DIVERSÃO PURA
SÃO PAULO (um dia corro) – Vídeo enviado pelo Mestre Joca, o Bernie Ecclestone da Fórmula Vee, com o on-board do carro de Fernando Monis, campeão do ano passado. Essa é a prova de sábado, que teve 18 carros no grid. Monis largou em décimo. Como se vê, dá para se divertir à vontade numa categoria que já pegou, de custo relativamente baixo e prazer certamente muito alto. No dia 7 de abril, segundo o Joca, a previsão é de 21 carros no grid. No dia 17 de março vai haver uma prova em Piracicaba. Estão todos de parabéns!
Putz…que disputa!!! Esse cara na entrada do S parece que não vai conseguir virar……..
Essa categoria já pegou! Muito bem organizada, carros bem montados e muito bonitos.
Da gosto de ver o grid. 18 carros de fórmula em interlagos nos tempos de hoje é algo raríssimo. Nem F3, nem FFuturo, nem nada.
Aliás essas que citei todas caríssimas. Com 1/100 do preço de uma etapa dessas se faz uma corrida de FVee. A diversão é igual se não for maior.
E afinal, nós que não somos nem Sennas, nem Barrichelos nem nada o que queremos?? É diversão porra!!! Ou seja. FVee é realmente a diversão pura a um custo acessível.
O vídeo do Monis é sensacional. Lutando de igual pra igual com um carro bem inferior. É nítido ver que ele fez milagre.
Porém, o líder dessa corrida e que venceu de ponta a ponta depois de largar na pole nem aparece quase de tanto que abriu. Chegou a ficar 15 segundos na frente, eu vi na TV lá no autódromo. Talvez injustamente não citado nos comentários. É um tal de Rosset, que me parece que tb guia um pouco.
Ademar, obrigado pelos comentários elogiosos à nossa categoria. Você captou à perfeição o espírito da Formula Vee. Em tempo: realmente o Rodrigo Rosset foi o vencedor dessa corrida. Abriu bem logo no início pois conseguiu escapar à briga pelas posições secundárias. Enquanto a turma duelava roda a roda, ele fez cinco voltas em ritmo de classificação – em torno de 2m 08 s – e garantiu uma folgada margem que lhe garantiu a vitória. O Rosset foi campeão da Stock Jr e está conosco desde o início pois é dono do chassi 002. O chassi 001 está no Museu do Automobilismo Brasileiro. abs
Amigo Joaquim,
Parabéns pela categoria.. adorei assistir este video, delicioso de se assistir.. pilotagem a moda antiga com carros parelhos.. onde o talento.”e apenas o talento” faz a diferença na pista.
Sinceramente, além do prazer de se pilotar para muitos pilotos, também vislumbro nesta categoria a grande chance da migração dos meninos do kart nacional “quase falido morto e enterrado” para esta categoria monoposto de baixo custo, que é extremamente competitiva.
Seria a chance de ouro de revelar algum grande talento jovem escondido e mofado por falta de oportunidades, para o futuro..
Vocês da categoria pensam nesta possibilidade?
Abraços..
Pois é, confesso que não fizemos a categoria pensando nisso e ainda temos dúvidas, fizemos para diversão.
No entanto, não temos a menor vergonha de admitir que talvez estivéssemos enganados.
O nível de competitividade que a categoria atingiu pode ajudar certamente na formação de jovens pilotos.
Como ainda não sabemos, ela é muito diferente da F3 que seria o próximo passo. A F3 não usa mais embreagem, usa pneus slicks, mas na Formula Vee o piloto aprenderia andar no bolo, ter golpe de vista e se acostumar com o tamanho de um monoposto.
Fora que quem não é bom na Formula Vee não vai ser bom em nada dali para frente.
Pelo menos economiza muito dinheiro para os papais esperançosos que o filho seja um novo Senna.
No caso de insucesso vai ter gasto pouco e pode mandar o menino de volta para a escola de onde nunca deveria ter saído.
Caro Roberto, agradeço seu reporte.
Excelente o seu comentário, a categoria seria uma grande oportunidade para os jovens promissores. Uma escola imprescindível, única no Brasil.
Achei incrível a competitividade desta categoria, vou acompanhar estes pegas e ficar atento ao site, pois quero ir assistir pessoalmente. Meu negócio é ficar na arquibancada curtindo as peripécias da tua intrépida troupe, com a cerveja e o cachorro quente na mão.
Sucesso..Valeu!!!
