BRIGA CASEIRA

SÃO PAULO (não diga) – Mark Webber acha que o jeito de parar Vettel é impedir que o alemão largue na pole, o que faz com que domine as corridas do jeito que bem entender. Faz sentido. Das 21 vitórias que Tiãozinho conquistou até hoje, 16 foram obtidas a partir da pole. Vettel tem 30 poles na carreira. Ou seja, como diria Burti: ganhou 53,3% das corridas em que largou da posição de honra do grid. E apenas em seis oportunidades ele não chegou no pódio tendo partido da pole — e em três delas, quebrou quando estava em primeiro. Assim, um aproveitamento de 80% nos troféus quando sai na frente.

Quebrar Vettel nas classificações é a missão de Webber. Que não será nada fácil. O canguru, no confronto direto com o parceiro desde 2009, perde em poles de 29 a 9 (uma das 30 poles de Sebastian foi conquistada ainda com a Toro Rosso, em Monza/2008).

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Marcog
12 anos atrás

…como se ele não retomasse a ponta na freada da 1a curva.

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

E assim temos o sucessor de Coulthard e Barrichello na arte do “agora vai”…

Tom SemFreio
Tom SemFreio
12 anos atrás

O Weber é a ameba barriquenta dos australianos. Eterna promessa que só fala o óbvio, diz que tá sempre evoluindo e no fim das contas, é o tempo todo andando atrás do alemão. Só não é chorão.

mauricio
mauricio
12 anos atrás

não tem nada a ver,mas por que não consigo acessar o Grande Premio?

Bruno
Bruno
Reply to  mauricio
12 anos atrás

eu também não…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
12 anos atrás

Largar na pole é decisivo onde, cara pálida? Com KERS e DRS? Quem estiver tão rápido quanto o Vettel vai ter todas as chances de ultrapassá-lo, a não ser que seja em Mônaco. Até na Hungria teve ultrapassagem a rodo, em 2011.

O Vettel ganha a maioria das corridas porque ele é mais rápido do que o Webber o tempo todo, e não apenas em uma volta lançada do Q3.

Benê Farias
Benê Farias
12 anos atrás

Antes o Webber era Leão de Treino, agora que ele tem carro não consegue ir bem nos qualificatórios!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Nossa! Que brilhante matemática!

Só que ele se esqueceu de uma coisa:

Ele tem feito enormes cagadas em suas largadas, então, a estratégia dele só funcionaria se o Vettel largasse 2 posições atras (ex: Vebber em 1º e Vettel em 3º), aí o Vebber fica para tras na largada e o Vettel enche a traseira dele… mas se o Vettel desviar a tempo, lá se foi toda a trigonometria aplicada de 3º grau que ele fez.

Não adianta. Impedir do menino fazer a pole, só dá uns 5% a mais de chance pra ele.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

É… vai ser difícil pra ele. Nas 3 poles que conquistou no ano passado ele não venceu nenhuma corrida. E, em uma delas, quem ganhou foi o Vettel. Esse cara está se transformando num Rubinho na hora de dar entrevistas.

ANDRE DE ITU
ANDRE DE ITU
12 anos atrás

tomara que a McLAREN venha com um carro tão rapido quanto a REDBULL para provar de uma vez por todas o quão FAKE é esse Vettel…com carros semelhantes Vettel não sairia nem na fotografia com Hamilton e Alonso.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  ANDRE DE ITU
12 anos atrás

Aposto que se a McLaren fizer um carro equivalente ao da Redbull, o Luis Amilton estaria fazendo coro com o canguru, as vitórias seriam compartilhadas entre o João Botão e o Tião Alemão.

ANDRE DE ITU
ANDRE DE ITU
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

sei não hein Luiz…

jujubinha
jujubinha
Reply to  ANDRE DE ITU
12 anos atrás

Fake é você, seu MER-DI-NHA!!!

Renan
Renan
12 anos atrás

Concordo que tirar a pole de Vettel seja um jeito de vence-lo, mas o problema é como vão fazer isso.
O Alemão é muito rápido nas voltas da classificação, ele, assim como Schumacher e Senna faziam, sabe se aproveitar muito bem das qualidades do carro, não é à toa que ele é duas vezes campeão mundial de F1. Além disso, ele é muito consistente na corrida, acho que além de Vettel, só Alonso e Button conseguem ser tão consistentes quanto, porém precisam de um carro à mesma altura para bater de frente na briga pelo título.
Se a Red Bull vier forte esse ano de novo, ninguém tira o tírulo de Vettel.

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Renan
12 anos atrás

Renan,
Embora seja quase impossível, o raciocínio do Webber tem algum fundamento. Veja, na maioria das vezes em que o Vettel não largou na pole e venceu, conseguiu “tomando” as lideranças em estratégias de box. Isso quer dizer que ele realmente “somia” quando estava na ponta, mas quando o negócio era ultrapassar, ele não costumava ser tão superior assim. Não sei se isso se devia ao fato de que o KERS da RBR nunca funcionou direito. Com isso, mesmo ele usando o DRS, o piloto da frente podia e geralmente usava o KERS pra se defender ). Mas, repito, lagar na pole tendo o Vettel usando um carro semelhante é praticamente impossível.

