MELHOR QUE NADA
SÃO PAULO (por que 65?) – O Nê Lemos, fuscólogo juramentado, encontrou a novidade no Diário Oficial de ontem, terça. Carros fabricados até 1965, mesmo sem placa preta, estão isentos da picaretagem municipal chamada inspeção veicular.
O trecho da Portaria-06 /SVMA.G/2012 baixada pelo secretário de Verde e do Meio Ambiente que trata do assunto é esse aí embaixo:
Art. 1º São objetos da inspeção anual de que trata o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso – I/M-SP, instituído pela Lei nº 11.733, de 27 de março de 1995, alterada pelas Leis nº 12.157, de 9 de agosto de 1996, e nº 14.717, de 17 de abril de 2008, as seguintes classes de veículos automotores, independentemente do sistema de propulsão e do combustível utilizados:
I – ônibus, microônibus, vans e demais veículos similares usados para o transporte público de passageiros;
II – caminhões e demais veículos similares usados para o transporte de cargas;
III – camionetas de uso misto, vans, peruas, utilitários, picapes e automóveis;
IV – motocicletas, motonetas e triciclos de uso urbano.
Parágrafo único. Ficam isentos da inspeção ambiental veicular os veículos equipados com motor dois tempos, veículos movidos apenas por gás metano, veículos híbrido (movido por motor a combustão interna e elétrico) veículos de coleção, veículos cujo ano de fabricação seja igual ou abaixo do ano de 1965, os veículos concebidos unicamente para aplicações militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação e outros de aplicação ou de concepção especial sem procedimentos específicos para obtenção de Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor – LCVM.
Como os meus abaixo de 1965 ou têm placa preta, ou são dois tempos, não muda muito minha vida. Na verdade, o Karmann-Ghia 1963 entra nessa brincadeira, o que é ótimo. De qualquer forma, é melhor do que nada. Os carrinhos mais antigos que não têm placa preta (nem todo mundo liga para isso) estão livres do assalto anual. Não sei de onde tiraram 1965 (e não 1970, ou 1975, ou 1982 para dar os 30 anos dos carros de coleção), mas se fosse 1968 o ano escolhido, eu livrava também a cara do 2CV. Continuam proscritos, na minha coleção, um Passat, um Corcel, dois Ladas, dois Gols e um Fiat 147.
Ola Flavio Gomes
meu pai possue um fusca 1965 sem placa preta disseram sobre essa portaria
andei olhando sites e blogs para poder orienta-lo melhor
fiz o teste no site da contralar e consta que nao a necessidade da inspeção e tambem as paginas nao vao para frente
eu gostaria de saber se nao a mais necessida de fazer a inspeção em 2012
o ducumento do veiculo vai ser liberado normalmente ou vai ter que correr atraz de uma papelada enorme para isso?
pois que eu sei o nosso pais é o da burrocracia (burocracia) ja olhei no site da controlar do detra da prefeitura nao tem nenhuma informação sobre minha pergunta
Obrigado
Roger
Não, já era. Se está licenciado 2011, agora é só licenciar 2012.
Oi Flávio,
Tudo muito estranho. Como fica a vistoria prevista no Código de Trânsito ? Pelo que entendi, a que vinha sendo feita foi estipulada pela prefeitura (prefeitura interferindo no Detran, orgão estadual?), então o Detran ainda pode exigir o exame de gases previsto no Código.É isso ?
O que eu eu faço com o meu Ford Galaxie 500, ano 1968, único dono? E tudo original? Tento passar por estes pilantras, ou continuo na marginalidade?
opa flavio você veio com o seu kg aqui no ano passado em piracicaba para a exposição de carros antigos,se vier esse ano 2012 espero te ver lá e conversar sobre seus carros,mas um dia eu levo o meu fusca 1971 1300 bege roda 5 furos inteiro original para expor(mas estou preciando arrumar o herbie) falou
tenho um rerbi 1968 vendop ou troco e uma reliquia
Flavio, quantos carros vc têm? Coloca uma lista deles aí pra galera saber!
Abraço
O melhor mesmo seria todo carro com 20 anos de uso além de ficar isentos de IPVA podia também ficar isentos desta merda de inspenção veicular, que só serve para enriqueser o bolso do KASSAB.
Flavio, tenho um Fusca 52 que está licenciado até 2010. Em 2011 e 2012, paguei o licenciamento, mas não recebi o certificado verde. Como não fiz a inspeção veicular, o DETRAN avisou que nnao mandaria o documento antes de feita a inspeção. Como será que devemos proceder? Será que precisaremos contratar despachante ou o Detran de repente pode liberar quando a gente usa o internet banking. Desculpe encher o saco, mas talvez vc e muitos blogueiros tenham o mesmo problema. Abraço, Cirello (pai)
Boa pergunta. Também não licenciei meu KG porque não queria fazer a inspeção. O melhor é consultar a Controlar pelo site. Eles costumam responder. Mas normalmente não sabem de porra nenhuma.
