O QUE SERÁ?

SÃO PAULO (vejamos) – Muito bem. Está tudo pronto amanhã para mais um espetáculo midiático-nacionalista, desta vez promovido pela TV Bandeirantes. Como informa Victor Martins, a emissora do Morumbi está preparando transmissões simultâneas, ao vivo, pela TV, nas suas rádios, na internet e por sinal de fumaça, para o anúncio de Rubens Barrichello.

O veterano piloto vai correr pela KV com patrocínios brasileiros, um deles da BMC, que iria bancar sua permanência na Williams. A BMC vende máquinas. Brasil Máquinas de Construção é o que quer dizer a sigla da empresa, criada em 2007. Filhote da recuperação econômica do país, já investe em automobilismo com patrocínios em várias categorias nacionais. Não sei quem são os donos, mas eles parecem gostar de corridas.

Como a Globo, a Bandeirantes também tem esse viés cafona-ufanista em suas transmissões esportivas. Às vezes até mais, mas como é menos vista, salta menos aos olhos. Rubens será o herói do canal em 2012 e base de toda a cobertura, podem ter certeza. Bem, é problema deles. Como se sabe, nessas babaquices a gente não embarca. E nem é isso que quero discutir aqui.

O ponto agora é: o que será Barrichello capaz de fazer na Indy?

Não estou entre os que acreditam que será sopa no mel. Que Rubens vai chegar arrebentando, ganhando todas as corridas. O nível dos pilotos da F-1 é, em geral, mais alto que os da Indy. Quanto a isso não existem muitas dúvidas. Mas estamos falando de categorias diferentes. Bem diferentes. O estilo da competição, o comportamento da pilotaiada, os toques, as disputas, a mecânica das corridas, tudo exige uma certa adaptação. Mansell chegou chegando em 1993, mas não é regra. Primeiro, porque faz muito tempo e comparar o que existia nas pistas há quase 20 anos com a realidade atual é perigoso. Depois, porque Nigel era, em relação aos seus pares na F-1, um talento superior; afinal, havia conquistado o título mundial. Não é o caso de Barrichello, um piloto que deixa a categoria onde militou por 19 anos em baixa. E não creio que ele terá muita moleza diante da turma do barulho formada por Will Power, Ryan Hunter-Reay, Dario Franchitti, Scott Dixon… Não tem mais bobo na Indy, diria meu amigo Gian Oddi.

De qualquer forma, sua experiência e suas habilidades terão enorme peso. O entusiasmo, idem. “A paixão não faz com que tudo seja fácil, mas faz com que tudo seja possível.” Sim, eu sou capaz de citar Paulo Coelho em algumas situações.

Livros de autoajuda à parte, pergunto: o que vocês acham que vai acontecer em 2012 com Barrichello na Indy? Vamos a algumas alternativas, para facilitar a pesquisa informal:

A) será campeão com facilidade
B) vai ganhar algumas corridas, mas nenhuma em oval
C) vai ganhar várias provas, inclusive nos circuitos ovais
D) terá dificuldades de adaptação ao carro
E) terá dificuldades de adaptação ao tipo de corrida, com muitos toques e bandeiras amarelas
F) conseguirá no máximo alguns pódios
G) vai levar porrada em todas as corridas dos adversários enciumados
H) vai andar mal e desistir antes do fim da temporada

Como se vê, pode acontecer muita coisa num ano de estreia. Daria para inventar mais umas dez alternativas. E que Rubens não se engane: ele será pressionado, sim, pela mídia e pelos torcedores. Estará entre a cruz e a espada. “Agora vamos ver se ele é bom mesmo” será frase ouvida em todas as corridas. É cobrança, eu diria, mais aguda do que se ele continuasse na F-1, onde ninguém mais esperava nada dele.

Mas insisto que sua passagem para a Indy será positiva para todos, especialmente para a categoria. Vai ser um ano interessante. A Indy terá uma mídia, ao menos no Brasil, que não tinha desde os tempos em que Emerson brilhava por lá.

