NAS ASAS

E esse túnel de vento aqui? Era pouco desenvolvida a indústria aeronáutica alemã na Segunda Guerra? Quem me mandou, há meses, foi o Saloma. 

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
PROLETARIO
PROLETARIO
11 anos atrás

Em suma, toda a merda na primeira e segunda guerra, foram provocadas devido a relações
capitalistas !!!

Danilo A.
Danilo A.
11 anos atrás

Tecnologia e ciência a serviço do estropiamento de milhões de homens, mulheres e crianças.

Não é bonito, não.

Zé Taubaté
Zé Taubaté
11 anos atrás

Cretinices ideológicas momentâneas e circunstanciais à parte, só temos a reconhecer: alemão é foda pra caraio. PQP. BMW, Audi, Mercedes, Porsche… Fora o resto.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Quem nunca viu um “Emil” ao vivo pode ir no Museu da TAM em São Carlos… e parar do lado do Avião e encher os olhos de lagrimas ao ver um dos icones da Aviação de Caça de todos os tempos.

Os Alemães (não entro no mérito da Politica e das idiotices que fizeram) são um povo impar… vi um documentário Ingles onde eles relatam que mesmo hoje em dia é muito dificil fazer um motor como esse Mercedes que o ME 109 usa mesmo nos tempos atuais… mesmo no terço final da II Guerra Mundial (quando chovia bomba na Alemanha) a qualidade dos motores alemães era espantosa.

Segue o jogo… de toda a tristeza que aconteceu na II Guerra Mundial pelo menos sobrou um legado tecnologico que pode ser utilizado para o bem da humanidade (para o mal também… mas isso não vem ao caso).

Adoro o ME 109… foi o primeiro Modelo da REVELL que montei sozinho.

Não contem para ninguém… ele esta hoje aqui em casa… já resitiu a dois filhos e alguns sobrinhos.

Abraços

Imperador

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
11 anos atrás

Um dos melhores que você já postou Flávio. Pra quem gosta de ler, temos aqui uma aula completa de história com teses e antíteses. Enfim, parabéns pelo post!

Carlone Papa
Carlone Papa
11 anos atrás

A maravilhosa engenharia alemã estava anos-luz à frente do resto do mundo. Todos copiavam ou corriam atrás do prejuízo. Novos inventos surgiam a cada round da guerra.
O grande mal, (ou neste caso MAU) foi a nação ter seguido cegamente um louco, doente. O contexto pré-guerra também ajudou. E deu no que deu. Pela segunda vez a alemanha perdia uma grande guerra mundial, e se humilhava perante o mundo.
Apesar dos pesares, temos muito o que aprender com os alemães.

Peter Losch
Peter Losch
11 anos atrás

Não conheço a história da 1a e 2a guerras mundiais, muito menos do nazismo. Confesso minha completa ignorância ao assunto. Porém, certos ou errados, estes comentários estão ótimos e foi possível ler todos eles. Porque não é assim sempre?

claude bes
claude bes
11 anos atrás

IMAGINA UM DESTES PASTORES MANDAR NO PAIS, VCS TEM TUDO P/ TER MILHÕES DE CEGOS SEGUINDO SUAS ORDEMS …..

NATTAN
NATTAN
Reply to  claude bes
8 anos atrás

Não discordo que alguns pastores são lixo, isso mesmo. Lixo. Enganam e se aproveitam da boa fé do povo, mas o povo que está lá vai por que quer e dão dizimo por que querem, eles não são obrigados.
E agora me diga. E você não se sente enganado com os governantes em que votou(ou não votou) que metem a mão no teu bolso e de todos nós sem nem perguntar se queremos ou não, e não me refiro só a roblheira ilicita mas também a robalheira “licita” (impostos), é com isso que você deveria estar procupado por que isso atinge você esua familia, o pastor inescrupuloso não te faz mal nenhum, somente ao povo que está lá.
Então antes de falar mér………. pense antes, e ao ivés de ficar alucinado e perder tempo vendo futebol, novéla e bbb’s que é o que realmente torna o povo cego e sem a capacidade de pensar, estude um pouco mais, aprimore-se, creça e deixe de falar mérd………..
Nem todos os pastores são inescrupulosos, nem todas as denominações evangélicas são corrompidas, e se voê conhecesse a verdadeira mensagem do evangélho de CRISTO, seberia que é a solução para todos os problemas da humanidade.

Quanto ao post gostei da foto, afinal sou apaixonado por aviação e me interesso por sua história bem como a história politica paralela. Tenho grande fascinio pela engenharia alemã do periodo da segunda guerra, tanto que comprei um fusca só para ter um pedaço da técnologia da época.

claude bes
claude bes
11 anos atrás

quando acabou a 2a guerra o s engenheiros alguns vieram contratados e criaram o que e hoje a EMBRAER.

Roberto Boszczovski
Roberto Boszczovski
11 anos atrás

É exemplar? Roubando dos judeus, polonenses, austríacos e o que mais viesse pela frente……. , sendo ajudado pelos financiadores suíssos……..
Tecnologia qualquer povo consegue utilizando a estupidez….
Qualquer coisa feito pelo povo alemão, neste período, deve ser ignorado, esquecido.
Pelo jeito, alguns comentaristas também concordam com o hiter (minúsculo mesmo), e
pensam ainda que o povo da raça ariana é superior, mais….

