SÓ, SOMENTE SÓ

SÃO PAULO (cagaram tudo) – No final de 2007, alinhamos 41 carros na última etapa da então Superclassic. Sucesso total e absoluto. Aí o Professor Carpinelli, que eu adoro, mas que faz várias cagadas, extinguiu a categoria. No briefing. Diante de quase meia centena de pilotos de pau duríssimo pelo lindo grid que conseguimos formar, transformando a Superclassic na maior categoria do Campeonato Paulista.

Mas o Carpinelli, nunca entendi como teve coragem, disse que a FASP faria um novo regulamento, mudaria o nome do campeonato e assumiria tudo. A gente tinha uma associação de pilotos que estava cuidando das coisas. E que ganhava força. O povo do automobilismo, federação e clubes, não gosta de associação nenhuma que tenha força. Eles preferem sabotar o próprio esporte.

De 2008 para cá, nossa categoria só diminuiu. Sem poder de negociação por conta da extinção da Superclassic e da nossa associação, ficamos na mão de uma comissão de antigomobilismo que não fez picas e nem existe mais. Nesse ínterim, foram criadas três categorias “low cost” e “high laps” que, aos poucos, corroeram a Classic Cup. Roubaram nossos carros e pilotos. Surgiu a CCC, que tem tempo de volta mínimo de 2min20s, mas paga apenas 500 mangos de inscrição. O mesmo com a F-Vee, que vem crescendo com seus lindos formulinhas, mas que tem como público-alvo o mesmo que o nosso, pagando igualmente 500 paus para correr. E agora a TCMP, para carros 1.6 dos anos 80, com enorme potencial de crescimento, pagando também 500 dinheiros.

Hoje, na abertura do Paulista, pagamos, nós da Classic Cup, 1.020 reais de inscrição. Eram 790 ano passado. Aumento de 29%. O grid tinha 12 carros. Mataram a categoria. A criação de campeonatos semelhantes nos quais se corre por metade do preço num nível de performance mais baixo fodeu com a gente. Nosso campeonato, a partir do qual nasceram os outros (porque foi com a gente, lá em 2003, que começaram a surgir pilotos dispostos a correr de carros clássicos), foi assassinado pelos filhotes. E pela FASP, e pelos clubes.

Hoje foi tão patético que teve pódio com um piloto só. Isso não existe. Agora, ou os clubes igualam nossas inscrições às deles, ou o campeonato acaba. Mas o melhor mesmo seria a federação, que nunca faz nada, fazer alguma coisa. Como unificar os grids das três categorias (Classic Cup, CCC e TCMP), deixando cada uma correr com seu próprio regulamento, mas largando todo mundo junto. Do jeito que está, temos três categorias de merda. Se juntarmos as três, talvez tenhamos algo minimamente aceitável, que se pareça com um grid de carros clássicos.

No que diz respeito à corrida de hoje, a foto do Dyonysyo Pyerotty diz tudo. Solidão absoluta, um saco. Nem sei em que lugar cheguei. Ganhei um troféu ridículo por ter sido segundo na minha nova divisão, que tinha dois carros.

Sábado de merda, em resumo. Se as coisas continuarem assim, o Meianov se junta ao #96 no museu do Trevisan. E para quem não lembra, o grid da última etapa de 2007 foi esse aí embaixo. Atrás do #96 tinha ainda mais umas quatro filas. Será que essa gente não tem remorso?

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre Buriti
12 anos atrás

É por isso que o automobilismo brasileiro virou uma várzea, dia 27 alinham os carros do regional carioca naquilo que um dia foi chamado de autódromo, a rpefeitura abandonou e a gente de teimoso continua usando a pista, só estão esperando alguém se machucar feio lá dentro pra fechar tudo e mandar epserar pelo novo autódromo em Deodoro, que nunca vai sair , é claro.

Flávio, está mais que óbvio que para as federações e clubes que piloto que tem força política é um perigo pra eles, eles querem dos pilotos apenas a assinatura no talão de cheque, e que ele não encha o saco pedindo nada, é iddo.

Infelizmente o automobilismo regional está condenado ao abandono, as federações preferem as categorias ricas, e como temos poucos autódromos, estas já preenchem boa parte dos calendários, afinal de contas “é chato” trabalhar todo final de semana pra ficar vendo carro correr, ainda mais categoria que não tem padock enfeitado e nem cobertura da TV com direito a mulherada bonita desfilando embalada a vácuo.

Somos os heróis da resistencia, mas vamos resistir até quando?

Antonio Tigre
Antonio Tigre
12 anos atrás

Só, Somente Só – Preta Pretinha – Novos Baianos!!!

http://www.youtube.com/watch?v=QH1rMcmmTL0&feature=related

Ronaldin
Ronaldin
12 anos atrás

Difícil o que ocorre no automobilismo, as canetadas das federações só sabotam o esporte como você comentou, uma pena.

agora, é impressão ou tinha um Farus no grid de 2007, azul clarinho, na frente do chevette amarelo?

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
12 anos atrás

Os aficionados por corrida de clássicos vão se lembrar que a preliminar das 24 horas seria uma prova de clássicos, chamada de GPA (Grande Premio Antigos) que eu sugeri e foi bem aceito pelas autoridades organizadoras do evento. Para mim seria um balão de ensaio para estudo de unificação das atuais categorias. No meu evento do dia 27 de maio, na Copa DKW, farei uma corrida de GPA. Também já acertei com o organizador dos 500 km de Interlagos uma prova noturna de GPA, no sábado anterior ao evento principal, como preliminar desta !
Para quem não se lembra GPA = CC + Copa Fusca + V8 Histórico + CCC + TCMP e + carros clássicos homologados pela CBA, divididos em 7 categorias.

Vide convite da época abaixo :

1º GP Antigos – 24 Minutos de Interlagos

Caros aficionados por Autos Antigos e corridas de época, surgiu a oportunidade de tirar os carros da garagem e participar de um belo evento com seu ídolo de época .
Parceiros na organização, o Automovel Clube Paulista , o Alfa Romeo Clube do Brasil , a Valdocar Escola de Pilotagem e Eventos e a LF Restaurações e Competições, temos o grato prazer de convidar os donos de autos de competição de época a participarem da prova 1º GP Antigos – 24 minutos de Interlagos (Preliminar das 24 Horas de Interlagos) .
O evento compreenderá de duas partes distintas :
– Na primeira faremos uma homenagem aos pilotos que marcaram época no automobilismo brasileiro nas décadas de 60/70, sendo que cada piloto convidado realizará 3 (três) voltas comemorativas pelo circuito completo de Interlagos, com carros Turismo, Gran Turismo, Sport, Protótipos e Carreteras que mais marcaram suas carreiras na história do automobilismo. Importante será o apoio dos proprietários de algumas dessas ”jóias” participando ou cedendo seu veículo de corrida ou de “rua” para estas voltas comemorativas. Os veículos deverão ser originais ou de reproduções conceituais e estéticas nos moldes que existiam de fato nestas épocas podendo ser preparados ou não para competição. Estas voltas serão realizadas em velocidades baixas e conduzidas somente pelos pilotos homenageados. A largada será uma simulação da tipo “Le Mans”, clássica naqueles tempos em provas de longa duração. Os carros ficarão alinhados a 45° graus na reta dos boxes, com os pilotos já com seus cintos afivelados e com os motores ligados. Dada a bandeirada o dono ou mecânico, que estará do outro lado da pista, sairá correndo e levará um selo adesivo que deverá ser colado na porta do piloto liberando sua largada ! O Prof. Carpinelli dará a bandeirada de largada, para uma séria de fotos que ficarão registrados na história. Após duas voltas completadas – em velocidades baixas – receberão a bandeirada de chegada e seguirão até a linha de chegada parando seus carros para uma nova seção de fotos !
– Na segunda parte, na sequencia, teremos o 1º GPA – 24 Minutos de Interlagos com veículos antigos de competição. Poderão participar todos os carros de competição que atualmente pertencem as categorias de “clássicos” e os que pertenceram às categorias Antigos de Corrida, desde que estejam enquadrados nos regulamentos homologados nas várias “Federações” nacionais e/ou internacionais. A prova será realizada no sábado, dia 28 de janeiro de 2012, com treinos na sexta, dia 27. Warm up, tomada de tempos e prova no sábado de manhã dia 28. Duração da prova = 12 voltas ou 24 minutos.

DIVISÕES :
1 – Com carburação de acordo com a especificação original do motor / Pneus radiais
CATEGORIA A1 – Até 1.400cc
CATEGORIA B1 – De 1.401 a 1.800cc
CATEGORIA C1 – Acima de 1.801cc
2 – Com carburação majorada (não original) do motor / Pneus radiais
CATEGORIA A2 – Até 1.600cc
CATEGORIA B2 – De 1.601 a 2.000cc
CATEGORIA C2 – Acima de 2.001cc
3 – Demais veículos (Alfas GT, Protótipos de Época até 70 ou reproduções) / Pneus
radiais/slick
CATEGORIA A3 – Até 2.500cc

Em reunião com o Prof. Carpinelli, ficou autorizado para esta prova preliminar comemorativa das 24 Horas de Interlagos, a participação de pilotos que não necessariamente estejam filiados em 2011 ou 2012, desde que já tenham sido filiados em algum ano anterior e que estejam com os equipamentos e vestimentas dentro das validades e de acordo com os requisitos da FASP. Neste caso é só comunicar ao ACP, que enviará em carta convite para ser assinada e devolvida.
Por favor, avisem aos pilotos das categorias de “clássicos” que não estão andando esse ano para termos um grid cheio de carros e uma grande festa.
Esperamos todos vocês .
Até lá !
AUTOMOVEL CLUBE PAULISTA

DEZEMBRO/2011

André Mello
André Mello
Reply to  Alfredo Gehre
12 anos atrás

Alfredo,

A cagada foi dividir as categorias, lembra quando eu entrei na Super Classic, com o meu chevette 1.4 fazendo voltas na casa de 2:30? Andavamos juntos no pelotão de trás, sem problema algum, nunca houve um acidente sequer, agora temos a CCC e a TCMP, a CC larga com 15, 20 carros, a CCC a mesma coisa e a TCMP com meia duzia.

