MP4-27

SÃO PAULO (volto de tarde) – Na correria, apenas para registrar o lançamento do MP4-27, que ainda está rolando em Woking, com transmissão pela internet (são os tempos…). Ao bater o olho, não vi nada de revolucionário, como uma tromba ou uma antena parabólica. Mas depois vou ver as fotos mais detidamente. Na verdade, há anos é assim, eu quase nunca consigo observar nada de muito especial em carro algum. O último que me pareceu diferente foi aquele da Williams que parecia um barbeador descartável.

Por enquanto, vão dizendo aí o que acharam, porque tenho uma reunião importante agora.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
felipe simoes braga
felipe simoes braga
11 anos atrás

boa tarde!

flavio! vc sabe qual é o nome desta tinta que é usada na pintura do carro da maclaren??

gostaria de saber para poder colocar em meu carro!

seria interessante uma materia sobre como e feita a pintura dos carro da formula 1

aguardo seu contato

Rafael Apache
Rafael Apache
12 anos atrás

Acho que o que se falou sobre configuração polêmica da Mclaren é mesmo o escapamento. Pelo que eu vi das fotos ele usa um conceito similar ao do difusor assoprado, só que ao invés de estar direcionado para o difusor (o que foi proibido) ele está apontado para aquelas aletas aerodinâmicas que estão sendo instaladas sobre a suspensão traseira, no ponto onde esta se conecta com as rodas. E pelas imagens a Ferrari adotou a mesma solução.

Antonio
12 anos atrás

Acabei de olhar o Ferrari e o Force India, e “pelamor”!!! Que bico é esse meu Deus??? Será que a Mclaren se ferrou de novo este ano e vai ter que correr atrás do preju e bolar um bico similar? Resta aguardar a Red Bull pra ver quem acertou.

Abraços.

P.S. – Nunca vi tanto comentário besta neste blog como neste seu post FG. censura já! srsrsr

Leandro
12 anos atrás

Alguém reparou que o nome na carenagem era do Button, não do Hamilton? Seria isso alguma mensagem discreta sobre simpatia, prioridades, preferências internas?…

Anchor
Anchor
12 anos atrás

Na falta de alguma novidade se cria uma, essa historio de bico duplo. Ja deve ser o terceiro ano com esse bico nos MP4. Quem inventou isso foi a Willians alias. Na falta de testes nao ha espaco pra ousadia. Uma temporada ruim de um time de ponta serve para testar os equipamentos para a proxima, como fez a Ferrari. Por isso a Ferrari vai diminuir um pouco a distancia para a RB e Mclaren.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Para mim Visto de frente o novo MP4-27 é a Redbull 2011 “escarrada e cuspida”
RedBull – http://coosert.com/wp-content/uploads/2011/05/2011-Red-Bull-RB6-F1-3.jpg

Mc laren – http://img.skysports.com/12/02/800×600/McLaren-MP24701_2711327.jpg

Se não pode vencê-los.. Copieeee quem sabe n]ao vem tempo…

bullittkowalski
bullittkowalski
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Essas coisas na asa dianteira é que me assustaram.Parece um monte de marmitex retorcido colada.

André
André
12 anos atrás

Bonito o carro. Não duvido que seja o mais bonito de 2012.

Fabiano Regra
Fabiano Regra
12 anos atrás

Nunca ví tanto engenheiro na minha vida !!! rsrsrsrsrs…

Tirando a piadinha, achei bonito pacas !!! se bem que carro bonito é carro que ganha corrida… vamos ver…

Humberto Wagner
Humberto Wagner
12 anos atrás

Cara, acho que vc esqueceu do novo carro da Caterham (é assim que escreve?)
o bico dele lembra um F-Indy… totalmente diferente dos ultimos anos da F1

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

O que mais me chamou a atenção nesse modelo foi o redirecionamento dos escapamentos e o maior detalhe, pelo menos pra mim: na parte frontal uma espécie de difusor colocado na parte de baixo do chassi, mas da metade pra frente logo após o cockpit em direção ao bico, como se fosse uma pá. Mais visível quando olhamos o carro de frente.

Ferrarista
Ferrarista
12 anos atrás

Atenção!!!

