RB8
SÃO PAULO (até tu, Newey?) – Como se nota, o software que todo mundo usou não escapou de Adrian Newey, que mandou buscar uma cópia, just in case. Dizem que a ideia original é dele, que teria abandonado quando encontrou um CD à venda na feira de Acari. Aí viu que todo mundo iria fazer igual, tentou alguma coisa diferente, mas desistiu.
E tome degrau. A apresentação do RB8 deu-se apenas no site da Red Bull e a imagem abaixo é um desenho do veículo.
Pelo jeito, a história do bico mais baixo não tirou o sono de ninguém. Mas a extinção dos escapamentos aerodinâmicos, que jogavam ar quente no difusor, e que o faziam mesmo quando o carro não estava sendo acelerado, foi o grande pênalti para engenheiros e projetistas. Talvez nisso a Red Bull, que largou na frente, perca mais que os outros. Por outro lado, o degrau rubrotaurino é vazado. Segundo o Capelli, pode ser para refrigerar o KERS.
Bem, aí está o carro que defende o #1 em 2012. Tem até um videozinho aqui, mas não mostra muita coisa.
Adrian Newey em entrevista que lí à pouco, já nega que as aberturas no degrau do bico sejam para efeito aerodinâmico. Segundo ele, as aberturas são para “refrigeração dos pilotos” (?!?!?!?!). Quer dizer que, se for verdade, Vettel e Weber terão “ventão na cara” durante as provas? Tá bom….
E alguém da RBR disse que o carro deles não seria tão feio quanto o da Ferrari. Putz!
todos os carros ficaram feios!!!!!
A Mclaren não tá feia … não ;;;;;
Será que essas entradas de ar no bico farão diferença?
É hoje (07) q começam os testes de inverno???
Não, só em junho.
Só eu que achei esse bico do RB8 mais estranho que os outros?
É muito esquisito pois a frente do carro vem reta e depois surge a asa dianteira com o topo curvado, é muito mas muito esquisito mesmo.
Agora que vi que o degrau é vazado. Aí sim faz sentido.
Refrigeração e pressão aerodinâmica. Ou um ou outro ou os dois.
Se for pressão, o carro vai colar no chão.
Eles tem algo que os outros não tem e se esse algo fizer a diferença.. vai ser outro passeio.
Eu torço para que eles não acertem. Pelo bem da disputa.
Daqui uns dias estarão todos correndo de quadriplanos de ponta cabeça!!!
Mas, assim como nos aviões, acho que a moda não pega!
Lembram dos FW13 e demais evoluções….. Pois é.
Flavio,
Por favor. Voces que tem contatos, pergunta pra um desses engenheiros de Design na F1 como podem os projetos serem tao parecidos.
Estou super curioso, principalmente em saber o porque de nao informarem a Maclaren de como deveriam ser visualmente os carros deste ano. Ou sera que informaram e a Maclaren com medo de ser acusada de espionagem resolveu deixar o bagulho de fora?
Sempre achei o que realmente importava era o desempenho do carro e claro as vitórias. No automobilismo é assim e como a F1 poderia ser diferente? Esse papo de carro feio e carro bonito é papo de viadinho porra! Vamos parar de frescura cambada de decoradores de interiores.
Concordo!!! Mas feio q era o carro da Brawn, e ganhou 8 corridas e consagrou Button campeão!!!
O Neway inventou de novo.
Aquela abertura joga o ar em algum lugar e não é no Kers, pode ter certeza.
Aberto daquele modo e dependendo de onde o ar é descarregado, ai sim teremos algum efeito aerodinâmico interessante, tipo uma asa disfarçada em bico para aumentar o downforce na frente, coisa que os projetistas vem tentando obter desde 2010 quando o regulamento mudou…
Do Adriam pode se esperar de tudo, menos falha de conceito.
Se os outros ouviram falar que ele tava fazendo um degrau na frente, ou comeram mosca ou erraram feio na interpretação (do regulamento e da espionagem)
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Gomes,
“Dizem que a ideia original é dele, que teria abandonado quando encontrou um CD à venda na feira de Acari. Aí viu que todo mundo iria fazer igual, tentou alguma coisa diferente, mas desistiu.”
Exatamente isso que imaginei quando ví tantos degraus. Vazou o projeto de Newey, e todo mundo copiou.
A McLaren, traumatizada com a multa de 100 milha$ do passado, deixou o camelô que vendia o Cd sem fazer a venda. Mas não duvido que tenha um bico com degrauzinho trancado no armário do fundo da fábrica para uma eventual necessidade.
Apareceu o futuro tri-campeão.
