O GRANDE IRMÃO

SÃO PAULO (sei lá, mil coisas) – O governo pretende instalar chips em toda a frota que se move no Brasil (não sei se motos, inclusive) a partir de julho. Lendo a matéria enviada pelo Márcio Coração Valente, parece algo positivo. Mas, sinceramente, não sei o que pensar disso. Não me sinto confortável sendo vigiado o tempo todo por um Grande Irmão eletrônico a cada metro que percorrer com meus carros. Não, não mesmo.

Ah, mas ajudará a localizar carros roubados e a tirar das ruas veículos irregulares e tal. OK. OK. Pode ser. Mas eu abomino os rumos que as coisas estão tomando. Detesto ser vigiado. A liberdade está indo para o saco. O excesso de vigilância só nos diz que precisamos ser monitorados, porque não somos dignos de confiança de ninguém.

Somo assim mesmo? Fracassamos a esse ponto?

Outro dia percebi que esse telefone novo do capeta que comprei tem uma bolinha azul que fica piscando e indica exatamente em que ponto do planeta me encontro. Não quero que um telefone me rastreie! Quero que me deixem sossegado e em paz.

A vida está um saco.

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio
Fabio
12 anos atrás

Podem esperar q vai piorar..daqui a pouco o chip vai saber até se o seu pneu tá careca, se precisa trocar o óleo, o carro vai ter q andar sempre com o tanque cheio e com gasolina premium aditivada..kkkk….tudo pra roubar o nosso dinheiro…todo mundo sabe q tá cheio de caminhão rastreado sendo roubado, e carros tamb´me, porque os ladrões já tme um aparelho q bloqueia o sinal destes aparelhos, então esta de roubo naum vai ajudar nada, outra coisa, vc naum vai poder mais correr, então ninguem mais vai querer ou ter carros potentes, todo mundo vai andar de carro mil, isso vai fazer subir os preços destes automoveis e as montadores vão quebrar, naum vão mais vender carrões…vc acha q eles vão querer isso!? tá cheio de politicos, lobistas por tras das montadoras, se fizerem um neócio destes vão quebrar as montadoras…pra que carro q passarm dos 200km/h? ou estas motos esportivas…duvido q esta lei entre em vigor..kkkkk estamos no brasil….!!!

Ed Käfer
12 anos atrás

Saiu hoje na folha: o chip vai servir para multar os veículos por excederem a velocidade média. Controle total!!!!!

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
12 anos atrás

Caro FG..

Se me permite gostei da idéia, se não me engano até sugeri chips nos carros em um post daqui, um post sobre acidentes sei lá.. Vai ver que leram meu post e roubaram minha idéia, aha vou pedir royalties rsrsrs..

Na minha opinião pessoal o rastrear posição iria valer para o caso de roubo, furto, e claro para dirimir crimes onde o automóvel foi utilizado no crime. Certamente será uma ferramenta efetiva.. E claro que cidadãos de bem nem me preocupam com isso, já abandidagem, vai ter que assaltar a pé..

TRANSITO.. COM CERTEZA A ÚNICA SOLUÇÃO

Por outro lado, imagine como este chip iria coibir e com certeza quase estinguir os atos insanos ao volante desta geração de malucos que divide, de maneira injusta as ruas e estradas com condutores que respeitam os limites de velocidade e sinalização

Gente metida a piloto que vive por aí excedendo os limites de velocidade a torto e a direito, especialmente nas madrugadas, nas madrugadas dos fins de semana, e claro no horário de saída dos alunos das faculdades a noite.. Quando o transito se transmuta para uma competição autmobilistica urbana sem precedentes. experimente trafegar nestes horários.

RADARES ADEUS..

Isso iria gerar a total obsolescência dos “óbvios”p radares de poste, estes que todo mundo já sabe onde estão, bastando para isso rastreá-los com aquele famoso BIP já bem manjados em qualquer GPS paraguaio. Depois de passar pelo radar.. é só cidadão encher o pé de novo, logo o chip acabaria com isso. seria um radar em tempo real.

Assim sendo se a via em que se dirige o limite é 70.. vc deverá andar a 70 senão zigggggg leva multa lá do satélite, em qualquer lugar ao logo da rodovia, avenida rua etc..

isso para mim é simplesmente incrível, muito embora acho que os governantes, não estão pensando em resolve de vez o brutal numero de vitimas de acidentes conexos, mas sim estão pensando em um incrivel aumento na arrecadação de multas.

