W03
SÃO PAULO (dureza…) – Está na praça o novo carro da Mercedes, que já tinha vazado semana passada mas, agora, pôde ser visto em detalhes em Barcelona. Tem degrau no bico, um pouquinho diferente dos demais, e a meta é frequentar o pódio. A esta altura, está rodando em Barcelona. A equipe mesmo diz que nada tem de revolucionário, como muita gente especulou. Crescimento sustentável, devagar e sempre, até chegar a um patamar de competitividade decente.
Que não seja como a Toyota, no entanto, que tinha esse discursinho até fechar as portas.
Voltamos mais tarde para falar do primeiro dia de testes da semana. Que começou com Vettel na frente.
olha isso q legal
W-Duto: o possível segredo da Mercedes
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GJ9cFis55xM
Pelo que vem dizendo Keijo, o Keke, quanto à segunda vaga da ferrari ocupada pelo Massa, a preocupação com a longevidade da mercedes na F1 pode ter fundamento. Ross parece não ter feito muito esforço para o carro prateado vencer, até agora, pois se tivesse interessado que os prateados vencessem, eles já teriam vencido, com o selo Ross Brawn de qualidade, se a mercedes ainda não vence, significa que algo na equipe não tem agradado Brawn que por sua vez não faz grandes esforços para o time alemão estar no alto do podium, repetindo, até agora.
Não é apenas a genialidade de Ross Brawn como dirigente que faz um carro vencedor. Tá faltando um elemento na Mercedes, da época da Brawn, que agora já não está mais. Barrichello!
Gilmar, Barrichello não estava na Benetton, Ross Brawn estava.
segundo um velhinho dono de um time que tinha carros vermelhos: o carro mais bonito é o que ganha a corrida.
é esperar para ver.
na f 1 não tem trouxa, o mais bobo mata o pai e a mãe para entrar em baile de orfãos, se a tendência é essa por motivos de segurança, (o bico poderia atingir a cabeça de outro piloto em caso de uma batida em T, causando sérios danos ao mesmo), resa saber onde cada um levará vantagem com tal acessório.
Esse ano a F-Indy vai subir no “degrau” de popularidade deixado pela F-1.
E que tal o bico da wiliams em 90, tinha ou não tinha um degrau parecido com os carros desse ano?
http://www.flickr.com/photos/10983301@N06/2080225947/lightbox/
NADA A VER.
Amigo Flavio,
Torço para que a Mercedes acerte alguns pódios neste ano…
E que o Schummi consiga um deles, pois desde seu retorno foi só “lampejos” do campeão…
Mudando um pouco de assunto, mas seguindo em montadoras alemãs, surge a notícia que, talvez, a BMW queira comprar a SAAB. Será que ainda há salvação? Rezemos para os bávaros…
Outro carro com bico de pato. Pelo que tenho acompanhado até aqui, a McLaren não está tendo vantagens em função de sua frente diferenciada, pois tem andado com frequência atrás dos Force India. Lí na “Racing” que a frente dos McLaren não lhes trará vantagem alguma, porquê apesar da maior incidência de ar no conjunto frontal, os “bicos de pato” por sua vez, usufruem melhor do efeito “vortex”, que age na parte inferior do carro, criado nos Benneton de 1991. Esse efeito gera muito mais downforce do que o gerado pela carga de ar incidente sobre o “nariz” do carro, à não ser que a asa dianteira da McLaren seja fenomenal.