Franco
Franco
Reply to  Roberto Boszczovski
11 anos atrás

Não entendí o seu raciocínio, o que a tecnologia tem haver com estupidez, eu acredito que um estúpido pode usar tecnologia mas não criar tecnologia.

Minoru
Minoru
Reply to  Roberto Boszczovski
11 anos atrás

Na minha opinião, nada deste período deve ser ignorado ou esquecido como você quer; isso é coisa para os fracos de espírito.
Na verdade, deve-se aprender com os erros do passado e tentar não cometê-los no futuro, saber separar o joio do trigo.
Um exemplo que eu considero muito cruel é que os únicos estudos práticos sobre a hipotermia em humanos foram feitos por eles em prisioneiros dos campos de concentração. Isso foi e sempre será um crime contra a Humanidade da forma que foi feito mas seria errado também, como você afirma, jogar fora todo o conhecimento obtido sobre isso e que é usado para salvar vidas nos dias de hoje. E isso vale para tantas outras tecnologias que são usadas hoje em dia como os foguetes, os aviões a jato, borrachas e lubrificantes sintéticos e por aí vai!

“The tragedy of war is that it uses man’s best to do man’s worst. – Henry Fosdick”

Thomas
Thomas
Reply to  Roberto Boszczovski
11 anos atrás

Olá Roberto,
Quer povo mais racista que o seu?
Vai lá um filho judeu querer casar com uma católica…
Muito desta ganânia foi o que impulsionou o ódio ao povo judeu por parte dos alemães.
Obviamente os alemaes extrapolaram em muito na Solução Final.
Um território pelestino ocupado é puro nazismo;
Thomas

Franco
Franco
Reply to  Thomas
11 anos atrás

E não esqueçamos que a tecnologia alemã teve participação de fisicos judeus, italanos, espanhois, ou alguem não sabe que a Alemanha foi refugio de muitos perseguidos pela inquisição e mais tarde pelos famigerados seguidores de Pombal, os Jesuitas foram os principais, educadores da Alemanha, pra lá levaram todo o conhecimento.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Thomas
11 anos atrás

Não precisa nem falar mais nada!

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Eu acho a história do povo alemão fascinante!!!

E a minha mãe gosta muito do Schumacher!!!

E ela gostou do Ângelo(17:43)

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Gomes, a indústria aeronáutica alemã era avançada e tal, mas tomaram um baita PAU dos Spitfires. Sempre que falo desse assunto lembro do fantástico clip (ainda se fala “clip”?) da maravilhosa Aces High:
http://youtu.be/pEcpwSenouQ
Na letra há até a menção aos ME-109s…
A banda escreveu outras músicas sobre aviação (como a “Tailgunner”), e não é para menos, afinal, dois dos atuais seis integrantes são pilotos (o Nicko e o Bruce, que aliás é piloto de avião comercial)

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Aos ME-109s e aos Spitfires também.

Klebber Formiga
Klebber Formiga
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Baita Pau não proporção de 5/1. Quando os Spitfires foram lançados tinha uma piada na Luftwaffe, que eram velozes mas não mordiam. O que não é muito verdade. Em termos de armamento, os 109 tinha um baita canhão no que saia no meio da hélice que era coisa de doido.

Porem em termos gerais a melhor máquina da WWII foi o Me 262, não foi o 1º jato mas foi o melhor do período. Ele tinha somente 2 canhões 30mm, já possui as asas um pouco inclinadas para tras. Os ingleses penaram com o seu jato Meteor, que era uma bomba em termos de estabilidade.

Mas no final não adiantoud e nada, faltou gasolina e sem ela avião não voa.

Nelson
Nelson
Reply to  Klebber Formiga
11 anos atrás

NUNCA TANTOS DEVERAM TANTO A TÃO POUCOS.Esta frase é famosa e verdadeira.A RAF deu uma varrida no bufão do Goring!!!

Klebber Formiga
Klebber Formiga
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Eles tinham um problema sério que era a falta de apoio de caças sobre a inglaterra uma vez que os Me 109 dispunham de pouca autonomia de vôo e não podiam dar cobertura aos Ju 88 da vida. Outra vantagem inglesa era poder contar com o radar, pois podiam mandar os caças diretamente sobre os alvos sem perder tempo. Como estavam em território amigo perdiam os aviões mas os pilotos poderiam retornar.

No entanto, não foi uma surra, Os alemães perderam 1800 aviões e os ingleses 1500.

Os Spitfires atacavam os bombardeiros que não tinham escolta. Sob essa ótica o troco também veio. Em 1943, quando ainda tinha gasolina para ao eixo, os EUA e a Inglaterra pararam a campanha de bombardeios pois se continuassem não haveriam mais pilotos e aviões. A chance de se morrer voando em um B-17 era maior que na frente russa.

A situação só mudou após a introdução do Mustang P-51 com tanque extra e a falta de pilotos, aviões e principalmente gasolina de aviação.

