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sábado, 11 de fevereiro de 2012 - 23:23#69, #96, Superclassic, farnéis, Classic Cup

SÓ, SOMENTE SÓ

SÃO PAULO (cagaram tudo) – No final de 2007, alinhamos 41 carros na última etapa da então Superclassic. Sucesso total e absoluto. Aí o Professor Carpinelli, que eu adoro, mas que faz várias cagadas, extinguiu a categoria. No briefing. Diante de quase meia centena de pilotos de pau duríssimo pelo lindo grid que conseguimos formar, transformando a Superclassic na maior categoria do Campeonato Paulista.

Mas o Carpinelli, nunca entendi como teve coragem, disse que a FASP faria um novo regulamento, mudaria o nome do campeonato e assumiria tudo. A gente tinha uma associação de pilotos que estava cuidando das coisas. E que ganhava força. O povo do automobilismo, federação e clubes, não gosta de associação nenhuma que tenha força. Eles preferem sabotar o próprio esporte.

De 2008 para cá, nossa categoria só diminuiu. Sem poder de negociação por conta da extinção da Superclassic e da nossa associação, ficamos na mão de uma comissão de antigomobilismo que não fez picas e nem existe mais. Nesse ínterim, foram criadas três categorias “low cost” e “high laps” que, aos poucos, corroeram a Classic Cup. Roubaram nossos carros e pilotos. Surgiu a CCC, que tem tempo de volta mínimo de 2min20s, mas paga apenas 500 mangos de inscrição. O mesmo com a F-Vee, que vem crescendo com seus lindos formulinhas, mas que tem como público-alvo o mesmo que o nosso, pagando igualmente 500 paus para correr. E agora a TCMP, para carros 1.6 dos anos 80, com enorme potencial de crescimento, pagando também 500 dinheiros.

Hoje, na abertura do Paulista, pagamos, nós da Classic Cup, 1.020 reais de inscrição. Eram 790 ano passado. Aumento de 29%. O grid tinha 12 carros. Mataram a categoria. A criação de campeonatos semelhantes nos quais se corre por metade do preço num nível de performance mais baixo fodeu com a gente. Nosso campeonato, a partir do qual nasceram os outros (porque foi com a gente, lá em 2003, que começaram a surgir pilotos dispostos a correr de carros clássicos), foi assassinado pelos filhotes. E pela FASP, e pelos clubes.

Hoje foi tão patético que teve pódio com um piloto só. Isso não existe. Agora, ou os clubes igualam nossas inscrições às deles, ou o campeonato acaba. Mas o melhor mesmo seria a federação, que nunca faz nada, fazer alguma coisa. Como unificar os grids das três categorias (Classic Cup, CCC e TCMP), deixando cada uma correr com seu próprio regulamento, mas largando todo mundo junto. Do jeito que está, temos três categorias de merda. Se juntarmos as três, talvez tenhamos algo minimamente aceitável, que se pareça com um grid de carros clássicos.

No que diz respeito à corrida de hoje, a foto do Dyonysyo Pyerotty diz tudo. Solidão absoluta, um saco. Nem sei em que lugar cheguei. Ganhei um troféu ridículo por ter sido segundo na minha nova divisão, que tinha dois carros.

Sábado de merda, em resumo. Se as coisas continuarem assim, o Meianov se junta ao #96 no museu do Trevisan. E para quem não lembra, o grid da última etapa de 2007 foi esse aí embaixo. Atrás do #96 tinha ainda mais umas quatro filas. Será que essa gente não tem remorso?

112 comentários

  1. Andre Buriti disse:

    É por isso que o automobilismo brasileiro virou uma várzea, dia 27 alinham os carros do regional carioca naquilo que um dia foi chamado de autódromo, a rpefeitura abandonou e a gente de teimoso continua usando a pista, só estão esperando alguém se machucar feio lá dentro pra fechar tudo e mandar epserar pelo novo autódromo em Deodoro, que nunca vai sair , é claro.

