:-(

SÃO PAULO – Para quê palavras, não é mesmo? Vamos rir.

Ou chorar, chorar de rir.

Chico começou a fazer rir em 1947. A Segunda Guerra tinha terminado dois anos antes. É portanto, parte da vida de todos que estamos vivos. Todos. Mesmo os mais novos, que hoje dão risadas menos nobres e sutis com um humor que não é nem uma coisa, nem outra. Que é fácil, e por isso pobre e bobo, desnecessário e irrelevante.

Seus mais de 200 personagens moldaram a personalidade do Brasil, mais, até, do que reproduzi-la. Quando não nos víamos imediatamente em Chico City ou na Escolinha, descobríamos em pouco tempo que éramos nós, sim, ali. Num país que tem muitas caras, ele foi o único que conseguiu interpretar todas. Todos os macunaímas que somos.

Chico fumou, bebeu, cheirou, trepou, brigou, gritou, agonizou, voltou, criou. Criou o tempo todo com uma genialidade incomum. O Brasil, que todos achamos espetacular e genial, não produziu grandes gênios universais, não. Um ou outro, e Chico está nessa meia-dúzia. “Não posso consertar nada, mas tenho obrigação de denunciar tudo.” Fez isso a vida inteira, da maneira que mais irrita os medíocres: rindo deles.

Chico não foi herói, nem anti-herói. Nunca quis ser exemplo de nada, nunca veio a público com discursos panfletários para defender isso, ou aquilo. Passou a vida cuidando da felicidade dos outros, e pode haver uma existência mais essencial do que essa?

Quando olhamos para todos os Chicos que Chico foi, sentimo-nos todos Chicos. Todos fomos ou somos Salomé, Bozó, Bento Carneiro, Pantaleão, Alberto Roberto, Coalhada, Washington, Urubulino, Véio Zuza, Roberval Taylor, Professor Raimundo, Nazareno, Justo Veríssimo, Nicanor, Linguinha, Painho, e fomos também seus alunos na Escolinha, todos eles, todos somos um pouco de Chico, mas só ele foi capaz de ser todos nós.

Somos todos filhos de Francisco, e por isso estamos tristes hoje.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pa
Pa
12 anos atrás

Desnecessário dizer que o cara cheirou. O que você acharia se alguém chegar nos Gominhos e dizer que o pai deles cheirou drogas ilícitas?

bullittkowalski
bullittkowalski
12 anos atrás

DO Chico Anysio eu só gostava da Escolinha, e era um humor bem rasteiro, bobo e fácil, convenhamos. Esse é meu gosto, não sou intelectual até na hora de dar risada, fazer o quê….

ANDRE
ANDRE
12 anos atrás

Belo texto.

Joca
Joca
12 anos atrás

Bela homenagem, não morreu um brasileiro, mas sim mais de 200 no mesmo quarto de hospital.

mario aquino
mario aquino
12 anos atrás

Suponhamos que alguém aqui diga, não gostei de nenhum dos 200 personagens deste cabra, ainda resta a forma humana de sua liderança, acolhia todos os comediantes e atores que já haviam sido rejeitados pela mídia cruel em seus programas, especialmente na escolinha, homem de grande coração, inclusive na questão da Zélia, onde foi mais um pai do que um amante.

Alexandre Rodrigues Alves
Alexandre Rodrigues Alves
12 anos atrás

Parabens pelo texto Flávio! Realmente o Chico era alguém muito acima da média, e como um amigo lembrou, era alguém que dava chance a outros artistas na Escolinha do Prof. Raimundo, fará muita falta.

Elson Aquino
12 anos atrás

Pois é, e ele dizia que todo humorista era insubstituível. Acho, porem, que de insubstituíveis os cemitérios estão cheios, mas de gênios certamente não!
Bela homenagem ao gênio Chico Anisio.

Elson Aquino

G. B.
G. B.
12 anos atrás

Não aprecio muito o trabalho de Chico Anysio como humorista, mas sinceramente me surpreendi com os contos que ele produziu. Recomendo A Curva do Calombo. Maior contista brasileiro que ele, somente o Rubem Fonseca.

