HISTÓRIA NO LIXO

SÃO PAULO (exceções) – Abrindo um espacinho para o futebol, seara na qual raramente este blog se mete, porque é realmente triste o que conta o blogueiro Pedro Ivo, de Uberlândia. Leiam e vejam:

Entro com frequência no seu blog e tenho acompanhado a série de camisas dos pequenos grandes clubes que você recebe, entre as quais algumas do Uberlândia, equipe da minha cidade.
Bom, como você dá uma atenção bacana aos times do interior, queria contar uma história sobre o Verdão que talvez não seja do seu conhecimento. O seu tradicional estádio, o Juca Ribeiro, nome do primeiro sócio e dirigente do clube, foi vendido para o grupo supermercadista Bretas, que não hesitou em derrubar boa parte do histórico caldeirão para construir mais uma loja na cidade. Sobrou muito pouco do lugar, e na minha opinião, era melhor que tudo tivesse ido abaixo. Após dois anos, foi a primeira vez que tive coragem de ir até lá. Uma terrível experiência, como já esperava. O campo, palco de muitos duelos regionais, hoje é um estacionamento. Ver parte das arquibancadas em pé e os tão sonhados refletores adquiridos após uma campanha que mobilizou toda a população iluminando carros é de partir o coração.

Não conheço detalhes das negociações entre UEC e a rede
Bretas, mas sei que muita gente, inclusive a Diocese de Uberlândia, levou dinheiro na jogada. O poder público como sempre, deve ter tido algum interesse nisso também, pois se lixou para a demolição. O Verdão, na mão de diretores e empresários com outras prioridades, está atolado em dívidas desde sempre, por isso deve ter aceitado qualquer trocado.

Quando ainda estava na faculdade (sou formado em publicidade, mas não sou da turma da Vila Olímpia), dediquei meu último ano a ajudar o Uberlândia.  Acompanhei uma
situação crítica na época: leilões de bens, corte de luz, telefone etc. Após analisar detalhadamente o cenário, criei propostas que tirariam o time do atoleiro. Eram medidas simples e que teriam grande efeito caso fossem implantadas de forma correta. A diretoria só precisaria entrar com uma coisa para e execução do plano: boa vontade. A resposta foi zero, nem na apresentação do trabalho eles compareceram.

Com a falta de ação, uma grande parte da história saiu de cena para dar lugar a um supermercado. Hoje, o Uberlândia manda os jogos no Parque do Sabiá, um imenso estádio criado na época da ditadura. Sem o caldeirão, a pequena e insistente torcida fica ainda menor num elefante branco pra 50 mil pessoas. A situação do time após o grande negócio? O mesmo lixo.
Sempre que posso, evito passar na porta do velho Juca. A pintura externa do estádio permanece, como uma espécie de provocação aos românticos, como gostam de dizer. Em pouco tempo e para o delírio de muitos, o único verde que estará na fachada será o da rede Bretas.

Em anexo eu lhe mando as fotos para que você possa ver. As imagens após a demolição são de minha autoria.

Aqui, um link para a notícia no jornal da cidade. Apenas uma pessoa comentou a notícia.

As fotos lá no alto dizem tudo. Sem mais.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
11 anos atrás

A cidade é uma a das maiores economias de Minas Gerais, e não dá para entender,ou às vezes até dá, como o futebol da cidade chegou a esse ponto. Sem contar que possui um elefante branco chamado Parque do Sabiá,muito usado para se fazer caminhada…!

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  Marcelo A F da Silva
11 anos atrás

Até onde sei, ninguém faz caminhadas dentro do estádio… Parque do Sabiá é uma coisa(está sendo muitíssimo frequentado, agora que melhoraram algumas questões de infra estrutura básica), já Estádio Parque do Sabiá(o que é um nome popular, já que o nome oficial é Estadio Municipal João Havelange) é outra coisa bem diferente…

Alberto
Alberto
11 anos atrás

O Juca fica atrás da casa de minha tia. Sempre que estava em Uberlândia, se houvesse jogos lá, eu ia. Há quem fale abobrinhas do tipo que ele não era um estádio decente e mais um monte de asneiras, mas são pessoas que torcem para times grandes que tem estádios grandes e mais um monte de parafernalias. O estádio era bacana, do tipo que quem é apaixonado por futebol, sempre irá.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
11 anos atrás