Daria para pagar a dívida interna Brasileira em menos de 1 ano..

Ou então se o cidadão que não paga o IPVA ha anos ou então já tenha a sua carteira cassada ou vencida, não poderá dirigir livremente e igualmente fazendo cagadas por ai pondo em risco as vidas alheias, porque seria rastreado, localizado e PT saudações. CANAAAAAAAAAAA.

Com certeza teríamos uma queda de 90% nos acidentes de transito por estas plagas.

Quem anda na lei, com o carro regulamentado, habilitação atualizada.. com certeza nem se preocupará com tais rastreadores..

Agora… rastreamento de celular Flavio Gomes???

Aí já é BO dos grandes…

Já pensou a esposa rastreando o marido, e um localiza o coitado um motel categoria na marginal tietê? rsrsrsrsr

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Eduardo Britto
Eduardo Britto
12 anos atrás

Quem manda trocar de celular a cada semestre?

ChristianS
12 anos atrás

Nas minhas motos isto não entra. E ponto! Não porque as use como máquians de corrida (até pq nem são desta praia), mas pq não autorizo ninguém a me vigiar. Está dito

Alex Neundorf
Alex Neundorf
12 anos atrás

Desde que não pretendam instalar uma teletela em cada casa, por mim tudo bem. Nunca interpretei a rua como um espaço particular. Saí da minha porta, estou no âmbito público e nada mais justo que o Estado cada vez mais procurar gerir esse espaço, que é um de suas prerrogativas. É a ideia do panóptico: se você sente que alguém está te vigiando, você não faz (ou evita ao máximo) fazer cagadas (pra quem costuma e gosta de fazer cagadas).

Wallace
Wallace
12 anos atrás

Aos pilotos de rua e espertos do volante,
Não vai adiantar brecar em baixo do pardal não, a multa será pelo espaço de tempo percorrido….. Ou seja, de Totem a Totem, entonces, siga as regras de trânsito o tempo todo em todo o trajeto. Ou o trocado das baladas e do churrasco vai pra Dilma….Ou Geraldinho…. Ia esquecendo, tem o serrinha que não termina mandato nunca. Sampa é assim.

Cesar Augusto Ilgenfritz
Cesar Augusto Ilgenfritz
12 anos atrás

Tá mesmo.
Agora estou em dúvida entre o “Hay gobierno? Soy contra!” e o “Larga do meu pé, xulé!”.
Kkk

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
12 anos atrás

É isso. A vida está um saco. O pior é que quem nos vigia recebeu atestado de ser humano exemplar de quem? Porcaria de mundinho esse nosso… o Gomes tem toda a razão.

Pedro
Pedro
12 anos atrás

Sou a favor das novas tecnologias, e essa será bastante útil, principalmente aos motoristas que utilizam as estradas, extremamente precárias no Brasil, como pistas de corrida, colocando a vida de pessoas conscientes como eu, em constante perigo!

Thiago Cruz
Thiago Cruz
12 anos atrás

Totalmente absurdo. Estamos cada vez mais vigiados, privacidade zero. Vai chegar o dia que teremos câmeras dentro de nossas casas. Eu vou ficando cada vez mais paranóico. Nunca tive nenhuma rede social. Não uso msn e cancelei meu Gmail, porque não confio no Google. Quem quer falar comigo pela internet só consegue por e-mail. Sei que ainda assim posso ser rastreado, mas tento dificultar ao máximo. Já temos a merda do Google Street View, que fotografa nossas casas e põe as imagens na internet, sem qualquer autorização. E a privacidade vai acabando na vida real também. Sou contra tudo que é obrigatório. Quem não se importa que instale, mas eu deveria ter o direito de não colar essa porcaria no meu carro.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Quem eles tem de rastrear, necas!

Luis Vieira
Luis Vieira
12 anos atrás

Na boa, o governo vem com essa da iniciativa ser contra o roubo e ajudar a segurança… Tenho absoluta certeza que colocar chips não vai ajudar em nada esse ponto, os criminosos vão continuar agindo como sempre foi antes e depois de tanta tecnologia.

