MENU

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 - 9:34F-1

VJM05

SÃO PAULO (dias longos rendem) – Em Silverstone, sem neve, a Force India (agora, oficialmente, Sahara Force India, mas esqueçam, ninguém vai falar Sahara) tirou do forno o VJM05. Vijay Mallya, desde que comprou a antiga Jordan, cede gentilmente suas iniciais para batizar a baratinha. A pintura ganhou uma nova leitura (adoro “releitura”), os pilotos são bons, o motor é ótimo e o degrau sobre o bico, elegantérrimo. Não tem o refinamento aerodinâmico de Ferrari e McLaren, o que pode ser até bom — porque haja túnel de vento para entender a função de cada aletinha milimétrica dos carros das equipes grandes.

Hoje, a Force India é a melhor das pequenas. Terminou o Mundial do ano passado em sexto, apenas quatro pontos atrás da Renault, atual Lotus preta da Genii dos infernos. Foi a equipe que mais cresceu na segunda metade da temporada e pode-se dizer que é simpática aos olhos de todo mundo porque Mallya não é um arrivista, muito pelo contrário. Dedica-se ao time, entende do riscado, investe em qualidade.

Que bons ventos levem os indianos em 2012.

42 comentários

  1. Junior disse:

    Mais alguém percebeu o patrocinío de uma empresa brasielira nas laterais? Aethra Sistemas Automotivos: http://www.aethra.com.br/
    Será que por uma caso fornecem alguma coisa para a Force India em troca de divulgação no carro?

    • Daniel Ramos disse:

      Junior provavelmente amigo,ela deve fornecer alguma matéria prima para a carenagem dos carros da Force India,ou ainda pode ser as suspensões.Amigo acredito que no site da equipe ou da F1 tenha as especificações técnicas,lá pode fornecer algumas respostas.

  2. Felipe Marcos disse:

    Os carros deste ano estão muito bonitos, sim.

  3. eufrasino disse:

    Que calombo e esses nos bicos? a sim sobre a cor temporada 2011 manda um abraço

  4. Eduardo-SC disse:

    A mais pura e evidente prova de que existe cópia e espionagem de projetos…como uma bizarrice de bico dessas pôde ter sido inventado assim ao mesmo tempo por tantas equipes?
    E os motores? Aumentaram a rotação do liquidificador para esta temporada?

  5. Andre LUIS disse:

    Que coisa Horrivel esses carros, FUDERAM com a imagem da F1…carros horriveis, os Carros da Indy sao bem mais agradaveis . TERRIVEL A FERRARI NEM SE FALA.

  6. Alex.(BH) disse:

    O que está acontecendo com a fórmula ? Os regulamentos ridiculos que mudam a cada ano cada vez mais se refletem nestas aberrações aerodinamicas que estão deixam os carros cada vez mais bisonhos que eu já vi. Sinceramente se nos últimos anos a formula 1 já vem se tornando sem graça pela pouca competitividade ela vai se tornar insuportavel com a feiura cada vez maior dos carros, e o belo sempre esteve presente nas linhas dos carros, isso está deixando de existir, sinceramente não sei se vou ter algum prazer para ver uma corrida cujos carros podem me dar calo na vista. Estão dando um tiro no próprio pé.

  7. Mauricio P. disse:

    agora entendí pq a mclaren diss que tinha um carro revolucionário prá este ano, afinal, pelo jeito só ela não vem com um carro Cruz-Credo dessas outras equipes até agora. É, tá meio estranha a F1 e tbm seus carros. Pelo jeito o mundo acaba mesmo em 2012.

  8. Antonius disse:

    Tomara que os Dalit afundem com essa joça aí!

    E tomaram que os vendedores de Santo Daime enlatado percam o monopólio este ano.

  9. José Baroni disse:

    É, pelo que vi, o meu filho de 8 anos poderia ser um grande projetista da F1…

  10. Luiz Rocha disse:

    O que ninguém parece ter notado é que tem patrocinador brazuca na jogada…

    AETHRA

  11. Bruno disse:

    alguém realmente sabe o que é aquele negócio sem pintura e com perfil de asa na ponta do bico?

    • Felipe Fugazi disse:

      “Provavelmente” sejam as câmeras que ficam no bico do carro, a FIA permite uma liberdade para que as equipes as coloquem da forma que quiserem, basta ver fotos dos carros do ano passado, alguns colocavam ao lado bico, outros abaixo entre o bico e a asa dianteira.
      Essa posição parece boa, para efeitos aerodinâmicos.