    Flávio, está mais que óbvio que para as federações e clubes que piloto que tem força política é um perigo pra eles, eles querem dos pilotos apenas a assinatura no talão de cheque, e que ele não encha o saco pedindo nada, é iddo.

    Infelizmente o automobilismo regional está condenado ao abandono, as federações preferem as categorias ricas, e como temos poucos autódromos, estas já preenchem boa parte dos calendários, afinal de contas “é chato” trabalhar todo final de semana pra ficar vendo carro correr, ainda mais categoria que não tem padock enfeitado e nem cobertura da TV com direito a mulherada bonita desfilando embalada a vácuo.

    Somos os heróis da resistencia, mas vamos resistir até quando?

  2. Antonio Tigre disse:

    Só, Somente Só – Preta Pretinha – Novos Baianos!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=QH1rMcmmTL0&feature=related

  3. Ronaldin disse:

    Difícil o que ocorre no automobilismo, as canetadas das federações só sabotam o esporte como você comentou, uma pena.

    agora, é impressão ou tinha um Farus no grid de 2007, azul clarinho, na frente do chevette amarelo?

  4. Alfredo Gehre disse:

    Os aficionados por corrida de clássicos vão se lembrar que a preliminar das 24 horas seria uma prova de clássicos, chamada de GPA (Grande Premio Antigos) que eu sugeri e foi bem aceito pelas autoridades organizadoras do evento. Para mim seria um balão de ensaio para estudo de unificação das atuais categorias. No meu evento do dia 27 de maio, na Copa DKW, farei uma corrida de GPA. Também já acertei com o organizador dos 500 km de Interlagos uma prova noturna de GPA, no sábado anterior ao evento principal, como preliminar desta !
    Para quem não se lembra GPA = CC + Copa Fusca + V8 Histórico + CCC + TCMP e + carros clássicos homologados pela CBA, divididos em 7 categorias.

    Vide convite da época abaixo :

    1º GP Antigos – 24 Minutos de Interlagos

    Caros aficionados por Autos Antigos e corridas de época, surgiu a oportunidade de tirar os carros da garagem e participar de um belo evento com seu ídolo de época .
    Parceiros na organização, o Automovel Clube Paulista , o Alfa Romeo Clube do Brasil , a Valdocar Escola de Pilotagem e Eventos e a LF Restaurações e Competições, temos o grato prazer de convidar os donos de autos de competição de época a participarem da prova 1º GP Antigos – 24 minutos de Interlagos (Preliminar das 24 Horas de Interlagos) .
    O evento compreenderá de duas partes distintas :
    – Na primeira faremos uma homenagem aos pilotos que marcaram época no automobilismo brasileiro nas décadas de 60/70, sendo que cada piloto convidado realizará 3 (três) voltas comemorativas pelo circuito completo de Interlagos, com carros Turismo, Gran Turismo, Sport, Protótipos e Carreteras que mais marcaram suas carreiras na história do automobilismo. Importante será o apoio dos proprietários de algumas dessas ”jóias” participando ou cedendo seu veículo de corrida ou de “rua” para estas voltas comemorativas. Os veículos deverão ser originais ou de reproduções conceituais e estéticas nos moldes que existiam de fato nestas épocas podendo ser preparados ou não para competição. Estas voltas serão realizadas em velocidades baixas e conduzidas somente pelos pilotos homenageados. A largada será uma simulação da tipo “Le Mans”, clássica naqueles tempos em provas de longa duração. Os carros ficarão alinhados a 45° graus na reta dos boxes, com os pilotos já com seus cintos afivelados e com os motores ligados. Dada a bandeirada o dono ou mecânico, que estará do outro lado da pista, sairá correndo e levará um selo adesivo que deverá ser colado na porta do piloto liberando sua largada ! O Prof. Carpinelli dará a bandeirada de largada, para uma séria de fotos que ficarão registrados na história. Após duas voltas completadas – em velocidades baixas – receberão a bandeirada de chegada e seguirão até a linha de chegada parando seus carros para uma nova seção de fotos !
    – Na segunda parte, na sequencia, teremos o 1º GPA – 24 Minutos de Interlagos com veículos antigos de competição. Poderão participar todos os carros de competição que atualmente pertencem as categorias de “clássicos” e os que pertenceram às categorias Antigos de Corrida, desde que estejam enquadrados nos regulamentos homologados nas várias “Federações” nacionais e/ou internacionais. A prova será realizada no sábado, dia 28 de janeiro de 2012, com treinos na sexta, dia 27. Warm up, tomada de tempos e prova no sábado de manhã dia 28. Duração da prova = 12 voltas ou 24 minutos.

