INFERNO ASTRAL

Trecho da coluna Warm Up de hoje:

Quando tudo está ruim, só dá para melhorar, é o que sempre digo. Bem, não me lembro se já disse isso, mas é uma boa hora para dizer. Felipe não tem mais nada a perder na Ferrari. Se continuar do jeito que está, o destino será a não renovação do contrato. Se mudar, será o mesmo. A decisão de trocá-lo por Pérez está tomada e, diga-se, faz todo o sentido.

F1 Grand Prix - Previews" src="https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2012/04/143106434-300x200.jpg" alt="" width="300" height="200" />Massa completa neste ano sua sétima temporada pela equipe de Maranello, à qual está vinculado desde meados de 2001, quando foi indicado a Jean Todt por Ricardo Tedeschi, ex-empresário de Barrichello. Contando, pois, a pré-titularidade (Sauber em 2002, piloto de testes da própria Ferrari em 2003, Sauber de novo em 2004 e 2005), são 11 anos no mesmo lugar. Passando por todas as situações possíveis, boas e ruins, céu e inferno, essas coisas. Mas o desgaste já é evidente. Uma hora cansa, mesmo quando tudo vai bem. Pep Guardiola que o diga. E muitas vezes é esse cansaço que piora as coisas. Pérez é talentoso, começou agora, tem patrocínios fortes, a fila anda.

Gostei desse negócio de “para continuar lendo”… Para continuar lendo, clique aqui. E depois volte para comentar, canalha!

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emerson Marinho
11 anos atrás

Infelizmente o Brasil é página virada para a Fórmula 1, vi tantas vitórias, agora é melancólico assistir o Massa e o sobrinho do titio Senna.

Nilson
Nilson
11 anos atrás

Pois é, muito bom seu texto sobre o fumaça, cara o Massa no atual momento encontra-se no limbo, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, não tem muita coisa o que fazer a não ser copiar o acerto de El fodon e tentar fazer alguma coisa que impressione “alguém” até o final do ano, senão é aquela história: pagar uns dinheiros para correr, ai fudeu!!!

Agora o pior de tudo isso é a perfomace da Ferrari heim!!! perdeu um título em 2008, perdeu outro título em 2010 num estratégia bizonha com Alonso, que aliás carregou o carro nas costas para tentar ser campeão, em 2011 fez um carro meia boca e agora em 2012 mandaram os engenheiros da IVECO desenhar o carro, legal essa equipe, exxxxcelente!!! hehehe

Celso Guzella
Celso Guzella
11 anos atrás

Apoio TODO o comentário.

Jader
Jader
11 anos atrás

Massa casou, teve um filho do qual gosta muito e tal. Notou que a familia é algo mais importante que correr de carro. Agora, correr é a uma opção secundária, ele não mais anda com a faca enre os dentes.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Gomes,
Felipe vem sim de uma família rica.
Eram donos/fundadores da CAIO, maior fabricante de ônibus urbanos do Brasil na época. Inclusive, a concorrência no segmento era bem menor. A Caio faliu no início dos anos 2000 e foi arrendada pelo maior grupo operador de ônibus da capital paulista.

Há quem diga que a ascenção na carreira desviou bastante o foco administrativo e econômico da companhia, embora creia que, na época dependente demais da capital paulista, quebrou pois na má-gestão Celso Pitta a renovação de frota foi quase zero.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
11 anos atrás

É isso aí.

o Massa é melhor que boa parte do grid. Lugar pra ele tem em vários carros.

O detalhe é que, hoje, não há ninguém que possa bater o Alonso. Qualquer um vai levar nabo – maior ou menor, mas vai levar. Por isso, a imprensa italiana exagera. Mas…

João Peterson
João Peterson
11 anos atrás

Para mim existem dois Massas: Um antes da molada do Rubinho e outro, depois da Molada do Rubinho…..

O de antes era um piloto que crescia, tinha vontade de vencer e que não se intimidava.

O de depois é o contrário disso.