Graças a Deus posso dizer que faço parte desse circo… pena não ter corrido, mesmo assim valeu tudo pessoal….
Valeu pelo post Flavio…
Ve se corre uma prova com agente qualquer dia!
Abs
E aí Gomov, quem sabe um representante da DDR??? Te animas? Que passao lindo na curva 2 do S! Parabens Monis!
Mais do que a passagem pelos 4 do início, a dupla ultrapassagem por fora aos 9min me arrancou aplausos. O da frente prensando o outro pela direita, quando os dois tiraram o pé pra enfiada à esquerda por dentro, no meio da freada, o cara joga pra direita e segura a por fora. Muito bonito.
seria muito talento dele ou falta de talento dos outros? afinal em uma categoria tão parelha o cara correr com a usina ‘manca’ e ainda dar trabalho?, me perdoem os outros mas tenham vergonha, mas o cara é osso duro mesmo,quem sabe um dia eu sento em uma baratinha dessas…
ESPETACULAR !!!!!O Monis guia um montão,pois tudo que fez foi graças a sua mão de obra.O carro dele não estava rendendo nada,mas de qualquer forma,parabens a todos os envolvidos.
Abs….
Não conheço o Monis, mas gostei do estilo dele, atacando na maioria das vezes pelo lado de fora da curva pra ganhar posições e antevendo as mudanças de traçado dos outros para saber por onde vai se enfiar. E a categoria é um show.
Flávio,
Obrigado pela postagem e pela referencia ao meu nome. O vídeo mostra que a Formula Vee entrega o que promete: diversão segura a baixo custo, em termos de automobilismo, é claro. De graça nem a São Silvestre…
E a razão disso é o regulamento bastante restrito, mas que não se traduz em falta de desempenho: 175 Km/h de final, tempos por volta de 2m 08 s em ritmo de corrida (o recorde é de 2m06s 640, tempo que muito carro mais potente não vira em Interlagos) e médias de 125 Km/h. Pode parecer à primeira vista muito pouco, mas nada mal para um carrinho de 450 kg e “apenas” 90 HP brutos.
Quem se senta no Naja Formula Vee se apaixona; condução fácil, segura, precisa, previsível. O carrinho agarra muito no chão, não cansa na pilotagem, e é uma excelente escola para quem quer se iniciar no automobilismo. Ou para aqueles que querem apenas se divertir.
O custo benefício da categoria é insuperável entre aquelas que correm o Campeonato Paulista: pode-se alugar um carro por 2.500,00 reais em média,mais a inscrição que é de 540,00 reais. Carro completo e em perfeitas condições de corrida varia entre 25 e 30 mil. Daí gasta-se em torno de 1.500 reais por etapa, preço que nem o kart consegue igualar. Corre-se o campeonato paulista em Interlagos mas fazemos também corridas extras em Piracicaba. Dia 17 de março esatremos correndo o desafio de Verão lá,
O vídeo do Fernando Monis é emblemático do que a categoria oferece: teórica igualdade mecânica, disputas eletrizantes metro a metro e por décimos de segundo por TODAS as posições. Atentem para aula de pilotagem do Fernando: com um motor deficiente (teve problemas de válvulas num dos cilindros), o atual campeão paulista da categoria usa da sua experiência utilizando o vácuo e abusando das freadas pra não perder contato com o grupo. Qualquer bobeira é fatal:perde-se uma,duas ou mais posições, tendo que remar tudo de novo. Isso é a Formula Vee..
Flavinho, vamos viabilizar o mais rápido possível uma corrida sua na categoria. O risco é se apaixonar.
Aì sim…putz..o motor do “fuscão” tava meio manco de reta hein…mas o cara anda bem..fico no bolo o tempo todo..parabéns… excelente categoria…
O Fernando Monis é o atual campeão paulista da categoria. Não é á toa que o título ficou nas suas mãos. Mas independentemente do talento do Fernando – foi seis vezes campeão da Formula Speed (karts com carenagem…) – que entar hoje na Formula Vee vai ter que enfrentar uma turma que roda em média a 2m08 a 2m09, roda a roda. Nada que seja do outro mundo, mas tem que chegar com humildade e aprender. Monoposto é outro mundo.
Flávio,
Obrigado pela postagem e pela referencia ao meu nome. Quanto à tua participação na categoria vamos viabilizá-la o quanto antes. Se bem que o Ceregatti já condicionou também junto á participação dele. Uma tal história de “Adiós Cerega”, e “Tachau, Flávio” que remonta a 2006.
