INTERLAGOS, INTERLAGOS

SÃO PAULO (solzinho bão) – E é o seguinte. A SPTuris, que administra Interlagos, e a Prefeitura, dona do autódromo, não vão fazer nada lá este ano. O que é bom, gasta-se menos. Mas é ruim porque faz um ano que morreu Gustavo Sondermann e nada foi feito de sério no Café, apesar das promessas da época.

Eu, no fundo, nunca achei necessária área de escape ali para a F-1. Para as categorias de Turismo, a chicane interna é ruim. Várias ideias foram colocadas na mesa, nenhuma foi adiante, mas vale a crítica aos administradores e à CBA pelo barulho feito na época do acidente, que acabou não resultando em nada. Se é para não fazer nada, que nada se prometa. Simples assim.

De qualquer forma, apresentaram um plano diretor de dez anos cuja obra maior será a construção de novos boxes na Reta Oposta. Só para a F-1, com paddock maior e tudo mais. Pelo jeito, o novo paddock vai ocupar toda aquela área interna à Curva do Sol. A saída de box seria na subida do Laranjinha. Parece que é para 2013. No Café, talvez uma chicane para o lado externo. Os boxes antigos poderão perder os andares superiores, para que a turma das arquibancadas da atual reta dos boxes possa ter uma visibilidade melhor. No antigo Retão, querem fazer uma pista de arrancada. Arquibancadas fixas onde hoje é o setor G, que passarão a ter visão dos novos boxes. Talvez elas sejam giratórias, para que possam ser usadas nas provas de arrancada.

Claro que nada se disse sobre ressuscitar o traçado antigo, ou parte dele. Aliás, isso nunca foi sequer cogitado.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

Poderiam, por exemplo, utilizar os moldes do antigo traçado para fazer como nos kartódromos indoor.

As partes asfaltadas do antigo traçado, poderia ser utilizado por categorias menores (e até as maiores) como opção de novos traçados.

Os pilotos do estado de São Paulo, são praticamente, profissionais em Interlagos (sem ofensas, por favor). Opções de uma curva alí, um atalho alí, uma curva que se faria para a esquerda, fazer pela direita… poderia dar mais opções para os pilotos.

A idéia é elementar. Jogos de videogame tem circuitos assim.

Marcelo Antonio Pinheiro
Marcelo Antonio Pinheiro
11 anos atrás

Olá, Flávio Gomes. É a primeira vez que escrevo, e faço pois sou um dos saudosistas do traçado original, e, falando em reforma, pergunto: você não poderia começar uma nova grita na imprensa sobre o tema? Não daria pra aproveitar o momento e começar uma ação dos torcedores e pilotos para uma retomada de pelo menos parte do velho traçado, que não só fazia bem à corrida como para a aprendizagem dos nossos pilotos?
E, com relação a curva do café, coloco aqui embaixo o link de um vídeo do youtube, realizado à época das reformas de 1989, onde o gigante Antonio Carlos Avallone fala sobre uma parte do início do retão que, exatamente como denomina, seria ‘criminoso’, levando pilotos à morte: será que fala, antecipando-se em mais de 20 anos, da sinistra curva do café?

http://www.youtube.com/watch?v=3p_u1KqvVsE

Um abraço,
Marcelo.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Marcelo Antonio Pinheiro
11 anos atrás

Concordo contigo Marcelo, o traçado original era muito mais interessante do que este utilado atualmente. Se caso um movimento popular exitir neste sentido to dentro.

Rafael Quevedo
Rafael Quevedo
11 anos atrás

Até onde sei o autódromo de Interlagos é municipal, já os estádios são particulares, de propriedade dos clubes de futebol.

PAULO MAFFI
PAULO MAFFI
11 anos atrás

Putz! Eu que sonhava em ver pessoalmente o traçado antigo ressuscitado em uma prova da Le Mans no Brasil novamente! Pelo visto o endurance não terá mais espaço em pistas longas no país. Pistas longas…muitos menos as pistas longas…

nando figueiredo
nando figueiredo
11 anos atrás

Como tinha dito no post abaixo, nesse “projeto” só esta marcado o lugar das intervenções, mas como serão feitas não.

Ao se mudar os boxs não se explica como será a entra deles, se no fim da atual reta de chegada ou no fim da primeira perna do “S” (que muitos acham perigoso).

Já vi nego falando em fazer tunel como em Dubai, e como no GP Brasil nunca chove, imagina as cenas dos carros parados esperando a agua baixar.