Quero ver quem terá culhões para bater os rubro-taurinos este ano.
http://analisedotelespectador.wordpress.com/
(acessem, critiquem!)
É… se o Carro de Adrian Newey também adotou o visual Ornitorrinco, é porque a coisa está feia… feia demais!
A entrada de ar no bico é clara….o Flavio Gomes e o Grandepremio comiu mosca de novo?
Sabe ler, rapaz?
ok ok ok, no seu blog (aqui) tem sim…mas nas matérias super hiper mega blaster tecnicas e priofundas do GP não tem nada….
Vale dizer que não achei nada em nenhum veículo de jornalismo brasileiro.
Falou, Newey.
Que dia tem Classic? voce pode mandar o calendário ou indicar aonde tem um?
http://www.classiccup.com.br
Vou la!!!
Creio que você se equivocou nessa história de entrada de ar. Veja o video detalhado do RB8: http://www.youtube.com/watch?v=SrJdaiofGOI&feature=related
Esse traz uma inovação no bico que é essa parente entrada de ar. Se for mesmo uima entrada de ar e se ela funcionar aerodinamicamente não te parece uma sacada de gênio??? se eu não me engano a McLaren tb foi uma das utlimas equipes a adotar os bicos “tubarão” junto com a ferrari…
Leandro,
Exatamente.
Mais precisamente a Ferrari foi a última. Adotou o bico tubarão apenas em 1996 após muita relutância do John Barnard. A McLaren adotou essa configuração em 1995 com o Mp410. Quem criou esse conceito eu não lembro, mas o primeiro carro que vi utilizá-lo de forma efetiva foi o Benetton B191 de 1991 desenhado por Rory Byrne.
Pelo que vi em outros sites, a entrada no “degrau” funciona para canalizar o ar de volta para a asa dianteira e criar o efeito de “stall” diminuindo o arrasto em alta velocidade.
Palpite do Pelé:
Com este carro, Vettel será tri
Button bate Hamilton, que bate em alguns várias vezes durante o ano.
Massa apanha do Alonso a uma razao de 0.5 s por volta.
Raikkonen vai dar vexame.
Schumacher será surpresa. Vai bem esse ano.
Os demais, nem vale a pena falar.
A Globo vai abandonar a F1 aos poucos, até restar um compacto de 5 minutos no EE.
É isso.
Tomara q saia da Globo, e a Record compre os direitos autorais, e faça uma transmissão mais completa e sem falar q não vamos mais ouvir as besteiras do Gavião Bueno!
2013 Massa na Red Bull ou Mclaren !!!
Falei bobagem – direitos autorais não – direitos de transmissão!!! Agora siiiimmmm….
Pô!
Ao invés dessa merdalha toda, não era melhor liberar o efeito solo nos moldes dos anos 80?
Não quero causar polêmica, muito menos dizer como deve ou não ser feito um F1. Mas leio muitos comentários do tipo: “falta de criatividade”, “um acertou, todos os demais erraram”, “golpe de mestre” etc.
Qual seria, então, a interpretação mais criativa e acertada quanto ao novo regulamento para a altura da porção anterior dos F1?
Li em um dos comentários que especialistas já haviam sugerido que estas “lindas” formas seriam nossas companheiras em 2012.
Não vejo luz no fim do túnel para a F1…
Então por que a Maclaren abaixou o carro todo para conseguir a mesma coisa?
Acho essa parede na frente uma coisa tosca, um erro aerodinêmico grave.
Depois de ver essas coisas, posso dizer que adoro um MP4. Seja ele 25, 26 ou 27!
Vai ser feio assim lá no inferno!!! E que nem as asas que aquela bebida dá lhe tirem de lá!!!
Se a McLaren vencer com seu MP4/27, ela vai tirar onda com a frase do Vinicius de Moraes, parafraseando: “Os feios que me desculpem, mas beleza é fundamental”!
Parece que o Newey pegou o limão do regulamento e fez uma limonada.
Já que forçosamente ele teria um degrau ali, inventou uma função para o tal.
Imagino que seja semelhante ao duto que a McLaren usou há alguns anos, liberando o fluxo de ar nas retas.
embaixo do carro tem um aparador de urina e fezes para o piloto fazer suas necesidades e ser lancadas na pista..vejam q horrivel um bandeja preta.
mais um carro horrivel PQP, VAI SER A F1 DOS HORRORES, terrivel estes carros, so a MCLAREN esta bonita o resto e lixo com esse bico horrendo..
Agora que estou entendo porque foi dito que a McLaren estava no limite da legalidade!