Os governos sabem disso e vão continuar com a iniciativa pois a principal interesse deles é conseguir arrecadar (multar) o máximo possivel dos motoristas/proprietários, dinheiro pros cofres públicos. Mas eles sempre vem com patinho de ajudar a segurança, acabar com a poluição e transito pesado, etc… Conversa pra boi dormir!!!

Abraços a todos.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Li alguns comentários e li o seu artigo, tanto que este é meu terceiro post.

Aqui vai uma observação da rua, experiência minha que notei quando tinha 14 anos (hoje tenho 52) e que não mudou até hoje. Se vc é esperto vai entender.

Sinal fecha para os pedestres numa esquina muito movimentada
Eu, o panaca aqui, resolve dar mais um passo a frente, ali perto ocasionalmente um veículo reduz um pouco a velocidade antes de entrar na faixa.
A manada que está ao seu redor pula no meio da avenida sem olhar para os lados e volta assustada ao ouvir a buzina dos carros que passam…

Faça uma experiência, acontece sempre!

Seria hilário se não fosse trágico.

Isso vale para tudo na humanidade.

Assim cainha o homem…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Completando o pensamento:

Ainda bem que existe uma invenção maravilhosa em todas as máquinas, sem ela estaríamos numa fria:

O botão de desligar.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

O mundo ficou chato? Ficou. O Governo não confia nas pessoas? Não mesmo. Nem as pessoas são dignas de confiança, por que a inocência morreu. Eu falei em outro post, sobre questões ambientais: nunca mais vamos te a vida que tínhamos nos anos 70. Impossível, a quantidade de gente nas cidades impede qualquer inocência a respeito de uma auto regulação da sociedade. Somos muitos, perdemos. Os idiotas que ficam discutindo aborto e controle de natalidade ganharam. A bíblia dá a função “crescei e multiplicai” e é só isso que fazemos, e hoje tem mais gente viva do que já existiu na história humana. Temos o dobro da população que existia nos anos 70, dobramos em 30 anos! E querem que as cidades funcionem redondas? Que as administrações continuem redondas? Que métodos políticos de 30 anos atrás funcionem?
Nunca mais o mundo será como naquela época. Podem chorar, reclamar, protestar, fazer o que for, acabou-se. Viveremos como pombos numa gaiola, e precisamos abrir mão de todas as técnicas possíveis em termos de meio ambiente pra garantirmos um mínimo de qualidade de vida que ainda temos.

sérgio castro
sérgio castro
12 anos atrás

PQP, aposto que isso vai servir para fomentar a indústria das multas, criar dificuldades para vender facilidades, ou seja, estou começando a ficar de saco cheio deste país e principalmente destes políticos que só pensam em foder todo mundo. É impressionante como tem idiota por aí que fica só pensando no que criar para ferrar as pessoas, pois se este fato ocorrer, podem ter certeza, nenhuma aspecto positivo vai ter, e a estória de evitar roubos é uma mentira, pois alguém acredita que o brasileiro, principalmente os bandido, não vai achar uma maneira de inutilizar esses chips???????

sérgio castro
sérgio castro
Reply to  sérgio castro
12 anos atrás

“pricipalmente o bandido”

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
Reply to  sérgio castro
12 anos atrás

Com certeza o bandido vai roubar um carro, para usar o chip do outro, caberá ao proprietário, informar rapidamente ao seguro, ou ao detran de seu estado.cidade em tempo habil

E com certeza será mais fácil capturar o melhante..

Tecnologia é tecnologia. digitalizou não tem volta.. para nós e inclusive para os bandidos claro..

Com certeza funcionaria sim.. hoje por exemplo em São Paulo, já existem os radares inteligentes, que multam aqueles que furam os rodízios, os caminhões na marginal fora do horário, automóveis com documentação irregular, lendo a placa do veículo.. e funcionam muito bem..

Logo os chips seriam um sucesso acachapante, para coibir abusos no transito, ao meu ver

Teríamos um transito, com motoristas totalmente defensivos, e obrigados a conduzir seus veículos da maneira correta.. como um meio de transporte, não um bólido de corridas.

Afinal..qualquer um pisa no freio quando chega perto de um radar..

E porque faz isso?

