OUTRA PANCA
SÃO PAULO (vai dar merda) – Mais um acidente no Paulista de Marcas, visto de camarote no finalzinho do vídeo. Ninguém se machucou, mas parece que os dois pilotos discutiram nos boxes depois da corrida. Essa categoria, com grids lindos, mais de 40 carros, está seguindo por um caminho muito perigoso. Ou a FASP toma as rédeas (punindo, orientando), ou alguém vai acabar se arrebentando. E o campeonato some. Neste blog, do piloto Claudio Roscoe, o pessoal tem conversado bastante sobre o assunto.
Hoje em praticamente todas as categorias do paulista é cada vez mais comum ver os pilotos usando cameras on-board e isso é uma excelente ferramenta para ser utilizada pela Fasp para coibir esse festival de condutas anti-desportivas que ocorrem em praticamente todas as etapas do marcas.
Tem piloto que acha que esta andando de kart indoor e não faz a menor cerimonia pra encostar na traseira do seu adversario e joga-lo no muro pra poder ganhar a posição, infelizmente isso esta virando pratica comum nessa categoria e até onde se sabe não vimos nenhum piloto punido até agora, espero que não estejam esperando alguem morrer na pista pra tomarem uma atitude.
Que aula de como não se guia.
Lamentavel, pelo jeito niguem ensina com se segurta um volante. primeira recomendação nunca cruze os braços demais, segura o mais possicvel perto da posição 9 horas 3 horas., imagine guiar uma bicicleta com o guidão vertical quero ver voce fazer uma curva rapida com segurança,,,,
O cara do vídeo errou várias vezes em uma mesma volta, com duas saídas de pista, a última, na entrada da junção, foi bizarra!
Tem muitos carros no grid, mas o nível parece ser baixo!
Você anda de quê, mesmo? Patinete? Autorama? Playstation?
E Tooooomeeeee !!!!!
O “cara” do vídeo, Luiz Cirino, é um dos que melhor está andando esse ano no Paulista de Marcas. Aposto que se você alhinhar lá pra andar com ele não vai ficar nem na sombra dele pq pra isso teria que andar junto.
Nítidamente a pista devia estar bastante escorregadia e como não temos a visão traseira do carro não é possível ver o trabalho que ele estava tendo para segurar o pelotão que vinha logo atrás.
Nas saída da junção é claro que ele tomou um toque. E tomou o toque pq não conseguiu engatar a 3ª marcha, o que fez com que a velocidade caisse muito e isso tira a culpa daquele que tocou ele. Agora se nem isso você conseguiu perceber no vídeo é fácil imaginar o nível de piloto que você é.
Jr
Vc esta certissimo. Note que o Cirino perde a 3a marcha, por tal motivo no final sai da Pista…. A pista estava completamente escorregadia.
Quem quer ensiná-lo a guiar demonstra que não conhece p… nenhuma.
como tem “professor” por aqui, Paul e o Claude Bes acima, não devem nem ter reparado que a pista está molhada kkkkk
Flavio,
Sou o piloto do Gol atingido pelo Corsa. Asseguro que não “me peguei” com ninguém nem no box, nem no parque fechado. Discutimos, apenas.
Se precisar de mais informações sobre o que houve, procure o pessoal da LF Competições para saber.
Abs,
Cezar Martins
Cezar, é ótimo que você esclareça, porque recebi vários e-mails de gente relatando briga e tudo mais. Se quiser, o espaço é seu para contar o que desejar. Abraços e espero que ninguém tenha se machucado. Quanto à expressão que usei no texto, vou arrumar.
Cezar, bóra alinhar na Classic Cup. Nem precisa mudar de equipe!
Ano passado pude ver uma corrida em Interlagos dessa categoria. Foi uma das corridas mais movimentadas que ja vi, e isso tudo apenas no prisma do S do Senna. Espero que cuidem mesmo, pois é um dos poucos eventos que salvam o automobilismo brasileiro.
Ah sim, muito melhor que aquele chato campeonato brasileiro de marcas….
Sacanagem com o Cezar. Na reta final, outra categoria… putz grila.
Agora, o que não pode é se tirar satisfações nos boxes. Na outra etapa dois sairam nos sopapos em pleno S do Senna com a corrida rolando…
É o que acontece quando as punições não saem. Acabam resolvendo na pista, o que só faz a merda ficar mais grave quando aparecer.
nos dois vídeos ve-se claramente a atitude anti-desportiva do piloto do corsa … esses “pilotos” deveriam ser excluidos de qualquer competição …
não está havendo o respeito devido para com os concorrentes, coloco do lado, acelero e voce que se fda, não é assim, esses carinhas tem que se concientisar que essa coisa machuca, aleija ou mata.
se não houver punições rigorosas, com certeza irá haver coisa pior.
FG,,Que manezão esse paraiba………caramba……………..
É o toquinho maroto.
Vamos ver a postura da FASP neste caso, chegou a hora de “arrumar” a casa.
Ou a FASP pune de forma exemplar os responsáveis ou vai perder totalmente a moral, se é que ainda tem alguma.
O Piloto responsável pelo acidente é também o dono da equipe Garage Motorsport. Nas horas vagas também é instrutor na Escola de Pilotagem Interlagos. Raramente esta competindo na Copa Marshal, porém se verificar seu histórico na FASP, toda corrida que ele participa leva punição por conduta anti desportiva.
Alem do acidente a FASP tem outro problema para resolver, após a corrida, dos 8 carros vistoriados( tínhamos 44 carros no grid) 2 foram desclassificados por irregularidade nos comandos de válvula. Esta foi a quarta etapa de 2012 e a primeira vez que a FASP vistoria os motores. Nos treinos também teve carros desclassificados por estar abaixo do peso minimo.
