MEU PÉ DIREITO

SÃO PAULO (chuta que é macumba) – Tem um negócio em corrida que nem todo mundo sabe. Na maioria dos carros hoje, mesmo nos de Turismo, o pedal de embreagem foi praticamente extinto com a adoção de câmbios de engate eletrônico que usam borboletas atrás do volante ou alavancas para troca sequencial. Isso fez com que muitos pilotos passassem a frear com o pé esquerdo, como faziam no kart.

Na F-1 é famosa a história dos problemas de adaptação de Barrichello ainda na Jordan, lá em meados dos anos 90. Ele teve enormes dificuldades para passar a frear com o pé esquerdo e continuou, durante muito tempo, brecando com o direito. Nisso, seu companheiro Irvine acabou se impondo ao brasileiro em muitos treinos e corrida.

Depois o brasileiro foi-se adaptando, a ponto de se tornar, digamos ambidestro em questões de frenagem. Mas sempre com carros que permitissem o uso do pé direito para frear, o que fazia com que eles tivessem algumas mudanças nas posições de pedal em relação aos carros de seus companheiros de equipe que usavam exclusivamente a canhota para o breque. Rubens sempre preferiu frear em linha reta, não tão dentro da curva, e para isso o pé direito bastava. Na medida em que os freios foram ganhando mais e mais eficiência e fazer a curva brecando passou a ser algo comum, ele passou a usar o esquerdo também.

Faço essa longa digressão para contar que a Indy está oferecendo, em seus novos chassis, a opção de freio com o pé direito e com o pé esquerdo, sem que nenhuma mudança estrutral tenha de ser feita nos carros. É só posicionar os pedais ao gosto do freguês. Dario Franchitti, por exemplo, comemorou. Disse que nunca se habituou 100% às frenagens com o pé esquerdo. Barrichello poderá fazer uso do recurso, também, dadas suas preferências pela direita.

E para quem acha que isso é um detalhe irrelevante, sugiro que, um dia, tente frear seu carro de rua com o pé esquerdo para ver se é fácil e se se acostuma rápido. Mas não esqueça de colocar o cinto. E aproveito para perguntar aos felizes proprietários dos chatíssimos carros automáticos: vocês, que não trocam mais marchas, brecam com o pé esquerdo ou ele só serve, atualmente, para descer do carro?

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lamh
lamh
6 anos atrás

Frear carro automático com pé esquerdo é mole! Quero ver a galera do kart frear o kart com pé direito.

Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
12 anos atrás

Tinhamos um opala 74 automatico, essa era fácil usar o pé esquerdo para brecar. Mas no começo foram alguns trancos, mas depois fui pegando o jeito. Hoje em dia se eu usar o pé esquerdo para brecar não tem mais trancos, mas os carros mais novos acho mais fácil usar o pé direito. Mas no meu velho opalão depois aprender a usar o pé esquerdo eu achava incomodo brecar com o pé direito.

Robert
Robert
12 anos atrás

Eu uso o pé esquerdo para frear!!!

Luciano Marino
12 anos atrás

Flavio,

Você não falou do Fred Flinstone, que costuma frear com os dois pés.

E já que não estou fazendo nada, aproveitei para contar quantas vezes você se referiu ao tema do post. Eis o relatório:

Frear = 5 vezes
Frenagem = 1 vez
Frenagens = 1 vez
Freio = 1 vez
Freios = 1 vez
Freguês = 1 vez

Nos comentários foram mais cinco menções ao verbo em questão.

abs

Luciano Marino
Cuiabá, MT
http://louconaopublicitario.blogspot.com/

Hugo
Hugo
12 anos atrás

No automático, o pé esquerdo serve p/ pisar o apoio do pé.
Além disso os carros automáticos também tem modo econômico…
Sem falar do conforto…
Se bem que, se eu tivesse a grana, optaria por um câmbio sequencial.

enko
enko
12 anos atrás

p.ara mim que tive experiência no automobilismo e tive caro automático frear coim o pé esquerdo no dia a dia é facil, assim como trocar marchas sem embreagem, tanto ascendentes como descendentes.
é só uma questão de costume
normalmente quem estáo meu lado no carro e vê pela primeira vez eu fazer isso fica meio assustado, desconfiado, pensando: será que eu vi ele fazer isso?
mas na segunda vez eu explico e até ensino, e fica tudo bem.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Não, Gomes. Para um motorista de automático, o pé direito é tão insignificante, que se lhe for arrancado, não sofrerá em nada, o seu modo de dirigir.