Há muitos dados a serem analisados e muitas áreas afetadas para escolher o desenho da frente, muito difícil termos alguma noção ainda. Afirmar que não trará vantagem NENHUMA seria um equívoco… TALVEZ não seja a melhor escolha, mas alguma área tem de ser beneficiada para terem feito essa opção.
de cara pela beleza, é o único carro bonito da F1 em 2012, gente que horriveis estes outros, talvez se salve a RBR, mas todos são realmente muito feios, pelo menos a Mclaren já ganhou um troféu em 2012, o carro mais bonito da F1, rs rs rs, agora pelo menos esperar pra ver se eles andam entre os 3 primeiros
Anderson,
Retificando: Não trará “muita” vantagem para a McLaren, porquê ela perde a ação dinâmica que entra por baixo em relação às outras. E a incidência de ar nessa parte do carro é muito melhor aproveitada, pode-se dobrar a velocidade do ar apenas colocando algumas aletas pra direciona-lo, como se você apertasse a ponta de um esguicho. Eu trabalhei com uns Fórmulas 03 da Dallara há alguns anos e apenas uma pequena “erguida” no bico daqueles carros, somados à umas pequenas “derivas” na frente do difusor e fizeram muita diferença. Por isso apareceram os “bico de tubarão” no início dos anos 90. Que aliás eu achava ridículos no começo também rsrsrs….
O carro da Mercedes parece mais eficiente do que do ano passado, mas quem vai aprontar é o Hulkenberg, deve ganhar um GP este ano.
vai vencer de force india???
Pole de Williams em Interlagos/2010 talvez tenha sido mais improvável do que poderia ser uma vitória da Force India agora…
Mas não é uma possibilidade tão absurda. Seria mais ou menos parecido com a vitória da Jordan em Spa/98 (absolutamente por acaso).
Achei essa Mercedes linda!!!
Aposto uma cerveja com qualquer expert de F1(e não tenho dúvidas), que o NOSSO QUERIDO Bruno Senna, ira bater as fortíssimas: Caterham, Marussia e HRT mostrando a todos os céticos o real potencial da renovada equipe Williams.
Eles podiam tirar esse verde-água do patrocinador e deixar todo prateado.
Aí iriam confundir com a Mc Laren.
Gomes, noto que W03 as barras da suspensão traseira estão lá no alto e com função aerodinâmica. Talvez o Ross Brawn tenha projetado barras resistentes ao calor e que consigam desviar o fluxo de ar dos escapamentos. E com a suspensão traseira elevada talvez sobre mais espaço na parte inferior traseira do carro para que haja u’maior fluxo de ar nos difusores.
Pos Driver Team Best Lap Diff Laps Status Last lap
1 S. Vettel Red Bull 1:23.265 – 79 in boxes 1:29.594
2 N. Hulkenberg Force India 1:23.440 +0.175 95 on track 1:30.366
3 L. Hamilton McLaren 1:23.590 +0.325 112 on track 1:29.425
4 D. Ricciardo Toro Rosso 1:23.618 +0.353 76 in boxes 1:30.510
5 F. Alonso Ferrari 1:24.100 +0.835 74 on track 1:26.776
6 M. Schumacher Mercedes 1:24.150 +0.885 51 in boxes 1:28.648
7 S. Perez Sauber 1:24.219 +0.954 65 on track 1:27.881
8 B. Senna Williams 1:25.711 +2.446 97 in boxes 1:27.486
9 H. Kovalainen Caterham 1:26.035 +2.770 30 on track 1:27.957
10 R. Grosjean Lotus 1:26.809 +3.544 7 in boxes 1:26.809
11 Ch. Pic Marussia 1:28.026 +4.761 121 in boxes 1:29.033
last update at 17:00:29 (local track time, GMT+1)
neste tipo de Treino FG vcs sabem o que rola em termos Setup e condições de combustivel e o que esle estão testando?
1 S. Vettel Red Bull 1:23.265 – 63 on track 1:33.620
2 N. Hulkenberg Force India 1:23.440 +0.175 81 in boxes 1:29.859
3 L. Hamilton McLaren 1:23.590 +0.325 97 on track 1:28.930
4 D. Ricciardo Toro Rosso 1:23.618 +0.353 76 in boxes 1:30.510
5 F. Alonso Ferrari 1:24.100 +0.835 62 in boxes 1:26.597
6 M. Schumacher Mercedes 1:24.150 +0.885 51 in boxes 1:28.648
7 S. Perez Sauber 1:24.219 +0.954 42 on track 1:32.626
8 B. Senna Williams 1:25.711 +2.446 94 on track 1:26.924
9 R. Grosjean Lotus 1:26.809 +3.544 7 in boxes 1:26.809
10 H. Kovalainen Caterham 1:27.537 +4.272 9 on track 1:27.754
11 Ch. Pic Marussia 1:29.248 +5.983 118 on track 1:32.715
outra bosta de bico alto…QUEM VAI ARRASAR VAI SER A MCLAREN, não dou 3 ou 4 corridas para todo mundo voltar ao bico anterior, e com isso A MCLAREN vai mostrar que está na frente.aguardem.