Subscribe
Notify of
guest

181 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Quanto ao Show Televisivo, digo que faria o mesmo caso tivesse uma televisão e tivesse que valorizar a grana que os investidores despejam no meu negócio.

Já quanto ao Rubens, acho que ele será bastante feliz na Indy, vai andar bem, vai chegar na frente em muitas corridas e possivelmente ganhar algumas (antes do campeonato começar, tudo é possivel).

Não podemos esquecer que o pessoal que corre por lá não é um bando de “nós cegos”, os caras conhecem as particularidades desse tipo de disputa (Oval e Mistos) e temos pelo menos 6 pilotos muito bons para essa categoria.

Que o Rubens se divirta, ele tem um baita vidão.

Imperador

Raphael Mendes
Raphael Mendes
12 anos atrás

É claro que será a opção F….sendo um pouco otimista ainda….Rubens não será páreo para Power e Franchiti.

Will
Will
12 anos atrás

Não será fácil, mas acredito que será campeão – o nível dos pilotos da Indy de Mansell era até melhor que hoje: Andretti pai, Andretti filho, Al Unser Jr.. Emerson Fittipaldi, Paul Tracy (embora estabanado), A. J. Foyt, Bobby Rahal…
No mínimo, por causa das realidades muito distintas das duas categorias, estará no final do ao entre os 3 primeiros.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Acho que vai se vice.

Daniel Barroso
Daniel Barroso
12 anos atrás

Rubens geralmente se dá bem em corridas confusas… e a maioria da indy é confusa, então ele pode se dar bem, acredito na Letra F – conseguirá alguns pódios sim, vitórias vai ser mais complicado, mas não impossível.

Fernandofn
Fernandofn
12 anos atrás

O Mansell só foi para a Indy em 1993 porque sabia que iria levar uma sova do Prost na Williams, assim como levou na Ferrari em 1990, e porque iria para a melhor equipe da F-Indy. Mansell teve por três anos 86,87 e 91 o melhor carro do Grid, a equipe trabalhando para ele, e mesmo assim fracassou. Só foi campeão em 92 pq o carro era 2s mais rápido que Mclaren e Benetton.

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
12 anos atrás

Ok, fico com a alternativa F, só uns pódios, pelo menos nesse ano de estréia.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Eu gosto mais de “entre a cruz e a canequinha”De onde tiraram isso eu não sei, mas que é gozado, sem dúvida.

César Lima
César Lima
12 anos atrás

Acho que o condição de equipe média da KV vai dificultar as coisas para o Rubens, acho que as alternativas E) e F) traduzem com mais extaidão uma boa aposta para a temporada. Conta a favor, entretanto, a adoção do novo chassis e motores multimarca para esse ano, que pode embaralhar um pouco a ordem de força na categoria. Mas Penske e Ganassi particularmente com Will Power e Scott Dixon não devem sair dos primeiros degraus do pódio.

Daniel Pescadinha
Daniel Pescadinha
Reply to  César Lima
12 anos atrás

Concordo com o César Lima em ordem, gênero, número e grau. Apesar de tudo, acho que sempre vibramos muito quando um brazuca vence. Esporte é isso, gostamos de ver o Brasil na frente, seja no futebol, F1, Indy, ou pingue-pongue. Da mesma forma que torço pelas conquistas do Tony, do Hélio, também torço muito para que o Barrica seja uma reedição do Mansel 93, mas acho bastente improvável. Tomara estar errado. E se não for ele que seja o bi do Tony ou o tão sonhado primeiro título do Hélio, que apesar de ser um grande piloo, nunca venceu nenhum campeonato. Nem de base.

Luis Vieira
Luis Vieira
12 anos atrás

Estou confiante e pensamento positivo com relaçào ao Rubinho na Indy. Não acho também que ele vá chegar papando tudo facilmente. Primeiro porque a equipe dele não é de ponta. Não disputaria o titulo não importa o piloto que estivesse lá.

