2002-2012

SÃO PAULO (não é que deu saudade?) – Me desculpe quem mandou o vídeo, deixei aberto no computador para ver no fim do dia e não sei se veio por e-mail, Twitter ou pingou em algum comentário aí embaixo. Mas isso não tem tanta importância, se aparecer o brother que mandou, identifique-se!

São três vídeos, na verdade, e no total dá meia hora de um programa especial sobre a corrida de rua em Vitória na primeira temporada da F-Renault e da Copa Clio no Brasil. Eu comentei essa prova pela TV Bandeirantes, com narração de Luciano do Valle. Fiz quase toda a temporada, exceto as provas que batiam com a F-1.

Essa prova de rua foi um sucesso tremendo, com mais de 70 mil pessoas ao longo da pista. Teve muita pancada, também. Mas ninguém se machucou seriamente, que me lembre.

Os dois últimos vídeos são os melhores, com as corridas da Clio e da F-Renault. E é muito interessante dar uma passada de olhos na lista de pilotos que disputou aquela primeira temporada do Renault Speed Show, como se chamava a bagaça. O campeão foi Sergio Jimenez, que ficou com o título somando 144 pontos, contra 137 do vice Lucas di Grassi. Mas Jimenez não chegou a ganhar nenhuma corrida. Foram dez etapas, e duas em pistas de rua — a outra, em Florianópolis. Oito pilotos venceram provas. Lucas e Marcos Gomes foram os que ganharam duas vezes. Os demais: Igor Ciampi, André Prioste, Patrick Rocha, Lucas Schowambach (era um drama, para o Luciano, falar esse nome…), Allam Khodair e Renato Jader David.

Tinha gente boa naquele campeonato. Além dos citados, Gustavo Sondermann, Diego Freitas, Alan Hellmeister, Nelsinho Piquet (fez apenas uma prova, em Brasília, e ficou em terceiro), Daniel Serra, Fernando Rees, Julio Campos, Gustavo Foizer… Enfim, dos 28 que largaram em pelo menos uma etapa, dois chegaram à F-1: Nelsinho e Di Grassi. Não dá para reclamar. Se uma categoria de base consegue levar um ou dois pilotos à F-1 a cada três ou quatro anos, cumpre seu papel.

Na Clio, o campeão foi Luiz Carreira Jr., 10 pontos na frente de André Bragantini. Os grids eram fartos e os eventos, muito bem organizados. Com público. Tirando uma corrida ou outra (a primeira de Londrina, por exemplo, aconteceu no dia da final da Copa de 2002, entre Brasil e Alemanha), normalmente as arquibancadas estavam cheias, sem que fosse necessário distribuir milhares de convites a patrocinadores.

E querem saber? Foi a última coisa boa que se fez no automobilismo brasileiro, no conjunto da obra. Uma ótima categoria-escola de monopostos, atualizada com o que se tinha na Europa, e um belo campeonato de Turismo com carros de verdade populares, que as pessoas podiam comprar.

De lá para cá, corrida no Brasil virou evento corporativo, com carros caríssimos, zero de formação e eventos voltados para quem tem muito para gastar e pouco interesse no automobilismo como esporte. É hobby de gente rica e ótimo lugar para, hum, para dar um upgrade nas despesas das firmas, sabe como é? E do lado de fora, entre empadinhas e uisquinhos, faz-se um marketing de relacionamento aqui, calcula-se o valor agregado ali, bate-se um papinho sobre o share, a segmentação, o portfólio, trading, key account, planejamento diferenciado, migração de valor, essas coisas da Vila Olímpia.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Lindão esse Clio V6 safety-car

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Eu tava lá na época e assisti sentado no teto do carro da empresa onde trabalhava.
Estacionei no posto da BR que ficava di frente para uma das retas e curti tomando cerveja.
Divertido pacas.

alessandro Neri
alessandro Neri
11 anos atrás

Olá Flavio , realmente foi um fim de semana inesquecivel aquele em Vitória. Esse pgm nunca foi exibido e achei que no aniversário de 10 anos do evento, se fazia necessária uma disponibilisação do vídeo com esse material inédito até hoje. Muito publico , corridas sençacionais ,um circuito desafiador e um grid de alto nível técnico. Bons tempos. E pior que não faz tanto tempo assim. Fico feliz que tenha gostado do video. Um grande abraço , parabéns pelo trabalho, e principalmente , pela sua postura jornalistica.

Humberto Corradi
11 anos atrás

Corriam aqui do lado de casa.

Pista de rua linda. Talvez por isso goste tanto de circuitos assim. Em Vitória a prova acontecia sempre na época do aniversário da cidade.

Boa lembrança.