Pos Driver Team Best Lap Diff Laps Status Last lap
1 S. Vettel Red Bull 1:23.265 – 53 in boxes 1:23.576
2 N. Hulkenberg Force India 1:23.440 +0.175 69 on track 1:28.544
3 L. Hamilton McLaren 1:23.590 +0.325 83 on track 1:28.384
4 D. Ricciardo Toro Rosso 1:23.618 +0.353 73 on track 1:30.275
5 F. Alonso Ferrari 1:24.100 +0.835 54 in boxes 1:27.885
6 M. Schumacher Mercedes 1:24.150 +0.885 51 in boxes 1:28.648
7 S. Perez Sauber 1:24.219 +0.954 37 in boxes 1:26.637
8 B. Senna Williams 1:25.775 +2.510 81 on track 1:26.511
9 R. Grosjean Lotus 1:26.809 +3.544 7 in boxes 1:26.809
10 H. Kovalainen Caterham 1:27.537 +4.272 9 in boxes 1:27.754
11 Ch. Pic Marussia 1:29.248 +5.983 107 in boxes 1:31.588
Eles mudaram o bico desde a foto do shakedown. Na foto, o bico era igual ao da Ferrari… um bloco reto compacto. Este é diferente… parece com o da ToroRosso, com duas “asas” do lado e vazado no meio… mas o da ToroRosso é muito mais sutil. Enfim, parecem estar no caminho certo, e se isso acontecer esse ano eles brigam de verdade com Ferrari e McLarem pelo melhor do resto. Pode dar o troféu já pro Tião… e o construtores pra RedBull. A fatura já foi liguidada… é esperar 2013 agora.
Bonito. Mas o resto…
1 S. Vettel Red Bull 1:23.343 – 48 in boxes 1:35.399
2 N. Hulkenberg Force India 1:23.440 +0.097 65 on track 1:29.612
3 L. Hamilton McLaren 1:23.590 +0.247 74 on track 1:29.031
4 D. Ricciardo Toro Rosso 1:23.618 +0.275 66 in boxes 1:31.251
5 F. Alonso Ferrari 1:24.100 +0.757 50 on track 1:26.390
6 M. Schumacher Mercedes 1:24.150 +0.807 48 out lap 1:27.694
7 S. Perez Sauber 1:24.219 +0.876 37 in boxes 1:26.637
8 B. Senna Williams 1:26.188 +2.845 73 on track 1:27.099
9 R. Grosjean Lotus 1:26.809 +3.466 7 in boxes 1:26.809
10 H. Kovalainen Caterham 1:27.537 +4.194 9 in boxes 1:27.754
11 Ch. Pic Marussia 1:29.248 +5.905 92 on track 1:32.451
last update at 15:17:29 (local track time, GMT+1)
Será que não havera no grid pelo menos um carro que não seja pra pra la de feio ?
O legal é que pelo menos tem umas equipes colocando o número dos carros bem no degrau do bico… então pelo menos este ano vai da pra ver alguns números com destaque
Mclaren
ei FG, tem algum site que posso acompanhar ao vivo os tempos do treino em Barcelona? aha me parece que o Barrchleo assinou mesmo na INdy!!
Abraços
FG eu achei
http://totalf1.com/full_story/view/407637/Live_timing_for_Barcelona_test_Day_1/
Ab
boa descoberta.Valeu.
Mais do mesmo…
A Mercedes, felizmente, sob todos aspectos, não é a Toyota.