ALESI NAS 500
SÃO PAULO (caramba) – Só vi agora. Jean Alesi, 47 anos, vai tentar uma vaga nas 500 Milhas de Indianápolis pela Newman/Haas. Bárbaro!
Grande Alesi… Quando falo sobre as corridas mais legais que já vi, sempre coloco o GP do Canadá de 1995 entre elas. Foi a única vitória do francês na F-1, uma prova cheia de emoções. Barrichello foi o segundo e Irvine, o terceiro. Não foram muitas as vezes em que a Jordan colocou dois pilotos no pódio. O povo invadiu a pista, foi um perigo desgraçado. Jean largou sua Ferrari no meio do circuito, voltou de carona com Schumacher, jogou o capacete para a torcida, foi uma farra danada.
Tomara que ele consiga um dos 33 lugares no grid. Mas que treine bastante. Oval longo não é brincadeira. Piquet que o diga.
EU hj com 29 anos tenho q me sentir um previlegiado de ter visto a f1 da epoca do senna e do Jean …. bom de mais !!! Torço por ele.
Hoje com 42 anos de idade só posso me manifestar do seguinte modo:
– Puta saudade dessa F1!!! Puta saudade!!!
Dica para vc que adora fotos de eventos antigos, Flavio:
http://www.indystar.com/apps/pbcs.dll/gallery?Site=BG&Date=20120405&Category=NEWS&ArtNo=204050806&Ref=PH&Item=0&odyssey=mod|mostpopphotos
Aqui tem 31 fotografias sobre as 500 Milhas de Indianapolis tiradas nos anos 70 e 80 e que são dignas de Woodstock mas que foram tiradas dentro do Templo Sagrado!
É , meu amigo , o mundo tá ficando cada vez mais chato e “careta”! Belas fotos!
Quando não tinha essa “palhaçada de segurança” era bem legal. rsrsrs
lembro de um post q vc mandou pra nós bloqueiros seu de interlargos tinha um pessoal almoçando perto dos carros. achei bem legal. Foi proibido levar bandeira pro causa da bendita segurança esses tempos não volta mais. rsrsrsrs
o alesi vai ganhar a vaga para andar sobre as 500 pilhas das marcas duracel as amarelinhas.pasonic,etc kkkkkkkkkk
Nunca esquecerei o grande pega de Alesi com Senna no GP dos EUA, salvo engano em 1990 ou 1991. Mais um piloto talentoso que a Ferrari pré-Schumi afundou! E parece que a Ferrari sente saudades dessa época, pois está lutando com todas as forças para se tornar novamente um equipe mediana, como naquela época!
A única outra vez que as Jordans foram ao pódio foi em Spa 1998 (1o. Damon Hill, 3o. Ralf Schumacher). Alesi era um grande piloto e tinha contrato com a Williams em 1991, porém rasgou o contrato e foi para a Ferrari. Resultado: Demorou 5 anos para vencer uma corrida. Se tivesse ficado na Williams, acho que sua carreira seria dessa maneira
1991 – Disputaria o título com Senna
1992 – Seria campeão, pois Mansell não iria voltar atrás na aposentadoria no final de 1990
1993 – Disputaria o título com Prost
1994 – Seria campeão, pois Alesi foi muito mais piloto que Damon Hill, que perdeu por apenas 1 ponto de Schumacher.
Mas ele quis ir para a Ferrari, aí só ganhou 1 corrida.
Nem faz tanto tempo a fórmula 1 era menos “fresca”… hoje nem se pode sair do carro sem recolocar o volante, se der pane seca dá merda por que vai faltar combustível para os testes posteriores da FIA, se não pegar detritos suficientes nos pneus é capaz de não passar na pesagem dos carros, pegar carona então… “Deus me livre desse perigo! Ui, que meda!!”
E o Schumacão nem é tão babaca como gostam de dizer por aí, né??
Muito bom , ainda era a F-1 de verdade , sem frescuras ou babaquices . Olha o Grid , essas turma de pilotos era bem mais legal que a de hoje !