Franco
Franco
Reply to  Klebber Formiga
11 anos atrás

mas os alemães tambem tinha radar, aliás até japão tinha radar, o radar foi inventado em 1940

Nilton
Nilton
Reply to  Klebber Formiga
11 anos atrás

Na verdade o IL-2 Sturmovik em uma das versões teve a asa inclinada em 15°, isso lá por 42, quase 1 ano antes do protótipo do ME 262 voar, o que, em nada deprecia o 262.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Daniel
11 anos atrás

A esclarecer, não existe Me109, é um erro cometido pelos historiadosres a partir da fusão da Bayerische Flugzeug Werke com o Willy Messerschmitt. O registro no ministério do ar para os modelos 109 e 110 sempre foi Bf, nunca sendo adotado o Me. Alguns outros como o Me 210 Hornisse e o Me262 Schwalbe tiveram somente o prefixo Me.
Depois os Spitfires eram os melhores caças da RAF, mas não superiores ao Bf109. Na batalha da Inglaterra, ocorre outro erro, a maioria dos caças da RAF eram os Hurricane e não Spitfires.
O Bf109 nunca foi o melhor caça em termos absolutos, porém foi e é o mais respeitado e letal caça já produzido, reltivamente à época de construção.
Os Bf 109 eram tão manobráveis, confiáveis e letais que Israel o escolheu para formar a IAF.
A desvantagem em relação aos Spitfires se refere À falta de peças e combustível para os Bf 109, coisa que demorou mais a acontecer com a RAF. O motor do 109 a pertir da versão E “Emil” e seguido pelas espetaculares G “Gustav” precisavem inclusive de óxido nitroso para o resfriamento do enorme V12 para voarem em condição de combate.
Portanto os Spitfires nunca deram pau nos Bf109, em nenhuma condição. Também não foram superiores aos FW190 que tinham armamento muito bem acertado e um motor BMW R18 fora de série.

Fabrício Jabur
Fabrício Jabur
11 anos atrás

Duas coisas:
1 – Como engenheiro tenho que agradeer em parte às guerras, sem elas a engenharia não teria se desenvolvido como fez, desde as lutas medievais isso é provado, vejam as catapultas, etc…

2 – O Hitler e seu exército, tirando a parte do massacre, não só aos judeus, mas aos ciganos, negros e quem mais não fosse ariano, foram , na minha opinião os melhores estrategistas. Só não dominaram a Rússia, este foi o início do fim, porque o inverno chegou antes e muito mais rigoroso que o esperado, assim o exército alemão sucumbiu ao frio.

uma terceira coisa: Os almães reergueram o país com maestria, mas o povo Japonês… Precisa falar alguma coisa? Os Americanos foram lá e ensianram qualiade para ajudar ao Japão na reconstrução, hoje, no mundo, quem ensina qualidadade?

Breno Peixoto
Breno Peixoto
Reply to  Fabrício Jabur
11 anos atrás

Hitler foi derrotado porque cometeu o mesmo erro que Napoleão Bonaparte: abriu simultaneamente duas frentes de batalha, com a Inglaterra (aliados) e com a Rússia.

Nelson
Nelson
Reply to  Breno Peixoto
11 anos atrás

Ainda bem !!!!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Fabrício Jabur
11 anos atrás

A estratégia foi uma bosta, a Rússia era aliada da Alemanha que financiou a revolução russa em 1916 para tirá-la da 1ª guerra. A alemanha invadindo o território russo quebrou essa aliança e criou um problemão que era marcado pelo frio e pela extensão territorial. Fora isso o Japão nunca lutou na Europa, resumindo-se a enfrentar os EUA na Ásia e a Itália, nem se fala, só tomou cacete desde os primeiros anos da guerra, não sabem lutar. Assim a Alemanha brigou sozinha.
Essa história de eixo é conversa para boi dormir.

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
11 anos atrás

Deve ser por isso que a antiga fábrica da equipe Toyota na F1 era na Alemanha.

gera
gera
11 anos atrás

Impressionante, esse túnel de vento. Criaram um caça que nas mãos de bons pilotos eram
imbatíveis. Os recordes de vitórias aéreas foram obtidos com os Me 109, que sofreu versões
de atualização como os Gustavs que operaram até o final da guerra.

A.B.T.
A.B.T.
11 anos atrás

Para quem quiser entender o periodo de um ponto de vista privilegiado, aconselho a ler o livro de Eduardo Infante Vieira, “Alemanha 1938”.

Ele narra a história da familia do Marechal Géllio Araujo Lima, que em 1938, o periodo da gestação do nazismo, viveu na Alemanha, enviado pelo governo brasileiro, com a missão de comprar armas para nosso exército.

Vejam esta entrevista: http://jovempan.uol.com.br/videos/conheca-a-historia-do-brasileiro-que-foi-morar-na-alemanha-nazista-65230,1,0

Andre Decourt
Reply to  A.B.T.
11 anos atrás

Olhe esse uniforme do soltado brasileiro de guarda http://www.rioquepassou.com.br/2006/10/19/o-rio-espera-da-guerra-inicio-dos-anos-40/ uma mistura dos uniformes francês e alemão. Aliás quase todos os canhos do exército do Brasil na época eram Krupp

LBM
LBM
11 anos atrás

Este com certeza não era o mais impressionante tunel de vento. Ele fizeram um supersônico (SIC) para testar as A4 (conhecidas como V-2). Funcionava fazendo vácuo em uma mina de sal e, no canal de entrada do ar, quando a válvula era aberta, ficava o modelo a ser testado. Em compensação, não tinham equipamentos de registro automático dos dados, que eram todos registrados a mão, por engenheiros olhando para mostradores de instrumentos de medição…

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Melhor que o da Ferrari!

