QUANTO VALE?
SÃO PAULO (sem mais detalhes) – Parece que a Toleman que Senna dirigiu em Mônaco em 1984 vai a leilão. A matéria da “Car Magazine” não diz quando, nem faz estimativas sobre o valor que pode ser alcançado, mas vale a curiosidade. Segundo o texto, o carro esteve por 16 anos na mão de um colecionador. Muita gente diz que era um carro ruim, mas não era bem assim. E sempre achei esse modelo bem bonito.
F1-22.jpg">
Se for mesmo vale uma grana pela história que conta. Agora me disseram uma vez que esse carro era de uma arodinamica muito boa, mas um motor merda e uma equipe sem estrutura… Tipo botar o Pelé pra jogar no XV de Jaú
Era um bom carro, lembro vagamente do Senna temer uma batida frontal com o carro (acho que é frontal mesmo).
Se não me engano ele comentou que em uma batida que ele teve com o carro a unica coisa que ele pensou era que devia bater de traseira de qualquer jeito.
abraço
Imperador
Este carro estava ate inicio de 2009 no museu do Donnington Park em UK, (tenho foto de la)junto com muitas outras reliquias, incluindo muitos carros da McLaren. Sera que os donos estao precisando de $$ ou estao reformando o museu??
Seria espetacular se empresarios brasileiros, junto com o instituto Ayrton Senna comprasse o carro. Seria como ter o símbolo do surgimento do mito!
Por ser um carro de F1 da era turbo, se estiver com todos os componentes preservados e necessitando apenas a preparação básica para ir à pista, deve valer 5 milhões de dólares para menos, por não ter feito mais do que aquele resultado em Mônaco. A McLaren MP4/2 do mesmo ano vale o dobro por motivos óbvios.
Tirando isso, quem for ao leilão e adquirir fará ótima compra, é um carro bonito, um dos primeiros designs by Rory Byrne
Caro amigo Lucas..
Pegando o gancho de seu post, para mim este carro é tão valioso como o bólidos de Fangio.. o de Clark
Nas verdade este carro foi o virtual vencedor desta prova..
Quem “não o permitiu” foi o diretor de prova da época o Belga Jack Ickx que parou a prova justamente quando Senna iria passar o prost na reta.. alegando chuva forte.. o mais gosado é que foi chuva forte do começo ao fim da prova rsrsr
Para mim uma estratégia muito parecida com a do futebol quando um juiz de futebol apita o famoso “perigo de gol” terminando um jogo enquanto um gol é feito nos quarenta e tantos do segundo tempo..rsrsrrs
E para castigo divino.. aquela pontuação reduzida obtida por prost naquela vitória foi justamente a diferença que prost perderia aquele campeonato do mundo para Lauda que seria tri.. castigo a cavalo.. cavalo a vapor
Deus castiga rsrs
E o resto é apenas história
GP de Monaco 1984 full – http://www.youtube.com/watch?v=3BD3xhX0TcE
Nota: antes que me chamem de viuva.. SOU PIQUETISTA ROXOOOOOO
fuiiiiiiiiiiiiiii
Busca esse carro para nós titio Eike!!!! é para o Brasillllll.
Apesar dos aerofólios siameses, o carro tem belas linhas!
Eu acho lindo esse carro, Aquele aerofolio duplo, vale uma grana sim!
Estes carros de colecionadores vão acompanhados do motor?
Se o cara quiser ligar o carro e dar umas voltas ele pode?
Abraços!
Carro feio é todo aquele com bico de ornitorrinco ! Essa Toleman é uma beleza.
Concordo com um dos comentários acima: se eu fosse o seo Milton ou a dona Viviane Senna dava um jeito de arrematar o carro e trazia pro acervo da família.
A título de curiosidade, o leilão será dia 16 de Maio em Silverstone. Não sei o valor especulado, mas se um capacete original, utilizado pelo piloto, da época da Mclaren (aparentenmente de 93) foi vendido por 74.750,00 Libras (R$ 215.000,00 aproximadamente). Dá para dizer que vara tranquilo a casa das 300.000,00 Libras.