Ola Srs.,
Tentem fazer o teste, no site da controlar, façam o agendamento, com certeza vira a referência da Portaria06/svma.g/2012, se vier ja esta tudo certinho, pois o efeito da portaria é retroativo . . . nao precisa fazer mais nada, só pagar as taxas de licenciamento e seguro obrigatorio e esperar os docs em casa . . .um amigo meu estava com o mesmo problema e fez o teste .. . deu certo . . .
abs
1965? Alguem que criou isto poderia informar de onde vem a data?
Leonardo . . . tambem me faço esta pergunta . . . . 1965 não é um ano diferente dos outros . . . mas tenho quase certeza que . . . Algum figurão aí tem coleção de carros até 1965 que não passam pela inspeção e tambem não conseguem a placa preta . . . só pode ser isso . . . vai saber . . .
Porra! meu 2CV também é 1968.
Paulo Mina, Marcio Haddad, Ramone, FG e eu – já dá para fundar o clube 2CV Brasil só com os participantes desse post…
Manifestem-se!
Porra, tô salvo…..o sangue de Cazuza tem o poder….
Esses cabeções deveriam estender até 1976, ano que proibiram as importações de veículos.
Ainda que blogs rendessem uma fortuna, eu não teria saco de ter um. É um bando de mala fracassado e idiota achando que a pessoa, por defender um mundo mais justo, não pode ter direito a nada.
Se um dia o Flavio postar algo sobre a fome na África, certeza que vai aparecer alguém perguntando “por que você não enche seu apartamento chique de negrinhos e dá comida pra eles?”…
Blogs são cheios de malas e de puxa-sacos também…
Puxa saco e pardal tem pra todo lado!
e o que seu comentário tem a ver com a matéria postada, rodrigo?
Meu comentário era sobre os comentários do post (“vende seus carros pra alimentar meus filhos”, “um comunista com coleção de carros”), não sobre o post em si. Peço desculpas a quem se ofendeu.
O candidato que se apresentar disposto a acabar com essa roubalheira chamada Inspeção Veicular, inventada pelo Kassabosta para ROUBAR e montar seu partido de merda, sem dúvida vence no primeiro turno.
http://www.dpreview.com/challenges/Challenge.aspx?ID=5983&View=Results&Rows=4
Aí Flavio, olha que tristeza essas fotos.
Abraço
Flávio,
Você podia atualizar sua coleção para os blogueiros, com posts sobre cada um dos carrinhos.
Pois é, dá gosto !
E por que 65? Se considerarmos que o Fusca dominava o cenário nacional na década de 60 e que a motorização dele foi mudada de 1200 para 1300 (teoricamente mais poluente) em 67, por que os 66 ficaram de fora, sendo que eles são praticamente idênticos aos fabricados em 65? Onde está o critério técnico para a escolha do ano? Quer dizer que eu vou ter que continuar a fazer a inspeção do meu Fusca 66, sendo que eu uso ele uma vez por semana e nos demais utilizo o péssimo transporte público? É muita hipocrisia!
. . tambem me faço esta pergunta . . . . 1965 não é um ano diferente dos outros . . . mas tenho quase certeza que . . . Algum figurão aí tem coleção de carros até 1965 que não passam pela inspeção e tambem não conseguem a placa preta . . . só pode ser isso . . . vai saber . . .
Dei uma pesquisada na internet e notei que depois que apareceu a portaria de isenção dos veículos até 1965 o assunto inspeção x antigos deu uma boa esfriada…..só vejo post velhos. Parece que o assunto encerrou…não encerrou não! Ora, e os donos de carros antigos após 1965, como ficam? Um dono de fusca 1965 tem uma “raridade” isenta e outro, dono de um modelo 1966, tem um “vilão”, um carro “lixo”, poluidor fatal, que merece ser banido da sociedade? Como vai ficar a história do antigomobilismo em São Paulo daqui a alguns anos? Os carros do fim dos anos 60, das décadas de 70 e 80 terão que ser jogados no lixo, simplesmente por não poderem ser regularizados. Já que esse ano aleatório foi escolhido(1965), Deus sabe para beneficiar a quem, que ao menos ele seja atualizado ano a ano, para não prejudicar os donos de carros antigos em bom estado. Tenho penado tanto, todos os anos, para licenciar meu fusca 1969 que já estou sem paciência, pensando em vender o carro que mantenho com tanto carinho por mais de 23 anos. E sabem quanto ele andou em um ano, de 2012 a 2013? apenas 900 quilomentros. Quem polui mais? Meu carro ou um que enfrenta o trânsito todo santo dia, fazendo 5 ou 6 mil quilômetros a cada seis meses? Ora, o próprio prefeito Haddad declarou, em alto e bom som, que a Controlar é um papa-níquel, irregular até a raiz dos cabelos. É por isso que nós, donos de antigos, não devemos e não podemos ficar calados. E não penso em me filiar a clubes para obter placa preta. Não sou e ninguém deve ser obrigado a isso. Para os clubes é uma situação muito cômoda…quanto mais sócios melhor. Por isso se mantém calados, se aproveitado de uma legislaçao que, junto com a Controlar, e a prefeitura, selou os nossos destinos. No futuro, será mais fácil ver um esqueleto de dinossauro no museu do que um Corcel 1985. Estarão todos extintos. Só em fotos e na lembrança dos mais velhos.