Ale Meza
Ale Meza
12 anos atrás

Bom texto! Crescemos vendo Chico City, Chico Anysio Show, Chico Total, Escolinha do Professor Raimundo…Ele é referência para várias gerações. Grande Chico Anysio!

Regi´s Campos
Regi´s Campos
12 anos atrás

Assisti o ótimo filme da Pixar, Up-Altas Aventuras, onde Chico dava voz ao protagonista da história. Chorei que nem criança ao final do filme por conta da situação de grande humorista e criador.

O céu cada vez ficando mais feliz!

Flávio Badra Jr.
Flávio Badra Jr.
12 anos atrás

Ótimo texto FG, uma bela homenagem…

Ron
Ron
12 anos atrás

Flavio disse tudo.
A essa hora lá em cima deve estar havendo um showzaço de arromba com direito a todos os personagens e mais alguma coisa. Eles lá, rindo, e nós aqui, chorando e lamentando.
Descanse em paz, amado mestre Chico.

Virgo silva
Virgo silva
12 anos atrás

E há mais uma coisa que merece um comentário: quase ninguém reparava, mas a escolinha do Professor Raimundo também servia para dar emprego a grandes comediantes do passado que por causa da idade foram sendo esquecidos, e não encontravam trabalho, alguns com problemas sérios até para sobreviver: Zezé Macedo, Walter e Ema D’Ávila, Costinha, Brandão Filho, o grande Rogério Cardoso, Grande Otelo (por pouco tempo), e tantos outros que teriam uma vida mais dura ainda, não fôra a lembrança de Chico Anysio. Grande artista e também um grande homem, com um grande coração, na acepção do termo. Ficamos mais pobres hoje… e mais tristes.

luiz Almeida
luiz Almeida
12 anos atrás

Quem nunca riu de seus tipos, não entende de sutileza e ironia. Ao contrário do humor de hoje, que é feito de palavrões bundas e desrepeito, o humor de chico carecia de inteligencia pra ser entendido. valeu mestre dos mestres.

luiz
luiz
12 anos atrás

Quem nunca riu dos seus tipos, não entende de ironia e sutileza. O humor de chico carecia de inteligencia ao contrário do hiumor de hoje que apela para palavroês , bundas e derespeito.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  luiz
12 anos atrás

Olha aí o famoso “caga regra”…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Fabiano Lacerda
12 anos atrás

Acho que o Luiz quis dizer uma coisa, mas saiu outra… rs… a correção tá mais acima…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

É muito triste perdeu um gênio como ele, um cara que faz toda a diferença. O Chico, Aziz Ab’saber… esse ano temos perdido uns caras fora de série.

Que descanse em paz…

Mauri
Mauri
12 anos atrás

A Rede Globo prestou um enorme desserviço ao povo brasileiro deixando na geladeira por anos o talento do Grande Chico Anísio,um funcionário tombado como um prédio antigo,como o próprio Chico reclamava:não dou ,não empresto,não cedo,não mando embora.E pago pra mantê-lo assim.Ainda bem que temos o You Tube que é pequeno para tantos personagens,tipos brasileiros,atualíssimo.Descanse em Paz Mestre!

leohora
leohora
12 anos atrás

Pedubó era o melhor…

Ainnem Agon
Ainnem Agon
12 anos atrás

RIP Chico Anysio

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Cresci vendo Chico na TV. E li alguns de seus livros, como “A Curva do Calombo”, e “Eh Mentira Terta?”. Era um excelente cronista, lado que poucos conheceram. Mas ultimamente nao estava gostando de suas posições, principalmente com um jeitão de querer sufocar os novos talentos do humor televisivo.

De qualquer forma era um gênio na sua arte. Inegavelmente. Devo muito de minhas risadas a ele.

