SAUDOSAS MALACAS (5)

SÃO PAULO (fué) – Reparem nesta foto. Pérez, o ligeirinho, trepa no carro e, claro, comemora o segundo lugar. Dava para ganhar, mas um segundo em Sepang nas condições em que ele conseguiu é resultado para comparar, por exemplo, com o de Senna em Mônaco em 1984. A Sauber não tem carro para fazer pódio. E hoje quase ganhou. Um desempenho sensacional e tal.

Mas não é isso que me chamou a atenção. Notem o olhar apaixonado dos mecânicos da Ferrari encostados no gradil. Significa?

Há quem acredite que Massa não chega na China. Que a Ferrari deu um chassi novo a ele para mostrar que o problema não era o carro. O time tem sido paciente com o brasileiro. Só que o resultado de hoje escancarou um abismo grande demais. Não dá para terminar em 15°, à frente só de hispânicos, marússios e caterhanenses quando seu companheiro de equipe ganha a corrida.

Felipe terá dias dificílimos pela frente. Aguentar a histeria da imprensa italiana não será fácil. E o que é pior para ele: as críticas serão merecidas.

Tenho um primo que faz acupuntura, shiatsu, receita florais, estuda fitoterapia e faz um barato de energia com as mãos. Se precisar, arrumo o telefone dele.

Subscribe
Notify of
guest

272 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burn baby burn......
Burn baby burn......
11 anos atrás

Queria apenas 10 dias do salário dele e já estaria feito na vida rapaz..

Se fosse vc lá… com certeza tiraria a bunda daquele cockpit vermelho. porque dinheiro é bom e todo mundo gosta..

Logo,.. sem demagogia mano..

rsrsrsr

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

O que muitos não entendem é que qualquer piloto que sentar num mesmo carro que o Alonso vai tomar ferro. E a diferença para grande parte deles seria ainda maior do que essa para o Massa. O Alonso é do nível do Senna, põe no bolso qualquer outro aí, até mesmo o Hamilton, nos dias bons, e o Schumacão, nos seus bons tempos antes de se aposentar – estes trariam alguma dificuldade, mas ainda assim ficariam atrás na maior parte das vezes.

A corrida do Bruno foi muito boa! Deu gosto de ver! O negócio é manter a constância nesse ótimo nível de pilotagem.

Renato F1
Renato F1
12 anos atrás

Mais uma maracutaia da Se Ferrari! Vendo El Chorón perdendo um segundo por volta do Pérez, avisaram para Nicolas todt, empresário do piloto e o filho do Jean Todt:
– Manda o teu piloto ficar quieto no lugar dele que a gente o recompensa no ano que vem!
O empresário liga para Peter Sauber e manda o mexicano ficar na dele!
Peter Sauber comunica ao engenheiro e pede, disfarçadamente, para que ele diga a seguinte frase:
– Pérez, Alonso is the first! Understand??? (Pérez, Alonso é o primeiro! Entendeu???)
O engenheiro bola alguma coisa e, num discurso quase heróico, diz:
– Checo, toma cuidado, meu filho. Calma. Essa posição é muito importante para nós!
Para bom entendedor, isso significa:
– Checo, se você passar o Alonso, a Se Ferrari vai ferrar a gente! Então se você obtiver 7 pontos a mais do que ele, a gente perde 7 anos de “cooperação” técnica!
Daí, Pérez foi passear na área de escape!
Dia 25/03/2012! Põe mais um dia de funeral para o automobilismo!!!

michi
michi
Reply to  Renato F1
12 anos atrás

Meu Deus!! qta bobagem!!

enko
enko
Reply to  michi
12 anos atrás

bota bobagem nisso.

Elson Aquino
12 anos atrás

Será que Massa esqueceu que é piloto e não sabe guiar nem um KART?
Vocês vão continuar com o discurso de resultado?
Não acho Felipe gênio de pilotagem. Mas, daí, a ser piloto de merda é demais.
Por que ninguém comenta que no carro dele está sendo testado outro tipo de acerto e peças que não estão no de Alonso?
Será que todos vamos acreditar na F1 como esporte puro?
E a ordem da Sauber, alguém ouviu?
No universo de milhões que o automobilismo está mergulhado, o que vem à tona é muito pouco para nós, meros mortais. Aliás, a Ferrari nunca foi exemplo de competitividade entre seus pilotos.
Acho que estão usando o assunto para desviar a opinião sobre a situação técnica do carro.

Elson Aquino

Romero
Romero
Reply to  Elson Aquino
12 anos atrás

Perfeito!!!! Incluo a esse comentário o fato do carro do Alonso chegar a 299km/h no final da reta de largada/chegada enquanto que o carro do Massa chegava a 286km/h. Nào era só chassis…

PAULO VITORINO DOS SANTOS
PAULO VITORINO DOS SANTOS
12 anos atrás

Acho que a Ferrari ferra com o Massa. Afinal, dá um F1 para o Alonso e uma Fiorino para o Massa (aquela do comercial), assim fica difícil…
Falando sério, vai ter que provar ter muita deteminação e cabeça fria para mudar a situação dele na equipe e, principalmente, diante da imprensa. Mas, infelizmente, acho que falta a Massa algo que sobra em alguns pilotos: deixar de ser tão submisso e ser mais ousado, ligar o “botão do fod…-se” e fazer algo diferente, porque desse jeito tá muito difícil.
Boa sorte para ele, mas acho que a paritir de 2012 vamos ficar só com o Bruno mesmo, e olhe lá.

ccregazzoni
ccregazzoni
12 anos atrás

Não vou tirar os méritos do Picareta das Astúrias, apesar de torcer contra, ele é realmente um dos melhores do grid, porém, o fator sorte foi preponderante para que ele conseguisse a vitória e, bem pesado e bem medido, com todas as circunstâncias que fizeram parte do GP, o feito do espanhol é inferior, por exemplo, ao feito de Jenson Button no Canadá ano passado, por isso não vejo motivos para decretar sua superioridade sobre os outros bons pilotos desta temporada (Hamilton, Vettel, Button, Schumy, Raikonnen).

