GILLES & JACQUES

SÃO PAULO (nos trilhos) – Legal a homenagem que a Ferrari vai fazer a Gilles Villeneuve no dia 8 de maio, quando do 30° aniversário de sua morte. O filho Jacques vai andar com o carro de 1979, campeão com Jody Scheckter, em Fiorano.

Merecidíssima, a lembrança.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glaucia Vecci de Fiorezzi
11 anos atrás

Eu quero dizer a você Flavio Gomes e a Ivan Capelli que alem deste comentario besta que vocês fizeram sobre o acidente de Gilles Villeneuve so mesmo o ato de Jochen Mass de trazer um carro lento para o meio de um traçado de carros rapidos treinando é mais estupido ainda.

Glaucia Vecci
11 anos atrás

Vocês são engraçados eu quero ver piloto ser piloto sem carro e se isso for apenas um detalhe para vocês quer dizer que vocês não entedem nada de formula 1 dane se as estatisticas,viva o gênio louco Gilles Villeneuve para sempre.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
11 anos atrás

Um dos meus maiores ídolos do automobilismo.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
11 anos atrás

Quem viu Villeneuve , o Pironi de Ligier também, fazer a curva 1 totalmente flat, com a cara na grade, nos idos 1979 e 1980, com aqueles chassis de liga de alumínio (nem usavam carbono ainda), com aqueles pneuzões , mas com menos aderência dos de hoje, sabe o que é piloto. Não a toa que Gilles, com menos vitória e sem título, é mito , seu filho não.

Glaucia Vecci
Reply to  Roberto Martinez
11 anos atrás

Porque falam de Pironi,se ele fosse tão bom como ele reivindicou em 1982 quando se rebelou porque então ele não ganhou em 1981? tinha que ser só carro bom para ganhar de Villeneuve?e ainda sim no começo de 1982 só dava Villeneuve, ou eu estou mentindo?

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
11 anos atrás

O pai do cara que hoje tá completando 41 anos era mesmo um dos melhores de todos os tempos. Acho que só Senna e Schumacher foram melhores do que ele em todos esses anos. Eram bons tempos, com ele e Peterson, dois dois melhores, que o destino quis que terminassem a vida fazendo exatamente o que faziam de melhor.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Gilles vive!!

Kyna
Kyna
11 anos atrás

ele era piloto show, mas não constante o suficiente p ser campeão, a ferrari viu isso e deixou ele como 2o piloto. um cara q pilota assim não será campeão. até o trapalhão mansell conseguiu ser campeão com um foguete na mão mas teve q tomar muito chá de camomila e tranquilizante.
gosto de pilotos shows, mas no final ainda prefiro aquele que pilota e tem chance de ser campeão. a familia villeneuve não teria lugar na minha equipe, pois um era louco demais e o outro se achava o melhor piloto e a pessoa mais inteligente do mundo (se o filho mantivesse a boca calada até gostaria de ter ele em casa)

Glaucia Vecci
Reply to  Kyna
11 anos atrás

Você não sabe nada não fala o que você não compriende Gilles era um gênio Louco sim,Jacques um piloto mediano que estava no lugar certo na hora certa graças a fama gigantesca de seu pai,se liga.

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
11 anos atrás

Grande e merecida homenagem a Villeneuve! Época de uma F1 que realmente nos entusiasmava! A F1 atual é muito chata e cheia de piloto fresco!

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Uma correção: Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Grande piloto sem dúvidas, mas Villeneuve também teve que fazer papel de CAPACHO, teve que aceitar um “pedido” de Enzo Ferrari no grid no GP de Monza 79. Foi um “pedido” bem simples, Gilles não podia disputar posição, muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Para o dono da equipe o título de 79 já tinha dono…Scheckter, e a decisão tinha que acabar em Monza pra pachecada italiana fazer a festa.

Desde a volta 2 até a bandeirada Gilles ficou na “cola” do companheiro sem atacar uma única vez, isso em Monza onde o que não falta é lugar para ultrapassar, na bandeirada a diferença entre foi de apenas 0.46s.

Curioso o comentário abaixo aos 3:22(deve ser o R.Leme), fala sobre a situação de Gilles na corrida e no campeonato.

Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo

Lembrando que, um ano antes Peterson na Lotus também foi capacho de Andretti, o sueco foi impedido por contrato a não disputar o título com o companheiro, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 79.

Foi uma baita sacanagem da Lotus e Ferrari com Peterson e Villeneuve(muuuito pior que o caso de Rubens na Ferrari), porque o sueco e o canadense mostraram na pista e na pontuação que tinham condições de ser campeões. No caso de Rubens ele nunca fez sombra ao alemão nas provas, muito menos na tabela. Basta observar o início de temporada de cada um! Enquanto o alemão era veloz, preciso e cerebral…Rubinho fazia um monte de cagada jogando várias corridas no lixo, minha mãe é testemunha viva disso:

“Olha lá o Rubinho fazendo besteira de novo, já danificou a asa do carro, o alemão já vai pra outra vitória, Rubinho não tem chance contra esse Schumacão todo”…essa é a minha mãe, sabe tudo de Formula 1.

Por outro lado, o que adianta provar na pista e na tabela se vc é “barrado” pela equipe? Foi o que aconteceu com Peterson em 78, Villeneuve em 79 e Reutemann em 81. Esses três pilotos provaram o ano todo que podiam ser campeões. Lotus, Ferrari e Williams décadas atrás não permitiram.

