ALESI NAS 500

SÃO PAULO (caramba) – Só vi agora. Jean Alesi, 47 anos, vai tentar uma vaga nas 500 Milhas de Indianápolis pela Newman/Haas. Bárbaro!

Grande Alesi… Quando falo sobre as corridas mais legais que já vi, sempre coloco o GP do Canadá de 1995 entre elas. Foi a única vitória do francês na F-1, uma prova cheia de emoções. Barrichello foi o segundo e Irvine, o terceiro. Não foram muitas as vezes em que a Jordan colocou dois pilotos no pódio. O povo invadiu a pista, foi um perigo desgraçado. Jean largou sua Ferrari no meio do circuito, voltou de carona com Schumacher, jogou o capacete para a torcida, foi uma farra danada.

Tomara que ele consiga um dos 33 lugares no grid. Mas que treine bastante. Oval longo não é brincadeira. Piquet que o diga.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Porto
Bruno Porto
11 anos atrás

EU hj com 29 anos tenho q me sentir um previlegiado de ter visto a f1 da epoca do senna e do Jean …. bom de mais !!! Torço por ele.

Douglas Ricardo
Douglas Ricardo
11 anos atrás

Hoje com 42 anos de idade só posso me manifestar do seguinte modo:
– Puta saudade dessa F1!!! Puta saudade!!!

Rafael Marinho
Rafael Marinho
11 anos atrás

Dica para vc que adora fotos de eventos antigos, Flavio:

http://www.indystar.com/apps/pbcs.dll/gallery?Site=BG&Date=20120405&Category=NEWS&ArtNo=204050806&Ref=PH&Item=0&odyssey=mod|mostpopphotos

Aqui tem 31 fotografias sobre as 500 Milhas de Indianapolis tiradas nos anos 70 e 80 e que são dignas de Woodstock mas que foram tiradas dentro do Templo Sagrado!

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
Reply to  Rafael Marinho
11 anos atrás

É , meu amigo , o mundo tá ficando cada vez mais chato e “careta”! Belas fotos!

Rodrigo Antunes Moreira
Rodrigo Antunes Moreira
11 anos atrás

Quando não tinha essa “palhaçada de segurança” era bem legal. rsrsrs
lembro de um post q vc mandou pra nós bloqueiros seu de interlargos tinha um pessoal almoçando perto dos carros. achei bem legal. Foi proibido levar bandeira pro causa da bendita segurança esses tempos não volta mais. rsrsrsrs

pé de chinelo
pé de chinelo
11 anos atrás

o alesi vai ganhar a vaga para andar sobre as 500 pilhas das marcas duracel as amarelinhas.pasonic,etc kkkkkkkkkk

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
11 anos atrás

Nunca esquecerei o grande pega de Alesi com Senna no GP dos EUA, salvo engano em 1990 ou 1991. Mais um piloto talentoso que a Ferrari pré-Schumi afundou! E parece que a Ferrari sente saudades dessa época, pois está lutando com todas as forças para se tornar novamente um equipe mediana, como naquela época!

Fernandofn
Fernandofn
11 anos atrás

A única outra vez que as Jordans foram ao pódio foi em Spa 1998 (1o. Damon Hill, 3o. Ralf Schumacher). Alesi era um grande piloto e tinha contrato com a Williams em 1991, porém rasgou o contrato e foi para a Ferrari. Resultado: Demorou 5 anos para vencer uma corrida. Se tivesse ficado na Williams, acho que sua carreira seria dessa maneira

1991 – Disputaria o título com Senna
1992 – Seria campeão, pois Mansell não iria voltar atrás na aposentadoria no final de 1990
1993 – Disputaria o título com Prost
1994 – Seria campeão, pois Alesi foi muito mais piloto que Damon Hill, que perdeu por apenas 1 ponto de Schumacher.

Mas ele quis ir para a Ferrari, aí só ganhou 1 corrida.

José Angelo
José Angelo
11 anos atrás

Nem faz tanto tempo a fórmula 1 era menos “fresca”… hoje nem se pode sair do carro sem recolocar o volante, se der pane seca dá merda por que vai faltar combustível para os testes posteriores da FIA, se não pegar detritos suficientes nos pneus é capaz de não passar na pesagem dos carros, pegar carona então… “Deus me livre desse perigo! Ui, que meda!!”

E o Schumacão nem é tão babaca como gostam de dizer por aí, né??