Para quem quiser ver o capacete:
http://www.silverstoneauctions.com/ayrton-senna-race-used-crash-helmet
Monaco 1984, uma das maiores corridas da história.
Esse carro deve valer muito.
Com certeza!!!!!!!!!!!!!!!junto com essa corrida acho que também aquela do Gilles Villeneuve and Rene Arnoux.
Bonito? Bem…. tirando aquela asa traseira esquisita…
Sem querer comparar pilotos, mas o segundo lugar de Rubinho em Mônaco 97, foi muito superior a de Senna em 84, basta ver a corrida abaixo. Rubens pulou do décimo lugar pra segundo em 6 voltas. Rubens fez todas ultrapassagens na raça e na pista, Senna chegou em segundo, porque “herdou” várias posições por quebras e acidentes”. Outro que pilotou uma barbaridade foi o Schumacher, em 3 voltas já tinha 15 segundos para o segundo, o carro do alemão “balançou” pra todo lado a corrida toda, e o alemão nada de aliviar o acelerador. Panis foi outro que brilhou nesse GP, chegou em quarto com Ligier, ele já tinha vencido essa corrida no ano anterior com a mesma Ligier, com chuva..
Ruim essa Toleman não era porque Warwick nas últimas quatro corridas em 1983 foi 4º,6º,5º,4º.
GP da Holanda, largou em 7º chegando em 4º.
GP da Itália, largou em 12º chegando em 6º.
GP da Europa, largou em 11º chegando em 5º.
GP da África do sul, largou em 13º chegando em 4º.
O ponto fraco do carro era a confiabilidade, quebrava muito, acho que dificilmente Senna venceria em MON 84, completar todas as voltas não seria tarefa fácil, a Toleman era bem frágil, e Senna nunca foi piloto de poupar equipamento. O piloto também poderia se envolver em algum acidente e abandonar. Senna em determinada volta deu uma forte pancada com a roda em uma zebra(ocorreu na chicane depois do túnel), isso com o tempo poderia afetar algum rolamento da roda e fazer Senna abandonar antes da bandeirada.
Lembrando que, nessa época somente os 6 primeiros marcavam pontos, portanto o que Warwick fez nas últimas provas em 83 foi um grande feito. Essa Toleman tinha um chassi muito bom, apesar do motor limitado, nesse GP MON 84 a equipe conseguiu novos pneus que também ajudou Senna na corrida. Antes da temporada começar, o brasileiro admitiu que o carro não era vencedor, mas que podia levar ao pódio, evidente que ele se baseou nos resultados de Warwick em 83.
Valorizam ao extremo a corrida do Senna em MON, mas outros pilotos fizeram até melhor em condições semelhantes, ninguém leva em consideração que essas corridas são na base da “loteria”, muitos carros de ponta abandonam por quebras e acidentes, aí a vitória sobra pra quem vem atrás.
Panis largou em 14º em 1996 com a Ligier em Mônaco e venceu essa corrida na chuva, só que ele completou toda a prova.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_de_M%C3%B4naco_de_1996_%28F%C3%B3rmula_1%29
Barrichello de Stewart largou em 10º em 1997 em Mônaco, e completou a prova na chuva. Detalhe, Rubens fez todas ultrapassagens na raça até o segundo lugar. Isso não ocorreu com Senna que “ganhou” várias posições. Só na primeira volta Senna “herdou” 5 posições: Warwick,Tambay,De Angelis,Piquet e De Cesares. Na raça, Senna passou: Laffite, Winkelhock, Rosberg, Arnoux.
Alboreto que estava a frente de Senna, rodou e caiu para últimas posições, Lauda também nem conta porque vinha se “arrastando” com problemas no freio, Senna passou fácil o austríaco na reta dos boxes. Se a corrida não fosse interrompida, Senna ia passar Prost da mesma forma que fez com Lauda, por causa de problema nos freios.
Outro grande destaque da prova foi o alemão Stefan Bellof, terceiro colocado na prova e que poderia ameaçar Prost e Senna, dos quais se aproximava de forma muito rápida. Bellof largou em 20º, e já na primeira volta era 10º. Na volta 30 era 3º e vinha muito rápido, a briga pela “suposta” vitória seria entre Senna e Bellof, se um deles ia vencer ninguém pode ter 100% de certeza. Talvez até se chocassem por causa da liderança, ambos poderiam abandonar.