Esse carro esta completamente fora do regulamento, e se tirar a carenagem vai ter um monte de sigla do “cavalinho rampante” embaixo, como aconteceu em 2007!!! Por isso a Mclaren(com muito medo) disse que os rivais iam questionar!!!

Isso aí é uma Ferrari prateada, credo!!!

Jáder, o Pitoresco
Jáder, o Pitoresco
12 anos atrás

Flavio, uma simples transmissão de um evento da McLaren pela internet já é motivo pra você dizer com ar melancólico/nostálgico “são os tempos…”?!

Luis Vieira
Luis Vieira
12 anos atrás

Pra mim esses carros de F1 dos ultimos (muitos) anos é tudo a mesma m$%#&!!! Feio pra KCT.

Leon Neto
Leon Neto
12 anos atrás

como tem gente desocupada nesse blog…

Jaime
Jaime
12 anos atrás

Para mim, mudanças que valem são novas cores, um novo patrocinador ou uma grande invenção aerodinâmica – como os narizes de tubarão, a frente Prestobarba, o bico achatado, etc. O resto – aletas meio cm mais curtas ou semi-eixos 1 cm mais longo – não valem a expectativa.

André Soler
André Soler
12 anos atrás

Este carro vai ter maior down force, notem que nas entradas de ar do Radiador lateral, está em formato retangular como F1 90, a área que passa por cima esta lisa com um ângulo negativo para o horizonte Criando Fluxo contínuo de ar, como nos F1 dos anos 90 fazendo, o ar soprar para os difusores traseiros e asa traseira. A Frente está diferente com curva no bico se acentuando para baixo, uma asa dupla abaixo do bico na parte interna entre as asas. A asa dianteira tem um pequeno ressalto na parte inferior motivo eliminar a turbulência que é gerada pelas rodas alimentando assim o radiador de forma mas homogênea.
Existe saída de ar quente na parte traseira do carro, ar que deve ser reaproveitado dos Radiadores, aumentando Pressão aerodinâmica o problema que isso funciona muito bem em velocidades altas, em velocidades baixas nem é muito eficiente, mas se existe a brecha porque não usar! Acredito que este carro será muito bom em pista rápida e lisa. Deverá ser muito rápido em pista lenta não será tão eficiente. Em suma estão apostando em POLES e largar na Frente !

Leonardo Cavalcante
Leonardo Cavalcante
Reply to  André Soler
12 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Um engenheiro!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  André Soler
12 anos atrás

Putz… pra que túnel de vento? As equipes deveriam entregar o projeto pro comentarista acima que ele calcularia o Cx da carroceria no olho.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  André Soler
12 anos atrás

Leonardo e Burrinho, quem lhes falou que o cara não é mesmo engenheiro? Quiçá engenheiro aeronáutico?
Mania desse povo de diminuir as pessoas!

Elmer
Elmer
12 anos atrás

As laterais acima das entradas de ar, não possuem mais aquela curvatura em formato de U ou V rsrs

Danilo Cândido
Danilo Cândido
12 anos atrás

Notei que os escapes apontam quase que diretamente para os pneus traseiros, teoricamente ignorando uma brecha que até permitiria um direcionamento para a secção superior do aerofólio. Seria uma “sacada” da equipe para compensar a dificuldade de se aquecê-los, até pela queda de pressão aerodinâmica na traseira, por conta do regulamento ? No entanto, tal artifício pode ser um tiro no pé no momento em que o pneu atinja sua temperatura ideal, levando à um desgaste exagerado. Será então que uma das prováveis surpresas alardeadas pela equipe seria uma saída de escape direcional ? Que poderia ser apontada para os pneus ou para a asa, de acordo com a situação de pista ? Isso seria permitido, quer dizer, haveria uma brecha no regulamento que tornasse isso possível ? Pode estar aí o motivo (ou um dos) de a Mclaren dizer que defenderá suas soluções à todo custo. Afinal, o regulamento proíbe partes aerodinâmicas móveis, então, até alegarem que o escapamento tornou-se parte aerodinâmica…
P.S.: Estou com preguiça de consultar e mais ainda de tentar interpretar os “alfarrábios” da FIA para ver se esta minha teoria maluca seria permitida. Conto com a ajuda dos demais blogueiros.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Bom dia Gomes!
O carro, não vi nada de novo. Quanto a sua reunião, é coisa nova chefia? rsrs

