MENU

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 - 15:13F-1

O DIA DA WILLIAMS

SÃO PAULO (a ver) – Do mesmo jeito que ontem se falou animadamente da Force India, seria o caso de exaltar a Williams hoje, não? Afinal, Maldonado fechou o terceiro dia de testes de Barcelona na frente. Com pneus supermacios, como Hülkenberg na quarta-feira de Cinzas. Mas não sei se é o caso, não. A Williams vinha andando do meio para trás, enquanto os forceindianos têm tido um desempenho mais consistente desde Jerez. E anos atrás, não lembro exatamente quando, mas não faz muito tempo, a Williams andou trapaceando em pré-temporada, fazendo tempos assombrosos com carro abaixo do peso, ou algo assim. Coisa para enganar patrocinadores e ludibriar o público.

Assim, falta credibilidade. Por isso, esse tempo do Maldonado hoje tende a ser menos significativo que o do poderoso Hülk ontem. Mas, pelo menos, é um sinal de vida do time. Acho. O resto da turma que importa ficou, de novo, simulando corrida com longas sequências de voltas. A Ferrari teve problemas técnicos com Massa, não-especificados pelo time, e não anda muito animada.

Amanhã termina a bateria desta semana em Barcelona. Depois, de 1 a 4 de março volta todo mundo a andar na mesma pista. E, depois, dia 16 em Melbourne para a abertura dos treinos para o GP da Austrália. A Lotus, que pulou fora ao detectar problemas estruturais em seus carros, vai pedir uma sessãozinha extra em Silverstone. As outras equipes precisam aprovar.

64 comentários

  1. Marcelo disse:

    Nos testes de pré-temporada do ano passado a Ferrari andou bem pra caramba e a preocupação ficou toda do lado da McLaren. Como saber o que se passa?

  2. Marcelo disse:

    Os dois pilotos farão mais que o Barrica fez em 2 anos de Williams…

  3. Antonio disse:

    Eu acho que a Williams se saiu bem melhor que o esperado
    Ferrari foi pior do que se esperava e Red Bull esta na frente mais uma vez com Mc Laren atras. Force india , Toro Rosso e Sauber na meiuca como sempre. E LotusGenii, fiasco total.
    Bendita hora que Grosjean tomou o lugar de Senna e este foi parar na Williams REnault

  4. Felipe disse:

    Acho que ainda é muito cedo para falarmos em favoritos e se a Wilians tem ou não carro para participar de uma briga intermediária, que vai da quarta até a décima equipe.

    O que vale é a capacidade e o braço dos pilotos de fazerem o carro render tudo o que eles podem em corrida e, ai sim, valendo pontos, mostrar a que veio. Gosto muito do estilo de direção do Bruno e tenho certeza que fazendo uma temporada inteira em um carro que lhe dê o mínimo de condições ele vai conseguir o destaque que merece. De outro lado tenho peno do Massa ao passo que desde o acidente se vê claramente sua perda de coragem de atacar aos demais corredores como fazia na época que andava de sauber.
    Maldonado é um corredor interessante mas muito descabeçado, só comparável ao Takuma Sato e ao Hamilton, o que pode levá-lo à glória ou às traças pelo cometimento de muitos erros.
    Dos novos pilotos gosto também do Hulkenberg e do Perez e os vejo como grandes pilotos em breve com as vagas que tendem a surgir na mercedes e na ferrari. Fora isso é só número para encher o grid.

    Abraços a todos.

  5. fagner andre disse:

    o bruno ja tinha avisado desde o inicio que estava gostando do carro mesmo nego metendo pau nos seus tempos, acho que vem com carro para brigar entre os dez primeiros, creio que acertaram a mão e vão conseguir desenvolver seus carros e ninguem vai lembrar de rubens.
    ja deu…

  6. Felipe S. disse:

    Má vontade com a Williams.

    Será que é porque o sobrinho está lá?

