ESTÃO CAPRICHANDO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 18:11Cinema

ESTÃO CAPRICHANDO

SÃO PAULO (vai ficar bom) – Olha só o que o Bruno Mantovani encontrou no VocêTubo. Um cabra estava passeando com o cãozinho na floresta que cerca Nürburgring e, de repente, viu a Ferrari de Niki Lauda pegando fogo. Sacou de sua câmera e registrou tudo. Era a turma do filme “Rush”, que conta a história de James Hunt, rodando as imagens do acidente de Lauda em 1976 na pista alemã. Vejam que a produção é ótima. Tem até um Fittipaldi com macacão da Copersucar desesperado tentando ajudar o austríaco. O chamado furo de reportagem das redes sociais. O jornalismo, cada vez mais, está sendo feito por todos.

98 comentários

  1. Fernando Becker disse:

    Só é pena que o personagem central do filme é o Hunt , e não o Lauda . Mas , tudo bem , tenho certeza de que o filme vai ser ótimo .

  2. Zé Rodrigo disse:

    Bacana mesmo é aquele Porsche da equipe de resgate!!!
    Mais antigo que o ano do acidente, ainda com rodas Minilite atrás.

  3. Maia disse:

    boa notícia: enquanto o foguinho na salsicha do austríaco é efeito visual, o barulho do porsche parece de fábrica.
    má notícia: hollywood tem meios fantásticos de promover um filme, inclusive soltando na interrede (internet) um vídeo de um cinegrafista “amador” que deu a “sorte” de estar no “lugar certo” na “hora certa”.

  4. Coperfield disse:

    Sera que eles vao mostrar nesse filme a festinha que o
    Hunt fez no hotel com as aeromoças no Japao ? E a venda da esposa por 1 milhao de dolares . hahahaha ; Da lhe Hunt

  5. Eduardo Estevam disse:

    Aqui a filmagem da epoca… O Lauda nem perde a consciencia…

  6. Thiago disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=jATgKoVkows

    da pra ver pelo video como esta muito bem feito. nao importa quem chegou antes ou depois, o filme é sobre o Lauda e o Hunt.

  7. Andre disse:

    Pô Flavio… acho que entendi porque voce escreve “VocêTubo” (apesar de achar horrivel)… entao porque nao escrever tambem essas outras palavras em portugues tipo: site, blog, brother, land, e-mail, post, one, comment, classic, cup, etc, etc…
    Tô só brincando… ;-)
    Abraço.

  8. Gerson disse:

    Pelo vídeo abaixo, não aparece o Emerson Fittipaldi entre os primeiros que chegaram em socorro ao Lauda e o tiraram do carro.

    Um Copersucar só aparece depois de Lauda já ter sido colocado na ambulância e a pista liberada para os pilotos passarem no local do acidente.

    Emerson estava lá no local, mas não me parece que foi um dos que tiraram Lauda do cockpit. Não tenho certeza, mas talvez a presença de Fittipaldi na hora do fogo ao lado do carro de Lauda foi só mais uma ficção cinematográfica. Afinal, era o Fittipaldi na cena, oras! rs

    Se estava lá e foi heróico a esse ponto, mais um motivo de orgulho pelo campeão.

    http://www.youtube.com/watch?v=jATgKoVkows&feature=related

  9. Thiago Sabino disse:

    Se ajudou ou não, pouco importa.

    Esteve LÁ, fez parte da história ( e não estória)…

    E qualquer coisa que apareça o binômio COPERSUCAR e FITTIPALDI merece ser lembrada.

    Aos fudencios, essa ligeira mudança de fatos chama-se Licença Poética….

    Vão estudar mais português, e parem de encher o saco….

    Apucarai viu.

    • Enko disse:

      esse foi de0ois dofd01 o mais bonito dos copeçucar, e dizer que se o emerson não tivesse ido para lá, teria sido tri campeão.
      a coragem e a força de vontade do lauda é emocionante, depois do acidente voltar e ainda ser competitivo, não é para qualquer um, só perdeu o título para o hunt pois se recusou a correr no diluvio japonês.

  10. Fábio disse:

    Nada mais é que um treinamento, dá até para ver o cara incendiando de propósito. Quem acreditou na pegadinha do malandro???

  11. LUZ PRATA disse:

    bom dia Gomes e galera…

    gostei mesmo… foi do barulho do Fusca de 6 cilindros chegando…hahahaharssss valeu.

