PING-PONG

F1-pingpong" src="https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2012/03/AlbumF1-pingpong-231x300.jpg" alt="" width="231" height="300" />

SÃO PAULO (era legal) – O Chico César, que evidentemente não é aquele, mandou a mensagem:

Você, como bom arqueólogo, vai gostar desta imagem. Foi um achado literalmente do fundo do baú. É o Livro Ilustrado Oficial “FÓRMULA 1”, lançado para temporada de 82. As figurinhas vinham nos chiclés Ping-Pong (nem sei se ainda existe). Tem texto de Reginaldo Leme. Mas o que é o interessante é ver as antigas pistas e a variedade de equipes (17) da época. Bom, meu álbum está pouco preenchido, nunca fui bom em completar, além do que a mãe pegava no pé por tanto chiclete… Mas deve ter algum internauta com ele completinho. Vale instigar a turma.

Alguém entre nós completou?

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Schmidt
6 anos atrás

Eu tenho o álbum PING-PONG FÓRMULA 1 – 1982, FÓRMULA 1 89, FÓRMULA 1 90, e FÓRMULA 1 – 91, todos completos e escaneados. Uma das minhas paixões é colecionar álbuns de figurinhas, tenho centenas deles, de temas variados. Se eu puder ou conseguir postar fotos por aqui, será um prazer poder compartilhar.

Grande abraço

Schmidt Tv a Lenha

marcelo
marcelo
8 anos atrás

tenho 108 figurinhas.super conservadas quem interessar. entrar em contato [email protected]

Luis Fernando
Luis Fernando
9 anos atrás

Que Legal!! Tenho o Album da F1 Ping Pong de 82 que falta apenas 1 figurinha. Pf quem tive o mascote Plácido da ultima página do álbum pf me avise.

Luis Carlos F.Quintas
Luis Carlos F.Quintas
10 anos atrás

Flavio, eu tenho um diploma da coleção Ping Pong Super Heróis, conhece quem tem a mesmo diploma o meu é o numero 14

Cláudio André
Cláudio André
11 anos atrás

Muito legal seu blog, gostei muito e adoro as coleções do chile ping pong, você teria uma relação completa sobre todos os lançamentos ping pong com a quantidade de figurinhas e se tinha álbum ou não? poderia disponibilizar caso tenha? Obrigado e parabéns pelo blog.

edilson francisquini
edilson francisquini
11 anos atrás

figurinhas formula 1 queria saber se vc tem todas me mand por email obrigado

Emerson Bicalho
Emerson Bicalho
11 anos atrás

Putz!!!! Eu tive um destes!!!!

Sandro
Sandro
11 anos atrás

Caraca! Outros tempos!
Lembro do album de figurinhas da Copa de 82.
Do Brasil tinha jogadores que nem foram para o Mundial! (Mario Sergio, por exemplo!)
Da Nova Zelandia vinha incompleta, creio eu!
Saudades desse tempo!

Lembro dessas figurinhas da F-1! Outros tempos em tio Bernie era menos ganancioso!
A primeira figurinha que eu me recordo era de… Nelson Piquet! Tinha da Brabham BT49C, a pista de Zandvoort, Jan Lemmers (quem?), etc.

Outros tempos!

Wesley
Wesley
11 anos atrás

Tenho ele completo… dos álbuns de figurinhas do passado, foi o único que guardei.
Lembro que na época, com 10 anos, (moro em Belo Horizonte – MG) era um grande fã do Piquet, que corria naquele ano com a Brabham nº 1 após ser campeão em 1981 – perto de casa tinha uma quadra de futebol, e nela tinha uma salão onde vários adultos jogavam baralho. A lixeira ficava cheia de maços de cigarro vazios. Daí surgiu a ideia de fazer das caixinhas os carros de F1. O marlboro era a Mc Laren, o Parliament, caixa azul e branca era o carro do Piquet, o John Player a Lotus, etc.. escrevíamos os nomes e nº do piloto em cima, a abertura da caixa era o aerofólio. Pelo álbum cópiava as pistas no quintal de casa com giz, tinha inclusive entrada e saída de box… além de tomada de tempo cronometrada. A regra era a seguinte, cada garoto representava uma equipe, cada carrinho podia receber um lançamento, se o detrás consguisse ultrapassar, na vez seguinte ele lançava primeiro, se saísse da pista perdia a vez. Geralmente a corrida era de três voltas. Fazíamos o campeonato com todas as provas e anotava tudo no caderno fazendo um autêntico campeonato mundial… a nota triste para os mineiros é que desde aquela época continuamos sem ter um autódromo em minas…