Ah, mas as montadoras já se preocuparam com isso e fizeram uma espécie de pedaleira fixa no carpete para o motorista poder se apoiar e não perder a pratica.

Adriano Silva
Adriano Silva
12 anos atrás

Freei com o esquerdo, numa rua deserta, a 30 km/h, e quase bati a cara no volante.

Rene Santos
12 anos atrás

Nos simuladores eu ainda me perco no começo, mas é questão de treino. No carro de verdade já testei e é bem estranho frear com o pé esquerdo, mas não achei muito ruim não, se um dia eu tiver um automático vou tentar me acostumar, acho que diminui o tempo de resposta.

Eduardo Holanda
Eduardo Holanda
12 anos atrás

Eu sabia que na indy faziam isso então, desde a primeira semana com um carro automático já comecei tentando com o pé esquerdo e me adaptei na hora, hoje uso bastante quando estou com pressa pois freio e acelero rapidamente usando os dois pés que já estão em prontidão. É só questão de usar uns dias ou aptidão mesmo. Não sou canhoto. Um abraço a todos.

Sansquer
12 anos atrás

Eu chamo meu automático de carro de Saci, pois o pé esquerdo só descansa.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

JESUS!! além de apertar bem o cinto, veja se não tem ninguém atrás, pq vai bater!!!

mesmo com carro automático (quando guiava um), usava o pé direito..o esquerdo era muerto!

Andrea di Sattrini
Andrea di Sattrini
12 anos atrás

Pe esquerdo so serve para descer do carro.

Carro manual é um grande barato, gosto de mudar de marcha, controlar mais o estilo de direção, mas com trânsito pesado este prazer vira suplicio, o pe chegar a formigar de tanto cansaço.

O tiptronic ajuda um pouco nesse sentido.

Leo Freitas
Leo Freitas
12 anos atrás

Frear com o esquerdo demandaria muito tempo… tá loco

Beraldo
Beraldo
12 anos atrás

Já tentei fazer isso uma vez, depois de jogar um tempo no fliperama…É muito engraçado como o seu cérebro interpreta as coisas, no simular do fliper, eu conseguia dozar o pé sem problema. Mas na hora de fazer a mesma coisa no carro, atolei o pé como faço na embreagem…E aí, só ouvir o pneu cantar. Ainda bem que estava devagar, pois é negocio é tenso. Mas foi interessante constatar como nosso corpo/cérebro reage a situações diferentes.
Ah..o freio do fliper tinha pressão, era bem parecido com o de carro normal.

Neto Temporão
Neto Temporão
12 anos atrás

No meu caso, num carro de rua, o pé esquerdo só serve pra descer do carro mesmo, hehe. Mas em simuladores (videogame) é rápido pra se adaptar ao uso do pé esquerdo pra frear e na troca de marchas sequencial.
No dia-a-dia, acaba sendo automático usar o pé direito no carro de rua e em seguida usar o esquerdo num simulador, tão natural que nunca tinha chegado a questionar essa dificuldade. Lógico que não estamos falando aqui centésimos de segundo ganhos com isso ou não, mas que acaba sendo meio sem pensar, natural, isso acho que é.

Wolf
Wolf
12 anos atrás

se for frear com o esquerdo, é bom colocar o cinto mesmo! HAHAHAHAHAHAHA

josé
josé
12 anos atrás

só admito carro automático (prá andar na cidade) e não uso o pé esquerdo.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

E ae Flávio,

Você mora em sp mesmo? Você já pegou um congestionamento? Carro automático pode ser chato numa pista, mas na cidade deveria ser obrigatório. Não entendo essa mania de brasileira de querer dar o melhor do carro a todo momento, depois vc vem criticar aqueles malucos que pegam a estrada e ficam acelerando até o final e filmando. Carro na cidade é meio de transporte, simplismente isso e quanto maior o conforto nesse ambiente estressante melhor. Fica a dica!! : ))