Imagine um grid só com media de 40 carros, ok, cada categoria pode ter seu regulamento, mas tudo junto não seria mais facil para brigar por melhores custos, condições, apoios, patrocinios, etc..?

Agora temos 3 categorias com carros parecidos e grids vazios, cada um brigando pelo seu, me desculpe mas isso foi um verdadeiro tiro no pé.

ZÉ AUGUSTO
ZÉ AUGUSTO
12 anos atrás

É ISSO AÍ FLAVINHO TEM Q METER A BOCA MESMO,O JOÃO CURY ME OFERECEU O SPEED 99 POR DUAS VEZES ESSE ANO, AÍ PENSEI 1020,00 DE INSCRIÇÃO 1 BATERIA , TO FORA OBRIGADO. A SE O DITO TIVESSE CAPRICHADO UM POUQUINHO MAIS NO TRAÇADO DE PIRACICABA…. QUER SABER VOU PRA LONDRINA, FUIIIIIIIIIIIIIIIII.

Dú
Reply to  ZÉ AUGUSTO
12 anos atrás

Uia, bóra Londrina. Quando vamos?

Augusto
12 anos atrás

Torço para que não acabe. Ainda quero participar disso aí…

Abraço.

regthorpe.blogspot.com

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

Lembra-se da ABPE, Associação Brasileira de Pilotos e Equipes da Stock Car? Ela detinha todos os direitos intelectuais e econômicos da Stock Car desde sempre. Financiou a categoria quando ela quase morreu, comprou o chassi anterior (tubular) na Argentina, que foi o divisor de águas para o sucesso atual. A ABPE negociava contratos de TV e patrocínio. De uma hora para outra, num movimento muito bem orquestrado, foi sufocada metodicamente até morrer à míngua. Associações fortes incomodam. Pena que pilotos e donos de equipe não percebem que sua desunião acaba com a incrível força que têm e não sabem. Vendem-se por amendoins, um jogo de pneus, uma placa na pista e jogam fora essa força.

Milton Robson Veiga
12 anos atrás

Vendo essa foto imagino o quanto deve ser legal participar dessa prova.. pra um admirador qualquer assim que nem eu, me parece o máximo.. só andar em interlagos já é bem legal. Uma vez participei de uma promoção que teve, 90 reais para dar 3 voltas em interlagos, ai choveu e eles diminuíram para 2 voltas os safados,, mas mesmo assim foi legal.. dei 2 voltas no autódromo com chuva, e tinha que ser devagar, tinha um co-piloto junto que ficava mandando diminuir a velocidade.. mas com tudo isso foi emocionante descer a reta de largada pisando fundo.. uns 80 km/h ra ra.. foi o que o cara deixou dar no carro.. vou torcer pra aumentar a participação por ai,, quando eu ficar rico eu vou participar,, já até sei o carro que vou, um VW TL 1600, ou um SP2 também seria legal, mas esse á mais raro. abraços a todos..

Luc Monteiro
12 anos atrás

Essa história de pódio com um piloto só me lembra a prova da Classic preliminar dos 1.000 Quilômetros, ou dos 500 Quilômetros, não lembro, em 2009. Mandei o protocolo e a lista de classificados às favas e parti para uma doideira tão absurda que acabou dando certo. Foi todo mundo pro pódio. Não duvido que você tenha participado daquela corrida.

André Mello
André Mello
12 anos atrás

Corro na Classic Cup a 5 anos, peguei o finalizinho da Super Classic que era organizada com muita competencia pelo Marcelo Giordano, Flavio, Rogerio Tranjan, etc.. Depois acabaram com a APTA e a categoria ficou jogada as traças por pelo menos 3 anos, sem um representante sequer para brigar pelos interesses da categoria perante a Fasp e clubes.

No ano passado fui escolhido por 99% dos pilotos para ser o novo representante da categoria, procurei conversar com todos, Fasp, Clubes, entender todo o processo, enfim, sempre conversando com todos seja por e-mail ou pessoalmente. Criei um site oficial para a categoria e também mexi no maior vespeiro de todos, o regulamento tecnico, que depois de muitos desentendimentos e brigas foi aprovado pela maioria absoluta dos pilotos e finalmente homologado pela Fasp.

Neste 1 ano a frente da coordenação da categoria na maioria das vezes falei com as paredes, ou seja, mandava e-mails que quase ninguém respondia, por esta razão fica muito dificil engolir certas criticas e palpites de pessoas que nunca se manifestaram, que nunca se deram ao trabalho de responder um misero e-mail, dos mais de 50 enviados no ano passado.

Sim, a categoria passa por uma crise, grids diminuindo, pilotos saindo e ninguém entrando, muito facil nessa hora pular do barco e desistir, eu vou continuar na briga, vou batalhar pela equiparaçao nos preços da inscrição em relação a CCC e TCMP, pois a concorrencia atual é DESLEAL, um passo de cada vez, primeiro procurei unir os pilotos para falarmos a mesma lingua, criei o site oficial da categoria e fizemos uma readaptação no regulamento para que as disputas fiquem mais justas, agora vamos ao proximo passo, a inscrição.

Quem gosta da categoria pode se juntar a essa batalha, quem não quiser esperar ok, pode pular do barco, mas ele não vai afundar assim tão facil.

Abs,

André Mello – Coordenador Classic Cup

Marcelo Giordano
Marcelo Giordano
Reply to  André Mello
12 anos atrás

Tamo junto, brother! Apesar de estar afastado das pistas, ainda tô contigo nessa briga!
Abs,
Giordano

André Mello
André Mello
Reply to  Marcelo Giordano
12 anos atrás

É isso ai Marcelo, você precisa voltar logo, o nosso grupo é muito mais forte com todos nós dentro da pista.

Abs!

Ricardo Secco
Ricardo Secco
Reply to  André Mello
12 anos atrás

André, eu também não corri em 2011, mas tenho acompanhado seu esforço para termos uma categoria melhor. Não acho que essas dificuldades sejam privilégio apenas da Classic Cup. Seguimos em frente!
Abraços, Secco.

André Mello
André Mello
Reply to  Ricardo Secco
12 anos atrás

Fala Ricardo!

Volta a andar esse ano?

Abs!

Ricardo Secco
Ricardo Secco
Reply to  André Mello
12 anos atrás

André, infelizmente não. Ainda estou em Brasília e isso inviabiliza. Mas estou no time!
Abraços.

Edu H@armel
Reply to  André Mello
12 anos atrás

Também tem meu apoio irrestrito… não participei da etapa por que estou me preparando para uma viagem. Volto 3 dias antes da segunda etapa, e se não der para “andar” fica para a terceira, mas o Passatão vem de 2 litros na TS…

André Mello
André Mello
Reply to  Edu H@armel
12 anos atrás

Valeu Edu, aguardo não só o passatão mas também a TL do Michael.

Abs!

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  André Mello
12 anos atrás

André:
Já dirigi entidades e sei como é difícil por a turma trabalhando junto; via de regra, é um que outro operoso que se desgasta fazendo o barco andar e quando chega a hora do show, aparecem todos e justamente aqueles que menos colaboraram são quem mais critica e reclama. Aqui de Porto Alegre, não acompanho bem o que acontece no automobilismo paulista, mas vejo que é o mesmo problema daqui; pilotos e equipes desmotivados, público ausente (é um círculo vicioso: grid magro- corrida fraca-público se ausenta-patrocinadores se desinteressam-dirigentes desmotivados-grid emagrece), falta de verbas e a vontade de continuar com um esporte maravilhoso às vezes vacila. Não esmoreça, tente reunir o maior número de pilotos e preparadores agora que a coisa explodiu e faça disso um “choque de tesão”.

Dú
Reply to  André Mello
12 anos atrás

André, esperava mais do seu comentário. Afinal temos bom relacionamento e mesmo sendo “piloto de arquibancada” de frequentar Interlagos desde 1969, ter brincado muito nos anos 70 e 80, e estar querendo brincar agora em alguma categoria, nada me impede de em uma categoria “natimorta” me divertir.
Categorias são criadas e apresentadas a FASP. Ela quem doutrina, escolhe e encaixa na grade do evento. O Gildo pode falar por mim, quando após a missa de 7º Dia do Grande Luiz Pereira Bueno em 2011, o apresentei ao Élcio e conversamos.
Ainda vou trazer um comentário bem racional aqui, mas fica que o respeito em mídias sociais é essencial para o fortalecimento e equalização. Corrida se ganha NA PISTA e DENTRO DO REGULAMENTO.Tudo que é dito em mídias, e aos quatro ventos é insignificante. Satisfação se tira na educação e na pista.
Lembrem-se de uma coisa, o automobilismo Paulista existe, categorias existem. É cíclica a fase dos palpiteiros e pilotos de ocasião. Os que lá estão, durante décadas vivem disso e não ficarão ricos. Exemplo da sede da Fasp http://twitpic.com/8jgr4n
Muita calma nesta hora. afinal neste fim de semana, 12 carros da CC, 15 da CCC e 6 da tal TCMP. O tempo de treinos e grade de corridas não é calculado por relação voltas/tempo, ocupação do espaço, mas sim por despesas de resgate, previsão de acidentes ou óleo na pista, cujo produto colocado em Interlagos custa uma grana pois é importado com chancela da FIA, afinal a locação do espaço pelos dias já foi efetivada. O buraco é mais em baixo quando se fala de organizar corridas no espaço público.
Exemplo de uma etapa em 2010, quando o Roberto Seixas, administrador de Interlagos, colocou nos Trens de Metrô e CPTM mídia divulgando o evento.
Enfim, todos torcemos e lutamos para um melhor automobilismo, com respeito e educação, pois só assim o público comparece, e patrocinadores investem. Hoje o Público e patrocinadores só ficam observando de longe…
E já que a SPTuris aluga o espaço, ela que na pessoa do Sr. Octávio Guazzelli, o responsável por Interlagos estar fisicamente neste estado, sem banheiros limpos, lanchonetes e acomodações decentes, informações ao pequeno público que aparece, que crie vergonha e se manifeste, ou se esconda até quando do fechamento para reformas da Fórmula 1. Interlagos virou o Parque do Povo que havia na ponte da Cidade Jardim. Manda quem está lá, nós “coitados” damos o espetáculo e milhares de famílias, espectadores, consumidores em potencial nem imaginam que na Cidade de São Paulo existe essa praça pública.
FG, é isso.
abs.
Dú Cardim.