Favas contadas. Está fora da Ferrari e faz tempo…. E para piorar cagou no próprio nome dando passagem para o Alonso na Alemanha em 2010. Perdeu o meu respeitio e da maioria dos verdadeiros torcedores…

Hoje é um Rubinho da vida….

Quem vai querer contratar um cara desses para 2013?????

Rocini
Rocini
Reply to  João Peterson
11 anos atrás

Quem precisar de um segundo piloto, que seja subverviente e ao mesmo tempo que nao lave a roupa suja fora do motor home…….

Rocini
Rocini
Reply to  Rocini
11 anos atrás

Perdao…. “subserviente…”

JC Simonassi
JC Simonassi
11 anos atrás

FG,

vc tem razão em tudo que escreveu sobre o Massa … inclusive que é (ou era) um bom piloto e que chegou ali por méritos próprios.

Agora infelizmente aquele fatídico domingo na Alemanha (… alonso is faster …) detonou a relação dele com a torcida e aí neguinho não perdoa. Por mais que ele volte a andar bem nào cola mais … Pra complicar tá tomando pau do espanhol não tem mais auto confiança e a italianada tá louca pra se livrar dele. Assim sendo só resta mesmo juntar os cacos e pensar numa nova estratégia de carreira. Acho que ele teria um ambiente melhor na RBR mas a tempo tenho a impressão de que os energéticos vão puxar o carro em breve … a ver !!!!

Abraço
Simão

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Ou esses jornalistas são burros, ou o Massa deve ser amiguinho deles e pediu para eles não comentarem, mas é evidente que um dos maiores probleams do Massa foi o acidente da Hungria. Nunca mais foi o mesmo.

Samuel Miranda
Samuel Miranda
11 anos atrás

boa coluna, sensata, concordo em gênero e número.

Mas eu perguntaria: piloto desaprende? Lembro-me que nos melhores anos de Felipe (2007 e 2008) ele era um piloto temível em determinados circuitos, como Bahrein, Espanha e Turquia, onde venceu três corridas, salvo engano. Ultimamente, tem sido pálido em todas, nem umazinha pra escapar.

Talvez seja uma consequência do acidente na Hungria, desde então ele jamais foi o mesmo (vinha fazendo um campeonato até decente em 2009, pau a pau com Raikkonen, mesmo com aquela carroça produzida pela Ferrari). Em 2010 e 2011 levou duas surras humilhantes do Alonso, o que, parece, vai ocorrer de novo este ano. Não digo que haja uma sequela física, mas talvez a mente do sujeito mude, sei lá, ele fique mais medroso do que antes.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Grande Gomes,

MASSA

Concordo plenamente em prosa e verso com tua linha de pensamento, e na onda da mesma é relevante citar um proverbio chines que diz.

Não Ha nada tão ruim que não possa ficar pior..

Logo a relação Massa / Ferrari já está no aviso prévio, e claro que adoraria receber apenas as 3 parcelas do seguro desemprego que ele vai receber rsrsr

Ironias a parte, acho que lá para os 45 do segundo tempo, vai rolar um penalti decisivo, e acredito que irá acontecer uma contratação surpreendente..

Ponderações.. Futurologia pura da minha parte.. sim concordo. Mas acho que a Mclaren vai precisar de alguem para substituir Hamilton, e não pode ser um garoto daqueles que vive metendo a faca entre os dentes a cada curva. tem que ser alguem racional que agregue informações e pilote com qualidade, E claro Button e Rubens já fizeram uma equipe vencedora na Brawn e isso conta bonus.

Embasei minha pseudo suposição, porque acho que o Hamilton já deve ter cockpit garantido em alguma equipe boa no ano que vem, isso porque ha algumas semanas ele se recusou a ratificar em publico sua permanência na McLaren no ano que vem, quando em uma saia justa uma reporter de padock o pegou de surpresa comesta questão. E em resposta hamilton olhou para a reporter, deu um sorriso sardonico e nada disse, entrando no motor home da McL na sequencia

Como as cadeiras estão quase garantidas, Mr Webber aposentando.. fico aqui matutando na poltrona como um maluco, os desígnios para o Massa. um cara experiente que trabalha sempre corretamente, não é um Ás, nem tão pouco um genio das pistas, entretanto um eficiente um obreiro da F1, e claro.. também possui um empresário muito esperto, capaz de vender a mãe com juros de 4% ao mês.