Ele foi consistente e regular durante toda a prova, fez algumas das voltas mais rápidas da corrida, porém, ganhou a corrida na estratégia perfeita empreendida pela Ferrari (seja por sorte ou competência) e não em um combate com outros postulantes, que, devido a erros próprios e de suas equipes foram ficando pelo caminho.

Foi espetacular pelo fato do carro da Ferrari ser nitidamente inferior em condições normais, porém, não era o caso ontem e, não fosse a brutal incompetência da Sauber em não mandar Perez seguí-lo no pit stop, ele teria certamente perdido a posição.

Quanto à desconfiança em relação ao singelo “recado” dado pelo engenheiro da Sauber que, no mínimo, desestabilizou o seu piloto, se é verdade que o erro de Perez pode ter sido apenas um infortúnio obra do acaso, pelo histórico da categoria, e, principalmente de Alonso e Ferrari, não pode ser descartada a possibilidade de maracutaia, ou seja, Lauda, Stewart e Flávio Gomes tem uma opinião e é inteiramente possível e sustentável que milhões de espectadores tenham outra.

De tudo fica a certeza de que a F1, pelos interesses envolvidos e dinâmica de disputa, definitivamente não é um esporte, porém, pode ser igualmente apaixonante.

Murilo
Murilo
12 anos atrás

A equipe disse que vai continuar a apoiar o Massa.
Eu calculo que a Ferrari vai esperar a instalação de todas as atualizações prometidas para Barcelona (5º GP da temporada) e observar como será o desempenho do Felipe com um carro mais guiável.
O que Alonso fez ontem foi algo mágico mesmo. Levar uma carroça à vitoria não é coisa pra qualquer um.
Vai me dizer que o Perez vai sentar nessa bosta de carro e fazer o mesmo que o Alonso?
Faz-me rir.
Em 2011 o carro da Sauber era problematico, o Perez fez algo de especial com esse carro?
Ontem ele fez uma corrida maravilhosa mas, sem querer denegrir seu talento, o carro é bem nascido e isso ajudou bastante.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Murilo
12 anos atrás

Felipe, Fernando is faster than you!!!

Paulo Souza
Paulo Souza
Reply to  Murilo
12 anos atrás

Não acredito que o Perez va sentar na Ferroça e fazê-la andar muito, perto do Chiliquento de las Asturias. Mas… o Massa está com problemas sérios, sem concentração nenhuma, sem velocidade. Andar apenas à frente de Marrusia, Caterhan e HRT?

vander
vander
12 anos atrás

Flávio, não sei se alguém já disse isso, provavelmente sim, mesmo pq não deu pra ler todos os comentários, mas na minha opinião não são os últimos 2 resultados que acabaram com a carreira do massinha, e sim o episódio (Alonso is faster than you), naquele momento ao tirar o pé do acelerador ele deixou de ser piloto. Se não tivesse tirado o pé e se misturado com o Alonso, provavelmente seria demitido, mas hoje poderia estar, numa maclaren, red-bull ou até mesmo Renaut, agora vai sair desmoralizado, claro, muito rico, mas como piloto ele acabou.

Acarloz
Acarloz
12 anos atrás

E numa recente pesquisa de uma revista, os italianos votaram em nomes para substituição do Massa, Barrichelo levou !

Fernando
Fernando
Reply to  Acarloz
12 anos atrás

Oh, e o Barrica em sua estréia na F-Indy chegou no maravilhoso e espetacular 17º lugar!!! É de fato um gênio do automobilismo!!!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Acarloz
12 anos atrás

Os “italianos” que votaram na pesquisinha de internet falam português, na sua imensa maioria.

Nelson
Nelson
Reply to  Burrinho Batiquebra
12 anos atrás

Tutti oriundi!!!!!!!

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

Se Massa está ruim mesmo, bastante provável, não posso afirmar isso categoricamente, não tenho certeza e acredito ser impossível essa conclusão.
Ele está lento, muito lento, mas está estranha a “coisa”! O carro dele desgastando pneus, um dos carros mais lentos na reta, mesmo após trocarem o carro inteiro, o rendimento da dupla piorou …… sei lá.
Teve o acidente com a mola, a partir daí ele perdeu rendimento sim, teve a ordem da equipe a favor do Alonso. Acho que, muito mais que a mola, essa perda de credibilidade que ele “conseguiu” da torcida brasileira quando permitiu a ultrapassagem do Alonso, o afetou muito mais.
Só posso afirmar que, não confio na equipe Ferrari, nem um pouquinho, é uma equipe “suja” e tem demonstrado isso já faz tempo. Mentem demais, tratam muito mau seus segundos pilotos, defeitos misteriosos em carros melhor acertados que o carro principal, etc etc. Dá a impressão que o segundo piloto da Ferrari não pode mais vencer corridas, ganhar o campeonato. A Ferrari está pondo em risco a credibilidade dessa categoria já faz um algum tempo, sem punição.
A Equipe Ferrari é inimputável. Basta ameaçar deixar a F1 que a FIA treme toda. Acredito que, como as coisas estão, talvez se a Ferrari ficasse alguns anos fora da F1, a categoria conseguiria ter de volta parte da credibilidade que perdeu ao longo dos últimos anos.
O resultado desse GP, por ex, não sei não, estranha a ordem do engenheiro da Sauber (“fica aí em segundo”), aquela saidinha da pista do Peres depois da ordem. Não creio que o resultado desse GP tenha sido justo, não ponho a minha mão no fogo, alguém aí põe?
Massa está com seus dias contados na equipe, a Ferrari não o quer mais lá, isso é certo, se ele está lento, o carro que ele guia, estranhamente, parece estar bem pior.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ulisses
12 anos atrás

Me esqueci!
Atualmente, Alonso é o melhor de todos!
Dick Vigarista também, está na equipe certa!