    DIVISÕES :
    1 – Com carburação de acordo com a especificação original do motor / Pneus radiais
    CATEGORIA A1 – Até 1.400cc
    CATEGORIA B1 – De 1.401 a 1.800cc
    CATEGORIA C1 – Acima de 1.801cc
    2 – Com carburação majorada (não original) do motor / Pneus radiais
    CATEGORIA A2 – Até 1.600cc
    CATEGORIA B2 – De 1.601 a 2.000cc
    CATEGORIA C2 – Acima de 2.001cc
    3 – Demais veículos (Alfas GT, Protótipos de Época até 70 ou reproduções) / Pneus
    radiais/slick
    CATEGORIA A3 – Até 2.500cc

    Em reunião com o Prof. Carpinelli, ficou autorizado para esta prova preliminar comemorativa das 24 Horas de Interlagos, a participação de pilotos que não necessariamente estejam filiados em 2011 ou 2012, desde que já tenham sido filiados em algum ano anterior e que estejam com os equipamentos e vestimentas dentro das validades e de acordo com os requisitos da FASP. Neste caso é só comunicar ao ACP, que enviará em carta convite para ser assinada e devolvida.
    Por favor, avisem aos pilotos das categorias de “clássicos” que não estão andando esse ano para termos um grid cheio de carros e uma grande festa.
    Esperamos todos vocês .
    Até lá !
    AUTOMOVEL CLUBE PAULISTA

    DEZEMBRO/2011

    • André Mello disse:

      Alfredo,

      A cagada foi dividir as categorias, lembra quando eu entrei na Super Classic, com o meu chevette 1.4 fazendo voltas na casa de 2:30? Andavamos juntos no pelotão de trás, sem problema algum, nunca houve um acidente sequer, agora temos a CCC e a TCMP, a CC larga com 15, 20 carros, a CCC a mesma coisa e a TCMP com meia duzia.

      Imagine um grid só com media de 40 carros, ok, cada categoria pode ter seu regulamento, mas tudo junto não seria mais facil para brigar por melhores custos, condições, apoios, patrocinios, etc..?

      Agora temos 3 categorias com carros parecidos e grids vazios, cada um brigando pelo seu, me desculpe mas isso foi um verdadeiro tiro no pé.

  5. ZÉ AUGUSTO disse:

    É ISSO AÍ FLAVINHO TEM Q METER A BOCA MESMO,O JOÃO CURY ME OFERECEU O SPEED 99 POR DUAS VEZES ESSE ANO, AÍ PENSEI 1020,00 DE INSCRIÇÃO 1 BATERIA , TO FORA OBRIGADO. A SE O DITO TIVESSE CAPRICHADO UM POUQUINHO MAIS NO TRAÇADO DE PIRACICABA…. QUER SABER VOU PRA LONDRINA, FUIIIIIIIIIIIIIIIII.

  6. Augusto disse:

    Torço para que não acabe. Ainda quero participar disso aí…

    Abraço.

    regthorpe.blogspot.com

  7. Alan Magalhaes disse:

    Lembra-se da ABPE, Associação Brasileira de Pilotos e Equipes da Stock Car? Ela detinha todos os direitos intelectuais e econômicos da Stock Car desde sempre. Financiou a categoria quando ela quase morreu, comprou o chassi anterior (tubular) na Argentina, que foi o divisor de águas para o sucesso atual. A ABPE negociava contratos de TV e patrocínio. De uma hora para outra, num movimento muito bem orquestrado, foi sufocada metodicamente até morrer à míngua. Associações fortes incomodam. Pena que pilotos e donos de equipe não percebem que sua desunião acaba com a incrível força que têm e não sabem. Vendem-se por amendoins, um jogo de pneus, uma placa na pista e jogam fora essa força.

