HERÓIS DE CERA

Trecho da Coluna Warm Up de hoje (OK, ontem).

Vai ter corrida, ninguém vai explodir nada, terroristas não vão invadir o autódromo montando dromedários, beduínos não vão brandir suas adagas, nem arrancar a cabeça de Alonso.

Está tudo normal no Bahrein.

E querem saber? Tirando as manifestações, está tudo normal, mesmo. Normal, para um país como o Bahrein, é mesmo uma população oprimida, sendo comandada por uma monarquia boiando em petróleo, xeques que há mais de 200 anos controlam o poder, se alinham aos EUA (a maior frota naval americana no Golfo fica na ilha) e se locupletam com os vizinhos da Arábia Saudita, de quem dependem visceralmente.

Portanto, quanto estivemos lá pela primeira vez, em 2004, já era essa merda. Só não tinha ninguém na rua gritando. Nas prisões, provavelmente surravam oposicionistas do mesmo jeito. “Não passa de um puteiro”, escrevi, na época, meia hora depois de desembarcar em Manama. Como se vê, a primeira impressão não foi das melhores.

Para continuar lendo, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Duque
Fernando Duque
12 anos atrás

Eles querem derrubar a monarquia para instalar uma teocracia islâmica fundamentalista, igualzinha a quem tem no Irã dos aiatolás !!! Entre um regime pró Estados Unidos e um regime pró Irã, eu ficaria fácil, fácil com a primeira opção ! Principalmente se eu fosse mulher, aquela que mais sofre num regime fundamentalista islâmico !!!!

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Tovarich Gomov, com revoluções com fundo religioso não se brinca! E o Peri-patetico Tio Bernard (Bernie, o babão) facilitou! A FOM, a FIA, a pilotaiada, todo mudo facilitou! Com fanatismo não se brinca! Oxalá nada de mais ocorra!!!

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Isso é conversa da velha mídia embolorada……É o estória de sempre….Sunitas versus Xiitas…..O resto é propaganda dos capachos do tio sam (doido para pegar mais petróleo de graça)

Denis
Denis
12 anos atrás

FG, sou seu leitor assíduo que nunca saiu do país, exceto nas cidades limítrofes de fronteira com o Paraguai, Argentina e Bolívia (que não vem ao caso, pois é uma miséria desgraçada). Mas não creio que a situação vivida no Bahrein se assemelhe ao Brasil, como dizem o Vettel e o chefe da McLaren. Existe vida “livre” neste país, mesmo que seja fora dos padrões de qualidade petulantes dos alemães e ingleses em questão. Por favor, sei que você tem condição de abordar o assunto, nem que seja para detonar todo mundo.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Denis
12 anos atrás

Denis, realmente vc tocou num ponto interessante.
Nos países árabes de um modo geral, não se tem muita liberdade, inclusive existe uma sensura bem presente na internet, jornais e etc.. Nesses países, porém, se tem muita segurança, assistência médica pública eficiente e educação pública de qualidade, infra estrutura assustadora, tudo muito limpo, bonito e por incrível que pareça, as coisas não custam muito e as pessoas vivem muito bem.
Aqui no Brasil temos liberdade, porém, será que realmente temos o direito de ir e vir? Com a violência a que estamos acostumados, mal conseguimos viver em nossas casas cercadas por alrmes e seguranças. Nossa infra estrutura é comparável aos países africanos que estiveram em guerra civil, a educação aqi é uma piada e a assistência médica pública risível. Pense bem se estamos tão bem assim e com tanta liberdade.
Lá no Bahrain eles tem uma monarquia absolutista, aqui nós temos o Sarney e ninguém reclama! Quer mais absolutismo que o do Sarney?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Denis
12 anos atrás