Max Mosley
Max Mosley
11 anos atrás

A Alemanha é, na minha opinião, um país exemplar. Para o bem e para o mal (que felizmente, já é passado). Sem contar a beleza das alemãs, a cerveja e Nurburgring….o paraíso dos pilotos.

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  Max Mosley
11 anos atrás

Deve ser um belo país. Já está na hora de superar este trauma. Todos já perdemos o suficiente e, agora, bola para frente.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
11 anos atrás

A industria bélica alemã visava a qualidade sem se importar com os custos. Por outro lado, a industria americana procurava produzir em quantidade a preços baixos.

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Breno Peixoto
11 anos atrás

Não foi a toa que se não fossem os engenheiros alemães os americanos não teriam chegado a lua tão rápido. E se não fossem os Russos não teríamos uma estação espacial tão avançada.. esta coisa de custo benefício as vezes castra a evolução tecnológica

victor freire
victor freire
Reply to  Breno Peixoto
11 anos atrás

a russa também!

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
11 anos atrás

No caso do Flavio a placa é “O melhor ou Lada”

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  antonio stricagnolo filho
11 anos atrás

Boa

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
11 anos atrás

Já dizia uma placa na recepção da Mercedes Benz “O melhor ou nada” Faz tempo que não vou lá,acho que a placa ainda esta no mesmo lugar.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

É inacreditável como uma pessoa que foi cabo na primeira guerra,nem alemão era,conseguiu em pouco tempo depois de tomar o poder, transformar um pais totalmente acabado e sem destino em uma potencia econômica,esportiva,cultural e infelizmente tambem bélica.Foi um gênio,só que do mal, pois se tivesse ficado na dele sem declarar guerra estaria dominando o mundo hoje.A qualidade dos procutos alemães naquela epoca era admirada e desejada por todo mundo.Foi o maior avanço tecnologico em um curto espaço de tempo pena que a intenção era a mais absurda.

Enko
Enko
Reply to  Nelson
11 anos atrás

por acaso nelson,voce leu main kamph?
não só li como tenho o livro.
o grande problema foi ele ter se deixado dominar pelo bando de loucos que estavam ao seu lado, que lhe mentiam o tempo todo.
chegavam a dizer que estavam ganhando a guerra contra os russos, que o tal exercito e o outro estavam ás portas de moscou, quando na verdade já não existiam mais. leiam o livro do albert speer quen foi o arquiteto das grandes construções e ministro de suprimentos do adolf.
esse avião tinha uma deficiência: era lento ao retomar uma subida, sendo abatido facilmente pelos spit fire ingles, aí eles começaram a injetar água na cabeça dos pistões para aumentar a taxa de compressão, depois passaram para o éter, (teve até, campeão de stock opala que copiou), e depois evoluíram para o óxido nitroso conhecido como NOS, quem pensou que era invenção de americano nos velozes e furiosos, quebrou a cara.

Nelson
Nelson
Reply to  Enko
11 anos atrás

Tenho os 2.Foram burros porque se não tivessem feito esta guerra estupida teriam em mais 10 anos dominado o mundo comercialmente pela qualidade do que faziam e pelos avanços conseguidos em todos os campos.Mas como o ego fala mais alto…….

Enko
Enko
Reply to  Nelson
11 anos atrás

em alguma coisa nós concordamos.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Se vc tivesse vivendo a República de Weimar não teria essa visão tão curta.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Enko
11 anos atrás

Desculpe, mas acho que não leu direito, é Mein Kampf.

Banana Joe
Banana Joe
11 anos atrás

como já falaram, tudo tecnologia dos Aliens.
hehehe.
Mas que o Hitler fugiu para a Argentina em um U-boat, isso fugiu mesmo!

victor freire
victor freire
Reply to  Banana Joe
11 anos atrás

ele fugiu pra nova suábia e de lá foi pra lua num disco voador!

Maurício MV.
Maurício MV.
11 anos atrás

Que lindo esse BF 109.

Espinosa
Espinosa
11 anos atrás

Meu sogro é alemão da cidade de Düsseldorf, ele me conta que era criança no período da 2ª guerra e quando soava o alarme de bombardeio corriam todos para o abrigo e quando as bombas caiam sobre Düsseldorf tremia tudo.
Após o termino da guerra ele e sua família foram morar no porão para ceder o apartamento para as tropas, o apartamento dele foi ocupado por soldados americanos que ao verem a situação do povo alemão cediam parte da sua comida para a família do meu sogro.
Vejam bem como estava a Alemanha no final da guerra, arrasada segundo o meu sogro os Russos os Americanos e os Franceses levaram tudo embora até as árvores foram cortadas e levadas pelos Franceses, e veja como esta hoje.

