DICA DO DIA

SÃO PAULO (inacreditável) – Das coisas boas que a internet nos proporciona é viajar ao passado. Ontem encontrei este blog aqui, nem sei como, e fiquei bobo. Chama-se “Quando a cidade era mais gentil” e pertence a Martin Jayo, a quem não conheço, mas agradeço. Logo de cara, ele colocou três propagandas de lançamentos de prédios em São Paulo da década de 40. Atrativo de venda: tinham abrigos antiaéreos! Tem coisa mais espetacular no mundo? Será que esses abrigos ainda estão lá? Será que tem imigrantes japoneses morando neles, escondidos, achando que a Guerra ainda não acabou? Os prédios ainda existem, no detonado Centro de São Paulo. Um dia vou procurar esses abrigos.

Mas tem muito mais, como essa foto que reproduzo, não sei exatamente qual o ano, que mostra o aeroporto de Congonhas lá no alto à esquerda, a 23 de Maio/Ruben Berta/Moreira Guimarães cortando a cidade, com Moema do lado direito e Planalto Paulista à esquerda. Localizei o Clube Sírio e, assim, o terreno onde hoje fica meu prédio. A foto, pois, é anterior a 1970 — o edifício ainda não está lá, na foto. E vejam Moema: não tem um prédio sequer!

São Paulo era uma cidade incrível. Ainda é, sei lá.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
EL LORENTON
EL LORENTON
11 anos atrás

SO ACHO QUE ASSIM DEVERIA TER FICADO CASO EXISTISSE O CONTROLE URBANO,,VIVO EM LONDRES A 25 ANOS E OLHA QUE AS MUDANCAS SAO PEQUENAS,,,E A CIDADE E LINDA COMO SEMPRE,,,E ASSIM FICARA,,,,POIS SOMOS CONTRA AO CRESCIMENTO VERTICAL ,,,NA VILA AONDE PASSEI PARTE DE MINHA VIDA,,,ALI PROXIMO A RUA CERRO CORA,,,JA NAO CONHECO MAIS DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE EDIFICIOS CONSTRUIDOS,,,ATE O MEU GRANDE AMIGO CARAMORI,,,JA FALECIDO,,,NO L UGAR DA SUA PEQUENA FABRICA NA RUA JORGE AMERICANO LEVANTARAM 2 EDIFICIOS ,,,DE 20 ANDARES,,,A VILA JA NAO E A MESMA,,SAUDADES DAQUELE TEMPO EM VIVIAMOS EM CASAS OU SOBRADOS,AQUI NA INGLATEERRA , PARA VC CONSTRUIR NA SUA PROPRIEDADE,,DEVE SE FAZER UMA APLICACAO PARA A PREFEITURA LOCAL,,,E AGEM COM MUITO RIGOR,,,E NAO SE PODE FAZER ALTERACAO ALGUMA NA PARTE EXTERNA DA PROPRIEDADE,,,E

Marcus - Franca
Marcus - Franca
11 anos atrás

Nem vi o site direito, mas ja coloquei nos favoritos… pq na verdade nao precisa voltar a quarenta anos atras, uns 25 ja estava bom quando era moleque no tatuapé e jogava bola descalço e arrebentava a cabeça do dedão no asfalto…

Rafael Vieira
11 anos atrás

Nossa, ainda existiam algumas ruas de terra entre a Indianópolis e Luiz Goes. hahahah

Helton Garcia Fernandes
Helton Garcia Fernandes
11 anos atrás

alguns prédio do Largo do Arouche tem abrigo anti-aéreo.

marcia ovando
marcia ovando
11 anos atrás

Olá Flavio!

gostaria muito de postar essa foto de São Paulo e explicação no meu blog,lógico que com seu nome e nome do seu blog
fico aguardando um retorno seu

abraço

marcia ovando
http://www.moemadetantashistorias.blogspot.com

Roberto Fróes
Roberto Fróes
11 anos atrás

Conheço pessoalmente dois prédios em Copacabana com abrigos antiaéreos. Minha sogra morava em um deles, e no outro, meus irmãos tiveram um restaurante. A cozinha e a despensa funcionavam no antigo abrigo.
Mas parece que a legislação da época obrigava a isso.