  7. Geraldo - Lagoa Santa MG disse:

    quante besteira!! oche
    não se pode comparar nenhum tempo neste treino, pois cada piloto tem testes diferentes para serem feitos!!
    vejo aqui no Blog poucos que conhce F1
    gente parem de ser torcedor do Senna ou do Piquet agora tem ate torcedor do Maldonado!! cara inacreditavel”!!! com a Briga Tio Senna e Tio Piquet prevalece ate para achar o Maldonado um piloto pe em baixo!!! kkkk so rindo!! como alguem se propoem a um ridiculo desses!!
    Desta foram o Alonso é horroso (pois so ficou a frente do Senna) eo Japa é foda!!
    parem com isso !! kkkkk
    ah meu nDeus!!
    Gente que segue F1q sabe que os carros, os pneus a pista melhora só a partir do 3o treino (claro que depende do clima que neste treino se manteve o mesmo) nemhum leigo ou especialista da pra falar o que os pilotos e as equipe testaram durante esses dias, ou que equipe ou carro é melhro!!
    pare com isso veja o comentário do FG (que as vezes entende.. kkkk so provacar!! calma FG)
    disse não saber quem foi melhor!
    ah pra turma do Tio Piquet e do Tio Senna, esperem o treino da Australia pra ver como a Briga Senna e o Piloto pé pesado (kkkkk MaLDONADO) vai fazer!!
    ah nem considere que o Maldonado ja tem uma ano de Williamns

    kkkkkkkkkk
    so rindo

  8. Mauricio disse:

    Ainda é cedo mas pode-se tirar algumas conclusões interessantes ao se somar o dia de hoje na caca toda.

    O carro da Willians é bom, mas não é melhor que Sauber e Force India. Andarão muito juntos durante o ano.

    As grandes estão apenas testando, sem forçar, para esconder seus potenciais. Não precisam forçar os carros agora para saberem o que vai acontecer num treino qualificatório (RBR, MacLaren, Mercedes…).

    A Ferrari parece ter mais um mico nas mãos.

    A Lotus também!

    E para complicar, os melhores tempos desta semana são mais ou menos 3s mais lentos que os tempos classificatórios que serão alcançados quando a disputa for pra valer nessa pista.

    Ou seja, qualquer outra especulação é mera fantasia, adivinhação, analise de quiromante.

  9. Não adianta querer muito, o carro é ruim.
    O Bruno Senna é um piloto fraco e vai tomar pau do venezuelano o ano inteiro.

  10. claudio aun disse:

    algumas equipes começam o ano ruim depois vão piorando, piorando…

  11. Sergio disse:

    Esse Rubinho, é um azarado

  12. Rafael Apache disse:

    Provavelmente treinou com cheiro de gasolina e com a altura irregular como fizeram ano passado quando lideraram treino. Não tem piloto aí pra saber a diferença e mesmo que soubessem não teriam moral de chegar a reclamar publicamente como o Barrichello fez…

  13. Cléber Fabbri disse:

    Por onde anda Gola Profunda???

  14. Marcelo disse:

    URGENTE!!!

    Vejam o último treino dessa semana ao vivo,(agora) dia 24, minuto a minuto:

    Home:
    http://totalf1.com/full_story/view/407637/Live_timing_for_Barcelona_test_Day_1/

    Em seguida, clique em: LAUNCH LIVE TIMING

    Última etapa, clique em: CLICK HERE
    Use a barra de rolagem pra ver os tempos abaixo da página, minuto a minuto!

    Outra dica boa é clicar em:
    “mostrar o gráfico de voltas em ordem cronológica normal (últimas voltas no fundo)”

    Assim as últimas voltas ficam na parte de cima da página, e não lá no final, fica ao gosto de cada um!

  15. Tamerlane disse:

    Flavio,

    I am going to see Rubens Barrichello on Saturday at Infineon. I will share my pictures and thoughts on Hooniverse.com.

    P.S. I read your site regularly. Obrigado!