Fabio0800
Fabio0800
Reply to  Espinosa
11 anos atrás

Quando a agua bateu na bunda do exercito nazista, criancas e idosos eram regrutados a força e usados nos frontes de batalhas com o intuito de ganhar tempo e preservar os verdadeiros soldados. Os hospitais davam preferencia no atendimento aos militares, comida e agua eram destinadas a eles. Esses acontecimentos ajudaram a entender a rapida e alguns casos acolhedora recepcao aos soldados estrangeiros. O povo alemao estava jogado a sorte pelo seu propio exercito. Quanto aos roubos pelos militares estrangeiros, acredito que existiram sim, mas o que voce me diria dos milhoes de judeus, entre outros que alem de roubados, foram humilhados, torturados e mortos pelos alemaes? Esses milhoes de prisioneiros tinham casas, carros, bens te todos os tipos e valores. Com quem ficou todo esse capital?

Venax
Venax
11 anos atrás

Meu pai é neto de alemães, nasceu em Jaraguá do Sul em SC em 1934 na zona rural. Quando tinha 5 anos começou a frequentar a escola que não era do estado mas sim dos próprios agricultores da região. As professoras não eram formadas, mas sim pessoas da localidade que sabiam “um pouco mais” e assim ensinavam as crianças. Ele aprendeu o alemão antes do português. Isso a quase 70 anos. Vejo que no Brasil apenas nos últimos anos as pessoas começaram a valorizar mais a educação, coisa que os emigrantes alemães já se preocupavam a tanto tempo.

Franco
Franco
11 anos atrás

Fora os jatos e foguetes, estavam avnçados pra época. mas não era tecnologia allien kkkkk

Michel
Michel
11 anos atrás

a unica coisa que nao entendo e exatamente isso: como seguiram aquele cara tao cegamente.
e as boas ideias sairam aos milhares naquela epoca.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Michel
11 anos atrás

Michel, a Alemanha entrou de bobeira na 1ª guerra, por um parentesco do Kaiser Guilherme segndo com o Imperador do Império Áustro Húngaro, quando do assassinato do arquiduque Fernando Ferdinando, o Kaiser se viu pressioando a alinhar tropas na fronteira com os Bálcãs. Assima França viu uma chance de retomar a Alsácea lorena da Alemanha e a Inglaterra de ganhar uma grana no pagamento de indenizações e de quebra tirar a Alemanha da concorrência Industrial. Como sabemos, a Alemanha perdeu a 1ªguerra e com isso foi instituída a república de Weimar, onde o país tinha uma dívida enorme com os países que ganharam a guerra e além disso sofria embargos econômicos. A situação era tão ruim que o pessoal usava dinheiro para acender o fogão!
Assim o tal cara que vc menciona, agrupou pessoas que em sua maioria eram ex combatentes da 1ª guerra e ultra nacionalistas e que queriam ver novamente a Alemanha próspera e poderosa. Assim com essas idéias, mais uma oratória pra lá de afiada, conseguiu se eleger por voto chanceler alemão.
A situação ruim como estava gerou um outro desconforto, o étnico/religioso. Como sabemos os judeus têm uma filosofia de proteção e sofreram muitas perseguições antes da 1ª guerra, principalmente na rússia e depois da guerra se protegeram mais ainda. Assim os judeus tinham uma situação financeira melhor que a dos alemães cristãos. Os pais das moças da época, deixavam as filhas se casarem com judeus, só que para isso, haveria a necessidade da conversão dessas moças ao judaísmo, assim a populaão judia, crescia à taxas elevadíssimas, desagradando à Igreja católica e ao Papa Pio XII. Este, financiou a ascenção de Hitler e Mussolini para que estes freassem a ascenção do judaísmo. Daí vem a perseguição aos judeus na Alemanha e Itália. Na Igreja no domingo, os cidadãos alemães ouviam do padre que o motivo de eles estarem naquela situação era devido aos judeus que tinham seus comércios e viviam quase que fechados em seus circulos, “olhem como eles estão bem, enquanto vcs estão na miséria!'” era o que ouviam e, a própria população perseguia e entregava os judeus. Muito dessa história é contada da forma de quem ganhou a guerra, lembre-se sempre disso.
O Hitler foi a esperança que tinham para sair daquela situação e, por bem ou mal, realmente saíram.
Os alemães sempre foram muito inteligentes, dedicados, e lutadores, porém algumas situações os colocam no caminho errado e seguindo pessoas erradas.
Ainda assim, não podemos ignorar que nas situações de guerra é que surgiram as melhores idéias e o desenvolvimento tecnológico foi mais rápido.

Enko
Enko
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

luiz, muito boa a sua colocação, mas voces se esqueceu do pedaço de território alemão anexado à polonia, onde os alemães sofriam nas mãos dos poloneses.
no parlamento alemão se houvesse um alemão discusando, os judeus jogavam baralho tossiam davam risadas, mas se fose o contrário, pobre do alemão que ousasse espirrar.
um alemão chegava em uma loja de judeu para comprar algo; o preço era xs, se fosse um judeu, o preço caIA QUASE A METADE, o povo alemão era escravo dentro de seu próprio país.
agora: em momento algum do main kamph o adolf fala em aniquilamento de judeus, e sim da sua retirada da alemanha e austria.

