wagon R do meio da década de 90 para cá, mas a Daihatsu continua a ser fortíssima por lá.
A Daihatsu é uma espécie de “primo pobre” da Toyota. Tão interessante quanto o jipinho é o Applause, um hatch com cara de sedã muito raro por aqui, mas que era usado como táxi no Japão. Quem não tem, não conhece. Quem tem, mesmo que queira, não consegue vender.
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás
São bons carros, chegam a ser um bom divertimento para jipeiros mais atrevidos.
Imperador
Luiz
12 anos atrás
Po, a Daihatsu fabrica um mini roadster, de 600cc turbo, o Copen, meu sonho de consumo.
Tenho um Terios 1998, um jipinho gostoso de dirigir, não segura uma trilha pesada, mais faz bonito na lama, mesmo com a ausencia de uma reduzida….
João
12 anos atrás
O estúdio Bertone desenhou este carro e fez até uma versão própria dele, chamada Bertone Freeclimber. Tinha motor 6 cilindros BMW.
sergio castro
12 anos atrás
Só cara de Jeep, pois pra trilha, sempre foi considerado um leite Glória, e nunca fez frente para os melhores; JPX, Samurai, Niva, CJ….
conde
12 anos atrás
Qdo trabalhava em SP uma vez intermediei uma venda de um Feroza iqual a esse da foto e ganhei uma máquina fotográfica da Autorizada . Era uma promoção e tanto . Me lembro que era um Jipinho valente mas achava esquisito essas lanternas fechadas nas laterais .
ALEX B.
12 anos atrás
Ninguem deu uma “Anterada” ainda? Irresistivel a ponto de ser idiota, mas então la vai: Daihatsu “Feiosa” (by Antero Grecco)!
em Cuba teve muitos desse tipo, para os turistas alugarem. Lembro que os moleques tiravam os letreiros cromados de Feroza para colar no protetor de corrente de motos e bicicletas…eu dirigi um uma vez…o bicho anda! mas é nervooooso!!!
Danilo Candido
12 anos atrás
É um clássico, design by Bertone.
Edu Pereira
12 anos atrás
Meu ex-sogro tem um lá no Chile…. tive a oportunidade de guiar e o bichinho, 4×4 nao reclama nada… Mas parece um trator de tao duro….
Rodrigo Moraes
12 anos atrás
Daihatsu já há um tempo é da Toyota. Inclusive, o motor 14B que equipou as Bandeirante entre 94 e 01 é originalmente de um caminhãozinho Daihatsu.
Desde final da década de 60 ela trabalha sob um acordo com a Toyota, sendo desde então a divisão de carros pequenos dela. Anda meio apagada ultimamente, já que a Toyota passou a vender carros bem pequenos, ainda que não sejam 660cm³, com a própria marca.
Ao contrario do que JC disse a Daihatsu não esta meio apagada. O foco da daihatsu são carros de pequeno porte tendo dois dos mais vendidos, o Mira e o Move, numa categoria que a Toyota não atua que é de motores com menos de 1000cm³.
Fernando Rodrigues
12 anos atrás
Ainda existe sim e fabrica aqueles carros minúsculos no japão. 51% do seu controle acionário foi comprado pelo Toyota em 1999.
André França
12 anos atrás
conheço dois desses em Belém, PA, e de donos diferentes. Um é vinho como esse e o outro é branco. O dono do branco faz parte do Jeep Vlube do Pará e disse que adora esse carro.
Alex
12 anos atrás
É, a marca não resistiu a crise do final dos anos 90 no governo FHC, e devido a enorme alta do dólar, se retirou do Brasil. Junto com elas foram indo embora outras marcas, como a Mazda, Daewoo, Seat, Suzuki (que voltou)…
Só filé, que saudades dessas marcas que se retiraram (irônico).
renato
12 anos atrás
sim a Daihatsu existe no japao,produzindo como principais produtos os chamados Kei-Car.Carros com motores de 660 cc.Faz parte do conglomerado Toyota e seu principal produto no Japao e o modelo Move, de 660 cc, aspirado ou turbo.Custa cerca de 1.200.000 yenes e vem com ar, direção eletrica e vidros eletricos nas 4 portas.
Fernando Carvalho
12 anos atrás
…. lançando um ” olhar 43″ para um ” Toyota ” Mr.Gomov ? Nesta linha pocket-jeep , ainda há o JIMNY (Suzuki) e todos eles brigavam com o , digamos , agora ” traído ” Niva…..
Peterson Ferraz
12 anos atrás
Então Flavio pelo que eu sei a Daihatsu em 1999 foi comprada pela Toyota depois disso não tive mais informações sobre esta montadora.
Luiz AG
12 anos atrás
Daihatsu existe e é uma especie de Dacia da Toyota.
Flavio Bragatto
12 anos atrás
Ja andei num Terios.
Jipinho gostosinho de andar… Eu teria um sim.
edilson
12 anos atrás
Oie flavio….sim a Daihatsu ainda existe….no japao..e uma das potencias em carros populares…junto com a suzuki…pelo que sei…a Daihatsu hoje,e um segmento da toyota…tendo a maioria de suas ações….