  16. Carlos disse:

    São duas coisas distintas. A Force India, equipe média em ascensão e por outro lado, a Williams, ex-grande, atualmente nanica, ladeira abaixo. Williams que é a terceira maior vencedora da categoria (títulos de pilotos e construtores) infelizmente vai se degladiar com as horrorosas Marusia e Hispania. A Force India teve alguns brilharecos em temporadas anteriores mas fez um belo campeonato na temporada passada, sendo que Sutil ficou em nono no campeonato, atrás apenas dos carros da Red Bull, Mclaren, Ferrari e Mercedes. Tem uma boa infra-estrutura e, pelo jeito, um bom projeto para esse ano também.
    Quanto aos testes, muito difícil dizer, pois, além do setup dos carros serem diferentes, as equipes estão conhecendo os novos pneus fornecidos pela Pirelli. Some-se a isso a perda dos difusores soprados, as novas restrições aos escapamentos e por ai vai.
    Entretanto algumas coisas podem ser lidas nas entrelinhas. Mclaren e Red Bull se ocuparam, principalmente, de simular corridas, andando muito próximas nos treinos. Isso demonstra confiança em seus respectivos projetos e também que pequenos ajustes, ou desenvolvimentos serão necessários adiante. Basta ver as próprias entrevistas dos pilotos. Vettel reconheceu que a Mclaren apresentou um ritmo consistente e rápido em suas voltas. Opinião partilhada pelo chefe da equipe, Horner. Hamilton que não parecia tão confiante nos primeiros testes, mostrou uma grande satisfação com o carro nessa segunda rodada de testes. Vettel também disse que não sabia em que ponto a Ferrari está, opinião idêntica do próprio Alonso.
    A Mercedes poderá se intrometer nessa briga, mas o atraso na apresentação de seu carro poderá custar muito caro para uma equipe que precisa, com certa urgência, apresentar melhores resultados. A grande perdedora até agora fio a Lotus (ainda acho um sacrilégio essa equipe utilizar esse nome, mas enfim…. ). Um início promissor e agora uma grande incerteza. Péssimo para Raikonen, um piloto que precisa ganhar ritmo de corrida e familaridade com o carro.
    O resto, bem, é o resto.

  17. Pedro Jungbluth disse:

    Tem o fator p´neu… se ele for 2 s mais rápido como chegou a acontecer ano passado? Então significa que esse 1s que a Willians deu nos outros seria 1s tomado com penus iguais…

  18. EduardoRS disse:

    Me parece coisa pra chamar patrocinador. Sei não, tem jornalistas europeus dizendo que a Williams desse ano é uma cadeira elétrica, pelo jeito que os pilotos brigam nas curvas. As máscaras caem no sábado em Melbourne, mas receio que a Williams vai continuar em queda livre. Espero estar errado também.

    E na Ferrari, acho que o Gola Profonda vai dar o ar da sua graça muitas vezes durante esse ano…

  19. ags disse:

    FG……………………………………..Modestia do tempo.. Ai né o Bruno XENNA. vai lá.. com o maio know how…e diz..AI..PRIMO..coloca 20kgz de gaz.. eu vou arrombar esse teste……………………………..o phoda.. é que o Xenna…vai sair… anda 3/4 de uma volta..e morre o motor…
    Moral..da coisa…………O XENNA IA FAZER O MELHOR TEMPO..SE NÃO fosse… a benzina………ai a GROBO estampa…………..XENNA……………QUASE FOI O MELHOR……….E O PAIS ADORAAAAAAAAA…tdd

  20. Marcelo disse:

    Hugo Maldonado já bateu sua marca da classificação do ano passado, bom sinal(Hugo é homenagem ao seu “pai de coração” Hugo Chaves).

    Dia 21, melhor tempo do dia: Vettel 1m23s.265(79 voltas), em 2011 largou com o tempo de 1m21s181. RBR esta escondendo o jogo(raposa velha), dá pra tirar mais!!!

    Dia 23, melhor tempo do dia: Hugo Maldonado 1m22s391(106 voltas), em 2011 largou com o tempo de 1m22s952. A tática é fazer um bonito na pré-temporada pra conseguir mais patrocinadores, mas o carro pelo menos nessa pista, se mostra melhor que 2011.

    Dia 22, melhor tempo do dia: Hulkenberg 1m22s608(112 voltas), melhor F.India em 2011 com Di Resta 1m26s126. Essa chegou convencendo, o carro é muito bom em relação a 2011.

