W03

SÃO PAULO (dureza…) – Está na praça o novo carro da Mercedes, que já tinha vazado semana passada mas, agora, pôde ser visto em detalhes em Barcelona. Tem degrau no bico, um pouquinho diferente dos demais, e a meta é frequentar o pódio. A esta altura, está rodando em Barcelona. A equipe mesmo diz que nada tem de revolucionário, como muita gente especulou. Crescimento sustentável, devagar e sempre, até chegar a um patamar de competitividade decente.

Que não seja como a Toyota, no entanto, que tinha esse discursinho até fechar as portas.

Voltamos mais tarde para falar do primeiro dia de testes da semana. Que começou com Vettel na frente.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
hendrix
hendrix
12 anos atrás

olha isso q legal

W-Duto: o possível segredo da Mercedes

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GJ9cFis55xM

Tarcísio
Tarcísio
12 anos atrás

Pelo que vem dizendo Keijo, o Keke, quanto à segunda vaga da ferrari ocupada pelo Massa, a preocupação com a longevidade da mercedes na F1 pode ter fundamento. Ross parece não ter feito muito esforço para o carro prateado vencer, até agora, pois se tivesse interessado que os prateados vencessem, eles já teriam vencido, com o selo Ross Brawn de qualidade, se a mercedes ainda não vence, significa que algo na equipe não tem agradado Brawn que por sua vez não faz grandes esforços para o time alemão estar no alto do podium, repetindo, até agora.

Gilmar
Gilmar
Reply to  Tarcísio
12 anos atrás

Não é apenas a genialidade de Ross Brawn como dirigente que faz um carro vencedor. Tá faltando um elemento na Mercedes, da época da Brawn, que agora já não está mais. Barrichello!

Tarcísio
Tarcísio
Reply to  Gilmar
12 anos atrás

Gilmar, Barrichello não estava na Benetton, Ross Brawn estava.

enko
enko
12 anos atrás

segundo um velhinho dono de um time que tinha carros vermelhos: o carro mais bonito é o que ganha a corrida.
é esperar para ver.
na f 1 não tem trouxa, o mais bobo mata o pai e a mãe para entrar em baile de orfãos, se a tendência é essa por motivos de segurança, (o bico poderia atingir a cabeça de outro piloto em caso de uma batida em T, causando sérios danos ao mesmo), resa saber onde cada um levará vantagem com tal acessório.

Regi´s Campos
Regi´s Campos
12 anos atrás

Esse ano a F-Indy vai subir no “degrau” de popularidade deixado pela F-1.

Marcelo Silva
Marcelo Silva
12 anos atrás

E que tal o bico da wiliams em 90, tinha ou não tinha um degrau parecido com os carros desse ano?

http://www.flickr.com/photos/10983301@N06/2080225947/lightbox/

charly
charly
Reply to  Marcelo Silva
12 anos atrás

NADA A VER.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Amigo Flavio,
Torço para que a Mercedes acerte alguns pódios neste ano…
E que o Schummi consiga um deles, pois desde seu retorno foi só “lampejos” do campeão…

Vitor
Vitor
12 anos atrás

Mudando um pouco de assunto, mas seguindo em montadoras alemãs, surge a notícia que, talvez, a BMW queira comprar a SAAB. Será que ainda há salvação? Rezemos para os bávaros…

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Outro carro com bico de pato. Pelo que tenho acompanhado até aqui, a McLaren não está tendo vantagens em função de sua frente diferenciada, pois tem andado com frequência atrás dos Force India. Lí na “Racing” que a frente dos McLaren não lhes trará vantagem alguma, porquê apesar da maior incidência de ar no conjunto frontal, os “bicos de pato” por sua vez, usufruem melhor do efeito “vortex”, que age na parte inferior do carro, criado nos Benneton de 1991. Esse efeito gera muito mais downforce do que o gerado pela carga de ar incidente sobre o “nariz” do carro, à não ser que a asa dianteira da McLaren seja fenomenal.

Anderson
Anderson
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Há muitos dados a serem analisados e muitas áreas afetadas para escolher o desenho da frente, muito difícil termos alguma noção ainda. Afirmar que não trará vantagem NENHUMA seria um equívoco… TALVEZ não seja a melhor escolha, mas alguma área tem de ser beneficiada para terem feito essa opção.

veber
veber
Reply to  Anderson
12 anos atrás

de cara pela beleza, é o único carro bonito da F1 em 2012, gente que horriveis estes outros, talvez se salve a RBR, mas todos são realmente muito feios, pelo menos a Mclaren já ganhou um troféu em 2012, o carro mais bonito da F1, rs rs rs, agora pelo menos esperar pra ver se eles andam entre os 3 primeiros

Marcelo
Marcelo
Reply to  Anderson
12 anos atrás

Anderson,

Retificando: Não trará “muita” vantagem para a McLaren, porquê ela perde a ação dinâmica que entra por baixo em relação às outras. E a incidência de ar nessa parte do carro é muito melhor aproveitada, pode-se dobrar a velocidade do ar apenas colocando algumas aletas pra direciona-lo, como se você apertasse a ponta de um esguicho. Eu trabalhei com uns Fórmulas 03 da Dallara há alguns anos e apenas uma pequena “erguida” no bico daqueles carros, somados à umas pequenas “derivas” na frente do difusor e fizeram muita diferença. Por isso apareceram os “bico de tubarão” no início dos anos 90. Que aliás eu achava ridículos no começo também rsrsrs….