Vamos ver como resolvem

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Ninguém reparou na história de alongar a reta oposta? Será que vão dar uma “tilkeada” na curva, para ter freada mais forte e supostamente permitir mais ultrapassagens e bla bla bla?

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Ressucitar o antigo circuito? Esquece! Mas tb adoraria…

PC Crusca
PC Crusca
11 anos atrás

Legal que arrumem os boxes, mas será a perda da oportunidade de deixar o traçado ainda melhor. Acho que a Reta Oposta é muito curta, tanto que no ano passado nem o DRS (asa móvel) surtiu efeito ali.

Dava pra aproveitarem trechos do traçado antigo e deixar a pista ainda mais interessante.

Fiz uma imagem do traçado que eu imagino, tosca, feita no paint, mas creio que dá pra ter uma boa ideia:

http://img688.imageshack.us/img688/5207/interlagostrack.jpg

Desçam a lenha à vontade! rsrsrs

Igor
Igor
11 anos atrás

“Novos boxes so pra F1”.
Radio: – Outras categorias! A F1 e mais rapida e mais importante que voces, entenderam?
Radio: – Sim, vamos deixar os boxes so pra eles…#%*¥€~%^….
E o sinal dos tempos!

Caco
Caco
11 anos atrás

A CBA esta falando em construir uma nova chicane para as categorias de turismo. Se o dinheiro não fosse público ficaria decidido usar a chicane atual. Mas como é dinheiro público…

Luiz Dranger
Luiz Dranger
11 anos atrás

É o Kassab faturando algum. Não é um projeto sério, como nenhum dessa nossa Prefeitura ! Enquanto não restaurarem o circuito antigo, ainda que com short-cuts para o novo, ninguém me convence.
Abr, Luiz

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
11 anos atrás

Não vão fazer nada lá este ano? Quer dizer que os banheiros continuarão fechados e minha nora vai ter que levar o peniquinho de novo? Acho que, lamentavelmente, não vamos mais ver a Classic Cup….

Lauro
11 anos atrás

Caro Flavio,

Certa vez você postou um novo traçado para Interlagos que juntava a reta oposta atual com a antiga oposta através de uma chicane. Se não me engano, na mesma idéia, a curva 3 do traçado antigo seria aproveitada e teria até ponte sobre o lago, ou algo assim. Com a largada na reta oposta, esta idéia até ficaria boa, embora possa causar problemas com a emissora que coloca uma arquibancada bem no final da reta oposta hoje.
Sobre a Curva do Café, em minha opinião, qualquer tentativa de se reduzir a velocidade naquele trecho só pode vir através de novo “S”, que pode ser longo até se encurtarem o mergulho. Aliás, podia ser o S da Saudade, já que Sonderman, Sperafico e outro piloto de moto por lá ficaram.
A entrada dos boxes atual me arrepia. Se alguém entrar de lado ali, morre, mesmo com toda a proteção de pneus.
Modernizar Interlagos é necessário, mas acho que o problema de manter a Fórmula 1 no Brasil vai muito além de um circuito moderno. Manter boa parte do traçado atual, principalmente os pontos de ultrapassagem no final das retas é vital. Se uma reta dos boxes nova for mais longa, melhor ainda.
Pilotos serão consultados pelo “Tilke da vez” ou tudo será imposto, no verbo e no substantivo?

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Flavio,

Apesar de eu só ter 22 anos e não ter tido a possibilidade assistir a corridas no antigo traçado, lamento a falta de projetos para revitalização daquele brilhante circuito. Para quem não conhece, vale a pena perder alguns bons minutos assistindo a imagens no youtube.
A 10 anos eu vou as corridas de F1, com o meu pai ficamos observando o traçado e e o meu pai me conta as histórias de como foi viver a época.
Imagino que você tambem partilhe da ideia de que deveriam revitalizar ao menos alguns trechos da pista. Depois, se desejar, exponha a sua opinião.

Abraços,

Rodrigo

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Fim dos tempos. Boxes novos só pra F1 ??? Isso tá cheirando preconceito às categorias nacionais. E o tal do presidente da Confederação de ‘Bosta’ de Automobilismo, ainda quer mudar o nome da Curva do Café ??? Será que só tem idiotas nos comandos dessas coisas ???

Celso Guzella
Celso Guzella
11 anos atrás

Não seria o caso de melhorar a segurança dos carros ?

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
11 anos atrás

Falar em opções no traçado (usando partes do antigo) que é bom nada né?!!?!!?

