FOTO DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 0:45DKW & cia., Foto do dia

FOTO DO DIA

Praça XV de Novembro em Porto Alegre. Detalhe para o imenso logotipo da Vemag no alto do prédio. O Douglas Nascimento mandou.

15 comentários

  1. Como bem disse o Capelli, é a Pça Montevideo, na frente da prefeitura de Porto Alegre. O Chalé da Praça XV (um chalezinho que figura em meio a copas das árvores bem no meio da foto) ainda existe até hoje e funciona! Recomendo sentar ali no meio da tarde para um chope.

  2. tuta disse:

    Eu morava ali, à direita, no Escosteguy. Altos da Duque com a Borges.

  3. LM disse:

    Linda foto. De que época?

  4. Alvaro disse:

    Legal os ônibus coloridos

  5. milton disse:

    Bacana mesmo são os carros azuis do Santos! Prazer em te encontra e conversar ao menos 5 minutos com você ontem no estádio, estava com minha filha de 14 anos santista fanática que lê as tuas estórias com a Lusa e com os Gominhos!
    Abraços
    Milton

  6. zeduardo disse:

    As ruas eram muito mais alegres com esses carros coloridos, sem estes malditos carros pretos ou cinza

  7. Edu de PoA disse:

    Bela foto, tirada a partir do prédio do Banco do Brasil. À esquerda, na sombra, o prédio da Prefeitura Velha, onde fica o Gabinete do Prefeito. Praticamente só se vê a escadaria. Mais ao fundo, o Mercado Público, réplica do Mercado de Belém, em Portugal. Ao lado do Mercado, onde estão estacionados os ônibus, hoje é uma área para pedestres. Os terminais do transporte público foram espalhados por vários locais no Centro. À direita, aparece o Edifício União, pertencente ao Banco do Estado, e, em frente a este e do outro lado da Av. Borges de Medeiros, que tinha duas mãos na época e hoje só circula no sentido da direita para a esquerda da foto, o Edifício Guaspari, que pertencia à loja de mesmo nome e que não existe mais (a loja, não o prédio). Atrás do Guaspari, o prédio baixo é o antigo terminal de bondes da cidade. Ao fundo, entre as árvores, o Chalé da Praça XV, tradicional ponto de encontro da boemia da época. Na praça em primeiro plano, chamada Praça Montevideo, aparece a Fonte Talavera, presente da cidade de Talavera, Espanha. Esta praça, hoje, não tem mais circulação de veículos.
    Acho que é isto, numa olhada rápida. Tem muito mais a contar, mas fica para outra ocasião.

    Um abraço

    Edu, o de Porto Alegre

  8. Jason Vôngoli disse:

    De todos os carros mostrados, eu ficaria com a peruinha Skoda (verde com teto branco, no canto inferior direito da foto).

  9. marcelo disse:

    Legal a foto, por incrível que pareça, aquele prédio que esta em obras na foto, ainda continua la com o mesmo formato ou seja inacabado, e pior de tudo sendo utilizado por falcatruas para deposito de drogas e contrabandos

  10. Capelli disse:

    Flavio,

    a foto é ótima, mas não é a Praça XV, não. É a Praça Montevideo, marco zero da cidade, em frente à prefeitura. A Praça XV fica a uma quadra de distância. Abraço!

  11. EduardoRS disse:

    Incrível como o centro de POA era simpático. Mais incrível ainda é como a área decaiu com o tempo. Uma pena.

  12. Pc disse:

    Lindona a Ruralzona branca e verde…

  13. Tim disse:

    Lá em cima na faixada do prédio, pouco abaixo do logotipo da Vemag, pode-se ler Phenix. Este é até hoje o nome do edifício. Pertencia a Cia. Phenix de Seguros, na época, uma das empresas do grupo Petróleo Ipiranga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>