Nardo
Nardo
12 anos atrás

Bom ,meu palpite é que a RedBull vai continuar o dominio. Infelizmente. Nao que eu nao goste deles ou coisa assim (adimiri muito), mas é que realmente queria que McLaren ou Ferrari ou Mercedes pudessem fazer um carro superior ao deles. Acho que nao. Ha tempos eles trabalham com folga. Digo, alguma equipe se aproxima, eles reagem, tudo muito rápido, muito cauculado. Acho que o domínio vai continuar este ano. Talvéz um pouco mais apertado… Realmente espero que este carro da McLaren possa fazer poles, vencer mais do que venceu no ano passado e realmente incomodar os caras da RedBull… Mas é bonito o carro, como sempre (execao aquela McLaren com uma asa extra no santo antonio que era feia demais…). E espero que o Hamilton pare de fazer m**da…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nardo
12 anos atrás

Nardo,

Também acho que a Red Bull vem dominante de novo. O Adrian Newey acertou a mão no projeto do ano passado e isso conta muito como base pro próximo. E o cara é um mago do projeto, atualmente não tem ninguém à altura. Acho também que a Ferrari virá “menos pior”, porquê está tendo a colaboração do Rory Byrne, que fêz os carros da época do Schumacher. Vamos ver…

Abraço.

Junior Beringhs
Junior Beringhs
12 anos atrás

Caros colegas frequentadores deste excelente espaço virtual, olá! Na minha opinião, ao ver os dois novos carros para esta temporada, já lançados (Caterham e McLaren), dá para ver a grande diferença existente entre grandes (vencedores) e medíocres (sem futuro, nada de bom fará) times!

Enquanto o carro verde da ex-Lotus malaia é um absurdo de horroroso (aquele bico com “degrau” é a maior desgraça aerodinamica e visual já apresentada ao mundo automobilístico), o bólido prateado/cromado do time inglês é refinado, clean, aparentemente eficiente e bonito (apesar da mudança de regulamento, que obrigou o “rebaixamento” dos bicos).

Primeira impressão (e acho que definitiva): carros feios, cheios de invenções, em 2012, nada farão; carros bonitos, bem construídos, brilharão nas pistas!

Grande abraço à todos os frequentadores deste espaço e, claro, ao grande Flávio Gomes, que está de parabéns pelo blog!

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
12 anos atrás

Como não há nenhum engenheiro comentando por aqui, temos que esperar que todos os outros carros sejam lançados e principalmente que eles vão para a pista.
Aí sim veremos quem acertou, quem errou.
Mas segue uma comparação dos carros de 2012 e 2011, mesmo vendo da lateral, dá pra perceber suaves mudanças.

http://www.formula1onlive.com/2012/02/comparison-between-2012-mclaren-mp4-27.html

Pereira
Pereira
Reply to  Felipe Fugazi
12 anos atrás

Olhando os carros na mesma imagem, notei que o exaustor é levemente dirigido para baixo. Procurei imagens dos modelos anteriores e só percebi o escapamento para cima. Será que tem alguma jogada aí para compensar a proibição do difusor soprado?

Chico
Chico
Reply to  Pereira
12 anos atrás

Está sem exaustor e, analisando as fotos lado a lado, não vi diferença na altura do bico, medi com uma régua (rs), o comprimento do carro é igual assim como a altura (mágica?), mas parece que melhoraram o fluxo do ar em cima do carro, assim como centralizaram ainda mais o peso (massa), o sistema em L no radiador, segundo a Mclaren, seria inviável com a nova configuração do escapamento e usaram em U estilo Virgin… O tunel abaixo do bico faz o fluxo entre o este e o difusor. Também deixaram em aberto como será a saída do escape… Acredito que irão usar soluções diferentes de acordo com os circuitos…

Marcão
Marcão
12 anos atrás

O grande trunfo da mclarem parece ser mesmo o “”bico duplo”
Ele ajuda na eliminação da turbulencia gerada por carros a frente, e o bico “normal” faz a sua parte gerando o tal do DF. superior..
Bom é só um palpite mas acho que esse tal de bico duplo vai gerar muita discussão!
Todo mundo apostando nas escadarias em cima dos castelos de seus protótipos e vem a engenharia aerodinamica pra quebrar ou encostar na ilegalidade das regras…
Vamos ver o que apresentam a Red Bull, mercedes e Ferrari, parece que estão mais ou menos nos desenhos da mcLarem.. Vamos ver…Pra crer..
Mas esse carro tá bonitão, de novo…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcão
12 anos atrás

Marcão,

Será que esse “bico duplo” não vair cair na mesma regra que baniu o “difusor duplo”? O conceito é muito parecido, embora a ação seja frontal, não embaixo como antes.