E ainda tem pacheco no Brasil que diz que nos anos 80 não existiam ordens de equipe! Oras, basta ver o GP do BRA 81, IMO e FRA 82 nessas provas houve ordem de equipe. Se Reutemann, Pironi e Arnoux não acataram a ordem e venceram, é outro caso, mas o fato é que teve ordem de equipe.

http://autoracing.virgula.uol.com.br/reportagens-autoracing/f1-os-pilotos-que-desafiaram-as-ordens-de-equipe

No vídeo abaixo outro momento que a Ferrari manipulou o resultado, novamente a placa “slow” era mostrada para os pilotos, era apenas a quinta corrida na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira.

F1 1985 FIA Review 05 Canada
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY

Abaixo, três momentos que Coulthard entrega a posição ao companheiro de equipe, foram 3 vitórias a menos na carreira. Não me lembro de Hakkinen devolver tamanha gentileza, Schumacher pelo menos compensou a vitória perdida na AUT a Rubens, entregou a vitória ao companheiro no GP do USA do mesmo ano, Rubinho não faz muita questão de lembrar disso, mas minha mãe se lembra muito bem.

Líder Coulthard entrega posição a D.Hill-GP PORTUGAL 1994
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be
O escocês foi até na parte suja da pista para facilitar para Hill.

F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0
Notem que era para David vencer, ele estava a frente de Mikka.

David Coulthard allows Mika Hakkinen
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM
Era a primeira corrida do ano, que PAPELÃO Mclaren…

E por favor, não me venham com esse papo-furado de acordo de “cavalheiros” entre os pilotos da Mclaren no GP da AUS 98. A conversa abaixo via-rádio no GP da EUR em 97 prova que Coulthard era baita capachão.

Mclaren:
_Mikka P3, perto, David abra para Mikka passar na reta dos boxes.

Repita por favor.

_Abra para Mikka na reta dos boxes!

Desculpe não entendi.

Nessa hora o fudidão pega o microfone e dispara!!!

_PQP David, aqui é R.Dennis, se vc não dx Mikka passar nessa volta, será DEMITIDO, ficou claro?

Williams:
_Jacques, Hakkinen passou para P2, esta muito rápido, ajudou muito. Jacques, Hakkinen P2 ele quer ganhar(e O David não?), ele foi muito prestativo, lembre-se disso.

_Última volta Jacques, Hakkinen esta bem atrás de vc! Não me decepcione, conversamos antes sobre isso. Hakkinen esta colado em vc, lembre-se ele foi prestativo!

Em seguida J.Villeneuve deixa Mikka passar e vencer, e depois deixa também Couthard passar…barbaridade!

Duas equipes rivais se unirem para derrotar outra(Ferrari), tenha dó, tacaram fogo na ética da F1. A equipe italiana esta sozinha na competição, tem razão de fazer o que bem entender dentro da equipe.

Burn, Baby Burn...
Burn, Baby Burn...
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Pachecos a parte Marcelo, o que você tão esmeradamente postou não é novidade alguma, sempre existiu existirá o segundo piloto nas equipes de Formula 1, mas adorei os vídeos, além de serem uma volta ao passado interessante, são igualmente relevantes para este fim

Simples assim.. não requer pratica nem tão pouco habilidade, se entrou como segundão, o cara não tem o direito de reclamar.. mesmo que pilote muito mais que o primeirão, o que as vezes acontece..

Valeu..

rubens fernandes junior
rubens fernandes junior
11 anos atrás

Com certeza esse era o cara . Outro igual , dificil , como já disseram ele corria com o coração , cada corrida comse estivesse disputando um título.
Eternamente Gilles.
Sou seu fã.

Alvaro Megamix
11 anos atrás

Esse corria, com bico , sem bico, com pneu no osso, ultrapassava aonde não tinha espaço. Mais que merecida a homenagem.

adriano favetta
adriano favetta
Reply to  Alvaro Megamix
11 anos atrás

merecida homenagem! Apesar de que seria perfeito, o Jacques pilotando a de 1982…alguem sabe se haverá alguma homenagem pelos canais de esporte?

Alvaro Megamix
Reply to  adriano favetta
11 anos atrás

Vamos esperar que algum canal o faça. Tomara . abraço

Glaucia Vecci
Reply to  Alvaro Megamix
11 anos atrás

E não é que fizeram no dia 8 de maio mesmo e para meu espanto no jornal nacional, foi de arrepiar.

alberto
alberto
11 anos atrás

uma homenagem só é pouco. Nossa, esse cara andava sem o bico do carro, corria com 3 rodas, sem aerofólio traseiro, não tinha medo de nada. Era do cacete assistir corridas com ele nas pistas. Não importava a posição. O cara corria disputando cada corrida como se disputa um título. Acho que ele merecia ter pelo menos conseguido um título. se o corpo dele não fosse ejetado da ferrari, ele teria sido campeão. Mas virou mais que isso. Virou uma lenda

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Em Fiorano ?! ..bem que podiam deixar pro GP da Espanha no dia 13.. mais público.. mais TV..
Alias, o pessoal do site do Grande Premio trocou as bolas lá no “Calendário Formula 1” :
GP da Europa – Silverstone
GP da Inglaterra – Valência (?)

Joca
Joca
11 anos atrás

Nesta época, tinha pilotos, este é um exemplo, esse era bota.

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Esses pilotos tinham 3 bolas, no mínimo!
Olha o nível da caranga! Aposto que até a Classic Cup tem mais segurança que um carro desses.

Igor
Igor
11 anos atrás

Merece mesmo!