FOTO DO DIA

No clique de Humberto da Silva, a chegada da F-Vee sábado em Interlagos. Tem um vídeo aqui. Rodrigo Rosset, Fernando Monis e Gláucio Doreto travaram uma grande disputa pela liderança e chegaram praticamente juntos na bandeirada. O grid teve 20 carros.

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Diego Ximenes
Diego Ximenes
11 anos atrás

Perguntei uma vez quando a F-Vee foi assunto no seu blog e pergunto novamente pela curiosidade: e se um carrinho desses capotar, o santantonio protege?

Dú
Reply to  Diego Ximenes
11 anos atrás

Cliquei em Cancelar resposta. Não vale a pena…

HC
HC
11 anos atrás

Parecem carrinhos perigosos.

Joaquim
Reply to  HC
11 anos atrás

Meu caro, corridas de automóveis são perigosas e aí reside seu maior atrativo para o público. Muitos dos que estão lá assitindo no intimo sentem uma vontade louca de presenciar um grave acidente.É só ver agitação quando um piloto bate ou roda. Respondendo melhor a sua indagação, o chassi do Formula Vee foi projetado com simulações de torção de chassi, teste de impacto e capotagens (aguenta 5 toneladas de impacto no santantonio…) e é superdimensionado para seu uso. Em simulações de capotagem há uma distância mínima de sete centímetros entre o topo do capacete do piloto e a altura máxima do santantonio. É importante lembrar que nosso chassi foi homologado pelo Conselho Técnico Desportivo da FASP, nosso projeto tem memorial descritivo de espessuras de tubos e soldas, desenhos do chassi, distribuição de peso e centro de massa, etc. Ao contrário de muito carro que corre por aí e que acham seguro por ter uma carroceria em volta.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
Reply to  Joaquim
11 anos atrás

Mestre, um abraço! Parabéns!

HC
HC
Reply to  Joaquim
11 anos atrás

Vamos lá, por partes.

Justificar com “corridas de automóveis são perigosas” e etc, é absurdo e nem vou entrar em detalhes. Ademais, eu corro de kart amador, gosto de corridas e o que me atrai não é o “perigo”.

Nunca quis criticar o chassi ou nada disso e nem duvido do projeto técnico que não conheço.

Me parece perigoso porque a cabeça e tronco dos pilotos fica muito exposta. Num capotamento, talvez os 7 cm não sejam suficientes. Numa colisão de carros, talvez essas rodas enormes e expostas possam provocar um carro voando por cima do outro e uma situação onde depende-se apenas da sorte pra não arrancar a cabeça de alguém.

Mas eu não conheço, nunca vi de perto, nunca vi correndo e não estou dizendo que é o fim do mundo. Se tivesse a chance de experimentar, provavelmente aceitaria.
Só estou dizendo, pois, que me parece perigoso.
Abs.

JC Dias
JC Dias
11 anos atrás

Os comentários sobre o tamanho do grid só provam mais uma vez algo triste e lamentável: a maioria não lê os textos inteiros, mesmo os nanicos, de três ou quatro linhas.

flavio perillo
flavio perillo
11 anos atrás

Flavio, voce ficou mais bonitinho na foto do blog.

flavio perillo
flavio perillo
11 anos atrás

Acorda gente!!
A foto é da bandeirada e não do grid da prova.

André Mello
André Mello
11 anos atrás

Categoria muito legal, experimentei na etapa de abril e provavelmente vou repetir a dose na etapa de junho.

Silvia
Silvia
11 anos atrás

A Formula Vee brasileira tem o maior grid de uma única categoria no automobilismo paulista. Todos os carros são produzidos da mesma forma, deixando que a habilidade dos pilotos e preparadores faça a diferença. Por isso toda prova tem esse tipo de disputa acirrada.

roberto zullino
roberto zullino
11 anos atrás

Maiores informaçoes sobre a Formula Vee no nosso blog: http://formulaveebrazil.blogspot.com.br/
Ou na página pública do Facebook, não é preciso ter FB para acessar: https://www.facebook.com/pages/Formula-Vee-Brasil/156404474382108

Humberto da Silva
Humberto da Silva
11 anos atrás

Obrigado Flavio pela divulgação…agora me aceita no face, porque eu já te adicionei faz um tempão, kkkkkkkkkkk
abraçãoooo e valeuuu!!!