O que o vídeo mostra é que a Formula Vee entrega o que promete. Como bem explicaste, diversão pura a baixo custo (em termos de automobilismo, é claro). Correr de graça só na São Silvestre. E o responsável por isso é o regulamento bastante restrito que não permite grandes vôos na preparação e uma teórica igualdade mecânica.
Mas isto não quer dizer necessariamente falta de desempenho: 170 km/h de final, tempos em volta de 2m 08 segundos e médias de 125 Km/h, para um carrinho de apenas 450 Kg e 90 HP. Pode parecer pouco à primeira vista, mas quem já se sentou num Naja Formula Vee sabe do que estou falando. O Formula Vee freia praticamente dentro das curvas e contorna essas com uma facilidade impressionante. E tem, obviamente, o vácuo, que só se sente na sua verdadeira intensidade quem anda de monoposto.
O vídeo do Fernando Monis é emblemático e uma aula de mestre de como correr em inferioridade mecânica. Com problemas em um dos cilindros, ele usa toda sua habilidade e experiência para usar o beneficio do vácuo e abusa das freadas para se manter no bloco. Atentem para o detalhe: mesmo com eventuais toques de rodas não intencionais, os pilotos sinalizam a passagem, desculpam-se entre si, e combinam vácuos. E, mesmo numa refrega dessas, notem o pouquissimo trabalho de volante que tem o Fernando Monis, o que atesta a excelente estabilidade do Formula Vee.
É por essas e outras que a categoria vem crescendo de maneira gradual e segura. Em menos de um ano, vai para seu segundo campeonato, 15 corridas realizadas, um torneio em Piracicaba com prêmios em dinheiro (3 mil para o primeiro, 2 mil para o segundo e mil para o terceiro) e a categoria que mais gerou mídia espontânea (isto é, não paga) no ano passado. Claro que há muito trabalho meu e do meus sócios Roberto e Felipe Zullino. Mas principalmente a Formula Vee só está vingando pela confiança em nós depositada por pilotos, equipes, incentivadores e o grupo que iniciou a categoria. Afinal, estamos todos juntos nessa. E iremos muito mais longe, podem crer…
Desculpem a duplicidade de comentário. Meu computador ás vezes dá umas travadas monumentais, daí na dúvida escrevo tudo de novo.
Não se preocupem, a CBA, com sua criatividade, vai dar um jeitinho de acabar com esta categoria também… (embora eu torça para que isto não ocorra).
Não vai não, Sr. Eduardo. Quando da homologação da categoria tivemos todo o apoio da CBA, via sr. Cleyton Pinteiro. Nunca tivemos o menor problema em lidar com CBA, FASP, ou clubes organizadores. O duro é aguentar o olho gordo de muita gente.
Pimba.
tudo para crescer e ser uma categoria escola para quem sai do kart.
voces estão de parabéns por idealizarem e concretizarem a categoria.
Como diria o Ayrton Senna : PURE RACING!
Está maravilhosa a categoria e CONSOLIDADA! Muito equilibrio nos carros que propiciam ultrapassagens constantes,acredito que sem similar nosso automobilismo . Esse garoto Monis é enfiado mesmo,e está aparecendo muito piloto com talento nesse grid. PAULO TREVISAN
Nossa!
Pra tirar o Guardião Paulo Afonso Trevisan “da toca” precisa de muito!
Assim como eu – que ando sumido dos blogs devido a excesso de trabalho – bem sei que o Trevisan anda assoberbado também, demais da conta.
Claro que quem gosta sempre navega, dá uma olhadinha, mas a falta de tempo não nos permite manifestar nossas opiniões.
A não ser quando surge uma preciosidade como essa; esse vídeo está demais.
Estava ao telefone com o Joaquim, falando justamente disso.
Da competitividade, do vácuo, dos carros parelhos, da diferença mínima de desempenho, do traçado, da tocada do Monis e dos demais. E foi ele quem viu o comentário do Trevisan, agorinha.
Então lá vou eu escrever de novo…
Estava lá ao vivo, pra variar.
E mais do que nunca babando de tesão pra medir forças com os amigos.
O Glaucio Doreto, um deles e atual líder do Campeonato, fui eu mesmo que desencaminhei…
Nessa etapa, convidei o Torres, e ele compareceu. Adorou, claro.
Tenho insistido também com o Cassio Missiroli, e na próxima ele vai, certeza.
O Lucca Furquim então, anda aguado, até sonha com a hora.
Pretendo mesmo andar ainda esse ano, dar vazão ao prazer que guardo. De carro alugado ainda, pra sentir o gostinho.