Interlagos esta muiiiiito bem encaminhado… iguaRzinho a Jacarepagua.

jrg
jrg
11 anos atrás

Matéria no UOL…parece matéria reciclada de tantas vezes que li essas coisas…http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1087769-entenda-e-veja-como-deve-ficar-interlagos-a-partir-de-2013.shtml

Rafael Chinini
Rafael Chinini
11 anos atrás

pelo que vi da proposta, são obras bacanas, que seria muito boa pro autodromo.

agora mudar a posição da largada!! poutz…isso vai descaracterizar demais o traçado!! o S do Senna deixar de ser a primeira curva?? seria estranho demais!!
sobre o café, façam logo uma área de espace alé tilke, e pronto!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Rafael Chinini
11 anos atrás

Concordo! Tirar a largada da Reta dos Boxes eh eliminar a freada da primeira curva no S do Senna. Nao gostei da mudança!

Danilo Cândido
Danilo Cândido
Reply to  Rafael Chinini
11 anos atrás

“Widow detected”…o S do Senna não pode ficar em último !!! Kkk…

Rafael Quevedo
Rafael Quevedo
Reply to  Rafael Chinini
11 anos atrás

@Rafael Chinini, acho que o S sendo a última curva pode gerar uma disputa até a linha de chegada. Imagine os carros disputando a freada do S e saindo para a Curva do Sol lado-a-lado e rasgando a reta até a linha de chegada.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
11 anos atrás

E agora, os ingressos populares vão ser na “antiga” reta dos boxes que, devido ao (antigo) paddock, só dão vista pra parte desta reta e pros (antigos) boxes. A única vantagem daquele setor era ver a largada/chegada e a movimentação nos boxes. Com a mudança dos boxes e da linha de chegada/largada, vai ser um lugar morto. Essa mania de fazer um puxadinho aqui, outro lá, estraga tudo…

MARCIO NEGRAO
11 anos atrás

Pelo que eu li hoje as reformas estão programadas pra esse ano sim. Inclusive já tinha gente reclamando por causa da alteração dos Setores…..Vamos ver…

Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
11 anos atrás

Pelo que li é para 2013, esta no site da UOL.

hendrix
hendrix
11 anos atrás

gastar dinheiro publico deve ser uma delícia, “não tem dono” e ninguem reclama
vê o cabral aqui no Rio, era pro cara ser linchado na rua, e ainda o Ministério público (arregado) culpa os funcionarios em vez do patrão (julio lopes; acidente dos bondinhos de santa teresa) e tudo é festa, em fevereiro tem carnaval e daqui a 2 anos copa do mundo

“Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro”
viva cazuza

LBM
LBM
11 anos atrás

Sou mais aquela sugestão de aumento do comprimento da pista que dei em 2009…

Vitor
Vitor
11 anos atrás

Quando você diz : “só para a F1” quer dizer que “só porque a F1 exige” ou “só a F1 vai usar” ? Porque se for a segunda, minha nossa…
Além disso, uma obra deste tamanho provavelmente mata definitivamente o circuito antigo, não é?

Vitor
Vitor
Reply to  Vitor
11 anos atrás

Opa, acabei de ler o artigo. Que coisa mais estúpida fazer um prédio para ser usado uma vez por ano, por decreto e não por falta de interesse.

Leonardo Testa
11 anos atrás

Podiam mandar a Indy correr lá e parar de atrapalhar o transito também nos fins de semana, em SP.

Lucas Nascimento
Lucas Nascimento
11 anos atrás

E se for aprovado, lá se vai o sonho de ter o traçado antigo ativo de novo!!!

Manoel
Manoel
11 anos atrás

Podiam ter pensado em recuperar grande parte do circuito antigo. É viável. Podem fazer novos boxes mas dá uma pena ver toda aquela pista antiga abandonada para as competições. Que façam chicanes mas recuperem a pista antiga.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Manoel
11 anos atrás

Na minha opinião, para recuperar o antigo traçado precisaria recuperar a antiga saida de boxes que contornava as curvas 1 e 2. Fico imaginando. Se fosse um país avançado tecnologicamente e respeita-se o patrimonio histórico poderia fazer uma espécie de ponte levadiça (escondida atrás do guard-rail do S do Senna)feita de material leve e resistente. Abaixava a “ponte” e o S do Senna ficava escondido. Para usar o traçado “moderno” era só levantar. Com os novos boxes na reta oposta fica ruim porque os carros saem dentro da curva do Sol pelo sentido do traçado antigo.