Mas é isso aí…é ver o que vai dar…..

Abraço.

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Isso se chama lastro, e passou a ser visível a partir de 2009, nos carros da Brawn. A McLaren tem desde 2010, procurem fotos dos MP4-25 e 26 que vocês verão.

Pereira
Pereira
Reply to  Marcão
12 anos atrás

Mas que m**** (O Flávio libera palavrões?) que só eu não vejo essa p**** de bico duplo. Olhei os modelos antigos 25 e 26 e não vi essa diferença.

José Augusto
José Augusto
12 anos atrás

Olhando não se nota mesmo muita diferença. Essa obrigação de bicos mais baixos é ótima.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
12 anos atrás

Entrada de ar lateral mais larga e asa dianteira cheia de balagandans ,nada de revolucionario

Vilson
12 anos atrás

Tem uma asa dupla, logo abaixo do bico.

Essa é a grande novidade para jogar o fluxo de ar para o assoalho.

Outro ponto é o desenho caído na parte superior das entradas lateriais de ar.

“Se chover e o carro estiver parado, vai escorrer água pra dentro do cockpit”

Vilson
Reply to  Vilson
12 anos atrás

A Ferrari pode ter feito um carro com dois bicos.

O de cima mais curto, e o de baixo mais longo, para atender as novas normas.

Talvez isso deixe o carro mais “feio” como disse o Montezemolo.

LBM
LBM
12 anos atrás

Parece q tem uma entrada de ar embaixo do piloto, como nos antigos F3.

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

Parece que o problema é manter a frente grudada ao chão, esse monte de aletas menores é capaz de resolver a parada .
Com o prévio comentário que as asas dianteiras iriam causar polemicas ,devem estar desviando as atenções .

Antonio
Antonio
12 anos atrás

O que seria revolucionário ? esta asa dianteira que parece um bolo de noiva, ou
a entrada de ar lateral.. não sei. só comparando com o acarro anterior
mas é bem bonito esse daí.

FÁBIO MOYSÉS
FÁBIO MOYSÉS
12 anos atrás

acho q eles podem ta escondendo o ouro!! esse carro pode ser só um lance pra dispistar o “diferentão” q pode vir a partir do inicio dos testes!!

Leonardo Testa
12 anos atrás

A posição do bico esta se assemelhando a Ferrari do ano passado. AS entradas de ar lateral, é a maior diferença, ano passado era em L, agora é somente a parte superior.

O que achei mais diferente foi a traseira, principalmente o difusor, se que ele esta lá, ou esconderam.

Vinícius Lucas
Vinícius Lucas
12 anos atrás

A única coisa “ousada” que vi é aquele ressalto com as saídas do escapamento.

Sidney Gladstone
Sidney Gladstone
12 anos atrás

Está muito mais convencional que o carro do ano passado…

Don Victor
Don Victor
12 anos atrás

Sei q tds são contra o cromado da Mclaren, mas q se dane… eu acho perfeito… como um torcedor fanático deve manter isso tudo… pq voltar para o laranjão ridículo nem pensar!! Essa marca foi criada… não adianta esconder… qm quer outra cor q vá comprar um caderninho de pintura… se a porcaria da ferrari é amarela nos carros de rua e vermelha nas pistas pq a McLaren não pode ser laranja e cromada, respectivamente??