André Mello
André Mello
Reply to 
12 anos atrás

Dú, não entendi o que você quis dizer com o “esperava mais do seu comentario”, enfim, deixe-me tentar explicar, desta vez de forma mais rapida e objetiva.

No ano passado quando assumi a coordenação da categoria enviei mais de 30 e-mails com os mais variados assuntos e quase sempre fiquei falando com as paredes pois ninguém se manifestava.

Criticas todo mundo faz facilimente e sempre nos momentos mais “oportunos”, teorias e ideias mirabolantes então surgem aos montes, ouvi varias no ano passado, de transformar as corridas em eventos grandiosos, chamar os clubes de carros antigos, trazer barracas de produtos relacionados, barraca de cachorro quente e pipoca, convidar as familias e afins, isso e muito mais, ok, na teoria é muito facil, todo mundo tem suas ideias e principalmente suas criticas, agora tirar a bunda da cadeira pra realizar que é bom, NADA! Ai quando você resolve fazer alguma coisa, com a anunencia da maioria ainda tem que ouvir certas merdas, de gente que te elogia e por trás critica e fala mal.

Mas tudo bem, já sabia que teria que enfrentar esse tipo de coisa, apesar de tudo tenho um grupo de pelo menos 15 pilotos que estão ao meu lado e é isso que importa, vamos em frente, brigar pelos direitos da nossa categoria, chega de leva e trás e de conversinha mole, quem quiser andar no mesmo barco e entrar nessa briga vamos nessa, quem só procura defeitos e acha a grama do vizinho mais bonita que pule o muro e pare de encher o saco.

Dú
Reply to  André Mello
12 anos atrás

André, foi para:
“deixe-me tentar explicar, desta vez de forma mais rapida e objetiva.”
Bóra acertar a coisa. Quem não é, ou de maneira alguma está envolvido com as categorias, que cuide de seu gramado…

marcelo chamma
marcelo chamma
Reply to  André Mello
12 anos atrás

caro André

De fato, estou deixando a Classic.
Entretanto, o motivo felizmente não é financeiro.
Não me sinto mais em condições de competir, fiquei lento, excessivamente lento e com medo
Não tenho nenhuma vergonha de falar que minhas ultimas corridas foram ridiculas, andando sempre acima de 2:07, sabendo que tenho um canhão na mão
Vou vender meu puma porque não me sinto em condições de pilotá-lo com dignidade

Fiz uma prova de formula Vêe e gostei.
Mas andei em 2:20 enquanto os ponteiros andavam em 2:08
Ou seja, o automobilismo em pista para mim, terá que ser algo que passou
Seu trabalho, luta, dedicação é admiravel
Conte comigo a todo momento, se voce achar que posso de fato ajudá-lo
Mas não consigo mais fazer parte do grid
se entristeço ou decepciono alguns, imagine como é para mim, assumir que meu tempo passou

abraços

André Mello
André Mello
Reply to  marcelo chamma
12 anos atrás

Fala Marcelo!

Eu entendo seus motivos, conversamos a respeito inclusive nos ultimos meses, tentei te motivar porque sei que você tem braço e carro pra andar la na frente, como ja fez algumas vezes inclusive, mas quando a insegurança e o receio tomam conta da nossa cabeça com certeza é melhor parar, ou dar um tempo e quem sabe voltar depois, acho que você se sentiria mais seguro com um carro de turismo, enfim, mais um piloto que a Classic Cup perde, mais um do “nosso grupo”.

Um abraço!

Joel Teixeira
Joel Teixeira
Reply to  André Mello
12 anos atrás

Marcelo, enquanto vc não volta se sentir confortável dentro de um carro de corrida de verdade, venha conhecer o automobilismo virtual, com campeonatos on-line em simuladores de ótima qualidade, com transmissões das provas ao vivo. É claro que a adrenalina não é a mesma mas a vantagem é que o máximo que pode ocorrer em um acidente é vc cair da cadeira.

Milton Robson Veiga
12 anos atrás

Parece que em todos os setores o que impera é a busca desenfreada por dinheiro,, é só o dinheiro que as empresas tem como objetivo principal, o resto é secundário, o exagero é tanto que as vezes acabam por dar tiros no pé, mas se mesmo isso der algum dinheirinho ele atiram mesmo,, ra ra..
Tem até igreja com esse propósito, lucro, lucro e lucro..
Tem uma ideia que vi num dos cafés filosóficos da tv cultura, ,, falta Lucido no mundo, só 5% das pessoas são Lucidas,, e a definição de Lucido por Immanuel Levinas, “Lucido é aquele que considera o outro infinitamente importante para ele”
Abraços a todos.

Ramone
Ramone
12 anos atrás

Você é um bunda mole por deixar que isso ocorra. Tu tens poder pra fazer um patcha barulho FG, por favor, tome uma ATITUDE , tu és um cara que não tens rabo preso com ninguem, manda ver guri!

Ronaldo Topete
Ronaldo Topete
12 anos atrás

Só pra acrescentar… Muitos estão “descendo o pau ” na Classicos de Competição e EU CONCORDO!!!, mas pelo que ela é hj!!!!… No seu inicio a ideia era dos carros correrem com suas mecanicas praticamente ORIGINAIS!!! Qualquer criança sabe que uma DKW…um Gordini… um Passat 1.5 md…, um chevette 1.4,etc,etc,etc, nem com pó magico conseguiria virar em interlagos abaixo de 2’20… O que não confuguraria rallye…, Só que o que aconteceu??? Apareceram os APs…, Apareceram os carros que deveriam usar um motor e tem outro de outra marca e maior potencia… Apareceram os estrelas que querem andar na frente a qualquer custo…, Apareceram os DickVigaristas de regulamento… etc,etc,etc,… E a categoria se modificou… Tornando -se sim um rallye…Então se ela fosse mantida tal qual foi concebida não seria uma ameaça a nenhuma outra… E sim mais uma opção…
Por essas e por outras, que a maioria se engana ou é enganada, olhando um carro que pensa ser “como na epoca” e nem sonha que isso infelizmente ficou no passado…
Poucas pessoas estão REALMENTE disposta a trazer o passado de volta… a maioria quer só o glamour dessa época…

Eduardo Melo
Eduardo Melo
12 anos atrás

Flávio, qual a justificativa que eles apresentaram para o aumento da inscrição? Mostraram uma planilha de custos? Mostraram alguma prestação de contas? Mostraram pelo menos umas continhas matemáticas mal feitas em uma folha pautada de caderno?

Aliandro Miranda
12 anos atrás

Desculpe se minha pergunta parcer ingênua, mas estou olhando de fora.

Porque não correm fora da federação e enchem o grid de novo?

Edu H@armel
Reply to  Aliandro Miranda
12 anos atrás

Simples: aqui em SP só existe Interlagos (tem tb Piracicaba, mas a pista é pequena), ou seja, sem Interlagos não há corrida, vc tem que ter o dindo para alugar a pista, resgate, serviço medico, é o típico caso do “uma andorinha só não faz verão”.

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
12 anos atrás

Bom Dia Flávio,

Acho que acompanho o seu blog desde os primeiros posts…acho que foi o da notícia que a kombi usaria o motor do fox ou foi uma convocação pra celebrar o dia do fusca…sei lá só sei que tem muito tempo..
Acompanho não só pelo automobilismo, mas também pelo seu caráter, uma espécie de boechat do automobilismo, fala o que pensa doa a quem doer.
Através do seu blog cheguei á vários outros que continuo seguindo…uns perderam força, outros estão parados.
É muito triste ver o nosso automobilismo padecer… e eu que pensava que era só aqui no RJ, onde comecei a acompanhar as corridas desde meus 13 anos, já gostava muito…mas foi com essa idade que pisei pela primeira vez no autódromo, já esteriando na fórmula um. De la´pra cá não parei mais, chegando até a fazer parte do quadro da Faerj, atuando como bandeirinha voluntário nas corridas de auto cross em minha cidade, Duque de Caxias. Onde tínhamos um clube onde todos eram voluntários, o grid era cheio e tínhamos 03 categorias: gaiolas, chassis e baja… o público lotava o crossódromo, mas nosso sonho também acabou, não sei porque.
E agora eu vejo acontecer o mesmo com a classic, é uma pena. Espero que não aconteça o mesmo com a fórmula Vee, categoria romântica que conheci através do seu blog e acompanho vibrando com cada degrau que eles sobem. o meu grande sonho é alugar um carrinho desses e participar de uma etapa.

Fica aqui a minha torcida para que a classic ressucite, que voltem a acontecer os farneis e que seja formado um grupo maior de amigos-torcedores, como lá no início eu acompamhava aqui do RJ…cheio de vontade de estar aí e participar..

Boa Sorte meu amigo!