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
11 anos atrás

Muito bom , ainda era a F-1 de verdade , sem frescuras ou babaquices . Olha o Grid , essas turma de pilotos era bem mais legal que a de hoje !

Claude Bes
Claude Bes
11 anos atrás

DEVE TER FICADO GAGA…

Burn, Baby Burn...
Burn, Baby Burn...
11 anos atrás

Sei não galera, mesmo sendo um piloto de qualidade, faz muito tempo que não pilota Bólidos monopostos… transitpou bastante pela DTM ha um bom tempo..

Logo… pegar um bólido para pilotar AS 500 milhas de Indianápolis, com 47 anos, e sem o traquejo que requer.. aos 47 anos.. pode ser meio perigoso..

O Barrichello tem 40 anos, mas estava na ativa, pois acabou de sair da formula 1.. isto faz a diferença.. pelos reflexos, forma física, força fisica..

E mesmo assim o Rubens terá experiencia em oval em ritmo de competição antes da Indianápolis, um noviciado necessário.

Já o Jean Alesi, vai cair de paraquedas bem nas tomadas de tempo da Indianápolis 500.. Acho meio perigoso..

Mas desejo boa sorte para ele..

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Burn, Baby Burn...
11 anos atrás

Concordo totalmente, parece mais uma daquelas jogadas de marketing que pode dar merda.

Emerson Neves
11 anos atrás

fantastico não lebrava dessa prova foi de arrepiar…

Luc Monteiro
11 anos atrás

Cacete, nunca tinha visto essas imagens. Estava correndo no Paranaense de Kart no dia do GP, lembro que minha única providência a respeito de F-1 foi ligar pra alguém no meio da tarde pra perguntar o resultado, fiquei surpreso com o pódio atípico e morreu nisso.

Farras como essa, com todo mundo – o vencedor, sobretudo – quebrando os padrões e protocolos, deveriam ser obrigatórias na F-1 e em todas as categorias.

Eduardo Casola Filho
11 anos atrás

Só espero que o Alesi e o Barrichello não protagonizem uma cena dessas na Indy 500, porque lá é mais rápido.

http://www.youtube.com/watch?v=C7LZDxySLIA

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
11 anos atrás

Tudo bem, louvado seja Shumacher pelos títulos conseguidos na Ferrari depois de tantos anos. Eu, como ferrarista de longa data, aprendi a curtir também os pequenos resultados, assim, aprendi a admirar pilotos como: Alboreto, Berger, Alesi, entre outros que por lá passaram.

gilles
gilles
11 anos atrás

Flavio, Alesi e um baita piloto, se tivesse ido para a Williams na epoca e nao para a Ferrari, por motivos sentimentais, como ele disse, ganharia muito mais corridas, sempre deu pau nos companheiros se nao me engano. Abraços.

MTP
MTP
Reply to  gilles
11 anos atrás

Alesi era um bom piloto, mas não acho que ele tinha talento para ser campeão não…
Quanto a disputa com companheiros de equipe:
1989 – Tyrrell – correu apenas 8 Gps, fez 8 pontos (9º) contra apenas 2 de Jonathan Palmer (25º).
1990- Tyrrell – 13 pontos (9º) contra apenas 3 do Satoro Nakajima (15º)
1991 – Ferrari – 21 pontos (7º) contra 34 do Alain Prost (5º)
1992- Ferrari – 18 pontos (7º) contra 3 do Ivan Capelli (13º)
1993- Ferrari – 16 pontos (6º) contra 12 do Gerhard Berger (8º)
1994 – Ferrari – 24 pontos (5º) contra 41 do Gerhard Berger (3º)
1995- Ferrari – 42 pontos (5º) contra 31 do Gerhard Berger ( 6º)
1996- Benetton – 47 pontos (4º) contra 21 do Gerhard Berger (6º)
1997- Benetton – 36 pontos (4º) contra 27 do Gerhard Berger (5º), só que o austríaco correu três corridas a menos.
1998 – Sauber – 9 pontos (11º) contra 1 do Johnny Herbert (15º)
1999- Sauber – 2 pontos (15º) contra 3 do Pedro Paulo Diniz (14º)
2000- Prost – 0 pontos (melhor colocação – 9º) contra 0 de Nick Heidfeld (melhor colocação – 8º)
2001- Prost (4 pontos) e Jordan (1 ponto) – na primeira equipe, seus companheiros de equipe não pontuaram (Gaston Mazzacane e Luciano Burti). Na Jordan, estreou na Hungria e, no período em que correu na referida equipe, o seu companheiro (Jarno Trulli) fez 3 pontos.