Valeu

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Apesar de ter 11 anos na época, me lembro muito bem da transmissão dessa corrida na Band. Achava incrível como pareceia ser dura a suspensão do Clio, que quando a roda perdia contato com o chão, chegava a “quicar” quando batia de volta.

Infelizmente todo esse investimento da Renault acabou em 2006, ano em que a categoria já vinha tendo grids cada vez mais magros e a Clio,se não me engano, só se mantinha por iniciativa da associação formada pelos pilotos. Acho que durou mais umas 2 temporadas. Uma pena

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Sem pilotos, organização anuncia fim da F-Futuro, categoria criada por Massa
http://www.grandepremio.com.br/noticias/sem-pilotos-organizacao-anuncia-fim-da-f-futuro-categoria-criada-por-massa/

A saída para esses pilotos é mudarem de esporte, vai todo mundo para o MMA ou UFC, pode começar a treinar forte pra ficar com o corpo de “bombadão”, Galvão ia adorar:

“Esse meninos corriam em categorias de base no automobilismo, mas ficaram MARAVILHADOS com o UFC e resolveram mudar de esporte para se tornarem os gladiadores do terceiro milênio”

Eta paisinho FDP esse “meu” Brasil…

Verde
11 anos atrás

Coincidência. No dia em que você escreve algo sobre o Speed Show, ficamos sabendo do fim da Fórmula Futuro.

É, já era. Mas não se preocupa, porque Big Brother de MMA a Globo mostra!

Alessandro - Volta Rádio GP!
Alessandro - Volta Rádio GP!
11 anos atrás

Assisti essa corrida, junto com meu pai, agarrado no alambrado perto da reta de largada. Tinha 17 anos. No ano seguinte conseguimos ingressos pra arquibancada próxima à terceira ponte e foi a família inteira. As arquibancadas ficavam sempre lotadas, lembro que tinha gente subindo num outdoor de uns 15 metros de altura pra assistir. As zebras continuam lá pra lembrar dos bons tempos.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
11 anos atrás

Considero a ideia da Fórmula Futuro e o Troféo Línea até mais interessantes do que o que foi feito na época da F-Renault e Copa Clio.

Uma categoria como essa F-Futuro, a um custo de temporada inferior a 300 mil reais, com transmissão ao vivo das etapas, ainda que em canal fechado, teria que fazer muito mais sucesso do que faz atualmente. Lógico, o problema não está nela e sim no kartismo nacional, que perdeu a força que tinha nos tempos da F-Renault.

Tibúrcio Barros
Tibúrcio Barros
11 anos atrás

Você já fez vários comentários a respeito do Galvão Bueno na F1, mas nunca comentou (ou eu não li) a respeito do Luciano do Valle. Não foi da sua época de cobertura, mas ele foi um dos primeiros narradores de F1 na globo, correto?
Abraços,

Flavio Almeida
Flavio Almeida
11 anos atrás

Mais uma vez FG, matou a pau !!!
Nosso automobilismo, morreu…esta sendo enterrado pelo pessoal da Vila Olímpia, piloto de hoje, chega no autódromo e pergunta pro chefe de equipe…. quem esta ai na pista…o fulano já chegou não deixa ele ir embora que preciso falar com ele de OUTRO negócio…
Uma grande verdade brasileira. Sorte desses que conseguiram chegar ao TOP, azar daqueles que acreditam que automobilismo é isso que vemos hoje.
Categoria de base no Brasil hoje é autorama.
Abraços a todos.

RMTA
RMTA
11 anos atrás

Foi uma categoria excelente! Eu lembro de ir cobrir a etapa de Brasília para uma finada Revista de Automobilismo da capital federal, foi uma experiência fantástica, autódromo cheio, muita gente bonita nos boxes, foi realmente um acontecimento. Lembro do Nelsinho largar na pole, e chegar em terceiro depois de uma corrida cheia de alternativas. Lembro também de uma capotagem fortíssima na corrida da Clio, onde o carro foi parar além do guard-rail.

Pena que depois o investimento sumiu, os carros não foram atualizados e a coisa morreu, era uma categoria muito legal.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Perfeito Flavio.É triste ver tantos carros ótimos na mão de tantos braços duros!!!

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
11 anos atrás

Nesse mesmo ano, na última corrida da temporada em Interlagos, eu fui ver e trouxeram o Kubica, porque ele tinha ganhado um campeonato que me parece Europeu. O cara deu uma lavada em todo mundo, chegou com mais de 30 segundos de vantagem. A molecada da época comeu poeira.

Paul Nascheck
Paul Nascheck
Reply to  TOM SEM FREIO
11 anos atrás

O Kubica deu uma aula… foi absurdo o que ele andou! Cravou todo mundo em Interlagos!