Porque dói no bolso tomar uma multa..

Para o homem não existe outro método, coibir na marra .. para salvar vidas.. a minha a sua a de nossos familiares.

valeuu

Ps não sou cabo eleitoral do governo.. Se existe governo eu sou contra..

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Tudo bem que a média nacional é de 42% dos carros rodando sem licenciamento…
Querem faturar é com o pedágio por quilometro rodado dentro das grandes cidades em horários de pico.
Isso sim é que é um assalto a mão armada… Ou melhor a chip armado!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Completando:

A única coisa boa é que vão acabar com aqueles engraçadinhos que acham que o acelerador do carro só tem duas posições:

1 – Sem o pé encima
2 – Com pé na tábua

Isso é mais segurança baby.

Eduardo Schneider
Eduardo Schneider
12 anos atrás

Estamos ferrados….
Daqui a pouco vão querer cobrar imposto pela zona que vc circula….
Vão fazer calculos para saber a velocidade que vc trafega, rodizio e aí vai…

Já diziam…. a Solução é alugar o Brasil!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Eduardo Schneider
12 anos atrás

Não sei do que você está reclamando.

É assim em Londres, Tóquio, Berlin e uma porrada de outras metrópoles na Europa.

Não concordo, acho um absurdo esse tipo de interferência, mas fazer o que?

Thiago Cruz
Thiago Cruz
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Ah, mas que raciocínio brilhante! Se é assim em outros países, então temos que aceitar aqui! Se comem cocô em Londres, vamos comer aqui também!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Thiago Cruz
12 anos atrás

Tanto assim é que nã concordo com tal tipo de controle.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Eduardo Schneider
12 anos atrás

É para isso mesmo Eduardo! Pedagio urbano meu caro …
Ou você acha que esse sistema vem para nos ajudar?

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
Reply to  Ulisses
12 anos atrás

É verdade, são os pros e contras desta tecnologia digital.

Que eles vão ganhar dinheiro.. aha.. vão sim caro amigo, em todos os pontos abrangidos pela tecnologia. Multas, pedágio urbano também chamado de Imposto de congestionamento na Suécia

Nelson
Nelson
12 anos atrás

Já pensaram em quanto os partidos do governo vão ganhar por intermedio das firmas “contratadas”para prestar este serviço?Aonde foi o dinheiro dos kits de primeiros socorros e tantas invenções mais para ajudar campanhas e ferrar a nós – os bobos.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Õ Nelson!
Alugar jatinhos para o caribe custa caro veinho! A despesa desse pessoal de Brasília é muito alta, restaurantes de luxo, vinhos de R$ 8.000,00, aluguel de carros blindados, festas secretas nababescas, despezas de campanha (isso então, é muito caro!), superfaturamentos para divisão generosas de “percentuais” …. tudo isso tem um custo!
Se não bolarem um sistema novo de arrecadação, como vão pagar uma conta desse tamanho?
Precisamos colaborar com eles e aceitar mais uma geringonça para gerar sustentabilidade contábil ao poder!
Vê se colabora Nelson! ….

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

É o celular, o laptop, o palm e os automóveis tmb.. Tudo rastreável. Não é o grande irmão de Orwell…..O grande irmão é o grande satan dos islamicos……Esse povinho egoísta, burro e arrogante (americanos) vai destruir o mundo.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Luiz Oliveira
12 anos atrás

Vixe!

Sai capeta!

Eder Camargo Matias
Eder Camargo Matias
12 anos atrás

Vai ter que ser conformar com a tecnologia.
Mesmo que você tenha um NOKIA CDMA dinossauro, hoje existem programas que indicam sua posição aproximada através de trinagulação com antenas.
A palhaçada nessa histório é que com certeza vamos pagar a mais por isso, mas não gostando ou querendo isso.

João Caldeira
João Caldeira
12 anos atrás

Esse negócio de localizar carros roubados pode até ser uma boa, mas as quadrilhas especializadas vão descobrir em dois tempos como burlar isso aí.

