BUS STOP

SÃO PAULO (Cometa, Cometa…) – Escreve o Du Oliveira, irmão do Décio: “O modelo da foto foi o primeiro Mercedes monobloco fabricado no Brasil (1958). Este da Viação Cometa era personalizado com o letreiro São Paulo-Itapetininga pintado na lataria. Clique de 1959 em Itapetininga/SP”.

Demais, não?

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
12 anos atrás

Minha namorada mora próximo a garagem da Cometa na Vila Maria e da janela consigo ver pelo menos 20 “CMA-Scania Flecha Azul” parados (abandonados) com a nova pintura da Cometa.

Um dia ainda compro um desses para restaurar!

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

Não vejo graça nenhuma… foi por causa do erro da besta do Juscelino em jogar o país na dependência do transporte rodoviário que o país foi para o beleléu durante a crise do petróleo.

Preferia um país cortado por trens elétricos modernos, não poluentes, silenciosos e pontuais. Pelo menos agora temos os Irizar PB, os Marcopolo G7, que se ainda continuam barulhentos e sacolejantes, pelo menos são modernos, confortáveis dentro da medida do possível.

Imagino que viajar nessa lata velha com feixes de molas, sem ar-condicionado, com janelas translúcidas, bancos desconfortáveis e provavelmente sem toalete deveria ser uma aventura. Algo meio com sabor de rali dos sertões.

Du Oliveira
12 anos atrás

A raridade desse modelo é o itinerário impresso na lataria, eram apenas 2 modelo, o de número 902 (da foto) e o 901, nenhum outro foi assim. Tinham 32 lugares com poltronas marca Brafor em tecido azul claro.

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Esse bicho com um pneuzinho dessa largura numa Raposo Tavares de pista única devia proporcionar naquela época o que hoje alguns mais sensíveis chamam de “frisson”… (os menos sensíveis diriam “não passava nem alfinete”). Naquela época, se eu tivesse que ir para Itapetininga, iria com o velho em bom trem da Estrada de Ferro Sorocabana.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Viajei com este pão de forma com rodas para Jundiai, Campinas e Águas da Prata. Era um mulequinho de 5 anos, mas ainda me lembro.
Apesar de bunitin, era barulhento que só a penga.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Ah!
Antes que me esqueça, ainda me lembro das versões urbanas deste ônibus.
A Viação Util/Campo Belo e a São Luiz tinham um frota deles no final dos anos 60 e começo dos 70. Foram trocando, 321; 321HL; 324; 345HL. Depois deste vieram os quadradinhos da série O400. Dai a Util saiu do transporte público de SP e a São Luiz faliu…
Peninha.

Paulo
Paulo
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

A Empresa de Onibus Santo Estevam, que atendia Tatuapé e Vila Formosa, também teve muitos destes modelos, que com certeza rodaram até 1979 (eu era usuário).

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Paulo
12 anos atrás

Eita saudades da Santo Estevam, primeiro nos tempos de Vila Formosa que passavam perto da casa de um tio meu, depois, em meados dos anos 80, assumiu linhas do meu bairro, a 3746 (Jd. Imperador – Metrô Belém) e 3771 (Jd. Imperador – Metrô Tatuapé, depois Metrô Carrão)…

Depois foi destroçada por um grupo de um ser sinistro dos transportes nos anos 2000, um tal de Romero Niquini…

Marcus - Franca
Marcus - Franca
12 anos atrás

Bons tempos de moleque quando fazia o trecho SP-Franca nos dinossauros. Hoje quase não tem mais deles na linha e eu tambem não faço mais o trecho ja que mudei pra ca… Mas as lembranças são as que valem…

Ander F-1
Ander F-1
12 anos atrás

Eu vi um parecido com este neste final de semana, a diferença é que era “fechado” nos moldes da Kombi furgão, era utilizado como transporte de carga da Itapemirim, infelizmente não tive como tirar a foto….

Bocage
12 anos atrás

Não era esse o “Pão de Forma”?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Bocage
12 anos atrás

tito reclama de tudo
tito reclama de tudo
12 anos atrás

mto massa!!!!!!!!! volantao branco, poltronas em couro vermelhas com o cinzeiro bolao atras de cada poltrona…. porta abria na maçaneta…. hoje em dia sao usados para grupos de amigos de meia idade (e de avançada tb) irem pescar(‘PIRANHA” E “CACHORRAS”) no pantanal.. ainda compro um desses para fazer um motorhome ou uma lanchonete movel…

Oscar Motta
Oscar Motta
12 anos atrás

Desse Mercedes, só conheci a versão urbana. Era suave e silencioso, bem Mercedes mesmo.

Oscar Motta
Oscar Motta
12 anos atrás

Os melhores Cometas que eu vi e ouvi eram os GM dois tempos que iam para o Rio. Pode ser que os Audi, ou Peugeot diesel Le Mans tenham som melhor, mas duvido.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
12 anos atrás

Viajei num destes , quando menino , do RJ até Juiz de Fora pela Viação Util……

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
12 anos atrás

Viação Cometa é um clássico!! Elegante e charmoso!!! Os motoristas educados e solicitos….Tudo de bom…..Aqui, onde me escondo ( São Luis/MA…ainda sumo desta bosta) não tem estrada que preste e as cias de transporte, em sua maioria, são um lixo!!! Uma vez, voltei de Arari num cata-corno que quando passava num buraco a carroceria do maldito se desentendia com o chassis e a gente via o asfalto….

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

Bota demais nisso, FG… dois clássicos em uma foto só: MB O-321 e Viação Cometa… sensacional…

Assim como é sensacional o trabalho de desenvolvimento de ônibus da Mercedes Benz desde os monoblocos como esse da foto até os chassis e motores de hoje. A propósito, esse artigo aqui é muito bacana pra conhecer por dentro como saem essas maravilhas de ônibus da mítica estrela de 3 pontas alemã: http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/03/03/especial-onibus-verdadeiras-usinas-do-bem

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Já fui a Long Beach (praia grande) de cometão, muito chique”

Ouça no vídeo abaixo a eterna sinfonia do Cometa, composta pela sua fascinante troca de marchas.

VIAÇÃO COMETA – A saudosa sinfonia motorizada
http://www.youtube.com/watch?v=IASausZut1U&feature=related

Armando
Armando
12 anos atrás

Lindo um charme só.