Takao
Takao
12 anos atrás

Andando de kart e acostumando a frear com a esquerda no carro de rua automático, a velocidade de se frear nas emergências êh muito mais rápido que se frear com a direita, o seu pe já esta disponível e em posição para qualquer reação .
O carro automático tem dois pedais e se temos dois pés , porque não usar os dois para um não atrofiar? Rsss

edkaefer
12 anos atrás

eu tenho carro automático e já tentei frear utilizando o pe esquerdo. Não é fácil, pois além de parecer que você faz mais força que o necessário, a posição do pedal também não ajuda, deixando o pé em uma posição forcada em relação à que seria utilizada para acionar o pedal de embreagem.

Se um dia as montadoras passarem a oferecer a possibilidade de ajuste da posição do pedal de freio nos carros automáticos, pode ser que eu passe a utilizar o pe esquerdo para frear.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Gosto bastante de correr de kart, e sempre meu dei bem freando com o pé esquerdo neles, mas tenho um carro automatico e neste, costumo dizer pra quem vai dirigir: esquece a perna esquerda…acelero e freio sempre com o direito..

Flavio
Flavio
12 anos atrás

Não querendo ser chato mas… frear com o pé esquerdo é um perigo em carros automáticos, é um dos maiores causadores de acidente que há hoje em dia. Tem muitas pessoas de idade e algumas mulheres que fream com o pé esquerdo e mantém o direito no acelerador. Com isso o carro segue em frente sem parar. Se olharem no YouTube há vários vídeos de acidente dessa forma.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
12 anos atrás

Esse carro novo da Indy é Horroroso!

Paul Nascheck
Paul Nascheck
12 anos atrás

Ando de Kart e estou bem acostumado a brecar com o pé esquerdo, mas andando na rua com o meu carro automático, brecar com o pé esquerdo é inútil.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Uso o pe esquerdo para descansar meu joelho esquerdo, prejudicado desde que um ignóbil bêbado abalroou meu carro na coluna “A” em um esquina quando eu tinha 20 anos. Desde então, meia hora de anda-e-para em embreagem nos engarrafamentos eh suficiente para me fazer lembrar daquele longínquo 7 de setembro.

Deus abençoe quem inventou os “chatos” carros automáticos!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Eu lembro em 2004, quando o Rubens levou pau do Schumacher depois de ter se aproximado tanto do alemão em 2003, ele ficou muito frustrado e reclamava que o carro não aceitava acerto dele, e uma vez falou que o grande problema é que pra classificar ele usava o pé esquerdo pra frear mas em corrida ia melhor com o direito. Lógico que ele falou isso pra imprensa, reclamando e chorando, mas pra equipe não, e quando o engenheiro dele soube instalou um pedal duplo que podia ser acionado por qualquer um dos pés… E rubens tomou pau do mesmo jeito.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Eu tenho dois carros, um manual e um automático. Eu aprendi a frear com o pé esquerdo, mas prefiro não fazer isso não, me sinto mais confortável usando o direito.

Mas o truque pra freiar com o esquerdo é lembrar de colocar o calcanhar no chão. Pq se frear direto, com o costume que temos de usar a embreagem que precisa de muito mais força, acabamos dando uma patada no freio. Mas tudo é uma questão de costume. Se eu só dirigisse automático freiaria com o esquerdo mas eu NUNCA vou ter apenas carro automático. Comprei até pq tenho problema no joelho esquerdo e as vezes é bom dar um refresco pro danado, senão inflama e dói demais.

André – BH
André – BH
12 anos atrás

Depois que comprei um automático, passei a botar o pé esquerdo pra fora, pra chutar o retrovisor dos motoqueiros que não me deixam passar pelo corredor.