    Pode não ser nada, mas é muito curioso os tempos da F.India! O carro melhorou um absurdo nessa pista, isso é fato, e essa marca de 1:22.608 nem é tempo de classificação, pode ainda melhorar mais.

    Nessa pista da Catalunha, a pole position em 2011 foi de Mark Webber com um tempo de 1m20s981, o pior tempo, foi com Jérôme d’Ambrosio com Virgin Cosworth 1m28s556.

    A melhor Williams na classificação foi 9º com Maldonado 1:22.952(passando para o Q3), Rubinho 19º largou com 1’26”910, se a estratégia de Rubens foi economizar pneus para a corrida, fracassou, Maldonado chegou a frente do brasileiro.

    Melhor volta da corrida em 2011 foi de Hamilton com 1’26”727.

  21. Pacheco brasileiro patriota !!! disse:

    Ahhhhhhhh rapá, eu to falando, o nosso querido Senninha vai massacrar as fortíssimas: Caterham, HRT e Marussia!!! As manhãs de Domingo agora é só alegria!!!

    Galvão: “Olha o Bruno indo pra cima da HRT Reginaldo, já passou uma Marussia!!!”

    Leme: “Ele esta pilotando como se tivesse com anos de F1″

  22. willes disse:

    Pelo que tenho observado, o grid este ano será bem mais apertado ou colado. Tomara!

  23. Ron disse:

    Fala Gomes,

    Desculpe te corrigir, mas esse tempo é mais significativo que o da FI. Tenho acompanhado no fórum da equipe e foi o primeiro dia que o carro da Williams andou com menos combustível. Coisa que os outros times vinham fazendo dia sim, dia não… e que a Mercedes (de macio) e a Sauber (de SuperMacio) também fizeram hoje.
    Sendo assim, é significativo, e mais rápido que o da FI de ontem.

    []s

    • Geraldo - Lagoa Santa MG disse:

      que site vc obteve essa informação?/ pô gostaria de ver pois foi uma informação previlegiada!! cara visitei o sites da mercedes e da saube como vc disse!”! não vi nada sobre o que vc falou!! la naum tem informação sobre o treino volta a volta!! eta

    • Carlos Eduardo disse:

      Concordo que foi significativo: no dia seguinte a equipe renovou o contrato com a Oris (relógios suiços) rsrsrsrsrs
      De todo modo, o Mark Gillian já admitiu que o carro não é tão rápido como sonhado e tem dificuldades com curvas de baixa…

  24. Allan disse:

    Se alguém lembrar, eu disse que esse Maldonado é um baita pé pesado, e que o Bruno se ferrou ao topar correr com ele esse ano (deveria ter deixado a vaga pro Rubens, chegar ano que vem como novato podendo aceitar o segundinho que vai levar…).
    Peso abaixo? Pneus supermacios? Como diria o velho Edgar, “póde tá com um chêro de gasolina…” que fez muito! O carro é tão ruim quanto o do ano passado, e não tem mais a desculpa do motor de Williams FW07 (485Hp, o pá!).

    • jr disse:

      Sobre o Bruno vc falou merda rapá! O cara já num tá na idade de ficar dando vagas pros outros não, além do mais sabe-se lá quando surgiria uma nova oportunidade num cockpit médio da f1 atual? Acorda filho!

      Sobre o Maldonado o cara é pé pesado sim mas descabeçado também.

      • ANDERSON disse:

        VEIO DISCORDO CONTIGO,O BARRICA TINHA Q TER FICADO NA WILLIANS,O BRUNO NÃO PARA NA PISTA,BARRICHELO DIFICILMENTE ERRA,ESSE BRUNO FOI O PIOR INVESTIMENTO QUE O EIKE BATISTA FEZ, VCS VÃO VER AS CAGADAS DESSE BRUNO SENNA ,QUE NÃO CHEGA NEM NOS DO BARRICHELO…..E VOU FALAR UMA BESTEIRA BARRICHELO HJ NA FERRARI NÃO IA PASSAR VERGONHA IGUAL AO FELIPE MASSA.OUTRA BABA……..