RODRIGO MENDES RIBEIRO
RODRIGO MENDES RIBEIRO
12 anos atrás

Fora de serie esse alonso ele consegue como poucos pilotos extrair o melhor do carro não posso afirmar se vettel e fantastíco pois ainda ele não foi testado têm um otímo carro só isso mais têm muito que provar vamos ver se esse novo pacote aerodinâmico vai melhora a performance das ferraris daqui pra frente abração te acompanho no bate bola de vez em quando .

Tom SemFreio
Tom SemFreio
12 anos atrás

Quem pilota mal na Ferrari é o Domenicali. Aquele cdf metido ainda vai ressucitar o jejum da Ferrari. O piloto Massa deve estar em algum lugar no espaço-tempo, longe deste planeta…esse Felipe que está aí é outro cara. Só Alonso salva!

Ronnie Petterson
Ronnie Petterson
Reply to  Tom SemFreio
12 anos atrás

Falou tudo. Enquanto o Domenicali comandar o time, somente vitórias malucas como essa serão possíveis. E pode levar junto o Fry, o Tombazis e o Massa também.

pc
pc
12 anos atrás

Se fizer outra dessa, Alonso vai virar lenda.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Imagino que nao chega na matede do campeonato, se continuar assim.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Não tenho dúvidas que Alonso é disparao o melhor piloto da atualidade.
Não tem pra Vettel, Button, Hamilton ou Schumacher.
A pior coisa que poderia acontecer para este rapaz é entrar na Ferrari neste momento.
Seria trucidado como o Massa está sendo.
Alonso fez uma corrida de mestre e Perez de discípulo, chegou no mestre mas na hora H falhou, e por pouco não colocou tudo a perder.

Bruno Senna, em sua segunda corrida fez mais pontos do que a equipe toda nas últimas 20 corridas.. Grande atuação com show de ultrapassagens, sobre as duas Force Indias, sobre o Mito Koba e etc…

Nelson
Nelson
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Se fosse o ARRELIA tambem teria chegado,decimo onzimo,decimo dozemo!!!!!!!!

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Reparem em 1:27 do vídeo, Alonso chegando para a bandeirada e Massa abrindo a última volta, praticamente tomando uma volta do espanhol.

http://www.youtube.com/watch?v=WBOwzkSvAFA

Não dá mais.

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
Reply to  Thiago
12 anos atrás

Felipe, EVERYBODY is faster than you….kkkkkkkkkk

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Triste fim de um grande piloto.
Se o Haykonen estava amaldiçoado quando estava lá e o Massa jantou ele do mesmo modo que está sendo jantado hoje… Sei lá.
Começo a acreditar que realmente o Orichio tem razão.
A Ferrari é o pior lugar do planeta para se estar como segundo piloto.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Depois de errar nesta… Melhor chamar o cara de Kimi. É mais fácil de escrever.

Guilherme
Guilherme
12 anos atrás

Se o Roni Von visse essa imagem, deve concordar que significa.

Vanderlei Silva
Vanderlei Silva
12 anos atrás

Foi impactante a imagem da câmera esperando o Alonso entrar na reta de chegada e o Massa acabando de cruzar para a úitima volta. Terrível. Infelizmente, aquele Massa de 2008 morreu naquele acidente de 2009 com a mola do carro de Rubens. Chegou a ser ressuscitado, mas a alma foi encomendada com a reza “Fernando is faster than you”. Que pena que a Ferrari em 2008 não propiciou devido a suas cagadas um título a este pilotaço que pilotou por ela de 2006 à 2009. Tanto que Fisichella e Badoer pegaram o mesmo e vejam onde pararam… na posição de Massa de 2011 e 2012. Agora mudou. Como mudou para Wendlinger, Lehto, Herbert, Piquet Pai e tantos outros.

Sandro Marques
Sandro Marques
12 anos atrás

Olha, se rolasse uma troca entre Sauber e Ferrari para o Massa até seria um bom negócio, já para o Pérez…

Gabriel
Gabriel
Reply to  Sandro Marques
12 anos atrás

Seria um ótimo negócio para os 2, mas não sei se a ferrari iria deixar o massa fazer sucesso na equipe B.

Ladis
Ladis
12 anos atrás

O Massa nunca mais foi o mesmo depois que tomou aquela “sabugada” no olho. Aliás, acho que aquilo que saiu do carro do Barrichello não pode ser simplesmente uma peça que se soltou. Aquilo devia ser um boneco de Voodooo, um ebó de Kimbanda, ou algo do gênero… O cara não apenas se acidentou, mas foi duramente amaldiçoado. Não é possível… Nem de longe lembra o Felipe Massa que brigou pelo título até a última curva com Hamilton há poucos anos. Tem “trabáio aí sô”, e dos “brabo”.

Henrique Bierrenbach
Henrique Bierrenbach
12 anos atrás

A verdade me parece uma só: Confirmando a teoria de Piquet de 87 em ímola, Massa não mais é o mesmo depois da molada, após veio Fernandinho e se impôs, depois veio o filho e por último conta a grana que já possui…
Triste para o esporte , parece que era outro piloto no mesmo corpo em 2008……

Já era e pior acho que não tem mais solução nem com outro carro e outros ares, outra equipe etc etc etc .
Não pensava assim em 2010, mas o tempo passou e restou esta conclusão… triste….

Ubaldino Oliveira
Ubaldino Oliveira
12 anos atrás

Me impressiona a quantidade de besteiras que os pilotos de PS escrevem, sem conhecerem nada.

Acho que seria louvável que lessem a Coluna do Livio Oricchio, que tem credibilidade e cobre a F1 a duas décadas. A impressão que tenho lendo os comentários, é de um público de 15 anos de idade que só consegue jogar o PS no modo Automático e se acha…o link é esse, se o Flávio permitir.

http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/

Alex
Alex
Reply to  Ubaldino Oliveira
12 anos atrás

Se isso for verdade, é também muito estranho porque se apenas Massa tem sido “cobaia” e se os testes que tem feito trazem tamanho prejuízo ao seu desempenho, porque ninguém, nem ele mesmo, se pronuncia a respeito? Todos sabem que a rede globo, por exemplo, tem a mania incorrigível de superestimar, supervalorizar os pilotos brasileiros. É muito difícil entender porque não tenha, até agora, saído em defesa de Massa diante de tanta agressão e tanto desgaste.