Posso estar redondamente enganado, mas a julgar a tranquilidade do rapaz, em meio a este homérico deste tiroteio de humilhantes criticas, pondero>

Aí tem coisa!!!

Minha opinião pessoal claro..

BARRICHELLO

Para os amigos, achei um link para assistir a Indy em Sampa, caso a Band resolva passar a corrida homeopáticamente rsrs

http://livetv.ru/en/eventinfo/116831_indy_grand_prix_sao_paulo/

Fuiiiiiiiii

TheEltonTopTec
TheEltonTopTec
11 anos atrás

Possivelmente, Paulo de Tarso teria dito: Concisão, Clareza, Coerência.

Luiz G
Luiz G
11 anos atrás

Brilhante texto, Flavio.

Ás vezes, penso que a maior derrota de Massa foi em 2007, quando era veterano na equipe e Raikkonen chegou vencendo.
2007 era o ano para ele se provar um verdadeiro vencedor.

Fica a dúvida:
Hamilton chegou na Formula como o novo “golden-boy”.
Conseguiu ser campeão em 2008 por mais “sorte” do que competência.

Será que Hamilton seria tão respeitado na F1 se não tivesse conseguido o título de 2008?
Ou será que seria visto apenas como um “piloto-show”, rápido e explosivo, mas que não consegue a constância necessária para um título?

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Disse Tudo Luiz G. , reitero que aquela final em Interlagos 2008 que o Massa cruzou a linha de chegada campeão virtual, perdendo o campeonato segundos depois quando o Hamilton conseguiu ganhar a quinta posição, naquela ultima volta, decidiu a carreira do Massa.

Quem vencesse aquela corria, Massa ou Hamilton teria.. e teve os louros da gloria em seu curriculum Vitae, para o outro.. sobrou o que sobrou..

Nada..

Simples assim

Juliano C.
Juliano C.
11 anos atrás

Precisava entregar essa coluna na mão do Massa. O pior, é que duvido que as pessoas que o cercam tenham essa lucidez. Devem ficar na orelha dele falando que ele é ótimo, que Deus vai ajudar e tal. “Sou brasileito e não desisto nunca”…

O Felipe tem de aceitar que é carta fora do baralho da Ferrari. Permanecer lá? A chance é a mesma de o FG comprar um Corolla ou tatuar o rosto do Serra na nádega direita.

Ele tem de procurar uma equipe média, com uma proposta realista. Vai ganhar menos e deve aceitar, se for de interesse da nova equipe, contrato de 1 ano. Quer ficar na F1 depois de 2 temporadas fracas, e a caminho do terceiro fiasco? Ah, não leva patrocínio? Vai ter de aceitar o que oferecerem.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
11 anos atrás

Sempre achei também que 2008 não iria se repetir para o Massa. E, a exemplo de Piquet entre outros, depois do acidente ele mudou. Não pilota mais com a “gana” do passado. Isto é visível. Mas o que a pachecada mais lamenta, e a culpa é da CBA, é que não preparamos mais pilotos para monopostos. O que o automobilismo brasileiro tem hoje, é o que era as competições de autorama na década de 70. Um mesmo chassi e motor com bolhas diferentes. Ora corria-se de Lola, outra de Ferrari, Porsche e por aí vai. Paciência…

Max Mosley
Max Mosley
11 anos atrás

Não li e não gostei.

Felipe Massa é um dos piores pilotos brasileiros a participar da F1. Sua diferença em relação aos outros é que dirige para a ferralha e, sendo assim, pôde disputar vitórias e, circunstancialmente, um campeonato mundial. Sua maior característica como piloto é ser submisso. E piloto submisso só interessa a uma única equipe: a própria ferralha.