Tiago
Tiago
12 anos atrás

Com “nada fácil” vc quis dizer “impossível”!
Vettel é o piloto mais rápido em 1 volta (e também muito consistente em todos os giros da corrida). O Weber é um bom piloto, mas não é pário para Vettel.

Patrick
Patrick
12 anos atrás

Plin kkkkkkkkkk Ele descobriu o obvio!!!!

ferdinandes
ferdinandes
12 anos atrás

Ah, tá fácil! Agora é só superar o alemão naquilo que ele é melhor…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Noite Gomes 69!!
Única dúvida que ainda tenho com o Bastião, é saber quando ele for largar atrás, o que ele pode com o touro bandido.Aí sim o tião entra de vez para Top 10 da F1.

LucioSP
LucioSP
12 anos atrás

Agora que ele descobriu a estretegia vai ficar moleza ganhar do Vettel

Muller
Muller
12 anos atrás

O problema é que no ano passado ele cansou de largar mal. Fazer pole não resolve.

Marcel
Marcel
12 anos atrás

Burti fala “ou seja”, dá percentuais ou fala “posição de honra”? (risos)

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
Reply to  Marcel
12 anos atrás

o q mais irrita eh qdo ele diz: “em termos de performance…”kkkkkkkkk

Fábio Maurício
Fábio Maurício
12 anos atrás

Chances para o Webber impedir Vettel de classificar na frente dele:
-amarrar o alemão no box
-furar um pneu do carro dele
-botar laxante no chucrute
-dar uma Marussia para ele na classificação
-…

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Fábio Maurício
12 anos atrás

Fábio Mauricio,
Aí sim, duvido que o Vettel “superaria” esses “desafios”!!!!! Porquê amarrado, pneu furado e “intestino solto” ele dá um jeito. Agora, andar de Marussia é que é o problema!

Falô!!!!!

Lucas
Lucas
12 anos atrás

O que se falava em 2011 é que o fato da Red Bull ser tão superior nos treinos (mas não tanto na corrida) era o fato de que o “escapamento soprado” dava tanto downforce que eles se davam ao luxo de usar o DRS em praticamente todo lugar da pista (o que era permitido em treino, mas não em corrida, quando há a área delimitada). É uma vantagem que a Red Bull provavelmente não terá esse ano e, portanto, não vai ser aquele festival de pole do Vettel como no ano passado.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Bom, agora apareceu uma explicação um tanto disconexa. Afinal se usam o escape aquecido para o aumento de downforce e o DSR para alívio do mesmo, porque usar dois dispositivos que se compensam a fim de chegar no resultado neutro. Seria mais fácil não ter nem um nem, outro. Para qual motivo eu aumento o downforce se quero usar um dispositivo que o diminui? Até porque o pico de downforce do escape é dado em velocidades maiores e portanto o DSR o alivia nessa condição, ou seja, no maior aproveitamento, estou diminuindo essa vantagem com um dispositivo que o deixa como se não existisse nem um nem outro.
Não acredito que será tão diferente, afinal a falta do escape pode ser compensada com o aumento mecânico de downforce pelo aerofólio. O DSR continua a ser usado em condições pré estabelecidas.

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

Luiz,

A emissão de gazes podia ser contínua se a configuração de funcionamento do motor escolhida pelo piloto fosse dessa forma, com isso havia algum proveito sim. Lí isso numa matéria técnica numa revista alemã, em cuja reportagem o foco era esse.

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

Será interessante mesmo de ver, pq em Silverstone, quando foi proibido, deu Ferrari com Alonso.

Tiago
Tiago
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

Luiz

O escapamento aumentava o downforce, que prende o carro ao solo, enquanto que o DRS diminui o drag (daí o nome: drag reduction system), que é o arrasto aerodinamico. Ou seja, o carro fica mais preso ao chão e com menos arrasto aerodinamico, resultando em mais velocidade.

Joaoleopires
12 anos atrás

Temporada de 2012 está me cheirando a “2011 again”

Carlos Andrade
Carlos Andrade
12 anos atrás

Flávio,

Só um comentário: que fim levou as obras que seriam executadas na Curva do Café em Interlagos para aumentar a segurança? Sei que não tem nada a ver com a postagem, mas é que não vi mais nada sobre o assunto em lugar nenhum…

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
12 anos atrás

E o Vettel não erra em classificação. Missãozinha “fáci” a dele, hein!

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Nenhuma linha sobre a contratada da Marusia!!? Nem uma piadinha, nada!!!

ANDRE DE ITU
ANDRE DE ITU
Reply to  Sandro
12 anos atrás

esse ano as piadas estarão mais excassas… o MR. Piada Pronta ja não esta mais no circo.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Então o Webber descobriu que para ganhar do Vettel , precisa largar na frente dele e chegar na frente ! Nunca tinha pensado nisso. !