Danilo Troncoso
12 anos atrás

Olá pessoal…

Percebo pelo texto do Flavio e pelos comentários dos colegas que a indignação é geral.
Concordo com todos e venho por este comentário convidá-los a participar do programa Octanagem da Rádio Esporte Clube na terça-feira dia 28/02 ao vivo para debatermos esse e outros temas.
O programa sempre vai ao ar ao vivo pelo site da rádio. Há também como participar conosco das transmissões todas as terças a partir das 20h30 do Zero a Zero Sport Bar • Rua Continental, 280 Jardim do Mar • SBC • Tel:(11) 2355-8071.

Que estiver interessado, basta aparecer por lá e participar conosco.

Nosso e-mail é [email protected]

Forte abraço e vamos lutar pelo automobilismo nacional, sempre !

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  Danilo Troncoso
12 anos atrás

É perto de minha casa, e me disponho a ir, caso haja interesse.

Danilo Gaidarji
Rosito Gaidarji Motorsports

CLAUDIO
CLAUDIO
12 anos atrás

TA VENDO O QUE DA FLAVIO GOMES , FICAR AI TRETANDO COM OS CARAS DA CBA ?????

AGORA ELES FERRARAM TODOS OS PILOTOS POR SUA CULPA

E VOCE VEM AKI SE FAZER DE VITIMA , TENTANDO INVERTER A SITUACAO

OS PILOTOS FORAM PREJUDICADOS MAS A CULPA É TODA SUA.

Milton Robson Veiga
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Ah, esse merecia ter sido censurado.

Fabrizio Petecof
Fabrizio Petecof
12 anos atrás

FG,

Onde lê-se “automobilismo” ou “classic”, pode usar o mesmo texto com alguns ajustes de numeros, e substituir as palavras acima por “Kartismo”!!

O filme é o mesmo…

Fico pensando: não é possível que algo forte e eficiente não possa ser feito pra tirar esses caras! Tanta gente importante correndo de carro e de kart, e a gente fica na mão desses M….das! há anos!!!

Antônio
Antônio
12 anos atrás

E como vocês deixaram isso acontecer?

Feliciano
Feliciano
12 anos atrás

Se existe abuso, é porque existe quem o alimenta.

Luiz Gomes
Luiz Gomes
12 anos atrás

Eu corri por dois anos na Classic Cup, em 2009 e 2010. Chegamos a ter em 2009 alguns grids de 30 carros. Tentamos fazer algumas mudanças para 2010, simplificando as sub-categorias, tudo combinado e no primeiro briefing do ano o Sr. Carpinelli jogou tudo por água abaixo. Eu naquele dia não entendi nada.

A Classic começou a tomar um caminho de custos elevados, eu particularmente não gosto de ver tantos carros com motor AP, mas de qualquer forma ainda estaria correndo na Classic não fossem os custos de inscrição. Ficava puto de pagar acho que 800 paus em 2010, chegar lá e não ter onde ficar, onde comer com a familia, banheiros imundos, ter que pagar por separado pela pernoite no box, para o tiozonho que dorme lá para cuidar dos carros! quem não conhece não acredita, Interlagos, Estado de SP, você paga uma puta grana e não tem certeza se vai ter lugar nos boxes, não tem infra-estrutura nenhuma, e ainda paga para um coitado dormir lá e cuidar dos carros. Treinos, raros e caros.

Em 2011 não fiz nenhuma prova, motivo pessoal de grana pois resolvi dar uma mudança na vida, troquei de emprego e abri um negocio próprio, mas sempre sonhando em voltar. Na metade de 2011, quando sobrou uma graninha num mês, comprei uma mecânica de Omega 4 cil para colocar no Chevette e chegar mais perto dos AP.

Fiz minha primeira corrida depois de mais de um ano hoje, na TCMP, com meu motorzinho original Chevette e um carburador simples. Outros 5 alinharam formando um grid de 6. 4 VW, 1 Fiat e meu Chevy. Pagamos R$ 500,00 de inscrição (pelo retorno que nos dão ainda é caro, mas infelizmente não há opção).

Eu queria ver a Classic forte, mas também preocupada com o custo. Além da inscrição, os carros começaram a ficar caros e no meu entender o novo regulamento é ainda pior que do ano passado, pois dividiu mais ainda a categoria em sub-categorias. Também estive naquela pizzaria, também defendi juntar todas as categorias. Escutei de alguns da Classic que quem investiu no seu carro não vai investir de novo para andar mais devagar. Também escutei de alguns da CC que de jeito nenhum correriam conosco, pois eramos perigosos. Prevaleceu a estupidez geral.

Posso ser ingenuo, mas acho que o caminho desta categoria deveria ser motor 1.6 para todos, um carburador até 40mm, cabeçote 8V preparação livre, peso controlado, rodas aro 13, sem blocante, suspensão original com amortecedores e molas de competição. Junto com isso uma inscrição de valor decente e pronto, teríamos uma formula de sucesso.

Quanto à TCMP, pode não ser o ideal, mas hoje se aproxima mais de uma categoria que pode incluir mais participantes e parece que vai crescer. Não acho que a intenção tenha sido dividir, apesar de que concordo que dividiu. Acho que a intenção principal foi formar uma categoria com melhor relação custo beneficio, pelo menos isso é o que senti dos que estavam lá hoje. Não se pode culpar-los por isso.

Nós, que nos dizemos interessados e apaixonados pelo automobilismo, erramos e aquele encontro na Pizzaria perto da oficina do Finotti foi a grande chance perdida e a prova de nossa incompetência. Para completar o erro, federação e clubes são um zero à esquerda nesta equação. Eles precisavam ganhar com publico e publicidade, e não em cima de pilotos amadores que fazem tremendo esforço para estar lá. Como só pensam na grana das inscrições, permitem que absurdos como este, de termos 3 categorias de antigos. Quando a coisa não tem dono dá nisso,vira zona. O correto seria uma federação e/ou associação que tivesse culhões, montasse um regulamento único, simples e que cobrasse um valor adequado. Quem quer entra, quem não quer tchau. O problema é que isso é da trabalho, o mais fácil é deixar que as turminhas se organizem, formem seus campeonatinhos, paguem e pronto.

Só para terminar: hoje também ganhei meu trofeuzinho, bem feio por sinal. Pelo menos foi classificação geral, pois eramos somente seis. Para as próximas vai haver divisão de premiação por marcas, coisa que sou contra. Caso continue sendo o único Chevy, serei campeão garantido. Alfredo, vamos corrigir isso em quanto é tempo, todo mundo junto e controle de peso, essa é a fórmula.

Luiz.
Chevette 11
d’artagnan

André Mello
André Mello
Reply to  Luiz Gomes
12 anos atrás

Luiz, me desculpe, mas acho que você não leu direito os e-mails e muito menos o novo regulamento da Classic Cup.

O regulamento anterior tinham as seguintes divisões e sub-divisões;
Divisão 1A, 1B, 1C
Divisão 2A, 2B, 2C
Divisão 3A, 3B E 3C

Ou seja, 3 divisões, totalizando 9 sub divisões, sendo que varias não tinham um carro sequer.

No regulamento atual apenas separamos os carros de turismo(5 lugares) dos carros esportivos(2 lugares), totalizando apenas 4 divisões(sem sub divisões);

Gran Turismo Light e Super
Turismo Light e Super

No mais concordo com você com relação aos custos, a Classic Cup é a categoria matriz dessas todas de antigos e esta SE FODENDO pois tem uma concorrencia desleal com relação ao preço de inscrição da CCC, TCMP e até mesmo da Formula Vee e este é o proximo passo que vou tomar como coordenador da CC, brigar por uma equiparação nos preços das inscrições.

Sobre os custos de preparação e tudo mais, ai vai de cada um e do tipo de carro que você escolhe para competir, não acho que tenha fugido do controle como você fala, quando entrei na categoria a 5 anos era a mesma coisa, alguns carros com preparações absurdas(caso da puma do Malanga, do Gulla, etc..) , ai tinha o pelotão intermediario e os que andavam mais atrás, totalmente normal, como é hoje inclusive, estamos falando de carros de corrida e não de desfile de carros antigos, enfim, cada um tem uma maneira de pensar.

Vejam os grids da CC, CCC, temos 15, 20 carros em cada categoria, poderiamos ter um grid só de 40 carros, só existem dois grids por causa do preço de inscrição da CCC, com relação ainda a TCMP também acho que poderiam correr com nós da CC, porém com regulamentos distintos, mas também é o caso da inscrição mais barata, enfim, é por isso que vou brigar agora, para a Classic Cup ter uma equiparação de preços com as categorias concorrentes, ai sim poderemos brigar de maneira justa e neste caso que me desculpem as outras categorias mas sou muito mais a Classic Cup.

Luiz Gomes
Luiz Gomes
Reply to  André Mello
12 anos atrás

Fala André,

Você esta fazendo um excelente trabalho e o possível para manter a Classic, e eu espero que dê certo. Como disse, minha mecânica de Omega 4 cil esta guardada.

Eu achei, e continuo achando, que deveríamos correr todos, com 1.6 de limite e um controle rigoroso de peso para equiparar os carros. Mecânicas parecidas e pesos nivelados e estamos bem.

Sobre o regulamento, é claro que diminuiu a quantidade de sub-categorias quando comparado ao de 2009 e 2010, mas aumentou em comparação com o que votamos para 2010, foi aprovado e depois brilhantemente ignorado pela Fasp naquele briefing. Aquele regulamento era somente para três divisões por tamanho de motor.

De qualquer forma, são detalhes pequenos que acabam compondo o custo total para colocar o carro em cada prova, e a receita na Classic Cup acabou ficando cara. Eu sempre que tive oportunidade comentei neste sentido, espero que você não tenha entendido meu comentário mal, não foi eta a intenção. Os pontos que eu queria dar importância eram três:
– custo para correr, e neste ponto hoje a TCMP acabou sendo uma boa saída para quem tem esta preocupação,
– o fato de que o pessoal que criou outra categoria, no meu entender, não o fez por mal ou para dividir (se estiver enganado mais pra frente eu assumo o erro)
– e a inutilidade da federação e clubes, que ao final vão deixando a coisa de qualquer jeito, sem visão estratégica nenhuma, é um negocio de aluguel de pista e venda de carteirinhas de piloto.