Enko
Enko
Reply to  Enko
11 anos atrás

em tempo: mussolini só entrou na guerra aliado, dos alemães devido às pressões sofridas como retaliações e boicotes no,fornecimento de alimentos.
mais ou menos como os americanos aqui o fizeram torpedeando nossos navios dizendo serem submarinos alemães, (tudo isso para montar aquela base em pernambuco para ficarem mais peto do continente africano).
foi nesse tempo que nasceu a expressão for all, (para todos) e que acabou virando forró.

Fernando Vieira
Reply to  Enko
11 anos atrás

hahaha, teoria da conspiração aqui não meu caro… Os navios brasileiros foram afundados por U-boats (temos alguns naufragados em nossa costa também). Tudo bem que foi uma mão na roda para os americanos, facilitando a travessia do atlântico, mas não foram eles quem afundaram nossos navios. Fizeram pressão diplomática

Microempresário
Microempresário
Reply to  Enko
11 anos atrás

E errou também na história folclórica do for all – forró. Há livros brasileiros que usam a palavra forró uns trinta anos antes da 2ª guerra.

Marcello
Marcello
Reply to  Enko
11 anos atrás

Quanta besteira esse cara escreve. Pesquisadores usam os arquivos, super organizados, dos alemães. Eles têm registrado os navios brasileiros afundados, as datas, os submarinos responsáveis pelos ataques, etc. Imagino as suas fontes…

Andre Decourt
Reply to  Enko
11 anos atrás

Nunca li tanta besteira, impressionante como há tentativas revisionistas mentirosas até hoje. Se o alemão era escravo dentro de seu país como é que Hitler foi eleito e depois como ele deu um golpe de estado, e depois como ele montou o exército das cinzas de Versailes…….FRANCAMENTE !!!!!!!

Daniel
Daniel
Reply to  Andre Decourt
11 anos atrás

Andre, o comentário do Enko é tão absurdo que nem precisava dizer nada. Judeus jogando baralho no parlamento alemão? O que esse aí bebeu antes de escrever?

Enko
Enko
Reply to  Daniel
11 anos atrás

leiam main kamph e depois comente.
lá o adolph explica a situação da alemanha naquela época, ele escreveu o livro antes de subir ao poder.

marcelo
marcelo
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Parabéns pela aula de história. Faço minhas as suas palavras.

Michel
Michel
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Luiz,

Muito boa sua explicacao. Desespero, realmente, nos faz seguir a primeira luz no fim do tunel.

Abs

Daniel
Daniel
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Luiz, me desculpe, mas não sei de onde você tirou tudo isso.Os casamentos de judeus com não judeus era comuns, e por isso a população judaica crescia a taxas elevadas? Isso é uma grande bobagem. Aliás, havia um bom número de judeus na Alemanha, mas nem de perto se compara ao número de judeus na Polônia. Só que estes, em sua maioria (assim como os da Rússia), eram paupérrimos. Mesu avós vieram da Polônia em 33, mas a imigração deles nada teve a ver com Hitler, que assumira o poder naquele ano. Teve a ver com a fome. Eles viviam, como a maioria dos judeus poloneses, em um “shtetl”, uma pequena comunidade rural onde não possuíam quase nada. Essa história de que os judeus eram todos ricos não passa de uma das mentiras fundamentais do sentimento antissemita.
Além disso, os judeus não foram especialmente perseguidos na Itália. O partido fascista, em seus primórdios, até contava com alguns judeus. Em uma determinada altura, quando os alemães viram que os italianos não estavam implementando a solução final, entraram na Itália pelo Norte para fazer isso. E muitos judeus fugiram para o Sul acompanhando o próprio exército italiano.
Assim, se a Igreja Católica estivesse tão especialmente empenhada em acabar com os judeus, os judeus italianos teriam sido os primeiros a perecer.
O que ocorreu foi que o Papa Pio XII havia assinado uma concordata com Hitler, até para que Hitler não interferisse na Igreja, que em troca ficaria calada diante dos crimes nazistas. A Igreja se calou, o que já é um crime imenso, mas não financiou a Alemanha. Além disso, Hitler não tinha nenhum sentimento especial pela Igreja, mesmo porque o paganismo nazista, que cultuava a mitologia nórdica, entrava em conflito com a Igreja, tanto é que o Papa Pio XI publicou uma encíclica antes da guerra condenando o nazismo.
Perceba, aliás, que há uma diferença enorme entre o sentimento antijudaico, que era próprio da Igreja Católica e se baseava no suposto deicismo cometido pelos judeus (outra baita mentira), e o sentimento que se convencionou chamar de antissemita, fundando basicamente na raça.
Para a Igreja, um judeu convertido ao catolicismo estaria salvo, tendo aceito Jesus. Já para a Alemanha nazista, um judeu era sempre um judeu, uma raça inferior, tivesse ou não se convertido a outra religião. Assim como eram raças inferiores os ciganos, os eslavos e todos que não fossem arianos.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Daniel, respeito o seu pnto de vista, mas até essa estória de ariano não convence. O Hitler não era ariano. Realmente os judeus na polônia viviam em miséria, assim comom na Rússia, mas pq na Polônia era um país mais pobre, como ainda é. Minha esposa também tem ascendência polonesa de antes da guerra. Mas que o financiamento da guerra foi advindo do vaticano, não tenho a menor dúvida. Até porque sua teoria é muito superficial, basta notar que vc diz que os judeus não tinham dinheiro, mas sugere que o financiamento da guerra foi dado por meio de subtração dos bens dos judeus. Ora os custos de desenvolvimento tecnológico são altíssimos.
Quanto aos casamentos, até hj um Judeu só casa com uma não judia se essa se converter ao judaísmo, salvo casos raros de excessão.
Para a análise da história, não podemos tomar um partido por questões religiosas e nem pessoais, isso turva nossa visão.
Eu a propósito, sou ateu agnóstico, descendente de italianos e não de alemães e não simpatizo nem com o nazismo nem com a pregação que se alonga até hj acerca do holocausto, afinal Israel não faz coisa diferente na Palestina e, certamente, ninguém que viveu o holocausto ou mesmo o promoveu está vivo, assim os descendentes destes não tem nenhuma culpa ou responsabilidade pelo mesmo.