Flavio Jonsson
Flavio Jonsson
12 anos atrás

O carro da Mercedes parece mais eficiente do que do ano passado, mas quem vai aprontar é o Hulkenberg, deve ganhar um GP este ano.

douglas mizerani
douglas mizerani
Reply to  Flavio Jonsson
12 anos atrás

vai vencer de force india???

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Flavio Jonsson
12 anos atrás

Pole de Williams em Interlagos/2010 talvez tenha sido mais improvável do que poderia ser uma vitória da Force India agora…
Mas não é uma possibilidade tão absurda. Seria mais ou menos parecido com a vitória da Jordan em Spa/98 (absolutamente por acaso).

Pacheco brasileiro patriota !!!
Pacheco brasileiro patriota !!!
12 anos atrás

Achei essa Mercedes linda!!!

Aposto uma cerveja com qualquer expert de F1(e não tenho dúvidas), que o NOSSO QUERIDO Bruno Senna, ira bater as fortíssimas: Caterham, Marussia e HRT mostrando a todos os céticos o real potencial da renovada equipe Williams.

Juca
Juca
12 anos atrás

Eles podiam tirar esse verde-água do patrocinador e deixar todo prateado.

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
Reply to  Juca
12 anos atrás

Aí iriam confundir com a Mc Laren.

Airton Silva
Airton Silva
12 anos atrás

Gomes, noto que W03 as barras da suspensão traseira estão lá no alto e com função aerodinâmica. Talvez o Ross Brawn tenha projetado barras resistentes ao calor e que consigam desviar o fluxo de ar dos escapamentos. E com a suspensão traseira elevada talvez sobre mais espaço na parte inferior traseira do carro para que haja u’maior fluxo de ar nos difusores.

Geraldo - Lagoa Santa MG
Geraldo - Lagoa Santa MG
12 anos atrás

Pos Driver Team Best Lap Diff Laps Status Last lap
1 S. Vettel Red Bull 1:23.265 – 79 in boxes 1:29.594
2 N. Hulkenberg Force India 1:23.440 +0.175 95 on track 1:30.366
3 L. Hamilton McLaren 1:23.590 +0.325 112 on track 1:29.425
4 D. Ricciardo Toro Rosso 1:23.618 +0.353 76 in boxes 1:30.510
5 F. Alonso Ferrari 1:24.100 +0.835 74 on track 1:26.776
6 M. Schumacher Mercedes 1:24.150 +0.885 51 in boxes 1:28.648
7 S. Perez Sauber 1:24.219 +0.954 65 on track 1:27.881
8 B. Senna Williams 1:25.711 +2.446 97 in boxes 1:27.486
9 H. Kovalainen Caterham 1:26.035 +2.770 30 on track 1:27.957
10 R. Grosjean Lotus 1:26.809 +3.544 7 in boxes 1:26.809
11 Ch. Pic Marussia 1:28.026 +4.761 121 in boxes 1:29.033

last update at 17:00:29 (local track time, GMT+1)

Geraldo - Lagoa Santa MG
Geraldo - Lagoa Santa MG
12 anos atrás

neste tipo de Treino FG vcs sabem o que rola em termos Setup e condições de combustivel e o que esle estão testando?

Geraldo - Lagoa Santa MG
Geraldo - Lagoa Santa MG
12 anos atrás

1 S. Vettel Red Bull 1:23.265 – 63 on track 1:33.620
2 N. Hulkenberg Force India 1:23.440 +0.175 81 in boxes 1:29.859
3 L. Hamilton McLaren 1:23.590 +0.325 97 on track 1:28.930
4 D. Ricciardo Toro Rosso 1:23.618 +0.353 76 in boxes 1:30.510
5 F. Alonso Ferrari 1:24.100 +0.835 62 in boxes 1:26.597
6 M. Schumacher Mercedes 1:24.150 +0.885 51 in boxes 1:28.648
7 S. Perez Sauber 1:24.219 +0.954 42 on track 1:32.626
8 B. Senna Williams 1:25.711 +2.446 94 on track 1:26.924
9 R. Grosjean Lotus 1:26.809 +3.544 7 in boxes 1:26.809
10 H. Kovalainen Caterham 1:27.537 +4.272 9 on track 1:27.754
11 Ch. Pic Marussia 1:29.248 +5.983 118 on track 1:32.715

Andreluis
Andreluis
12 anos atrás

outra bosta de bico alto…QUEM VAI ARRASAR VAI SER A MCLAREN, não dou 3 ou 4 corridas para todo mundo voltar ao bico anterior, e com isso A MCLAREN vai mostrar que está na frente.aguardem.