DEVE TER FICADO GAGA…
…
Sei não galera, mesmo sendo um piloto de qualidade, faz muito tempo que não pilota Bólidos monopostos… transitpou bastante pela DTM ha um bom tempo..
Logo… pegar um bólido para pilotar AS 500 milhas de Indianápolis, com 47 anos, e sem o traquejo que requer.. aos 47 anos.. pode ser meio perigoso..
O Barrichello tem 40 anos, mas estava na ativa, pois acabou de sair da formula 1.. isto faz a diferença.. pelos reflexos, forma física, força fisica..
E mesmo assim o Rubens terá experiencia em oval em ritmo de competição antes da Indianápolis, um noviciado necessário.
Já o Jean Alesi, vai cair de paraquedas bem nas tomadas de tempo da Indianápolis 500.. Acho meio perigoso..
Mas desejo boa sorte para ele..
Concordo totalmente, parece mais uma daquelas jogadas de marketing que pode dar merda.
fantastico não lebrava dessa prova foi de arrepiar…
Cacete, nunca tinha visto essas imagens. Estava correndo no Paranaense de Kart no dia do GP, lembro que minha única providência a respeito de F-1 foi ligar pra alguém no meio da tarde pra perguntar o resultado, fiquei surpreso com o pódio atípico e morreu nisso.
Farras como essa, com todo mundo – o vencedor, sobretudo – quebrando os padrões e protocolos, deveriam ser obrigatórias na F-1 e em todas as categorias.
Só espero que o Alesi e o Barrichello não protagonizem uma cena dessas na Indy 500, porque lá é mais rápido.
http://www.youtube.com/watch?v=C7LZDxySLIA
Tudo bem, louvado seja Shumacher pelos títulos conseguidos na Ferrari depois de tantos anos. Eu, como ferrarista de longa data, aprendi a curtir também os pequenos resultados, assim, aprendi a admirar pilotos como: Alboreto, Berger, Alesi, entre outros que por lá passaram.
Flavio, Alesi e um baita piloto, se tivesse ido para a Williams na epoca e nao para a Ferrari, por motivos sentimentais, como ele disse, ganharia muito mais corridas, sempre deu pau nos companheiros se nao me engano. Abraços.
Alesi era um bom piloto, mas não acho que ele tinha talento para ser campeão não…
Quanto a disputa com companheiros de equipe:
1989 – Tyrrell – correu apenas 8 Gps, fez 8 pontos (9º) contra apenas 2 de Jonathan Palmer (25º).
1990- Tyrrell – 13 pontos (9º) contra apenas 3 do Satoro Nakajima (15º)
1991 – Ferrari – 21 pontos (7º) contra 34 do Alain Prost (5º)
1992- Ferrari – 18 pontos (7º) contra 3 do Ivan Capelli (13º)
1993- Ferrari – 16 pontos (6º) contra 12 do Gerhard Berger (8º)
1994 – Ferrari – 24 pontos (5º) contra 41 do Gerhard Berger (3º)
1995- Ferrari – 42 pontos (5º) contra 31 do Gerhard Berger ( 6º)
1996- Benetton – 47 pontos (4º) contra 21 do Gerhard Berger (6º)
1997- Benetton – 36 pontos (4º) contra 27 do Gerhard Berger (5º), só que o austríaco correu três corridas a menos.
1998 – Sauber – 9 pontos (11º) contra 1 do Johnny Herbert (15º)
1999- Sauber – 2 pontos (15º) contra 3 do Pedro Paulo Diniz (14º)
2000- Prost – 0 pontos (melhor colocação – 9º) contra 0 de Nick Heidfeld (melhor colocação – 8º)
2001- Prost (4 pontos) e Jordan (1 ponto) – na primeira equipe, seus companheiros de equipe não pontuaram (Gaston Mazzacane e Luciano Burti). Na Jordan, estreou na Hungria e, no período em que correu na referida equipe, o seu companheiro (Jarno Trulli) fez 3 pontos.
