ENCHE O TANQUE

SÃO PAULO (acabando tudo) – Segundo o Emerson Neves, esta foto foi tirada na esquina das avenidas Puglisi com Leomil, no Guarujá. Quem frequenta a cidade sabe onde é. Hoje tem uma loja do Ponto Frio, que para mim ainda é Ponto Frio Bonzão.

Difícil saber de quando é a foto. Pelo filme em cartaz, “Dois no Céu”, talvez… E é o máximo o Cine Guarujá.

Vendo o posto, Texaco, me dei conta de como estão sumindo as bandeiras das gasolineiras em SP. Hoje só tem praticamente Petrobras, Shell e Ipiranga. Um ou outro Ale. Os postos “sem bandeira” estão acabando de vez, o que é uma boa notícia, porque muitos só vendiam gasolina batizada. Mas acabaram os Texaco, Atlantic, São Paulo, agora os Esso… Vocês lembram de mais alguma marca tradicional que desapareceu?

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ruy debs
ruy debs
10 anos atrás

A bandeira Gulf, uma das pioneiras desapareceu, mas parece que está de volta.

caio
caio
11 anos atrás

ha rumores de que a ipiranga estaria comprando a ale

Luiz Rocha
Luiz Rocha
11 anos atrás

A Ipiranga não pertence à Petrobrás mas sim ao grupo Ultra.

Mauri Floriani
Mauri Floriani
11 anos atrás

FG, tem também a Salemco que estampou as camisas da nossa Portuguesa nos últimos tempos áureos!

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Vai um fusca do dia. Esse aqui é do Jerry Seinfeld. E quem está entrando com ele no carro é Larry David, co-criador do seriado.
Seinfeld é um grande admirador de Porsches, que, como você bem sabe, são meros fusquinhas metidos a besta.

https://twitter.com/#!/JerrySeinfeld/status/197113836258598913/photo/1

mauricio barbosa
mauricio barbosa
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Cara e de quem e o grupo ultra RESPOSTA DA PETROBRAS

Fernando Guzzo
Fernando Guzzo
11 anos atrás

O que faz um posto ser bom não é a bandeira, mas sim a conduta do proprietário.

Emerson Neves..
11 anos atrás

bom que quiser ver mais fotos antigas do guaruja ai vai o
link..https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150380369712596&set=a.10150187475382596.300933.691332595&type=1&theater
clik no album guaruja é fantastico..

Emerson Neves..
11 anos atrás

è verdade Rafael Da pra ver o morro ao fundo..
Detalhe no link do googue é o carro do velorio do Santos Dumont..
a escola vicente de carvalho que existe desde 1939 …

http://g.co/maps/3v68c

Maria Gasolina
Maria Gasolina
11 anos atrás

A mudança mais velha foi quando a Ipiranga comprou a rede de postos Atlantic, no final dos anos 80, comecinho dos 90, não lembro exatamente a época.

Nos anos 90, a italiana Agip comprou os postos São Paulo; eram poucos, e não duraram muito: faz uns 6 ou 7 anos a Petrobras comprou toda a rede da Agip, cujo foco principal era a Liquigás, distribuidora de GLP. Os antigos postos São Paulo viraram Agip, que viraram Petrobras.

A Ipiranga, por sua vez, tudo indica que comprou a rede da Texaco faz uns 7 ou 8 anos (a última propaganda que vi da Texaco foi uma com o Ronaldinho Gaúcho, no auge, faz muito tempo). No entanto, parece que a Ipiranga resolveu concentrar a marca Texaco no Norte e no Centro-Oeste (inclusive alguns postos que eram bandeira Ipiranga naqueles lugares viraram Texaco) e, agora, parece que voltaram atrás e a tendência é a de acabar de vez com a marca Texaco no país inteiro. Não tenho certeza, mas parece que a Petrobras virou sócia/dona da Ipiranga faz uns 2 ou 3 anos.

E a Shell no ano passado comprou a Cosan, que já era dona da marca Esso havia alguns anos. Portanto, a Esso já era. Em breve, todos dessa rede serão Shell.

Outras marcas relativamente famosas mundialmente pingaram alguns postos por aqui, mas nunca evoluíram e tendem à extinção: Gulf, YPF, Repsol.

E tem algumas marcas relativamente fortes nacionalmente, como Ale, como era a Hudson (que fim levou?), além das regionais, como a Charrua no RS e a Petrox em SE.

Mas bom mesmo era o posto 13R, que enganava o consumidor com o logo idêntico ao BR e com a gasolina ultra-batizada.

