INTERLAGOS, SÁBADO

SÃO PAULO (meio atrasado…) – Fim de semana cheio, esse… Bom, sábado disputamos a quinta etapa da Classic Cup e acho que foi a corrida que mais curti neste ano. Foi a primeira na temporada com a entrada do safety-car na metade da prova, o que muda totalmente a história do negócio. É uma corrida diferente, depois que junta o pelotão. Grande medida, que a gente usava anos atrás e agora voltou.

Choveu de madrugada e fizemos a classificação bem cedo com a pista ensaboada. Meu carro, com blocante, é uma droga no molhado. Temos de ver isso daí, porque ao lado de Senna, Ickx e Fisichella sou considerado um dos quatro melhores pilotos da história na chuva. E só consegui ficar em 22°, penúltimo, um horror. A pole foi do Cirello, para variar, com 2min14s031. Virei assombrosos 2min44s631.

Mas felizmente secou até a hora da largada, e mais três carros se juntaram aos que fizeram a classificação. Ver 26 antiguinhos no grid foi algo que me encheu de alegria. Recuperamos a categoria. Foi o maior grid do fim de semana — tirando Marcas, claro.

Apesar de ser considerado um dos quatro maiores largadores da história, ao lado de Von Trips, Peterson e Rindt, larguei mais ou menos. Normalmente passo entre 10 e 20 carros nas largadas, mas sábado foram dois ou três, no máximo. Só sei que quando chegamos no Lago, o Luque, que correu com o “meu” Corcel Pacman, deu uma espalhada para a direita, abriu-se um bom espaço, apontei proa para a descida do Lago, fiquei na dúvida se deveria colocar lado a lado, mas nem deu tempo de tomar uma decisão. O Luque veio para a esquerda, para fazer o traçado ideal, por dentro, e deu-me uma senhora pancada do lado direito.

Rodamos ambos. Achei que ia morrer e comecei a fazer meu testamento mentalmente. Mas foi tudo muito rápido, e quando estava resolvendo quem iria ficar com o Candango, percebi que não tinha batido em nada e nem morrido. O que eu não podia deixar morrer era o Meianov, porque meu motor de arranque tinha pifado antes de ir para o grid. Se apagasse, nunca mais funcionaria de novo. Vi o Corcel um pouco à frente girando e batendo na proteção de pneus, mas ele também sobreviveu. Consegui manter os 700 cavalos do meu motor Lada funcionando e voltei à corrida soberbamente.

Na primeira parte da prova, passei alguns caras que estavam com carros claramente mais lentos que o meu. Como sabia que ia passar, dei uma valorizada em algumas manobras. Depois disso, virando ali na casa de 2min17s, tranquilinho, não tive muita companhia por umas três ou quatro voltas. Aí juntou todo mundo atrás do safety-car e na relargada consegui passar o Henry, de Escort, e o Cristiano, de Fusca, na freada do S do Senna. Depois me contaram que essa foi considerada uma das quatro maiores ultrapassagens da história, ao lado daquela do Piquet sobre o Senna na Hungria, do Hakkinen sobre o Schumacher em Spa e do De la Rosa sobre o Karthikeyan ontem na Espanha.

Só que meu carro, quando a corrida vai chegando ao fim, começa a sair muito de frente nas curvas de baixa, porque a pressão dos pneus aumenta demais. O Henry e o Cristiano, assim, me passaram de volta. Até tentei chegar, mas estava difícil. Minha sorte foi que o Zé Augusto teve algum piripaque no seu Fusca Laranja Mecânica, ganhei sua posição (ele abandonou depois) e terminei em terceiro na minha categoria. Trofeuzinho na estante. Na geral, um honroso 15° lugar sem tomar nenhuma volta dos líderes. Ganhou o Cirello de Puma Della Barba, como de hábito, com o Puma Verde Malanga do Paulo Sousa em segundo e o Douglas Espeto Alencar de Passat Preto Fosco Tosco em terceiro.

Meu desafeto Rogério Tranjan, da Rosinha-Gaydarji, foi o sétimo na geral e perdeu o pódio em sua categoria por 0s071 para o Edu Harmel, ambos de Passat. Numa situação dessas, ou o piloto demite o chefe de equipe, que não avisou que era a última volta, ou o chefe de equipe demite o piloto, que tirou o pezinho na reta para coçar o dedão. Como os dois dividem a mesma quitinete em Santa Cecília, não aconteceu nem uma coisa, nem outra.