Eric
12 anos atrás
Existe. Estive em Tokyo há pouco visitando a noiva e existem muitas concessionárias. Agora focadas em produzir e vender mini carros. Mas ainda produzem o Terios. http://youtu.be/aJWhQ13WfTQ
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
A Daihatsu domina (va) a categoria de minicarros de 660 cc no Japão ou kei-cars. São carrinhos que usam placa amarela e por isso são dispensados da comprovação de estacionamento (é preciso alugar o espaço por lá). A Suzuki ganhou parte expressiva desse mercado com o Wagon R do meio da década de 90 para cá, mas a Daihatsu continua a ser fortíssima por lá.
tenho um a venda… o carro é divertido!
A Daihatsu é uma espécie de “primo pobre” da Toyota. Tão interessante quanto o jipinho é o Applause, um hatch com cara de sedã muito raro por aqui, mas que era usado como táxi no Japão. Quem não tem, não conhece. Quem tem, mesmo que queira, não consegue vender.
São bons carros, chegam a ser um bom divertimento para jipeiros mais atrevidos.
Imperador
Po, a Daihatsu fabrica um mini roadster, de 600cc turbo, o Copen, meu sonho de consumo.
Tenho um Terios 1998, um jipinho gostoso de dirigir, não segura uma trilha pesada, mais faz bonito na lama, mesmo com a ausencia de uma reduzida….
O estúdio Bertone desenhou este carro e fez até uma versão própria dele, chamada Bertone Freeclimber. Tinha motor 6 cilindros BMW.
Só cara de Jeep, pois pra trilha, sempre foi considerado um leite Glória, e nunca fez frente para os melhores; JPX, Samurai, Niva, CJ….
Qdo trabalhava em SP uma vez intermediei uma venda de um Feroza iqual a esse da foto e ganhei uma máquina fotográfica da Autorizada . Era uma promoção e tanto . Me lembro que era um Jipinho valente mas achava esquisito essas lanternas fechadas nas laterais .
Ninguem deu uma “Anterada” ainda? Irresistivel a ponto de ser idiota, mas então la vai: Daihatsu “Feiosa” (by Antero Grecco)!
Se “der ehatsu”, vende e compra outro melhor!
Ahahahahahah, o original é sempre melhor! Valeu Antero, abraço ao amigão!
em Cuba teve muitos desse tipo, para os turistas alugarem. Lembro que os moleques tiravam os letreiros cromados de Feroza para colar no protetor de corrente de motos e bicicletas…eu dirigi um uma vez…o bicho anda! mas é nervooooso!!!
É um clássico, design by Bertone.
Meu ex-sogro tem um lá no Chile…. tive a oportunidade de guiar e o bichinho, 4×4 nao reclama nada… Mas parece um trator de tao duro….
Daihatsu já há um tempo é da Toyota. Inclusive, o motor 14B que equipou as Bandeirante entre 94 e 01 é originalmente de um caminhãozinho Daihatsu.
Desde final da década de 60 ela trabalha sob um acordo com a Toyota, sendo desde então a divisão de carros pequenos dela. Anda meio apagada ultimamente, já que a Toyota passou a vender carros bem pequenos, ainda que não sejam 660cm³, com a própria marca.
Ao contrario do que JC disse a Daihatsu não esta meio apagada. O foco da daihatsu são carros de pequeno porte tendo dois dos mais vendidos, o Mira e o Move, numa categoria que a Toyota não atua que é de motores com menos de 1000cm³.
Ainda existe sim e fabrica aqueles carros minúsculos no japão. 51% do seu controle acionário foi comprado pelo Toyota em 1999.
conheço dois desses em Belém, PA, e de donos diferentes. Um é vinho como esse e o outro é branco. O dono do branco faz parte do Jeep Vlube do Pará e disse que adora esse carro.
É, a marca não resistiu a crise do final dos anos 90 no governo FHC, e devido a enorme alta do dólar, se retirou do Brasil. Junto com elas foram indo embora outras marcas, como a Mazda, Daewoo, Seat, Suzuki (que voltou)…
Só filé, que saudades dessas marcas que se retiraram (irônico).
sim a Daihatsu existe no japao,produzindo como principais produtos os chamados Kei-Car.Carros com motores de 660 cc.Faz parte do conglomerado Toyota e seu principal produto no Japao e o modelo Move, de 660 cc, aspirado ou turbo.Custa cerca de 1.200.000 yenes e vem com ar, direção eletrica e vidros eletricos nas 4 portas.
…. lançando um ” olhar 43″ para um ” Toyota ” Mr.Gomov ? Nesta linha pocket-jeep , ainda há o JIMNY (Suzuki) e todos eles brigavam com o , digamos , agora ” traído ” Niva…..
Então Flavio pelo que eu sei a Daihatsu em 1999 foi comprada pela Toyota depois disso não tive mais informações sobre esta montadora.
Daihatsu existe e é uma especie de Dacia da Toyota.
Ja andei num Terios.
Jipinho gostosinho de andar… Eu teria um sim.
Oie flavio….sim a Daihatsu ainda existe….no japao..e uma das potencias em carros populares…junto com a suzuki…pelo que sei…a Daihatsu hoje,e um segmento da toyota…tendo a maioria de suas ações….
Existe. Estive em Tokyo há pouco visitando a noiva e existem muitas concessionárias. Agora focadas em produzir e vender mini carros. Mas ainda produzem o Terios.
http://youtu.be/aJWhQ13WfTQ