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Putz, bem que essa categoria podia crescer, parece tão legal!
Carros fórmula são sempre legais de se ver, são ágeis, feitos pra aquilo mesmo!
Parabéns pelo blog, é o melhor de automobilismo, pois fala do assunto sob uma perspectiva jornalística, isso mesmo sendo o formato blog meio que uma coluna!

Joaquim
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

Ricardo, a categoria vem crescendo a cada prova, resultado dos esforços dos promotores, pilotos e equipes a cada etapa. Começamos o ano passado com um grdi magérrimo de sete carros que sabe Deus como terminaram a corrida. Fomos aumentando aos poucos, novos interessados foram se agregando à categoria, ao mesmo tempo que alguns saíram pois viram que monopostos não era a praia deles. Um Formula Vee é bem diferente de um carro de turismo que pode ser montado e desmontado ao sabor do gosto de seu dono. É um carro de corrida que se presta somente a esta função, nenhuma outra. Também a condução é bem diferente, exige mais refinamento na tocada e cuidado pelas rodas abertas. Nossa receita em termos de custo/beneficio é imbatível, pelo menos no campeonato paulista, o que tem colaborado decisivamente para a crescimento da categoria.

Rogerio Kremer
Rogerio Kremer
11 anos atrás

Acho muito interessante esta categoria, apesar de não ter muita informação sobre ela, mas
qualquer categoria que sirva de avanço em relação ao Kart é importante, só não consigo
entender esta suspenção dianteira ridícula que não traz evolução para o piloto.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Rogerio Kremer
11 anos atrás

Essa suspensão foi utilizada nos Autounions, Alfa Romeos e mais um monte de carros de Grand Prix. É barata e boa, desde que se saiba regular e acertar. Seu maior problema é ter cambagem positiva na roda externa, mas nos Formula Vee que são baixos e não rolam isso é muito amenizado, uma suspensão de triângulos não vale a pena em termos de custo/benefício e é bem mais frágil e custosa de fazer e manter.
A Formula Vee não foi feita para ensinar piloto a acertar carro com suspensão de triângulos que custa muito mais caro. No final, o piloto vindo do Kart não consegue acertar nada da suspensão de triângulos e o papai tem que pagar alguém para “fazer o chão” do carro do menino. Essa história é velha, a conta da corrida nunca é a que foi a planejada, mas os papais pagam desde o Kart e estão acostumados.
A Formula Vee é a maior categoria do mundo por causa disso, é acessível e fácil, tem seus segredos, mas nada demais, se o cara não for muito burro aprende logo. Se for burro é melhor ir fazer outra coisa.
Não sei se é escola, acho que é, quem não é bom na Formla Vee não vai ser bom em nada daí para a fente, pode ir jogar peteca ou xadrez.
Um carro que custa R$ 30 mil e R$ 1500 por corrida está girando em 2:04.
Para girar isso com outro carro vai gastar o dobro no mínimo. Até o fim do ano estão girando em menos, começaram girando em 2:20 com a maioria tendo apenas corrido de Kart Indoor, hoje dão show. Acho que isso se chama aprendizado, o carro é o mesmo desde que começou.

Joaquim
Reply to  Rogerio Kremer
11 anos atrás

A Formula Vee corre na Inglaterra, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia sempre com a mecânica do VW a ar, inclusive eixo dianteiro, freios e câmbio originais. É eminentemente amadora, muito dificil achar pilotos profissionais nela pois visa principalmente entretenimento a baixo custo. Este tem sido o segredo do sucesso da Formula Vee há mais de 40 anos mundo afora. Suspensões independentes por triângulos sobrepostos exige amortecedores especiais e mecânicos mais especializados para ajuste e montagem. Isso quer dizer, gera mais despesa. E para o piloto diletante que raramente vai ter sensibilidade, dinheiro ou saco para regulagens milimétricas, é plenamnete dispensável. Sempre afirmei que a nossa Formula Vee busca o entretenimento, o automobilimso de base a baixo custo operacional, embora seja uma excelente escola. Já vi muitos pilotos que correm em outras categorias mais potentes suar o macacão para tirar tempo ou se entender com o Fvee.
Quanto a trazer ou não evolução ou aprendizado ao piloto, só sentando num Formula Vee a atestar in loco. O resto é especulação.