Quanto ao telefone, não sei se é o seu caso, mas um amigo meu instalou um aplicativo de localização no Iphone que não serviu para nada quando ele foi roubado, porque o negócio só funciona se o aparelho estiver ligado e conectado na internet…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
12 anos atrás

Ah tá… quer dizer que o ladrão é capaz de abrir uma porta de um carro que usa trava eletrônica na fechadura, consegue desativar os alarmes de última geração em menos de 2 segundos, consegue dar ignição no carro sem a chave mesmo nos veículos com dezenas de proteções eletrônicas até na injeção eletrônica e não será capaz de arrancar um chip e jogar pela janela?

Sei, sei…

Bruno
Bruno
12 anos atrás

O Grande Irmão esá de olho no seu Meianov

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

Resta saber se é constitucional, se ninguém vai entrar com uma ação contra isso… a única verdade é que os ladrões aprenderão a desativar isso dai rapidinho.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

Flavinho, isso já tá acontecendo há muito tempo. Você vai até uma vendinha na esquina e o cara pede seu CPF, não tem jeito. Também odeio esse controle, mas ele já existe, o CPF, nos tempos que era CIC, era um documento pessoal, individual e secreto, hoje você o dá a cada telefonema que faz para comprar alguma coisa, pedir um serviço, se não der, o ‘sistema’ não aceita. Liga pra pizzaria, dá seu endereço e ‘voilá’, sua ficha tá na tela do pizzaiolo. Quanto aos carros, vamos pelo mesmo caminho. Tenho zero pontos na carteira e não tomo multas há décadas, e olhe que ando muito de carro, cerca de 1.500 km/mês, portanto, quem anda na linha não precisa se preocupar. Se os caras tirarem de circulação os carros irregulares, já será um efeito colateral plausível, mas duvido que farão isso, pois sempre alegam que não haveria onde colocá-los. 1/3 da frota da cidade de São Paulo é ou está irregular, coisa aí de 3 milhões de carros. Quando colocaram um sistema experimental desses na Anhanguera tiveram que desligá-lo, pois a fila de irregulares já se perdia de vista e liberaram a cambada. Agora, quanto ao fracasso, sim Flávio, fracassamos. Deixe o ser humano livre e ele só faz merda, pelo menos a maioria deles, ainda mais brasileiro, louco para sempre levar uma vantagenzinha. Portanto, comungo de sua repulsa, mas, no final, quem anda na linha não terá do que se preocupar. Ah, desliguei esse negócio do celular, também acho péssimo esse rastreamento pessoal, mas que poderia ajudar em caso de sequestro…, vixxx, olha o Grande Irmão me convencendo.

Marcelo A Pereira
Marcelo A Pereira
12 anos atrás

Eu não me importo de ser rastreado desse jeito, não devo nada a ninguem, não estou fazendo nada de errado e acho que pode ajudar nos casos que quem comete algum desvio.
Calma, não estou dizendo que você ou qualquer outro que é contra é um criminoso e tem alguma culpa no cartório. Só acho que não há nada que possa afetar minha vida.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Marcelo A Pereira
12 anos atrás

Até você começar a pagar pedágios urbanos, com boletos enviados para sua residência.
Se não pagar você não licencia.
Marcelo, esse equipamento é só o começo, depois as taxas virão, é só o que nossas autoridades sabem fazer.
Ou você acha que um trambolho digital desse tipo vem para te ajudar? Facilitar sua vida de condutor?

Luis Rossi
Luis Rossi
12 anos atrás

Você não gosta de Controlar, chips nos carros, mas adora paises comunistas, famosos pela sua liberdade de expressão. Vai entender…

Matheus
Matheus
12 anos atrás

Duvivo, mas duvido mesmo que será utilizado para retirar carros irregulares e achar carros roubados.

Para mim será somente utilizado para aplicar multa e nada mais. Ok, também, alguma raras vezes, será utilizado para pegar carro irregular da classe média e da classe pobre. De rico, jamais!

Igual a CPMF, quem pagou foi classe média e não pegou um rico sequer por usar dinheiro inapropriadamente.

Renato Campestrini
Renato Campestrini
12 anos atrás

FG,

Você está certo!

O mundo está cada vez mais chato, e parece mesmo que fracassamos a ponto de sermos vigiados 24 horas por dia, bem, são vigiados os cidadão de bem, pois os amigos do alheio, meliantes, esses ninguém segura.