André
André
Reply to  Ubaldino Oliveira
12 anos atrás

Só porque ele cobre a F-1, não quer dizer que não fale bobagens, como falou logo em sua análise sobre Hamilton de McLaren não fazer o que o Alonso fez. Tem muita gente que “cobre a F-1” que fala altas besteiras, como Livio Oricchio, Fabio Seixas e outros.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Ubaldino Oliveira
12 anos atrás

Eu gosto do Livio Oricchio mas, infelizmente, ele também não escapa da regra subliminar que afeta quase todos os jornalistas que cobrem automobilismo no Brasil: vão contra suas próprias opiniões pessoais para dar um tempero de bom-mocismo patriotista em suas colunas. Acho que é medo de perder a gorda fatia pachequista dos seguidores.

O Massa tem testado componentes diferentes na F1-2012? Tem, mas o Alonso também. Vejam o resultado do P1 na Malasya, Alonso dando trocentas voltas e mudando o carro todo no box o tempo todo, terminando em um medíocre 15th lugar (ainda assim, na frente do Massa).

Além do mais, o mesmo Oricchio (e 90% dos comentaristas) dizem que o estilo de pilotagem do Massa é totalmente diferente do Alonso. Então, temos aí uma contradição. Se só o Massa testa, as modificações só vão dar certo com ele. Ou será que o estilo de pilotagem não é tão diferente assim?

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Ubaldino Oliveira
12 anos atrás

Comentário honesto. O Livio é um JORNALISTA sério e sinceramente acho que conhece mais que TODOS aqui, somados e elevados a potencia de 1000… e concordo com o Ubaldino…pelo que se lê só tem Fera aqui..uns bôbos…o Livio é Oriundi e se dá muito bem com as pessoas da FERRARI…eu fico com ele, porque ninguém desaprende…

UBALDINO, parabéns!! Eu li a coluna ontem e também achei sensata e equilibrada. Sobre o que o Livio falou do Hamilton, concordo também, pois ele é facilmente desestabilizado e desestabilizável…

Brown
Brown
Reply to  Ubaldino Oliveira
12 anos atrás

O Lívio, se o Flavio Gomes me permitir, é um pacheco que acha o Massa, em nome de sua amizade com a familia dele, um grande piloto.

Bom… só aí, pra mim, basta.

Fabio
Fabio
Reply to  Ubaldino Oliveira
12 anos atrás

Eu sinto é pena de marmanjo querendo defender o indefensável…

André
André
12 anos atrás

Dá pra ver o Massa quando o Alonso cruza a linha de chegada. Já ia tomar uma volta. :S

enko
enko
Reply to  André
12 anos atrás

essa eu também vi

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  André
12 anos atrás

Acorda…O Massa fez um PITSTOP a mais (4 Pitstop), tinha levado uma volta e a recuperou porque o Alonso e o Perez tiveram que fazer o 3º Pitstop…olham e não veem…rsrsrsrs…

Evandro Mussoi
Evandro Mussoi
12 anos atrás

O Massa está fedendo tanto ,só falta enterrar !!!

Perez não passou o Alonso porque se afobou e saiu da pista,sem teorias da conspiração porque a Sauber usa motor Ferrari !!!

se analizarmos as circunstâncias e condições ,o segundo lugar também não foi assim tão espetacular como de 1984 ,em 84 foi em Mônaco ,muito mais chuva e os melhores carros estavam na frente , nesta corrida Houve problemas com a Mclaren ,com a Mercedes e com a Lotus ,a estratégia também ajudou o Perez ,por fim a Ferrari que é um dos piores carros de todos os tempos só tinha uma coisa a favor Fernando Alonso !!!

A euforia de hoje faz muitos tecerem comentarios sobre a corrida do Perez e sobre ele próprio ,sem analizarmos certas coisas,não que ele não tenha talento,provou que tem,mas o que colocou ele nessa posição foram as condições em que a corrida se desenrolou, o Safety car contribuiu pois ele tinha feito o pit stop um pouco antes,e consegiu vir a frente quando alguns entraram em bandeira amarela para fazer o pit stop,o fato do carro ser pelo menos melhor que a Ferrari, em 84 as condições foram muito mais extremas ,a chuva era mais forte ,a pista muito mais dificil e enquanto Perez teve a corrida inteira para fazer o que fez ,em 84 quando Senna ia passar o Prost a corrida foi finalizada ,antes do oba oba é preciso analizar as coisas ,Vejam o que acontece hoje com o Vettel !

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Evandro Mussoi
12 anos atrás

Concordo contigo Evandro. Estão endeusando o Pérez por um segundo lugar, merecido diga-se de passagem, como se ele fosse um piloto acima da média sem uma análise racional dos fatos.

As circustâncias da corrida na Malásia mascararam o real potencial de cada um. O que me vem a mente, é que a McLaren, RedBulle Mercedes, apostaram firme na chuva e configuraram seus carros para posta molhada, enquanto Ferrari e Sauber tinham carros configurados para pista seca.

Exemplos são o que não faltam: em 2010 ou 2011, acho que com o Fisichella na Force India, conseguiu ficar em segundo na Bélgica tbm sob condições adversas. O Hulkenberg fez a pole no Brasil com a Williams no GP do Brasil, em condições adversas.

Até pq, não é normal Pérez de Sauber colocar 0,7 s em cima Hamilton de McLaren. Acho que o pessoal deve ir devagar com o andor pq o santo é de barro.

Felipe
Felipe
12 anos atrás

Igual a senna 84? Otimista demais… Senna estava em sua terceira corrida e nao lembro de o brasileiro ter vacilado quando estava no cangote do frances. O mexicano foi muito bem, somente isso.

Evandro Mussoi
Evandro Mussoi
Reply to  Felipe
12 anos atrás

falou tudo !