Se fizermos um comparativo com todos os pilotos do grid, Massa não integra a primeira metade dos melhores. Quiçá se coloca bem no segundo grupo. E todos os chefes de equipe sabem disso. De agora em diante, não bastará ser empresariado pelo filho do presidente da FIA. Eu duvido que ele consiga vaga em outra equipe em 2013. A sua melhor possibilidade é justamente a Sauber, mas só porque Peter Sauber é outro capacho da ferralha e pode, eventualmente, oferecer um prêmio de consolação a quem tanto se anulou pelo bem da equipe (e do piloto # 1). Peter Sauber sabe muito bem o quão irregular ele é. Para quem não lembra, ele foi rebaixado na sua equipe após uma temporada de estréia desastrosa quando só fez destruir carros e atrapalhar os outros no terceiro pelotão.

No mais, ele me lembra muito o Michele Alboreto. Um piloto querido pelo seus pares e pela imprensa por sua personalidade dócil, mas que na pista era um zero à esquerda que não tirava o sono de ninguém. Pelo bem da F1, que ele vá entregar macarrão em Botucatu.

ags
ags
11 anos atrás

FG..Bons diasssssss,,O cara chamdo Amassa Barro.. tem tod direito de ficar calado..diante da midia..sabem pq?È lento..zonzo.. lingua plesa..e fala sem noção as coisas relacionadas com tempo..se é ou não mais lento que Alonso…O Pigmeu da Cantareira..tá enterrado mas ainda respira..rsssssssssss

yuk
yuk
Reply to  ags
11 anos atrás

Pegou pesado hein amigo!!! O que tem a ver o cara de língua presa,pígmeu etc e pilotar. Comente somente o piloto, se é capaz de faze-lo. Tenha respeito pelo piloto que foi vice campeão. Ele não é o top five… mas é igual a muitos outros que passaram pela F1 e não foram campeões e são respeitados em seu respectivos países. Não sou fã do Felipe… mas o respeito. Esse é o mal do brasileiro… sempre menosprezar os seus representantes. E você ????

Enko
Enko
Reply to  yuk
11 anos atrás

ags, naão aprende mesmo.

ags
ags
Reply to  yuk
11 anos atrás

YUkly.rsssssssssssssssssss;;

Do Pandeiro
Do Pandeiro
11 anos atrás

Ah, FG, o que eu não pagaria para ver o Gavião falando isso. Mas ele é muito arrogante para tanto e seguirá falando para a pachecada que a Ferrari sacaneia o Massa, sempre lembrando Cingapura em 2008, que o Massa deu o título para o Kimi em 2007, etc, etc, etc. Aliás, falando nisso, quando você diz “impossível não compará-lo com o Kimi”, ouso dizer que o finlandês deu uma lição para todos nós, ao recomeçar na F1, com alegria, com vontade, com aquela pose de “c… e andando” para tudo. Pessoas assim são mais felizes que as outras…