De Angelis na época tinha um carro muito confiável, o curioso é que se vencesse, provavelmente seria o único piloto a completar a prova, a Lotus era um bom carro e chegava a bandeirada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_de_M%C3%B4naco_de_1997_%28F%C3%B3rmula_1%29
Herbert de Stewart largou em 14º no GP da EUR 99, e venceu na chuva! Rubens largou em 15º chegando em 3º.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_da_Europa_de_1999_%28F%C3%B3rmula_1%29
No GP da Hungria em 97, Damon Hill largou em 3º com a “nanica” Arrows(motor Yamaha), seu companheiro Diniz largou em 19º, Hill liderou grande parte da corrida e tinha tudo para vencer. Quando faltava 3 voltas, o piloto comunicou com sua equipe que o acelerador e câmbio não estava funcionando direito. Toda a vantagem que ele acumulou acima dos 30 segundos sobre Jacques Villeneuve diminuía de maneira assustadora. Ao completar a última volta, o piloto inglês da Arrows fazia o possível para se manter na pista com um ritmo muito lento, já que o piloto canadense estava bem próximo e em condições de ultrapassá-lo. Devido a problemas hidráulicos, Hill não teve como defender a posição, e perdeu a vitória para a decepção de milhões de fãs. Ainda assim conseguiu terminar em segundo lugar, o que para a equipe era um fantástico resultado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_da_Hungria_de_1997_%28F%C3%B3rmula_1%29
Button largou em 14º no GP da Hungria em 06(o inglês fez o 4º tempo, mas perdeu 10 posições no grid), uma pista que sempre foi complicada para ultrapassar, e a corrida foi com chuva. Outro detalhe, Rubinho era companheiro de Button, largou muito a frente em 3º, e chegou em 4º.
Abaixo a grande corrida de Rubens em Mônaco.
F1 Monaco 1997 [GERMAN]
http://www.youtube.com/watch?v=F_jmPs5oZow&feature=related
ótimo comentário, Marcelo.
eu iria citar o Beloff também, mas aí você inclusive fez essas comparações com outras performances memoráveis, legal isso.
apropósito, se me lembro bem o Tyrrel do beloff tinha motor aspirado, certo? e o toleman era motor turbo, eu acho…
Penso exatamente igual.
Mas o Senna era ‘Brasileiro com muito orgulho e muito amor’ e levantava a bandeira quando vencia, o que o torna uma espécie de ‘Deus’. Por isso achar que ele era um grande piloto não basta, ele precisa ser considerado o melhor do mundo, da galáxia, do universo, e de todos os tempos…
O que seria se Bellof não tivesse morrido naquela corrida de Marcas……
Mas comparar com o Rubens é covardia.
Em matéria de segundo lugar ele é hors concours
Quanta besteira. Rubens tinha quantos anos de F1 quando chegou em 2º? E esses outros, eram novatos e ultrapassaram um Prost? Tiveram a liderança caçada com uma bandeira vermelha? Essas outras corridas foram tão importantes a ponto de mudar o resultado do campeonato por apenas meio ponto em favor de Lauda? Se for pra medir a importância de uma corrida pelo número de ultrapassagens que um piloto faz, o Perez acabou de garantir um lugar no hall da fama.
Rubens deu um SHOW em 93 no GP da Europa, onde fez uma primeira VOLTA superior a do SENNA (que consideram, de modo ERRADO, a melhor primeira volta da história largando em 5º ou 6º), largando de 12º pra 3º…só que ele tinha uma Jordan e era sua TERCEIRA corrida, na CHUVA e só perdeu o Pódio pela quebra do Carro no FInal.
O Warwick usou o TG183, carro usado pela Toleman até o GP de San Marino de 84. O de Monaco era o TG 184. E foi considerado o melhor carro da equipe.
cara vc é muito , muito mala.
Ayrton Senna da Silva foi eleito o piloto do Século por quem entende de Formula 1.
Ou seja donos de equipe, Engenheiros e pilotos.