The Ogre
The Ogre
11 anos atrás

Eu completei, mas não guardei. Lembro que tinha duas figurinhas que teimavam em não sair e ninguém tinha pra trocar. Aí a solução foi fazer o pedido. Quando chegou o envelope com as duas dentro foi um momento muito bom. Acabou sendo o único álbum que eu completei na vida.

Bons tempos, tinha Ping Pong e uma Fórmula 1 competitiva de verdade.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
11 anos atrás

Eu completei esse danado. A última figurinha que faltava era uma das últimas, que traziam charges de uns mascotes no final do álbum. Ela se chamava “Mariane”, me lembro até hoje. Eu consegui ela em troca de algumas figurinhas do álbum da copa de 82, que também era da ping-pong, e tinha 300 figurinhas ao todo. Deste último ficaram faltando 6 figurinhas para eu completar. Como tinha um colega meu que queira umas figurinhas do meu álbum incompleto da copa que eu tinha, troquei pela tal da “Mariane” pra completar o álbum da F-1. Ele tinha 180 figurinhas ao todo, me lembro bem disso até hoje também. Nesse álbum eu colei na capa de trás recortes de jornal do primeiro e do segundo títulos de Nélson Piquet.
O duro é que me casei, mudei da casa de meus pais, e o pobre álbum ficou em um guarda-roupas que passou a ser de minha irmã. Um dia me deu na telha de procurar o danado. Minha irmã tinha feito um limpa e acabou jogando ele fora. Uma pena. Tinha muita coisa legal nele. Um pouco da história da F-1, as equipes da época (os Alfa-Romeo de De Césaris e Giacomeli eram lindos), todos os campeões até então, as fotos de todos os pilotos daquele ano, o traçado dos circuitos da época, os logos das equipes daquele ano e até de umas que já não existiam, além de um enchimento no final, que eram estes hipotéticos “mascotes” das pistas, uns desenhos até engraçadinhos de figuras paramentadas com detalhes ligados ao automobilismo, mas meio assim, “nada a ver”. Me lembro até das fotos de Ricardo Paletti, Gilles Villeneuve e Didier Pirroni. O primeiro morreu naquele ano batendo na traseira de Pirroni em uma largada em que a Ferrari ficou parada. O segundo faleceu nos treinos para o GP da Bélgica (em Zolder ne época). Pirroni, algumas provas depois acabou se estatelando (em Hockenheim, se não em engano), e nunca mais competiu na categoria. Morreu alguns anos depois em corridas de lancha no Canadá.
Bons tempos. Pena eu ter perdido esta publicação. Me trazia boas lembranças da infância – início da adolescência.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
11 anos atrás

Bons tempos, 17 equipes e ninguém ficava com essa viadagem de dizer “ah, Osella é muito lenta pra participar, Toleman é muito lenta pra participar” como hoje, onde o cara não pode ser 4 segundos mais lentos que o líder que já começa a choradeira.

Brabham, Tyrrell, Williams, McLaren, ATS, Lotus, Ensign, Renault, RAM/March, Fittipaldi, Alfa Romeo, Ligier, Ferrari, Theodore, Osella, Toleman e a March particular do Emilio de Villota. São as 17 equipes, certo?

Gustavo
Gustavo
Reply to  Nikolas Spagnol
11 anos atrás

Excelente comentário.Toda vez q eu vejo nego reclamando da Hispânia eu lembro da AGS, Coloni e Osellla. Ninguém reclamava.