  12. Pedro Jungbluth disse:

    O cinema adoraria a F1, aliás, não fosse Bernie Ecclestone. Pq quando aconteceu o interesse do grande cinema Hollywoodiano de grande orçamento em filmar a F1, com o stalone, o Ecclestone pediu uma fortuna para usar as imagens da F1… eles nem conversaram mais, acharam ofensivo um sujeito cobrar pra eles divulgarem a categoria.
    Fizeram um filme da Indy. Ficou uma merda, bem ruim mesmo, e cheio de histórias que foram referências de histórias da F1, inclusive um proto Frank Willians está lá.
    Hj quando escuto a choradeira dos times da F1 não fazer sucesso nos EUA, lembro disso. Um filme grande falando da categoria seria o suficiente para alavancar audiência para as corridas lá terem transmissão em canal aberto e para manterem melhor uma etapa no país.

  13. Pedro Jungbluth disse:

    A produção me pareceu bem simples. Mas de ótima qualidade, sem dúvida. Estou muito ansioso pra ver esse filme, espero que faça muito sucesso pra abrir as portas para contar essas fantásticas histórias do automobilismo.

  14. Romeo Nogueira disse:

    Flavio, “furo de reportagem das redes sociais” até passa. Agora, dizer que o jornalismo está sendo feito por todos, não!!! Jornalismo é feito por jornalistas! Você é um deles. Eu, outro. Você escreve bem. Tem o que dizer. Merece ser lido! E escrever bem dá trabalho! Exige esforço e preparo! Um bom texto jornalístico, um bom material jornalístico, em qualquer meio, tem apuração, investigação, redação, revisão… Para mim, Isso é que é jornalismo!

    • Flavio Gomes disse:

      O jornalismo está sendo feito por todos. Não somos donos da informação.

    • Marcelo Dalbelles disse:

      Romeo, nesse caso quem estava lá na hora certa, no lugar certo e que registrou tudo foi o Mantovani, quem publicou foi o mesmo, e o veículo é o youtube.

      Ou seja, é um registro de um fato, não uma matéria, mas hoje tudo é feito de forma cooperativa.

      Antigamente alguém tinha que levar o que gravou, ou fotografou para uma emissora de TV, ou um jornal, que ia julgar se era interessante publicar. Hoje o que qualquer indivíduo quiser é publicado, ninguém mais é dono da informação e tem o poder de julgar o que é de interesse público ou não.

      Veja o caso Luiza no Canadá, que saiu até no Bom dia Brasil, devido a repercussão de outros meios de comunicação.

      • Romeo Nogueira disse:

        Se o sujeito não sabe ler direito, Gomes, eu vou comentar o quê!

      • Marcelo Dalbelles disse:

        Acho que você também não sabe ler direito.

        Eu não desmereci o jornalista, a profissão não disse que as imagens do Mantovani era uma reportagem, mas ele publicou, e o Blog do Gomes divulgou.

        Enfim, desenhando o que eu quis dizer:
        Não dependemos mais dos VEÍCULOS de comunicação para termos acesso à informação.

        Se fosse uma matéria sobre o filme, concordo que um jornalista capacitado, formado, que estudou e se esforçou como um filho da puta merece ser designado para a função.

        A propósito,nem escrever direito sabe, afinal, se você indagou deveria fechar com interrogação.

      • Marcelo Dalbelles disse:

        Só um mea culpa, Bruno Mantovani viu no youtoba e mandou pro Flávio.

        Quanto ao assunto de que todos produzimos conteúdo, mantenho o que eu digo.

    • Marcelo Cerri disse:

      Quem acha que jornalismo bom é somente aquele feito por jornalistas com diplomas, que compre somente jornais ou revistas feitos exclusivamente pelos diplomados. Quem deve julgar se o jornalista é bom? Os proprietários dos jornais, sites, revistas etc e os seus consumidores! Se eu sou dono de um jornal e, em um caso específico, acho que um não diplomado faz jornalismo melhor que um diplomado? Não seria um absurdo deixar de contratar o mais competente porque falta a ele um carimbo do MEC?

      • Romeo Nogueira disse:

        Ok, faça isto: leve seu filho ou seu pai para ser operado por um médico ali da esquina que não tem o carimbo do MEC, pois formação não importa, o que vale é ser competente! Também peça que um engenheiro sem diploma, sem registro, construa sua casa, e quando ela cair na sua cabeça apenas lamente a fatalidade! Tenho um diploma de jornalismo, mas em nenhum momento escrevi que isso é o que determina o que é ou não jornalismo. E isso nem é o cerne desta discussão! Deixei claro, acima, que respeito o ponto de vista do Gomes, quando ele entende que a divulgação de uma informação, por si só, já é o jornalismo, embora eu discorde. Os bons jornalistas serão sempre contratados, com diplomas ou não! Quanto ao destino dos incompetentes – aliás, em qualquer profissão -, o mercado competitivo se encarrega!