Daniel NN
Daniel NN
11 anos atrás

Flávio, queria só saber fui bloqueado mesmo propositadamente ou por descuido. Comentei lá do post do carinha do ASPONE, não falei nenhuma novidade e fui bloqueado.
Usava o “Daniel N”.

Daniel NN
Daniel NN
Reply to  Daniel NN
11 anos atrás

Meu comentário também foi excluido. (esqueci de falar). Não consigo postar mais nada com Nome/email antigo.

João Cesar Colatrello
João Cesar Colatrello
11 anos atrás

Clovis, sim isto mesmo, terá uma pista de arrancada e o projeto inicial será na reta oposta com uma arquibancada tanto usada para F1 como para a categoria arrancada.
Hoje a categoria mesmo não simpatizada por muitos, a cada evento tem lotação maxima ( Curitiba,Velopark) e carros de nivel, e São Paulo tem muitos pilotos,preparadores,midias e lojistas mas sem pista.
E o evento racha interlagos ( evento amador ) tem um publico medio de 15000 pessoas, contando com uma estrutura propria a cidade de São Paulo,Interlagos e todos amantes do esporte arranca da tem a ganhar

André Nascentes
André Nascentes
11 anos atrás

Flavio, na Classic Cup vocês usam a chicane do café?

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Deve ter alguma grande construtora, estilo Delta, de olho no local…ai,ai,ai Jacarépagua de novo! Ja imaginou um grande condominio naquela area de Sampa? Patifaria a vista!

xs1xs2
xs1xs2
11 anos atrás
Alan Ruggero
Alan Ruggero
11 anos atrás

Vai sobrar para o próximo prefeito tocar grande parte desse projeto, que deverá custar o olho da cara.

Dá até medo.

nando figueiredo
nando figueiredo
11 anos atrás

Flavio, a mudança dos box pra reta oposta já tem uns bons anos que é falada.
Mas nunca foi a frente, entre outros motivos, pela mudança da nova entrada dos box´s no fim da atual reta.
No plano diretor foi anexado algum tipo de planta????

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

E vão fazer uma pista de arrancada. Que tal???

Dú
11 anos atrás

Ano de Eleição. Tipo o túnel dos boxes que estava já no papel oficial.
Com as alterações que são sugeridas, o autódromo e sua área limítrofe ficam cada vez mais sufocados.
Que o Ibama vá a merda com seus pardais e capivaras, e a Prefeitura com o Governo do Estado vendam Interlagos por M² e desapropriem perto da Capital uma área por alqueire, fazendo o Interlagos antigo, a pista do Bernie, enfim, um complexo voltado a memória e ao mercado do setor de competição. Ninguém repara que a cada ano, menos se enxerga na pista, não se consegue ver do heliponto 30% de 10 anos atras? A intenção da Formula 1 é essa mesmo, fechar a visibilidade dos espectadores para venderem ingressos caros e vips. Complicada a coisa.

roberto zullino
roberto zullino
11 anos atrás

Eu fui na reunião de apresentação e o que foi apresentado foram os planos para Interlagos no futuro e o que se pretende deixar comprometido para 2013. Basicamente, é a construção dos novos boxes e padock na reta oposta, gostei.
O plano de longo prazo é muito bom, mas é plano, se fizerem 30% do que está lá seria ótimo. Vai depender do futuro prefeito, para agora apenas os novos boxes na reta oposta e 2 alternativas para a curva do café (não se de onde veio esse nome), uma chicane ou área de escape, a F1 continua com o traçado original se houver chicane.
A discussão da curva do café foi acessória e apresentaram duas alternativas, não dei palpite nesse parte porque tinha gente muito mais gabaritada para falar, acho que o Paulão, Giaffone e outros vão analisar e escolher. Uma chicane diferente da atual é uma das propostas, mas não mexe no circuito original, a F1 não vai usá-la, fica só para as categorias nacionais mais potentes. Outra alternativa é aumentar a área de escape, mas há falta de espaço.
De concreto foi isso, se a prefeitura licitar os novos boxes para 2013 está bom demais. Não se mexe em nada nos atuais que ficam para serem usados também.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

