AJUDA DOS UNIVERSITÁRIOS

SÃO PAULO (puxem pela memória) – O Roberto Seixas, da SPTuris, gosta de arrumar sarna pra se coçar. Ex-administrador do autódromo de Interlagos, o melhor dos últimos anos, diga-se, está agora revolvendo o passado do Anhembi para levantar um histórico de eventos no local que, hoje, recebe de desfile de escola de samba a F-Indy, de feira de sapatos a exposição de carros antigos.

Ele precisa de informações sobre essa corrida aí da foto, de 1992. A única referência que tem é que era de uma certa F-200 e fazia parte do campeonato paulista de kart. Quem souber de algo pingue aqui ou escreva direto para ele: [email protected]

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Eduardo Afornali
11 anos atrás

Olá Flávio e olá a todos os colegas que aqui estão. Bem, o assunto é chutar gato motor. mas, a gente sempre da um chutinho a mais se preciso, então, vamos lá:
Falam que a F-200 nasceu aqui, nasceu ali, mas na realidade, nasceu em Curitiba no ano de 1984. Pompeo Calicetti, dono do conceituado Restaurante Bologna, havia voltado da Itália e estava impressionado com o Superkart europeu, que dependendo da pista, colocava tempo nos F-1 da época. Resolveu então, aproveitar os chassi dos bimotores 250 que corriam em Sp, e que estavam sendo sucateados, já que não havia mais pilotos para correr nesta categoria. Foi adaptado um motor DT de 180cc ao lado esquerdo do kart, alavanca de câmbio, um pedal central e as carenagens, eram as do Superkart mesmo. Bem, deu no que deu. A F-180 como era conhecida, no primeiro ano já tinha um grid com 30 karts. No ano de 1985, 1986 e 1987 o que rodou aqui em Curitiba, era o F-180. Em fins de 1986, Adeodato Volpi trouxe um motor Agrale e um chassi ROMADAP feito especialmente para o F-180 e pediu para meu pai, Danilo Julio Afornali, desenvolver o futuro conhecido F-200 para ele. Meu pai desenvolveu o chassi, escapamento, motor, enfim, tudo para que o kart ficasse usual na época. Lembro bem, que o teste para o kart foi feito por Moronguinho (na época, piloto de cross) e por José Córdova, grande campeão do kart paranaense. O lançamento da nova categoria foi em 1987, no clube Mornegau. O kart já tinha o chassi “Lavrale” feito pela Mini com todo o desenvolvimento que meu pai colocou em cima, mas, como aqui em Curitiba nada vai, o lançamento foi um fiasco e somente foram vendidos 3 karts, todos para Tony Garcia. Bom, aqui a mendiguice na época, fez com que a maioria dos “pilotos econômicos” não melhorassem seus squipamentos, optaram por usar os agrale juntos aos Dt 180 e assim foi, sucatas correndo no meio de 3 carros novos. Em 1988, meu pai estava assistindo ao Esporte Espetacular no Domingo a noite, quando viu um gris de mais de 40 karts alinhados: Era o F200, que ele fez e criou aqui, junto com a equipe da Pódium promoções. Por fim, o restante desta história aqui, todos conhecem. Apenas finalziando, que o último campeonato paranaense de F-200 ocorreu em 1996, ano ao qual, eu fui o último campeão da categoria. Meu equipamento: Chassi Mini 1995, carenagem desenvolvida em túnel de vento e motor DT180 super retrabalhado. Resultado: 15 mil rpm’s de rotação máxima e velocidade final no autódromo de Curitiba, que tem a resta em subida, de 205 km/h. Em Londrina que a reta é descida, a velocidade chegava a 212 km/h mas só se o vento estivesse a favor, senão, não passava de 200. Bem, espero ter ajduado. Caso queiram comprovar a veracidade daqui que falo, basta clicar nestes links aqui:
http://www.museudokart.com.br/fotos_galeria.php?o=4C308416AD53ACDCD38780BB7108D61D&id=131
http://www.museudokart.com.br/fotos_galeria.php?o=4C308416AD53ACDCD38780BB7108D61D&id=132
http://www.museudokart.com.br/fotos_galeria.php?o=4C308416AD53ACDCD38780BB7108D61D&id=133
http://www.museudokart.com.br/fotos_galeria.php?o=4C308416AD53ACDCD38780BB7108D61D&id=134
http://www.museudokart.com.br/fotos_galeria.php?o=4C308416AD53ACDCD38780BB7108D61D&id=136
http://www.museudokart.com.br/fotos_galeria.php?o=4C308416AD53ACDCD38780BB7108D61D&id=252