Moro em Uberlândia há 13 anos, e por mais que não acompanhe o futebol(o time do Uberlândia é uma draga) acho que a “comovente história” narrada aí está um tanto quanto deturpada. Se todos consideravam o Juca Ribeiro assim tão importante para o clube, porque então permitiram a construção de um estádio como o João Havelange, que foi e ainda é, um desperdício enorme de dinheiro público, tanto na construção como na manutenção de um estádio que tem uma dúzia de jogos ao ano, com um público de, no máximo 3 mil torcedores de média. E esse negócio da Diocese de Uberlândia ter ganhado com a venda do Juca Ribeiro, pois bem, eu desafio o colega aí a provar tal afirmação. E tem mais, ao que me recordo das notícias na época, não foi feita uma venda do estádio, e sim um leilão determinado pela justiça como forma de pagar as inúmeras dívidas que o clube tinha com o poder público. E o fato de as arquibancadas não terem sido destruídas se deve unicamente ao fato de que, abaixo delas estão inúmeras lojas comerciais que teriam de ser destruídas também caso as arquibancadas viessem abaixo. Sou apaixonado por história, acho que diversos edificios devem ser tombados como patrimônio histórico, mas não acredito nem um pouco que o Juca Ribeiro se enquadre como um exemplar destes. Era um estádio deplorável, inseguro, de dificil acesso, e que, como alguém já disse aí acima, uma afronta ao estatuto do torcedor e um disparate colocar 3 mil pessoas em local de tão precária condição.

sapo
sapo
11 anos atrás

Só pra entender: o time tem hoje o Parque do Sabiá pra mandar seus jogos e tem saudades do estádio velho? Ah, se fosse o contrário ia ser muito, muito menos triste… Vai entender…

Marcos Henrique Reis
Marcos Henrique Reis
11 anos atrás

Seria MartinsVille que deu errado??
Não sei se sabem mas Martinsville era um campo de futebol americano. Criaram um oval de 800 metros mas quem conhece história da NASCAR sabe que nem a pista de corrida e nem o campo eram “praças desportivas oficiais”, eram como uma quadra poliesportiva que tem em algumas praças… Daí resolveram retirar o campo para acomodar as instalações do automobilismo… Mas lá deu super certo e nenhum time reclamou… Assim nasceu a menor pista da NASCAR…

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Foi errado o time vender o estadio para pagar dividas e nao saber utilizar o dinheiro. Mas, honestamente, o Juca Ribeiro era um lixo. Qualquer pessoa que defende o estatuto do torcedor e condicoes dignas em um estadio concordara com minha opiniao. Maior vergonha ainda eh uma cidade do porte de Uberlandia nao ter uma praca esportiva decente. Parque do Sabia, UTC e Juca Ribeiro sempre foram e serao horriveis.

Sandro Goiâno
Sandro Goiâno
11 anos atrás

Presados,
vivi em Udia em 1993 e 1994 é sou membro da Torcida organizada Mancha Verde a qual começou em 1993 com eu, meus primos Ana Paula, Tarcício e amigos Socratis e outros todas membros da UFU. Era uma diversão ir ao Juca, porque lá o bandeirinha ficava a 1 metro da grade e a pressão era muito grande. Fui a vários jogos no Juca, a extrutura não era lá essas coisas, mas a gente se divertia e ajudava o tive com a pressão na arbritagem e time adversário, não ligavamos para a extrutura. Era papel higiênico no bandeirinha, jogadores para trançar as pernas um Sol de rachar a mamona. Tenho exelentes lembranças desses períodos.

Douglas Gomes
Douglas Gomes
11 anos atrás

Sou de São Paulo e visito a cidade com frequencia, incluso já fui nesse ‘estádio-mercado’, e tive o mesmo sentimento que muitos, tristeza de ver o pequeno estádio com um estacionamento no lugar do campo, como um estádio fantasma, voce chega, olha paras as arquibancadas e fica imaginando o quanto deve ter sido bonito um jogo ali com as pessoas próximas ao campo.
Não tinha necessidade, o Bretas tem muitos outros mercados pela cidade incluso outro próximo deste no centro, penso que no mínimo deveria ter virado um campo social para crianças, lógico que geralmente isso depende do poder público e quando se trata de benefícios pra população eles estão primeiros preocupados se vão ganhar algo em troca.

Luis Rossi
Luis Rossi
11 anos atrás

Uma pena! O poder público deveria salvar todo time de futebol falido pelo Brasil afora. Seria o “modelo grego” combinado com a vontade de uma meia dúzia de saudosistas. O que poderia dar errado?

Perneta
Perneta
11 anos atrás

Recomendo assistirem o filme “Clube da Lua – Luna de Avellaneda”, que fala sobre um clube decadente que está à ser vendido e a tentativa dos sócios em salva-lo. Muito bom, o Ricardo Darín é o protagonista e como sempre trabalha muito bem.

http://www.imdb.com/title/tt0347449/

Seb Loeb
Seb Loeb
11 anos atrás

Que coisa mais esquisita… Ficaram as arquibancadas, ao redor de um estacionamento!?
Se o WRC viesse pro Brasil, já tem um lugar “prontinho” pra fazer o estágio final da prova, o do estádio!

Mineiro
Mineiro
11 anos atrás

Típico de mais uma sujeirice da rede bretas.