Resumo: o Alesi foi bem superior quando teve companheiros de qualidade questionável (Jonathan Palmer, Satoro Nakajima, Ivan Capelli, Gaston Mazzacane, Luciano Burti), mas teve dificuldades de se impor frente a pilotos parelhos ou reconhecidamente superiores (foi superado com facilidade pelo Prost, teve uma disputa bem acirrada com Gerhard Berger, com uma pequena vantagem para o austríaco, teve dificuldade de se impor ao então inexperiente Nick Heidfeld e ficou atrás do Jarno Trulli). O único que era de bom nível que o Alesi se impôs de forma absoluta foi sobre o Johnny Herbert.
De ponto negativo, fica o fato de ter sido superado pelo Pedro Paulo Diniz quando ambos andaram de Sauber.
Mas, independente desse balanço, o francês chamava a atenção pelo arrojo e combatividade, apesar de não ser o fora de série que se pensava dele no início da carreira.
Quanto a participação em Indy, vamos ver… faz tempo que não corre, mas outros pilotos que só correm ocasionalmente (Davey Hamilton, John Andretti) geralmente conseguem se classificar, então acho que o francês tem alguma chance, apesar de nunca ter andado num oval…
Alesi e Barrichello em Indianápolis seria legal, mas sem treinar adequadamente, eles podem ser um perigo para os outros pilotos.
Penso que a organização da Indy deveria ter um pouco mais de bom-senso. Barrichello já ficou de fora dos testes de novatos no oval e em Indianápolis provavelmente não participará dos testes, já que só será permitido um piloto de cada equipe.
toda a história dele na F1 é em cima da ultrapassagem encima do senna nos eua 90
Serve para Alesi e Barrichello, 500 milhas não é qualquer prova, que nada aconteça a nenhum piloto.
No vídeo abaixo, Fittipaldi alerta Rubinho sobre os riscos nos ovais! Emerson gostaria que Rubens fizesse pelo menos duas corridas como “convidado” em qualquer corrida em oval, para pegar mais a “mão” da pista. A preocupação do bicampeão no vídeo impressiona!!!
http://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/bruno-senna-tem-talento-mas-falta-experiencia-diz-fittipaldi/n1597696124789.html
Pode parecer bobagem, mas espero que alguém avise Rubinho e Alesi pra eles não tentarem corrigir ao extremo se o carro sair de traseira na curva(pilotos carregam vícios), senão pode acontecer a mesma desgraça que aconteceu com Gordon Smiley em 82. A regra no oval é clara, se o piloto perder muito a traseira, deixa ela sair sem corrigir, senão o carro poder ir de frente para o muro. Gordon Smiley corrigiu, e foi sua última manobra em um carro de corrida. O acidente foi asssutador, na batida a tampa da caixa craniana saiu junto com seu capacete, o cérebro foi junto e ficou tudo espalhado pela pista!
Gordon Smiley fatal Indy 500 Crash @ Indianapolis 1982
http://www.youtube.com/watch?v=lBUFJ2O9nM8
Na foto abaixo da para ver Smiley com um dos braços esticados sem o capacete e provavelmente, sem o cérebro:
http://img165.imagevenue.com/img.php?image=44158_Gordon_Smiley_1982_Indianapolis_500_4_LQ_122_475lo.jpg
“Durante uma tentativa de qualificação para a Indy 500 de 1982, Gordon Smiley, um jovem e arrogante piloto do Texas, estava determinado a quebrar a barreira das 200 milhas de média, ou fazia isso ou morria tentando. Diversos pilotos veteranos o advertiam sobre o seu estilo de condução, em que costumava corrigir as suas tragetórias em contra-balanço, algo que era errado para um Speedway. Quando perdeu a tração, Smiley reagiu como se estivesse numa pista normal, corrigindo o seu carro saindo de traseira. O impacto foi violento.”