Jonatas
Jonatas
11 anos atrás

Morde, assopra e morde de novo. Enquanto tem uma turma que foge da realidade, tem outra que se afunda em excesso de “realismo”.
Felipe Massa deveria ter pulado do barco Ferrari no exato momento em que Fernando Alonso foi contratado. Essa contratação veio para tentar tapar um enorme buraco cada vez mais patente: o amadorismo exacerbado da equipe vermelha que a fez perder um campeonato que poderia ter sido facilmente vencido.
A falta de habilidade da scuderia é muito grave, desde a saída de Ross Brawn e Jean Todd. Conseguiu o campeonato de 2007 graças à briga interna na principal concorrente, perdeu o campeonato de 2008 bisonhamente em erros grotescos da equipe, em pequenas barbeiragens de Felipe e na falta de dignidade de Piquezinho, Briatore e Alonsito das Astúrias. E mesmo já com este vestindo vermelho, vários erros também o cercam nos seu penoso caminho em busca do tri.
Mas é claro que Massa jamais ganhará um título na Ferrari. Teve sua chance e essa já se perdeu. Massa não tem o perfil do grande campeão: é educadinho demais, polido demais, acomodado demais em sua missão de segundo piloto, incapaz de jogar o companheiro para fora da pista ainda que este o tenha feito numa entrada de box. Ah, se Senna e Piquet fossem assim, jamais teriam três títulos cada um…
Alonso sim, esse tem o perfil de vencedor na F1: passa por cima de tudo e todos. É por isso que é o melhor piloto da atualidade. Não é por simples coincidência que seu nome está envolvido nos dois piores episódios da história recente da F1: o caso da espionagem da McLaren e a batida forjada de Nelsinho Piquet, sem falar de outros dramas menores. É de um piloto desses que o Brasil precisa. Não faz mal que jogue sujo, desde que vença.
Massa deveria ter saído porque ele é muito melhor que a equipe que defende, pelo menos era até aceitar o papel que a Ferrari o relega. Tal como fez com Rubens, os vermelhos farão com Massa: sairá em baixa e como “culpado” de não ter peitado na pista o primeiro piloto. Por isso deveria ele ter chutado essa bosta que se acha o máximo, sem ser.
Quem sabe ele ainda tenha tempo de redimir-se? Quem sabe tenha coragem de jogar o mestre pra fora, de não obedecer à ordem no rádio?
Para quem está na situação de “se continuar do jeito que está, o destino será a não renovação do contrato e, se mudar, será o mesmo”, talvez seja a melhor coisa a fazer.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Jonatas
11 anos atrás

.
Perder um campeonato por causa da “falta de dignidade de Piquezinho, Briatore e Alonsito das Astúrias”?
.
Aaaah, acho que entendi. O cara (Fernando Alonso) pode ser o maior crápula do mundo, do tipo “que seu nome está envolvido nos dois piores episódios da história recente da F1: o caso da espionagem da McLaren e a batida forjada de Nelsinho Piquet”.
.
Ahh, mas se ele for brasileiro…
.
“É de um piloto desses que o Brasil precisa. Não faz mal que jogue sujo, desde que vença.”
.
Reclamamos da ganância dos pilotos que não tem brios por causa do dinheiro. Estão lá para ficarem milionários.
.
Mas tudo bem. Para eles, não faz mal deixar companheiros de equipe ultrapassar e ganhar o título para renovar o contrato na Fórmula-1, assim como para nós não faz mal, em nossas profissões, ajudar a realizar as falcatruas fiscais da empresa que os diretores exigem para não perder o emprego, desde que não percamos nosso gordo salário…
.
(PS: Não é por estar na 2a. pessoa do plural que todos fazemos isso, eu não faço, muitos aqui não, mas acredito que todos conseguiram interpretar o contexto, o “espírito da coisa”…).

Jonatas
Jonatas
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Espero que tenha entendido que grande parte do meu post foi irônico.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Jonatas
11 anos atrás

Desculpe-me.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Li o comentário na coluna Warm Up e não dá para discordar de que não depende dele a permanência na Ferrari.
Depende dele a vontade de prosseguir na F-1, e na Sauber, o que estaria de ótimo tamanho, pois sua fase já passou, e as equipes também precisam de ‘budget’, alguém que leve patrocínio. Peter Sauber não deixou o Ligeirinho arriscar-se com Alonso porque sabe a importância da fatia do bolo para cada equipe no final da temporada no campeonato de equipes.
.
Só discordo de uma coisa: a de que Felipe não veio de uma família abastada.
O Papa Massa era simplesmente dono da maior industria de carrocerias para ônibus da América Latina, não sei em que investe, mas se isso não for “família abastada”, terei de rever meus conceitos…

Guilherme Machado
Guilherme Machado
11 anos atrás

A substituição de Felipe é iminente.
Esse ano seria bom Felipe mostrar do que é capaz, não para a Ferrari, mas para ele mesmo.
Uma mudança de ares lhe cairia bem, um novo time. Mas a pergunta é, ir para onde?
Mclaren, Mercedes e Lotus pelo andar da carruagem não mudarão de pilotos.
Alias, acredito que a Mclaren se enquadraria bem para um recomeço de Felipe, mas já esta satisfeita com os pilotos que tem.
Talvez se Webber se aposentar, também seria um boa oportunidade na RedBull.
Ou a Sauber se fechar o ano como vai indo, pode ser um bom lugar em 2013.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Guilherme Machado
11 anos atrás

