MENU

segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 19:09Legião urbana

LEGIÃO URBANA

Nem é preciso dizer que, de tudo que a Ford fez no Brasil, é a única coisa que prestou.

136 comentários

  1. Nick B. disse:

    Absolutamente lindo!
    Lindo como o dono do blog e este maravilhoso, sensacional, humilde e modesto comentarista.
    É nóis!

    Nick B.
    (ouvindo soul puro, The Isley Brothers – Caravan of Love).

  2. Denis disse:

    É o Ford maus Renault que já existiu!

  3. Sanzio disse:

    Discordo… De tudo que a Ford fez NO MUNDO, é a única coisa que prestou.

  4. Maurício Peluqui disse:

    Modelo 1969. As lanternas a partir de 1970, se não me engano, ficaram abaixo do para-choque. Meu pai teve um sedan 4 portas branco L e depois um LDO 75 2 portas ouro velho que usei. Sinto falta daquele volantãozão sem auxílio hidráulico, daquele freio sem servo, daquele motor gritando na estrada pedindo uma quinta inexistente, daquele freio de mão sob o painel (ótimo para usar nas subidas (foi assim que aprendi a não deixar o carro descer sem usar o freio de mão) hehehehhehe. Tirando isto, era um belo carro! Gostava muito de dirigir, foi o primeiro carro que eu usei no dia a dia.

  5. LucianoM disse:

    Esse é com certeza o Corcel mais lindo que já vi ! Parabéns ao feliz proprietário dessa jóia rara !

  6. Beto Carpini disse:

    Flavio, com todo o respeito, vc deveria criar uma seção “a única coisa que prestou” ou “a única coisa decente”, pois só da Chevrolet foram 04 (quatro) carros, agora começou com a Ford. Sei que daqui a pouco, vc vai falar que o Ford Ka foi “a única coisa decente” que a Ford fez no Brasil

  7. Luiz Guimarães disse:

    Tive um ’68, excelente carro! Na época houva um dos primeiros (senão o primeiro) “recall” da indústria automobilística brasileira, trocando as cruzetas (!) da transmissão de graça.

  8. Toni disse:

    Foda-se!!!! Eu odeio as fotos em tamanho grande.

  9. gilles disse:

    Meu primeiro carro com o team-mater meu pai, tinha so um problema, as cruzetas que quebravam, quando a arrancavamos mais forte, Um baita carro para a epoca, A Ford sempre se peocupou com o conforto e qualidade, exemplo “Del Rei, Landau, Escort, etc…Abraços.

  10. Fernando Rodrigues disse:

    …ahhh e o Maverick!

  11. Fernando Rodrigues disse:

    E o Landau e o Escort XR3 tbm

  12. Batista Lara disse:

    O “pano de fundo” que não combinou com a belezura do carro…

  13. Batista Lara disse:

    Até que enfim um carro decente nessa seção….. The best of the best….

  14. Alex disse:

    Esse tá espetacular hein….

  15. Roberto Fróes disse:

    Foi um carro moderno para sua época, com alguns defeitos – como todos os carros novos de então – que logo foram sanados.
    Atendeu perfeitamente a sua proposta.
    Belo, confortável e extremamente econômico, além de espaçoso.
    Só tinha o motor meio fraquinho…
    Mas não se propunha a ser um carro esporte.
    Tive um sedan, acreditem, 68, e uma Belina 73.
    Daria a ele uma nota 8.

  16. Bruno disse:

    Engraçado, já tinha imaginado que ia vir comentários desse do tipo “Maverick é muito melhor que esse lixo”, ou “Mustang é Ford, o resto é resto” desse pessoal só veem os V8 e Muscle Car como antigos que prestam. Maverick já achei, só falta os do Mustang…

  17. Alcides disse:

    Será que não é o mesmo corcel do post anterior (Enigma do dia)?

  18. Emilcio disse:

    Hoje pela manhà passei por um Corcel 75 marrom e fiquei lembrando do Corcel verde agua 72 que meu tio teve…muito confortavel e economico. Mas o melhor produto da Ford em todos os tempos e paises chama-se Escort!

  19. Se isso aí foi o melhor, o Landau não conta, virou nave espacial então. O desenho do Celão I era lindo demais mesmo, muito bonito MESMO.

    • Joseh disse:

      Paolo, desculpe-me por discordar, mas… Landau igual nave espacial? A única semelhança entre eles seria o consumo estratosférico de combustível!!

      • Pow Joseh, vc já andou num ou ja teve um pra uso pessoal? Logicamente consome bastante, mas é o melhor carro que eu já andei, seguido de perto do Opala e da Caravan. Ruim mesmo é DKW fumacenta. E lá vem o FG com raiva..