E tinha o disco de Baiano e os Novos Caetanos…

Bruno
Bruno
12 anos atrás

Como o blog fala principalmente de carro e houve o falecimento do Chico, uma propaganda da Ford em que ele participou:http://www.youtube.com/watch?v=VBC2XDFnQTc

carlos lima
carlos lima
12 anos atrás

Merecida e justa homenagem, pois “todos somos um pouco de Chico, mas só ele foi capaz de ser todos nós”. Se foi o nosso alter ego, perdemos um pouco a alegria, que sua estrela brilhe, para sempre.

AS
AS
12 anos atrás

Descanse em paz Chico… descanse em paz Pantaleão, Pedro Bó, Coalhada, Prof. Raimundo e outros mais… E o blogueiro cada dia melhor, cada vez mais versátil… parabéns pelo texto.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Ele já vinha doente a algum tempo. Descansou. Foi um exemplo no tempo da “escolinha” em que bancou ( e brigou por eles com os “corta custos” da globo ) vários comediantes do tempo que havia humor no Brasil.

Carlos Tavares
12 anos atrás

Grande texto. Grande Chico. Chico era um artista completo. Quando pequeno, ouvia as suas músicas. Baiano e os Novos Caetanos. Lembro muito dele assim: http://www.youtube.com/watch?v=83XUt_qOdII

Danilo
Danilo
12 anos atrás

Foi-se um homem sábio.

Antonio Carlos
Antonio Carlos
12 anos atrás

Pena que a Globo que agora o enche de homenagens, praticamente o proibiu de produzir seu talento nos últimos anos. Que pena.

willian
willian
12 anos atrás

palmas!

Lucas Martin
Lucas Martin
12 anos atrás

Ecco

Maurício Freitas
Maurício Freitas
12 anos atrás

Duas das maiores contribuições de Chico Anísio em prol da consciência nacional:

Justo Veríssimo:

http://www.youtube.com/watch?v=yTol67aJ5_c

Tim Tones:

http://www.youtube.com/watch?v=UzyHJcgowgE&feature=related

Alex Melo
12 anos atrás

Parabéns Flávio. Lindo texto!

E a tristeza ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

André Almeida
André Almeida
12 anos atrás

“O futuro é hoje. Eu tô nele. O que vier, virá, porque tem que vir”. “Sou um guerreiro”,

Se eu choro por ele morto, é por que ri dele quando estava vivo. Um riso inocente, sem bundas nem baixaria. Assim como ele era: simples, mas inteligente.

Adeus Chico. E o mundo fica cada vez mais chato….

Maurício Freitas
Maurício Freitas
12 anos atrás

Sou da geração que cresceu asstindo ao Chico Anísio. Tenho 49 anos e creio que acompanhei a maior parte da carreira dele.

Quando eu estava no ginásio, quem fazia pergunta idiota era imediatamente apelidado de Pedro Bó. Quem contava mentira era o Pantaleão e qualquer político canalha (quase todos) ganhava a alcunha de Justo Veríssimo.

Era realmente um dos poucos geniais que existia no Brasil, principalmente porque não só atuava, como era o redator de tudo o que fazia. E muitas vezes fazia na hora, no estúdio mesmo, quando achava que o texto estava ruim. Refazia, passava para os demais atores, que ficavam loucos, mas ele fazia a gravação numa sentada só, porque tinha uma memória prodigiosa.

Assisti-o num show, creio que em 1979. Foi aplaudido de pé efusivamente, porque o público tinha adoração por ele.

Sem dúvida fará muita falta, porque parte de nossa história cultural.

Bento
Bento
12 anos atrás

Mais um gênio que se vai (enquanto tantas porcarias ficam!). Mas o Chico ainda detém um record inédito… é o único humorista que se casou com a própria piada!

