DICA DO DIA

Enviado pelo Natanael Guimarães via Twitter, on-board na F-1 ao longo dos anos. Talvez já tenha sido publicado aqui, mas é bem legal.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
bara
bara
11 anos atrás

O carro do clark tava num trilho ou é impressão?

Burn, Baby Burn...
Burn, Baby Burn...
11 anos atrás

Falando em cameras On Board famosas, é impossivel esquecer o Emerson Fitipaldi dando uma voltinha na marginal pinheiros com o Lotuz 72 com direito a uma inédita On Board – http://www.youtube.com/watch?v=We4f59YpFXY

E também na mesma semana o Emerosn com a mesma Lotus no interlagos atual – http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=QAKzIOBkILM

Em 1975 em Monaco Emerson e sua Mc Laren – http://www.youtube.com/watch?v=ijIfMU6ZM7g

Coisa Linda de se ver, o piloto que inseminou este virus da F1 em todos nos.. Emerson Fittipaldi

Byeeeeeee

Leandro Ferreira
Leandro Ferreira
11 anos atrás

Muito interessante o video.
Se fosse possível, seria interessante que as imagens fossem de um mesmo circuito, como monza ou mônaco. Aí sim teríamos uma noção do quanto os carros evoluiram.

Ronnie Petterson
Ronnie Petterson
11 anos atrás

Autódromos mais seguros sim. Mas mais rápidos????? Qual evoluiu em velocidade????

Renan Collodoro
Reply to  Ronnie Petterson
11 anos atrás

Spa não é mais rápido? Monza não é mais rápido? Foi em Monza que Montoya bateu o recorde de velocidade da F1, mais de 370km/h. Tem alguns que são chatos, a maioria feito pelo Tilke, mas os demais circuitos são muito bons.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Ronnie Petterson
11 anos atrás

Ei! Cê ta em qual mundo?
Já fazem alguns anos que os carros de F1 tem a velocidade máxima limitada a 350km/hora.
Ou seja, não foram os circuitos que evoluíram, mas os carros. Não fosse essa limitação carros com motores Mercedes ou Ferrari já estariam atingindo velocidades acima de 430km/h nas retas de Monza. Os Renault 410~415… Por ai.

Renan Collodoro
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Eu sei que hoje os carros não chegam mais a 370km/h, eu acompanho a F1 bem de perto pra saber disso. O fato que estou querendo dizer é que além dos carros terem evoluido bastante, ainda existem pistas com retas o suficiente para os carros atingirem grandes velocidades. Não é só o fato da evolução dos carros, mas a evolução das pistas também, que além de estarem mais seguras, também possuem retas longas e curvas de alta velocidade. Mas não vou entrar em discussão, cada um tem um ponto de vista, eu acho que existem circuitos muito rápidos, como Spa, Monza e até Interlagos, já corri em Interlagos e sei as velocidades que podem ser atingidas nas duas retas do circuito.

Renan Collodoro
11 anos atrás

O legal do vídeo não é só ver a evolução dos carros e do estilo de pilotagem dos pilotos ao longo do tempo, mas também a evolução dos autodromos, que apesar de atualmente existirem alguns bem sem graça, foram ficando mais seguros e rápidos!

Mateus
Mateus
Reply to  Renan Collodoro
11 anos atrás

E tomando a liberdade em acrescentar, mostra também o quão superficiais são os comentários que fulano é ou foi o melhor piloto. Cada época com a sua particularidade, e cada época com seus melhores pilotos. Impossível querer fazer comparações com pilotos de épocas tão distintas como Fangio, Gilles, Lauda, Piquet, Senna, Schumacher etc.

Mas uma dúvida fica: Ou Fangio amava tanto a vida ao ponto de querer viver cada segundo ao máximo, ou não tinha amor a própria vida.

De duas, uma certeza: Completamente louco.