      • Marcelo Cerri disse:

        Romeo,
        Acho que interpretei errado suas palavras. Tinha entendido que vc estava defendendo que somente jornalistas formados pudessem fazer bom jornalismo. Sou economista, mas posso te garantir que conheço muitos não graduados em economia entendem muito mais de de economia do que a maioria dos graduados. Como vc mesmo disse, o mercado exclui os incompetentes e premia os competentes. Por isso que disse que somente os jornais e seus consumidores podem julgar o que é jornalismo bom ou não.
        Abs!

  15. Elmer disse:

    Putz, povo chato caramba.

    Se o Emmo ajudou ou não é apenas um detalhe, em filmes do tipo eles acham melhor modificar algumas coisas, o Emmo ajudando ficou bem melhor, independente se isso foi real ou não. Ou vcs acham que no Titanic aconteceu aquela romance todo com Jack e Rose kkkkkkkkkk?

  16. Leonardo Lago disse:

    Creio que li há alguns anos, acho que foi no GP Total, uma reportagem na qual a Ferrari cogitou de contratar Emmo para substituir Niki Lauda e que isso só não aconteceu porque o piloto brasileiro estava comprometido até os ossos com o projeto da Copersucar.

  17. Paulo Emilio disse:

    Decepção inicial em relação ao filme , que confesso estou curioso para ver , como todos ! Quem realmente ajudou primeiro o Lauda foi o Arturo Merzario , inclusive ganhou do austriaco um Rolex por isso ! O Emerson Fittipaldi chegou depois e ajudou o Lauda quando ele já estava fora da Ferrari, aguardando a ambulância ! Existem vários videos ! Não sei porque desprezaram o italiano em favor de nosso bicampeão !

  18. Burn, Baby Burn... disse:

    o que é o destino não é mesmo…

    Assistindo este video de qualidade escelente tantos anos depois, percebo que com certeza o Lauda não teria se queimado tanto, ou talvez sequer teria tido uma queimadura leve..

    isto se aquele homem que aparece logo no inicio do video, de casaco e gorro ao invés de ficar tentando apagar o fogo “que ainda era pouco” com aquele minúsculo extintor, tivesse tirado o lauda do Carro, que era leve como uma pluma.. com certeza o tricampeão não teria se queimado da maneira que foi..

    Falando do Filme Rush achei incrivel esta novidade que maravilha um filme de formula 1 depois de tanto tempo..

    Me lembro quando era adolescente, quando foi lançado nos cinemas um filme cujo titulo era Formula 1 Fébre da velocidade”, assisti este filme na época, final dos anos 70 um filme interessante e muito real.. forte.. mostra inclusive o acidente de Kyalami do tom Price, tem o Emerson Mclaren, o José Carlos Pace de Alfa Romeo. Meio com um Q de comentário, onde uma garota entrevista todo os pilotos chefes de equipe.. etc..

    Quem viveu aquela época de ouro deve se lembrar dele..

    Achei inclusive no Youtube o filme subdividido em 10 partes, vale a pena assistir.. este filme é formula 1 pura real..

    1/10 – http://youtu.be/PA1uU05oSzk

    Valeuuuuuu

  19. HM disse:

    o som do 911 é que rouba a cena…

  20. Marcelim disse:

    Achei a produção meio xinfrim, uma coisa a lá Globo. Esse foguinho aí não dá nem para flambar austríacos, que dirá praticamente derretê-lo?

  21. Sergio Luis dos Santos disse:

    Claro que vão ter de caprichar muito nos efeitos de computação, pelo menos umas sujeirinhas no macacão do Lauda…

  22. Marcelo disse:

    Emerson chegou segundos depois da batida e deve ter visto Lauda ser retirado do carro, no link abaixo mostra que vários pilotos ajudaram de alguma forma, inclusive sinalizando para que outros pilotos não se envolvessem em outro acidente. Emerson Fittipaldi e Hans-Joachim Stuck eram um desses pilotos.

    http://continental-circus.blogspot.com.br/2011/08/gp-memoria-alemanha-1976.html

    “O carro de Lauda ainda recebeu o choque do Surtees do americano Brett Lunger. Preso nas ferragens, é socorrido por um grupo de pilotos: B.Lunger, Arturo Merzário, Harld Ertl e Guy Edwards. Outros pilotos juntaram-se para ajudar ou para parar os seus companheiros que vinham ainda na pista, como Emerson Fittipaldi e Hans-Joachim Stuck”

    No vídeo abaixo Emerson ajuda a tirar o macacão de Lauda, aos 2:00 já no carro sai do local pilotando seu F1.
    Gran Premio di Germania 1976: Incidente di Niki Lauda
    http://www.youtube.com/watch?v=IYXGiGCKhT0&feature=related