O que precisamos mesmo é juntar tudo, eu particularmente ficaria feliz que fosse assim.

Abraço,

Luiz.

André Mello
André Mello
Reply to  Luiz Gomes
12 anos atrás

Luiz,

Nós da CC já fizemos o convite para juntarmos tudo, um grid só mas as categorias continuariam com seus regulamentos separados, o pessoal da CCC não quer, morrem de medo não sei do que, quando entrei na extinta Super Classic andava com meu chevette 1.4 que no começo virava 2:30 enquanto os ponteiros faziam 2:05, nunca houve perigo algum.

A criação da CCC foi um tiro no pé, eles correm com media de 15 no grid e nós da CC com o mesmo numero, poderiamos estar com mais de 30 carros em um unico grid.
A CCC só existe aliás por conta do preço mais atrativo da inscrição.

A TCMP que você participou agora pela primeira vez, porque não se juntar ao nosso grid e correr no regulamento de vocês?

Entendo que o preço da inscrição da CC esta espantando os pilotos por isso agora a minha briga vai ser para que a Fasp e Clubes façam uma equiparação em relação aos custos da CCC e TCMP pois no formato atual a concorrencia é no mínimo desleal.

Juntar tudo é a salvação para todas as categorias dos classicos, ai sim teremos poder pra brigar por melhores custos e condições, buscar apoios, patrocinios, etc..

Esta separação é burrice!

Abs!

Luiz Gomes
Luiz Gomes
Reply to  André Mello
12 anos atrás

Eu concordo, claro.
Abs,
Luiz.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
12 anos atrás

Flavio, a Classic era uma categoria incrível, tinha um potencial absurdo para se crescer, os carros tinham personalidade, DKW, Fiat, Puma, BMW, Fusca, a gente conhecia os carros, os pilotos, era muito bacana ver os carros saírem dos boxes, um Show de cores, e marcas, com gente do Brasil todo vindo para acompanhar as corridas, fazendo desenhos e caricaturas dos pilotos, fazendo “farnéis” e juntando um monte de gente… Foi legal para caramba, curti muito, mas muito mesmo.
Só para ter uma ideia, o Rodrigo Ruiz tinha tantas fotos para tirar que pediu para eu correr e tirar algumas do grid, enquanto isso ele correu no S para não perder a largada, me corrija ai Ruiz!
So sad so sad, sometimes I feel so sad!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Amigo Flavio,
É com muita tristeza que recebo este post.
Confesso que adoro ver a SP Antigos pois, além de ser gratuita, posso visitar os boxes e ver os carros, coisas que nunca veremos em outras categorias com a mesma facilidade, sem contar o charme dos carrinhos que são fantásticos (falo carrinhos no sentido de simplicidade).
Acredito Flavinho que o grande erro foi tratar uma coisa que era muito simples de fazer como uma coisa profissional. E acredito que a volta desta simplicidade que será a solução para a categoria não acabar.
Acho Flavinho que você, como um dos idealizadores da categoria, terá que achar um espaço na sua atribulada agenda e voltar a tomar decisões na categoria, como fazia em 2004.
Sabemos que “egos e vaidades” ocorrem em qualquer categoria, qualquer empresa etc. O interesse em ressussitar a categoria vai depender da vontade de todos, sem a colocação de interesses pessoais acima do interesse coletivo.
Torço de coração Flavinho que você consiga mudar o cenário atual, eu somente sou um simples admirador e torcedor mas, se pudesse fazer algo, coloco-me à disposição (meu e-mail você tem registrado aí).
Vi outros comentários de gente de bem e que provavelmente poderão ajudar também (posso citar meu xará Marcelo Chamma e o Sr. Águia) e faz-se necessário agir urgentemente. E tirar pessoas (por mais amigos que sejam) que não estão sendo eficientes.
Conte comigo e desejo sucessos, não vejo fracasso neste final…
Abraços,
Marcelo

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Flavinho, queria adicionar mais uma coisa – só haverá solução caso as pessoas coloquem o AMOR pela categoria acima de qualquer coisa, brigando com quem for necessário visando os interesses que você mencionou.
Se não houver uma mobilização séria e eficiente, mais dia e menos dia você colocará mais um post falando mal da FASP< CBA etc. e o Victor Martins abrirá mais uma capítulo da Várzea de Rodas…
Abraços,

Ed
Ed
12 anos atrás

Ahhh esqueci de um comentário mutio importante, cadê o público???????? Como o autodromo sobrevive sem publico ????? Desculpe, mas o automobilismo paulista está precisando de uma gestão que arregasse as mangas e trabalhe . . .

Nando Sato
Nando Sato
Reply to  Ed
12 anos atrás

Publico… É ruim ter publico no Campeonato Regional heinnn. Pode perceber que nem com grid cheio, na foto de 2007, o povo não vem. Não vem porque não sabe que existe vida no automobilismo depois da F1, Truck, Stock e GT Brasil! Isso infelizmente já é historico, se não houver chamada na Globo o publico não aparece em nenhum autodromo, há não ser em Tarumã e Guaporé!

Ed
Ed
12 anos atrás

Nesse país as coisas são difíceis de ir para frente por causa de pessoas que só pensam em tirar proveito da situação . . . até quanto durar . . . A Superclassic estava indo de vento em pôpa, organizado exclusivamente por pessoas competentes, apaixonadas pelo esporte, sem pensar em retôrno financeiro e é assim que as coisas vão para frente. Tem-se que juntar esforços, estimular as pessoas que extraem um tempo de suas vidas para se didicarem a determinado fim, e não ficar pensando em como tirar proveito de uma coisa que está se iniciando e dando certo. Infelizmente é um problema sério da cultura do nosso povo, de ganhar dinheiro fácil e se possível ficar rico rápido tb, sem raciocinar que agindo dessa forma, pode-se acabar com o negócio. É só lembrar do caso do Copersucar e da Gurgel. Já pensaram se essas emprêsas ainda existissem, como seriam elas atualmente? Provavelmente seriam grandes emprêsas porque eram gerenciadas por pessoas que amavam o que faziam e davam um duro danado para que as coisas aconteçam. Bem diferente das pessoas que ficam atrás de uma escrivaninha, só pensando em tirar proveito ($$$$$$) da situação. Lamentável a situação do automobilismo paulista. Será possível que só a Globo salva? Pelo amor de Deus, que falta de imaginação !

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Alem do que a grana anda curta para todo mundo… só sobra em Brasilia e no Jornal Nacional.

Sem grana não se faz automobilismo. Temos a saida… ou criamos uma ONG ou criamos a Bolsa Automobilismo.

Imperador

Marco Barral
Marco Barral
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Essa história que a grana sobra aqui em BSB é Balela,pois,se fosse assim eu estaria rico ………. antes de falares alguma coisa se intere 1º, já que o automobilismo aqui tá uma merda também ……..

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Aqui em Brasília tb está difiícil. O dinheiro que emana está voltando para a federação através dos “deputadodutos”. Por aqui nem automobilismo tem mais…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ronaldo
12 anos atrás

Deve ser tudo herança maldita do FHC… rs rs rs.

Obs.: Eu morei por quase dois meses em Brasilia… sei muito bem que os simples mortais que moram por lá também vivem as agruras de nosso dia-a-dia… já os imortais… rs rs rs… isso já é outra historia.

Obs1.: De vez em quando devemos ler os e-mails em “mode ironic on”… sofremos menos e damos mais risadas.

Abraços

Imperador

Hugo Leonardo
Hugo Leonardo
12 anos atrás

Estou aqui em sp pela Campus Party e até pensei em ir, dei uma olhada no calendário do autódromo e estava lá marcado, mas como você não avisou nada no blog, então achei que era engano ou tinham cancelado.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

É, eu fui lá hj e achei tudo muito estranho.
A única (infelizmente) corrida hj que vale a pena assistir é a copa de marcas e pilotos, tem bastante carro e várias “classes” correm juntas. Quem sabe eles não acabam separando o marcas também e fodendo com tudo.
Acho que a melhor resposta seria na próxima etapa TODOS os pilotos entrarem e dar apenas uma volta em fila indiana, como protesto.
Quem gosta e entende um pouco de automobilismo, mesmo que na arquibancada, vai entender.

LUIZ EVANDRO AGUIA
LUIZ EVANDRO AGUIA
12 anos atrás

Flaviinho ,Em 2004 nosso Campeonato Paulista de Autos Antigos foi maravilhoso,,foi nesse ano ,,onde tudo começou – em 2003,,a Historic Racing Car abriu as portas para os nossos antigos mostrarem ao publico o que aconteceu nos anos 60 no autodromo de Interlagos – Saudades das nossas reuniões com Luiz Finotti e filho Nenê , Wlademir e filho..e muitos outros aficcionados…abs do amigo “Águia” from Floripa ^^ apareça por aqui pra comermos aquele Robalo com camarões jumbo !

Niltão Amaral
12 anos atrás

Aqui no RS subimos o grid de 12 para o patamar de 30 carros este ano, liberando motor moderno de mesmo número de cilindros, válvulas etc, respeitando a mesma marca do carro. Além de divulgação forte da categoria.

Nossa inscrição é de R$ 350 a 400 e a FGA nos dá total apoio. Corremos em Tarumã, Velopark e Guaporé.

Aguardamos os comparsa paulistas para andar conosco.

Vejam o que foi a Copa Classic RS preliminar das 12 Horas de Tarumã 2011: http://www.youtube.com/watch?v=wdk5C2yr6y4

Jose Adauto
Jose Adauto
12 anos atrás

Você falou em remorso??? Esses caras sabem o que é isso? Mataram também a categoria que eu corria, a speed 1600. Eles só pensam em dinheiro. o cargo do Rubens Carpinelli é vitalício?Parei de correr há 8 anos. Sinto uma vontade louca de voltar, mas só de imaginar a podridão que é isso, a vontade passa rápido. Abs.