  8. Vendo essa foto imagino o quanto deve ser legal participar dessa prova.. pra um admirador qualquer assim que nem eu, me parece o máximo.. só andar em interlagos já é bem legal. Uma vez participei de uma promoção que teve, 90 reais para dar 3 voltas em interlagos, ai choveu e eles diminuíram para 2 voltas os safados,, mas mesmo assim foi legal.. dei 2 voltas no autódromo com chuva, e tinha que ser devagar, tinha um co-piloto junto que ficava mandando diminuir a velocidade.. mas com tudo isso foi emocionante descer a reta de largada pisando fundo.. uns 80 km/h ra ra.. foi o que o cara deixou dar no carro.. vou torcer pra aumentar a participação por ai,, quando eu ficar rico eu vou participar,, já até sei o carro que vou, um VW TL 1600, ou um SP2 também seria legal, mas esse á mais raro. abraços a todos..

  9. Luc Monteiro disse:

    Essa história de pódio com um piloto só me lembra a prova da Classic preliminar dos 1.000 Quilômetros, ou dos 500 Quilômetros, não lembro, em 2009. Mandei o protocolo e a lista de classificados às favas e parti para uma doideira tão absurda que acabou dando certo. Foi todo mundo pro pódio. Não duvido que você tenha participado daquela corrida.

  10. André Mello disse:

    Corro na Classic Cup a 5 anos, peguei o finalizinho da Super Classic que era organizada com muita competencia pelo Marcelo Giordano, Flavio, Rogerio Tranjan, etc.. Depois acabaram com a APTA e a categoria ficou jogada as traças por pelo menos 3 anos, sem um representante sequer para brigar pelos interesses da categoria perante a Fasp e clubes.

    No ano passado fui escolhido por 99% dos pilotos para ser o novo representante da categoria, procurei conversar com todos, Fasp, Clubes, entender todo o processo, enfim, sempre conversando com todos seja por e-mail ou pessoalmente. Criei um site oficial para a categoria e também mexi no maior vespeiro de todos, o regulamento tecnico, que depois de muitos desentendimentos e brigas foi aprovado pela maioria absoluta dos pilotos e finalmente homologado pela Fasp.

    Neste 1 ano a frente da coordenação da categoria na maioria das vezes falei com as paredes, ou seja, mandava e-mails que quase ninguém respondia, por esta razão fica muito dificil engolir certas criticas e palpites de pessoas que nunca se manifestaram, que nunca se deram ao trabalho de responder um misero e-mail, dos mais de 50 enviados no ano passado.

    Sim, a categoria passa por uma crise, grids diminuindo, pilotos saindo e ninguém entrando, muito facil nessa hora pular do barco e desistir, eu vou continuar na briga, vou batalhar pela equiparaçao nos preços da inscrição em relação a CCC e TCMP, pois a concorrencia atual é DESLEAL, um passo de cada vez, primeiro procurei unir os pilotos para falarmos a mesma lingua, criei o site oficial da categoria e fizemos uma readaptação no regulamento para que as disputas fiquem mais justas, agora vamos ao proximo passo, a inscrição.

    Quem gosta da categoria pode se juntar a essa batalha, quem não quiser esperar ok, pode pular do barco, mas ele não vai afundar assim tão facil.