Nelson
Nelson
Reply to  Felipe
12 anos atrás

Sem esquecer que o BELOFF é que estava chegando nos 2.Mas a memória brasileira é cuuurrrta.

Evandro Mussoi
Evandro Mussoi
Reply to  Nelson
12 anos atrás

com o carro irregular ,a minha memória não é tão curta , tanto que o Bellof foi desclassificado da corrida !!!! essa é da terra do Schumacher !

Nelson
Nelson
Reply to  Evandro Mussoi
12 anos atrás

Mas era o mais rapido da prova.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

É Felipe, vc que disse que não tomava meio segundo de ninguém tá tomando quase uma volta. Como o automobilismo brasileiro ficou decadente…

Ron
Ron
12 anos atrás

Eita, Massa.
O cenário já estava meio visível desde o ano passado, mas agora está claro como o dia. Daqui para a frente cada corrida é decisão de campeonato (só vitória interessa).
A Ferrari talvez só não traga o Perez imediatamente para não queimá-lo por conta da ruindade do carro e porque muito provavelmente o Peter Sauber não deixaria (a não ser por algum favorzão com os motores).
Para Massa, só milagre agora… E é bom já ir olhando um assento para o próximo ano.

Antonio
12 anos atrás

Perez mereceu muito e a Sauber tb, Belíssima estratégia, belíssima corrida. Tal como falei ontem, Alonso é realmente El Fodonso, e desta vez não precisou nem botar a culpa num indiano que nem consigo escrever o nome direito, Karthikeyan acho. Vettel sem os milagres de engenharia de Newey é simplório, tão simplório que Webber tá levando a melhor.

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Apoiado… o alemãozinho quando larga de trás é um arremedo de piloto. Bom pro pessoal parar de superestimar os caras

Jaime
Jaime
12 anos atrás

O que esta acontecendo com o Massa, acho eu, eh consequencia do acidente dele na Hungria. Nelsao estava certo. Piquet disse que apos o acidente dele em Imola, ficou 1seg. mais lento , sem profundidade na visao.

nigel mansel
nigel mansel
12 anos atrás

O problema da mola na cabeça do Massa é que a peça solta era do Burrinho. Um contágio desse não poupa ninguém. Já era Massa!

M Carvalho
M Carvalho
12 anos atrás

Nos dois últimos anos as criticas sempre vieram ao desempenho do Schumacher por não conseguir superar o Nico que sempre recebia os maiores elogios….grande piloto…jovem…muito rápido…etc. Pois bem, esse ano ele vem superando seu companheiro…classificação da primeira prova….classificação na segunda…..e resultado na segunda (e não esqueçam que o Nico não teve nenhum acidente durante a prova). A Mercedes ainda não ofereceu um equipamento que permita uma avaliacao quanto ao desempenho e condições atuais do alemão….
Ps: em regra as figuras que tentam apagar o fato de que o Schumacher e o maior piloto de todos os tempos, por um critério irrefutável…os números….em regra essas figuras são as famosas “viuvas do Senna”…que antes do fim triste e trágico já estava levando surras do alemão…(quanto a isso não existe se…se..se….os números estão aí…)

enko
enko
Reply to  M Carvalho
12 anos atrás

mudou a cor do avatar, mas o marcelo continua o mesmo, .puxasaco de alemão.

Marcelo
Marcelo
Reply to  M Carvalho
12 anos atrás

Marcelo,

Em duas corridas não dá pra dizer quem tá superando quem. O Nico teve uma temporada inteira sem ter sido superado pelo Schumacher. E aí?

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  M Carvalho
12 anos atrás

Ô Xucrute!!!!

O Dick Vigarista tá em 14º na classificação com 1 ponto e você já tá festejando o 8º título do füher?
Mas você tem razão, este ano o Miguel tá colocando “um abismo de vantagem” sobre o Rosberg: 01 ponto! Ano passado foi Nico 89 X 76 Shumacher.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
12 anos atrás

Sim, e todos sabemos que se não fosse pelas mutretas da Ferrari, o Barrichello teria 7 títulos contra os 2 do Shucrute né? (Aliás, os 2 roubados na Benneton).

Vai lamber sabão, pacheco.

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Burrinho Batiquebra
12 anos atrás

Burrinho na boa, sei que você gosta de fazer jus ao teu nome e tal, porém babaquice tem limite. Claro que o primeiro título na Benetton foi ilegal. Agora, 7 títulos do Barrichello fica por sua conta.

Lucas
Lucas
Reply to  M Carvalho
12 anos atrás

“A Mercedes ainda não ofereceu um equipamento que permita uma avaliacao quanto ao desempenho e condições atuais do alemão….”. Ah, claro. Se o Schumacher toma uma naba por dois anos seguidos do companheiro de equipe é porque “o carro da Mercedes não permite avaliar o desempenho”. Aí é só o cara qualificar duas vezes à frente e fazer 1 (*UM!*) ponto e isso já mostra que ele de fato é “o maior piloto de todos os tempos”. Esse cara aí é engraçado, viu :)

enko
enko
Reply to  Lucas
12 anos atrás

o carro deste ano está traseiro como o shumacher gosta e sempre pediu, mas a idade chega para todos, e dirigir um carro nestas condições exige muito mais do piloto, coisa que o o alemão não está mais conseguindo fazer, embora tenha cravado o rosberguinho, (ese aliás até hoje não provou nada.
o alemão pode até fazer algo nas próximas corridas mas repito: com um carro traseiro e gerando próximo de 5 Gs de força, fica difícil para a idade.