Sauber é a melhor opção.
As outras são as Catherham da vida…

Zé Taubaté
Zé Taubaté
11 anos atrás

Massa, na boa, vai embora. Larga tudo, cara. Vc já tá rico, já tem fama, e poderá usufruir isso tudo até o fim da sua vida e da dos seus netos… Larga o osso, bambi. Vc é ruim de doer, tal e qual Rubens, o Lento. Não tem diferença alguma, fora o fato de ser um pouco mais rápido na média. É tão trapalhão, lambão, cagão e bundão quanto. Nào dá pra torcer pra um BUNDA MOLE assim. Brasileiro se acostumou com Emerson, Piquet e Senna. Qualquer coisa abaixo disso passa a ser difícil de aceitar. E vc, Massa, assim como o Pé-de-Chinello, é MUUUUITO abaixo disso. Vai dormir, vai passear, fomentar o automobilismo brasileiro, sei-lá! Vá pra PQP, mas para de correr, bicho, porque vc até que mais ou menos gente boa e andando de F1 pode facilmente se machucar gravemente. Vai embora, MASSA, vaza!

José Leão
Reply to  Zé Taubaté
11 anos atrás

Meu Deus…….

cara….. você sabe pelo menos andar de bicicleta?

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  José Leão
11 anos atrás

Ou Skate??

Enko
Enko
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

pela idade mental dos comentários do cara, só de andador e sob a supervisão da babá
e olhe lá

Anjo Gabriel
Anjo Gabriel
11 anos atrás

Espera até o final da temporada, que eu vou levar ele para Indy. Ali sim, ele será muito feliz, junto com Barrichello, e lembrado para sempre como um ex-piloto de F1.

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
11 anos atrás

O cara tá precisando de uma terapia. Ninguém desaprende a guiar, quase foi campeão, por algumas curvas! E me pergunto: continuar deste jeito, com o mundo caindo em sua cabeça, para quê?

J. Malfatti
J. Malfatti
11 anos atrás

O negócio agora é chutar o balde, talvez não tendo nada a perder o guri comece a surpreender. Isso me lembrou de uma palestra do Ingo Hoffmann, onde ele contou que o ano em que ele andou melhor na vida, foi justo o que estava sem patrocínio certo nem muita perspectiva. Não é possível que esse Felipe seja tão sangue frio assim, deve bater uma raiva danada, e muitos se superam movidos por ela. Só não pode ficar choramingando pelos cantos feito uma Barrichella.

NRSA
NRSA
11 anos atrás

Pra mim, vai rolar uma troca, e o Massa volta pra Sauber. Pra ele vai ser um bom negócio, a Ferrari é uma péssima equipe, a impressão que tenho é que a liderança é fraca e a equipe é um poço de vaidade e arrogancia, ou seja, o vigarista do alonso está em casa. E não me digam que um piloto que já esteve envolvido em espionagem até chantaageando o dono da equipe, depois na fraude da Renault, que lulisticamente disse que não sabia de nada, vai defender daquele jeito o companheiro de equipe, pra mim tão fritando o Massa. E pra ele sair desse ambiente é o melhor.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Bom, sem querer fuder né… em 2009 eu vi o seguinte, o destino tirou os grandes pilotos da disputa pelo título: Alonso, Kimi, Hamilton e Massa que estava em grande fase.

Aí os Deuses(ou seriam os maias?) do automobilismo disparou:

“Quem quer ser campeão pega o caneco aí”

Button esticou o braço e pegou o título, Rubinho quando ouviu respondeu:

“hã”

Enko
Enko
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

comotário,, comentário de oltário que pensa saber tudo, mas….