André Borges Branco
André Borges Branco
11 anos atrás

Desde o primeiro ano de vida do meu filho Francisco, levo ele ao parque do sabiá para torcer para o verdão. E todas as vezes que entro no elefante branco me lembro dos jogos no juca ribeiro. Eu ia com meu pai assistir aos jogos e lá aprendi o que é torcer. Ali rolava uma grande pressão e o verdão só perdia pro atlético e para o cruzeiro,.sempre com a ajuda dos árbitros. Mas como tudo em Uberlândia é grande, hoje temos estádio e não temos time, tal qual o nosso teatro projetado por Niemeyer e que está há 10 anos em construção. Fazer o que?

Andre Luis Silva
Andre Luis Silva
11 anos atrás

Sou de Uberaba. Odeio Uberlândia, portanto. Hehehehe… brincadeira. Devo muito à cidade de Uberlândia pois me formei na UFU e, graças a isso, conquistei quase tudo o que tenho hoje; também muito do que sou hoje devo ao período em que lá vivi. Não sabia, e fiquei muito triste ao saber que fizeram isso com o Juca Ribeiro. Revoltante. Ninguém mais compre nada nessa Rede Lixo Bretas. Nunca mais coloco os pés em nenhuma loja da Rede Lixo Bretas. Mesmo não sendo de Uberlândia, mesmo não sendo grande fã de futebol, aquele local também é muito importante para mim pois passei muitos bons e maus momentos na região. Abaixo a Rede Lixo Bretas.

Jeambro
Jeambro
11 anos atrás

Morei bem ao lado do Juca Ribeiro no começo da década de 80, quando estudei em Uberlândia. É uma pena ver as coisas se acabando, as paixões virando saudade.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
11 anos atrás

Otimo reportagem para a ESPN……ainda mais que o meu pai tem tudo relativo ao UEC…fotos, livros de ata com sumulas dos jogos (todos) ,e tc…

gilson
gilson
11 anos atrás

Estou Revoltado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Flávioooooooooooooooooooooooo !!!!!!!!!!

Realmente é de partir o coração !!!! como era bom assistir os jogos no JUCA RIBEIRO, um verdadeiro alçapão com as arquibancadas bem próximas do gramado. Isso era nos tempos Gloriosos do Uberlândia Esporte Clube. ” O TIME QUE TEM A 3ª MAIOR TORCIDA DE MINAS”. O que me deixa mais furioso é que o clube esta sem dívidas, tem um CT que da inveja a qualquer equipe grande, mas infelizmente virou um SPA para recuperar jogadores gordos que no segundo semestre vão para outros clubes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

uffffffffffffffffffffff 111

P

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  gilson
11 anos atrás

CT de dar inveja a qualquer clube grande?? onde fica isso?

Renato
Renato
11 anos atrás

Essa rede Bretas tem umas lojas bem imundas…

Enfim, em SC o Aderbal Ramos da Silva do interior, o estádio que um dia fora do Palmeiras e do meu finado Blumenau Esporte Clube, o BEC, também foi demolido. Era um estádio tosquinho, mas charmoso. Parecia uma miniatura envelhecida de São Januário.

Estamos no tempo das ‘ARENAS’. Infelizmente.

alberto
alberto
11 anos atrás

Fico sensibilizado com a estória e a história. isso já aconteceu com outrso clubes que deixaram de existir… Mas o que você tem com o Pessoal da Vila Olímpia???

Pedro Ivo
Pedro Ivo
Reply to  alberto
11 anos atrás

Não tenho nada contra, amigo. Só disse que não sou de lá.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

O UEC é um dos maiores exemplos de como o futebol do interior acabou, diretorias descompromissadas, Federações que não dão a mínima para os times menores dos estados, jogadores sangue sugas.. e mesmo assim o Uberlândia ainda tem uma pequena torcida apaixonada que acompanha o time nos jogos no Elefante branco do Parque do Sabiá. Saudades dos grandes tempos do UEC, na década de 80, época essa que foi coroada com a conquista da SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO, título que teve grande participação o estádio do Juca Ribeiro, um verdadeiro caldeirão na época, onde qq adversário tremia, e hj, infelizmente, virou estacionamento de supermercado, Época boa, quando Atlético Mineiro e Cruzeiro viam aqui e suavam pra ganhar ou levar um empate, ou quando a rivalidade regional com Uberaba e Ituiutaba servia para lotar o estádio. Época essa que duvido que um dia voltará, mas que posso me sentir um privilegiado por ao menos, ter conhecido uma pequena parte, mesmo que não tendo mais que 5 ou 6 anos na época..

Pedro
Pedro
11 anos atrás

Como de praxe, a história é massacrada por interesse de poucos de muitos quilates. Nosso país é assim mesmo, um jovem gigante, com grande potencial, mas sem memória, esquecendo facilmente de suas raízes, um passado de brilho e romantismo jogado literalmente no lixo para satisfazer os já abarrotados cofres de quem já nem sabemos mais.

William
William
11 anos atrás

Em Bauru, o estádio do Bauru Atlético Clube (BAC) clube em que o Pelé jogou enquanto morava na cidade, também foi destruído e erguido um supermercado. A memória foi apagada e sobrou um “memorial”, com meia dúzia de fotos do local.