      • Maurício Peluqui disse:

        Bebe como todo V8… ainda mais os antigos:
        Som de um V8 em marcha lenta:
        litrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitrolitro…
        Acelerando:
        galããããoooogalããããoooogalããããoooogalããããoooogalããããoooo…

  20. Thiago Azevedo disse:

    Concordo, o Corcel e a Belina são o que a Ford fez de melhor. Mas não esqueçamos do Maverick, o carro mais bonito feito no Brasil!

  21. CB disse:

    O primeiro carro que dirigi foi o Corcel 77 bege de meu pai, mas antes dele tivemos um azul 75 e um branco 71. Bateu uma saudade…

  22. Rod Lucena disse:

    Putz, tinha um desses na rua em que morava…igual!
    Aproveitando dá uma olhado nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PniYbDC4SOA&feature=share acho q vai gostar! Paródia dos musicais da sua época.. com letra muito interessante e engraçada. Abraço

  23. xs1xs2 disse:

    será que o corcel do post abaixo é o mesmo?!?

  24. Rafael disse:

    Esse Corcelzinho não é o mesmo carro que passa em frente a Praça Sarah Kubitschek no post anterior? A cor, calotas? totalmente iguais!

  25. Gabriel C disse:

    Um dia ainda vou ter o meu Corcel 73.

  26. JP disse:

    Meu pai teve um 76. Bons tempos do Itamar Franco onde a grana parecia que sobrava mais. Morávamos em Santa Branca e foi nessa época que fizemos grandes viagens pro interior de SP e pro sul (Blumenau), além de ir à capitar ver o jogo da seleção de vôlei. Dentro do carro, um toca-fitas CCE mequetrefe, envenenado com bons falantes Novik, ouvindo rock and roll na 89 FM!

  27. Flavio Bragatto disse:

    Aí sim, heim, Gomes????
    O cavalinho galopante da Ford Brasileira foi o melhor carro já criado por eles aqui.
    Nada original. Era um Renault adaptado, mas muito bem feito.
    Não há ninguem (NINGUEM) neste país que já teve um Ford Corcel e que tenha reclamações dele de que éra carro ruim.
    Sempre gostei desta familia (Corcel, Belina, Corcel II, Pampa, Del Rey e 4×4)

  28. Peter Losch disse:

    Você gosta de uma polêmica… Ok. Para mim, Ford é sinônimo de Escort. Sinal inequívoco de modernidade nos anos 80. E não tenho nada contra o motor CHT, que manteve-se um belo motor mesmo sendo baseado em um velho Renault.
    O primeiro XR3… Que saudade!

  29. Álvaro Azevedo disse:

    O melhor foi o Ford Landau e lógico o Galaxie, o Maverick de bom mesmo é só o eixo traseiro.

  30. Antonio disse:

    Se prestou não sei, mas era bonito pra caramba.

  31. Guilherme disse:

    Carro lindo, cor linda, calotas lindas, cromados lindos.

  32. Paulo Cunha disse:

    O bife na placa veio de fábrica?

  33. fernando carvalho disse:

    Desta geração Corcel I , eu gostava do GT 1970/71 e do GT 1975 , todos em côr Branca com faixas pretas fosco….

  34. O mais bonito dos cecéis, estou enferrujado quanto a lanterna, mas gosto das que sao 4 peças ou das duas fininhas, nessa ordem.

    Sempre que vejo alguém de Camaro antigo falo “Que bonito esse Corcel, é aquele GT?” só pra ver a cara do sujeito… hahaha se o cara responder indignado que é um Camaro, já remendo “mas é iguialzinho, né?!” uhauahuah fiz isso mês passado mas não foi com o dono, foi com outro curioso que estava perto.

  35. retka disse:

    o melhor carro que a ford fez foi o ka ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  36. Rafael Pereira disse:

    Isso porque não era Ford … Um Renaultzinho R12 … O melhor produto da Ford teria sido o Escort em 83 (um verdadeiro carro “mundial”), mas o motorzinho Renault/CHT não permitiu. Desta forma, concordo com o comentario acima de que o melhor Ford foi mesmo o Maverick V8 …

  37. antonio stricagnolo filho disse:

    Pelo jeito voce queria mesmo era ser dentista,gosta demais de um motorzinho.