João Carlos Bifulco
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Realmente, a 2ª guerra foi consequência da retaliação sofrida pela Alemanha ao final da 1ª.
À título de “indenizações de guerra”, a Alemanha foi espoliada pelos aliados e mergulhou em gravíssima crise econômica e social, caldo perfeito para o surgimento de “messias” políticos, como Hitler.
Há muitos anos atrás, conversei com um sr. imigrante alemão, técnico, que consertava minha máquina de escrever quando a mesma encrencava. (Faz tempo, sou velho, admito!).
Ele vivenciou o primeiro pós-guerra da Alemanha.
No auge da inflação alemã, 1 dólar, correspondia a quase 1 milhão de marcos! Ele próprio confessou ter jogado dinheiro fora pela janela do trem, dado que não tinha mais valor algum!
A população alemã partiu para o “escambo” para sobreviver.
Um maço de cigarros era um autêntico tesouro, cada cigarro era “negociado” a peso de ouro!
Os selos postais e fiscais, tinham zeros inclusive no verso!
Depois dessa conversa, passei a olhar com outros olhos o que foi a 2ª guerra mundial.
Quanto ao belo Me-109 da foto, sem comentários.
Estupenda máquina voadora!

Andre Decourt
Reply to  Michel
11 anos atrás

Muitos países flertavam com o Fascismo e o Totalitarismo nos anos 20 e 30, nos EUA o movimento fascista e até mesmo nazista era muito forte, vide Henry Ford e Lindemberg. No Brasil o governo de Vargas arrazou um bairro judeu no Rio de Janeiro e durante a guerra fechou as portas para muitos que fugiam do horror da Europa, como judeus, ciganos, homosexuais, intelectuais, democratas e comunistas.

Aqui estão alguns links sobre a destruição do bairro judeu no Rio
http://www.rioquepassou.com.br/2006/09/08/centro-israelita-bene-herzl-rua-conselheiro-josino-14/

http://www.rioquepassou.com.br/2007/02/02/aerea-regiao-da-central-anos-20/

http://www.rioquepassou.com.br/2007/11/08/desfile-militar-anos-40/

http://www.rioquepassou.com.br/2008/04/17/avenida-cidade-projeto-fascista-para-a-praca-xi/

http://www.rioquepassou.com.br/2009/09/23/praca-xi-1930/

Alex
Alex
11 anos atrás

Por mais que se tente explicar o fenômeno ocorrido na Alemanha nazista, até hoje não se elaborou uma resposta convincente. Entender como os nazistas conseguiram transformar a Alemanha (que no começo da década de 30 estava despedaçada economicamente) em um gigantesco quartel com inesgotáveis recursos para material bélico, pesquisa e desenvolvimento de armas, manutenção e logística das tropas, entre outras coisas, provavelmente vai demorar muito tempo. Certamente, tem muita coisa que permanece, até hoje, debaixo dos panos, e muitos dos que passaram para a história como “heróis aliados” que derrotaram o monstro nazista podem muito bem ter colaborado para criá-lo. Vide o caso de Saddam Hussein.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Alex
11 anos atrás

Alex, ao contrário do que pensam, na 1ª guerra a Alemanha lutou contra a França, Russia, Inglaterra, EUA, Japão, Itália e mais alguns. Assim, fica difícil conseguir algum tipo de ajuda desses que eram potências na época.
Durante a guerra a Alemanha ajudou a financiar um movimento de um cara que se chamava Lênin, uma tal revolução russa. O objetivo era tirar a rússia da guerra para que a Alemanha não precisasse cuidar de duas fronteiras opostas. Assim a Rússia se tornou aliada da Alemanha, podendo ter ajudado um pouco na obtenção de recursos para a 2ª guerra, inclusive os alemães aprenderam a fazer campos de concentração na Rússia, esse mérito é vermelho. Além disso, como disse acima, tem o investimento da igreja chefida pelo então Papa Pio XII que queria a qualquer custo barrar o crescimento da população judia na europa.
Tem muito material acerca do assunto em diversos livros e mesmo na internet, o trabalho mais árduo é separar o que está camuflado do que tem mais credibilidade.

