LÁ E CÁ

SÃO PAULO (sem sono) – A Volkswagen tem uma divisão chamada VW Commercial Vehicles, responsável pela produção dos utilitários da marca. Em 2007, criou-se um departamento apenas para cuidar da restauração de Kombis, a VW Commercial Vehicles Oldtimers, em Hannover, onde fica uma das fábricas da montadora. Em cinco anos, este departamento comprou e restaurou cerca de 100 Velhas Senhoras. Nesta semana, a empresa informou que o departamento, agora, vai prestar serviços externos. Quem tiver uma Kombi e quiser restaurá-la na fonte, é só levar a Hannover. Peças originais, assistência técnica autorizada, carimbo VW no trabalho.

O departamento passou a ocupar um prédio de 7 mil metros quadrados com maquinário e ferramental próprios, 13 funcionários especializados, equipamento para pintura, tudo para que seja possível restaurar uma Kombi exatamente onde ela foi fabricada. Ou, simplesmente, fazer uma revisão. E a VW emite um certificado do serviço realizado, além de documentar tudo que for feito no carro.

Ontem, só de farra, fui com meu Fusca a uma revenda VW em SP, a Jewa. No setor de peças, perguntei se eles tinham palhetas originais para o limpador de para-brisa.

Não tinham, claro.

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Roberto
Roberto
12 anos atrás

Ó, Gomes, você pode levar a sua Kombi e de amigos colecionadores com baixo custo até a fábrica da Alemanha. As empresas que transportam carga conteinerizada oferecem excelentes precços para esse tipo de transporte.
Ó, Gomes, eu vejo que você é um cara que vê muitas coisas na internet além das mensagens, comentários e/ou e-mails que você recebe e as vezes responde.

Ó, Gomes, por você fazer parte de clubes de colecionadores de carros no mundo inteiro é possível que você possa obter o custo do envio de diversos veículos em conteineres para europa.
Ó, Gomes, a HamburgSud (leia Aliança) manda esses veículos a um baixo custo.
Ó, Gomes, se quiser eu envio para você o contato para que você possa cotar conta custaria enviar um ou mais veículos dentros do container para Hanover (Ida e volta).
Ó, Gomes, não trabalho na área de transporte marítimo. É só uma idéia.
Ó, Gomes, você é a figuraça.
Axé para você.
Roberto.

Thiago Cruz
Thiago Cruz
12 anos atrás

Imagine se uma concessionária da VW fosse ter peças originais de todos os modelos que a VW já lançou? Totalmente inviável…

Felipe Goltz
Felipe Goltz
12 anos atrás

Obrigado, Flávio, pela gentileza em dar crédito ao meu nome pelo link e matéria acima expostas. Abração

Felipe Goltz
Felipe Goltz
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

“”Ó Gomes, para você que só sabe reclamar do mundo e seus habitantes, uma quentinha:

“A Volkswagen Veículos Comerciais na Europa criou uma nova divisão chamada Oldtimer. Ela vai trata apenas de uma coisa, restaurar exemplares antigos da nossa popular e conhecida Kombi.”

Mais: http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-kombi-oldtimer-e-a-nova-divisao-da-montadora-dedicada-somente-ao-restauro-de-antigos/

Felipe Goltz
Felipe Goltz
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Gomes, não me acho o centro de universo algum ou de coisa alguma. Mas acho que o nível de suas respostas aos seus leitores, como eu por exemplo, que contribuo com o seu blog, não deveria ser este. Punto.

Felipe Goltz
Felipe Goltz
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Tá bom, Gomes. Entendo o seu ponto. Você é um grande jornalista, um homem sério e decente. E não é meu funcionário. Nunca imaginei algo parecido. Apenas quis contribuir com este espaço. Só isso. Abraços

sérgio castro
sérgio castro
12 anos atrás

Palhetas originais? Esqueça, o ideal é utilizar o corpo da palheta e trocar só a borracha, ou seja, gambiarra…

Rael Gugelmin Cunha
12 anos atrás

Somos muito avançados, lá eles restauram, aqui a gente ainda produz!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Desde mais ou menos 2006 que não tem mais peça pra Toyota Bandeirante na concessionária daqui de Campinas. Isso que, por lei, eles precisariam ter peças até 2011. Entrar com carro antigo em concessionária daqui é se sentir com uma doença contagiosa. No resto do mundo, a Toyota trata o Land Cruiser como um ícone. Aqui, eles têm nojo. Povinho cafona que dirige a Toyota no Brasil…

Sassá Mutema
Sassá Mutema
12 anos atrás

Bom, se as “concessionárias” das “montadoras” “nacionais” não têm nem peças para os “carros” atuais, imagina pros modelos fora de linha…

Tiozão
Tiozão
12 anos atrás

Um belo exemplo a ser seguido por outras montadoras.

Durvaldisko
Durvaldisko
12 anos atrás

A proverbial arrogância da VW,impede qualquer diálogo.A postura continua a mesma de quando era monopolista.Basta lembrar que o presidente da VW,no Brasil , era considerado um semi-ministro.Aliás, notou que nenhuma montadora ,publica seu balanço ? Curiosidades contábeis, seriam reveladas.Por exemplo,o tal de “custo Brasil”…

Maia
Maia
12 anos atrás

ora, pelotas, às vezes não tem peças para os carros em produção. O sujeito que inventar um jeito melhor de fabricar e comercializar meios de transporte individual será mais festejado que o Henry Ford.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
12 anos atrás

ultimamente eles não tem nem do gol, tem que esperar chegar certas peças. “não fazemos mais grandes estoques” dizem os gênios da logística.