CLAUDIO
CLAUDIO
11 anos atrás

SERA QUE ALGUEM QUE TEM ELE COMPLETO NÁO SE IMPORTAria em scanear e colocar o arquivo pra gente poder rever

eu lembro com saudades desse album e a foto que eu gostava era do fittipaldi de chico serra

Richard Vieira
Richard Vieira
11 anos atrás

Também tenho ele completo. Tá guardadinho numa gaveta. Me lembro como se fosse hoje. Tinha 8 anos quando todo dia ia no armazem do lado de casa levar as moedinhas catadas do pai e da mãe pra gastar tudo em chiclete ping pong. As figurinhas repetidas eram guardadas com cuidado. Depois de um tempo fazia um maço enorme que tinha que até usar elástico daqueles de dinheiro pra levar pra trocar com os amigos da rua ou da escola. Desse modo conseguíamos muitas figurinhas que não tínhamos. Tinha também o lance de comprar em outros lugares da cidade pois achávamos que as figurinhas vendidas no bairro estavam viciadas, ou seja, por mais que você comprasse, sempre saiam o mesmo lote de figurinhas.
As adesivas também eram difíceis porque não eram vendidas nos chicletes, mas sim nas bancas através de pacotes de figurinhas. E comparado ao preço dos chicletes eram bem mais caras. Lembro disso pois o pai e a mãe não gostavam muito de comprar essas adesivas por causa do preço.
Enfim, tá lá na gaveta, cheirando até mofo, mas quando folheio vem à tona lembranças de infância que infelizmente as crianças de hoje não tiveram a sorte de ter. Sem falar que foi ali que aflorou o fanatismo pela fórmula 1 e pelo automobilismo que tenho até hoje.

Marcelo José Evangelista
11 anos atrás

Eu tenho até hoje guardado. Mas meu Pai também teve que mandar a carta do final do album e comprar as figurinhas faltantes. Porém os adesivos do meio do album não tenho todos.

Elpidio
Elpidio
11 anos atrás
Luis
Luis
11 anos atrás

Eu também tenho, guardado até hoje. Estava no pré primário à época, e o álbum era sensação entre a molecada.

O mais bacana era sair procurando figurinhas pelo chão, já que muita gente mascava os Ping Pong e não faziam coleção. Até hoje lembro que a figurinha do Piquet foi encontrada assim, largada no chão, uma das poucas que faltavam para completar a coleção. Ótimos tempos :)

Alexandre Ozorio Soares
Alexandre Ozorio Soares
11 anos atrás

Eu completei, mas precisei mandar carta para pedir as figurinhas que faltavam.
Aliás, foi o único album de figurinhas que completei. Eu tinha 9 anos de idade e começava a acompanhar a F1.
Mas, é claro que um dia, em uma limpeza não autorizada em minhas tralhas-papéis-livros-documentos, acabou indo para o arquivo morto do lixo.
Que tristeza…
A foto da Alfa Romeo era a que eu mais gostava, as rodas eram cromadas!!

Roberto
Roberto
11 anos atrás

Esse pessoal que coleciona revistas e albuns de figurinhas deveriam digitalizá-las e colocá-las na internet para o pessoal que não conseguiu completar aquelas que estavam faltando. Isto seria uma democracia incrível. E mostrar para as gerações futuras como nossos heróis eram reverenciados no passado e continuam até hoje.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Tinha 14 anos na época e tinha esse álbum, mas não cheguei a completar, infelizmente se perdeu no tempo. Pelo menos, as imagens da época estão bem guardadas. Disparado a melhor época da minha vida, depois dos 18 anos só apareceu obrigações(puta coisa chata), ainda bem que estou solteiro.

Pai solteiro pelo menos, minha filha esta comigo e me resgata as alegrias que tive no passado.