Vá assistir futebol. É o esporte que você merece assistir, pois é um mero torcedor. ou seja não movido pela razão.
Nossa este wikipedia deixa emburrece mesmo as pessoas rsrsr
Que teve a coragem de dizer que o Airton Senna “com muito orgulho e com muito amor” não venceria a prova de monaco 1984 , com certeza não deve te-la assistido na integra.. assista agora então amigo.. e pare de ver estatisticas wikipedianas, faz mal e queima neurônios, é como crack ..rsrs
Monoca 1984 Full “”de novo ” http://www.youtube.com/watch?v=3BD3xhX0TcE
Nota: não morro de amores pelo senna.. logo não sou viuva.
Sou fã incondicional do piloto Nelson Piquet.. este sim um piloto completo..
Fuiiiiiiiiiiii
Em tempo.. não me referi ao post do amigo Renato, mas sim ao post do usuário Marcelo..
Mais um daqueles que gosta de gastar seu tempo tentando desmerecer o feito de uma lenda e deixar pra baixo os torcedores. Meu, a corrida de Mônaco 84 não é cultuada somente no Brasil, a prova é tanta que o carro 28 anos depois ainda está preservado, o que é significante pra uma equipe pequena que foi extinta há muito tempo e sua equipe herdeira não gosta muito de preservar a própria história (pouca gente sabe que a Lotus preta é a herdeira da Toleman). A importância da corrida não foi pela colocação do Ayrton, tampouco se ultrapassou ou herdou posições (mesmo porque pra herdar posições é preciso estar na pista) ou pela comparação em relação a outros pilotos. A importância se deu porque foi onde Ayrton deu seu passo definitivo na F1, quando ainda era um garoto desconhecido (e novato) de uma equipe pequena (não adianta vir com argumentos bestas, Warwick pode ter pontuado algumas vezes com essa cadeira elétrica, mas brigou pela vitória alguma vez?). Até então ele era visto com desconfiança por todos e isso foi o primeiro passo de sua carreira na F1. Essa corrida não ficou marcada pelo resultado nem pelas batalhas por posições que houveram ou foram abortadas por uma canetada e sim pelo que ela representa para a história do automobilismo mundial, já que marca o começo de uma lenda (gostem ou não, ele é uma lenda do automobilismo, tal qual Jackie Stewart, Gilles Villeneuve, Juan Manuel Fangio, entre outros, e o alcançou com muita luta, dentro e fora das pistas) e pra quem não se convenceu só com esse argumento da importância dessa corrida vale lembrar que ela influenciou diretamente no campeonato, já que a canetada do Ickx com o aval do francês Jean-Marie Balestre (que era como um Jean Todt da época) assegurou uma vitória a Prost, mas lhe tirou um campeonato que se a corrida tivesse seguido e ele chegasse em 2º, talvez até em 3º teria levado. Mas tudo bem, pois quem levou foi Nikki Lauda, que ao contrário do Professor, é uma pessoa muito simpática.
Na boa, acho que o pessoal troca as bolas… Ninguém aqui está desmerecendo o Senna, acredito que todos saibam que ele realmente é uma lenda do automobilismo mundial e um dos grandes pilotos da história. Fato! O q
Errei… (continuando).. O que me irrita e que acredito irritar muita gente é esse fanatismo (pachequismo) exagerado ao redor do piloto Senna. O cara era bom, mas melhor de todos os tempos??? o salvador das manhãs de domingo, etc… e Fangio? cinco titulos dirigindo realmente uma cadeira elétrica… e Schummy com sete títulos? é ruim? Qualquer merda que o Senna fez o povo já diz ser a melhor coisa de todos os tempos… em 93, por exemplo, a dita melhor volta de todos os tempos no GP da Europa.. O Rubinho mesmo fez uma volta melhor com uma Jordan e ninguém diz nada.. essa corrida de 84 só se fala no Senna mas todos se esquecem do Bellof… e por ai vai…
Perfeito!! Simples, direto e verdadeiro.
Eu citei a volta do Barrica…mas a TAS só consegue ver o Senna…
Bellof Rubinho?? mas.. Renato.. o que fizeram estas cabras ôme!!