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Enko
11 anos atrás

Galileu voltou? Ou Galileo…

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Eu concordo com o texto. Só queria saber a fonte que confirma o Perez na Ferrari. Não sei não, o próprio Alonso com o que declarou esses dias “dá a impressão” de que queira que continue tudo como está. E sendo ele quem realmente dá as cartas na Ferrari…

Carlos Mateus
Carlos Mateus
11 anos atrás

Você me fez pensar um bocado e no final das contas concordar contigo. Massa terá que encontrar a “Brawn” dele em 2013.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
11 anos atrás

Continuando o comentário anteror, o Alonso tentou ferrar com a McLaren, pois foi ele quem enviou o tal do e-mail por onde a merda começou a feder. Voltou para a Renault decidido não passar mais por isso, pois até então o Nelsinho Piquet era uma incognita e havia a expectativa da Renault fazer um carro de ponta, daí o asturiano chiliquento colocou suas exigências para seu amigo Briatore. Aí teve aquela corrida da batida, que ele tadinho disse não saber de nada. Quando ele acertou com a Ferrari, em 2009, mesmo o carro não sendo bom, não sei se vc’s lembram, mas nos teste de início de ano, o Massa estava colocando tempo nele. O Massa chegou a liderar o campeonato de 2009 acho que na 3ª ou 4ª corrida. Ele internamente deu outro ataque de pelanca e exigiu da Ferrari que se cumprisse o que fora estipulado no contrato, que era exclusividade de equipamento. Isso ficou claro na corrida do ano passado, quando ele viu que não ia conseguir passar o Massa e deu outro chilique via rádio. Ele pode até ser melhor do que o Massa, mas não é tão melhor assim não. O Massa está sendo prejudicado ativamente dentro da equipe.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
11 anos atrás

Esse caso do Massa é difícil de digerir. Embora eu não goste dele como piloto, tenho que reconhecer que é rápido. O que está acontecendo, me perdoem mas é verdade, é que ele não tem o mesmo equipamento que o Alonso. E não estou falando isso porque ele é brasileiro, longe de mim, nunca fui por esses caminhos. Mas a resposta, gente, é muito simples, Alonso é um grande piloto, mas tambem é um grande mau carater, não que os outros sejam bonzinhos, mas que ele exige que a Ferrari dê um equipamento inferior ao seu companheiro é fato, e para a Ferrari isso de certo modo é bom. A Ferrari não quer dois pilotos de ponta. A imprensa italiana só fala merda. Alonso não quer passar novamente pelo que passou pela McLaren, quando esta deu carros iguais para Hamilton e ele. O espanhol escrotinho deu chilique, pois caiu do cavalo quando tomou tempo do Hamilton. Tentou dentro da equipe para que dessem um jeitinho no carro do inglês. Isso não foi boato, aconteceu. Como não arrumou nada, deu uma de x9 acendendo o pavio no escandalo de espionagem quando viu que os benefícos da falcatrua era para a equipe e não apara ele

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Fernando Monteiro
11 anos atrás

A Ferrari não quer dois pilotos de ponta, porém, o equipamento é igual.
A Ferrari não tem nenhum interesse em um dos pilotos sem pontuar. O maior interesse é que o Alonso vença e o Felipe chegue imediatamente atrás, portanto é infundado o argumento de equipamento diferente.
Acho que o Massa sofre de dois problemas: 1- é bunda mole e não manda a equipe as favas pelo rádio. 2- o estilo de pilotagem dele não serve para os pneus da Pirelli, assim como o Schumacher. Nesse caso se dão bem os pilotos mais regulares como o Button, Raikkonen, Rosberg, pilotos mais delicados nas entradas de curva.
Agora o Felipe deveria por a faca nos dentes e fazer como o Piquet fez na Williams. Sabota na rgulagem dos carros, muda para a certa na última hora, desobedece ordens de equipe e não exitar em ultrapassar o Alonso em todas as oportunidades possíveis. Assim ele chamará a atenção para uma equipe média para o ano que vem.

retka
retka
11 anos atrás

o massa e um mediano piloto, ate o rubinho e melhor que ele! tem que sair e dar o lugar pra outro. se quiseren estou a disposiçao me da 10 conto por mes e uma ferrari de presente mais uma daquelas gostosas que seguran guarda chuva ta loco de bão!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  retka
11 anos atrás

