DICA DO DIA

SÃO PAULO (dá pra melhorar?) – Recebi do Thiago Sabino, de Pirassununga. É valioso. “Achei esse filme sobre o Emerson, feito em 1976, mas editado só em 1981, para um festival da Fotoptica… Veja as raríssimas imagens do treino do Copersucar em Interlagos, com direito ao mestre Ricardo Divila batendo uma xepa na marmita e o Ingo de tênis Bamba ao lado do carro”, diz o Sabino, recomendando: “Curte aí!”. Não seria justo só eu curtir. Muitos blogueiros estiveram nesse dia em Interlagos. Pena que o áudio está ruim. Foi colocado no YouTube por Fernando Villafranca, que montou, editou e sonorizou o filme. Registro histórico e emocionante. Sugiro aos nossos blogueiros que entrem em contato com o autor nos comentários lá do YouTube, caso tenham alguma ideia para dar um upgrade no som.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Betto D'Elboux
Betto D'Elboux
11 anos atrás

Quem diria… O Ingo já foi “pit-babe” do Emmo!! Hahahahahaha…

Sergio Miami
Sergio Miami
11 anos atrás

O Flavio.. Intelagos com o tracado antigo.. nao tem comparacao.. que ideia mais burra essa do Senna com o S que matou todo o circuito.. Lembro-me de algumas corridas que assisti no morro do retao, a gente estacionava no kartodromo e em alguns fins de semana tinha motocross na area da curva do Sol, abaixo da Reta Oposta. Talvez se nao houvesse a reforma nem haveria GP Brasil mas mesmo assim que pista essa e quem sentava na arquibancada via 70 a 80% de pista limpa. Era demais ver carros no retao e na reta oposta em sentido contrario. Valeu Emerson, Copersucar, valeu Flavio

Enko
Enko
Reply to  Sergio Miami
11 anos atrás

pqp, que mania esses caras tem de dizer que a mutilação do circuito foi do falecido.
vão cobrar do bernie e da erondina, a única coisa que ele fez foi modificar o, fim da reta dos boxes criando o “S”.
falta de esclareciomento é fogo.
ser alguém discordar que prove.

Álvaro Vinícius de Souza Coêlho
Álvaro Vinícius de Souza Coêlho
11 anos atrás

A Fórmula 1, assim como a Infância, está ficando muito antisséptica.

E muito chata.

Romero
Romero
11 anos atrás

Conga, marmitex e bandeira do Brasil no macacão do Emerson. Putz que saudades dos velhos tempos.

Romero
Romero
11 anos atrás

2:27 – espelho retrátil, rebatível?

Enko
Enko
11 anos atrás

com fones de ouvido dá para ouvir bem.
desde aquela época nossa imprensa gostava de criar polêmicas com nossos esportistas, (exceto o pelé), chamando o Emerson de mercenário.
denegrir a imagem de um verdadeiro ídolo, é o absurdodos absurdos.
vi n o video meu amigo damião que trabalhava na equipe na época.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
11 anos atrás

Na minha opinião, o modelo Fittipaldi FD 04 usado pelo Emerson em 1976 em Interlagos foi o mais bonito da equipe, ainda com a tomada de ar e o aerofolio mais recuado ! Além de bonito existia a esperança de um bom desempenho com o 5º lugar na largada ! Mas tudo acabou cedo com uma falha boba no motor ! A partir do GP da Espanha , com a mudança do regulamento o modelo jamais foi competitivo , uma pena ! Mas que aquelas primeiras voltas de um sonho de um carro brasileiro vencedor, pilotado pelo Emerson em Interlagos, foram sensacionais e eu jamais me esquecerei !

Saulo
Saulo
11 anos atrás

Estive no GP de 1976, estréia de Emerson na Copersucar. Lembro que ele largou bem (acho que em 5º), mas na corrida o motor começou a falhar desde as 1ªs voltas o que comprometeu completamente sua corrida. Foi uma pena.
Ótimas lembranças. E o que dizer da pista antiga?
Simplesmente sensacional.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
11 anos atrás

Não sei se nesse dia , mas fui nuns dois ou três treinos do Copersucar em 1976, tinha 12 anos e meu pai me levava. Ficávamos na arquibancada em frente , na época descoberta, hoje refeita. Estive também no primeiro treino do Emerson na Mclaren dois anos antes, entramos nos box e tudo..inesquecível!
Saudades dos eucalíptos, da placa da Motoradio e da Hollywood no Retão..Na aproximação da Ferradura e na saída dela até o Lago, era demais escutar o ronco dos F1.

Fabio Taccari
11 anos atrás

Emerson.Herói de todos.
De ponta a ponta.

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
11 anos atrás

Matei muitas aulas da tarde na FEI para assistir aos treinos do Copersucar.
Valeu à pena!
Eu estive lá!

gilles
gilles
11 anos atrás

Flavio, che pista, che pilota, che machina!!!. Um tempo que nao volta mais, Grazie, Abraços.

luiz caco
luiz caco
11 anos atrás

não só estava la, como estou no filme. ( 6m,08s). agachado na mureta q divide a pista com a entra dos boxe. Era um treino do Emerson com o Copersucar. este carro chegou ao audotromo de interlagos vindo de sua garagem q era em frente ao portão 3 puxado por um jeep. adentrou a pistas por um portão lateral entre a ultima arquibancada e onde existia uns eucaliptos ( hoje arquibancada coberta de frente aos box). Emerson dentro do cokpit . uma visão inesquecivel para um jovem de 16 anos q desde os 11 anos fugia de casa para ver todos os tipos de corridas em interlagos. ja tinha visto este filme antes me orgulho sempre q vejo. fico triste em ler post. q falam de um autodromo sem vida na arquibancada. o automobilismo era lindo, não só f1 + nais f2, super w, divisão 3, divisão 4, formula ford e outras mais, tive o prazer de ver as provas de f1 72/73/75/76/77/78/80/90. depois mudei para o interior de sp onde estou até hoje. mas mesmo assim ainda vou a interlagos ver corridas de f1. 2003/2004/2005/2007/2009/2010.

José Leão
Reply to  luiz caco
11 anos atrás

Luiz.

Eu também estava lá, talvez até perto de você, pois me lembro bem, quando o Divila usou uma lima para aumentar o diametro de uma entrada de ar (como vemos no filme).
Bons tempos, hoje não conseguimos nem usar o banheiro do autodromo. Será que os caras da CBA não ficam envergonhados com tanta “merda” que fazem?

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
11 anos atrás

Eu fui neste treino. Tinha 10 anos.

Eu e minha irmã ficávamos apostando corrido com o F1. Quando ele aparecia na subida para entrar no retão corríamos para ver quem chegava no final da arquibancada primeiro. Não ganhamos nenhuma vez.