      • Rodrigo Assis disse:

        Concordo!! e tem mais, tem engenheiro da equipe dizendo que o Bruno sabe dar detalhes de acertos, e bem! Quero ver quando o grid tiver cheio e o farol ficar verde, chapa!!!

      • Allan disse:

        Terei falado mesmo? Acho que não. Na verdade, tenho certeza de que disse o correto.
        Fator idade? Bobagem. Apesar de iniciarem mais cedo na carreira, um piloto pode se manter competitivo até os 40 anos. Rubens demonstrou isso. Basta ter gana, vontade de vencer. Obviamente habilidade, competência e sorte são outros fatores, mas sem vontade não vai nem com 30…
        Quanto ao descabeçado, bem, veja esse ano e morda a língua. Falaram horrores do cara, mas ele poucas vezes fez bobagens na pista. Perez, super aclamado, fez bem mais merda que ele.

      • claudio aun disse:

        só é um grande campeão quem não escolhe adversários,,,tem que correr contra todos

      • enko disse:

        allan, treino é treino, corrida é corrida, aguardemos para ver.
        de repente o bruno apenas testou durabilidade do carro, enquanto o pastor testou velocidade, não sabenos o que se passa na cabeça dos engenheiros de equipe, ejá vamos dizendo descalabros sem fim.

  25. doug disse:

    Nao me lembro se foi no primeiro ou no segundo dia de treino da primeira sessão, Massa falou q a Ferrari tinha muito trabalho pela frente, alguns falaram q era discurso de fim de carreira na Ferrari q ele ja estava arranjando desculpa, bom pelo jeito ele estava dizendo a verdade o carro alem de feio é ruim…

  26. Ricardo Bigliazzi disse:

    Bela noticia… que a Willians volte a ser metade do que já foi um dia.

    Imperador

  27. Acho que foi ano passado mesmo com o Rubinho, que ela andou na frente em quase todos os testes. E curiosamente, se não me engano, eles estava abrindo ações da equipe na bolsa da Inglaterra.

    • Erick Breder disse:

      Vai pesquisar um pouco pra não falar bobagem.
      O Barrichello só liderou o treino em “Jerez” na pré-temporada 2011…

      Vou colocar os tempos de Barcelona, do primeiro colocado de cada dia e o do piloto da Williams (Barrichello ou Maldonado).

      Você vai ver que a Williams não liderou nenhum teste em Barcelona, e inclusive, foi piorando do 2º teste (fevereiro) para o 3º (março).

      Barcelona 2011 – Teste 2 (Pós Jerez)

      Dia 1
      1. Sebastian Vettel, Red Bull, 1:24.374, 37 laps
      7. Rubens Barrichello, Williams, 1:26.912, 52

      Dia 2
      1. Sebastian Vettel, Red Bull, 1:23.315, 104 laps
      4. Rubens Barrichello, Williams, 1:24.008, 118

      Dia 3
      1. Nico Rosberg, Mercedes GP, 1:23.168, 92 laps
      4. Pastor Maldonado, Williams, 1:24.815, 60

      Dia 4
      1. Felipe Massa, Ferrari, 1:22.625, 121 laps
      6. Pastor Maldonado, Williams, 1:24.057, 121

      Barcelona – Último teste

      Dia 1
      1. Mark Webber, Red Bull, 1:22.544, 97 laps
      Williams não participou

      Dia 2
      1. Sebastian Vettel, Red Bull, 1:21.865, 112 laps
      10. Pastor Maldonado, Williams, 1:26.989, 29

      Dia 3
      1. Sergio Perez, Sauber, 1:21.761, 95 laps
      4. Rubens Barrichello, Williams, 1:22.637, 105

      Dia 4
      1. Michael Schumacher, Mercedes GP, 1:21.249, 67 laps
      12. Pastor Maldonado, Williams, 1:24.108, 11

      Dia 5 – Chuva e apenas Mercedes, Williams e McLaren treinaram
      1. Nico Rosberg, Mercedes GP, 1:43.814, 35 laps
      2. Pastor Maldonado, Williams, 1:44.333, 23
      3. Lewis Hamilton, McLaren, 1:44.560, 33

      Ou seja, dá pra notar que o problema da Williams no ano passado foi que o carro além de problemas no kers, no câmbio novo (mais reduzido e lançado em 2011), também não conseguia “progresso”. Ou seja, o carro nasceu ruim, e não conseguiram evoluir o carro.