Edu H@armel
12 anos atrás

Sem se considerar o aspecto político da extinção da SUPERCLASSIC, o final de semana, exceto pelo Marcas e Pilotos, foi um fracasso no que diz respeito ao numero de carros na pista. Vejamos (na mesma corrida):
09 Classic Cup, 01 Copa Fusca, 02 Historicos V8
10 Stock Paulista
06 Spyder Race em duas subcateborias
Força livre: 11 carros em 6 subcategorias
Marcas e pilotos: 42 carros em 3 subcategorias
FVee: 14 carros
TCMP: 06 carros (5 em uma categoria)
Classicos de Competição (15 carros em 5 subcategorias)

Roberto Zullino
Roberto Zullino
Reply to  Edu H@armel
12 anos atrás

Bem, a Formula Vee das categorias de corrida e não de rallye é a primeira e a mais novinha, correu com 14 carros, 5 tiveram problemas nos treinos porque alguns se embanaram na carburação devido ao novo venturi, acontece pela impossibilidade de treinos livres como antigamente. No ano passado não conseguimos nem 5 minutos para testar os carros, foram para a pista direto dos cavaletes.
A Marcas teve 42 carros em 3 sub-categorias o que dá 14 de média também. Estamos empatados tecnicamente.
Na próxima, virão além dos 19 mais 5 ou 6 que estão sendo terminados ou remontados, esperamos um grid superior a 20 que está muito bom para categoria de formula onde se deve evitar ao máximo o contato. Já temos 38 kits vendidos e mais 12 sendo fabricados totalizando 50, mas como é o piloto que monta o carro cada um monta no seu ritmo e no seu fluxo de caixa.
Como a categoria é amadora quem tem 50 carros pode esperar no máximo 40 com muito otimismo, o grid médio de 2012 não chegará a 30, concorremos com a macarronada na sogra, dia dos namorados, dia das mães e outras efemérides, o que para monopostos é excelente, mais vira bagunça e no final se tem que fazer duas baterias de 25 com uma terceira com os melhores.

Joaquim Lopes
Reply to  Roberto Zullino
12 anos atrás

Onze meses atrás quando Roberto Zullino e eu demos o start da Formula Vee, fomos motivo de risadas e galhofa em Interlagos. Sete carros mambembes, jogando fumaça pelo escapamento – sairam dos cavaletes para a pista – começaram o que hoje é a Fórmula Vee. Menos de um ano depois, 14 corridas realizadas,inclusive um torneio em Piracicaba que inclusive pagou prêmios em dinheiro (3.000,00 para o primeiro, 2.000,00 para o segundo, 1.000,00 para o terceiro, apontem-me qual é a categoria do Campeonato Paulista que paga alguma coisa para seus pilotos?).

Cerca de 30 pilotos passaram até aqui pela categoria, que com exceção de um que veio da Classic (e somente para experimentar e pelo jeito gostou…) e outro que veio da Clássicos de Competição (na realidade nosso primeiro apoiador, Régis Cava) trouxemos gente nova para a pista. Interiorizamos a categoria, veio gente da Bahia e Brasilia correr conosco e tem mais querendo vir. Hoje são 38 chassi produzidos, 25 carros prontos e uma média de 15 carros no grid. Nada mal para uma categoria que nem fez seu primeiro aniversário.

Não inventamos nada, copiamos o que deu certo lá fora (a Formula Vee é disputada há 40 anos na Europa, EUa e Oceania), adaptamos ao que tínhamos disponivel e aí está. Se tivemos – Zullino e eu – algum mérito foi conseguir reunir em torno de uma idéia um grupo coeso, abnegado e batalhador que colocou a categoria em pé.

Ah, diziam os eternos incrédulos e críticos de plantão, jamais vão homologar a categoria, a FASP não deixa, só está interessada em taxas e carteirinhas. Não acreditamos e sentamos frente ao prof. Carpinelli e o montager, presidente do Conselho Técnico desortivo Paulistacom o projeto da categoria nas mãos e fizemos nossa exposição de motivos. Tivemos o maior apoio e a categoria e carro foram homologados em tempo redorde.

Arrá, disseram as vivandeiras e comadres, quero ver é com os clubes organizadores, vão lhes arrancar o couro as inscrições… novamente nos reunimos e tivemos a melhor das recepções, conseguindo o custo mais baixo de inscrição do automobilismo paulista, juntamente com a Clássicos e agora me parece a TCMP.

Qual o segredo de Tostines da Formula Vee ? Primeiro, atende um segmento (ou nicho) de mercado que estava a descoberto, a categoria monoposto de custo baixo. Tem gente que não gosta de carro antigo ou de Turismo que bate porta e parachoques. Outros pelo excelente custo-beneficio da Formula Vee, diversão garantida. E, o mais importante, a categoria é regida por uma empresa promotora detentora de todos os direitos (aí faz uma enorme diferença para associação, ligasde pilotos etc..), que cuida de todos os seus interesses, seja da confecção do regulamento, negociação com FASP e clubes e qualquer evento correlato á categoria.

Mais uma, o regulamento técnico da categoria é terrivelmente restrito, motores são praticamente originais. Chassis, rodas, pneus e escapamentos são identicos para todos e um jogo de pneus se faz uma temporada de 10 provas.

Cada categoria tem lá suas idiossincrasias e seus problemas, identificá-los é o primeiro passo para a solução.

Joaquim Lopes
Reply to  Joaquim Lopes
12 anos atrás

Ah, esqueci de listar mais um piloto: o baiano Raphael Soares que correu na Classic de Passat, salvo engano. Já ganhou duas, em 11 de fevereiro e ontem, a primeira do campeonato 2012.

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
Reply to  Joaquim Lopes
12 anos atrás

Parabéns Joaquim e Zullino, a idéia é essa , automobilismo simples e barato. Se começar a inventar, motor de kombi com injeção…suspensão de f-3 e etc… a categoria vai esvaziar com certeza. Gostaria muito de ver esses carrinhos andando aqui no rio de janeiro e melhor ..gostaria de ter uns trocados sobrando para poder alugar um. Seriam dois sonhos realizados ao mesmo tempo…pilotar um carro de corridas e pilotar no autodromo de jacarepaguá, antes da demolição.
Vida longa a categoria..

Abraços!

Joaquim Lopes
Reply to  MARCOS ANDRÉ RJ
12 anos atrás

Marcos André,

Estamos atentos para qualquer modificação no regulamento ou solicitação que venha a implicar em custo abusvio para a categroia. Do ano passado para cá liberamos venturis de carburadores de 22 mm para 24 mm e a pressão das molas traseiras que passou a ser livre, permanecendo o mesmo amortecedor. Modificações que não chegam a 300 reais par atualizar o carro, visando um melhor desempenho.Abs

Roberto Zullino
Roberto Zullino
Reply to  Joaquim Lopes
12 anos atrás

Sem falar que organizamos um Track Day na pista da Pirelli para mais de 130 pessoas, a Pirelli nos emprestou a pista não cobrando nada, a Barilla ofereceu o almoço e a Mobil patrocinou o evento. Colocamos 11 Formula Vees na pista para todos andarem.
Um dos Formula não era o Naja01 Formula Vee, era apenas o carro campeão de Formula Vee em 1967 de um rapaz desconhecido chamado Emerson Fittipaldi.
Além dos Formula Vee o Museu do Automobilismo Brasileiro do Paulo Trevisan, apoiador de primeira hora, trouxe duas Carreteras, umas dos Andreattas e outra do Orlando Menegaz e Ítalo Bertão, um Karman Ghia Porsche Dacon especialmente para o Ingo Hoffmann e um Formula Jr. DKW e o Fitti-Vê que é matéria de 8 páginas na Revista Fusca & Cia comparando-o com o Formula Vee Naja01 atual.
O chassis 001 do Naja01 Formula Vee Brazil já pertence ao acervo do Museu.
Nem montadora faz isso quando lança carro, a Formula Vee com a colaboração de seus pilotos colocou 10 Formula Vees para mais de 100 pessoas andarem, alguns pela primeira vez em um carro de corrida, além de jornalistas e pilotos como Newton Alves, campeão de Formula V, Ingo Hoffmann, Walter Han, Max Weiser, Bob Sharp, Jan Balder, Tony Bianco que dispensam apresentações.
Ainda mandamos fazer dois filmes para que nossos pilotos tenham material para mostrar para patrocinadores, não são filminhos amadores, tem qualidade de DVD. Esses filmes podem ser vistos com qualidade inferior no youtube nos links: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pFVj4uiHCdI e http://www.youtube.com/watch?v=Fpk8xBjfizA&feature=player_embedded
O programa Curva do S também cobriu o evento e pode ser visto no link: http://www.youtube.com/watch?v=OdqjMO7kjkY&feature=uploademail
Engraçado que uma categoria novinha faz dois campeonatos no seu primeiro ano de vida, começou sendo motivo de escárnio com todos em Interlagos dando risada, mas consegue pagar prêmios em dinheiro, emprestar carros de corrida para jornalistas testarem e sensibilizar empresas como a Pirelli, Rima que fabrica os blocos de motor, Barilla e Mobil na obtenção de apoio.

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
Reply to  Roberto Zullino
12 anos atrás

As grandes empresas apoiam porque sabem que não há picaretagem por trás da categoria.

Mais uma vez parabens!

André Mello
André Mello
Reply to  Roberto Zullino
12 anos atrás

Realmente, o pessoal da Fvee esta de parabéns, disparada a categoria que mais cresceu e o preço da inscrição é muito atrativo, tem praticamente o mesmo tempo de pista da Classic Cup e pagam 50% a menos do que nós na inscrição, vou pleitear junto a Fasp uma equiparação pois o preço da inscrição da Classic Cup é um absurdo!