Não é só os pilotos que estão precisando de punição e orientação, conforme a portaria 006/2012 da FASP, Diretor de Prova, Comissários e Medico estão suspensos até que os fatos sejam apurados, veja o link http://www.faspnet.com.br/upload/noticia/6053_0.pdf
Não podemos deixar a categoria perder o respeito e credibilidade.
e como deixam o cara ser instrutor de uma escola de pilotagem com uma ficha dessas?
aprenda a ler
na protaria estão “impedidos de atuar” somente o Diretor de provas e os Comissários.
Creio que vc precisa voltar para a escola.
Abs
Liberaram o café na chuva?? Já reformaram a área de escape?? Campeonato regional é briga de foice, misturam-se níveis de pilotagem e pode dar merda mesmo.. Que erradona, a primeira até vai, buscando o traçado sem borracha, mas a terceirinha ali foi foda.
Esse tal Cirino aí é muito rrrrruim hein????
Poe ruim nisso, assim ate eu posso correr…
Cade o seu video então?
Nao tenho video dando essas erradas nao!
Srs. Valter Franco e Igor.
Percebe-se que a dupla entende muito de palpites infelizes e “no máximo” alguma habilidade em video game daqueles bem antigos mas, de pilotagem não entendem porra nenhuma assim como alguns outros posts acima.
Se não têm conhecimento para avaliar um video aceitem a minha ajuda porque para quem conhece é espetacular assistir estes vídeos que transformaram a categoria num verdadeiro Big-Brother muito mais autêntico que aquela bosta que o Bial apresenta:
– notem que no início do vídeo tem um carro na frente do Cirino (quero deixar bem claro que nem o conheço pessoalmente) e este carro é ultrapassado no mergulho (sabem o que é o mergulho?). – Ao chegar na junção (se não souberem o que é junção, nem adianta continuar a ler, façam um curso de pilotagem preferencialmente com Manzini ou Alpie porque na Interlagos tem instrutor perigoso) é necessário reduzir para a 3ª marcha e aí aconteceu o que vocês não perceberam, talvez porque ninguém nasceu sabendo, quebrou o trambulador do câmbio daí toda a dificuldade para fazer a curva.
-Se entendessem um pouquinho só poderiam perceber neste momento quantos carros estavam atras do Cirino que só conseguem ultrapassá-lo porque ele ficou sem a terceira e prudentemente optou pelo traçado antigo por uma questão de segurança própria e aos demais competidores e sabem porque ele ficou na frente de tantos pilotos? é porque qualquer pista quando molhada fica extremamente escorregadia e naquele dia o asfalto estava uma “nata” daí a necessidade de fazer aquele traçado louco, procurando pontos onde conseguir um pouco de grip (não sabem o que é isto? tudo bem, vão estudar)
-Recomendo que não desistam, o esporte é espetacular e para acompanhar melhor é necessário um mínimo de conhecimento que com certeza ainda não têm.
Abraços
Luizão
Sr. Luizao,
No video acima, me fale ( ja que voce conhece tudo de corrida e mecanica)qual foi o problema mecanico na primeira errada dele. Foi problema no freio, trambulador, alinhamento, camber talvez? Ja que chovia e ele estava com acerto pro seco. Pista molhada? ( nao tava molhada so pra ele), ou quem sabe pneus?
O problema e o cara adivinhar, ou tentar adivinhar o que ta acontecendo, parece com o maior locutor de F1 do Brasil, adivinha tudo e fala cada batata quente…
Esse cara pode ta correndo bem ai no campeonato, mas nesse video de poucos minutos, o cara deu duas horriveis!!
Obs: Ja deixei bem claro em outros comentarios aqui, que nao gosto, nunca gostei de video game. Acho que as pessoas que comparam corridas com video games jogam essa merda sem parar e tem um profundo conhecimento automobilistico, virtual e claro!
Abracos,
Igor
Esta claro que ele tem problema no trambulador ou no cambio. Cirino esta acostumado a vencer corridas e olha que este é seu segundo ano na categoria.
Tem cada maném nestes comentarios……..
falar é fácil, difícil é sentar e acelerar
eu corro, tu corres, mas na hora, todo mundo foge.
esses pilotos de video game são assim mesmo, entusiasmados.
Falou o adivinho, tem bola de cristal,, ele ta com problema e no braco…
Então.. É o que temos falado já á algum tempo!!
É preciso chamar esse pessoal pra uma conversa séria e definitiva sobre regras e esportividade….
É preciso, é nescessário, e é urgente que se faça isso, a Fasp tem que intervir exemplarmente…Não como fez no caso passado pré punindo o diretor de provas e outras pessoas.
E agora Fasp,?? Não estavam lá o Magrão e as outras pessoas !!!
Vc tá com toda a razão em mostrar o que tá acontecendo…
Agora é com os caras atrás das escrivaninhas que não tem volante, nem pedais e nem alavanca de cambio pra pilotar… Então pilotam as canetas em cima dos papeis…E o que escrevem pode mudar a vida de muita gente….
Inocente…
É preciso critério nisso tudo!!
Há,,,, capacidade também!!!!
Marcão,
No blog do Roscoe tem vários posts de pilotos informando que o assunto está com a FASP.
Isto é altamente positivo em prol da integridade dos pilotos, da categoria e do automobilismo como um todo.
Abraços
Luizão
Em nosso Campeonato de KART… Campeonato Pé de Breque de Kart (CPDB) sempre mantemos as “redeas” curtas em relação a esse tipo de comportamento.
Tem que haver orientações e punições aos pilotos que disvirtuam a disputa… não é a toa que estamos em nossa XV Edição.
Segue o jogo… no “Marcas” como no “CPDB” todos tem que trabalhar no dia seguinte.
Imperador