A minha Variant era igualzinha a essa que está no fundo da foto. Eu mesmo a pintei quando tinha uma oficina. O melhor carro que já tive.
Fiz a vistoria anual do meu Fusca 1969, ano passado, aqui no Rio de Janeiro. Não mediram a emissão de poluentes e passou sem qualquer problema.
A vistoria foi meio “frouxa”, já que não pediram para ver o extintor de incêndio, macaco, chave de roda e triângulo. De toda sorte, o carro estava todo Ok. O posto de vistoria foi aquele da Barra da Tijuca.
Flávio, não posso deixar de observar que, com mais um Mini e um Fiat 500 (os originais, claro) e, talvez um Favorit e um Yugo, vc teria o carro-símbolo de cada país europeu produtor de automóveis!
O Karmann-Ghia está na lista de carros que vou ter um dia.
Fala FG, como vai camarada?
Tenho acompanhado seu blog diariamente desde Janeiro de 2010, quando tive a oportunidade de acessar a internet (gratuita) de minha comunidade aqui em MG (Fornecida pelo governo tucano)! Pois bem, tenho encontrado varias dificuldades na minha auto-determinacao, como escola particular de qualidade para meus filhos, plano de saude decente, seguranca, lazer, cultura, etc. Cansado de bater as portas do nosso Estado, gostaria de lhe implorar: o Sr. poderia alienar alguns(s) dos seus queridos carros de sua colecao para dar o que comer (ai incluidos todos os direitos sociais, diga-se de passagem) aos meus filhos? Se o Sr aceitar prometo divulgar por aqui (por meio de fotos, inclusive) a sua contribuicao. Sei que controla os IPS dos comentarios. Nao estou escondido!
OBS: tenho como comprovar inumeras requisicoes direcionadas ao nosso governo federal
Grande abraco camarada!
Cesar.
Não, não posso. Te vira.
Flavio, como vc aguenta tanto doido assim?
kkkkkkkkk…
Braba a coisa ultimamente nos cometários. Para muitos leitores, a foice e martelo (ferramentas, e não símbolos políticos) seriam proibidas na construção dos primeiros carros com carroceria de madeira.
Amigos,
Qual a dificuldade de registrar o carro em outra cidade que não seja São Paulo. Seria legal todo mundo fazer isso para a Controlar não ter mais sentido! Meu próximo carro registrar em Santos, minha cidade natal!
Incorrer em crime de falsidade ideológica, por informar um endereço incorreto, é uma dificuldade suficiente para você?
Paulo,
Ladrão que rouba ladrão não tem 100 anos de perdão????
Mas se por exemplo eu morasse em um apartamento alugado e, curiosamente, todo ano na hora de pagar o IPVA eu me mudasse para outro município, por apenas um mês. Teoricamente não estaria fazendo nada de errado!
Seria bom adicionar na coleção um opalão ou um chevette bem cuidado. A GM de antigamente tinha meu respeito.
E os 70’s como ficam? Vou colocar um motor 2 tempos de DKW no maveco quem sabe ele escapa.
Maravilhoso seu 2CV!!! Espero que quando eu tiver dinheiro, ainda existam pessoas dispostas a vender!
Que tal uma promoção dando como prêmio uma volta nele? De passageiro, claro!
Por que 65? Porque eu tenho um carro 66, oras!
Espero que um dia sejam estendidos aos carros com 30 anos, Hoje, se morasse em SP já livraria meu Voyage. espero que o controlar seja sinonimo de falcatrua e morra logo, não adianta fazer isso desse jeito.
Quantos carros antigos (nao velho) circulam por dia? Mixaria, no ano poluem tanto quanto uma semana de um carro de uso diário…
Carros velhos devem ser retirados de circulação por outros motivos (pneus, freios, suspensão, etc…)
Alô Marcio Haddad e Ramone, também faço parte do time dos Citroneros…
Vocês conhecem a página “2CV Brasil” do Facebook? É provável que as fotos dos seus carros já esteja lá!