Jackspeed
Jackspeed
12 anos atrás

acho que é tudo uma questão de treino, quem já brincou com simuladores como eu,que estava acostumado a freiar com o teclado e quando instalei a pedaleira e volante tive que me acostumar a freiar como os pilotos de F1 com o esquerdo, no inicio achava que nunca mais iria virar tempos bons mas depois fiz tempos ate melhores.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

No vídeo abaixo Fittipaldi alerta Rubinho sobre os riscos nos ovais! Emerson pelo que entendi, gostaria que Rubens fizesse pelo menos duas corridas como “convidado” em qualquer corrida em oval, para pegar mais a manha da pista. A preocupação do bicampeão no vídeo impressiona!!! Rubinho na primeira corrida em oval, vai pegar justo as 500 milhas!!!

http://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/bruno-senna-tem-talento-mas-falta-experiencia-diz-fittipaldi/n1597696124789.html

Pode parecer bobagem o que vou escrever, mas espero que alguém avise o Rubinho pra ele não tentar corrigir o carro se ele sair de traseira na curva no oval(pilotos carregam vícios), senão pode acontecer o mesmo que aconteceu com Gordon Smiley em 82. A regra no oval é clara, se o piloto perder a traseira, deixa ela sair sem corrigir, senão o carro poder ir de frente para o muro. Gordon Smiley corrigiu em exesso, e foi sua última manobra em um carro de corrida. O acidente foi asssutador, na batida a tampa da caixa craniana saiu junto com seu capacete, o cérebro foi junto e ficou tudo espalhado pela pista!

Gordon Smiley fatal Indy 500 Crash Indianapolis 1982
http://www.youtube.com/watch?v=lBUFJ2O9nM8

Na foto abaixo da para ver Smiley com um dos braços esticados sem o capacete:
http://img165.imagevenue.com/img.php?image=44158_Gordon_Smiley_1982_Indianapolis_500_4_LQ_122_475lo.jpg

“Durante uma tentativa de qualificação para a Indy 500 de 1982, Gordon Smiley, um jovem e arrogante piloto do Texas, estava determinado a quebrar a barreira das 200 milhas de média, ou fazia isso ou morria tentando. Diversos pilotos veteranos o advertiam sobre o seu estilo de condução, em que costumava corrigir as suas tragetórias em contra-balanço, algo que era errado para um Speedway. Quando perdeu a tração, Smiley reagiu como se estivesse numa pista normal, corrigindo o seu carro saindo de traseira. O impacto foi violento.”

“Enquanto eu dirigia para o que restava do seu carro, imediatamente após o impacto, observei umas pequenas manchas de uma substância cinzenta que formava uma trilha até o piloto. Fiquei chocado ao ver que o capacete de Smiley tinha voado, junto com a parte superior do seu crânio, cortado pela cerca de segurança. Espalhado pela pista tinha mais pedaços do seu cérebro. O seu capacete, devido a enorme força centrífuga, foi literalmente sugado pelo impacto na cabeça do piloto…”

“Quando voltavamos para o Centro Médico com o corpo, fiz uma análise rápida e percebi de imediato que praticamente todos os ossos do seu corpo tinham sido estilhaçados. Ele tinha uma ferida tão grande do lado do impacto que parecia que tinha sido atacado por um grande tubarão. Eu nunca tinha visto tal trauma”.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

O traçado misto desenhado para a F1 em Indianapolis apresentava grande parte do oval, e Rubens chegou a vencer lá.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

A diferença é que o resto do traçado misto é muito travado, então nessa pista o carro de F-1 tem muito downforce. Já o carro da indy tem apenas o downforce mínimo pra não sair voando, já que o oval é quase pé embaixo o tempo inteiro.
Quem já brincou de simulador nas duas configurações de pista sabe como é. No misto, fazer o “curvão” é mais fácil que a curva do café. No oval, a brincadeira é outra.

Carlos
Carlos
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

muito diferente o misto tem uma curva (que é feita acelerando) do oval e uns 4/5 da reta, num sentido oposto,

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

Uma (1) curva em aceleração e uma reta. Só. Não dá pra aprender nada do oval naquilo.

Jackspeed
Jackspeed
12 anos atrás

eu tenho esse habito de freiar com o pé esquerdo para ‘treinar’ o pé esquerdo, o curioso é que faço com carros de cambio manual, as vezes ponho em ponto morto e vou freiando para pegar sensibilidade no pe esquerdo,as vezes engatado mesmo e desengato sem a embreagem se a freiada for mais forte.em carro automático alem de mais facil é pratico.