meu caro, o plano é bom, mas não acho que seja executado. vão fazer os novos boxes e fim.
achei o plano interessante, não pela pista que não muda nada, mas sim pelos outros aspectos.
Interlagos é um equipamento excludente, querem criar um parque na área do lago e melhorar o entorno e o acesso usando a estação de metro próxima, isso seria bom para todos.
o partido arquitetônico da exclusão é moda nas cidades, shoppings e edifícios como o CENU e o WTC são exemplos, não se ligam com a vizinhança, poderiam estar em qualquer cidade. mesmo equipamentos públicos como a Sala São Paulo não se inserem na vizinhança.
tornar Interlagos menos excludente seria uma boa maneira de preservar a área e seria melhor para todos, o isolamento só nos prejudica e nos dá a pecha de boyzinhos protegidos que ficam usando o patrimônio público quando a verdade é bem outra, tendo dinheiro ou sem, o automobilismo faz espetáculo, ou seja, dá muito mais do que recebe, o problema atual é que com arquibancada vazia não há ninguém para receber. se isso não fosse verdade e não houvesse valor em corrida ninguém pagaria para ver.
o projeto do parque não interfere com a pista, mas há uma desvantagem, fica na área onde seria a recuperação de Interlagos antigo. aí é uma questão de escolha, para mim prefiro a pista como está e um parque público com a população usufruindo do que a pista antiga eternamente ameaçada. corri na pista antiga e era muito melhor, mas não se pode ter tudo.
achei a sugestão de arquibancada giratória meio mirabolante, a arquibancada seria virada para o antigo retão onde seriam feitas as arrancadas e giraria para a reta oposta quando fossem feitas corridas no circuito. aliás, essas arquibancadas seriam problema de se fazer no que se refere às árvores. os novos boxes ficariam na pista de motocross, não tem nada lá pelo que me lembre.
como engenheiro acho que fazer novos boxes sairá muito mais barato e melhor que querer arrumar os boxes antigos. estes ficam como estão e retira-se um monte de penduricalhos que atrapalham a visão da pista.
em todo caso, de concreto só tem a promessa de licitação e adjudicação dos novos boxes, se isso acontecer a obra sai.
quanto à curva do café não dou palpite, jamais achei que exista algum problema lá, essa opinião é a mesma do Charles Whiting, a F1 já avisou que vai usar o traçado normal e não está nem aí para a tal chicane ou área de escape. para falar a verdade nem prestei muita atenção, não saberia informar o que será feito ou como. só sei que tem duas alternativas, uma chicane na direita ou área de escape.
o tal parque que me agradou é uma obra bem fácil, não precisa de muita coisa, é um simples parque com árvores e alguns equipamentos de diversão, pista de cooper, essas coisas que tem no Ibirapuera, nada demais, não há porque não fazer. nele estão prevendo algumas coisas como museu da indústria, mas isso me pareceu constar apenas para enfeitar o pavão. a obra é um portão, uns sanitários, umas alamedas para pedestres, parquinho para crianças e pista de cooper, coisas baratas e que dariam enorme benefício à população do entorno que não tem nada. as árvores continuariam lá, já viu parque sem árvore?

Helton Garcia Fernandes
Helton Garcia Fernandes
11 anos atrás

Lá vai o bom e velho e baratinho Setor G pro beleléu…
Aonde vai ficar a galera mais divertida de interlagos??? Lá encima, no atual Setor A???
Me recuso, só se arrancarem as arquibancadas de concreto e colocarem de estrutura metálica…

Paul Nascheck
Paul Nascheck
11 anos atrás

Flávio,

Você concorda com a idéia de que uma chicane na curva do café estraga com essa parte da pista. E tenho a impressão que deve reduzir boa parte das oportunidade de ultrapassagem na brecada do S do Senna…

Gerson
Gerson
11 anos atrás

UM CAMPEÃO HISTÓRICO DAS DUAS CARAS: rubens barrichello! (saiu no UOL)

“Mesmo em uma nova categoria e com novos desafios na Indy, é difícil para Rubens Barrichello virar algumas páginas da de sua passagem pela F-1.

Em uma entrevista à revista “Playboy”, o piloto da equipe KV Racing fala, entre outras coisas, sobre a relação com o heptacampeão mundial da F-1 e ex-companheiro de Ferrari, Michael Schumacher.

O brasileiro demonstra ainda mágoa com uma manobra do rival no GP da Hungria, em 2010, que o colocou em risco e quase o fez bater no muro. “A volta do Schumacher, para mim, praticamente desvendou um mistério que há muito se formava”, disse.