Lembra um pouco isso daqui, só que invertido, com a entrada de ar na parte de cima (e muito mais feio, claro):
http://members.quicknet.nl/lm.broers/picswar1/typh_da4.jpg
A distância entre o assoalho do carro e a altura do bico é bem maior que nos outros carros
Só posso dizer que do ponto de vista visual estão pagando um micão, isso porque li em algum lugar que um diretor da Red Bull estava cutucado a Ferrari por conta do degrau.
E agora? Estava esperando o carro da RedBull. Sera que a McLaren achou algo revolucionário ou ja esta na direcao errada?. N estou entendendo. O carro da McLaren simplesmente conectou a parte mais alta do bico com a ponta, sem usar o tal degrau? Que vantagen traz este degrau? Se todas as simulacoes de todas as equipes que usam o F1 auto drawing 2012 apontou para vantagens neste bico degrau, porque o software da McLaren nao? Estou muito curioso… Muuuuito…
Segundo Andrew Benson colunista da BBC a Maclaren já prevendo essa mudança de regra (diminuição da altura do nariz do carro em relação ao solo), construi o chassi do carro de 2012, já em 2011, possibilitando a ela a não adoção do degrau. Desta forma eles estariam com meses de antecedência no desenvolvimento do carro em relação as outras equipes.
responder este comentário
Por que só o degrau seria uma esculhambação aerodinâmica. Uma aberração pois provoca arraste.
O Adrian encontrou um uso para aquela parede, um uso aerodinâmico, ela é uma abertura que joga ar para dentro do carro, provavelmente para algum lugar após a linha dos retrovisores ou mais para tras. Ele criou uma asa embutida para uso em retas de alta velocidade ou coisa parecida. Algo como um DRS para a parte da frente do carro. Carro parado, abertura fechada…
Creio que este ano tivemos duas equipes técnicas pensando a sério nos carros e o resto apenas copiando informe de boletins de espionagem e interpretando de forma estranha o seu conteúdo.
Duas coisas.A Mclaren nao apresentou o carro de 2012 podem ter certeza. E a segunda podem esperar uma leitura de regulamento controversa por parte do Ross Brown, da Mercedes.abraços
Ele deve ter estranahdo a história do degrau e estava esperando o RB08 ser apresentado para completar o projeto de forma consistente.
Melhor isso que depois modificar o carro correndo.
Preferiu mais cautela.
Acho que o pessoal vai chiar com essa questão da tomada de ar no degrau.
Mas o regulamento esta aí para ser entendido da melhor maneira possivel.
Imperador
Dei um print para que os colegas analisem a imagem a partir do video:
http://imageshack.us/photo/my-images/600/rbr8nosedetail.jpg/
Além do detalhe do degrau no bico há uma aleta, que nos demais carros apresentados com este design não aparece.
ps: No post anterior, mais cedo ao ver o video da equipe Lotus, o que mais me chamou a atenção foi a explicação do diretor técnico James Allisson lá pelos 16 min quando se refere as tais 22 mudanças de regulamento do porquê da mudança do tal bico: Segundo ele o campo de turbulência gerado pelo carro da frente na cara do piloto numa tentativa de ultrapassagem fez com que a FIA repensasse numa maneira do ar ser desviado rebaixando a relação do bico com o cockpit do carro. Será isso mesmo?
Meu Deus!
Realmente a Red Bull meteu uma entrada de ar no degrau e não é tão feia quanto a Ferrari, aliás a Ferrari é Campeã total de Feiura, já que é vermelha mete logo uns chifres para virar Capeta de vez!!
Agora a Ferrari tem um quebra mola o Massinha pode Pilotar sem medo.
De tudo que eu to vendo acho que este ano a Mclarem volta ao topo, pôde realmente dar sequência a um projeto que vinha bastante promissor no final do ano.
E agora? Se até o Adrian Newey interpretou o regulamento dessa forma, como ficamos nós com nossas teorias? Arrisco o palpite de que se a McLaren andar mais forte, protestos e reclamações de todos os lados surgirão. E pelo jeito, Williams e Mercedes também deverão vir com “cara de pato”. Mas, já disse em outro comentário, é questão de algumas corridas pra todos nos acostumarmos. É sempre assim.
No mínimo muito estranho todos os carros terem a mesma leitura do regulamento para 2012… e o mesmo bico. Se for mesmo uma entrada de ar no topo do bico, o veículo automotor do Bastião vai dar outro pau, pelo menos até as outras equipes copiarem mais essa original concepção do Adrian, se não já estiverem mudando seus projetos…
Realmente, desde que começaram a afinar as asas traseiras e alargar as dianteira os carros de F1 estão ficando cada vez piores. Os da F-Indy também andam meio esquisitos, mas acho mais fácil me acostumar a eles do que aos novos F1.