E prazer é isso.
Dane-se o tempo que vira, o lugar que se ocupa.
O que vale é a disputa, o sorriso dentro do capacete, a briga limpa. O cheiro de gasolina na cara, o cheiro da borracha queimada, dos freios fritando, o coração batendo forte no peito – e não na garganta.
Mesmo que esse grupo que aparece no vídeo fosse dos últimos, a alegria da disputa parelha compensa, não tem preço, paga o espírito competitivo de qualquer um.
Claro que ganhar, ou ir pro pódio é uma satisfação.
Mas despinguelar na frente não tem a menor graça, é um prazer digamos… solitário, quase uma masturbação.
Sexo “gotoso” mesmo é isso aí.
Sexo não, suruba, pô!
Meia dúzia de marmanjos medindo forças no asfalto sagrado do Templo é impagável, inenarrável, maravilhoso. Se de ver de fora é duca, imagina lá dentro!
Então ficamos assim:
No carro do FG, “Adio Cerega”
No carro do CC, “Tchau, Flavio”
No carro do PAT, “Ao mestre com carinho”
E v’ambora acelerar, meninos.
Não vejo a hora.
Ah…
Pra quem não leu, (ou é “novo de casa”), vai aí o link do distante 18 de setembro de 2006, o tal placar CC 2 x FG 0:
http://flaviogomes.warmup.com.br/2006/09/comendatore-2-x-0-gomes/#comments
pra quem não sabe, esta foi a ocasião em que o Cerega quase transforma Itu numa Talladega , de tanto que saiu da pista. Longa vida ao mestre Trevisan.abs
Longa vida ao Trevisan e aos dinossauros que re-começam a sair da hibernação (eu incluso).
Nada como ver ops, ler o Cerega se masturbando ?!?!?! num daqueles textos de chorar de rir, especialmente para quem o conhece bem…
Realmente o carrinho é um tesão e eu tb talqualmente vc, Cerega, ando doidinho prum desatino, mesmo alugado e andando lá na rabeira , só apreciando a fuzarca …
Desatino não, Regi.
Vazão ao prazer encravado.
Gozar não tem preço.
Não foi dessa vez não, Vitão.
Essa “Talladega” foi depois, quando o perdido do FG me cedeu seu carro, devido à Copa do Mundo.
Demoli a barata, aparei a grama, bati tão forte que pneus voaram pra dentro dos boxes.
De brinde, “decolei” por cima exatamente de quem?
Glaucio Doreto, atual lider da Formula Vee.
Na aterrisagem forçada, vi o céu e o mundo ao contrário.
Delícia!
Quebrou até o chassis!
Isso que dá andar em cockpit de anão. Tive que “alargar” para o tamanho GG, meu corpitcho.
Estranhamente, depois dessa sessão de demolition derby o FG nunca mais correu em seu (ex) carro.
Porque será?
PS, Vitão:
Lugar de acelerar é lá, na pista.
Estrada é pra ser comportado mesmo.
Quer apostar?
Anadamos no mesmo carro, no mesmo dia, com todas as regulagens iguais, um logo após o outro.
Lastreamos para ter exatamente o mesmo peso.
Em qualquer pista.
Vitão, Vitão…
Não se esqueça do Nuvolari, que fui eu…
É até covardia, amigão.
Nem vem.
Caro Paulo, vamos deixar bem claro do teu envolvimento desde o início do projeto confiando em nós e adquirindo o chassis 001 para o Museu do Automobilismo Brasileiro de Passo Fundo.
Nosso obrigado também pela ajuda em nosso Track Day na pista da Pirelli quando colocamos 130 pessoas andando de Formula Vee e nos cinco carros do Museu que você trouxe, duas carreteras do Menegaz e do Andreatta, KG Porsche Dacon, Fitti-Vê e Formula Jr DKW.
Você não mede esforços para alavancar a categoria. Abraços.
Essa categoria tem que fazer a preliminar do GP Brasil de F1! Muito show!
Mas com uns 40 carros no grid. Aí sim fica bacana.
As ultrapassagens do cara no S do Senna são de cinema! No começo da prova passou 4 de uma vez e depois também engoliu dos dois líderes numa tacada. Muito legal a prova e muito interessante a pilotagem.
Só não gosto de uma coisa: este vídeo está quase me obrigando a ga$$$$tar com corridas de carro de novo. kkk
Quem disse que “é devagar”?
Virando no meio do bolo entre 2min10seg e 2min12seg?