Apenas tente ver a questão sobre um olhar mais simplista… imagine o que voce pensaria se estivesse do outro lado do Atlantico e pudesse observar o uso dos Blindados da Marinha do Brasil apenas a garantir a retomada de uma parte de nosso território nacional que estava sob o comando de uma quadrilha de traficantes… imagine ainda que a ocupação perdura por meses e meses chegando proximo a 01 ano… na boa… da para dar um desconto para esses Alemães e Ingleses… quem ve a nossa situação um pouco de longe pode imaginar que estamos também sob uma situação de perda de controle geral da situação…

Imperador

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

A agitação/repressão política/morte está ocorrendo a MAIS DE UM ANO no Bahrein, e, exceto nos primeiros meses da “Primavera Árabe” ninguém mais deu a mínima para o sofrimento dos manifestantes barenitas… o mundo inteiro tocando sua vidinha, sem se importar um minuto com o que faz ou deixa de fazer o Sheik do Bahrein… até as semanas anteriores ao seu GP de F1.

Então, no final das contas, a corrida acabou beneficiando a causa dos manifestantes, que a tirou dos rodapés das páginas internas a colocou de novo sua causa nas manchetes de todo o mundo, tirando do ostracismo e do esquecimento dos últimos nove ou dez meses.

Portanto, ao contrário do que se anda comentando nas redes sociais mundo afora, a F1, por vias enviesadas, ao contrário de prejudicar os manifestantes, prestou um bom serviço à sua causa.

Chocante, não?!

Talvez devesse ter um GP do Bahrein por mês…

Mauro Andres
Mauro Andres
12 anos atrás

Oi Flavio,

Eu vi que vc avisou em um post ontem, mas mesmo assim aviso que tá dureza entrar no site do GP. Não consigo desde ontem.

Abs!

Mauro

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Só pra lembrar, lá pelos lados do Bahrein muitas vezes quem manda é a polícia RELIGIOSA. Ladrão, estuprador, traficante, estelionatário, pedófilo e outras tranqueiras quando caem na delegacia…a CANA E A SURRA É DOLORIDA.

Experimenta encher a cara de CACHAÇA (como milhares fazem no Brasil) e sai atropelando os outros…Bahrein tem seus problemas, mas também tem ORDEM, coisa que não existe no “nosso” país.

Gomes, por favor se possível conte como são as leis aí. Seria muuuitto interessante a pachecada comparar com a casa da mãe Joana chamada Brasil.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Se o cara for pego fumando um baseado, não só no Bahrain, mas em Omã, Emirados Árabes num todo, Arábia Saudita e etc.., o cara pega 3 anos de xilindró.
Se pegarem o cara roubando, cortam o dedo mínimo, para todos saberem que o cara é ladrão!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Rubinho coitado esta mal informado, se o problema do Brasil fosse “surf” em trêns, seria uma maravilha.
http://blog.jovempan.uol.com.br/f1/barrichello-dispara-comparar-brasil-ao-bahrein-e-horrendo/

Bom, mas abaixo ele não sabia nem o nome da futura presidente(tá muito preocupado com o Brasil), piloto também errou o número de títulos mundiais da Williams no quiz, isso porque disse que era sonho de infância correr pela equipe.
http://esportes.r7.com/automobilismo/noticias/barrichello-esquece-nome-de-dilma-rousseff-durante-programa-de-tv-espanhol-20101026.html

Bahrein ocupa 42ª posição entre 187 países no IDH 2011.
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

Brasil ocupa 84ª posição entre 187 países no IDH 2011.

P…FIASCO, ainda mais que e Argentina é 45ª na lista, muuuuuito a frente do Brasil. Grande merd…ter cinco títulos de Copa do Mundo, o que manda é distribuição de qualidade de vida para o povo, coisa que nunca vamos ter!
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/brasil-ocupa-84-posicao-entre-187-paises-no-idh-2011.html

Na próxima o Vettel compara o Brasil com a Alemanha, aí a SURRA vai ser MAIOR, acho que ele pegou até leve comparando Brasil com Bahrein. Lá pelo menos ladrão, estuprador, traficante, estelionatário, pedófilo e outras tranqueiras não mandam no país!