Renato
Renato
12 anos atrás

Freio com o direito, com o esquerdo, faço trail braking e punta tacco.

João
João
12 anos atrás

As primeiras freadas com pé esquerdo (para um motorista normal) são bruscas porque pisa-se como está acostumado a pisar embreagem (pisa de uma vez e solta aos poucos). O freio, geralmente pisamos aos poucos e soltamos de uma vez. Dá para acostumar rapidinho. Único problema é que todos os carros são feitos para se frear com o pé direito e se você quiser usar o pé esquerdo para frear, fica com o corpo desalinhado. Vans, por exemplo, tem a coluna de direção entre as pernas deixando quase impossível frear com pé esquerdo.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Lembrando que o Rubens também teve problemas na Ferrari(reclamava de tudo, menos do alto salário), depois na Honda teve problemas com o volante, em seguida teve problemas com os freios na Brawn-GP. E pra finalizar teve problemas dizendo que carro Williams era uma porcaria! Esse é o Rubinho que o Kanaan vai conhecer na Indy…

O meu pé esquerdo essa semana estava um lixo(olha eu reclamando também), estou com artrite gotosa(gota), quando o bicho pega nem consigo por o pé no chão. Hoje fui fazer exame de sangue pra ver quanto esta a taxa de ácido úrico. Detalhe, fui macho pra cacete e não dei vexame como aconteceu com o rapaz do vídeo abaixo. Minha mãe disse que se eu não fizesse escândalo na hora da agulha, eu ia ganhar uma Ferrari miniatura zero Km…

Doar sangue não dói nada!
http://www.youtube.com/watch?v=PhOmzB7C_Vw

Carlos
Carlos
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Doo sengue sem frescura, olhe que se tivesse tempo iria a cada 2 meses

alcides
alcides
12 anos atrás

Não é à toa que os carros automáticos tem aquele pedalzão de freio

É para se frear com o esquerdo tb

Experimentem fazer baliza calçando o carro no freio com o esquerdo e acelerando com o direito, fica muito mais suave e tranquilo com menor risco de bater nos estacionados

Serve também para cantar pneu parado…..rsrs… e sair borrachando…..rsrs…..reduzir…enfim ……..brincar com o cambio automático

Cuidado para não explodir pneus e nem o conversor de torque….rsrs

Ou se achar dificil, tente andar numa moto inglesa antiga, onde o freio trazeiro e cambio são opostos aos das japonesas

Aprendi numa Vincent HRD……..

Treino …….baby…treino…….

Sanzio
Sanzio
12 anos atrás

Adivinha qual foi a primeira cagada que fiz quando peguei um carro automático… Dar de cara no volante depois de meter o pé de chumbo no freio como se fosse a embreagem!
Adivin ha qual foi a segunda… Dar de cara no volante depois de meter o pé de chumbo no freio, sabendo que era o freio!
Não tem jeito, se não tiver câmbio e 3 pedais, sou incapaz de dirigir!

Marcondes Witt
Marcondes Witt
12 anos atrás

Eu aprendi a frear com o pé esquerdo assim que comprei meu primeiro carro de câmbio automático, há três anos e meio.
Já sabendo das dificuldades – possibilidade de testar a dureza do para-brisas com minha testa, desde o início tentei adequar. Creio ter conseguido me adaptar, para o trânsito do dia-a-dia, em aproximadamente um mês. É preciso treino mesmo, já que a freada de emergência também será feito com o pé esquerdo.
Hoje, tenho muito mais agilidade no trânsito, já que não preciso movimentar a perna direita para frear o carro: basta levantar o pé direito e afundar o necessário o pé esquerdo. No anda-pára do trânsito, é uma maravilha.

Homônimo/Ce
Homônimo/Ce
12 anos atrás

Aproveitem para usar os dois lados da massa cinzenta!

Laércio
Laércio
12 anos atrás

Carro automático pode ser chato, mas que é um conforto neste transito infernal, isso é; alias isso é preconceito, igual a anos atras que ninguem queria carro de 4 portas pois não era taxi.