Dú
Reply to  Joaquim
11 anos atrás

Faltou África do Sul e EUA.

Zé Pedro
Zé Pedro
11 anos atrás

E aí Flavinho, quando vai tocar outra vez um desses? O Nenê deu shouw!!!!

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

resolveremos isso em breve.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

Lançaremos a campanha popular e democrática pela participação oficial do piloto jornalista na Formula Vee.
O automobilismo nacional só tem a ganhar.
Abraços.

Felipe Portela
Felipe Portela
11 anos atrás

Taí uma categoria que eu queria correr, parece muito divertida e disputada

WELLINGTON
WELLINGTON
11 anos atrás

DUro é ver Interlagos vazio…arquibancadas às moscas…porque não fazem um programa para incentivar as pessoas que participem com algo do tipo nota fiscal, gratuidades na entrada que gerem algum lucro no local , etc….porra! Só no Brasil mesmo.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  WELLINGTON
11 anos atrás

A entrada para a arquibancada é livre. Aos sábados quando a Formula Vee corre a entrada nos boxes geralmente é livre também.
A maioria das pessoas diz que gosta de automobilismo e fica posando de capacete no FB, mas não se interessa em saber quando tem e se sabe tem preguiça de ir, preferem ficar pilotando computador. Discutem apenas F1 sem nunca terem ido a uma corrida ou sentado a bunda em um carro de corrida. Acham que simulador serve para alguma coisa. Simulador serve para aprimorar quem já é piloto.
Pelo contrato de locação de Interlagos, o Direito de Arena é da SPTuris, em resumo, da própria Prefeitura Municipal de São Paulo.
A ela deve ser dirigida a pergunta. O Direito de Arena é um Ativo que não está sendo usado por quem o tem, no caso, a SPTuris e em última instância a Prefeitura que deveria cuidar desse Ativo que é o Direto de Arena e que pertence ao povo. Interlagos é um Parque Público Municipal.
Sequer o Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto que reúne 11 categorias e dois dias de corridas está no Calendário de Eventos da Cidade. Se um turista desavisado quiser ver uma corrida não vai achar nenhuma informação nos sites de quem tem o Direito de Arena.
Em todo caso, vamos ver o que se pode fazer, vamos conversar com a SPTuris e ver o que se pode fazer.
É muito duro correr com arquibancada vazia onde nem mendigo para se abrigar de chuva entra.
Dá até vergonha de convidar patrocinadores, temos que virar o cara para dentro dos boxes para ele não ver as arquibancadas vazias toda hora.
Interlagos é um equipamento que mete medo nas pessoas mais simples, têm medo de entrar lá.
A Prefeitura podia pelo menos levar escolares e lhes dar um dia de cirquinho, basta boa vontade.

Francisco M
Francisco M
11 anos atrás

Grid de 3 carros??

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

Não tenho certeza, mas nenhuma prova no Brasil larga com um grid formado por menos de 06 carros. O que acontece muitas vezes é que duas ou mais categorias correm juntas, pois individualmente não atingem o número mínimo de carros. exemplo é a F-3 sulamericana (A e B) e a Stock Paulista.

Ademar Oliveira - Osasco sp
Ademar Oliveira - Osasco sp
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

Como pode alguém pensar que este é o grid da corrida?? Será que não da pra ver que os carros estão em movimento?
Por que que o piloto do carro vermelho estaria comemorando se não fosse a chegada?? Talvez pedindo uma Brahma??
Esse é o povo que vota no Brasil. Não consegue ler nem manchete até o final.