Alex
Alex
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Não creio que fique difícil, ainda mais sendo público e notório que Hitler teve apoio de empresas gigantescas, não só da Alemanha, como do mundo todo. Henry Ford nutria enorme simpatia por Hitler, sendo inclusive condecorado pelos nazistas. O mesmíssimo raciocinio vale para o rei inglês…
Quanto à ex-URSS, acho realmente uma hipótese bastante curiosa, visto que Hitler nutria ódio mortal pelos comunistas, sendo eles os primeiros a serem cassados e enviados a campos de concentração quando Hitler subiu ao poder em 1933. Já do lado ocidental, certamente não eram poucos os que atiçar Hitler e joga-lo contra o “perigo vermelho”. Falando em campos de concentração, trata-se de uma “invenção” muito mais antiga, portanto um eventual “aprendizado” na Rússia seria totalmente desnecessário. Aliás até mesmo a “terra da liberdade e democracia” criou campos de concentração para imigrantes japoneses e descendentes durante a guerra.

Alan - Niterói
Alan - Niterói
11 anos atrás

Os “cara” são phoda mesmo….enquanto isso…na nossa estimada República das Bananas (para o povo)….

Ângelo
Ângelo
11 anos atrás

Se eu fosse presidente do mundo, deixava administração para os alemães. Esse povo é foda e não tem nazismo que faça diminuir minha admiração. E antes que alguém entenda errado, não tô dirimindo os alemães da culpa nos episódios antes e durante a segunda guerra, mas uma mancha, por mais que seja negra, não pode esconder as enormes qualidades desse grande povo.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Ângelo
11 anos atrás

Ângelo, realmente, vc tem toda a razão.
Inclusive porque depois dessa mancha, vc pode constatar, visite qualquer país na Europa e, em nenhum, vc será melhor recebido do que na Alemanha. Não existe povo mais educado e gentil na Europa Toda.

Fabio0800
Fabio0800
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Nao exagera, nao é bem assim. Os alemaes em sua imensa maioria ou é filho de nazistas ou netos. Alguns ideais nazistas continuam ainda que camufladas e escondidas na cabeca dos alemaes. Os estrangeiros que hoje vivem aos milhares na alemanha sao frutos da necessidade de mao de obra em um passado remoto. Sao segregados e muitas vezes tratados como inferiores. Vivi um tempo na alemanha, e por muitas vezes presenciei diversas cenas que até hoje me dao vontade de vomitar.

Nelson
Nelson
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Luiz:sinto muito mas discordo totalmente.Sou neto de alemão e tive na Alemanha após ter vivido na Inglaterra por um ano e ter conhecido varios outros países.A minha decepção já começou ao cruzar a fronteira por trem,os policiais de controle de passaporte andavam pelos corredores praticamente marchando e abrindo as cabines com um safanão.A farda parecia com as das SA.Como não gostei e não sou bobo,só falei em ingles e obriguei a vir o oficial,este um pouco menos hidrófobo.Desembarquei na estação de Frankfurt à noite,coisa que não aconselho a ninguem.Em Munich a situação é um pouco melhor,o povo é mais alegre e mais descontraido.A pior foi minha ida a Fussen para conhecer o castelo:perguntei ao proprietário de um pequeno posto de gasolina a direção a tomar e a resposta é que não falava ingles.Fiquei meio perdido e voltei pelo mesmo caminho quaqndo para minha surpresa ele estava ao telefone com um ingles excepcional.Naõ precisa dizer que son of bitch foi o mínimo que ele ouviu e quieto pois não aceitou vir para fora.Informações nas ruas só obtive algumas com paciencia em Hildelberg,o que não é vantajem por ser uma cidade de estudantes e muitos estrangeiros.Resumindo:A grande expectativa que tinha para conhecer a terra de meus antepassados foi a minha pior experiência europeia.A classe alta é bastante polida e culta,comprovei isto em varias expoições de arte que fui e em algumas exibições de filarmônicas,mas o povo no geral,sai da frente.

Enko
Enko
Reply to  Nelson
11 anos atrás

nelson, tenho um amigo filho de alemães, foim educado em colegio alemão em sta catarina, e ele pactua da sua opinião pois em uma viagem à alemanha passou por coisas semelhantes, foivitima de uma arrogância e falta de educalçao sem par, apenas por ser brasileiro.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
Reply to  Ângelo
11 anos atrás

Angelo, concordo plenamente com voce. E hoje em plena democracia a Alemanha continua disparado, dentro do contexto europeo, o melhor pais em todos os sentidos, mesmo tendo sido literalmente destruido na Segunda Guerra Mundial.
Eu sou italiano e acredito que a unica soluçao para o “meu” pais seria entregar a administraçao para os alemaes melhor mulheres alemaes que sao alemaes duas vezes. Alem do pais funcionar com certeza sairia muito mais barato para os italianos.
Ja o Brasil ou melhor a Bahia onde eu vivo nao tem jeito. Os alemaes que eu conheço e que vieram para ca viraram quase bahianos…mas no fundo eu gosto assim!
Vanni Rebonato

Roberto
Roberto
Reply to  Vanni Rebonato
8 anos atrás

Entregar o comando para mulheres?? Ficou louco?mangina?

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Ângelo
11 anos atrás

é, tudo quebrado, agora…

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
Reply to  Ângelo
11 anos atrás

Faço coro com você, Ângelo!