Marcelo Mig
Marcelo Mig
11 anos atrás

Outro endereço que merece ser visto, inclusive muitas fotos do http://quandoacidade.wordpress.com/ dão crédito a ele, é o http://www.geoportal.com.br/.

Não sei como conseguiram, mas lá há foto aérea de toda a cidade em 1958, 2008 e a mais atual, nos moldes do Google Maps. Dá para ficar horas comparando as três épocas, e ver como tudo aconteceu muito rápido…

Adriano
Adriano
11 anos atrás

Espetacular o site, muito obrigado pela recomendação, FG! Vivi ali na fronteira entre Planalto Paulista, av. Jabaquara e Igreja de São Judas a maior parte da minha vida, passava nessa parte da 23 de maio e na frente do Sírio todos os dias durante a faculdade e é incrível ver que, daquela época, sobraram pouquíssimas casas.

Linda foto!

faria
faria
11 anos atrás

Quando eu era piazinho, o único prédio (3 ou 4 andares, quem se lembra?) que existia próximo ao aeroporto, na rota de aterragem, era na esquina da Imarés esquina com o viaduto João Julião (sobre a Bandeirantes). Pelo que me lembro, era proibido construir prédios na imediações do Aeroporto de Congonhas, porque era perigoso para aviação, haha. 20 anos depois um aviãozinho se espetou em um prédio lá em Moema.

Fernando Lippi
Fernando Lippi
11 anos atrás

Flávio, valeu pela indicação do site!
Achei até uma foto do meu pai no Mercury azul em frente ao prédio da família!
http://quandoacidade.files.wordpress.com/2012/03/191.jpg

Sensacional!

Fernando Lippi
Fernando Lippi
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Isso mesmo Flávio! Fui mostrar os dois sites pro meu pai e ele já conhecia, inclusive ele já mandou algumas fotos para este site de Moema. Sensacional esta indicação, abraço!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

São Paulo é espetacular… minha Cidade por adoção e paixão.

Segue o jogo…

Imperador

Alex Matias
11 anos atrás

Felizmente o bairro Planalto Paulista ainda preserva muito dessa imagem, com pouquíssimos prédios, construídos antes da mudança da lei de zoneamento. Um oásis. Belíssima foto.

Martin Jayo
11 anos atrás

Quem ficou bobo fui eu, Flavio, com esse post tão bacana e tão generoso. Obrigado! E fico muito feliz que vc tenha gostado do blog. Um forte abraço!

Minoru
Minoru
11 anos atrás

O interessante que na parte de baixo da foto, onde seria a Av.José M.Whitaker, as ruas ainda eram de terra… nesse tempo eu tinha uma tia que morava na Av.Jandira, a duas quadras da Ruben Berta.

Fernando Passos
11 anos atrás

Outro dia a minha colega de trabalho avaliou um apartamento na região do Paraíso da metade do século passado, onde o abrigo anti-bombas, preocupação da época, foi adaptado para estacionamento, atual preocupação da população.

John Barnard
John Barnard
11 anos atrás

Os preços dos apartamentos eram bem mais justos também. Ótimo link.

Felipe
Felipe
11 anos atrás

Caramba meus avós moravam em uma cobertura na Rua Luis Góes nessa mesma região desde o inicio dos anos 70 e me lembro quando era criança meu saudoso avó me levava até uma das varandas e dizia que quando ele se mudou pra esse apto ele dizia que olhava por qualquer janela e não via quase prédios, me lembrei disso quando vi a foto.