Giovenardi
Giovenardi
11 anos atrás

“Vocês lembram de mais alguma marca tradicional que desapareceu?” .. rapaz .. eu não sei não .. é melhor eu perguntar lá no posto ipiranga … hehehe

Dyl Blanco
Dyl Blanco
11 anos atrás

Bandeiras (marcas) conhecidas não garantem procedência já a muito tempo. Depois das primeiras liminares de quebra de comodato concedidas nos anos 90, não se pode mais levar em conta o visual estampado nas bombas e testeiras dos postos. Cuidado especial a partir das sextas feiras pois o produto adulterado chega aos postos e se acaba no final de semana antes que qualquer fiscalização (ANP, SEFAZ, INMETRO) possa ser acionada devido aos horários de funcionamento. Mesmo que se use a internet para denunciar, o acolhimento e programação das fiscalizações só serão feitos na segunda feira, proporcionando tempo mais que suficiente para a reposição com produtos dentro dos padrões. Reparem que nas sextas feiras os caminhões que entregam são na sua maioria brancos e nas segundas feiras são todos de companhia.

Paulo
Paulo
11 anos atrás

E no outro lado da avenida, oposta ao posto haviam os trilhos do trem elétrico que vinha de Vicente de Carvalho. Por essa época, a estação saiu de frente ao Grande Hotel (na praia) para ficar na avenida Leomil.

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Os antigos que eu lembro são Petrominas, Atlantic, Nacional, Texaco. A Esso que está indo agora. Dos mais novos, que vieram e também sumiram, lembro de Hudson, Gulf, Repsol, São Paulo. Mas acho que ainda tem mais um ou outro antigo sumido na minha memória.

Dionisio
Dionisio
11 anos atrás

Me lembro de um posto da YPF, Yacimientos Petrolíferos Fiscales , numa estrada acho que na Rio santos também.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Os postos de bandeira branca estão acabando porque a ANP vistoria e lacra os postos que falsificam combustível. Tem bastante coisa melhorando no país.

Glauco
11 anos atrás

Lembrei do Hudson!

Cacá
Cacá
11 anos atrás

Postos Gulf!

O último que sobrou ficava na entrada/saída de Bara do Una, antes de Juquehy.

José Morelli
José Morelli
11 anos atrás

Nos anos 90 tinha a gasolineira italiana “Eni” no Brasil, não tinha? Na época ainda se chamava mundialmente de “Agip”, fornecia gasosa pra Ferrari, bons tempos aqueles. A Ferrari tinha que voltar a usar a ENI…e a Shell deveria voltar para a McLaren, assim a McLaren abandona de vez essas cores frias que ela tem utilizado pelas duas últimas décadas, em parte devido à herança deixada pela Mercedes, mas também pela Mobil 1. Tá mais do que na hora da McLaren acertar com a Shell-Pennzoil e adotar um novo esquema de cor que dê ênfase à branco, amarelo e vermelho e abandone esse cromo enjoativo.

fernando carvalho
fernando carvalho
11 anos atrás

standar oil; só lembrei desta

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
11 anos atrás

Hudson?

Claudio Bassi Elias
Claudio Bassi Elias
11 anos atrás

Tinha tabém a gasolina “Nacional” cujp símbplo era uma gota amarela com um “N” dentro.

André Augusto
André Augusto
11 anos atrás

Segundo o IMDB, esse filme é de 1943: http://www.imdb.com/title/tt0035959/

Yama
Yama
11 anos atrás

Infelizmente a “concentração” das marcas (em geral) tem sido uma tendência e com as marcas de postos de combustíveis não é diferente, mas acho que você citou as principais marcas que sumiram de SP. Com menos “expressão” só me recordo da Repsol, Petrosul (que ainda existe no interior de SP) e Agip.

Evandro
Evandro
11 anos atrás

Boa noite !
Aqui no Espirito Santo (Onde o governo so falta Jogar uma boma pra tirar do mapa ) tem duas marcas regionais que estão crescendo que são a Atlântica e a Ale as duas estao fazendo frente a BR e demais e estão conseguindo lugar no mercado , a Atlântica pelo que sei ja opera na Bahia também .
Eu gostava da texaco o conbustivel por aqui dele era muito bom ja os Esso aqui nunca forma confiaveis .

Tiago N.
Tiago N.
11 anos atrás

Você falou do posto Texaco, e eu lembrei que entre 2005 e 2006 tinha um aqui perto de casa que eu costumava ir lá para abastecer. Depois tiraram a bandeira Texaco então parei de abastecer lá.

Mineirosp
Mineirosp
11 anos atrás

Marcas principais e as compradas/representradas no Brasil:
– Ale = Polipetro, SAT e Repsol. Não lembro o que ocorreu com YPF.
– Ipiranga = Texaco, Atlantic e Gulf.
– Cosan = Raízen = Esso, Shell.
– Petrobras = BR, Agip, Companhia São Paulo de Petróleo e Ipê.