Pedro
Pedro
Reply to  Mateus
11 anos atrás

Concordo plenamente com essa teoria de que cada época teve suas particularidades, porém as comparações são inevitáveis. O que sou contra é dizer que dentre os top fulano foi melhor, cada um foi melhor em um determinado momento e num determinado segmento, podemos dizer que um foi mais arrojado e outro mais técnico, por fim todos estão na história da F1, inclusive Gilles, que mesmo sem titulos e com apenas 6 vitórias na F1 (devido a sua morte precosse), é considerado um dos melhores da história. Obviamente dentro deste contexto escolhemos a cada ano que passa novos “maiores pilotos da história da F1”, e claro que eu sou mais Hamilton e Alonso do que Button por exemplo, pra mim o arronjado sempre será melhor do que o técnico!

gilles
gilles
Reply to  Mateus
11 anos atrás

Louco nada, com todo o respeito, repare ele e o Jim Clark, que suavidade para girar o volante com aqueles pneus de “bicicleta!, ele sempre disse, nunca acima do limite, Com todo o respeito a turma de hoje, eles eram “doutores” das pistas.
Abraços.

Burn, Baby Burn...
Burn, Baby Burn...
Reply to  gilles
11 anos atrás

caro matheus, concordo com o amigo Gilles, não eram loucos.. eram genios.. sabiam levar o bólido naquele limite exato onde se diferenciam os Ases dos comuns..

Sem controle de tração, sem tecnologias facilitadoras.. na unha mesmo , automobilismo visceral, organico, humano..
Sobre humano que craques como Fangio Clark, Gilles, Senna, e claro meu grande idolo piquet fizeram pelos circos F1 de todos os tempos..

Hoje tá difícil ver coisas assim.. pois tudo é muito certinho, se chove um pouco já entra o pace car, não tem mais embreagem na pedaleira, acabaram-se os punta tacos, hoje tem controle de tração..cambio automático.. tecnologia burra que nivelou todo mundo no mesmo saco de gatos.. ficou difícil selecionar o As do mediano.. muito difícil mesmo..

enko
enko
Reply to  gilles
11 anos atrás

como sempre defendi essa tese aqui, fico com a resposta do pedro, cada um teve sua época, seu estilo.
isso de comparar esse com aquele, s´gera polêmica inutil e que não,leva a lugar nenhum;

Burn, Baby Burn
Burn, Baby Burn
Reply to  enko
11 anos atrás

Olá Enko, respeito a sua opinião meu amigo

Na verdade a polemica não está na comparação entre pilotos, mas na arte de achar quem é Asd e quem não é hoje em dia..

Me refiro que estas regras e a instação de toda esta tecnologia ao longo do tempo, tirou a oportunidade de um piloto mostrar o seu verdadeiro valor.

Desde a antiguidade os pilotos “pedalam” seus punta tacos” domando os bólidos nas entradas e sa´pidas de curva.. aí estava o X da questão..
No video acima é possivel ver um fangio derrapando nas quatro e ver que o argentino era um As, como muitos outros basta achar no youtube videos conexos, e voce irá perceber que nem todos os pilotos dominavam esta arte ao longo décadas, onde só os Ases se destacavam, e se destacava ao olho nú.

Hoje isso não existe.. se o piloto sair nas quatro vai para a brita, sinal que passou do limite do controle do computador com controle de tração.

Na verdade não comparei os pilotos de ontem e de hoje apenas gostaria de ver quais pilotos desta safra atual se destacariam despojados da tencologia. Com certeza os resultados seriam surpreendentes..

Justamente porque o modo “tecno” assistido de pilotar hoje não serve como referencia nenhuma em relação aos estilos de pilotagem básico que atravessou décadas e décadas

Por exemplo posso comparar a “tocada” de um Prost em relação ao um Villeneuve bastando assistir alguns vídeos em segmentos iguaisem Monaco, afinal éd uma pista que mudou muito pouco a longo dos tempos com excessão da chicane da saida do tunel

No meto de pilotar antigo “analógico” todos tinham um mesmo problema.. domar a cavalaria nas entradas de curva, mantendo os giros, mantendo a tração, a tangencia trocando as marchas enquanto segurava o volante com uma das mãos, para sair da curva trancionando bem o bólido na base do punta tacos..