Seria uma entrada de ar para o piloto no estilo dos antigos LandRover ou Bandeirantes ?? Ou quem sabe, alguma outra maneira de canalizar o fluxo de ar para outra parte do carro, como as barbatanas de 2010 se não me engano. Posso estar errado, não sei o que o regulamento permite, mas neste ponto, realmente a RedBull é a única com essa solução.
Quanto ao software em questão, já encomendei minha cópia para um fornecedor autorizado no Camelódromo e vou me especializar em Design de carros de corrida, assim quem sabe eu melhoro minha situação financeira ou fico conhecido na F1 !!
olha de tudo o que vi ate agora..dos carros…estao quase que iguais em sua concepçao……,
mas o que me deixou de queixo caido, foi a declaraçao de eric bollier , chefe da lotus sobre o kimi…….
“Claramente, ele traz um compromisso com a vitória e ele sabe o que quer. Ele é um piloto de verdade e se adapta muito bem a uma equipe cheia de gente como ele. Quando está no carro, ele sabe exatamente o que quer e isso faz a nossa vida mais fácil”, declarou.
se kimi hj é considerado piloto de verdade;;;;;;, entao petrov e senna eram o que?…rs
meu deus…
Tem uma entrada de ar no degrau… golpe de mestre do Newey.
O Craig Scarborough, jornalista inglês, fez em Outubro do ano passado uma análise técnica do regulamento da F1 em que ele já previa esses degraus. A única excessão até agora é a McLaren, que sempre teve uma filosofia de projeto diferente (bico mais baixo) e não foi afetada pelas novas regras.
Para quem quiser segue o link do blog que é em Inglês
http://scarbsf1.wordpress.com/2011/10/27/2012-nose-height-regulations/
Vai Mc Laren!!!
Vendo todos os carros só resta saber: o projetista da McLaren é um gênio ou um burro?
KKKKKKKKKKKKKKKKKK….acho que ele deve ser o normal, e todos os outros uns burros……….. esse aqui até que disfarçou um pouquinho, mas a ferrari!!! bateu o record de feiura
Apoiado!
Sobre este bico ornitorrinco, é verdade que a falta de criatividade é notória. O que no máximo as equipes fizeram (exceto a McLaren) foi tentar mexer pouco no que foi concebido de bom nos carros de 2011. A McLaren só foi exceção em relação ao bico porque o MP4/26 de 2011 apresentava esta tendência a uma inclinação mais baixa, o que já é praxe na equipe, visto que ela já projetou carros de outras temporadas com bicos com menor altura.
É verdade. Assim como o da Mercedes também. Porém, creio eu, a Mercedes deverá vir com “cara de pato” também.
Nós estamos tão atentos aos bicos dos carros, mas nos esquecemos das asas dianteiras. Na boa, tá parecendo até que foram feitas com aquelas telhas de amianto, tipo brasilit-eternit ou outras do gênero. Olhe nas asas de todos, aquele monte de curvas, parece que todas as equipes compraram calha de chuva, viraram de cabeça para baixo e… criaram a mais nova “obra de arte” moldada nos túneis de vento.
O melhor de todos ainda é a Ferrari-Lego.
Então a Red Bull mostra que ou a McLaren errou no bico do carro ou acertou sozinha.
Não é questão de errar ou acertar. A McLarem vem desenvolvendo esse bico desde a temporada 2011, e foi a equipe que menos fez mudanças nesse ponto. Ela certamente vai ganhar alguma coisa com relação ao ano passado, enquanto todas as outras estão fazendo uma aposta que pode ou não dar certo já que mudaram completamente o modelo do bico de lá pra cá. Pra mim a McLarem foi conservadora nesse ponto e preferiu evoluir seu modelo a apostar em um degrau.
Esse carro tem a cara do Tricampeonato do Vettel.
Go Vettel, chupa Alonso, chupa Hamilton!
Parece que AN tem motivos suficientes para não querer mostrar muita coisa do carro. Pelo menos por enquanto.
E eu que achava que os carros da Indy eram feios…. Formula 1 by LEGO é dose!!!!
De qualquer forma, parece que esse degrau è um pouco diferente, lembra uma entrada de ar, estou enxergando bem ou è ilusao de otica?
Tb notei isso.
É verdade, veja o vídeo e pause em mais ou menos 1:04. Tem algum truque aí.
A cada ano que passa os F1 ficam mais feios.