    • Lio Campos disse:

      olha tive um e andava super bem além de ter sido eleito pela Revistra Quatro Rodas como o Banco mais confortavel que existia…Vc andava o dia inteiro ..não gastava quase nada e não se cansava era um super banco..até hoje não achei banco tão confortável….Hoje temos um e estamos vendendo esta 85% original por apenas $5 mil vale mais de $20 mil pronto…e não temos tempo de restaurar ..se alguem interessar…

  38. Burn Baby Burn.. disse:

    O mais interessante é que continua prestando.. e rodando por aí muitos deles.. nem parece carro antigo.. porque vira e mexe eu vejo um outro aqui pela Moóca..

    Se não me engano, este corcel é “totalmente ” baseado no motor do Renaut R8 “pai do gordini”, e o resto do Renault R12
    R-12 http://www.youtube.com/watch?v=p–cKL2fOnE

    Me corrijam por favor se estiver errado..

  39. Ernesto Longhi disse:

    Aos que estão a malhar o Corcel – Desculpe a ignorância, mas o que a Ford produziu ou vem produzindo de genuinamente brasileiro nos anos?

  40. Luis disse:

    Evolução da espécie: só temos o excelente Focus nas ruas porque foi originado por esse lindo Corcel Cereja :))

  41. Junior do Guarujá disse:

    Meu pai teve um verdinho quatro portas. Fomos de Londrina a Santos no danado, eu só tinha dois anos e não lembro de nada, mas ele sempre me falava do Corcelzinho valente…O problema eram as “trizetas”!!!!

  42. Eric disse:

    E a Ecosport? Vc não curte?

  43. Fernando Melo disse:

    É um Willys-Renault. Simpático.

    Em um comentário citaram o Maverick. Olha, Maverick é um carro legal sem dúvida mas acho ele meio “overrated”. Tipo, foda era o V8, o resto não era isso tudo. Tinha até aquela versão com motor do Aero Willys que fizeram um baita xunxo para o motor não derreter. A Ford, aliás, só lançou o Maverick por questões econômicas. Era o modelo que aproveitava melhor peças dos modelos antigos. Na época, o carro escolhido em clínicas com consumidores foi o Ford Taunus. Um carro que nossos hermanos argentinos tiveram a oportunidade de ter nas ruas, assim como Ford Falcon nos anos 60 e 70, um clássico por lá e o Sierra, nos anos 80.

    • Levi Davet disse:

      O Taunus, salvo engano, tinha suspensão traseira independente, o que encarecia demais a produção. Aí optaram pela gambiarra chamada Maverick.

    • Paulo F. disse:

      Escolha pessoal do presidente da Ford Brasil. Havia sido um sucesso nos EUA como concorrente do Fusca! No Maverick muitas coisas foram aproveitadas do já havia em prdução no Brasil.
      O eixo traseiro é diferente do americano, herança do Aero. O motor 6 em linha não era de todo ruim, outra herança do Aero. Era apenas um stopgap até o motor de 4 cilindros OHC, este sim um motor moderno. O 302 V8 é uma beleza! Até hoje.
      Era muito mais em conta fabricar o Mavecão do que o Taunus ou o Cortina que também foi submetido à “clinicas”, para definir qual seria o carro médio da montadora americano. O mesmo ocorreu quando da adoção do Del Rey. Os Fords ingleses e alemães eram muito bem cotados nas “clinicas” onde até o Ford Pinto americano chegou a participar. Mas era muito mais econômico usar a plataforma do Corcel II.

    • Maverick, o antifusca americano! Sem mais.

  44. Carlos Trivellato disse:

    A começar pela alavanca do câmbio…

  45. Dino Dragone disse:

    Menas, Flaviogomes, menas….

  46. Daniel Granja disse:

    Olha, eu amo DKW….mas esse modelo do Corcel 1970 me deixa louco! O mais lindo de todos, sem dúvida.

  47. henrique disse:

    isso é apenas um gordine travestido de ford, um lixo na verdade. O único ford que presta foi o Maverik, o resto ( inclusive os atuais ) é irrelevante…..

  48. Antonio disse:

    E a Rural não prestou ?

    Saiba que a Rural transporta muita gente entre as cidadezinhas da chapada diamantina e vale uma grana boa por lá.

  49. Marcos Vinicius Garcia disse:

    Amigos,
    Foi num carro identico a este que eu, com 9 anos de idade, aprendi a dirigir ensinado por meu avô, o Sr. Lauro.
    Era no RS, na cidade de Montenegro, numa localidade rural chamada Fortaleza.
    Este é um carro que eu gostaria de ter. Nesta cor vermelha.
    Infelizmente, após, já com meus 15, eu fazia uns ralies com esse excelente carro 1.4 e o mesmo foi se deteriorando (bastante). Acho que tenho um compromisso de restaurar um desses, não acham?
    Naquela época, eu era o motorista para meus avós irem até a cidade.
    Marcos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>