Só isso já permite comparar estilos de pilotagem de Fangio até a fase Senna , mesmo que a velocidade das épocas sejam diferentes.

Mas então chegamos a amigerada fase famigerada Willians FW Ativa – http://www.youtube.com/watch?v=sjbc1tmKi6g e nada foi igual.. me lembro do Senna fazer uma referencia sobre esta tecnologia “estão tirando das mãos do píloto a responsabilidade da pilotagem”

Acompanho a formula 1 desde a década de 70, e sei que entre os pilotos atuais tem gente com muito talento, apenas fica impossivel saber quem é quem.. basta o piloto ter um carro bom e será o Vettel da temporada.

O Pérez é um exemplo disso, fez uma corrida estupenda, poderia ter ganho a corrida, não ganhou porque errou no final da prova, e ganhar de um piloto do nivel do Alonso seria um feito histórico. Entretanto será que ele é melhor que o Alonso por isso?, ou melhor ou igual ao Vettel por isso. E o Vettel é tudo isso mesmo.Que é o Ban Ban ban de hoje?

Sinceramente hoje eu não sei distinguir O Bota do bom, do médiano e do taxi driver…

A tecnologia mascara isso, e é justamente disto que eu estou me queixando ha um certo tempo por aqui.

Quanto ao Péres, parece que agora é a bola da Vez espero que aproveite o reinado q..
http://www.youtube.com/watch?v=sjbc1tmKi6g

Mateus
Mateus
Reply to  Burn, Baby Burn
11 anos atrás

Belíssimo comentário.

enko
enko
Reply to  Mateus
11 anos atrás

não quis te atropelar com meu comentário, aliás igual a voce, (soa estranho, m,as como voce não é conversa de homens sérios, rsrsrs). eu tambem defendo os carros de antigamente. eliminava, freio de carbono, limitava asas, pneus e tirava a eletrônica embarcada.

Burn, Baby Burn...
Burn, Baby Burn...
Reply to  enko
11 anos atrás

Atropelou não.. grande amigo Enko, acompanho os seus comentários, e eles ten densidade, ao contrário de muitos “paraquedistas por aqui”, e percebo que também está up to date nos problemas da formula 1 de hoje.. tenho certeza que mesmo que encontre outros afiliados do blog fo flavio com pensamentos divergentes, no fundo todos querem ter o prazer de assistir corridas com o talento sendo provado.. e não este 171 tecnológico..e sem graça..

Valeu brother.. e claro sempre vou respeitar tuas ponderações.. pois também aprendo com elas..

Renan Collodoro
Reply to  Mateus
11 anos atrás

Concordo com tudo o que você disse. Realmente não podemos comparar pilotos de épocas diferentes, cada um guiou do seu jeito em sua época e se destacou perante os demais, sendo campeão ou não. Da mesma forma com que Vettel, Button e Alonso tem se destacado nos dias atuais. A F1 viveu épocas totalmente distintas, mas a personalidade de cada piloto se sobressaiu aos demais, por isso são ou foram mitos…

Burn, Baby Burn...
Burn, Baby Burn...
Reply to  Renan Collodoro
11 anos atrás

È verdade Renan… é muito bom ver um fora de série em ação.. como um Federer, um Messi, ou um Alonso endiabrado andando mais que seu “bólido esquife”, e vencendo uma prova impossível. A arte é sempre bem vinda no esporte, pois ela nos alimenta o espirito, nos estimula em nossas humildes habilitações mortais..

Neste domingo por exemplo que assistiu a GP3, teve este prazer, vendo o jovem estreante de 16 anos Romano Fenati com uma moto “não de fábrica e sem patrocínios” caçando o igualmente talentoso Maverick Vinales. Maverick venceu, mas este duelo foi incrivel..

Em resumo, nós que adoramos esportes a motor, adoramos vivenciar momentos geniais como estes..

Valeu