    Abs,

    André Mello – Coordenador Classic Cup

    • Marcelo Giordano disse:

      Tamo junto, brother! Apesar de estar afastado das pistas, ainda tô contigo nessa briga!
      Abs,
      Giordano

    • Julio Cesar Gaudioso disse:

      André:
      Já dirigi entidades e sei como é difícil por a turma trabalhando junto; via de regra, é um que outro operoso que se desgasta fazendo o barco andar e quando chega a hora do show, aparecem todos e justamente aqueles que menos colaboraram são quem mais critica e reclama. Aqui de Porto Alegre, não acompanho bem o que acontece no automobilismo paulista, mas vejo que é o mesmo problema daqui; pilotos e equipes desmotivados, público ausente (é um círculo vicioso: grid magro- corrida fraca-público se ausenta-patrocinadores se desinteressam-dirigentes desmotivados-grid emagrece), falta de verbas e a vontade de continuar com um esporte maravilhoso às vezes vacila. Não esmoreça, tente reunir o maior número de pilotos e preparadores agora que a coisa explodiu e faça disso um “choque de tesão”.

    • disse:

      André, esperava mais do seu comentário. Afinal temos bom relacionamento e mesmo sendo “piloto de arquibancada” de frequentar Interlagos desde 1969, ter brincado muito nos anos 70 e 80, e estar querendo brincar agora em alguma categoria, nada me impede de em uma categoria “natimorta” me divertir.
      Categorias são criadas e apresentadas a FASP. Ela quem doutrina, escolhe e encaixa na grade do evento. O Gildo pode falar por mim, quando após a missa de 7º Dia do Grande Luiz Pereira Bueno em 2011, o apresentei ao Élcio e conversamos.
      Ainda vou trazer um comentário bem racional aqui, mas fica que o respeito em mídias sociais é essencial para o fortalecimento e equalização. Corrida se ganha NA PISTA e DENTRO DO REGULAMENTO.Tudo que é dito em mídias, e aos quatro ventos é insignificante. Satisfação se tira na educação e na pista.
      Lembrem-se de uma coisa, o automobilismo Paulista existe, categorias existem. É cíclica a fase dos palpiteiros e pilotos de ocasião. Os que lá estão, durante décadas vivem disso e não ficarão ricos. Exemplo da sede da Fasp http://twitpic.com/8jgr4n
      Muita calma nesta hora. afinal neste fim de semana, 12 carros da CC, 15 da CCC e 6 da tal TCMP. O tempo de treinos e grade de corridas não é calculado por relação voltas/tempo, ocupação do espaço, mas sim por despesas de resgate, previsão de acidentes ou óleo na pista, cujo produto colocado em Interlagos custa uma grana pois é importado com chancela da FIA, afinal a locação do espaço pelos dias já foi efetivada. O buraco é mais em baixo quando se fala de organizar corridas no espaço público.
      Exemplo de uma etapa em 2010, quando o Roberto Seixas, administrador de Interlagos, colocou nos Trens de Metrô e CPTM mídia divulgando o evento.
      Enfim, todos torcemos e lutamos para um melhor automobilismo, com respeito e educação, pois só assim o público comparece, e patrocinadores investem. Hoje o Público e patrocinadores só ficam observando de longe…
      E já que a SPTuris aluga o espaço, ela que na pessoa do Sr. Octávio Guazzelli, o responsável por Interlagos estar fisicamente neste estado, sem banheiros limpos, lanchonetes e acomodações decentes, informações ao pequeno público que aparece, que crie vergonha e se manifeste, ou se esconda até quando do fechamento para reformas da Fórmula 1. Interlagos virou o Parque do Povo que havia na ponte da Cidade Jardim. Manda quem está lá, nós “coitados” damos o espetáculo e milhares de famílias, espectadores, consumidores em potencial nem imaginam que na Cidade de São Paulo existe essa praça pública.
      FG, é isso.
      abs.
      Dú Cardim.

      • André Mello disse:

        Dú, não entendi o que você quis dizer com o “esperava mais do seu comentario”, enfim, deixe-me tentar explicar, desta vez de forma mais rapida e objetiva.

        No ano passado quando assumi a coordenação da categoria enviei mais de 30 e-mails com os mais variados assuntos e quase sempre fiquei falando com as paredes pois ninguém se manifestava.