Tá louco hein? 10 contos? Não aguento as frescuras da F-1 por 10 contos nem a pau.
Mas também tô na fila da vaga! 50 contos + uma Ferrari de presente, nem precisa da gostosa do guarda chuva, ela daria muito gasto e dor de cabeça, fico com a minha mesmo.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

“Insistir é um erro e um desperdício de energia. Felipe tem de ter claro na sua cabeça que a meta, agora, é mostrar para a F1 que ainda tem lugar em algum carro”

Quem vai ter CLARO na cabeça é Perez, que vai levar o patrocínio na telefônica mexicana para Maranello.
Alonsita que se cuide, pois a decadente economia da Espanha, com seu decadente banco “dos juntos”, não vai fazer frente à pujança da Claro e seu dono bilionário.

Em breve a Rossa vai ser movida a tequilla…

E de quebra a Ferrari vai abrir um mercado novo no México.

E até vermelho o logo da Claro é…

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Quem vê pensa que a Ferrari está na F-1 para abrir mercado.
Quem compra Ferrari, compra pq pode e não pq tem a equipe na F-1.
Até porque na época em que a Ferrari ficou 20 anos na fila de títulos, os carros de rua Ferrari vendiam muito bem.

Dú
11 anos atrás

Lápis e papel na mão. E onde Massa iria guiar em 2013. São folhas jogadas no lixo e nenhuma conclusão.

Fabricyo
Fabricyo
11 anos atrás

Simples… o canguru cansado sai da Red Bull e entra Massa… se bem que esse ano ele não tem se mostrado tãããoooo cansado assim!
Massa não continua na Ferrari mais na F1 sim.
A Ferrari não tem conseguido desenvolver um carro descente, então precisa de pilotos que “tire leite de pedra” e Massa não é um desses. Perez e El Fodon são.

kursch
11 anos atrás

Podia por comentários no Grande Prêmio também, né? Aproveite e bota aqueles comentários que aceitam contas do facebook (sem precisar se cadastrar e nada).

André Almeida
André Almeida
11 anos atrás

Flávio, de que adianta comentar, se você não comenta o que eu comento?

André Almeida
André Almeida
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Comento sim, oras. Tu não manda em mim.

(Eu estou brincando, caro FG. Não tenho melindres).

Aliás, viu que saiu o race edit do Bahrein?

Temos aos 01:38 um “Kimi is faster than you” bem interessante, mas sem tanto drama quanto fizeram no bom moço, Massa.

(trocadilho horroroso).

ags
ags
Reply to  André Almeida
11 anos atrás

Andre,, calado vce é errado..cala teeeeeeeeeeeeee

André Almeida
André Almeida
Reply to  ags
11 anos atrás

Não seja assim, tão agressivo….

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  André Almeida
11 anos atrás

Mas, se pensar por este prisma.. È muito mais perigoso quando o piloto que está a frente escuta, “Kimi is faster than you”, isto porque sabe se lá se o “cabra” passou no teste do bafometro antes da largada..

Dangerous maneuver rsrs.

André Machado
André Machado
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Sacaneou…

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

O blogueiro tem tmb que fazer “um carinho” no leitor,,,rs,,,,,,,Nem que seja para mandar o “canalha” ir para ou tomar no…rs……..Qto ao Massa já está indo para no fim do ano,,,A invasão cucaracha está enorme em todos os segmentos do automobilismo (os que verdadeiramente importam)

Zé Taubaté
Zé Taubaté
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

HAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHA… Já pensou, Flavinho, fazer um comentariozinho pra cada comentário que postarem aqui? Putz.

Enko
Enko
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

realmente, nada a comentar.

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  André Almeida
11 anos atrás

O comentário de quem disse que o Flávio não comenta os comentários foi comentado.

Zé Taubaté
Zé Taubaté
Reply to  Fernando Melo
11 anos atrás

Ao comentar o comentário que foi comentado vc comentou o que queriam que comentassem, mas que comentaram que não iriam comentar… é mais ou menos isso, confere? kkkkkkkkkk

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  Zé Taubaté
11 anos atrás

Isso!