Por isso fico com algo proximo a aternativa B B) vai ganhar algumas corridas, mas nenhuma em oval

O que se realmente acontecer já vai ser muito bom. Manter-se no pelotão da frente e beliscar podiums e talvez até uma vitoria aqui ou alí.

Paulo
Paulo
12 anos atrás

B. Acho que vai ser mais ou menos como o Hélio C.Neves e o Tony.
Mansel chegou arrebentando porque ele era “O cara”. Disputava de igual para igual com Piquet, Prost, Lauda, etc…

João Paulo Gomes
João Paulo Gomes
12 anos atrás

Vou fazer um mix das opções: acho que ele terá dificuldades de adaptação ao tipo de corrida (não ao carro: em termos de pilotagem, a transição F1-Indy é mais fácil que a transição Indy-F1), mas ganhará corridas, podendo até ganhar em ovais (se o carro for minimamente competitivo, qualquer coisa pode acontecer em oval). Mas não acho que será campeão nesse primeiro ano, não. Será que o Tony vai ter que abrir passagem pro Rubinho? hehehe
Falando sério, só uma coisa me preocupa (toc, toc, toc): independente de ter ou não admiração pelo piloto, confesso ter algum receio sobre um cara com 40 anos, com a vida financeira e familiar estabilizada, se arriscar em uma nova categoria e encarar pela primeira vez na vida corrida em ovais (onde, como já disse antes, qualquer coisa pode acontecer, pro bem e pro mal). Por mais que o cara tenha paixão e entusiasmo por correr, no lugar dele eu ficaria tranquilamente em casa curtindo minha família com o “boi na sombra”… Não sei como serão esses novos caros da Indy, espero que sejam mais seguros do que os anteriores (devem ser, é lógico), mas na verdade só vai dar pra saber isso quando rolarem as primeiras pancadas nos ovais.
Abraço a todos

Wagner L.
Wagner L.
12 anos atrás

Primeiro ponto, será que a KV está pronta para vencer ? Se o carro estiver competitivo, Barrichello pode até beliscar um ou outra vitória, e se for consistente, talvez brigue pelo campeonato. Nos ovais, sem chances, veja o sofrimento do Will Power nos últimos anos, com um baita carro, mas que não tinha a mão para ovais, e tendo que conquistar o máximo de pontos nos mistos, para tentar vencer o campeonato. Com o Rubinho vai ser parecido, talvez de show nos mistos, mas nos ovais vai sofrer.

Halexandre
Halexandre
12 anos atrás

Acho que F.

sandro
sandro
12 anos atrás

O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE ESSA PORCARIA DE BAND NAO VAI MOSTRAR A MAIOR PARTE DAS CORRIDAS PRA PASSAR FUTEBOL NO MESMO HORARIO

Anderson
Anderson
12 anos atrás

Chuto alternativa B

gera
gera
12 anos atrás

Alternativa F.

Camilo Fontana
12 anos atrás

Alternativa G

Logo nas primeiras entrevistas dira que será compeão de 2013, por esse ano se contentará com Indianapolis 500.

Tomara que se divirta muito, temos varios outros pilotos criados pra indy que não deram resultados, ele está café com leite nessa….

Eric TK
Eric TK
12 anos atrás

Acho que pode acontecer de tudo, menos A e H,
Ele nao vai ser campeao com facilidade, a começar porque a KV nao eh uma equipe de ponta. E nao vai desistir no meio da temporada, no maximo ele vai arranjar desculpa e prometer que na proxima vai se dar melhor, e vai assim ate a temporada acabar.

Arthur Cachel
Arthur Cachel
12 anos atrás

O LIMITE voltou: http://ht.ly/9o1DA

Que boa notícia! E força para o Rubinho, ele não precisa provar nada pra ninguém, que se divirta correndo… se os resultados vierem, melhor ainda… pra ele!

Abs.