        Criticas todo mundo faz facilimente e sempre nos momentos mais “oportunos”, teorias e ideias mirabolantes então surgem aos montes, ouvi varias no ano passado, de transformar as corridas em eventos grandiosos, chamar os clubes de carros antigos, trazer barracas de produtos relacionados, barraca de cachorro quente e pipoca, convidar as familias e afins, isso e muito mais, ok, na teoria é muito facil, todo mundo tem suas ideias e principalmente suas criticas, agora tirar a bunda da cadeira pra realizar que é bom, NADA! Ai quando você resolve fazer alguma coisa, com a anunencia da maioria ainda tem que ouvir certas merdas, de gente que te elogia e por trás critica e fala mal.

        Mas tudo bem, já sabia que teria que enfrentar esse tipo de coisa, apesar de tudo tenho um grupo de pelo menos 15 pilotos que estão ao meu lado e é isso que importa, vamos em frente, brigar pelos direitos da nossa categoria, chega de leva e trás e de conversinha mole, quem quiser andar no mesmo barco e entrar nessa briga vamos nessa, quem só procura defeitos e acha a grama do vizinho mais bonita que pule o muro e pare de encher o saco.

      • disse:

        André, foi para:
        “deixe-me tentar explicar, desta vez de forma mais rapida e objetiva.”
        Bóra acertar a coisa. Quem não é, ou de maneira alguma está envolvido com as categorias, que cuide de seu gramado…

    • marcelo chamma disse:

      caro André

      De fato, estou deixando a Classic.
      Entretanto, o motivo felizmente não é financeiro.
      Não me sinto mais em condições de competir, fiquei lento, excessivamente lento e com medo
      Não tenho nenhuma vergonha de falar que minhas ultimas corridas foram ridiculas, andando sempre acima de 2:07, sabendo que tenho um canhão na mão
      Vou vender meu puma porque não me sinto em condições de pilotá-lo com dignidade

      Fiz uma prova de formula Vêe e gostei.
      Mas andei em 2:20 enquanto os ponteiros andavam em 2:08
      Ou seja, o automobilismo em pista para mim, terá que ser algo que passou
      Seu trabalho, luta, dedicação é admiravel
      Conte comigo a todo momento, se voce achar que posso de fato ajudá-lo
      Mas não consigo mais fazer parte do grid
      se entristeço ou decepciono alguns, imagine como é para mim, assumir que meu tempo passou

      abraços

      • André Mello disse:

        Fala Marcelo!

        Eu entendo seus motivos, conversamos a respeito inclusive nos ultimos meses, tentei te motivar porque sei que você tem braço e carro pra andar la na frente, como ja fez algumas vezes inclusive, mas quando a insegurança e o receio tomam conta da nossa cabeça com certeza é melhor parar, ou dar um tempo e quem sabe voltar depois, acho que você se sentiria mais seguro com um carro de turismo, enfim, mais um piloto que a Classic Cup perde, mais um do “nosso grupo”.

        Um abraço!

      • Joel Teixeira disse:

        Marcelo, enquanto vc não volta se sentir confortável dentro de um carro de corrida de verdade, venha conhecer o automobilismo virtual, com campeonatos on-line em simuladores de ótima qualidade, com transmissões das provas ao vivo. É claro que a adrenalina não é a mesma mas a vantagem é que o máximo que pode ocorrer em um acidente é vc cair da cadeira.

  11. Parece que em todos os setores o que impera é a busca desenfreada por dinheiro,, é só o dinheiro que as empresas tem como objetivo principal, o resto é secundário, o exagero é tanto que as vezes acabam por dar tiros no pé, mas se mesmo isso der algum dinheirinho ele atiram mesmo,, ra ra..
    Tem até igreja com esse propósito, lucro, lucro e lucro..
    Tem uma ideia que vi num dos cafés filosóficos da tv cultura, ,, falta Lucido no mundo, só 5% das pessoas são Lucidas,, e a definição de Lucido por Immanuel Levinas, “Lucido é aquele que considera o outro infinitamente importante para ele”
    Abraços a todos.

  12. Ramone disse:

    Você é um bunda mole por deixar que isso ocorra. Tu tens poder pra fazer um patcha barulho FG, por favor, tome uma ATITUDE , tu és um cara que não tens rabo preso com ninguem, manda ver guri!

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