Minha melhor volta foi a última, 2min14s772, quando estava desesperado tentando passar o Fusca do Cristiano. Acima das minhas expectativas, devo dizer. Meianov voltou aos boxes meio prejudicado, com o paralama amassado, mas nada que um bom martelinho não resolva.

Ah, estou precisando de pneus novos. Vou pedir para a Pirelli. Faz tempo que eles não me mandam pneus, desde que passaram a fornecer para a F-1. Tem de ver isso daí.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pereira
Pereira
11 anos atrás

Você se supervaloriza como piloto, meu caro. Segundo Galvão Bueno todas as quatro melhores ultrapassagens da história foram do fantástico, lendário, do pica das galáxias: Cacá Bueno.

Fabiano Regra
Fabiano Regra
11 anos atrás

Flavio,

Já que essa frente tá uma “coxinha” porque não faz uma nova de fibra?

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Caro FG, não acha que o Meianov, com os pneus Pirelli seria muita coisa junta para esfarelar na pista?? Parabéns pela nova foto. Está bem melhor que a outra anterior…(já acordei de ressaca no dia seguinte e as feições seguiam a mesma linha…) Um bom dia!

Gerson
Gerson
11 anos atrás

FG, e; melhor vc ncher os pneus com hidrogenio, assim a pressao nao vai aumentar com a temperatura e o carro vai ficar bem melhor depois da metade da prova.

Virgo silva
Virgo silva
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Voce quis dizer nitrogenio, não é? o hidrogenio é inflamável.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Virgo silva
11 anos atrás

Pronto, o cara quer transformar o 69 no Hindenburg !!!!

Joca
Joca
11 anos atrás

Troque os parafusos das rodas utilize prisioneiro. Já vi gente morrer por causa disso.

fernando carvalho
fernando carvalho
11 anos atrás

hummmmm… tava parecido om bate-bate ? aqueles de parque de diversão ??? ou então foi fazer vaga na garagem do prédio e …..

vitão
vitão
11 anos atrás

é que o FG tem um convênio secreto com o Giordano, o rei da massa de pizza, então ja´viu né , farinha, água e fermento pro conserto da lataria……….

Rick Wagoneer
Rick Wagoneer
11 anos atrás

Esse Pirelli é Collway! E de 3a. recapagem. Por isso foi que beijou o Corça (que gay)! Concordo com o camarada, se fosse Rosava, rodava.

Giovanni
Giovanni
11 anos atrás

Flavio, onde esta a materia sobre a punição do espetacular heptacampeao Schumacher em razão do acidente com BS? Também não vi os comentários da imprensa alemã criticando Schumacher aqui no warmup.

Daniel
Daniel
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

hauhauhauhauhauhuahuha, me mijei

Victor
Victor
11 anos atrás

700 cavalos? Por isso que está acabando com os pneus… além do mais, os Pirelli esfarelam… cuidado hein!!

vitão
vitão
Reply to  Victor
11 anos atrás

na verdade, xará, lembra-se dos poneis malditos ? pois é , viraram inquilinos do meianov…….

Eric
Eric
11 anos atrás

FG, sensacional o texto….acredito em tudo…..e sinceramente, sai fora desses P6000….é duro demais….

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Eric
11 anos atrás

De fato. E, como consequência, com pouco grip. Mas precisa ver como é o regulamento quanto aos pneus. Duas boas opções para pneu “road” com bom grip: Toyo e o Continental (a série Contisportcountach, e não a série normal). Se é para manter a lógica temática, o Continental ainda tem a vantagem da fábrica no território da República Democrática da Alemanha (RDA).

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Tem de ver mesmo! Proletario, faltou se comparar ao Barrica na chuva, não?

Ernesto Bernardi
Ernesto Bernardi
11 anos atrás

Tovarich Gomes, melhor na chuva? Melhor largador? Melhor ultrapassagem? Motor russo de 700 cv? Você tem faltado nas sessões de terapia, não? Em vez de falar do Cirela, junto o Candango com o 69 batido e troca num Puma, p/ ver se fica parelho….Pensando bem no que falou do Von Tripps, acho que você tem tanta garganta que é o Von Traques…Saúde! Primeiro na categoria, na próxima.

Dener
Dener
11 anos atrás

Pirelli P6000 no meianov? esses pneus são terríveis.

Dú
11 anos atrás

Em um detalhe. Em Interlagos temos um bombeiro para cada 3 boxes, ficam até todos irem embora!

sérgio castro
sérgio castro
11 anos atrás

Amassou o paralama do carro bolo….