Grato, Marcelo…

Valério Paiva
Valério Paiva
12 anos atrás

Lembro que a TV Manchete chegou a exibir algumas provas, inclusive no Anhembi (eu tinha uns 11 anos de idade e lembro bem disso). Se alguém souber onde foi parar o acervo da TV Manchete pode localizar as fitas dessas provas.

Roberto Seixas
Roberto Seixas
12 anos atrás

Obrigado a todos e as informações postadas vão me ajudar a formatar um contéudo sobre o tema. Valeu pela ajuda.

Em breve estas informações e outras mais, estarão disponíveis no site de eventos do parque anhembi

abs a todos

tuca
tuca
12 anos atrás

So esquci de acrescentar que a f200 e’ da epoca que tinha autodromo em Goiania. Acabaram com tudo. Hoje so corrida de caminhao e trator. Alias, destruiram o Estadio Olimpico tambem, e o Serra Dourada uma hora desaba igual a Fonte Nova.

tuca
tuca
12 anos atrás

Essa bagaça surgiu aqui em Goiania mesmo. Esta foi uma corrida promocional da categoria.

Andre Afornali
Reply to  tuca
11 anos atrás

A famosa F200 suriu por primeira vez ou melhor fpi criada no Paraná por Danilo Julio Afornali no ano de 1988 ,foi criada e desenvolvida por Danilo e seu Piloto Pompeu Caliceti…essa e a verdadeira Historia…

Paul Nascheck
Paul Nascheck
12 anos atrás

O Fórmula 200 é um Kart Shifter que tomou anabolizantes! Realmente um monstro! Parabéns a todos os SACUDOS que aceleram e já aceleraram esse Monstrinho!

Dú
12 anos atrás

O Edú tem a história, e lembrei de um amigão, Willian Grandino de Sorocaba. Velhos tempos.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
12 anos atrás

Um velho amigo corria nestes trecos…
No final da reta oposta a maior velocidade registrada foi de 212 Km/h (1995).
Motor 2 T 32 cv a 11.500RPM
Em Itu – Schincariol
http://www.youtube.com/watch?v=y1YoB2780Hw

Em Interlagos – S do Senna
http://img.photobucket.com/albums/v666/gazgaz/s-senna-f200.jpg

Paulo Tohmé
12 anos atrás

Lembro-me bem de ter assistido várias dessas corridas dos LAVRALE.

Paulo Abreu
Paulo Abreu
12 anos atrás

Flavio, bandeirei corridas por 11 anos, e foi nesse época… O que disseram acima é tudo verdade… os karts tinham motor Cagiva/Agrale, tinham marchas e lembro do Otávio Chato de Galocha Mesquita era um dos corredores… espero ter ajudado

Rafael Balneário
Rafael Balneário
12 anos atrás

Aqui em Balneário Camboriú aconteceu uma corrida da Formula 200 em 1995 aqui na Avenida do estado. O ronco pra variar uma coisinha mais querida.

No youtube tem um trecho de um treino da corrida em Jaraguá do Sul SC.

Luc Monteiro
Luc Monteiro
12 anos atrás

O Eduardo Homem de Mello há de ter as respostas que o Seixas precisa.

rodrigo
rodrigo
12 anos atrás

Só lembro que chegou a ser televisionado.

jovino
jovino
12 anos atrás

Esta categoria foi criado em Goiânia com motores agrale de 200 cc e depois foi levada para outras Estados com um certo sucesso. Em Goiânia estes karts andavam também nos autódromo,pois nos kartódromos, eles perdiam para os karts 125 dois tempos, pois eles eram lentos na resposta.
Jovino

Fernando Melo
Fernando Melo
12 anos atrás

Tem uma reportagem na edição de setembro 398 de 1993 da Quatro Rodas, página 43:
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/