Geraldo - Lagoa Santa MG
Geraldo - Lagoa Santa MG
12 anos atrás

Pos Driver Team Best Lap Diff Laps Status Last lap
1 S. Vettel Red Bull 1:23.265 – 53 in boxes 1:23.576
2 N. Hulkenberg Force India 1:23.440 +0.175 69 on track 1:28.544
3 L. Hamilton McLaren 1:23.590 +0.325 83 on track 1:28.384
4 D. Ricciardo Toro Rosso 1:23.618 +0.353 73 on track 1:30.275
5 F. Alonso Ferrari 1:24.100 +0.835 54 in boxes 1:27.885
6 M. Schumacher Mercedes 1:24.150 +0.885 51 in boxes 1:28.648
7 S. Perez Sauber 1:24.219 +0.954 37 in boxes 1:26.637
8 B. Senna Williams 1:25.775 +2.510 81 on track 1:26.511
9 R. Grosjean Lotus 1:26.809 +3.544 7 in boxes 1:26.809
10 H. Kovalainen Caterham 1:27.537 +4.272 9 in boxes 1:27.754
11 Ch. Pic Marussia 1:29.248 +5.983 107 in boxes 1:31.588

Williams
Williams
12 anos atrás

Eles mudaram o bico desde a foto do shakedown. Na foto, o bico era igual ao da Ferrari… um bloco reto compacto. Este é diferente… parece com o da ToroRosso, com duas “asas” do lado e vazado no meio… mas o da ToroRosso é muito mais sutil. Enfim, parecem estar no caminho certo, e se isso acontecer esse ano eles brigam de verdade com Ferrari e McLarem pelo melhor do resto. Pode dar o troféu já pro Tião… e o construtores pra RedBull. A fatura já foi liguidada… é esperar 2013 agora.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
12 anos atrás

Bonito. Mas o resto…

Geraldo - Lagoa Santa MG
Geraldo - Lagoa Santa MG
12 anos atrás

1 S. Vettel Red Bull 1:23.343 – 48 in boxes 1:35.399
2 N. Hulkenberg Force India 1:23.440 +0.097 65 on track 1:29.612
3 L. Hamilton McLaren 1:23.590 +0.247 74 on track 1:29.031
4 D. Ricciardo Toro Rosso 1:23.618 +0.275 66 in boxes 1:31.251
5 F. Alonso Ferrari 1:24.100 +0.757 50 on track 1:26.390
6 M. Schumacher Mercedes 1:24.150 +0.807 48 out lap 1:27.694
7 S. Perez Sauber 1:24.219 +0.876 37 in boxes 1:26.637
8 B. Senna Williams 1:26.188 +2.845 73 on track 1:27.099
9 R. Grosjean Lotus 1:26.809 +3.466 7 in boxes 1:26.809
10 H. Kovalainen Caterham 1:27.537 +4.194 9 in boxes 1:27.754
11 Ch. Pic Marussia 1:29.248 +5.905 92 on track 1:32.451

last update at 15:17:29 (local track time, GMT+1)

luiz alberto
luiz alberto
12 anos atrás

Será que não havera no grid pelo menos um carro que não seja pra pra la de feio ?

Felipe Marcos
Felipe Marcos
Reply to  luiz alberto
12 anos atrás

O legal é que pelo menos tem umas equipes colocando o número dos carros bem no degrau do bico… então pelo menos este ano vai da pra ver alguns números com destaque

André Augusto
André Augusto
Reply to  luiz alberto
12 anos atrás

Mclaren

Geraldo - Lagoa Santa MG
Geraldo - Lagoa Santa MG
12 anos atrás

ei FG, tem algum site que posso acompanhar ao vivo os tempos do treino em Barcelona? aha me parece que o Barrchleo assinou mesmo na INdy!!
Abraços

Geraldo - Lagoa Santa MG
Geraldo - Lagoa Santa MG
Reply to  Geraldo - Lagoa Santa MG
12 anos atrás
Nelson
Nelson
Reply to  Geraldo - Lagoa Santa MG
12 anos atrás

boa descoberta.Valeu.

Marcel
Marcel
12 anos atrás

Mais do mesmo…

Rodrigo Wagner de Souza
Rodrigo Wagner de Souza
12 anos atrás

A Mercedes, felizmente, sob todos aspectos, não é a Toyota.