Alguém reparou que o Monis ultrapassou 4 pilotos de uma só vez?
Foi na segunda perna do Esse do Senna, usando com muita habilidade e coragem o traçado rápido.
Perceberam o vácuo absurdo que a categoria gera?
A quantidade de ultrapassagens?
Experimentem contar, é uma pilha delas mesmo, sem parar, uma em cima da outra.
Espero mesmo que o FG cumpra a promessa do “um dia corro”.
Porque já prometi pro Joaquim e aos amigos da Formula Vee que tambem corro.
Agora então, com mais um motivo: Ampliar o placar de 2 x 0 para 3 x 0.
Ou 4 x 0 se contar tambem o treino.
Vamos precisar arrumar um lugar na traseira dos formulas com lugar os dizeres da Formula Speed de ago/set de 2006:
“Tchau Flavio” e “Adio Cerega”.
Não vai prestar.
Percebi que quatro pilotos erraram juntos o S do Senna hahaha. Tenso. Não tem nenhum acidente? Ouvir esse chocalho por 15 minutos só por curiosidade não rola.
acidente?
quantos mortos voce queria?
voce é daqueles que vai a autodromo assistir corrida para ver os outros se matarem?
gosta de esportes sangrentos, assista uma tourada ou as lutas do mma
Qto sera que tá custando uma temporada nessa catgoria?
Fora o equipamento, uns R$ 1500 por prova ou pode alugar por R$2500 mais inscrição R$540
Qual a motorização?Pneus tem que ser novos a cada prova?Combustível, etanol? CV? Caixa?Injeção original?Freios, com válvula de pressão ou não?
Xará,
Motor VW 1600 cc a ar, movido a álcool, dupla carburação 32 mm, motor original, com exceção do comando que é o da Kombi injetada. Pneus, rodas e escapamentos são iguais para todo mundo. Pneus radiais, um jogo dá pra fazer a temporada inteira, incluindo treinos. O motor desenvolve em torno de 90 HP brutos para um peso liquido de 450 kg. Freios originais do fusca, a disco na frente, tambor na traseira. Caixa de câmbio e relações de marchas originais VW. Pode mudar a coroa, 8×31, 8×33 ou 8×35 ao gosto do piloto.
Jóca Bernie. E o Zullino?
è o Flavio Briatore…
ahaha. Era piada pronta!
Obrigado pelo elogio, me inspiro muito no Briatore, mas não chego nem aos pés dele.
Episódio pitoresco.
Uma das ultimas etapas, pau comendo na pista, os Vee se enroscando e o Zullino na saída dos boxes cercado de seguranças.
Pensei, pronto, já deu confusão. Me aproximo e; Estavam no maior bate papo discutindo cotas para ingresso em faculdades…
Diga-se de passagem eu estava defendendo as cotas, eles eram contra porque acham que os negros como eles tem que mostrar o valor. Mostrar valor como? Estudando em colégio público?
A conversa começou com eles me perguntando porque não tem piloto negro. Resposta simples, porque não tem dinheiro. Ou teria alguma diferença? OU não gostam? O que pega é a condição social apenas. Olha o Hamiltinho.
To ti falando pra vc…é o Briatore da candongas
estudando em colegio publico sim senhor. Quem é, é, a despeito da dificuldade. Sem essa de ser politicamente correto Zuzu, o que vc não é. E o curriculo das cotistas? vão nivelar “por baixo” o conteúdo pra eles poderem acompanhar? E foder de vez com a melhor facu do país?
eu estudei no Caetano de Campos quando era decente, mas depois “papai pagou” o Bandeirantes. Nunca tive um colega negro ou pobre na Poli/USP, isso em 1968, a coisa vem de longe. Ou se faz alguma coisa ou piora.
Show !!!
Deu água na boca !!! Dar uma volta inteira em interlagos “brigando” com 1 carro já seria maravilhoso… VÁRIAS VOLTAS DISPUTANDO COM VÁRIOS CARROS É UTOPIA !!!
Parabéns a todos os pilotos, não só o da câmara on board… pois andaram várias voltas juntos sem se tocar… e na minha opinião, o carro com a câmera on board está com algum lastro… era ultrapassado muito facilmente nas retas… talvez por ter sido o campeão do ano passado, deve ter que andar com um barril de chumbo do lado do banco…
Abçs
Edu
Carro novo do Fernando, estava c/ problema de válvulas em um cilindro, praticamente andando c/ 3.
Muito legal…!!!!
Automobilismo à antiga…
Abcs.