Machinist
Machinist
11 anos atrás

Eu não tive o álbum. Por algum motivo não chegou na minha cidade.
Mas colecionava obsessivamente as figurinhas e no final colei todas num caderno.
Masquei muito chiclete com essa coleção, e a coleção Ping Pong da copa de 82.
Também não sei que fim deu meu album-caderno…

Gerson Treml
Gerson Treml
Reply to  Machinist
11 anos atrás

Na minha cidade também não chegou o album e colava no caderno.
Especialmente as da Copa de 82.
Bons tempos aqueles… Definitivamente!

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Eu o tenho completo. Tenho tb o da Copa e um do guaraná antártica de aviões… muito legal.

Gostaria de lançar uma idéia! Na Copa passada meu sobrinho colecionava o álbum e eu descobri que tinha o tal álbum na internet também!!

Na hora que vi pensei em fazer algo parecido com F1… Não entendo picas de internet, mas pensei que se criássemos uma plataforma pré-definida (em alguma coisa flash, java, etc) como campeonatos por ano (poderia ser a partir do Grande Prêmio Flávio?) todos poderiam baixar a base e ir “colando” figurinhas que fossem buscando na net! Como a plataforma n teria imagens e n teria negociação (compra de figurinhas) acho que n teria problemas com direitos autorais. O que acham?

JC Dias
JC Dias
11 anos atrás

Muito legal. Acho que estamos ficando velhos e saudosos (rssss). Antes disso, por volta de 1977, o Ping-Pong vinha com figurinhas de motos, dos funnycars, stockcars e uma outra categoria que não lembro qual era. Também bem legal. Teve outra de aviões, não sei se Ploc, Ping-Pong ou o que.

Airton Silva
Airton Silva
11 anos atrás

Tenho um álbum desse da temporada de 1976, mas que igualmente se encontra incompleto. Mesmo assim tem, entre outras figurinhas, a Tyrrell de seis rodas. Um colega de escola disse na época que se eu comprasse a caixa inteira de Ploc ou Ping Ping, não estou bem lembrado, completaria o álbum, mas que eu sempre fui muquirana, não comprei.

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Desse eu não lembro. Mas eu colecionei Ploc Monster, mas não era um álbum e sim um poster, e as figuras eram “transfer” de raspar.

Emerson
Emerson
11 anos atrás

Eu não tenho o album mas, tenho algumas figurinhas ainda. Guardadas com carinho.

Roberto Antonio
Roberto Antonio
11 anos atrás

Curiosidade:
O primeiro chiclete vendido no Brasil foi o “Ping Pong” lançado pela Kibon em 1945.
O Ping-Pong concorreu com o Ploc durante muito tempo até que ambos foram comprados pela empresa Kraft Foods, que fundiu as marcas (o Ping-Pong era da Kibon e o Ploc era da Adams). Numa das últimas vezes em que foi vista, a embalagem tinha uma metade de cada cor, uma lembrando o Ploc e a outra lembrando o Ping-Pong.
O Ping-Pong era extremamente duro, custava para amolecer – haja maxilar! Algumas pessoas gostavam porque isto tornava a bola mais resistente, mas, quando surgiu o Ploc, super macio, o Ping-Pong foi perdendo terreno.

Hener Gúmeno
Hener Gúmeno
Reply to  Roberto Antonio
11 anos atrás

Que eu me lembre, o Ploc era duro pacaraio também… Praticamente a mesma coisa que o Ping Pong.

O primeiro chiclete macio que apareceu foi o FreshenUp (recheado), seguido anos depois pelo Bubbaloo (também recheado) e pelo Gummy (sem recheio).

Hoje em dia nem faço ideia do que existe no mercado. Parei nos anos 80…

Roberto Antonio
Roberto Antonio
11 anos atrás

Eu tenho! Agora vou ver se acho um outro…esse quero ver quem tem! Um sobre aviões lançado pela Antártica. Você trocava 5 tampinhas de guaraná por alguns pacotes (não lembro quantos) de figurinhas.