Abs,

André Mello

Pablo Rocha
Pablo Rocha
12 anos atrás

Confederações, Sindicatos e similares só servem para uma coisa nesse País, fazer de pessoas sem nenhuma qualidade e competência em milionários, temos vários exemplos neste nosso Brasil de pessoas que diante destas organizações, o fazem tão somente para seu benefício próprio, e pior ainda quando há dinheiro e muito dinheiro público em jogo, o interesse coletivo é jogado para escanteio. Porque diabos não há a possibilidade de nos tornarmos independentes de associações e congêneres? para quê haver sindicatos e confederações em tempos atuais? que se “privatize” e se tornem independentes, viva a livre iniciativa !!!

Michelle
Michelle
12 anos atrás

Vamos fazer uma vaquinha para vc colocar um motor mais potente no 69. Me diverti, mas ainda quero ir em uma corrida com mto mais carros!

Helio
Helio
12 anos atrás

A cagada não termina, a inscrição do Light de Kart custou RS 800 para andar em 1.150 metros e 2 corridas de 20 voltas

Roberto Zullino
Roberto Zullino
12 anos atrás

Não entendi direito o que a Formula Vee tem a ver com a Classic. Nenhum piloto da Classic correu de Formula Vee, a menos do Marcelo Chamma na penúltima. Nunca fomos procurados por nenhum piloto de nenhuma das categorias citadas, sequer para experimentar um Formula Vee.
O único que comprou foi o Regis Cava que é da CCC e comprou por motivos sentimentais, ele foi um dos que ajudou no desenvolvimento do carro e apenas montou uma para ver como é, fez duas corridas, matou a vontade, vendeu o carro e continua correndo de Puma contente da vida.
A maioria dos pilotos da Formula Vee nunca tinham andado em um carro de corrida, andavam de indoor ou gaiolas e compraram os carros pela internet. A Formula Vee não tirou, portanto, pilotos de nenhuma categoria. Muito ao contrário, trouxe gente nova para as corridas.
Se a Formula Vee tem alguma culpa é porque é um produto imbatível em termos de Custo/Benefício, um carro em ordem de marcha custa entre R$ 25 a 30 mil e tem custo de corrida irrisório. Até o Bloco do Motor é dado, quebrou recebe outro novinho da Rima, mas nunca tivemos uma quebra de carcaça em um ano de corridas, o VW 1600 a ar não tem preparação a menos da taxa. Virou em 2:07 em 2011 com venturis de 22 mm, agora com 24 mm esse tempo diminuirá.
No quesito desempenho, como o explicado acima, poucos carros da Classic a igualam, mas tem um custo muito maior. Mesmo assim, não acredito que pilotos da Classic se interessem pela Formula Vee, são tribos diferentes.
A Formula Vee tira pilotos do Kart indoor que percebem que podem gastar menos. Kartistas em ascenção não se interessaram ainda pela Formula Vee, alguns participaram apenas para aprender a trocar marcha e pegar golpe de vista antes de testes da F3.
Fora que muitos pilotos diletantes não se interessam por correr com carros de rodas abertas. Na corrida de ontem, dia 11 de fevereiro, quem veio correr alugando um carro e deu um show na chuva foi o Darcio dos Santos que é veterano piloto de formulas e dono de uma equipe de F3, chegou em segundo na chuva assustando a todos que sequer o conheciam ou sua história. De novo, pode-se dizer que a Formula Vee está trazendo de volta pilotos que estavam afastados há anos.
Eu fui campeão da Classic Light em 2003 com meu 550spyder, girava em 2:06 na doidera e 2:09 em ritmo normal, mas hoje esse meu carro teria que receber um investimento enorme do contrário disputa a rabeira, fora o custo por corrida. Acho que a raíz está no gasto para se fazer um carro da Classic e no custo por corrida, o apelido da mesma é Formula AP, a maioria corre com motores AP, o que aumenta a complexidade da construção e o custo.
Pessoalmente, sempre fui contra grid múltiplo, para mim ganha a corrida quem chega na frente, sem esse negócio de categoria que precisa pensar. No entanto, concordo que pode ser uma solução temporária para se repensarem as coisas.
Não me preocupo muito com a Classic, já decaiu, foi repaginada várias vezes e continuará para sempre por uma única razão, é corrida e não rallye.
A razão está sempre nos custos, mas isso se resolve com um regulamento mais adequado. Está passando por uns percalços que costumam ocorrer na Classic de tempos em tempos, vai viver muitos anos.

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  Roberto Zullino
12 anos atrás

Zullino:
Pelo que entendi, a única categoria com número razoável (e crescendo !) de carros foi a FVee, que tem regulamento estável, público alvo determinado, estrutura administrativa séria e custo dentro da realidade brasileira – se temporada de kart aqui custa mais caro que fórmula na europa, algo está errado- só mostra a importância da organização séria, pensando NA categoria. Parabéns, continuem nesse caminho, o automobilismo brasileiro só tem a ganhar.

Adriano Lubisco
Adriano Lubisco
Reply to  Roberto Zullino
12 anos atrás

E o Rafael Soares?

André Mello
André Mello
Reply to  Roberto Zullino
12 anos atrás

Zullino,

A Formula Vee tem o custo relativamente baixo como você mesmo disse e o preço da inscrição 50% a menos do que a Classic Cup isso com praticamente o mesmo tempo de pista que a Classic Cup, ou seja, treinam na sexta(1 hora), classificaçao de 25 minutos e corrida de 30 minutos.

A Classic Cup tem o mesmo preço de inscriçao de categorias como Força Livre, Marcas e Pilotos e Stock Paulista, um disparate total se compararmos o investimento.

A minha batalha agora será no sentido de tentar equiparar o preço da nossa inscrição com relação a CCC, TCMP e Fvee, se continuar deste jeito nossos pilotos vão cada vez mais olhar para a grama do vizinho pois como eu disse a concorrencia é desleal no formato atual.

Roberto Zullino
Roberto Zullino
Reply to  André Mello
12 anos atrás

André, não nos metemos em políticas de preço de ninguém, mas já que você falou vou dar minha opinião isenta. A inscrição pode ser um dos fatores, mas sequer é o mais importante, não estamos falando de pessoas que vivem de Bolsa Família, um avião nunca cai por um motivo apenas.
Não me preocuparia em nada se fosse da Classic, ela sempre irá existir, esvazia de tempos em tempos quando os custos de preparação sobem, se repagina e volta com força e com outro nome.
Isso tem acontecido desde o final dos anos 90 quando o Alfa Romeo Clube reorganizou a Classic, antes ela já existia, mas tinha virado uma Força Livre com V8s e Porsches 911/914, Alpine. Criaram duas categorias, a Classic e a Classic Light, a primeira com a única restrição de 4 cilindros para tirar os Porsches e V8s e a Light para fazer grid e servir de escada para as Alfas, Assim elas batiam na gente e ficava tudo ótimo. A Light usava pneus de rua e carburador 40. Correu tudo bem durante uns dois anos e apareceram as Alfas com motores Novamotor e o Scirocco que acabou dando nelas. Muitas Alfas que corriam de slicks começaram a desanimar e a Light com Pumas e Spyders foi chegando nelas. Resultado? Acabou em 2003, o Alfa Romeo Clube se desinteressou e a categoria foi reorganizada em 2004 com novo vigor e vem vindo até os dias de hoje com bastante sucesso, mas com altos e baixos. Vamos entender, os altos e baixos sempre estão ligados ao regulamento, mas todo mundo guarda os carros e basta mudar o regulamento que o grid enche de novo. Eu mesmo ainda tenho o 550Spyder que corri na Classic Light e voltaria se o regulamento permitisse injeção, afinal, não posso correr de Formula Vee.
Não voltaria para a CCC porque acho desinteressante ficar controlando tempo, veja que nem todo mundo pensa igual, deve ter um monte que pensa como eu e embora tenha carro não vai para a CCC. Não é a CCC que esvazia grid, pode colaborar aqui e ali, mas são coisas diferentes.
Não me entenda mal, não estou pedindo que permitam injeção, só estou dando exemplo. Muita gente está nessa também. Acho que você deve ter pulso firme e fazer um regulamento rígido que atraia os carros que estão fora porque os donos não quiseram investir. Esse balanço é uma arte, pois tem os que investiram e não vão querer voltar a andar mais lentos. Nessa hora não tem jeito, tem que quebrar o pau mesmo e você tem que se cercar de apoio. Como você acha que foi a expulsão dos V8s e dos Porsches? Não deve ter sido pacífica, o Alfa Romeo Clube bateu o pé e mandou-os embora, mas foi apoiado pela maioria, inclusive eu e outros da Light que se queixaram do comportamento dos V8 que davam umas abusadas, ficou fácil enviá-los para a Força Livre onde acabaram sumindo. Os Porsches sairam naturalmente, foram fazer outra coisa, nem falaram nada.
A Classic tem vida própria, ninguém rouba nada dela, sai um ou dois para outras, mas a maioria abandona quando interessa, voltam da mesma maneira, basta o regulamento mudar. A Classic tem um ponto imbatível, é corrida “pura” de carro antigo, vai existir sempre.
Uma outra coisa deve ser dita. Quando voltei a correr em 2000 Interlagos não tinha público, mas os boxes eram cheios, era carro e categoria para tudo quanto é lado. Nos boxes onde minha equipe ficava tinham 3 Omegas, o meu Spyder, as 3 Alfa Novamotor e mais um Formula São Paulo, era uma zona, mas era divertido, saia cada uma que às vezes os boxes eram melhores que a corrida. Hoje sobra espaço, tem até box vazio. O automobilismo diminuiu e muito, as pessoas tem outras opções e compromissos, mas evidentemente que os custos de preparação devem ter muita culpa nisso.
Acho que você pode brigar por preço de inscrição, mas o foco tem que ser outro, o regulamento, esse sempre foi a chave do sucesso.