@arnilha

Claudio Antonio Cesario Da Silva
Claudio Antonio Cesario Da Silva
12 anos atrás

Se no final da ele disser que está feliz já considero valida sua mudança para a Indy. A época de matar um leão por dia já passou agora é hora de usar a filosofia beleza e paciência.Se for campeão Beleza ,se não for paciência.

Joaoleopires
12 anos atrás

F…no máximo vai chegar em segundo….

Pedro Araújo
Pedro Araújo
12 anos atrás

voto em B.

Marcos Lima
Marcos Lima
12 anos atrás

A. e C.

Alvaro
Alvaro
12 anos atrás

Flavio, tenho uma dúvida em relação as criticas que faz às emissoras. Concordo que as vezes, o ufanismo verde-amarelo-com-muito-orgulho-e-muito-amor é exagerado (em especial na globo, que tentar fazer todo mundo chorar). Mas por outro lado, isso ajuda a atrair e fidelizar telespectadores, o que reverte em maior verba de publicidade. Ou seja, querendo ou não, o esporte hoje é um balcão de negócios. E se não fosse assim, algumas modalidades nem existiriam.
Minha dúvida é: você não acha que as emissoras, considerando o papel delas, estão certas? Eu, por exemplo, se tivesse um produto tentaria promove-lo da melhor maneira possível.
Por favor, não entenda isso como uma critica, apenas como um debate (até porque, eu também não sei qual seria o meio termo ideal).
abs

Vinicius Vianna
Vinicius Vianna
12 anos atrás

Acho que cabe uma F – Ganha algumas corridas (Tô apostando até a do Brasil) e luta pelo título!

Marcelo Urânia
12 anos atrás

B) vai ganhar algumas corridas, mas nenhuma em oval

GO RUBENS!

João
João
12 anos atrás

Como pessoa, o Rubinho é 10. Mas vamos cair na real! como piloto é apenas mediano. Existe um detalhe que poucos se lembram quando as marchas passaram a ser no volante: O Rubinho foi um dos únicos, senão o único, que continuou mantendo uma pilotagem utilizando o mesmo pé para acelerar e para freiar! (igual a carro de passeio NÃO automático). Enquanto os outros pilotos avançavam nos seus tempos utilizando os dois pés, o Rubinho não se adaptou, tendo então que a equipe adaptar o carro para ele fazer esse tipo de pilotagem. Embora não acredite no sucesso dele na Indy, vou torcer assim mesmo. As opções B, D e E cabem bem para ele.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Ele vai conseguir pódios, talvez alguma vitória, mas ninguém se engane quando dizem que na Indy o piloto que decide, que os carros são iguais … alguns são mais “iguais” que os outros … então, Penske e Ganassi vão continuar dominando, porque tem estruturas melhores, mais $, a KV é uma boa equipe mas não é das grandes.

Fábio Novo
Fábio Novo
12 anos atrás

Acho que é alternativa F também, apesar de achar que ele tem o talento e a experiência necessárias para se destacar mais pra frente. Tem bons pilotos pra competir com ele,
como Will Power, Briscoe, Franchitti, Dixon, acredito que numa categoria como a Indy ele vai ter mais possibilidades.
Em relação ao oba-oba, isso faz parte (infelizmente, pra mim), o cara vai aparecer andando de pedalinho com o Datena, vai aparecer em tudo que é programa, espero que tenha aprendido lições dos seus anos de F-1. Outra coisa, se o Luciano do Valle voltar, teremos o surgimento de alguns novos pilotos na categoria: Tony Barrichello e Rubens Kanaan..esse gosta de trocar os nomes.

Luciano Marino
12 anos atrás

Fatou uma: F) Vai encontrar um muro no meio do caminho e seguir os passos de Nelson Piquet

Rafa
Rafa
12 anos atrás

torço pelo A, mas vai dar F

chubber
chubber
12 anos atrás

c

chubber
chubber
12 anos atrás

Alternativa C.