CESAR MARINARI
CESAR MARINARI
12 anos atrás

FG a Fórmula 200 começou aqui em Goiás em 1988 com a primeira corrida de demostração no mês de outubro se não me engano.A partir de 1999 a Formula 200 realizaou conpeonatos regulares chamado Copa Centro Oeste de F 200 da qual fui campeoão em 94 e 95.Eram duas cotegorias Graduado e Jóvem com a participação de mais de 60 pilotos.Realmente houve uma corrida em Portugal na preliminar da F1(eu não foi).Houveram vários compeonatos Brasileiro com participação da pataiada de São Paulo(perdiam todas)
O Eduardo Homem de Melo era o piloto que mais dava trabalho para os goianos.Eté hoje tem o campeonato aqui em Goiás.A corrida do sambódromo foi amistosa,não lembo quem ganhou.

Alexandre Freitas de Andrade
Alexandre Freitas de Andrade
Reply to  CESAR MARINARI
12 anos atrás

\bom comentário César Marinari. Campeão de 94 e 94. Fico orgulhoso, porque quando começou, foi como meu companheiro de box. Parei em 93, depois de ganhar o título brasileiro e ter que aguentar as ladroagens de bastidores do Reginaldo Bufáiçal. Abraço para você amigo Marinari.
Alexandre Andrade

Alexandre Freitas de Andrade
Alexandre Freitas de Andrade
Reply to  CESAR MARINARI
12 anos atrás

Grande Cesar Marinari,
Fico feliz de encontrar por aqui e lembrar destas boas épocas. E orgulhoso, afinal, quando vc começou a correr fui seu primeiro companheiro de equipe. Parei de correr em 92, após ganhar o brasileiro daquele ano. Por onde anda?
Abraço
Alexandre Andrade

Eduardo "coelho" Furtado
Eduardo "coelho" Furtado
12 anos atrás

Acho que o ano é 92, mas não tenho certeza. Como não corri neste ano e nunca andei no Anhembi então acredito ser o certo. O MAIS FACIL É PERGUNTAR AO OTAVIO MESQUITA (O APRESENTADOR) ELE CORRIA CONOSCO E PARTICIPOU DO PAULISTA DE F200 POR VARIOS ANOS.DEPOIS O F200 VIROU F5, FICOU CARO E ACABOU…. ERA BOM, PERIGOSO, COMO SÓ O AUTOMOBILISMO SABE SER (HEHEHE MEU CAPSLOCK TRAVOU)

Francisco Meireles
Francisco Meireles
12 anos atrás

Pode perguntar para o apresentador narigudo que tem o carro do fischella em casa que ele sabe, lol…

Mauro Corso
Mauro Corso
12 anos atrás

Pelo que eu me lembre, começou sendo chamada de Fórmula Lavrale, pois utiliza motores de 200cc das motos Agrales, fabricadas em Caxias do Sul, e eram adaptados aos chassis dos karts pela revenda de motos Lavrale. Com o sucesso ela passou a se chamar F-200. Tendo, inclusive, acontecido uma corrida demonstrativa em Portugal, no Estoril.

Abraço a todos.

Cícero
Cícero
12 anos atrás

O Otávio Mesquita corria nesse troço aí, inclusive com algumas etapas em Interlagos (na pista grande mesmo, não no kartódromo) antes de existir a Copa Uno, se não me angano. Parecia um kart vitaminado e tinha marchas.

Valente
Valente
Reply to  Cícero
12 anos atrás

Correram na pista grande sim, e faziam tempos próximos aos carros de turismo (Grupo N se não me engano).
Ao que parece não correram mais lá porquê apareciam bolhas nos pneus…

Minoru
Minoru
12 anos atrás

Me lembro que usavam motores de motos Cagiva/Agrale de 30cv e 200cc. e salvo engano, tinha algum piloto famoso que recomeçou nestes karts… seria o Emerson???

iverson
iverson
Reply to  Minoru
12 anos atrás

Foi ele sim, e era isso mesmo, usavam o motos das Dakar e Elefant, 30.0, na época saiu reportagem na 4 Rodas, na Oficina Mecanica…

Valente
Valente
Reply to  Minoru
12 anos atrás

O Emerson corria de Super Kart nos anos 80, que eram karts com chassis Mini e dois motores, um de cada lado. Essa F200 era nos anos 90.

Squa
Squa
Reply to  Minoru
12 anos atrás

Sim, o Emerson Nogueira, cantor.