André Mello
André Mello
Reply to  Roberto Zullino
12 anos atrás

Zullino,

Obrigado pela resposta.

Estou a frente da coordenação da categoria a 1 ano, mexemos recentemente no regulamento, somente na readequação das divisões, separando carros de turismo dos esportivos, somente isso já gerou uma choradeira, um chilique inexplicavel de algumas pessoas.

No meu caso fui eleito representante dos pilotos, de fato os que realmente mandam na categoria pois são os que pagam e sustentam tudo que envolve a Classic Cup, porém quando aceitei ser o representante deixei claro que não decidiria nada sozinho, sempre faria as coisas com a anunencia da maioria, foi o que aconteceu agora com a aprovação do novo regulamento, portanto diferente da sua categoria eu não tenho como mudar as coisas obrigando os outros aceitarem, acho que a receita de sucesso é exatamente o contrario, como na Vee, a categoria tem que ter um dono, é assim que funciona.

Enfim, mesmo com as brigas e conflitos vamos continuar na luta, o que esta pegando atualmente é o preço da inscrição, todos estão reclamando, ainda mais agora que temos concorrencia, por isso vou tentar condições melhores junto a Fasp e clubes, vamos ver o resultado depois.

Um abraço,

André Mello.

ags
ags
12 anos atrás

FG……………..Meu…eu acho que esse presidente da FASP;;;(nem sei se é assim o titulo)…mas ..acho que esse panacão..fez curso com o ALI REGINALDO BABA BUFAIÇAL..
Só pode… sabemos como o Ali Baba Bufaiçal deixou a FAUGO sem rodas e sem estepe.. arrumou a vida dele mesmo e do apadrinhado Ney Lins….é..fy..esse pais avacalhado é assim..quem rouba tem meritos…..assim..olha.. SE roubar…não diga a ninguem…kk
triste fim de uma historia real..meua caro amgio FG……..

gildo34
gildo34
12 anos atrás

Oi Flavinho, cagaram e cagamos tudo mesmo.Ficou sem coesão, dividiu…

Saí da Classic e vendi meu Zé34 …felizmente para meu grande amigo e professor Nene Finotti. Ficou na LF, nossa casa/garagem/box para nossa aventura de Interlagos.
Motivo: a maldita equação CustoxBeneficio que levou a falta de grid e emoção.

Defendi a junção das categorias -CC,CCC,Mavecos,Opalas, Alfas Classic,… em uma pizzaria, numa bem organizada reunião coordenada pelo chefe AndreCheveteVermelho. Para mim, a ideia era reviver o eterno grid das Mil Milhas de 1966- minha primeira visita ao autodromo, eu com 13 anos, junto com meu pai…, acho que com isto teriamos tesao, alguma midia (pouca,mas tivemos!) e um bom coletivo de dubles de pilotos, como voce diz…

Resta agora dentro de mim um filme de lembranças onde voce é presente especialmente nas corridas de chuva com largadas fortíssimas e miolos bem traçados… foi legal.

Dorvante participarei dos rallies do Jan Balder com meus outros carrinhos mais comportados
Abraço a voce e amigos que sempre estiveram no seu blog! Nos vemos lá!
Gildo34

#63
#63
12 anos atrás

Flavio, obrigado, por vc repensar acerca do meu pedido que te fiz no box, sua crônica esta perfeita e diz do sentimento de todos nós da CLASSIC CUP… vamos lutar e trazer de volta carros parados nas oficinas e garagens DESISTIR JAMAIS .. # 63 RENATO FAERMANN

Tigrão
Tigrão
12 anos atrás

A Federação e clubes só existem porque os pilotos aceitam a extorsão !
Boicote !

Francis Henrique Trennepohl
12 anos atrás

L A M E N T Á V E L ! ! !
Acho que a melhor (e talvez a única) solução seja agrupar os campeonatos e separar as divisões para pontuação e premiação.
Falando como expectador, prefiro ver 1 campeonato com 30 carros do que 3 com 10 carros cada.
Falando como piloto, prefiro correr com mais 29 carros na pista do que com outros 9, ou no caso aí, contra 1 ou 2.
O tesão é correr, matar a vontade de acelerar, e não “garantir o troféu” (que vale quase nada – ou nada -, financeiramente falando) porque tem apenas 2 ou 3 pilotos.
Aqui em SC a TCC está em franca evolução e estamos indo para o nosso terceiro ano, com um grupo de pilotos fortes e unidos, e um campeonato que vem arrancando sorrisos e lágrimas do público.
Para a etapa inaugural de 2012 já temos 21 carros confirmados e existe a possibilidade de mais uns 5 ou 6 aparecer, e pra corrida na terra isso é um grid excelente. E vale lembrar que essa etapa será em São Bento do Sul, a “INDIANÁPOLIS” da terra, também conhecida como “São Bento do Show”.
Quem quiser prestigiar, será dias 3 e 4 de março.
Tomara que o pessoal aí consiga achar uma solução pra resolver isso.
Abraços empoeirados

piloto
piloto
12 anos atrás

Flavio, infelizmente essa e’ a realidade do que estao fazendo com o Automobilismo Brasileiro. Eu tenho tres carros na garagem de casa prontos para ir pra pista, mas infelizmente desde 2010 eu nao consigo correr. Em 2011, por duas vezes eu levei um deles ate’ Interlagos pois anunciaram que teriamos uma corrida de longa duracao, infelizmente nao aconteceu por falta de participantes, ou por custos altissimos…
Em 2012 eu vou correr so’ no Rio Grande do Sul, pois la’ o automobilismo amador e’ levado um pouco mais a serio.
Em 2012, nem treinar em Interlagos sera’ possivel, pois para 3horas de treino numa quinta-feira teremos que desembolsar 650 dinheiros… fica mais barato ir ate’ o Sul, fazer um treino e ainda tomar um bom vinho…
Adeus automobilismo paulistinha de m…..!!!

Lio Campos
Reply to  piloto
12 anos atrás

É isso que Eu ia pedir ao Flavio, divulgar aqui custos para correr na Categoria em Interlagos…preço da inscrição ja falou mas outras despesas e como os carros tem que ser …tenho certeza que muita gente vai entrar …Eu mesmo fiquei com vontade olhando a foto que o Flavio postou…vou comprar um chevete …ou Passatão …e passar por cima de todo mundo….rsrsrrsr só não sei que ano de carro pode correr ! ! ! qual preparação minima no carro ! ! ! qual prazo de inscrição ! ! ! Se puder divulgar isso tenho certeza que mais que dobra as inscrições..abs Lio

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  Lio Campos
12 anos atrás
tevez
tevez
12 anos atrás

Manda esse LADA pra reciclagem e prepara um AMI 8

Francisco Aldo Gomes
Francisco Aldo Gomes
12 anos atrás

Scanagem né?, tudo que é legal está acabando.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

É pouca vergonha!!!
Polícia Federal já tinha que estar investigando essa CBA a tempos. Aqui em B.H aconteceu a mesma coisa, as pessoas antigas do meio começaram a formar categorias de turismo, começou bem, com muitos carros. Aí advinha quem entrou para para querer melhorar o ” GRID” ? federação mineira. Sabe o que deu? acabou com tudo!!!!!!!!!!!!

Marcelo chamma
Marcelo chamma
12 anos atrás

Caro Flavio
Sem medo de falar , doa a quem doer

A Classic era fantastica.
Reunia carros e pilotos do automobilismo classico ou de garagem como muitos , inclusive eu mesmo classifico
Mas surgiu a ” brilhante” ideia de separar , criando- se a mais estapafurdia categoria de carros de corrida, aquela que não pode ” correr” a Classicos de Competição.
Sim , porque não é um rally, e não é uma corrida.Faltou somente acrescentar ao regulamento , passar no box e pagar pedagio para caracterizar seu espirito de gincana.
E no podium dar o frango da tombola!
Mas cresceu, apoiada pelos que em algum momento viram na Classic algo que teria poder
Ai, na rabeira, vem a tal de classicos dos anos 80.Passamos a viver no modelo casa noturna, com a cada qual a seu gosto, uns gostando dos anos 70, outros dos 80

A formula Vee tem outro publico e não competiria com a Classic se esta estivesse forte.
Na minha visão, seria um fantastico complemento, com ambas as categorias corendo no mesmo festival de carros de corrida para diversão de pilotos sem pretensões maiores.

Eu, estou deixando a Classic , meu Puma está a venda
Adoro a Classic, sou muito feliz dentro da pista e estando com voces meus companheiros de asfalto, de Londrina, de chopp no Genial, de fofocas e gozações
Mas deixo a Classic com o objetivo de ajudar a construir uma outra, a Formula Vee.
E se a estapafurdia categoria de carros de corrida que não podem correr, a chamada Classicos de Competição resolver voltar a se juntar com a Classic, com um unico regulamento, com um grid mais poderoso, estarei novamente dentro

Suporto muito, como falam, tenho enorme resiliencia ao desafio, mas tenho um defeito.
Não suporto gente burra!
É com dor no coração que deixo a Classic

Juliana
Juliana
12 anos atrás

Quem se importa?

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Juliana
12 anos atrás

Nós que gostamos de automobilismo nos importamos. Você se importa com o que? Vá defender aquilo que te importa. É cada maluco(a) que aparece.

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

As federações brincam com o patrimônio de investe no esporte , investem zero e tomam muito.
A coisa só vai melhorar quando existirem campeonatos paralelos sem envolvimento FPA e CBA
O destino dos esportes que dependem das federações e confederação nós sabemos onde terminam

claudio aun
claudio aun
Reply to  claudio aun
12 anos atrás

de quem investe

William Santos Cavalheiro
William Santos Cavalheiro
12 anos atrás

Uma Pizza pra quem me dizer o alinhamento partidário da Federação!