Roberto Borges
Roberto Borges
12 anos atrás

Realmente bonita a Ganassi!
Com câmbio DSG só troco no sequencial na alavanca ou borboleta, nada de chato, pelo contrário! Com trânsito ruim, tudo no automático. Frear – com esquerdo é mais rápido, mas tem que acostumar para não dar com a cara no volante ou tomar batida atrás! Mas sou obrigado a reconhecer que com câmbio lerdo, nem pensar, prefiro mecânico.

João
João
12 anos atrás

Sim. O pé esquerdo serve pra descer do carro, fazer gol, coçar a panturrilha direita e chutar o traseiro de quem não respeita faixa de pedestre e ciclovia. Abs

nando figueiredo
nando figueiredo
12 anos atrás

Só faltou a informação, que agora com os novos chassis, a Indy usara os mesmos freios da F1, fornecidos pela Brembo.

Ou seja como o Rubens a alguns anos “conhece” esses freios deve se adaptar melhor que os outros, e isso é uma vantagem gigante, principalmente no quesito desgaste.

Reinaldo Silveira
12 anos atrás

Nos carros com câmbio automático freio com o pé esquerdo. Como sou canhoto, não me parece estranho, ao contrário, acho que tenho mais controle no pé esquerdo.

R. CASAGRANDE
R. CASAGRANDE
12 anos atrás

Ter carro automático é chato mesmo. Já diriji um 300C, automático, e não tem graça nenhuma. Mas para frear, usei o pé direito, por causa do hábito. E tá bem bonita essa Ganassi ai da foto..

Adriano
Adriano
Reply to  R. CASAGRANDE
12 anos atrás

Ah, claro!! É mais legal dirigir um Gol/Palio/Celta 1.0 mecânico do que um 300C automático… É cada uma viu…

Valente
Valente
12 anos atrás

Dirigo carro automático desde os anos 80 e SEMPRE freando com o pé esquerdo.
Quando o carro é câmbio manual, freio com o pé direito e sempre que dá, vou de “punta tacco” para praticar.

Não vejo diferença nenhuma em frear com o esquerdo ou direito – fácil com os dois.

Uma vez andei com um piloto profissional no carro (que competia de fórmula nos EUA) que se chocou ao me ver freando com o esquerdo… eu disse a ele: “mas você não faz o mesmo no carro de corrida? E qual a estranheza então?”

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Bom,eu tenho automático e não penso em voltar para carros manuais.sendo assim meu pé esquerdo só serve para descer do carro e chutar a sujeira para debaixo do banco.

Ernesto Longhi
12 anos atrás

Oha, só não chuto com as duas pois, desta forma, o resultado seria catastrófico à minha retaguarda. Como aqui não se trata de chutar e sim de pisar, já tentei, vejam bem, tentei frear o automóvel de passeio com o pé esquerdo. O resultado foi igualmente catastrófico.

Uma coisa que se deve levar bastante em consideração nisso é a posição. No kart (saudades do Parillão), nunca tive problema de frear, obviamente, com o pé esquerdo (não há outro jeito). Uma víavel explicação é ridículamente simples. O ato de frear com o pé esquerdo em um kart ou mesmo em um carro de corridas é, geralmente, biomecanicamente favorecido pela posição de pilotagem. Os membros inferiores não ficam “pendurados” banco abaixo como na tradicional postura de um carro de passeio. Dessa forma, com a postura de piloto (de kart, por exemplo) o trabalho nas pedaleiras é predominantemente das pernas (perna em anatomia enteda-se do joelho pra baixo) e tornozelos.

Isso explicaria de modo até relativamente simples porque a maioria esmagadora dos pilotos não encontra problemas em brecar com a canhota (tá aí um bom tema para tese em nível de pós-graduação).

Questão de gosto ou de dificuldade? Não importa. O que importa é que na execução do gesto esportivo de trocar de pedal, por mais rápido e perfeito (eficiente) que seja, perde-se preciosos centésimos de segundo. Na F1 fez diferença.

Belo título do post, lembrando o nome do filme, com o lado trocado.

Cesar Augusto Ilgenfritz
Cesar Augusto Ilgenfritz
12 anos atrás

Desde sempre. No início por curiosidade, mas depois que acostumou qualquer pé tá valendo.

moa
moa
12 anos atrás

Flávio,

Fiz o teste. Como faço para te mandar a contada oficina??

:)