Se Senna fosse alemão e não tivesse que suportar galvão bueno, com certeza agora vc o estaria endeusando. “casa de ferreiro espeto de pau claro..”
Acho que está precisando assistir um video em especial
http://www.youtube.com/watch?v=sBNhkylfEnc
Depois posta suas ponderações após assisti-lo
Mesmo que eu seja piquetista de carteirinha, e acho fascinante a carreira do Nelson, tenho que reconhecer que Fangio Clark e Senna, foram genios do automobilismo.. cada qual em sua época..
Os depoimentos dos pilotos deste documentário diz por si só.. assista.. rsrsr
Fuiiiiiiiiiii
Em tempo.. assista a partir do time 2:13 a parte tecnica pura..
Porque o começo do documentário é repleto de viuvices e pachecadas irrelevantes o que neste ponto concordo plenamente com vc claro..
Sem falar do Jackie Stewart, que em Kyalame, 1973, largou em 16º e em 6 voltas chegou à 1ª posição e venceu a prova, chegando 24 segundos à frente do 2º colocado.
Ooopa verdade Di giusto.. mas este cabra era piloto com P maiúsculo. Graaande Jack Stewart.. assim como Gilles, entre outros..
Em tempo… mas em apenas 1 volta!! e com chuva.. passar aquele nipe de feras como Prost, Schumaquer entre outros.. Só o Airton mesmo..
E hoje é referencia história para qualquer piloto no mundo do rallye aos dragsters..
Fuiiiiiiii
O carro não era ruim, mas também não era bom o suficiente pra fazer frente às McLarens e Williams e Lotus da época.
Em Mônaco, e com chuva, o ponto fraco da Toleman (o motor Hart) foi anulado. Mas o piloto também ajudava.
Dizer que ele era ruim é uma injustiça. A Toleman era um time do fundo do grid, mas era conhecida por fazer bons carros com orçamentos apertados. No caso da de 84, o maior problema era o fraco e quebradiço motor Hart. Tanto que a Toleman viru Benetton poucos anos depois e continuou especialista em fazer bons carros.
De qqer forma, é um achado. Queria eu ser um daqueles ricos excentricos…
Como muitos já disseram, este carro seria atualmente uma Toro Rosso, mas impulsionada pelo fraco motor cosworth ao invés dos Ferrari,
Por favor divulguem este leilão (silverston auction) para que todos os brasileiros possam ter de volta um pedaço da história deste brilhante e admirável brasileiro, que mereceria um museu no Brasil. Cadê nossos bilionários que ficavam grudados na TV nas manhãs de domingo há 18 anos atrás? Dêem ao povo brasileiro este presente. O quadro da Abaporu foi para a Argentina, por que não trazer este carro, seria um excelente investimento para os nossos empresários e algo palpável para relembrarmos aquelas manhãs inesuecíveis de domingo. Divulguem por favor. É o mínimo que podemos fazer por este brasileiro que completaria 52 anos ontem. Seria tão bom termos museus para nos orgulharmos como os europeus e americanos que preservam seus heróis, servindo de modelo as novas gerações.
A não ser que existam mais chassis desse modelo, vi esse carro no museu de Donington ano passado. Que aliás, talvez o Flávio conheça, é sensacional. Obrigatório pra quem gosta de corridas e for à Inglaterra.
André Micheloto de Curitiba???
Não, São Paulo.
Flávio, poderia me dizer onde ficam os links para os blogs nesse site novo? Eu não estou achando.
o melhor comparação éa Toro Rosso mesmo… a Toro Rosso tem um bom carro??? NÃO!! então a Toleman não era boa… era carro de meião de grid!!
Esse era um dos melhores Chassi da F1…não fale bobagens…o problema não era o Chassi e sim o MOTOR HART que a Toleman utilizava…tsc,tsc,tsc…como Vc é neófito, o projeto do Chassi é de um tal de Rory Byrne, só 7 vezes campeão do Mundo como projetista de Chassis…TODOS os chassis feitos por ele foram ótimos…não compare Toro Rosso com o Toleman.
Como assim, “Ruim”?
Foi o pior carro do século!!!!!! Do Milênio!!!! Do Eon!!!!!!!!