Vanderlei Silva
Vanderlei Silva
Reply to  Mineirosp
11 anos atrás

A YPF tinha sido privatizada e a Repsol adquirido o controle acionário até que a Sra. Christina Fernández de Kirschener tomou de volta nestes dias atrás. A Ipiranga é empresa de propriedade da Petrobrás, ou seja, quando você compra Ipiranga, compra Petrobras. E a Ipiranga já havia comprado a Rede Atlantic e Texaco Brasil, mas manteve a marca Texaco no norte/nordeste. Aqui em BH tem Petrosul, SP, Ipiranga, Petrobras, Ale, Aster, Shell, que abraçou os postos Esso.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
11 anos atrás

Depois de pesquisa rápida ao Santo Google, creio que a foto deve ser de 1943, ano em que “Dois no Céu” foi lançado… Era o Guarujá ainda se transformando em cidade turística, bem antes da construção e da inauguração da Via Anchieta…

Luis Henrique
Luis Henrique
11 anos atrás

quem não tem competência não se estabelece…

é cruel,mas…

ferdinandes
ferdinandes
11 anos atrás

Pra mim podiam acabar todas as marcas, abastecer o carro é como tomar remédio, é tudo igual…

Sandro Viana
Sandro Viana
11 anos atrás

Aqui em Brasília, todos os postos da Texaco estão virando Ypiranga.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Sandro Viana
11 anos atrás

Aqui em Maceió-Al também.

Há uns 2 anos os postos Ipiranga viraram BR, e agora os Texaco é que viraram Ipiranga. Posto Esso só tenho notícias de um, que fica na estrada, perto do município de União dos Palmares.

Uma pena, agora a maioria é BR. Muito chaaato…

Fabiano Barreto
Fabiano Barreto
Reply to  Ricardo Sarmento
11 anos atrás

É que esse posto ESSO que fica na estrada ainda não tá sabendo de mudar a bandeira! kkk.. =)

MAURICIO
MAURICIO
Reply to  Sandro Viana
11 anos atrás

E todo posto ESSO agora e SHELL!

Tiozão
Tiozão
11 anos atrás

Lembro-me da Gulf, faz tempo, virou Ipiranga

edu
edu
11 anos atrás

Dois no Céu: Elenco: Spencer Tracy, Irene Dunne, Van Johnson, Ward Bond, James Gleason, Lionel Barrymore, Barry Nelson, Esther Williams, Henry O’Neill, Don DeFore, Charles Smith, Addison Richards
Ano: 1943

Dav
Dav
11 anos atrás

Meu pai nao lembra muito bem disse que esse cinema ficava no local que hoje existe um predio (onde fica a agencia do HSBC) ao lado da locomotiva na frente da Escola Vicente de Carvalho fundada em 1939

Hoje onde e o ponto frio no passado abrigava a Guaruja Veiculos,no link da foto abaixo pode se ver ao fundo a escola e o local que hoje esta o carro do velorio do Santos Dumont

http://i.imgur.com/KxEwh.jpg

Para quem tiver curiosidade pode usar o Google Maps visao da rua .

adriano
adriano
11 anos atrás

O Filme ‘Dois no Céu’ [Título Original: A Guy Named Joe] é de 1943. Então dá para se ter uma idéia da data da foto.
Abraços.

Marcog
Marcog
11 anos atrás

Flavio, clicando nas fotos do Blog percebi uma coisa. As fotos originais dos posts agora são quase sempre do mesmo tamanhho das que figuram no texto. Não sei se a questão é espaço livre (já que você posta bagaray), mas, antigamente você disponibilizava versões em tamanho maior, era mais legal pra ver detalhes…

…nem tô falando da foto da menina de macacão verde, mas, a dos carros do DTM por exemplo seria legal ver maior.

Samuel
Samuel
11 anos atrás

Tinha o Hudson tb

Rafael Puerto
Rafael Puerto
11 anos atrás

Não sou da área, mas pesquisando pelo endereço no Google Street View, no lugar do posto, hoje existe uma loja Ponto Frio. Acho que é nessa esquina, pois é o único ângulo que se tem o “morro” ao fundo.
link: http://g.co/maps/vjefc

Alex
Alex
11 anos atrás

O que houve com a Texaco? A Atlantic sei que foi comprada pela Ipiranga.

De cabeça agora lembro da Hudson, que desapareceu tambem…

Gabriel Araújo
11 anos atrás

Faz tempo que não vejo um posto Repsol, mas estes são mais recentes.
Aqui em Jacareí os postos em boa localização são Shell, Ipiranga e Petrobras, apenas.

Marcio de lima
Marcio de lima
11 anos atrás

Posto HUDSON!! Que ja ate patrocinou sua Lusa.

guest
guest
Reply to  Marcio de lima
11 anos atrás

Já que é pra falar de patrocinador da Lusa, teve também os postos Salemco, estampados em camisas mais bonitas que as da Luto, digo, Lupo…

Jeferson Aaújo Pereira
Jeferson Aaújo Pereira
11 anos atrás

Dois no Céu é um filme de 1943

A Guy Named Joe (original title)

Rodolfo Essenfelder
Rodolfo Essenfelder
11 anos atrás

Eu cheguei a abastecer (na verdade, meu pai) em um posto Chevron, perdido numa estrada que nem me lembro mais. A propósito, FG, a Ipiranga anunciou que vai acabar mesmo com a bandeira Texaco no Norte e Nordeste (que eram os únicos que ainda tinham a marca da estrela).

fernando zimmermann
fernando zimmermann
11 anos atrás

aqui em Santa Catarina o que tinha de postos Texaco esta trocando a bandeira para Ipiranga…não sei o que esta acontecendo…..