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Divertidas essas suas farras.

Digo Garcia
12 anos atrás

Não precisa ir muito longe não Flávio…não acho quase nada de acabamento pro meu 1.6R nas autorizadas..

Só acho as peças de mecânica, e dentre essas, só as que usaram em comum com família Palio e etc.

O foda é vc chegar com seu “antigo” na concessionária e explicar o que precisa, e o vendedor do setor de Peças falar que isso nunca existiu, ou coisa assim, e querendo te ensinar como é o seu carro.

Aí vc vai até o carro, pega o manual e traz, e o cara ainda teima.

Max Mosley
Max Mosley
12 anos atrás

Ultimamente eu criei uma inexplicável vontade de possuir uma kombosa para sair de rolê por aí. Deve ser porque os carros modernos têm tudo, menos personalidade.

Você se esqueceu que a VW alemã mima o seu mercado consumidor local, enquanto que a VW brazeel só faz extorquir esse povo alegre e bronzeado.

faria
faria
12 anos atrás

Legal. Finalmente vou instalar uns Air Bags, haha.

Jaison
Jaison
12 anos atrás

Isso de peças para os carros mais antigos é de modo geral. Tenho um Pampa dos tempos da autolatina e é complicado encontrar peças de qualidade.

Paulo Mina
Paulo Mina
12 anos atrás

Eu tinha uma merda de um C4 Grand Picasso, em uma das inúmeras vezes que fui leva-lo para ver se conseguia arrumar aquela merda de câmbio, perguntei se poderia levar o meu 2CV para uma revisão, o que me assustou foi a cara de interrogação do “consultor” da Citroen, o infeliz nunca tinha ouvido falar no 2CV, tentei explicar que carro era, mas foi em vão. Deveria ser obrigatório os funcionários dessas montadoras saberem o mínimo da história delas e um pouco sobre seus clássicos.

Leonardo Fornasier
Leonardo Fornasier
12 anos atrás

Esse respeito pelos carros e donos de carros antigos é muito bacana.

Meu primeiro carro foi um Candango DKV, não sou um senhor tenho 27 anos, ele entrou num negócio quando meu pai tinha uma oficina mecânica. Foi muito bacana mexer nele andar a primeira vez, depois acabei vendendo para fazer meu curso de piloto, e era um carrinho bastante valorizado pelo seu ano.

Nelson Fernandes
Nelson Fernandes
12 anos atrás

Caro Flavio,

Procure a palheta da marca Dyna.
Com certeza é a empresa que faz a original.
Vc vai pagar metade do preço, em uma boa loja de autopeças e estará comprando a original.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Interessante como certas coisas acontecem em nossas vidas. Nunca fui lá muito entusiasta de veículos VW em minha vida. Tivemos alguns em família, alguns bons, outros nem tanto, mas, sinceramente, nada que justifique a fama que essa marca carrega.
Mas as Kombi são um caso a parte, principalmente as camionetes. Tivemos umas quatro delas, a primeira delas, tinha até nome: Catarina. Foi uma das últimas fabricadas com a frente antiga, de vidro repartido, se não me falha a memória, modelo 1.975.
O que elas aguentavam, muita camionete “parruda” não aguentaria. Tivemos uma F-1000 semi nova na época, que não chegou nem perto das “Catarinas”. Talvez seja esse o motivo dessa legião de entusiastas por esses “pães-de-forma”, ao ponto da própria fábrica manter um departamento de restaurações.

Jackie Fã (O(###)O) #96 !!
Jackie Fã (O(###)O) #96 !!
12 anos atrás

Lindas!!!!!

Alex
Alex
12 anos atrás

E imagino que te responderam que não tinham em tom de deboche.

Não sei como é ao redor do mundo, mas no Brasil essa paixão por carros antigos se restringe a poucos. Se a VW montasse algo parecido por aqui, certamente seria algo deficitário…

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
12 anos atrás

Continuo aguardando para ver qual montadora terá a sabedoria de abrir uma divisão neste estilo aqui no Brasil, para atender toda a América do Sul.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
12 anos atrás

Você ainda tinha dúvidas ???

nivaldo
nivaldo
12 anos atrás

Na sociedade brasileira atual onde “o que nem nasceu já virou ruína”, ver belos carros sendo cuidados assim é de encher os olhos. Parabéns alemães! Motivos de sobra para terem orgulho de vocês mesmos.

victor freire
12 anos atrás

nem esquente o cocoruto, fg.a vw do brasil tá interessada só em fazer feirão de gol prata, vender jetta prata pros zé-coxinhas de classe média e amarok prata pra agroboy colocar rodão e sair atropelando os outros por aí.

André Micheloto
André Micheloto
12 anos atrás

Você é um jornalista, não há dúvidas.

Lemos
Lemos
12 anos atrás

Ola Flavio . . .
Aqui fiquei sabendo que a VW do Brasil esta restaurando uma kombi 1958 Luxo, que iria fazer parte do Museu da VW aqui em Sampa, e que ainda esta no papel e teima em não sair de la . . . Pelos comentários um dos grandes da VW Alemã esteve na fábrica e alguém mostrou esta Kombi para o cara . . . e então ele mandou essa -“Quero ela pra mim doa a quem doer” . . . pronto . . . lá se vai mais uma kombosa pra fora . . . pelos relatos a Kombi está sendo feita por artesões, trabalho de primeira . . . mas infelizmente não sei mais detalhes a respeito . . . .
Abs.