E só o nosso deus Senna (o tio) foi capaz de conquistar não um, mas dois!!!!!(!!!!!!!!) pódios com essa “carroça”!!!!!!!!!
Não foi eleito um dos melhores chassis?
De ilusão também se vive…
Ele foi irônico.
Tentei ser.
Pelo jeito, não consegui.
Esse carro tem que ir para o museu.
Monaco 84 virou uma lenda. Senna atropelou Lauda e cia com esse carro na chuva. E o mais ironico eh que Prost teria sido campeao se a prova fosse completada e ele tivesse chegado em segundo.
Que estranho, não tem dutos frontais…rsrs
Alguém sabe me dizer qual o nome da empresa que tem como logomarca aquela gotinha vermelha que esta nessa Toleman? quero fazer um adesivo mas nao encontro a imagem
HRT é tenso, mas falar que o carro era ruim….é DENSO!
Antepassado da atual Lotus…
E na mão do melhor de todos…Senna só não ganhou aquela corrida porque foi surupiado pelo diretor de prova uma tal de Jack Ickx, por falar do melhor de todos hoje seria seu aniversario em nenhuma linha a respeito? quem sabe no do Shumy né ?
Não, nenhuma linha.
FG
Essas viúvas são chatissimas.
Se Senna ganhou três e Shummi sete títulos, quem seria o melhor?
Abraço
Harry
Não sou viúva e sou ferrarista há trinta anos. Senna era melhor.
Infelizmente a matemática dos titulos não é mais sinonimo de Ás do volante grande amigo..
veja o Vettel por exemplo.. foi do olimpo ao inferno em apenas dois GPs neste ano.. isto depois de dois anos de reinado absoluto onde foi definido como o melhor pilotos de todos os tempos.. o cara que iria bater tudo e todos.. o cara que mais fez parte de documentários no discovery Turbo e Speed da Tv a cabo, bastou duas poles do Hamilton e claro um passeio do Button para o rapazinho se fuder grandão.. bastou abolir os “peidadores de rabeta” rsrs
Aha.. sou velhinho não nego.. e prefiro a incrivel intensidade dois três mundiais disputados pelo meu ídolo Nelson Piquet Senior..
Mundiais brigados palmo a palmo, que eu assisti cada corrida colado na telinha, mundial disputado no tapa, com embates históricos, sempre com grandes oponentes.
Prefiro os 3 mundiais do Piquet, do que aquela a “Fake” penca de mundiais do Schumacher e seus adversários pífios.. e em dois casos mesmo assim o alemão deu uma de dick vigarista em cima do Hill e do Villeneuve na cara dura.
Pior foram mesmo os dois mundiais do ” Rei deposto” Vettel..onde basicamente correu sozinho em um mundial particular.. onde os demais carros mais pareciam pertencer a GP2 se comparados a super espaçonave RedBull
Logo contabilidade dos numeros hoje em dia na formula 1 não vale merda nenhuma.
Valia antigamente no tempo da embreagem cambio na mão, punta tacos, sem asas móveis sem controle de tração sem “peidadores de rabo” etc..
E esta merda começou a partir daquela Williams ativa do Mansell, e nunca mais foi o mesmo..
Agora torcemos para o bólido.. pois quem o guia é irrelevante..
Ex. Imagine o Grosjean pilotando a McLaren do Hamilton hoje..
O que faria?
Simplesmente a pole claro. estreante ou não.. com toda esta tecnologia dos carros e claro toda a “boa” tecnologia dos ponteiros.. qualquer um do grid senta naquela barata e faz bonito.
Logo.. todos estão nivelados no mesmo patamar.. exceto o B Senna que ao meu ver precisa voltar a GP2 e fazer a liçao de casa por mais uns 2 anos..
Cavalos vapor meu velho, cavalos vapor..
Só espero que esta tecnologia pare por aí.. já pensou se começam a dirigir os carros por controle remoto..rsrs
Carro ruim, uma ova! Só mesmo a Rede Globo, que fica martelando esse negócio que o Toleman era uma espécie de Hispania da época, para tanta gente acreditar nisso. O ponto fraco do carro era o motor, um Hart, que apesar de turbo, era bem inferior aos demais turbos do grid. O chassis foi projetado por um tal de Rory Byrne e estava iniciando sua carreira naquela mesma equipe também um jovem inglês chamado Ross Brawn. Preciso dizer mais?