Eduardo Martin
Eduardo Martin
11 anos atrás

Há pouco tempo estava falando desse álbum com um amigo. Eu tive, mas não completei. Foi o álbum mais legal da minha infância junto com o da Copa de 82. Eu tinha 10 anos, tudo era mais legal. Foi a partir desse álbum que comecei a entender um pouco de F1, as equipes e seus pilotos, os circuitos, o calendário. Demais!!!
Reforço o pedido para quem tem completo que poste todas as páginas.

Júlio Lima
Júlio Lima
12 anos atrás

Eu cheguei a ter ele completo, até um dia em que minha irmã mais velha, dando uma geral nas minhas coisas, viu aquele álbum meio surrado com algumas figurinhas descolando e… jogou fora!

Lembro até hoje qual foi a última figurinha que consegui pra completar o álbum: o traçado do circuito de Kyalami.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
Reply to  Júlio Lima
11 anos atrás

Putz, igualzinho o meu caso… essas irmãs e suas manias de dar limpa nas coisas antigas…

Luiz Fernando Pereira
Luiz Fernando Pereira
12 anos atrás

Também tenho o meu completo. Haja chiclete, que eu mascava um pouco e depois amarrava na ponta de uma linha pra caçar aranhas em suas tocas. Rever o álbum aqui me fez relembrar da saudosa infância em Andirá/PR.

Marco
Marco
12 anos atrás

Eu completei e tenho o album até hoje. Relíquia de um aficcionado desde a infância. A figurinha mais legal é a o traçado antigo de Interlagos. Como a pista não fazia mais parte do calendário em 82 (O GP Brasil era em Jacarepaguá), Interlagos teve um respeitoso e merecido destaque à parte.

Hener Gúmeno
Hener Gúmeno
Reply to  Marco
12 anos atrás

As figurinhas não se restringiam à temporada 82. Eu tinha essa de Interlagos, a figurinha do Fangio, do Dennis Hulme, do Emerson (recém-aposentado), etc. Era muito bacana. Mas eu não tinha o álbum, só um punhado de figurinhas.

Francis Rosário
Francis Rosário
12 anos atrás

Lembro do álbuns da copa do Ping-pong.

A pergunta mais importante é: a marca de chiclete ainda existe?

Não me recordo de ter visto o produto nos últimos 10 anos.

Wolfpack
Wolfpack
12 anos atrás

Este eu tenho completasso, e o da Copa do Mundo de 1982 também, relíquia que vale ouro.
[ ]s

Luciano
Luciano
12 anos atrás

Tenho esse da F1 e o da copa de 82 completos… Duas relíquias!!!!

Luciano
Luciano
12 anos atrás

Eu completei… tá guardado. Tenho tbm o da copa de 82.

MSM
MSM
12 anos atrás

TInha os dois, Formula 1 e Copa do Mundo, muito chiclete comprado para completar os albúms, mas infelizmente não consegui.

Jonas Martins
Jonas Martins
12 anos atrás

Tenho completos os de 1988, 1990 e 1991!

Marcelo Martins
Marcelo Martins
12 anos atrás

Eu tive, faltou 1 figurinha pra completar e fiquei com dor no coração agora por não ter o álbum mais.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
12 anos atrás

Tenho e guardo com muito carinho, relíquia. Minha parte preferida é a coluna da Lotus, com o então iniciante Nigel Mansell, com o Elio de Angelis, o brasão da equipe e uma foto linda demais daquele carro maravilhoso.

Max Mosley
Max Mosley
12 anos atrás

Sim, eu completei este álbum. Saudades do tempo que em iniciativas como essa independiam de ong’s, incentivos fiscais, ações pontuais (e efêmeras) de marketing ou potencial de retorno publicitário megalomaníaco para que coisas tão simples e bacanas como esse álbum pudessem acontecer.