Abraço,

Zé de Leppelin
Zé de Leppelin
12 anos atrás

Não confio em governo (seja de que partido for).
Se implantarem esse chip deve ter algum fundo de arrecadação e captação de dinheiro para mensaleiros, obras superfaturadas, elefantes brancos da Copa 2014, funcionários públicos fantasmas e etc.
Pra localizar carros roubados que não é.
Até porque iria estragar o mercado das seguradoras, a maioria delas pertencentes a grandes bancos, que são os financiadores das campanhas políticas.
Não se iludam.
Se isso for efetivado, não será para o bem do cidadão e sim para o bem do governo.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
12 anos atrás

É muito mais fácil shipar os carros do que prender os bandidos que os roubam. ou gerar uma estrutura social e produtiva pra esses caras se inserirem no mercado de forma lícita (utopia).
A vida tá virando de um jeito que, logo logo, o que não for proibido vai ser obrigatório…

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

É para nos ferrar!
Fiscalizar se pagamos as taxas absurdas para sustentar o caixa dos partidos políticos, desviar nosso dinheiro para os paraísos fiscais.
Em caso de roubo, os vagabundos vão desligar o chip do carro para circular a vontade, baseado em informações compradas do fabricante chinês e/ou, alguém do governo, participante da quadrilha, vai zerar o código de seu carro roubado para trafegar à vontade por onde quizer.
Não acredito nas autoridades brasileiras e na sua boa vontade em devolver em serviços os impostos absurdos que pagamos, além de despesas particulares com rodovias pedagiadas, seguros, estacionamentos, sistemas de segurança, monitoramento por satélite, blindagens …. etc etc etc.
Já vi esse filme antes, inúmeras vezes, todos me monitoram, em todos os sentidos, monitoramento fiscal, monetário, agora estão querendo monitorar para onde eu vou.
E a corrupção? O desvio de recursos para campanhas políticas? O uso de dinheiro público para construção de estádios particulares para a “Bosta” do Mundo? A falta de investimentos em infra-estrutura? A falta de investimentos em educação pública? Em segurança pública? Em aeroportos? esses estão verdadeiras possilgas, apesar das altíssimas taxas de embarques que pagamos.
Esse tipo de idéia é para incluir alguma empresa que dará parte dos acertos comerciais de fornecimento dos equipamentos de rastreamento para algum político, partido, ministro, assessores ….
Resumindo, vai continuar tudo a mesmo bosta, só que um pouco mais cara.
Ainda é possível ficar mais caro, pois somos um povo bunda-mole.

Perneta
Perneta
12 anos atrás

Que comecem testando em seus próprios carros oficiais, deixando a fiscalização à nosso cargo!

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
12 anos atrás

Parece que esse negócio de chip pelo menos vai ser bom para pedágio. Peço que vi quando você entra na estrada passa pelo chip e quando sai também aí é calculado a distância percorrida e o valor pago pelo pedágio será proporcional a esta distância.

Sandro Goiano
Sandro Goiano
12 anos atrás

Calma gente, vai ser vou de galinha. Lembra dos kit de 1º socorros que era obrigado, ai todo mundo comprou para ter no carro passaram pouco tempo e foi esquecido, cancelado, inutilizado. Vai se instarlar dos chips depois de pouco tempo vai cancelar a serviço, a vigia será pequena FG, ela é até os partidos arrecadarem os 10% e pronto. Assim caminha a adm no brasil.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
12 anos atrás

Será que funciona em carro 6 volts?

Breno
Breno
12 anos atrás

Fracassamos fragorosamente, há muito tempo. Basta ler um jornal.

Williams Gonçalves de Farias
Williams Gonçalves de Farias
12 anos atrás

Uai, o cara que vive babando ovo do comunismo não quer ser vigiado? Qualé? Quer só a parte boa do regime é? É isso ai mesmo negada. O comunismo no Brasil legaliza o crime pra poder vigiar todo mundo. Em várias cidades do Brasil estão sendo instaladas cameras com o pretexto da seguranca publica. E o povo, inseguro, ate implora por isso. Ao inves desse governo miserável dar educacao pro povo, eles dao é isso ai ó, sob os mais escrotos pretextos. Espero não estar mais aqui no Brasil no dia que esses escrotos legalizarem o aborto, a pedofilia, a gayzisse e tudo que faz parte dessa mentalidade comunista de merda!