“Enquanto eu dirigia para o que restava do seu carro, imediatamente após o impacto, observei umas pequenas manchas de uma substância cinzenta que formava uma trilha até o piloto. Fiquei chocado ao ver que o capacete de Smiley tinha voado, junto com a parte superior do seu crânio, cortado pela cerca de segurança. Espalhado pela pista tinha mais pedaços do seu cérebro. O seu capacete, devido a enorme força centrífuga, foi literalmente sugado pelo impacto na cabeça do piloto…”
“Quando voltavamos para o Centro Médico com o corpo, fiz uma análise rápida e percebi de imediato que praticamente todos os ossos do seu corpo tinham sido estilhaçados. Ele tinha uma ferida tão grande do lado do impacto que parecia que tinha sido atacado por um grande tubarão. Eu nunca tinha visto tal trauma”.
FG
o Alesi foi um daqueles casos de grandes pilotos que “erram” na escolha e afundam a carreira. Diz a lenda que ele não assinou com a Willians para assinar com a Ferrari. Ali naquele período a Willians voava enquanto a Ferrari afundava. Uma pena pois era um baita piloto e se tivesse acertado na escolha teria sido campeão várias vezes.
Abraço
Simão
Simplesmente, esse dia a Ferrari não quebrou…
Aquela chicane ridícula ainda era a ressaca das mortes de 94…
Newman-Haas está agonizante, mas não morreu e participará da Indy500. Acho que ano que vem retorna para fazer a temporada inteira da Indy.
Tomara que classifique e faça bonito. Só não vou torcer pra ele ganhar porque vou torcer pro Barrichello. Mas que Alesi chegue em segundo.. rs… sonhar não paga imposto ainda nem IOF…
Seria essa a última vitória de um francês?
Teve a vitória do Olivier Panis em 1996, venceu em Mônaco com a saudosa Ligier.
Olivier Panis em Mônaco/1996, com uma Ligier, foi a última.
Não, teve a do Panis no ano seguinte em Mônaco.
Magnífico ! Tempos que não voltam jamais.
Se fosse hoje, puniriam Xume e o Alesi, o carro desmontaria com o peso, e o escape ainda queimaria a bunda do francês.
boa sorte a alesi e a newman haas.
jean alesi, um leão na tyrrel, um dragão na ferrari.
esse sim pode se chamar de piloto mediano, ganhou essa do canadá e mais nada.
que tenha sorte nas 500milhas, se conseguir se classificar.
mas a newman hass não está quebrada?
se não,me engano a fia proibiu esse tipo de carona
Esse pódio deve ter quebrado muita bolsa de aposta.
E essa da Lotus que perdeu o patrocínio da Lotus. Parece piada. Vão devolver o nome à outra equipe?
Lembro-me do desempenho excepcional do Alesi no GP de Phoenix de 1990, com a Tyrrel, dando o maior sufoco no Ayrton.
Grande piloto, que tenha boa sorte nas 500 milhas…
Vou incluí-lo na minha torcida, ao lado do Tony, Helinho e Barrica…
Grande Alesi, lindo capacete, linda Ferrari, que ainda insistia no bico baixo. Bons tempos…
Pela Newmann-Haas?????
A Newmann -Haas vai correr só as 500 milhas. Ela não tinha condições para o campeonato inteiro
Pense num pódio derrota. Alesi, Barrichello e Irvine.
Kkkkkk, que maldade. Mas quem nunca torceu para um desses kras ganhar uma corrida ou ultrapassar um dos pilotos top? Um pódio zebrístico sempre quebra a pasmaceira da F1 geralmente dominada por dois pilotos e/ou equipes.
Flavio
Hoje em dia seria interessante ver uma cena de carona como essas… Imagine o Luis Hamilton dando carona para El Chorón… hehe.
Abs
acho que ele derrubaria o espanhol só de sacanagem… ou daria um cagaço daqueles no cabrón correndo feito um maluco…kkkkkkk