Raphael
Raphael
12 anos atrás

Brasileiro é muito bobo.. Tudo é conspiração, nada pode simplesmente acontecer e pronto. Qualquer um que já dirigiu um kart ou já sentiu o cara aquaplanar percebe na imagem que o Pérez sambou ali e ainda deu sorte de conseguir segurar o carro. Até o Galvão Bueno tá cansado de saber o quanto é perigoso pisar na linha ou na zebra úmida numa freada. O cara só errou. E a Ferrari estaria mais que satisfeita de saber que pode contratar um cara capaz de peitar o Alonso, que eles sabem o quão bom é.

nigel mansel
nigel mansel
12 anos atrás

Um final de semana de normalidade: Cacá venceu; Alonso venceu; Castroneves venceu. Um Senna andou bem na chuva. Massa apanhou da chuva e dos adversários e Burrinho BarriXelo apanhou de sua incompetência atávica. E haja explicações de Gavião, Leme, Burti e Lico para tentar provar o contrário.
PS: o embuste do Schumi não cansa de ser ultrapassado.

ferdinandes
ferdinandes
12 anos atrás

Só pra lembrar ao FG – não se compara o 2o lugar do Senna com Toleman com o do Perez agora, pois aquele não ganhou pq a comissao de prova INTERROMPEU a prova pra favorecer o líder, e este tirou o pé e CONSENTIU com a ordem da equipe.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  ferdinandes
12 anos atrás

A comparação é válida sim, até mesmo de acordo com seus argumentos: eles chegaram em segundo devido a misteriosas manipulações…

Evandro Mussoi
Evandro Mussoi
Reply to  ferdinandes
12 anos atrás

concordo com vc ! inclusive foi o que comentei ,só que sobre a ordem de equipe ainda tenho minhas duvidas ,não que seja descartada a idéia ,como rolam as coisas na F-1 ,mas lembremos que ele deu uma escapada ,então fica a duvida!

Danilo
12 anos atrás

Pior que o acidente na Hungria em 2009, o problema de Massa resume-se a: Pneus Pirelli e Fernando Alonso. Não sei qual dos dois é o mais grave. Basta lembrar que Massa começou bem o campeonato de 2010, ainda com pneus “Bridgeffftone”. Chegou ao GP da China daquele ano como líder do campeonato. E então veio aquela ultrapassagem do Alonso em cima dele na entrada dos boxes neste GP e depois a ordem pra deixar Alonso passar no GP da Alemanha. Triste fim para um piloto bacana que talvez não tenha mais chances numa equipe de ponta na F1.

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
Reply to  Danilo
12 anos atrás

Boas lembraças. Foi isso mesmo.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Existem aqueles que fazem analogias da vida com o futebol, eu, de minha parte, depois de tantos anos acompanhando a F1 e conhecendo um pouco da história de seus protagonistas, acabo fazendo o mesmo com meu esporte favorito.
Para quem assistiu a corrida de hoje na Malásia, além do espetáculo de um jovem piloto de futuro promissor, Sérgio Perez, viu também mais uma demonstração de talento de um bicampeão que não chegou a essa categoria por acaso, Fernando Alonso.
A Ferrari fez esse ano um carro que é, de longe, um dos piores da categoria. As classificações tem sido sofridas e o resultado tem acontecido apenas por um dos pilotos, o que complica ainda mais as coisas para meu time favorito.
Ao terminar a corrida iniciada de madrugada, disse a meu filho Gabriel, herdeiro dessa inglória paixão, que acabávamos de assistir a um espetáculo como poucos na história da F1, comparável àquele de Mônaco 1.984, quando um jovem talento entrava de vez para a galeria dos mitos, seu nome era Ayrton Senna.
Quando meu filho nasceu, Senna já havia partido há dois anos, porém, é o ídolo que ele cultiva até hoje, no esporte que ele aprendeu a amar.
Porém, a analogia que faço da vida com a corrida de hoje, diz respeito a uma atitude que busco fortalecer a cada dia que passa, a perseverança.
Alonso é um grande campeão pois dá mostras da confiança que tem no futuro ainda que seu equipamento não seja o melhor do momento, com isso, seus resultados, por poucos que sejam, acabam sendo empolgantes para aqueles que torcem por ele e por sua equipe.
É um exemplo de vida, ao menos para mim, que busco motivação em coisas um pouco diferentes de meu cotidiano, para não desanimar diante de dificuldades aparentemente intransponíveis e não deixar aqueles que dependem de mim desanimarem. Parabéns Alonso e equipe Ferrari, continuem nos motivando assim por muito tempo!

Daniel Pescadinha
Daniel Pescadinha
12 anos atrás

E pq acham que o Perez não foi para cima do Alonso? Desagradar os Tifoso estando com um pé na Ferrari? Nem eu seria tão louco.

PAULO MOREIRA
PAULO MOREIRA
Reply to  Daniel Pescadinha
12 anos atrás

Eu seria! Velocidade pura no sangue. Se quiser ficar no comercial que vá ser empresário.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Se eu fosse Domenicalli ia de Fisichella até o final da temporada se não conseguisse alguem para substituir a Ameba do Massa !!!!!! Até o Badoer faria melhor do que esse Zacarias !!!!

Rick
Rick
12 anos atrás

O Alonso só ganhou com ajudinha da Ferrari(Ferrari Radio>Peter manda o Pérez não passar o Choronso ou sem motor ano que vem)>>>(Sauber Radio>Ok).

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Rick
12 anos atrás

Ou melhor, sem carro ano que vem.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Massa embolorou a tempo……Está cheia de caruncho……..É jogar fora pois não serve mais…..A corrida foi confusa e acho que ainda é cedo para se endeusar o Perez……

luiz alberto
luiz alberto
12 anos atrás

Eu tenho dois questionamentos:
1 Será que se o carro a frente do de Perez não fosse do fornecedor de motores para a equipe Sauber,aquela ordem para se contentar com o segundo lugar seria dita em tão alto e bom som para que todos soubessem o quanto a equipe estava feliz com o resultado(muito bom por sinal),a mim me pareceu que o valor em dinheiro que a posição valia se referia a conta com o fornecedor de motor.que diga-se estava muito necessitado de uma milagrosa vitória para amenizar a crise.
2 Teria este mexicano o mesmo “Sangre de Cucaracha´´que seus antecessores se caso ele for para a equipe rossa di Maranello,eie se sujeitaria a ser simplesmente um escudeiro para don Fernando.que ainda tem uma longa carreira(haja visto que houve um tambem um muito bom piloto que mesmo sem nunca ter sido campeão mundial ficou por 19 anos na categoria,e don Alonso já tem dois).Eu se tivesse potencial para ser campeão não iria querer, mesmo que isso implicasse em numerários menores,mas cada um tem suas visões de futuro e seus objetivos ,não é mesmo(Quanto vale o comercial de um campeão mundial de F1? E o de um entregador de Pizza?)

