HÁ 23 ANOS
SÃO PAULO (no tranco pega) – Bom dia, macacada. Enquanto o Grande Prêmio novo faz sua estreia e a gente arranca os cabelos para consertar os pequenos “bugs”, fiquem com este vídeo bacana enviado pelo Denisson De Angelis. F-Ford em Floripa, pista de rua, 1989. Notem a força dos patrocinadores, a quantidade de gente, a participação forte da montadora. Não por acaso dali saiu muita gente boa, como Barrichello — vencedor da prova em questão. Curioso também saber qual o destino dos outros três pilotos apresentados no início da reportagem. Alguém sabe deles?
Sei do Marcello Ventre, ele é da minha cidade (Novo Hamburgo-RS). Ele atualmente é um mega empresário e proprietário de uma das maiores empresas de fabricação de Pneus de Kart do Brasil, a MG PNEUS!
Alguém tem o email deste Marcello Ventre pra me passar?
Sou agente de negócios de uma empresa aqui no Sul e gostaria de falar sobre negócios com ele.
Rigon não decolou na carreira, acabou na Stock Car e de lá voltou para as pistas de terra de SC. Hoje não corre mais. Edgar Pereira chegou à F3 Sul-americana e lá terminou, fazendo sombra na Equipe Fittipaldi com Christian como companheiro. Marcello Ventre também andou de F3 por aqui e na Itália, onde foi muito bem. Quando deu o escândalo de lavagem de dinheiro por lá ele voltou, correu pela equipe do Dárcio dos Santos e encerrou a carreira. Hoje é fabricante de pneus de kart, dono da MG Pneus, junto dos irmãos.
A melhor parte do video é o gordinho dando a bandeirada final. Ofuscou completamente a vitória do Rubinho.
Putz!!! Que boa lembrança… Eu estava nessa corrida, com meus 12 anos de idade. Ocorreu na Baia Sul, no recém contruido Sambodromo Nego Quirido. A pista era muito simples e eu achava muito sem graça. Foi a segunda vez que assisti ao vivo uma corrida de carro de fórmula. A primeira tinha sido alguns anos antes, quando a corrida acontecia na frente do Mercado Municipal, passando perto da Ponte Hercílio Luz e depois pela frente do Terminal Rita Maria.
Depois da Formula Ford, Floripa ficou muitos anos sem corrida de fórmula, até o surgimento da Fórmula Renault. E em 2003 pude ver pela treceira vez uma corrida de fórmula.
Quando mudei para o Rio de Janeiro em 2005, eu achei que assistiria muitas corridas em Jacarepagua. Atualmente moro ao lado do autodromo e a visão dele só gera tristeza…
Mas o video trouxe boas lembranças
Algumas entrevistas e GPs da Austria à parte, o cara sempre foi um fora de série ao volante!!
Mto boa lembrança dessa época, em que o automobilismo de base existia no Brasil.
minha primeira vez em interlagos vi o clovis de moraes ser campeão de formula ford na equipe hollywood, junto com o Luiz p bueno na divisão 3 de maverick e o camilão ser vice também de maverick.
old times, good times.
O acesso ao Grande Premio tá bugado? Uso o novo endereço e não carrega nada, conexão interrompida.
Ainda temos algumas fotos daquela corrida e dos detalhes de box. ( Improvisados como jamais seriam hoje )
Peixoto
Flavio
Estivemos lá, eu e Marcelo Chamma , com nossas respectivas famílias. Uns loucos invejados que se apoiavam nas sarjetas,a centímetros das guias.
Olha o Rubinho na época que ele era Rubinho!!!
É verdade Lucas.
Espero ver este “mesmo” talentoso Rubinho na Indy este ano..
Fuiiiiiii
O Alexandre Rigon correu no Catarinense de Terra (de Opala e depois de Gol), foi pro Brasileiro de Stock, onde foi Vice Campeão na “B”, e depois voltou a andar na terra.
Atualmente está afastado das competições, mas sem dúvida foi um dos melhores pilotos de Santa Catarina.
Flavio, de fora do Brasil ainda nao da para acessar o GrandePremio! Divula ai o numero IP do novo site, pois o DNS vai demorar para atualizar!
Rubens já se dava bem na chuva desde aquela epoca!!!!!!!
Nossa que legal ver o quarentão Barrichello com cara de moleque!
Show
Esse Denisson(que enviou o vídeo) é o humorista que escreve o Gervásio. Pô legal também. Sou fã desse cara!
Abrax
a musiquinha da materia e ótima! rsrsrsrsrsrsrsrsr
Como a Globo faria para falar o nome da categoria hoje em dia? Formula F. ?