Alemanha ocupa 9ª posição entre 187 países no IDH 2011, sabe quando um paisinho medíocre como o Brasil vai entrar para o top 10?

NUNCA…

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Se muda…..Se é por falta de adeus….Tchau.

Denis
Denis
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Muito bem, mas será que no Bahrein existe algo parecido com o Encontro das Águas, as Cataratas do Iguaçu, o Pantanal, as Praias do Nordeste, o Santuário de Aparecida, a Comida Mineira, o Churrasco Gaúcho, a caipirinha, cerveja gelada, jogo de truco, moda de viola?
Estamos lendo e comentando no blog de um jornalista. Será que no Bahrein tem liberdade de expressão?
Acorda para a vida. Bem ou mal, nosso país vive um Estado Democrático de Direito, enquanto que eles vivem um Ditadura.

Sieg
Sieg
12 anos atrás

Flavio, embora pareça haver certa ‘alienação’ por parte do pessoal da F1, dificilmente alguém poderia bater o pé contra. Um Schumacher da vida, talvez, pois ele não se ‘queimaria’ batendo o pé. Já um Perez, um Massa ou mesmo um Rosberg colocariam seu futuro em risco.

Mas não é questão de chamá-los bundões que não se arriscam e tal. Posicionar-se nesta questão é uma atitude política e, como tal, não é absoluta e visa atingir objetivos políticos. Não há um ‘lado certo’, mas um lado que se apóia ou não segundo uma visão política. Certamente não há neutralidade em correr por lá, também é um ato político, principalmente aos organizadores dos evento. Mas é um ato político ‘passivo’, não foi pensado politicamente por um Kobayashi ou por um Button as consequências de se correr ou não por lá: consequências poucas, na verdade. E, exceto por alguma pressão midiática não muito duradoura, correr ou não por lá tem consequências insignificantes a favor ou contra a monarquia bahrenita.

Muita coisa no mundo já é sobrecarregada de certo ranço político e ideológico. Pode-se querer eximir isso de esportes, não!? Em geral as consequências são propagandísticas, apenas. A AutoUnion e a Mercedes dominarem os circuitos nos anos 30, algo arquitetado e usado de maneira propagandística pelo regime alemão de então, não concedeu ao tal regime nem mais nem menos poder bélico, econômico ou seja lá o que for que não tivesse apenas uma viés propagandística que não convenceria (a favor ou contra) qualquer um mais sensato acerca das posições do dito regime ou de seus opositores. E, no fim das contas, tais corridas onde estrelaram Flechas de Prata não são mesmo memoráveis e não seria uma pena se as tivessem boicotado (sem que isso resultasse em qualquer alteração significativa na geopolítica daquele momento)?

junior
junior
12 anos atrás

Muito boa a colocação final. Heróis de cera…sem overdose e sem sal..eu diria…

Me lembram muito os fantoches do UFC… que também nunca serão como ‘ALI’, ou Tyson…

Só que eu não acho F1 esporte. Fere os princípios da igualdade de condições a todos, pra uma disouta justa. Como muitos chama, é apenas um circo… onde os palhaços..bem..os palhaços…

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
12 anos atrás

Não trocaria o prazer inenarrável de assistir uma corrida em Imola , por esta chatésima prova do Bahrein.

E como agravante, todo este fuzuê politico, respaldado no ranço e na força deste regime governamental despótico.

Pensei que após o enforcamento de Sadam Russeim, teríamos auroras boreais de democracia, me enganei grandão. Basta ver toda esta opressão ao povo do Bahrein, para mudar de ideia a respeito dos reais desígnios da humanidade. Um povo que deveria ter o direito de protestar, de ver seus anseios obtidos, entre muitosdeles está o nítido veto contra este GP. Que tem como mot propiciar a falsa visão de uma nação harmoniosa.