Thiago
Thiago
11 anos atrás

Muito bem lembrado. Geralmente a Bandeirantes transmitia primeiro a Copa Clio e na sequencia a Formula Renault. A Copa Clio era de longe a mais divertida de assistir. Me influenciou tanto que acabei comprando um Clio como meu primeiro carro. Antes eu achava o carro horroroso, mas depois dessa categoria comecei a olhar com outros olhos esse carro.

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
11 anos atrás

Eu assisti na TV. Bons tempos que será que um dia voltam?

Mauro Batera
Mauro Batera
11 anos atrás

Quem correu também na F-Renault, foi a Bia Figueiredo!

Tenho uma foto com ela, que tirei nos box do autódromo aqui de Curitiba.

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Mauro Batera
Mauro Batera
11 anos atrás

Flavio!

Nesta época eu trabalhava na fábrica Ayrton Senna da Renault aqui em São José dos Pinhais, no Paraná, e acompanhei bem de perto essa trajetória feliz desta empreitada automobilística!

Pena que não existe mais!

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Alexey Karpov
Alexey Karpov
11 anos atrás

Éééé… Bons tempos aqueles em que se fazia esporte por acreditar no esporte. Hoje, tudo o que importa é o corporativismo, tendo como maior exemplo o Sr. Dr. Bernie Eclestone, o maior falcatrua de todos os tempos e seu igualmente falcatruas advogados que criam cláusulas onde ninguém além deles conseguem levar qualquer tipo de vantagem.

Fernando Matias
Fernando Matias
11 anos atrás

Pois é Flávio, eu estava na arquibancada de frente para a cabine de vocês na reta oposta. Logo depois quando começou a corrida dos formulas eu estava no alambrado embaixo da terceira ponte mais precisamente em frente ao quartel dos bombeiros. Corrida em “Vix” sempre lota, aliás, a Formula Fiat confirmou no feriado de setembro uma corrida aqui, só não sei se vai ser no circuito da Enseada(o asfalto está uma merda), podém também fazer num traçado nos fundos do aeroporto de frente para a praia de Camburí, com asfalto novinho em folha! Moro próximo ao circuito da Enseada em Jardim da Penha.

Diego
Diego
11 anos atrás

Até hoje ainda tem as zebras lá na Enseada do Suá(Vitória-ES)!O circuito de rua passava na praia e pegava embaixo da Terceira Ponte!Era um programa de familia!
Realmente dava muiiiiita gente!!E numa região metropolitana relativamente pequena ( +- 1milhao e meio a 2milhoes de pessoas nesta epoca).

Eduardo Casola Filho
11 anos atrás

E lembro que a última corrida, em Interlagos teve um piloto convidado, que havia arrebentado na F-Renault da Europa e ganhou aquela corrida com mais de 40 segundos de vantagem para o segundo colocado, mas não valia pontos para ele. O cara era um tal de Robert Kubica

Mansur.
Mansur.
11 anos atrás

FG, moro em Vitória e tive a oportunidade de estar presente nas corridas da Renault Speed Show que ocorreram por aqui… se não me engano, a Bia Figueiredo ganhou uma corrida aqui! Era um baita evento, parava a cidade! Era o maior barato. Uma pena mesmo que o automobilismo de base tenha virado essa zona atual, com foco apenas em patrocinadores, e não na formação real dos pilotos. Um abraço e parabéns pelo novo site.

Marcelo Lobato
Marcelo Lobato
11 anos atrás

Só mais um coisa:

Ano passado estagiei na assessoria de comunicação Secretária de Esportes do Estado e houve conversas de que a Copa Linea poderia ter uma etapa aqui em Vitória.
Acabei saindo da Secretaria (e nunca mais trabalho com político) e não sei que rumo tomou as conversas. Tomara que tenha saído alguma coisa.

No mais, andar de kart é uma das melhores sensações que já tive. E o trabalho feito pela galera do Kartódromo Internacional da Serra é muito legal. É uma coisa independente, sem ligação nenhuma com federação e ainda alugam o Kart pra quem estiver disposto a pagar.

Marcelo Lobato
Marcelo Lobato
11 anos atrás

Boa noite, Flavio Gomes.

Demais esses vídeos.

Nasci e sempre morei em Vitória e essa corrida traz ótimas recordações.
Lembro que tinha 12 anos e fui assistir junto do meu irmão, que tinha 18. Encontramos com uns amigos dele e ficamos em um posto de gasolina – que fica na saída de uma curva.

Fomos apenas no domingo e foi um dia muito divertido, apesar de não ver muita coisa, só de ver os carros saindo da curva, presenciar uma batida (leve) e ouvir de perto o ronco dos
motores são coisas inesquecíveis para um garoto.