thiago
thiago
Reply to  luiz alberto
12 anos atrás

Novamente a incansável teoria da conspiração.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  luiz alberto
12 anos atrás

Então coloque um terceiro questionamento:

3) Será que se o Alonso fosse brasileiro você estaria fazendo essas perguntas tão idiotas?

sdfr
sdfr
12 anos atrás

Perez seria louco em ir para a Ferrari com El Fodón mandando e desmandando… seria o fim de uma promissora carreira… não por caso, El Fodón está fazendo lobby por Trulli…

Bruno
Bruno
Reply to  sdfr
12 anos atrás

Logo o Trulli, que foi demitido por Briatore em 2004 por que estava andando na frente do Alonso…

Leandro Pinheiro
Leandro Pinheiro
12 anos atrás

Será que é uma boa pro Sergio Pérez “Hilton” ir pra Ferrari enfrentar a “Era Alonso”? Complicado ser companheiro de equipe de um sujeito que domina toda a equipe. O mesmo aconteceu com o Irvine e o Barrichello na “Era Schumacher”. Será que o Pérez consegue reverter isso? O Senna conseguiu reverter a situação em 88 na Mclaren, mas na Ferrari as coisas são diferentes. Lá existe um claro favorecimento ao piloto principal. Veremos.

Ótima corrida do Senninha também hein? Esse ano promete, as coisas estão mais misturadas”

Abraços a todos

Lucas
Lucas
Reply to  Leandro Pinheiro
12 anos atrás

Vale lembrar que por força das circunstâncias, Irvine foi promovido a primeiro piloto em 99, e Massa em 2008. Se ainda assim não ganharam, a culpa não é da Ferrari. Se algum piloto chegasse na Ferrari e andasse mais que o Alonso, a Ferrari daria tratamento de primeiro piloto a ele. Felipe Massa sabe muito bem disso, pois ganhou um “segundo piloto de luxo” em 2008, com direito a vitória de presente depois do Kimi, que estava a anos-luz na frente praticamente estacionar o carro pra ele passar. Então “bastaria” ao Massa ser mais rápido que o Alonso para ganhar status de primeiro piloto. Mas se tem gente que realmente acredita que isso não acontece porque a Ferrari “sabota o Massa” e que em “condições iguais” o brasileiro teria qualquer chance contra o Alonso, acho que já dá também pra acreditar em coelhinho da páscoa e papai noel. Mesmo com contrato de segundo piloto, o Rubinho venceu o Schumacher algumas vezes. Se Massa não consegue chegar nem perto do Alonso, certamente não é culpa da equipe.

Nelson
Nelson
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Realmente,por 3 vezes o alemão deixou.

Lucas
Lucas
Reply to  Nelson
12 anos atrás

“O alemão deixou”?. Que coisa, viu. Não consigo entender porque o Schumacher teria interesse em deixar o Barrichello ser visivelmente melhor que ele em corridas como Itália 2001, Hungria 2001, Silverstone 2003, Itália 2004… Mais engraçado ainda seria tentar imaginar por que ele faria isso na Áustria 2002: “já sei, vou deixar o Barrichello largar na minha frente, ser mais rápido que eu a corrida inteira e vou falar pro Todt pedir pra ele deixar eu passar, só pra eu ficar com fama de malvadão”. É, faz todo sentido.
Falando sério agora: o Barrichello pelo menos fez frente ao Schumacher em algumas corridas (poucas, é verdade, mas às vezes conseguia ser mais rápido que o Schumacher por todo um fim de semana). Massa jamais conseguiu isso contra o Alonso.

enko
enko
Reply to  Lucas
12 anos atrás

lucas, o kimi estava desmotivado naquela época, já havia sido campeão.
e todos conhecemos o temperamento do tocador de castanholas, duvido que ele aceitasse alguém andar na frente dele.
em só tem um jeito dele não barrar o perez na equipe, a ferrari o iludir dizendo que vai contratar um piloto de ponta, ( o qual ele vetará), e como ele só tem direito a um veto, lhe empurrar o perez goela abaixo.

evandro
evandro
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Lucas voce so esqueceu que em 99 faltou um pneu no pit sto do Irvine e em 2008 dixaram a mangueira pendurada no carro, nao fosse isso os dois seriam campeoes.

Lucas
Lucas
Reply to  evandro
12 anos atrás

Ah, o Irvine perdeu o campeonato em 99 por causa do pneu e o Massa em 2008 por causa da mangueira? Sério? Que tal lembrar também que 1999 teve cenas ridículas como o Salo dando vitória ao Irvine ou tendo que ficar segurando o Ralf Schumacher para evitar que o Irvine perdesse um quarto(!) lugar, ou o Irvine sendo novamente humilhado pelo piloto reserva na Itália (Salo terminou em terceiro enquanto o Irvine ficou atrás até do Barrichello de Stewart!)? E quanto ao Massa, que tal lembrar que o Massa provocou um acidente ridículo na Austrália, rodou sozinho e abandonou na Malásia, só ganhou na França porque o escapamento do Kimi soltou quando o finlandês liderava com folga, e fez aquela corrida risível na Inglaterra quando deve ter quebrado o recorde de rodadas na mesma corrida? Vale a pena relembrar disso tudo e responder com sinceridade: dá mesmo pra dizer que Irvine e Massa não foram campeões por causa do pneu em 1999 e da mangueira em 2008?

enko
enko
Reply to  Lucas
12 anos atrás

nessa eu concordo com voce caro lucas.

Youssef
12 anos atrás

Nunca achei o Massa um dos Top-3, mas gostava do seu jeito agressivo;

Depois do acidente, infelizmente, ele não voltou mais ao nível anterior.