Luiz Morais
Luiz Morais
11 anos atrás

São Paulo é, sem dúvida, a melhor cidade do país e, me atrevo a dizer que para mim, só Berlim e a Philadelphia podem ser melhores que São Paulo.
O problema de São Paulo é o mesmo que acontece em NY, Londres, Paris e por aí vai, são cidades “porto” para gafanhotos. As pessoas vêm de diversas partes do país e de fora também, ganhar dinheiro em São Paulo, mas sempre sonhando em voltar para a cidade natal. Vêm, aproveitam o que aqui tem de melhor, que são as oportunidades, destroem tudo o que podem e depois deixam o resto para cuidarmos, típico de gafanhoto.
Se as pessoas que viessem de outras codades para cá, fizessem de São Paulo a cidade deles, reconhecessem a cidade que os acolhe e passassem a amá-la, sem dúvida as coisas seriam diferentes.
Se as pessoas que não gostam fossem embora e deixassem somente os que aqui vêem suas raízes ou mesmo têm orgulho de serem ciadadãos de São Paulo, essa cidade seria a melhor do mundo.
Peguem as fotos e comparem com a situação de hj e depois pegem os dados da população daquela época com os dados da população de hj. A cidade hj conta com 8 milhões de residentes, fora os residentes na Grande São Paulo que habitam ã cidade para trabalhar ou se deslocar, chegamos a 12 milhões! Isso representa um número maior do que a população da Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Finlândia e Noruega juntos.
Sem dúvida 12 milhões é mais gente do que tem em NY, em Berlim, Paris, Londres, Tokio, Hong Kong, acho que só perdemos para a Cidade do México que é maior e muito, mas muito pior que São Paulo nos aspectos que mais incomodam aqui, que são o trânsito e violência.
Portanto, São Paulo é sim uma cidade incrível.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

1-) Luiz, eu nasci e sempre vivi em SP, posso não gostar? Aliás, posso ter uma opinião diferente da sua?
2-) Não concordo que quem vem de fora tem uma opinião menos importante do que a minha ou a sua.
3-) Se você é adepto do “vai embora”, eu prefiro exigir (e também contribuir com minha parte) que esse lugar melhore. Concordo que a raiz de tudo é a superpopulação, mas acho que todos têm direito à cidade, nascidos nela ou não, tendo orgulho ou não gostando dela.
4-) Não é só porque a pessoa detesta o lugar que ela é a causa dos problemas da cidade. Aliás, muitas das pessoas que fazem parte dos pontos positivos dela são os que não gostam, viu?
5-) Por que as pessoas levam críticas ao local onde elas vivem/nasceram pro lado pessoal?

Andre Decourt
Andre Decourt
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

TFP rules

José Brabham
José Brabham
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

No coments…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Não acho que quem venha para SP sonhe em voltar para sua terra natal depois de “enriquecer”. Mesmo com a degradação da qualidade de vida e da redução das opções de trabalho, a maioria do pessoal que veio do Nordeste permanece por aqui. Já existem famílias originárias do NE em sua sexta geração de paulistas. O que eu vejo é justamente o contrário: a degradação da cidade é que forçou muitos imigrantes a emigrarem devido à perda de qualidade de vida.

Mas concordo com algumas coisas, o que tem de gente que só sabe pichar, falar mal e desancar a cidade, diz que quer ir embora (mas nunca vai) etc, não está escrito no gibi. São uns malas sem alças.

Pereira
Pereira
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Me desculpem os que amam a cidade: eu acho horrível para morar. Mas acho fantástica para passar um fim de semana.
Os amigos que tenho e moram aí se gabam do que a cidade oferece: museus, shows, teatro, etc. Quando eu pergunto se aproveitam isso tudo, dizem que geralmente não, pois são muito ocupados.
Todos que conhecidos que moram em São Paulo (nativos ou não) reclamam muito do custo de vida, da violência e do trânsito.
Agora, sobre o comportamento de gafanhoto, você está generalizando. Você pode garantir que os nativos de São Paulo também não destroem (aliás, o que significa isso, exatamente) tudo?

Rafael Chinini
Rafael Chinini
11 anos atrás

impressionante é ver como mudou RAPIDO DEMAIS o cenário! acho que 30 anos é “pouco” pelo tamanho da mudança

engraçado que ver uma foto dessa da um sentimento do tipo “nossa, deviam ser todos felizes nessa época” hhahaa

Rafael Chinini
Rafael Chinini
11 anos atrás

impressionante é ver como mudou RÁPIDO DEMAIS!!

Andre Decourt
Andre Decourt
11 anos atrás

Aqui está a Praça nos anos 40, quando a região era replanejada e a antiga cidade colonial na frente do primeiro porto do Rio, arrazada… http://www.rioquepassou.com.br/2004/05/08/praca-dos-expedicionarios-e-misericordia/

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
11 anos atrás

Meu Deus… A que preço vale o progresso? Comnparo o crescimento da cidade a comer um churrasco queimado e cru, ao mesmo tempo. Por falar em se localizar, o terreno da antiga Rede Record não ficava neste plano?

reynaldo cruz
reynaldo cruz
11 anos atrás

Flavio, aqui em São Vicente no bairro Gonzaguinha, em frente à praia tem o Ed. Gaudio que no térreo tem o restaurante de mesmo nome e que conta com o abrigo antiaéreo que o proprietário usa como videokê, ou seja facinho de visitar!