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
12 anos atrás

Sempre gosto dos textos do Flávio, mesmo discordando as vezes do ponto de vista, mas esse matou a pau! putz…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Flávio, vou dar um 10 pelo seu post e um 20 para o Chicão!!
Gostava de todos os personagens dele. Cara era fantástico…

Glauber
Glauber
12 anos atrás

Sem dúvida um cara genial. Um humorista verdadeiro e não um bando de artistas metidos a engraçados que fazem porcarias hoje como ‘A grande família’ e tantos lixos que existem, ou então medíocres como a tal de Casé (não vou citar o primeiro nome) e tantas outras aberrações.

E como nota apenas um fato: mais um que morreu e não viu o time da marginal sem número ganhar uma Libertadores… rsrsrsrs..

Descanse em paz, Chico Anysio!

Nelson
Nelson
12 anos atrás

Valeu Flavio.Chico realmente era TOTAL!!!!!!!!

Tom SemFreio
Tom SemFreio
12 anos atrás

Falou e disse.

Darcio Michele
Darcio Michele
12 anos atrás

De 1974 a 1977, ginásio,Chico City as quintas-feiras na Globo, as nove horas, porquê naquela época os programas do horário nobre eram em horário nobre e não de madrugada.E no dia seguinte na escola o assunto eram sempre “eles”: Coalhada, Pantaleão, Seu Popó, Bozó e mais uma infinidade de personagens que permearam nossa adolescência e nos faziam rir muito, mas também nos moldava, nos alertava, nos ensinava e nos mostrava em que país viviamos.
Mais um gênio nos deixa. Pelo menos viveu bem, fez o que gostava, e muito bem, genialmente.
Como diria o locutor do Jornal do Lobo: “TECHAU”

Fernando Melo
Fernando Melo
12 anos atrás

Jogava muito.

Mavex
Mavex
12 anos atrás

Perde-se alguém que hj pode ser considerado genial, pela falta de herois na nossa cruel realidade atual, mas em seu tempo, onde ainda se valorizava a inteligencia e se descartava a mediocridade também era tido com genial. Quem viu jamais esquecerá, quem não viu que se apresse pra ver porque outro assim não creio que virá.
Só espero que a globo, que o deixou na geladeira por mais de 15 anos, não venha com a sua habitual hipocrisia, mostrar os diretores e demais paga pau chorando no pé de seu caixão. Demonstrem respeito pelo menos nesta hora.

Fábio Maurício
Fábio Maurício
12 anos atrás

De tão gozador pegou até a Zélia.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Fábio Maurício
12 anos atrás

Cara, você acaba de honrar o Chico. Eu, com um baita nó na garganta, soltei uma gargalhada ao ler isso… hahahahahah

Wagner Viscardi
Wagner Viscardi
Reply to  Fábio Maurício
12 anos atrás

Boa Fábião, ri demais agora!

Elmo
Elmo
Reply to  Fábio Maurício
12 anos atrás

Putz, matou a pau com essa frase!

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Fábio Maurício
12 anos atrás

Boa mestre!!!rsrs

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Fábio Maurício
12 anos atrás

E se arrependeu rápido……Foi o mais polêmico e conturbado dos casamentos do Chico.

Squa
Squa
Reply to  Fábio Maurício
12 anos atrás

Nasce um novo humorista

SergioCJr.
SergioCJr.
12 anos atrás

Normalmente sempre discordo do seu posicionamento, principalmente quando envolve política… mas tenho que te dar os parabéns por esse texto… Maravilhoso!!!

Fábio
Fábio
12 anos atrás

Lindas palavras.

Rossano
Rossano
12 anos atrás
Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Homem de uma genialidade tremenda. Assisto todos os sabados a reprise do Chico Total, e fico pensando, saudade dos meus tempos de criança onde a Tv era algo muito melhor!. Foi o gênio, mas deixou um material imenso que vale a pena ser assistido.

Mauricio MV.
Mauricio MV.
12 anos atrás

Que descanse em paz…

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Justa homenagem Flávio! Resumiu em grande parte, o que perdemos hoje….

Pablo Arruda
Pablo Arruda
12 anos atrás

Obrigado meu mestre! Obrigado por tudo! Fica com Deus chico! vc contribuiu com minha infância =/