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

A narração acima e as analogias são espetaculares, pelo jeito vc é melhor escrevendo do que
pilotando.

Edu H@rmel
11 anos atrás

Suas narrativas realmente estão impagáveis… 700 CV no valente #69 é muiiitaa cavalaria… pode ser que esteja ai a questão do blocante nao ajudar na pista molhada. Encontrei com o Dr. Luque depois da relargada no Bico de Pato e reparei na frente amassada, mas nunca iria imaginar que vcs tinha se encontrado logo na largada. Ele foi muito gentil e não atrapalhou nossa briga (44 “Trovão Azul” x 30 “Hell Boy”), mas como o Pac-Man é rápido, ele me passou na reta e depois rodou na minha frente na segunda perna do S do Senna… Passei e fui passado pelo 44 umas 2 ou 3 vezes (só na segunda parte da corrida!) e na verdade ganhar a posição na linha de chegada foi surpresa para o Rogério e para mim, pois tinha visto a placa de 3 voltas e esquecido do assunto. Quando tirei do vácuo para fazer a ultrapassagem estava ainda calculando opções de onde tentar ultrapassar e quando vi que já era a bandeirada, vibrei muito. Acho que foi a minha melhor corrida desde que voltei no ano passado… pena que a camera pisou na bola!

Guest
Guest
11 anos atrás

Esses 4 melhores pilotos “na chuva”… só considerando como “hors concours” o Brambilla, este sim fantástico nessas condições.

flavio perillo
flavio perillo
11 anos atrás

Flavio, bom dia! Quando é a outra prova?

Dav
Dav
Reply to  flavio perillo
11 anos atrás

Pelo menos nao quebrou o farol

Dav
Dav
Reply to  Dav
11 anos atrás

Pelo menos nao quebrou o farol (agora respondia no lugar certo rs)

Edu H@rmel
Reply to  flavio perillo
11 anos atrás

Com a devida venia do titular do blog: 09 de junho… []

Carlos Henrique
Carlos Henrique
11 anos atrás

Fica tranquilo, Gomes. Uma cerinha tira isso aí…

konnyaro
konnyaro
11 anos atrás

Pode tirar o blocante que não vai fazer falta no seu caso… Desde quando o 69 tem potência suficiente para perder tração em saída de curva?

konnyaro
konnyaro
Reply to  konnyaro
11 anos atrás

Ah! E toma cuidado com a ferrugem por baixo da massa plastica. Por fora pode parecer que tá tudo legal, mas por dentro fica apodrecendo tudo. Melhor mandar para um bom funileiro (se é que exista algum hoje em dia) e mandar retirar toda a massa já aplicada.

Maurício Peluqui
Maurício Peluqui
11 anos atrás

Pirelli P6000? Pede pneus para a Rosava! Combina mais com o carro! Além disso… P6000 na chuva não é uma maravilha mesmo… já tive melhores.

Flavio
Flavio
11 anos atrás

Fala xará, teus relatos são sempre épicos, é sempre uma boa leitura.

Uma curiosidade: aqui não é obrigatório colocar aquele X no farol quando ele é de vidro?

Abraços!

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
11 anos atrás

Da pole na categoria o anão de circo não fala, né?

Felipe Goltz
Felipe Goltz
11 anos atrás

“Só que meu carro, quando a corrida vai chegando ao fim, começa a sair muito de frente nas curvas de baixa, porque a pressão dos pneus aumenta demais…”

>>>> Parece até “comentário técnico” do Galvão Bueno, hehehe. Brincadeira, Flavio…

RM
RM
11 anos atrás

Haha, como sempre um ótimo relato da corrida.
Vai rola videozinho da pancada?
Mando um “idiot” via radio depois da batida?

gar0t0
gar0t0
11 anos atrás

hehehe, gostei bastante da narrativa.
Só falta agora um potão para fazer share das noticias no google+

Abs

Ric
Ric
11 anos atrás

Calibra os pneus com nitrogenio que demora muito mais a esquentar. Mas, se essa e a desculpa, como sua ultima volta foi a melhor, sr. FG?

zeduardo
zeduardo
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

O nitrogenio estava lá no box, aliás ao lado do seu carro…era só pedir.

Christian Alves (@chrisalves88)
Christian Alves (@chrisalves88)
11 anos atrás

hahahaha. que sabado bom hein Gomes.
e quem iria levar o candango. o 1 ou o 2? rsrsrs

Dyonisio Pierotti Jr.
11 anos atrás

http://www.flickr.com/photos/dpierotti/ Falando em motor de arranque…