Thiago Marinho
Thiago Marinho
Reply to  reynaldo cruz
11 anos atrás

Reynaldo,

Legal saber que ali era um abrigo, não tinha ideia !

Lembro que por volta de 96/97 lá embaixo no videoquê, tinha uma rede interna de telefones em cada mesa, onde dava para conversar, era muito divertido !

Andre Decourt
Andre Decourt
11 anos atrás

Copacabana é um bairro cheio de prédios com abrigos anti-aéreos, alguns são conjugados com as garagens, que ficam meio complicadas pelo festival de grossas colunas, outros são câmeras subterrâneas as vezes conjugadas com as entradas de serviço.
Na família temos um prédio que tem um desses abrigos, junto a uma escada que desce da portaria para a garagem, há até porta de ferro.
O Rio também possui um abrigo anti-aéreo público, em pleno Centro, na Praça dos Expedicionários, no Castelo, que fica junto aos antigos ministérios da Educação, Fazenda e Trabalho e de inúmeros órgãos públicos e da antiga câmara dos deputados.
Hoje o abrigo é usado como garagem do Tribunal de Justiça

CARLOS
CARLOS
11 anos atrás

FG , VAI NO LINK ” postos de gasolina “

Dú
11 anos atrás

Que show.

Danilo Junqueira
Danilo Junqueira
11 anos atrás

São Paulo consegue ser ao mesmo tempo a melhor e a pior cidade do país…
Eu particularmente depois de 25 anos morando em SP não gosto dessa cidade.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Danilo Junqueira
11 anos atrás

Poderia deixá-la.
Se todos que não gostam fossem morar onde gostam, aqui sera perfeito.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Danilo Junqueira
11 anos atrás

Eu concordo, tornou-se um péssimo lugar pra viver. Infelizmente as coisas boas (que até não são poucas) nem de perto compensam os transtornos. Uma pena…

Sérgio Balbino
Sérgio Balbino
Reply to  Danilo Junqueira
11 anos atrás

Nasci, cresci e vivo em São Paulo. E é bem por ai: amo a melhor/pior cidade do país.

Tá um saco cada vez maior viver em algo tão insuportável, mas pretendo sair daqui em breve. Pois por mais que se ganhe dinheiro, por mais que sua cultura aumente, por mais que você encontra de tudo e mais um pouco a hora que quiser, a cidade está saturada e nada vai dar mais jeito nisto.

Ainda mais com as gestões que temos nos últimos anos.

Augusto
Augusto
Reply to  Sérgio Balbino
11 anos atrás

Acho que devemos saber da realidade das outras cidades para comparar. A verdade é que no Brasil todas as cidades grandes e médias são caóticas. Não tem planejamento, transporte público de qualiidade , segurança, saúde, etc… O que temos é lixo, enchentes e o caos. Por incrível que parece vivemos até bem nesta cidade. Devemos lembrar que estamos no Brasil.

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
Reply to  Sérgio Balbino
11 anos atrás

Pois é…
Esta é a São Paulo que todos amam e odeiam.
O problema de SP é a falta de planejamento em todos os sentidos.
Não planejam novas avenidas, apenas a constroem, pouco se importando se vai ligar nada a coisa nenhuma.
Não planejam escolas, apenas as constroem sem se importar se os professores serão bem remunerados, preparados e estruturados para lecionar nos locais.
Não planejam bairros, apenas constroem casas sem se importar se o local já foi um mangue, um lixão ou uma área de Mata Atlantica… Querem tanto, mas se estruturam tão pouco.
Pedem tanto, mas não oferecem nada.
Criticam tanto mas não oferecem melhorias concretas para o dia a dia.
Está na hora de mudarmos isso.
Que tal começarmos a debater uma melhor forma de organizar o trânsito? Que tal priorizarmos corredores com ônibus elétrico? Nada de cabos de rede elétrica, estou dizendo ônibus movido a baterias com autonomia de verdadeira.
Que tal reestruturar as ferrovias que cruzam a cidade? As linhas não podem mais “levar para o centro”… Todas as linhas convergem para o centro de SP e não estão estruturadas para “transportar pela cidade”. Estão estruturadas para “transportar para o centro da cidade”. Esta é a mentalidade das linhas férreas atuais.
Que tal reestruturar os acessos dos veículos? Porque carros, motos, ônibus, cavalos, caminhões, vans e até bicicletas estão circulando todos nas mesmas vias? Por que não limitam acessos de certos veículos e constroem viadutos EXCLUSIVOS para os caminhões trafegarem sem passar pelas vias dos bairros? Por que não constroem corredores multimodais, onde exista uma via de passagem de ônibus e acima uma linha de metrô. É tão difícil imaginar corredores onde as opções de transporte público SE COMPLEMENTEM e não se degladiem como hoje?
O problema é a cidade ou os “cidadãos” que não se mobilizam para buscar a tão sonhada “Qualidade de Vida”?