Uma pena.

Marciano de Brito Silva
Marciano de Brito Silva
12 anos atrás

Alonso > Shummacher (FATO).

Alonso aposentou Shummacher em 2006.

Alonso consegue coisas que o Shummy não consegue: como ganhar com um carro inferior, por exemplo…

El Fodón das Asturias!!!

Daniela_Rio
Daniela_Rio
Reply to  Marciano de Brito Silva
12 anos atrás

As pessoas estão surtando…é cada comentário….

Marciano de Brito Silva
Marciano de Brito Silva
Reply to  Daniela_Rio
12 anos atrás

GP Malasia 2012:

1 5 Fernando Alonso
2 15 Sergio Pérez
3 4 Lewis Hamilton
4 2 Mark Webber
5 9 Kimi Raikkonen
6 19 Bruno Senna
7 11 Paul di Resta
8 17 Jean–Eric Vergne
9 12 Nico Hülkenberg
10 7 Michael Schumacher

O alemão já era!!!

Marcos Pfeifer
Marcos Pfeifer
Reply to  Marciano de Brito Silva
12 anos atrás

Tinha dúvidas, agora descobri que vc é um doente……

guest
guest
Reply to  Marcos Pfeifer
12 anos atrás

Não é doente, é marciano…rs

Brincadeiras à parte, comparações são sempre polêmicas, mas é inegável que o Schumacher foi (e talvez ainda seja) um dos melhores pilotos da F1, assim como Alonso também o é.

andre luis
andre luis
Reply to  guest
12 anos atrás

bibas DETECTED..KKk

Daniela_Rio
Daniela_Rio
Reply to  Marcos Pfeifer
12 anos atrás

aff…

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
Reply to  Marciano de Brito Silva
12 anos atrás

Qual dos dois, o Schumi ou o Vettel? kkkk

Lucas
Lucas
Reply to  Daniela_Rio
12 anos atrás

E tem como negar? Sim, o Schumacher tem 91 vitórias, mas praticamente todas elas quando tinha o primeiro ou o segundo melhor carro do grid. Com o terceiro melhor carro do grid levou só três vitórias: uma em 92, uma em 93 e aquela corrida de seis carros de 2005, contra duas jordans e duas minardis. Com o quarto melhor carro do grid (91, 2010, 2011), sequer conseguiu chegar ao pódio (coisa que seus companheiros fizeram com o mesmo carro: Piquet fez três pódios e uma vitória com a Benetton de 91 enquanto o melhor resultado do Schumacher foi quinto, Rosberg fez três pódios com a Mercedes de 2010). Já o Alonso com o quarto melhor carro de 2003 fez quatro pódios, duas poles e uma vitória, venceu em Fuji novamente com o quarto melhor carro de 2008, fez um pódio com aquele lixo da R29 (oitavo entre os construtores de 2009), por muito pouco não foi campeão com o terceiro melhor carro de 2010, e acaba de vencer uma corrida e pegar a liderança do campeonato com um carro que com muita boa vontade (muita mesmo) dá pra dizer que é o quinto melhor do grid. Não há como negar, o Brito Silva aí em cima tem toda razão.

Bruno
Bruno
Reply to  Marciano de Brito Silva
12 anos atrás

Realmente Alonso faz coisas que o Schumacher não faz mesmo, como por exemplo tomar tempo de um estreante no mesmo carro, como foi o Hamilton em 2007.

Faltam 5 títulos mundiais ainda…

Danilo
Danilo
12 anos atrás

Alonso é um gênio. Fato.
Massa tá uma merda. Fato.
Pérez é um mega talento. Fato.
Ferrari tem um carro bomba. Fato.
E, finalmente, a Sauber tem um carro honesto e razoável, que dá para chegar no pontos regularmente. Fato.
Conclusão: É melhor para o Perez a ida à Ferrari para 2013. Se for neste ano, só vai se queimar.

Para Dr. Eduardo Dias
Para Dr. Eduardo Dias
Reply to  Danilo
12 anos atrás

Danilo, sua conclusão é fato…

Ricardo Pignatelli
Ricardo Pignatelli
Reply to  Para Dr. Eduardo Dias
12 anos atrás

FATO!

Marcilio
Marcilio
12 anos atrás

Maclarem, Willians, Mercedes,Lotus, Red Bul e Sauber são nessa ordem as equipes com os melhores carros até agora. Isso só nao é fato porque Webber, Vettel e Alonso estao tirando leite de pedra e os outros pilotos nao estão obtendo o mximo de seus caros. a Ferrari esta muito mais atras, mas um pouco mais a frente do que o Zacarias consegue. Talvez ela fique à frente da STR e das nanicas.
Talvez seja melhor para todos uma troca de cadeiras entre massa e perez.
Ou entao o massa pode voltar a sua antiga profissão de levar o rango para a equipe ferrari.
Realmente como faz falta o Barrichello na Willians. agora que a equipe tem um exclente carro sem duvidas ele estaria brigando por vitórias (titulo nao).

Ricardo Pignatelli
Ricardo Pignatelli
Reply to  Marcilio
12 anos atrás

Eu coloco a Force India nesse bolo.

andre luis
andre luis
12 anos atrás

MASSA já era…tá na cara…a porcaria que ele está fazendo..APOSTO QUE NAO FICA PARA O GP DA CHINA vao trocar PEREZ COM MASSA, FERRARI X SAUBER ja que uma usa motor da outra…voces vao ver…O CAMINHO TÁ LIVRE para O PEREZ e com essa corrida de hoje ele subiu muito no conceito da Ferrari.

marcio
marcio
12 anos atrás

O Alonso é o melhor piloto em atividade. Talvez o Massa termine o campeonato na Ferrari, mas vai ficar desempregado no ano que vem.

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  marcio
12 anos atrás

eu acho que ele fica só mais uma corrida.

andre luis
andre luis
Reply to  marcio
12 anos atrás

massa na STOCK CAR