“Aquele momento na pista, em Hungaroring, quando ele se colocou na minha frente numa situação que não poderia ter sido melhor. Foi provavelmente a situação mais perigosa da história da Fórmula 1. Poderia ter acontecido um acidente muito grave, mas graças a Deus não aconteceu. Eu praticamente rachei o muro para passar ele, e o Brasil me abraçou de volta”, continuou.

“Era o meu intuito naquele momento que, para a harmonia da equipe, a gente fosse amigo. A amizade acontecia mais por culpa minha porque eu fazia questão de aprender com o grande campeão que foi o Schumacher. Quando vi que a situação era só minha, chegou um momento que pensei: ´Vale a pena ter todos os campeonatos que ele tem da maneira como ele faz?´…Vi que não valia a pena ter sete títulos mundiais, mas ser lembrado por pancadas e coisas ruins. Eu vou ser lembrado por coisas boas. Aconteceram vários erros na minha vida, mas eu vou ser lembrado por aquela cara de guerreiro.”

Esse Barrichello é um 2 caras mesmo! Há poucas semanas atrás, disse que se a Ferrari chamasse ele hoje, ele “iria correndo” e que a Ferrari foi e a equipe que lhe deu “mais retaguarda”. Também disse que sempre se deu bem com Schumacher e que “sentia falta do convívio com o alemão” e que toda a “briga” com Schumacher foi um “exagero” da imprensa. E agora esse cara de pau fala numa entrevista da playboy essas barbaridades, sua choradeira costumeira de perdedor, descendo a lenha na Ferrari (acusando de ameaça, terrorismo) e no Schumacher? ESSE PERDEDOR MERECE MERECE SOFRER UM PROCESSO POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO!!

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Matéria do uol, o título do post é meu mesmo! rsrsrrs

CAMPANO
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Gerson, pura ingratidão do barrichelo, ele ganhava demais como segundo piloto.
se ele não tivesse criticado a Ferrari e o Shumacher como criticou injuustamente, o Shumi e a propria Ferrari como gratidão trabalhariam para dar um titulo para ele.
Agora o Brasil tem que relembrar mesmo Fittipaldi e Piquet.

Joao Pedro
Joao Pedro
11 anos atrás

Pelo que li, para 2013

Clovis
Clovis
11 anos atrás

E também a ” intenção de construir uma pista de arrancada, uma arena de eventos, melhorias no kartódromo, uma ciclovia e um parque público”.

Pista de arrancada?

Vinícius Lucas
Vinícius Lucas
Reply to  Clovis
11 anos atrás

No texto fala que seria feita na antiga reta do traçado antigo.

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Realmente pra F1 essa curva não é nada. Mas além das outras categorias que correm na gloriosa Interlagos, ainda tem os Track Day’s, os cursos de pilotagem de carro e de moto… O Tite falou que não dá curso em Interlagos principalmente pq a curva do Café é muito perigosa, sobretudo para amadores. Mas eu (que não sou piloto nem nada) não gostaria que mexessem na curva, iriam mudar o traçado mais uma vez, ridículo. Se fosse por causa da “falta de segurança” muitas curvas em muitos circuitos deveriam ser mudadas, imaginem a Eau Rouge, curva de alta cercada de muro na entrada e na saída: acabem com a Eau Rouge e façam uma chicane lá!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Tiago
11 anos atrás

Justa comparação, Tiago.

Na Eau Rouge a área de escape é boa, os muros próximos ( na 1ª e 2ª tomadas ) pela própria trajetória não representam grande perigo. O que mais se vê nesse trecho são saídas fortes de pista justamente em direção à área de escape. O mesmo ocorre com o Café, escapada nessa curva só por erro tosco ou quebra.

wilson carpini
wilson carpini
Reply to  Tiago
11 anos atrás

já tivemos sorte da erundina não demolir tudo e virar complexo habitacional…. mas acho que os engenheiros (uma vez me disseram que engenheiros são criativos) poderiam estudar algo pra aumentar os boxes no local atual, onde estão….

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  wilson carpini
11 anos atrás

Wilson, me parece que não dá. Não há espaço alí, o terreno não ajuda.

jonatas
jonatas
11 anos atrás

Será que vão começar a imitar o Rio?

wilson carpini
wilson carpini
Reply to  jonatas
11 anos atrás

parece que sim

Araujo
Araujo
Reply to  wilson carpini
11 anos atrás

É o começo do fim…

Andres
Andres
11 anos atrás

Baita descaso da dignissima CBA…

wilson carpini
wilson carpini
Reply to  Andres
11 anos atrás

bando de FDP