Ainda bem que as midias eletronicas, os celulares dos transeuntes , inevitável você tubo, mostram a realidade nua e crua.

Mas.. Mr Bernie “Não sou um anjo” Ecclestone está pouco se lixando para tudo isso, com certeza o cheque de milhões já deve ter sido compensado.

Foda-se o povo oprimido do Bahrein, Fodam-se nós os amantes da F1 que temos que testemunhas esta porra imunda

E este desrespeito pode ser lucrativo para os dirigentes da f1, nossa gloriosa rainha das categorias a motor, rainha que ao meu ver, ha cada ano que passa, vai perdendo sua majestade, dentro das pistas com esta liberação tecnológica imbecil facilitadora, e fora delas com a persistência na realização de um evento lixo como este.

http://www.youtube.com/watch?v=EM4vblG6BVQ

Minha retórica… Tira esta porra e traz de volta toda a beleza toda a tradição de Imola, aquilo sim é um GP de verdade..

E……… cade o Michael “Top Gear Stig” Schumacher cacete?? Será sua sina é virar motorista de taxi e outras fubecas motorizadas do programa top gear?

http://www.youtube.com/watch?v=ifrtlC4NTys

http://www.youtube.com/watch?v=UffIQIgKMVc

http://www.youtube.com/watch?v=gK3C29Z5Yvk

Porque de Mercedes.. a coisa está preta.. só toma luneta do Rosberguinho Jr

Fuiiiii

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“há mais de 200 anos controlam o poder”

Oras, 200 anos é até pouco, os brasileiros estão se fudendo a mais de 500 anos na mão dos governantes, a diferença é que lá os trouxas acordaram, os daqui não! Os daqui até gostam de fazer papel de otário…rs. O mais importanté é que o hexa em 2014 esta garantido!!! Saúde, Educação e Segurança que se foda…

Com corrida, ou sem corrida eles vão continuar fazendo pé de guerra. Estão usando a F1 para o mundo observar o que acontece com o povo, mas é aquela coisa…deixou os caras mandar…depois pra tirar é fogo! No Brasil é mais complicado, sai um do poder entra outro pior, não adianta fazer revolução e expulsar, quem entra no governo só quer saber de roubar, o povo que se foda.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Ops, ROSA Luxemburgo.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Alguém inventou essa bobagem de primavera árabe e todo o mundo comprou, sem pensar muito, como costuma acontecer. Para mim é mais um inverno árabe, o inverno da irmandade muçulmana. E assim as teocracias extremistas avançam, se fortalecem, para deleite da esquerda festiva formada pelos bobo-alegres de sempre (gente da elite, em sua maioria), e seus batidos lugares comuns. Aliás, gostaria muito de entender o porquê da esquerda, tradicionalmente agnóstica, defender com tanta veemência Estados religiosos, mos quais predomina a intolerância… Pois é, a esquerda já venerou Roda Luxemburgo, mas hoje se contenta como Ahmadinejad…

Alex
Alex
Reply to  Daniel
12 anos atrás

“Estados religiosos, mos quais predomina a intolerância…”
Quem será o “bobo-alegre” que repete lugares comuns??

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
12 anos atrás

Penso que um puteiro seja mais digno que este ambiente putrefato,mafioso,onde se lava dinheiro de uma forma escancarada e nada se faz!Seja na F1, no futebol,e por aí vai!Em um puteiro garotas miseráveis,financeiramente falando,tem de vender seus corpos em troca da sobrevivência! O triste é que nem se fala em boicote para esta corrida macabra: gente sendo morta e torturada e os palhaços fazendo seu circo,para “donos” de petróleo sanguinários!

totiy
totiy
12 anos atrás

realmente num sei se ce tava chapado quando escreveu esse texto ,mas essa primeira impressão foi du carvalho ,hein?

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  totiy
12 anos atrás

o Gomes tava XAPADO ??? hahahaharssss eu me divirto nesse buteco eletronico…hahahahrsssss