Resumo: o Alesi foi bem superior quando teve companheiros de qualidade questionável (Jonathan Palmer, Satoro Nakajima, Ivan Capelli, Gaston Mazzacane, Luciano Burti), mas teve dificuldades de se impor frente a pilotos parelhos ou reconhecidamente superiores (foi superado com facilidade pelo Prost, teve uma disputa bem acirrada com Gerhard Berger, com uma pequena vantagem para o austríaco, teve dificuldade de se impor ao então inexperiente Nick Heidfeld e ficou atrás do Jarno Trulli). O único que era de bom nível que o Alesi se impôs de forma absoluta foi sobre o Johnny Herbert.
De ponto negativo, fica o fato de ter sido superado pelo Pedro Paulo Diniz quando ambos andaram de Sauber.
Mas, independente desse balanço, o francês chamava a atenção pelo arrojo e combatividade, apesar de não ser o fora de série que se pensava dele no início da carreira.
Quanto a participação em Indy, vamos ver… faz tempo que não corre, mas outros pilotos que só correm ocasionalmente (Davey Hamilton, John Andretti) geralmente conseguem se classificar, então acho que o francês tem alguma chance, apesar de nunca ter andado num oval…

Alex U.
Alex U.
11 anos atrás

Alesi e Barrichello em Indianápolis seria legal, mas sem treinar adequadamente, eles podem ser um perigo para os outros pilotos.
Penso que a organização da Indy deveria ter um pouco mais de bom-senso. Barrichello já ficou de fora dos testes de novatos no oval e em Indianápolis provavelmente não participará dos testes, já que só será permitido um piloto de cada equipe.

hendrix
hendrix
11 anos atrás

toda a história dele na F1 é em cima da ultrapassagem encima do senna nos eua 90

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Serve para Alesi e Barrichello, 500 milhas não é qualquer prova, que nada aconteça a nenhum piloto.

No vídeo abaixo, Fittipaldi alerta Rubinho sobre os riscos nos ovais! Emerson gostaria que Rubens fizesse pelo menos duas corridas como “convidado” em qualquer corrida em oval, para pegar mais a “mão” da pista. A preocupação do bicampeão no vídeo impressiona!!!

http://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/bruno-senna-tem-talento-mas-falta-experiencia-diz-fittipaldi/n1597696124789.html

Pode parecer bobagem, mas espero que alguém avise Rubinho e Alesi pra eles não tentarem corrigir ao extremo se o carro sair de traseira na curva(pilotos carregam vícios), senão pode acontecer a mesma desgraça que aconteceu com Gordon Smiley em 82. A regra no oval é clara, se o piloto perder muito a traseira, deixa ela sair sem corrigir, senão o carro poder ir de frente para o muro. Gordon Smiley corrigiu, e foi sua última manobra em um carro de corrida. O acidente foi asssutador, na batida a tampa da caixa craniana saiu junto com seu capacete, o cérebro foi junto e ficou tudo espalhado pela pista!

Gordon Smiley fatal Indy 500 Crash Indianapolis 1982
http://www.youtube.com/watch?v=lBUFJ2O9nM8

Na foto abaixo da para ver Smiley com um dos braços esticados sem o capacete e provavelmente, sem o cérebro:
http://img165.imagevenue.com/img.php?image=44158_Gordon_Smiley_1982_Indianapolis_500_4_LQ_122_475lo.jpg

“Durante uma tentativa de qualificação para a Indy 500 de 1982, Gordon Smiley, um jovem e arrogante piloto do Texas, estava determinado a quebrar a barreira das 200 milhas de média, ou fazia isso ou morria tentando. Diversos pilotos veteranos o advertiam sobre o seu estilo de condução, em que costumava corrigir as suas tragetórias em contra-balanço, algo que era errado para um Speedway. Quando perdeu a tração, Smiley reagiu como se estivesse numa pista normal, corrigindo o seu carro saindo de traseira. O impacto foi violento.”

“Enquanto eu dirigia para o que restava do seu carro, imediatamente após o impacto, observei umas pequenas manchas de uma substância cinzenta que formava uma trilha até o piloto. Fiquei chocado ao ver que o capacete de Smiley tinha voado, junto com a parte superior do seu crânio, cortado pela cerca de segurança. Espalhado pela pista tinha mais pedaços do seu cérebro. O seu capacete, devido a enorme força centrífuga, foi literalmente sugado pelo impacto na cabeça do piloto…”

“Quando voltavamos para o Centro Médico com o corpo, fiz uma análise rápida e percebi de imediato que praticamente todos os ossos do seu corpo tinham sido estilhaçados. Ele tinha uma ferida tão grande do lado do impacto que parecia que tinha sido atacado por um grande tubarão. Eu nunca tinha visto tal trauma”.