Hener Gúmeno
Hener Gúmeno
Reply to  Max Mosley
12 anos atrás

Hoje é muita grana envolvida, direitos de imagem, etc… Hoje não basta comprar o produto para ter um brinde (mesmo juntando vários e vários cupons): vc sempre paga uma grana a mais para poder levar. Acabou a magia.

petrafan
petrafan
12 anos atrás

putz!

o álbum da Ping Pong de 1982!

não completei, mas várias das figurinhas que sobraram foram coladas na porta interna do meu armário, inclusive no espelho. quando nos mudamos, ficaram lá.

nunca mais as vi, nem ao álbum.

vi a foto e quase chorei.

Fernando Passos
12 anos atrás

Se fizerem algum álbum de figurinhas de chicletes será do BBB… E dizem que o mundo não vai acabar em 2012… Tá acabando…

Vitor Fazio
Vitor Fazio
12 anos atrás

Putz, muito legal. Adoraria ter um desses completo.

Aliás, o que é aquele “AA” no topo da capa do álbum? Alcoólicos Anônimos Racing Team?

Decio
Decio
Reply to  Vitor Fazio
12 anos atrás

Todos os autódromos da temporada de 1982 estavam relacionados no álbum, e tinha figurinhas com o traçado e com um brasão do referido autódromo. O brasão que aparece na capa, com o “AA”, era do autódromo de Kyalami, na Africa do Sul.

Hener Gúmeno
Hener Gúmeno
Reply to  Vitor Fazio
12 anos atrás

A figurinha se refere ao GP da África do Sul em Kyalami. Eu tinha essa. Acho que o “AA” é a sigla da confederação deles, sei lá, tipo a nossa CBA.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
12 anos atrás

Eu nunca tive o álbum. Ou tive? Sei lá…

Tinha vária figurinhas coladas na porta do armário e na janela do quarto.
Apreço especial para a figurinha da Arrows.
Pq a Arrows??
Sei lá…

Harry
Harry
12 anos atrás

FG
Estava pensando no Ping Pong ontem, acho que tanto ele como o Ploc, não existem mais.
Abs
Harry

Jonivan
Jonivan
12 anos atrás

Eu tinha um bolo de mais de 200 figurinhas, não cheguei a ter o álbum, mas perdi todas elas em uma mudança de casa…. Fiquei um tempão deprimido pensando nos chicletes comprados e jogados fora só pra ter a figura, e nos inúmeros campeonatos de “bafo” de que participei para aumentar a coleção…

Bons tempos, ótima lembrança essa!

Darcio Botelho
Darcio Botelho
12 anos atrás

Eu tenho, se não me engano, completo, vou procurar. O da Copa de 82, tenho também, e este, está completo, última figurinha, foi um jogador da União Soviética, Kenyanenko. Abs

Hener Gúmeno
Hener Gúmeno
Reply to  Darcio Botelho
12 anos atrás

Não seria Demianenko?

Darcio Botelho
Darcio Botelho
Reply to  Hener Gúmeno
11 anos atrás

Perfeito, digitei errado, abs

Marcos Tadeu
Marcos Tadeu
12 anos atrás

Eu completei !! Tenho guardado até hoje, relíquia !

valescaf1
valescaf1
Reply to  Marcos Tadeu
12 anos atrás

Nosso nobre colega poderia escanear e disponibilizar pra gente..diz que sim,vai…rsrsrs
Uma pergunta de uma leiga apaixonada por automobilismo para turma aqui: em relação a aquele degrau nos bicos dos carros da f1,não tem como fazer uma espécie de “acabamento” tipo os da indycar até o ano passado,ou ir fazendo um caimento suave como a McLaren fez? eu olho,olho e não entendo por que não fazem algo mais bonito,mas como disse,sou leiga totalmente,vejo a estética e não a aerodinâmica,por isso pergunto a vocês.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Marcos Tadeu
12 anos atrás

EU QUERO IBAGENS!

Igor Soares
Igor Soares
Reply to  Vinicius
12 anos atrás

Tá gripado Vinicius? kkkkk

Antonio Prado Junior
Antonio Prado Junior
Reply to  Marcos Tadeu
12 anos atrás

Digitaliza e posta pra vermos !!!!!!