      Se esse ano o carro da Williams conseguir ter um “desenvolvimento” aí a coisa pode ser melhor, e a equipe pelo menos não repetir o fiasco do ano passado e brigar ali com as médias.

      O tempo do Maldonado (hoje) foi na “gota” da gasolina, mas o do Hulk (ontem) também.

      Ou seja, não dá pra fazer muita previsão pelos testes… realidade mesmo só lá pro ultimo dia do teste de março e na verdade mesmo… na primeira prova do ano.

      Se você ver pelo teste de Barcelona do ano passado. Verá que a Mercedes liderou 3 dias, até a Sauber liderou 1 dia, com o novato Perez. E a gente sabe, que a Mercedes de 2011, foi até pior que a de 2010.

    • Fernando Cruz disse:

      A Williams do ano passado só conseguiu liderar nos testes de Jerez, ou seja, numa pista pouco representativa do real valor dos carros. Em Barcelona nem Barrichello nem Maldonado conseguiram nada de relevante (mesmo com quase nenhuma gasolina e supermacios), pois quem anda bem na pista catalã anda bem em quase todo o lado e o Williams de 2011 não era um bom carro em termos de performance, além de que apresentava inúmeros problemas de fiabilidade que não se notam este ano…

  28. Antonio disse:

    Belo trabalho de desenvolvimento do Bruno e equipe. Mostra que o carro tem potencial. ao contrario da Lotus genii que eh draga total. Agora eh partir para Australia com forca total..

  29. André disse:

    Quase todas as equipes decentes já lideraram pelo menos um treino. Sinal de que não vale nada mesmo ficar comparando. As únicas infos que se pode tirar proveito é os pilotos falando quais carros eles acham que estão rápidos, pois na pista eles reparam quem está andando em trechos mais longos (e consistentes) e tudo mais. Vale a pena observar que elogiaram a McLaren por exemplo.

  30. Ricardo disse:

    Você não quis dizer incrível Hülk ao invés de poderoso?

  31. Bruno Ribeiro disse:

    Mesmo que o tempo tenha sido obtido em barcelona não quer dizer muita coisa. Vettel ontem fez o melhor tempo com gasosa no tanque e pneus médios eu acho. Hoje, Maldonado andou só com alguns litros no tanque e pneus supermacios. É difícil acreditar nesse tempo.

  32. Danilo Candido disse:

    Esqueçam, “Tyrrell II, o Retorno” (digo, “A Batalha Final”), não tem jeito…
    Dificilmente, pelo andar da carruagem (ou carroça) a Williams durará mais de dois anos…
    Pena…

  33. Mantenho a minha opinião de outro post: acho que a Williams está seguindo a receita da Tyrrell: equipe campeão com pilotos da melhor estirpe que perdeu o rumo em algum momento do passado e vai virar história em breve, para infelicidade dos fãs da Fórmula 1.
    Pode até ser que comece o ano colocando um carro entre os 10 primeiros, mas não deve ter fôlego para evoluir no ritmo dos concorrentes diretos. Não me surpreenderia se chegasse ao final do ano disputando posições com a Carteham.

  34. disse:

    Essas táticas de baixarem o tempo, só se igualam aos velhos tempos do cross pelo interior, e em Interlagos com motos e carros. O eficaz e famoso pêndulo de barbate no sensor.

  35. ALEX B. disse:

    Parodiando um titulo de uma das memoraveis peças do imortal bardo britanico: ” Sonhos de Uma Noite (ou tarde, sei lá, pra mim era noite) de Verão!”, Ou ainda, aí tem migué macacada!

  36. Pequim disse:

    Oi Flávio.
    Ano passado a Williams fez a mesma coisa.
    Estavam indo muito bem com o carro e “descobriram” que existia um “erro de projeto”.
    Fogo de palha….