Braga
Braga
12 anos atrás

Participo poucas vezes no blog e sempre que sobra tempo, procuro ler os comentários, até chegar um ponto que enche o saco. Não sei se é apenas impressão, gostaria que respondessem, se sou o único a ter essa impressão? O que passa é uma áurea de pessimismo desacerbado (tipo, se vai mal, eu não disse! Se vai bem, eu falei que poderia acontecer). Concordo com os três últimos comentários: (Mano, Geraldo e Batista) “Fuck le chauvinisme” queremos é curtir! Seja com Barrica, Helinho, Tony ou com Franchitti!
(Ufanismo, Band e Globo) go home!

Danilo Cândido
Danilo Cândido
12 anos atrás

Alternativa C, apenas alterando o “várias provas” para “algumas” (uma, duas ou no máximo três, com muita sorte), por conta de sua adaptação e também pela própria KV, da qual não podemos nos esquecer tratar-se de equipe média. E aonde provavelmente o Barrichello poderá ir muito bem (mistos e circuitos de rua), haverá sempre o absoluto favoritismo do Will Power e a fortíssima Penske. Sem jamais esquecer, claro, do sempre competente Dario Franchitti, temível em qualquer tipo de pista.
Vale ressaltar e alertar que (principalmente à aqueles que falam até em título, ignorando os dois rivais já citados acima), jamais poderemos deixar de lado o próprio companheiro de time do Barrichello, o Kannan, esta sim já ambientado na equipe, que é tão ou mais forte do que o Rubens…
Numa hipotética briga da KV pelo título, eu apostaria muito mais no Tony.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Pra mim será interessante assistir e ponto. Não importa qual a emissora, quem será o narrador, se quem patrocina é shampoo ou massa de tomate. É um momento de muita expectativa e curiosidade pra mim e pra boa parte dos que acompanham automobilismo no mundo. Os europeus, preconceituosos com qualquer categoria que não seja de lá ( quando estagiei como em equipe de F3 sulamericana esse povo ria demais das nossas “mazelas”) assistirão pela curiosidade, afinal vencedor ou não, o Barrichello é muito conhecido pelos 20 e tantos anos que “habitou entre eles”, desde as categorias de acesso. Os americanos, que o viram vencer em Indianápolis com a Ferrari em 2002, o conhecem e, mesmo que não, costumam lotar os autódromos de qualquer jeito.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

B) vai ganhar algumas corridas, mas nenhuma em oval

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
12 anos atrás

Entre B e C. Vai ganhar em ovais e em mistos. Mas não creio que chegue a ponto de ser campeão.

Johelmyr
Johelmyr
12 anos atrás

Bom dia Flávio!
Não acompanho a indy e gostaria de saber o seguinte:
O Rubens saiu da Fórmula 1 para a Indy.
Na Fórmula 1, andou com carros intermediários, carros de ponta e terminou fim do pelotão.
Nessa mudança, a RV está mais para uma RED BULL, mais para uma Force India/Sauber, ou está mais para uma Wiliams mesmo???
Abraço

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Mansell chegou na Indy pela Newman-Hass, top na época.
Não é o caso da KV. E o Rubinho não é Mansell.
Acho que ele pode (e tem que) fazer uma boa temporada esse ano para se estabelecer na categoria e buscar um pacote mais competitivo para 2013, seja através de uma evolução da própria KV ou mudando de equipe.

Theokoles
Theokoles
12 anos atrás

Vai se sair bem, ganhar algumas provas, mas não será o campeão.

André Soler
André Soler
12 anos atrás

sinceramente, meu cometário é o seguinte:
“Automobilismo é 90% Carro 1% Piloto e 9% Sorte” – Sinder Bitton me ensinou isto!

Se o carro for Bom Rubens fará como fez com o carro Branco que Ross deu a ele, irá guiar ira ganhar e irá perder….RECLAMAR e CHORAR MUITO.