Contei 35 Citroën de dois cilindros no Brasil, entre 2CV, 3CV, Ami, Méhari e furgonetas.
Apareçam!
Os Laikas estão parados também por conta dessa palhaçada?
Sim.
Ao menos alguma vantagem eu vejo nisso… huaeheauhea… brinkadeira FG…. mas se vc pode sair com seu Karmann sossegado agora, vc tem q curtir… melhor q não poder sair com nenhum… uma segunda saida seria transferir todo seu museu para uma cidade do interior….
Ô Flavio vc tem quantos carros na sua coleção?
Tem Kombi, DKW Belcar, Trabant, 2CV, Lada, Passat, Corcel, Gol…
São quantos no total? De qualquer forma, parabéns!
Só quem coleciona objetos sabe o quanto é prazerozo comprar; ver a coleção crescendo; se lembrar de quando começou; se esforçar pra comprar algo… eu coleciono Cédulas, moedas e miniaturas, além de ter muitos cartões telefônicos e algumas camisas do meu Sport Club do Recife e tudo que eu coleciono aqui tem um grande valor sentimental, pois cada peça tem uma história; uma nova amizade descoberta durante a aquisição; um lugar; uma viagem… enfim, colecionar é tudo de bom!
Abarço.
Vários.
Tá faltanto um Chevette nessa coleção.
Eu coleciono multas de trânsito! Todo ano tomo várias! Já tenho uma caixa bem grande lotada de multas de várias cidades e estados! Uma bonita e interessante coleção, embora um pouco cara!
Legal !!
Você poderia reeditar aquela seção que nos mostra os seu carrinhos.
Eu tenho um 2cv tambem. E ele dá de 10 a 0 no seu.
65?? Que legal, meu pai livraria a cara da Vemaguet 63… pena que ele a vendeu em 72.
Um comunista pobrinho com uma coleção de carros.
Lindo seu Karman Guia.
Pois é o capitalismo nojento que te permite ganhar bem dentro das suas atribuições profissionais e poder ter uma coleção de carros.
É o meu trabalho que me permite ter o que tenho. Não fala merda.
Em teoria ele não falou, já que no Comunismo você não conseguiria ter uma acumulação de capital que lhe permitisse comprar vários carros, ainda que por serem velhos tenham sofrido uma forte depreciação com o tempo…
Mas eu duvido que o FG seja Comunista mesmo, no máximo ele simpatiza com algumas teorias, pois ninguém que é Comunista corre de carro, que é o esporte mais caro e elitista que existe!
Ola Flavio e amigos,
olha sinceramente não sei explicar o porque de ser 1965 . . . VWs de mecanica 1200, carburador 28 foram até 1966 . . . Na minha opinião, aí tem coisa . . .kkkkkk . .. com certeza algum figurão que tem carros que não passaram na inspeção e tambem não conseguem placa preta . . . não tem outra explicação . . . Bom, o meu oval 1955 se livrou, ja passei pela inspeção por duas vezes (2010 e 2011), foi dureza, mas ele passou . . . agora ele esta ISENTO . . . . mas pelo menos as coisas estão mudando, é claro que ainda não é o ideal, mas ja é um começo . . . .
Abs
Hahahaha, o 66 é placa preta…
Com essa, minha carretera – que nunca vai ter placa preta – também se livra.
Mas eu acho que essa portaria – assim como a palhaçada da inspeção – é só em São Paulo, certo?
Confere Roberto, a portaria é municipal.
kkkkkkkkkkkk . . . . Boa, se livrou . . . .
Eu tô de saco cheio desse negócio de controlar faz um tempão, o negócio é ir lacrando cada vez em outros lugares.. Até o dia que não for mais possível.. Aí arrancamos as placas e pronto…
Qual a melhora do ar que essa controlar possibilitou???
Nenhuma!!
Pelo menos é o que eu percebo ao andar por SP.
Isso é uma máquininha de tomar dinheiro da população na cara dura…Com a desculpa de cuidar do meio ambiente…Bom pode até ser isso mesmo, vai melhorar a vida dos responsáveis por essa empresa, vão morar melhor, consumir melhor, e andar só com carrão zerado.
Uma idéia pro Kassabg e pro Geraldo..Eles podiam criar a inspeção aérea para os aviões Helicópteros e afins… Isso sim é que é poluição!!!
Podiam cobrar um montão de dindim das empresas..
Certamente ficariam ricos…
Cada uma que a gente é obrigado a engolir!!!
Espero que o próximo prefeito de SP acabe com essa PUTARIA que é a Controlar… LIXO DE EMPRESA!
Lindo seu 2CV.
O seu veio da Argentina?
Nunca ví nenhum rodando por ai. Tenho um e adoro a Citroen
Mal gosto hein brother.