    Abraços

  37. Jose Roberto disse:

    Flavio, a exemplo de ontem, acho que hoje houve outro cavalo paraguaio, aguardemos amanhã para veer como será.
    Aproveitando a deixa, não entedi a logica do negocio: mesmo levando provavelmente uma boa grana para a Willians, os patrocinios levantados estão em uma disposição menor em relação ao que estava anteriormente na Renault (Lotus Preta), e o da OGX só aparece no capacete de Bruno conflitando com a petrolifera Venezuelana. Faz algum sentido isso?

  38. Fabio disse:

    Espero Que não seja fogo de palha essa Willians

  39. Erick Breder disse:

    Tem que aguardar o tipo de “nota” que a Williams vai soltar no seu site.

    Nos outros dois dias, do teste de Barcelona, no site da Williams o programa relatado era que a equipe trabalhou em “long-runs”, testes de aerodinamica, e coleta de dados dos diferentes tipos de pneus. Em momento algum, falou em “voltas de classificação” nos outros 2 dias, com Bruno e Bottas.

    Acessei o site do Autosport hoje, para acompanhar os comentários do “tempo real”, e vi que o Maldonado também andou em 1.23.5 com pneus médios. E antes desse tempo final de 1.22.391, ele fez em um outro “stint”, me parece que também de super mácios, e anotou o tempo de 1:22.612

    Agora mesmo assim, não dá pra saber muita coisa. Em muitos momentos o Button, Schumacher.. andaram na casa de 1.28.. 1.27… simulando corrida e tal.

    Ou seja, é dificil falar alguma coisa nos testes, porque cada hora um piloto tá com um tanto de combustível, pneu diferente e fazendo um programa diferente.

    Se por acaso, aquele tempo do Hulk ontem, foi na “gota” da gasolina e o do Maldonado hoje também… e que o Bruno Senna treinou com mais combustivel no primeiro dia, e o Di Resta hoje também andou com mais gasolina, aí poderíamos dizer que a Williams não tá tão ruim assim.

    Para efeito comparativo:
    Maldonado (hoje) 1.22.391 – Hulkenberg (ontem) 1:22.608
    Bruno (terça) 1:25.711 – Di Resta (hoje) 1.25.646

    Ou seja, se as situações que coloquei, baterem… o tempo está bem similar, tanto da Williams, como da Force India. (nessa hipótese, claro)

    • André Giordano disse:

      Legal, também entendi o resultado dessa forma, como disse o Antonio lá encima.
      Creio que esta marca foi fruto do desenvolvimento do carro.
      O Pastor virou algumas boas voltas na casa de 1:22…(é só olhar aqui
      http://www.thef1times.com/testing/)
      Não sei se é o caso da equipe trapacear, como fez há alguns anos, já que o orçamento está mais do que fechado para este ano…
      Creio que isso é um resultado das duzentas e cacetada voltas que o Bruno deu na semana passada…
      O time está na direção certa, e o motor Renault foi um belo reforço para este ano…(talvez o mais importante)

  40. Tiago disse:

    Flavio o gp dos EUA se acontecer será as 05h da tarde no mesmo horario do jogo na tv Globo e para agravar será na reta final do brasileiro o que você acha duvido muito que esse gp seja mostrado .valeu canalha

  41. Simão disse:

    FG

    no ano passado a Willians começou a pré temporado (com o Barricleho) fazendo aquele “barulho” todo … excelentes tempos e tudo mais … deu no que deu !!!
    Torço muito pra que esse ano não seja outra enganação.
    abraço
    Simão

    • Fernando Cruz disse:

      Barrichello só conseguiu ser o mais rápido em Jerez, numa pista que não representa o real valor dos carros. Em Barcelona os Williams de 2011 não fizeram nada de especial, mesmo quando montaram supermacios com o depósito quase vazio…

      Já este ano os Lotus estiveram muito bem em Jerez mas chegaram a uma pista como Barcelona e viram que o carro afinal não andava bem, tinha um problema grave que os obrigou a voltar para casa. Embora neste caso eu acredite que eles vão dar a volta à situação e ser competitivos também em Barcelona.

  42. Williams Head disse:

    Go Williams! Go!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>