  12. Marcão disse:

    Quatro lançamentos e quatro desenhos de bico e carro diferentes!
    Esse dai parece que tá carregando alguma coisa na ponta do bico!
    A cada lançamento a coisa vai ficando pior!!!
    Pior é o que aparece na F-1 é copiado em outras categorias …
    Tá certo o Alonchorão, uma hora do dia tem que pilotar algo prazeiroso!
    Aí ele arruma a tal da “”Xexenia” bonecuda!

  13. A. Paiva disse:

    A Fórmula 1 deveria mudar de nome para “Fórmula Ornitorrinco”.

  14. Gláuber disse:

    Quando vão começar a usar o degrau para fazer propaganda? Tem um espaço que ficará bem visível e ninguém colocou nada neles ainda.

  15. Felipe Ismael Poli disse:

    Flávio, o tal mistério da McLaren sobre a coisa revolucionária, que seria bem visível e que todos os times iam reclamar é exatamente a ausência do degrau na McLaren. Eles deram um jeito de abaixar o bico da nova regra, sem deixar o ridículo degrau na frente. O problema está no chassis, que das outras equipes deve ser mais alto, próximo a suspensão dianteira. Fica o mistério, pois eu não intendo nada de aredinânica. Qual vai funcionar? Será que a McLaren logo abolirá seu lindo bico e fará o degrauzinho tão feio quanto fome na Africa?

  16. Cláudio F1 disse:

    Vamos falar sério, esta será a temporada de F1 mais feia da história, talvez isso seja de fato um prenúncio do final dos tempos!

  17. samucaSDMF disse:

    A combinação de cores da Force India são bacanas,agradáveis de se ver.Torço por uma grande temporada deles.

  18. Fernando M.A. disse:

    Esse carro tem um detalhe que não vi nos outros, abaixo da asa traseira tem uma pequena asa, será que é para substituir o difusor soprado e aproveitar melhor os gases naturais (e inevitáveis de um motor a combustão) do carro?

    Mas agora a ponta do bico do carro realmente ficou estranha, parece algo meio desproporcional com o restante da frente e ainda é elevado, me lembrou, mesmo pouco, os Marchs do inicio dos anos 70.

  19. Rafa disse:

    Acho a Force India muito simpática e séria…espero que tenham sucesso

  20. Alguém avisa os comedores de curry que tem uma andorinha presa no bico do carro. Tum dum tssssss.

  21. Renato Rolim disse:

    Bico Tubarão Martelo? Se pintar, fica igualzinho.

  22. vitão disse:

    a FIA organiza no final de novembro de cada ano um seminário em que os projetistas e professores de universidade apresentam projetos e idéias . Esse bico deve ter surgido em alguma apresentação.

    • vitão disse:

      ou como disse tio Ron certa vez, acusado de copiar idéias da Williams : ou copiamos ou as leis da física são iguais para todos ! ou seja, se alguém inventa algo que funciona ( como o tal duto de 2.010) , o príncípio vale pra todos.

  23. Carlão disse:

    A McLaren é a campeã antecipada por beleza de desenho…

  24. NIlton disse:

    O Proust tinha um nariz grande e torto e ganhou 04 títulos !!!

  25. Rossini disse:

    Podiam falar Sahara, eu e a minha 350 1997 gostaríamos muito.

  26. Leo disse:

    Que coisa horrível … esse nariz quebrado da FI ainda é mais abrupto que o da Catterham e Ferrari , ou pode ser a cor que dá essa impressão … mas como é feio !

  27. Georges disse:

    Quem copiará quem? A elegância da McLaren copia a feiúra, ou a feiúra adota a solução da McLaren? Vale lembrar que F1 é marketing….e marketing com esses carros feios pacas não dá….os carros estavam feios, e pioraram…..ninguém quer um poster ou papel de parede desses monstros em casa. A Indy foi esperta, fez carro novo, com design arrojado.

  28. Piloto de carrinho de supermercado disse:

    Outro carro horroroso, parece uma espátula de cortar bolo… Os carros desta temporada estão feios de queimar as retinas, de fazer criancinha chorar. Dos lançamentos até agora, só a McLaren foi mais conservadora, já pensou se anda mais que todos? Tomara, pois assim esse desenho não vinga…

  29. Os carros da F1 estão conseguindo ficar cada vez piores, de onde tiraram esse degrau?

  30. marcio disse:

    Flávio, ou tá todo mundo louco, ou a McLaren não vai andar nada este ano. Todo mundo tem esse bico escroto menos o Hamilton e o Button….

  31. Ernesto Longhi disse:

    Limpa-trilho.

  32. Paulinho Perca de Sousa disse:

    Vencerá o campeonato. Aguardem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>