Se o carro for intermediário como o carro que o Tio Jackie Stuart lhe deu ele ira guiar, ira batalhar, irá chegar ao podium algumas vezes e ira perder…Mas ficará feliz…

SE o carro for uma tranqueira como as últimas em que ele andou, ele será torturado, irá chorar e vai ser um fiasco!

É isto que eu acho, Rubens não tem mais o que aprender é um piloto formado e experiente e guia muito…mas não é ganhador!!!Quem sabe ele não vire ganhador!

André França
André França
12 anos atrás

Só não concordo que o Mansel era acima dos da sua Época. Tinha sim um carro acima dos outros da época, onde um bom piloto (coisa que o Barrica é) poderia ser c ampeão. Nas chances que o Barrica teve de ser campeão, ele não era melhor que seus companheiros com o mesmo carro. um deles foi o Shumy, que dispensa comentários, e o outro o Button, que deposi que foi campeçao mostrou que é um excelente piloto, pois foi vice com muitos meritos em 2011.
Respondendo à enquete, ficaria numa intermediária entre a B e a F. Vai ganhar algumas (poucas) corridas, mas vai aparecer mais frequentemente no pódio tb…

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

Ele tem tudo pra andar bem, pois é um bom piloto. Só que vai apanhar um pouco até pegar a “manha” das estratégias de corrida da Indy, que são bem diferentes da F1.

Outra coisa: vamos ver se ele aprendeu com os próprios erros, ou se vai embarcar de novo no trem do pachequismo, dessa vez promovido pela Band. Que ele não venha de novo com esse papo de brasileirinho-contra-esse-mundão-todo. Que ele sente no carro, fique quieto e acelere, que isso ele sabe fazer. Se ele fizer isso, com certeza pode ganhar uma corrida aqui ou ali.

Paulo Sousa
Paulo Sousa
12 anos atrás

Barrichello deverá fazer boas corridas, mas não deverá ser campeão pois a equipe não é de ponta, mas deverá fazer alguns pódios e talvez até ganhe alguma corrida.

Sobre a questão de ufanismo, pachequismo e patriotismo, gostaria de saber em qual país não há ufanismo para com seus competidores.

Só não gosto quando “torcem” para que o adversário se dê mal ou se machuque. Prefiro torcer que eu torço ganhem fazendo o melhor possível.

Abraços

Mário Sérgio
Mário Sérgio
12 anos atrás

Flávio, o que acontecerá, eu não sei, mas o que acontecer será pouco. Se apenas completar algumas provas, será criticado por não conquistar pódios. Se conquistar alguns pódios, dirão as más línguas que não arrematou menhuma vitória. Se vencer alguma corrida, irão ofendê-lo por não ser campeão . E se for campeão, os “maníacos de plantão”, reclamarão que ele não foi campeão, largando na pole e vencendo de ponta a ponta todas as corridas.
Bem, o seu texto sintetiza o atual potencial do Barrichello, mas não adianta, enquanto ele ainda estiver pilotanto (agora na indy) vão sempre xingar e criticar por que ele não ter ganho as 500 milhas de Indianápolis de marcha a ré.

Hermes
Hermes
12 anos atrás

Alternativa Z

Causará acidentes, perderá para o Viso e chorará como sempre.

Paulo Souza
Paulo Souza
12 anos atrás

F) conseguirá no máximo alguns pódios

Luiz Carlos Antunes
Luiz Carlos Antunes
12 anos atrás

Acredito que o Barrichello tenha condições de ganhar corridas, mas ser campeão vai depender em que nivel vai estar a Kv Racing, pois não é uma das equipes top, agora pode ganhar até ovais, pois o pessoal se esquece que o seu companheiro de equipe, é o seu amigão e pode lhe dar muitas dicas, e o Tony já foi campeão da Indy, acredito também que ele vai impulsionar o Tony lá para frente, como também o EJViso, devido ao fato que ele agregará em muito quanto ao acerto dos carros.