Lembro-me que passamos na loja de conveniência do posto onde estávamos, comemos um hambúrguer e voltamos felizes pra casa. Essa é uma das melhores lembranças com meu irmão, que infelizmente faleceu há seis anos.

Sempre fui apaixonado por carros, muito por influência do meu irmão. Apesar disso, nunca tivemos muitas oportunidades de assistir provas de automobilismo profissional. Já tínhamos ido em corridas da BKR e competições de Km de arrancada, mas competições amadoras. Apesar de achar a BKR demais quando era realizada com carros de turismo.

Até me emociono ao falar deste dia. E não deixa de ser uma curiosidade você ter postado esse vídeo hoje, porque na última sexta-feira dei minha primeira volta de kart, ao gravar uma matéria de televisão para o curso de jornalismo da Ufes.

Por fim, sinto falta dessas corridas aqui em Vitória. Era um saco que no fim de semana o trânsito da cidade não funcionava? Sim, era. Principalmente porque Vitória é uma cidade pequena fisicamente e o local da prova interditava importantes vias de acesso e não havia uma rota alternativa para quem apenas queria ir pra o outro lado da cidade. Apesar disso era muito legal, porque a cidade respirava o clima da corrida e isso fazia parecer que o Espírito Santo era importante (Nós capixabas sentimos uma pontinha de orgulho até quando citam Vitória na previsão do tempo do jornal nacional). Mas, siceramente, Vitória é um cenário muito agradável para uma corrida.

Flavio, você fez os comentários in loco?

Diego
Diego
Reply to  Marcelo Lobato
11 anos atrás

Tb tenho saudades dessa época…Mesmo ficando no alambrado,só de ver os carros passando já voltava pra casa feliz demais!Era a diversão que meus pais poderiam pagar e que confesso nao teve melhores que esta de ir ver as corridas na Enseada!

André A. S.
André A. S.
11 anos atrás

Eu curtia! Sempre ia em interlagos! Além de realmente ter sido um evento que “enchia” uma arquibancada, era grátis. Quando não era grátis o Extra dava ingresso quando vc gastava uma certa quantia de dinheiros em compras. Ainda tinha kit lanche com boné e camiseta para os XXX primeiros!

É assim que o automobilismo deve ser! Pena que não é mais.

Dú
11 anos atrás

Sabem porque lotava, Interlagos principalmente? Eram distribuídos ingressos nos caixas dos Pão de Açúcar…Ia quem queria, para assistir corrida, sem torcidas amestradas.

Danilo Candido
Danilo Candido
11 anos atrás

E na prova de Interlagos, última da temporada, um certo polonês correu como convidado e massacrou a concorrência…

fabrício Jabur
fabrício Jabur
11 anos atrás

Eu estava lá. Aproveitei que estava morando em vx a trabalho, muito bom mesmo

Bruno Perim
Bruno Perim
11 anos atrás

FB, moro em Sampa mas sou capixaba, bem no final dos anos 90 quando ainda morava em Vix cheguei a ir a algumas provas de rua, não me lembro se era a Renaut ou outra categoria q passou por lá. Em fim, vc retratou bem, as corridas eram um sucesso total, o circuito do caralho entre a praia do canto e bento ferreira, era sem sombras de dúvidas o mais bonito do Brasil, e bem competivo por causa das longas retas curvas da av Nossa Senhora dos Navegantes (acho q é esse o nome) q terminavam em freadas de 90 graus. Saudade.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Baita sacanagem colocar só 20 segundos de garota pole-position, eu sou solteiro merecia ver o desfile todo!

Quanto ao automobilismo, a pachecada tem duas opcões.

Torce para piloto de fora na Formula 1, ou muda de esporte, aproveita que o oba-oba do UFC esta em alta no país.

A minha mãe gosta muito do Schumacher, e vai continuar vendo a Formula 1.

Um dia vou em Interlagos ver F1 e buscar um autógrafo pra ela, se o Schumacher estiver muito longe e não me ver, eu vou fazer o maior ESCÂNDALO, equanto ele não der o autógrafo não paro.

Renato Rolim
Renato Rolim
11 anos atrás

Lembro dessas corridas! Assisti todos os videos, muito bom! Uma pena nosso automobilismo estar do jeito atual. Alias, uma vergonha.

Wellington
Wellington
11 anos atrás

Hahaha. Eu fui fiscal de pista quando massa guiava de chevrolet ( ou seria a f-ford) . Infelizmente a atual e outras gestões são uma merda….num lugar como o nosso, a Mônaco brasileira, nao temos mais nem corridade bicicleta. Foda!

Dyonisio Pierotti Jr.
11 anos atrás

A Bia Figueiredo não correu também ? Não lembro.