Realmente não podemos nos pautar pela Rede Globo.
Mas você fala do ponto fraco, o motor Hart. E qual a “receita” de um carro ruim? Falta excessiva de velocidade pode classificar um carro como ruim? O carro tem de ser instável para ser chamado de ruim? Não sei. Olhando rapidamente, vi que o carro no mínimo não era confiável. Abandonos em 16 das 29 participações em 1984. Conseguiram mais dois podiums nas mão de Senna. Então ainda fica a dúvida se não era a habilidade do piloto falando mais alto.
Nós brasileiros, nos lembramos da Toleman pela corrida de Monaco. A questão é que ali não interessava se o carro era razoável. Foi uma baita pilotagem de Senna. E mesmo quem não goste dele, tem de admitir.
Para finalizar, será que Byrne e Brawn eram tão competentes quando começaram?
Em 83, como não tinham grana pra um motor bom, resolveram que fariam o GP da Inglaterra com gasolina para irem somente até 80% da Prova, pra mostrar que o carro era bom:
O Dereck Warwick liderou o GP na maior tranquilidade até a gasolina acabar, mas mesmo mostrando que o carro era muito bom, não arranjaram grana pra trocar de motor. A Equipe era o Byrne, o Ross Brown(engenheiro chefe) e o Peter Gethin (Diretor Técnico).
Pra mim, essa Toleman vale tanto quanto a Mc Lata que o Senna segurou o Mansell na mesma pista. Porcaria nenhuma!
Acho que a Tyrrel que o Bellof correu nessa mesma corrida aí, vale mais que essas duas tranqueiras juntas!
Agora,………….a “manha” dos dois de guiar na chuva naquele dia,…….isso aí já não tem preço mesmo!
O carro não era ruim, mas era fraco.
Não era um HRT da vida, mas um Toro Rosso vale como comparação.
E esse trabi-pintado, quanto vale?
http://noticias.uol.com.br/album/album-do-dia/2012/03/21/imagens-do-dia—21-de-marco-de-2012.htm?abrefoto=72#fotoNav=71
O que dava a impressão de não ser grande coisa era o motor que, se não me falha a memória, era um Hart, quatro cilindros turbo alimentado ( estou certo, pessoal? ). O carro devia ser realmente bom.
Um detalhe curioso que chamou atenção na época, é que em sua estréia no Rio, lembro que Senna pilotou um carro azul escuro e o spoiler era diferente. Já em Mônaco, apareceu esse da foto, parecendo uma ambulância de tanto branco e com essa frente diferente.
Puxa, quase trinta anos depois, lembro-me como fosse ontem, a corrida mais empolgante que já assisti. Outro que marcou época mas se foi prematuramente, foi o Stefan Bellof, que também brilhou naquela corrida, se não me engano, com uma Tyrrel. Boas lembranças de um velho aficcionado.
E se não terminassem a corrida, o Bellof ia passar o Senna tbm….Abs
Batia mas não passava.
Era um projeto do Rory Byrne e pecava apenas pelo motor Hart bem inferior aos turbos da BMW, Porsche, Honda e Renault. Quem fala que esse carro era ruim é neguinho que não viu e fica falando que Senna chegou em segundo com um carro igual a Minardi.
Verdade. Li que o calcanhar de Aquiles do carro era o motor. Já o chassi, era um dos melhores da temporada.
Como assim apenas? So falta falarem que motor tem pouca importancia em carro de corrida…
teclado desconfigurado………
Bom, acho que a Viviane Senna devia comprar. Afinal, se Bruno sobrinho não durar na F1, pelo menos vai ter um “brinquedo” para brincar no sítio da família…
Eu acho o carro feio. Em 1984 havia bem mais bonitos, a destacar as Alfa e as Ferraris. Mas era com certeza um chassis excelente. Base para as Benetton de 1985 ( pole de Teo Fabi em Zeltweg) e 1986 (vencedora em Hermanos Rodriguez com Berger). O carro era bom sim!