JÁ QUE É NA CHINA…

SÃO PAULO (moderno demais) – Já tinham me mandado isso, mas aproveitemos o fim de semana chinês para mostrar, afinal. Ói o trem que não para na estação, que genial. É projeto, ainda. E genial numas, também. Esse treco economiza tempo e energia e tal, em termos de engenharia é um espetáculo. Mas precisam mesmo acabar com o ritual de um trem parar na estação, abrir suas portas, o apito soar? Ainda bem que se isso um dia existir, nunca vai chegar aqui, nem na Europa, onde não tem espaço para essas coisas. Mas vale pela curiosidade.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André
André
12 anos atrás

Século XVIII na Inglaterra havia o 1º metrô(evolução no sistema ferroviário) resposta ao caos urbano..
Sensacional! Os Chineses estão mostrando ao mundo que há soluções ao caos urbano.
Abs
André

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Na teoria é interessante, mas se o trem andar numa velocidade de por exemplo, 72 km/h (20 metros por segundo, o que não é muito) e se os passageiros subirem/descerem em apenas 20 segundos, por exemplo, a estação teria que se deslocar pelo menos 1 km (300 m para acelerar até a velocidade que o trem anda, 400 m para os passageiros subirem/descerem e mais 300 m para desacelerar). Fora que a estação teria que “voltar” a sua posição original e ainda parar em certos pontos para os passageiros irem descendo, conforme suas conveniências. Como tudo tem que ser observado na base do custo/benefício, os custos de desapropriação, consumo de energia, projetos, testes, segurança, etc. tornariam inviável um projeto desse tipo.

Zalex
Zalex
12 anos atrás

Se bobear já dá pra aplicar isso lá no Rio, nos trens da Central… neguinho já vem pendurado mesmo, é só pular na estação. Pra subir vai ser mais difícil um pouquinho.

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

Isso aí é uma solução para trens urbanos. Se fosse um trem-bala que percorre 100 metros a cada segundo, o pessoal ia acabar desembarcando vinte quilômetros alem do destino.

marcosa
marcosa
12 anos atrás

Nossa hein…qto comentario repulsivo tem aqui. Gente que vive na idade da pedra, ou nunca pegou uma conduçao ou transporte publico. A propósito, o Talav da FEI foi um projeto de trem urbano sobre trilhos suspensos, tipo o que vai ser construido em SP, mas projetado para a decada de 70. Em nada tem a ver com este projeto chines, que para alguns ignorantes, visa nao apenas agilidade, mas economia de energia, já que nao existe tamanho esforço para a retomada de aceleraçao. O trem bala SP-RIO está parado, justamente por isto. A diferença de nível entre a cidade do RIO em direçao à SP é de tal proporçao a inviabilizar qualquer parada antes do ponto final, devido a energia necessaria para a reaceleraçao em aclive. Esta solucao chinesa é uma bela saída a ser estudada e nao repudiada como alguns estao fazendo.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Ah, isso não dá certo, porque se tivesse módulos suficientes para todos desembarcarem/ embarcarem, o tal módulo seria maior que o trem. Por isso, é comum ,na aequitetura, dizer que, o papel aceita tudo…

Marcio Vieira
Marcio Vieira
12 anos atrás

acho que o passageiro que está na engenhoca de cima pode levar um tranco, pois está estagnado e de repente se encaixa num negócio que não parte do zero.

No mais, acho sensacional!

Marcos
Marcos
12 anos atrás

Na FEI lá de São Bernardo do Campo, tinha um projeto semelhante, não sei era para o TALAV ou um outro projeto, quem estudou lá com certeza deve conhecer essa história e pode dar mais detalhes.

André
André
12 anos atrás

Ótimo projeto. Acho que vocês estão ficando gagás demais com essa repulsa a modernidade.

Renato Gomes
Renato Gomes
12 anos atrás

Eu concordo com o Pedro quando ele diz que o mundo esta chato , mas veja so uma coisa , quando voce chega na estacao , voce pode comer , beber seu cafe e fazer outras coisas , mas analise so as vantagens , pego um metro na estacao Sao Bento , desco numa estacao pego um trem Bala e em apenas uma hora e meia estou no Rio De Janeiro , mais rapido do que ir ao aeroporto fazer o embarque voar ., pegar mala e sair em direcao ao centro , esta e a grande vantagem , e normalmente nestes trens existem um servico de bordo que e pago e com muitas opcoes , isso sem contar que o risco de acidente e menor , so um detalhe o trem do video em minhas andancas pela China eu nao conheci , deve ser apenas um estudo.

adonis
adonis
12 anos atrás

Esse mundo tá ficando moderno demais…

Pedro
Pedro
12 anos atrás

Será que temos tanta pressa assim, para não podermos mais parar numa estação, tomar um café, ler um jornal? E essa pressa toda é para chegar aonde? Em lugar nenhum. O mundo tá muito chato…

Renato Gomes
Renato Gomes
12 anos atrás

Flavio , eu viajei pela China em dois tipos de trem , um seria o trem bala ele chega a 307 km por hore , o outro o trem comum chega a 205 km por hora , ambos tem depois de uns 15 minutos de sair o velocimetro que vai te mostrando a quanto voce esta , mas deixa te dizer em nenhum deles tem apito pra subir ou descer , funciona da seguinte maneira , faltando uns 5 minutos pro trem chegar voce se dirige a uma catraca e embarca pra plataforma , ai voce espera o trem chegar e neste momento voce embarca , quando chega na sua estacao aparece no seu visor e neste instante voce tem no maximo 5 minutos pra sair e passar novamente pela catraca , ja que o seu bilhete voce tem que guardar ate o desembarque , ai novamente se coloca na catraca e ai libera a passagem , portanto em nenhum momento temos apito . Obs: isto aconteceu em 5 trajetos que eu fiz em marco nos mesmos , pode haver outras linhas qaue tenham apitos , mas na que eu usei nao escutei , um forte abraco.

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

Aqui o trem nem anda…

Danilo Cândido
Danilo Cândido
12 anos atrás

Para que facilitar se dá para complicar, não é mesmo ? Pqp, com todo respeito aos engenheiros, que projeto besta e inútil…e como se fizessem ruas com esteiras, com os carros não precisando mais de motor, rodas, pneus…
Creio haver muito mais coisas urgentes necessitando de soluções práticas. E não é o caso.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Danilo Cândido
12 anos atrás

O módulo é apenas de acesso ao embarque e desembraque. As pessoas viajam nos vagões e não nos módulos. O problema sria vc ter que atravessar o trem até o vagão de acesso. Ao que parece as pessoas embarcam por um vagão de trás e desmbarcam em um na frente.
Deve dar um tranco fenomenal para o embarque.
Isso tudo se sair do papel, claro.

Peter Losch
Peter Losch
12 anos atrás

Sei lá… Achei meio perigoso. E se alguma traquitana não funcionar?

Tulio Manera
Tulio Manera
Reply to  Peter Losch
12 anos atrás

Imagina então que loucura seria viajar em um objeto que decolasse do chão, voasse até o destino e, ainda por cima, tivesse que aterrizar…

Eduardo
Eduardo
Reply to  Tulio Manera
12 anos atrás

Hahahahaha sensacional o comentário! Que tecnologia sensacional essa… show de bola.