Além disso, notei alguns novos detalhes… mais nuances do q propriamente revoluções… só espero q seja um carro vencedor, conforme explanaram no meeting transmitido ao vivo…

Marcio K
Marcio K
12 anos atrás

Tem uma mudança drástica sim, em relação ao do ano passado: as entradas de ar não são mais naquele formato de “L” do ano passado, agora adotaram sidepods com a parte inferior com canaleta, como a maioria das equipes.
Ao menos não adotaram aquele “degrau” horroroso no bico da Caterham, que já andavam dizendo que ia ser padrão em todos os carros esse ano – devido ao regulamento novo que determinou uma menor altura na ponta do bico.
Foi apresentado sem o difusor traseiro (até meio óbvio), e não deu pra ver onde estão saindo os escapes – exceto se for naquele buraco na traseira dos sidepods.
Na verdade, não vi nada de muito revolucionário no carro, não.

Allan Ferreira
Allan Ferreira
12 anos atrás

Depois de toda aquela conversinha sobre “limite da legalidade” apenas uma palavra: broxante! Na parte externa a mudança mais visível são as laterais (sem o “U” do ano passado). A não ser que haja algo revolucionário por baixo da carenagem parece bem convencional.

fabio
fabio
12 anos atrás

Muito parecido com o anterior.

Flávio, o que acha da Mercedes ser a última equipe a apresentar o novo modelo?

abraço

Rafael P
Rafael P
12 anos atrás

Assim como você não tenho detalhes para acrescentar. Quem está acompanhando não falou nem tanto do carro, só da piadinha do Hamilton com o Massa.

Ou seja, se o foco está nisso não existe nada de extraordinário (por enquanto).

O negócio é esperar na pista o resultado.

Em tempo: reunião importante ou é enrabada do chefe ou proctologista. Na dúvida leve o gelzinho.

Mario Sérgio
12 anos atrás

Pessoalmente, eu gostei do fato deles não terem colocado aquele troço bizarro, no bico do carro!

Eles falaram que as outras equipes iriam reclamar de algo, até agora não consegui ver nada de errado com o carro (visão de leigo) mas em fim! xD

Alexey Karpov
Alexey Karpov
12 anos atrás

É impressão minha ou ficou meio parecido com o carro da Brawn de 2009. Embora o carro de hoje seja mais longo devido o tanque ser maior, achei o bico baixo e aredondado, muito parecido e as laterais também. É um carro muito bonito e refinado com uma linha sóbria e conservadora. Espero que seja eficiente. Só não gosto nem um pouco dessa pintura cromada. Troca o cromado por branco e o carro fica lindo.

André Almeida
12 anos atrás

É… A Mclaren nesse design ‘come quieto’ dela… Sei não hein…

Acho que tem a dupla mais forte de pilotos e pode fazer frente (apenas por isso) à Red Bull.

Eu digo ‘apenas por isso’ devido ao seguinte detalhe: o carro só vai ser “bom” quando começar a ganhar corridas e andar na frente. Pelos pilotos, tenho certeza que vai.

Já a Ferrari… Bom, espero que essas “inovações” do pessoal de Maranello estejam mais próximo de uma realidade competitiva. E diga-se de passagem: competitiva com o Alonso.

O Briatore está certíssimo. Eu gosto do ‘Zaca-Massa’, mas acredito que piloto em decadência, decai. Não sobe novamente.

Se o Massa vencer um campeonato onde tudo joga contra, vai nevar aqui em Manaus.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  André Almeida
12 anos atrás

Sim, deve ser por isso que o Alonso ganhou 6 corridas desde este GP enquanto o Zacarias ganhou 0 corridas.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Flavio

As principais diferenças que notei no novo carro são:

– Bico um pouco mais baixo que no ano passado;
– Asa dianteira com pinduricalhos a mais
– Tomada de ar lateral mais alta. esta para mim é a maior diferença;
– Asa traseira um pouco projetada à frente.

De resto, tudo igual. Acho que a McLaren poderia mudar um pouco as cores. Esse prata está meio repetitivo, assim como o batalhão de carros prata na rua.

Abraço.

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Hamilton:
“The nose dips down a little bit to last year and they’ve changed the mirrors so hopefully I’ll see a bit better than I did last year.

He added with a smile and a laugh: “Felipe will be very happy with that.”

Danilo Cândido
Danilo Cândido
12 anos atrás

De fato, aos olhos leigos, não mudou porcaria nenhuma. Mas só o fato de terem abolido aquela maldita barbatana e os bicos exageradamente altos já é um bom começo. Todavia, o carro é muito bonito, como qualquer Mclaren. Que represente uma “grande) dor de cabeça para a Red Bull, pois.