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
Reply to  Sérgio Balbino
11 anos atrás

Quanto às opiniões de quem quer sair da cidade para “buscar algo melhor”…
A porta é serventia da casa.
Se querem buscar o “Eldorado” ou a “Terra do Nunca”, fiquem à vontade. Cada um tem a ilusão que lhe convém.
São Paulo não é uma cidade para fracos…

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

É assim que nossas metrópoles deveriam ser: construções baixas, desenvolvimento horizontal, não vertical. Arranha-céus, só no centro. Do jeito que fazem as coisas aqui, não tem infra-estrutura que aguente. Adoro essas imagens antigas das nossas cidades. Me faz pensar “e se as coisas tivessem sido feitas de forma diferente”… de tempos em que a vida parecia ser mais simples, e mais feliz.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

É bem anterior mesmo a 1970 pois ainda existem áreas verdes ao redor da Av. Miruna dentro do Planalto Paulista. Morei numa casa neste bairro entre 71 e 72 e aquelas áreas que aparecem em verde já não mais existiam.
Detalhe, percebe-se ao fundo que a Av. dos Bandeirantes ainda não existia ou estava sendo escavada.
Os hangares das empresas de táxi aéreo ainda não existiam também e na década de 70 já havia pelo menos o da TAM e da Lider.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

É bem anterior mesmo a 1970 pois ainda existem áreas verdes ao redor da Av. Miruna dentro do Planalto Paulista. Morei numa casa neste bairro entre 71 e 72 e aquelas áreas que aparecem em verde já não mais existiam.
Detalhe, percebe-se ao fundo que a Av. dos Bandeirantes ainda não existia ou estava sendo escavada.
Os hangares das empresas de táxi aéreo ainda não existiam também e na década de 70 já havia pelo menos o da TAM e da Lider.
O que impressiona mesmo é o tamanho do parque do Ibirapuera que aparece ao fundo. Era enorme!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Oops. Errei a posição do parque…
Ele está oculto do lado direito da foto.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
11 anos atrás

Foi pro favoritos rapidinho.

luiz ag
luiz ag
11 anos atrás

Essa foto é anterior a 1970. A av. josé maria withaker ainda não existia e as entradas da rubem berta ainda estão abertos. Saudade do bairro que cresci.

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
11 anos atrás

Fiquei de cara com a foto do aeroporto.Não havia prédios na proximidade! Desejaria ter vivido na São Paulo desta época!

Luiz Filipe Silveira
Luiz Filipe Silveira
11 anos atrás

O comentário não é propriamente sobre a matéria, mas sobre o que disse o Vettel sobre o Brasil, comparando-o com o Bahrein. Tem um pouco haver, já que o GP do Brasil é em São Paulo. Seá que ele tem medo que alguém atire um molotov nele aqui? Aí talvez os abrigos antiaéreos sejam úteis.
Abç
Luiz Filipe

Rui Pastor
Rui Pastor
11 anos atrás

Seria a Av. Ruben Berta? Moema sem prédio algum? E não faz tanto tempo assim…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Rui Pastor
11 anos atrás

É a própria.
O viaduto que aparece em primeiro plano é o da Av. Indianópolis.
demorei um bocado para me situar.

Dú
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

De phoder são essas duas fotos. Paulista 900
http://quandoacidade.files.wordpress.com/2012/01/173.jpg?w=545
E o posto defronte ao Iguatemi. Depois Rick Store..
http://quandoacidade.files.wordpress.com/2011/12/931.jpg