JC Simonassi
JC Simonassi
11 anos atrás

FG

o Alesi foi um daqueles casos de grandes pilotos que “erram” na escolha e afundam a carreira. Diz a lenda que ele não assinou com a Willians para assinar com a Ferrari. Ali naquele período a Willians voava enquanto a Ferrari afundava. Uma pena pois era um baita piloto e se tivesse acertado na escolha teria sido campeão várias vezes.
Abraço
Simão

BSL
BSL
11 anos atrás

Simplesmente, esse dia a Ferrari não quebrou…

Pablo Habibe
11 anos atrás

Aquela chicane ridícula ainda era a ressaca das mortes de 94…

Rafael Marinho
Rafael Marinho
11 anos atrás

Newman-Haas está agonizante, mas não morreu e participará da Indy500. Acho que ano que vem retorna para fazer a temporada inteira da Indy.

Glauber
Glauber
11 anos atrás

Tomara que classifique e faça bonito. Só não vou torcer pra ele ganhar porque vou torcer pro Barrichello. Mas que Alesi chegue em segundo.. rs… sonhar não paga imposto ainda nem IOF…

peba
peba
11 anos atrás

Seria essa a última vitória de um francês?

Onyas
Onyas
Reply to  peba
11 anos atrás

Teve a vitória do Olivier Panis em 1996, venceu em Mônaco com a saudosa Ligier.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  peba
11 anos atrás

Olivier Panis em Mônaco/1996, com uma Ligier, foi a última.

Eduardo Casola Filho
Reply to  peba
11 anos atrás

Não, teve a do Panis no ano seguinte em Mônaco.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
11 anos atrás

Magnífico ! Tempos que não voltam jamais.
Se fosse hoje, puniriam Xume e o Alesi, o carro desmontaria com o peso, e o escape ainda queimaria a bunda do francês.

marcos jose
marcos jose
11 anos atrás

boa sorte a alesi e a newman haas.

Enko
Enko
11 anos atrás

jean alesi, um leão na tyrrel, um dragão na ferrari.
esse sim pode se chamar de piloto mediano, ganhou essa do canadá e mais nada.
que tenha sorte nas 500milhas, se conseguir se classificar.
mas a newman hass não está quebrada?
se não,me engano a fia proibiu esse tipo de carona

Lucius
Lucius
11 anos atrás

Esse pódio deve ter quebrado muita bolsa de aposta.
E essa da Lotus que perdeu o patrocínio da Lotus. Parece piada. Vão devolver o nome à outra equipe?

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
11 anos atrás

Lembro-me do desempenho excepcional do Alesi no GP de Phoenix de 1990, com a Tyrrel, dando o maior sufoco no Ayrton.
Grande piloto, que tenha boa sorte nas 500 milhas…
Vou incluí-lo na minha torcida, ao lado do Tony, Helinho e Barrica…

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Grande Alesi, lindo capacete, linda Ferrari, que ainda insistia no bico baixo. Bons tempos…

Romero
Romero
11 anos atrás

Pela Newmann-Haas?????

Eduardo Casola Filho
Reply to  Romero
11 anos atrás

A Newmann -Haas vai correr só as 500 milhas. Ela não tinha condições para o campeonato inteiro

André
André
11 anos atrás

Pense num pódio derrota. Alesi, Barrichello e Irvine.

Alexandre Werner
Alexandre Werner
Reply to  André
11 anos atrás

Kkkkkk, que maldade. Mas quem nunca torceu para um desses kras ganhar uma corrida ou ultrapassar um dos pilotos top? Um pódio zebrístico sempre quebra a pasmaceira da F1 geralmente dominada por dois pilotos e/ou equipes.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
11 anos atrás

Flavio

Hoje em dia seria interessante ver uma cena de carona como essas… Imagine o Luis Hamilton dando carona para El Chorón… hehe.

Abs

klaus
klaus
Reply to  Fabio Amparo
11 anos atrás

acho que ele derrubaria o espanhol só de sacanagem… ou daria um cagaço daqueles no cabrón correndo feito um maluco…kkkkkkk