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
12 anos atrás

A ficção virou realidade! Triste realidade! George Orwell foi um visionário!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcelo A F da Silva
12 anos atrás

Errou apenas na data…

Paul Nascheck
Paul Nascheck
12 anos atrás

Vai ser possível multar por velocidade média em um trecho. Muito legal, só que ao contrário!

Samuel
Samuel
12 anos atrás

A vida não está um saco não, você está é que está envelhecendo, e é normal acharmos que na nossa juventude as coisas eram melhores, mas, a verdade é que nós não tínhamos a mesma noção da realidade, que sem dúvidas é e sempre foi cruel.

enko
enko
12 anos atrás

essa palhaçada, como a controlar, será mais um meio de nos extorquir, levar o nosso dinheiro
até quando vamos permitir que nos imponham regras que nos prejudicam.
leis que beneficiam meliantes, (politicos também), não são mudadas, a OAB não vai contra os interesses de seus clientes, portanto não faz lobby para que se mecham (ou mexam), na constituição.
direitos humanos, virou direito dos manos
antigamente tínhamos o rouba mas faz, hoje temos o rouba mas me dá 10%.
quem sabe um dia o jogo muda de lado.

Rael Gugelmin Cunha
Rael Gugelmin Cunha
12 anos atrás

E quem vai obrigar os carros irregulares a instalar isso? Vão continuar rodando do mesmo jeito. Quem vai se ferrar, como sempre, é a classe média que banca tudo nesse país.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Rael Gugelmin Cunha
12 anos atrás

Cara, finalmente uma boa pergunta sobre o SINIAV!

Alexandre Werner
Alexandre Werner
12 anos atrás

Me parece ser uma ferramenta a serviço da indústria das multas. Chip colado no parabrisa ou placa não vai impedir roubo algum. Nenhum ladrão vai ser idiota o suficiente pra não arrancar o chip antes do roubo.
Não gostei.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Alexandre Werner
12 anos atrás

Isso se ele já não vier embutido na central eletrônica que controla o veículo já de fábrica. Ai meu irmão, vai ser foda!

André
André
12 anos atrás

E isso está acontecendo durante o governo q vc tanto apóia!
E agora?
Sinceramente, não entendo a tua revolta…

Carlos Tavares
Carlos Tavares
12 anos atrás

Sou totalmente contra. Como disse noutro post, o futuro nos deu um presente de grego.

Quem tem de ser vigiado são os criminosos, ou quem quer aparecer, como tantos no facebook que tem como lema o “compartilhar é preciso, viver não é preciso”.

Tiago MIo
Tiago MIo
12 anos atrás

FG, concordo 100% com você. Pelo menos se você tiver um de seus carros roubados é mais fácil desse achar. Tive um Chevette ele foi roubado estava muito lindo todo original. Se na época estivesse isso no carro provavelmente estaria com ele hoje.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Tiago MIo
12 anos atrás

Sonhar faz um bemmmmm…..

Thiago Cruz
Thiago Cruz
Reply to  Tiago MIo
12 anos atrás

A primeira coisa que o ladrão faria, seria descolar essa merda do parabrisa e jogar no lixo. Não ajudaria nada a achar seu carro.

José Morelli
José Morelli
12 anos atrás

Eu gostei da idéia, embora ela possa abrir caminhos pra outros tipos de monitoramento que levariam ao totalitarismo da era informatizada.

Por enquanto acho que só em carros não chegamos ao ponto de totalitarismo ainda, é apenas um aperfeiçoamento do Estado policial e mediador. Como já dito, será ótimo contra roubos e irregularidades. Por enquanto é um recurso positivo de mediação, regulamentação exercido pelo Estado…..agora se abrir porta pra monitoramentos de outras naturezas, aí é totalitarismo mesmo.

Rafael Balneário
Rafael Balneário
12 anos atrás

Infelizmente Flavio pessoas boas “pagam pelas ruins” e na minha opinião internet não é uma bosta, mas sim as sacanagens que as pessoas safadas e pilantras que usam ela para avacalhar.

Outro detalhe é que a vários anos criaram ipva,licenciamento etc: faz pouco tempo que criaram inspeção veicular, resumindo…como diz o jornalista Paulo Alceu: enquanto isso a vida segue.