Exatamente … a Globo hoje além de não cobrir não falaria Fórmula Ford, sem pelo menos receber por isso. São vários motivos para nossas escolas de pilotos estarem um bagaço, mas certamente um deles é este. A midia não apoia, só se tiver grana na jogada, e os patrocinadores não entram sem divulgação.
Andei nesse mesmo carro em Guaporé, cortesia do Paulo Trevisan. A reportagem fala em 170 km/h, mas isso é na pista de rua de Florianópolis, na reta de quase 1 km de Guaporé passa dos 200 fácil, a asa dianteira mostra isso se mexendo. É um carro muito difícil de guiar, usa um câmbio de Del Rey com a primeira anulada e a posição das marchas é invertida, demora para acostumar e o bicho anda muito. É de dar calafrio ver a curva chegando e ter que pensar para mudar de marcha, mas depois que acostuma é só alegria.
Ia falar a mesma coisa Zullino….o carro é demais, adorei quando andei lá em Guaporé.
Também iria dizer isso. Bem colocado, Zullino. E é um carrinho muito tesão pra andar!
eu também estava lá e foi a primeira vez que andei num monoposto. Como é bom e gostoso, putz! Tesão absoluto.
Longa vida com saúde a Paulo Trevisan!
Deu pra reconhecer a Sonia Bridi! :)
O carro amarelo patrocinado pela Grand Prix é do Pedro Paulo Diniz.
Curioso notar que se faziam provas em Santa Catarina….hoje em dia não sei porque não fazem automobilismo naquele Estado, Stock Car em Santa Catarina nunca vi…outras categorias também não me lembro de ter visto, exceto corridas de karts – como aquela corrida das estrelas e as 500 milhas de kart no Beto Carrero, de resto…leitores catarineses, por que o automobilismo não “acontece” num dos Estados mais ricos do país?
Autódromo não é desculpa, dá pra se fazer corrida de rua tranquilamente, como o vídeo aí de 1989 prova.
Até uns seis ou sete anos atrás, talvez mais, tivemos Formula Renault e Copa Clio na Via Expressa Sul, em Floripa. Mas foi uns dois ou três anos e depois parou. Há muitas provas de velocidade, principalmente na região meio-oeste e oeste do Estado, geralmente em circuitos de terra. Várias categorias, Fuscas, Gols, Passat, Chevette etc.
Realmente faz falta provas por aqui. Circuito em Floripa ou região é complicado. Não há uma área suficientemente grande para comportar (minha opinião). Talvez na região Norte (próximo de Joinville ou Blumenau, quem sabe.
O problema hoje é que Floripa enfrentaria algo similar a São Paulo na Indi. O caos e a desorganização em corridas de rua que atrapalha a vida da maioria da população (que por sinal não é fã de corridas).
A solução seria construir um autodromo, mesmo que pequeno (estilo Velopark). Mas o investimento é grande demais para um país “sem” automobilismo.
Mas sempre lembro de um filme que que uma voz dizia “Construa e eles virão…”. No entanto, com a atual CBA, duvido que alguém apareça para correr mesmo com um autódromo novinho.
Rigon acho que ainda corre …Lembro dele no kart do beto carrero ano passado.
Dos outros três, só me recordo do Marcelo Ventre, que correu durante muitos anos na F3. Os outros dois, nunca ouvi falar.
E aí Flavio, quando vamos conseguir acessar o site. Estamos orfãos sem o grandepremio
Sonia Bridi, pelo jeito não envelhece…
E a reportagem era reportagem, bem diferente das micagens globais de hoje.
Fatos que provam que estou velho:
1º – Léo Batista já era velho naqueles tempos;
2º – Sonia Bridi ainda era da RBS;
3º – Eu fui nessa corrida…
Obs.: Em outra corrida de F-Ford aqui em Floripa, uns anos depois (se não me engano por volta de 93, 94) o vencedor foi o Marcelo Carneiro com um carro preto com patrocínio da Texaco, por sinal era bem bonito (o carro, não o piloto) e depois da prova passei ao lado de onde paravam os carros e vi que as aletas laterais dos spoilers dianteiros eram de compensado e estavam lascados de tanto tocar no asfalto, zebras, etc. Lembro que fiquei decepcionado vendo aquilo. Mas como disse o Flavio, dali saíam muito mais pilotos e melhor preparados do que hoje.
Que registro bacana!!!!
Faz falta uma categotia como a F-Ford dos anos 80.
Meu pai me levou para ver essa corrida, tinha 8 anos na época…