    Niki Lauda – Nurburgring 1976
    http://www.youtube.com/watch?v=PYgjRTWhWi8

    Vejam as imagens(5:10), do pessoal limpando a pista e vários pilotos questionando o gravíssimo acidente!
    Rennsport 1976 Niki Lauda Unfall
    http://www.youtube.com/watch?v=JKGUuFJpCbI

    Abaixo primeira corrida após o acidente, Lauda largou em 5º, mas na primeira volta caiu para 12º(provavelmente fez a primeira volta com extrema cautela), durante a prova foi se recuperando até chegar em um ótimo 4º lugar. Eu tenho essa corrida completa, a cada volta ficava imaginando o que Lauda pensava. O austríaco foi um “monstro” ao volante, depois voltou a correr nos anos 80 e batendo a nova geração. Lauda não fez questão de fazer cirurgia plástica pra melhorar a imagem do rosto para todos verem como era desafiador correr na sua época, 11 pilotos morreram na década de 1970.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_acidentes_fatais_na_F%C3%B3rmula_1

    F1 Comeback von Niki Lauda in Monza 1976(imagens espetaculares).
    http://www.youtube.com/watch?v=3wQqFIvl29I&feature=related

    Em 1977 correndo em busca do título perdido:
    1977 OnBoard Monza (Niki Lauda,Ferrari)
    http://www.youtube.com/watch?v=Y7pt49VcGYE&feature=related

    A italiana Lella Lombardi não disputou o GP da Alemanha 76 porque sua Brabham foi apreendida pela polícia. Foi a única vez que isso ocorreu na F1.

  23. Lucas Radaelli disse:

    Ao que tudo indica será incrível! Ver Lauda desfigurado voltando às pistas para terminar a briga com Hunt será digno dos melhores filmes épicos!

  24. Joca disse:

    Me corrijam se estou errado.
    Pelo visto o Lauda não ficou preso então porque os primeiros que chegaram não o retiraram?
    Quem está pedindo ajuda é o Lauda? E o cara não entrou em desespero?
    Credo.

  25. José Brabham disse:

    Putz! Será que teremos finalmente um filme sobre a F1 do nível de Grand Prix?

  26. Vitório Bahia disse:

    Até porque ser jornalista não é lá grandes coisas…

  27. Ingryd Lamas disse:

    Essa produção será caprichada, sem dúvida. Diretores (Ron Howard é fantástico!), produtores e atores excelentes.
    Só não devem cair na armadilha de comparar realidade com filme. É dramatização, não documentário. Acho, ainda, que com esse filme perceberão o quão rentável, para o cinema, pode ser o automobilismo e suas grandes histórias. Só não sei ainda se isso é bom ou ruim.

  28. João Carlos Bifulco disse:

    Não vou perder esse filme.
    Tá cheirando um novo Grand Prix.

  29. Willian Ifanger disse:

    Putz…….que video sensacional….tenso!

    E o ronco da Porshe? Jesus……

  30. Ricardo disse:

    Se for mesmo o Emerson, faltou capricharem mais no capacete, que não ficou com o desenho igual.

  31. Carlos Pereira disse:

    Não tem até, uma história, de que um piloto ajudou e muito, o Lauda, e depois ficou chateado que nem um obrigado o Lauda disse até hoje ??? Já vi algo sobre isso….

  32. Luciano disse:

    Os quatro pilotos que aparecem no vídeo salvando o Lauda, são: Arturo Merzario, Guy Edwards, Brett Lunger e Harald Ertl.
    O Emerson não estava entre eles.

  33. Diego Camargo disse:

    Dá uma olhada só na galeria que o diretor Ron Howard colocou na internet sobre a produção do filme.

    http://www.jalopnik.com.br/conteudo/rush-o-filme-sobre-f1-mais-sexy-de-todos-os-tempos

    Vai ser clássico…

  34. Minoru disse:

    Não sabia que ele tinha sido um dos que tiraram o Lauda do carro…

  35. Carlos Roberto Pianosi disse:

    Nessa época não havia transmissão de tv como hoje. Lembro-me como se fosse hoje o velho barão Fittipaldi comentando o acidente. Os comentários eram os mais desencontrados e questionava-se se Lauda largaria novamente, pois a Ferrari aprontava o carro reserva no boxe. Naquela época os carros ainda eram verdadeiras banheiras de gasolina.

  36. Ricardo disse:

    Mas Emerson parou pra socorrer Lauda ?!? ….aparentemente ele fica no carro o tempo todo – pelo menos é a impressão dos videos existentes no Youtube – .acho que foram Ertl, Edwards, Stuck que sinalizava mais atrás e mais alguém…muito bem feito, a despeito disso…

  37. Sérgio Balbino disse:

    LIKE A BOSS!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>