MÍSSIL
Acidente entre uma Ferrari e um táxi em Cingapura. As imagens são fortes. Não costumo colocar essas coisas aqui, mas mostra o que é uma porrada em altíssima velocidade. Para entender por que acho que carros desse tipo não podem ficar na mão de qualquer um.
Não dá pra criar um dispositivo (tipo uma caixa preta) nos carros, criptografada, que, no momento da batida, busca pelo menos os cinco últimos minutos de velocidade do carro?
Fiquei surpreso pelo motorista da Ferrari ter falecido com ferimentos graves. Pelas imagens, do parabrisas para trás o carro ficou em bom estado o que leva a crer que o condutor poderia estar sem o cinto de segurança e o air bag nestes casos, ineficaz. Não adianta exigir superlicença, pois em nossas rodovias mal sinalizadas, onduladas e esburacadas, que já são ruins para o cidadão comum, imaginem para essas máquinas. Nossos carros, rodovias e condutores são inseguros. Não adianta empurrar a culpa. Está tudo errado. Ou todos se esqueceram da Ferrari voadora da Dutra?
A essa velocidade, não há air bag e cinto de segurança que impeça lesões graves em caso de acidente.
Peralá… tinha o detalhe de um semaforo BEM VERMELHO local e o imbecil roletou.
Ele morrer que se dane, escolha dele, o triste é ter desperdiçado duas vidas com a porcaria de carro vermelho superespecial para pessoas superespeciais dele.
Quem pisa fundo em vias públicas, infringe as normas de trânsito (e a mínima educação em conduzir o carro) está assumindo o risco de fazer porcaria e isso passa da culpa (que é involuntária), é dolo mesmo (deliberado). Seja um BR800 ou um Pagani Zonda.
Carros assim não ficam na mão de qualquer um.
É preciso ter 2 milhões e não é qualquer um que tem.
Acidentes como esse acontecem com qualquer carro.
Basta avançar o sinal em cruzamentos acima da velocidade permitida.
Todos falam no Thor Batista hoje, mas esse acidente me lembrou a morte da advogada baiana nas ruas de São Paulo há algum tempo. Ninguém fala mais em Marcelo Malvio, motorista daquele Porsche. Periga estar dirigindo, solto por aí, e de carrão. O Thor aparece por ser “filho do cara”, mas a vida da moça não valia menos ou mais do que a do rapaz que ele atropelou ou a de qualquer vítima de acidentes envolvendo carrões esportivos.
Só para relembrar: a motorista da Tucson estava com 2,1 gramas de alcool por litro de sangue, mais de 250% acima do permitido pelo Código de Transito Brasileiro e o laudo dos peritos afirma que a velocidade do Porsche estava entre 90 km/h e 130 km/h. O motorista do Porsche estava acima da velociade permitida, mas se a advogada estivesse sóbria com certeza não teria “furado” o farol vermelho.
Não fala merda.
Obrigado pela atenção em responder meu comentário, mas precisava xingar?
Verdade, furou o sinal e se deu mal, não fosse uma porsche e sim um velho fusca talvez não houvesse tamanha repercussão , até porque o cara do fusca morreria na hora e a dona do Tucson bêbada nada sofreria.
Outra merda. O caso do Tucson foi esquecido porque a moça estava um pouco “alegrinha” e isso poderia reverter a situação. Esse caso foi só mais um que alerta para a bobagem das pessoas acharem que estão mais seguros em carros mais altos. Se fosse um palio que tivesse batido no Tucson, teria acontecido a mesma coisa. Conheço pessoa que foi arremessada em uma loja em um cherokke por um palio, só não aconteceu o pior porque o palio bateu em ângulo próximo a uns 30º então não chegou a capotar o cherokee.
O motorista do Porsche estava errado, porém atravessar o farol vermelho é muito mais errado.
Já no caso Thor, o cara é reinscidente, tinha um monte de pontos na carteira, não teve a certeira suspensa porque o pai é amigão do governador e depois ainda foi pego com a Ferrari sem placa e dirigindo novamente.
O problema do Thor é q o cara tem grana. E, no BraZil, isso é crime. Ninguém se preocupou em saber se o cara estava certo ou errado no acidente. Julgaram ele por ser filho do Eike e por estar de Ferrari.
Vivemos de estereótipos. Um exemplo: Eu trabalho em minha cidade entregando pizzas de moto. Uma vez, em um cruzamento, uma moça em uma scooter avançou o sinal e eu bati bem no meio dela, mais ou menos do jeito q essa Ferrari aí do vídeo pegou o taxi.
Se não fossem 3 pms estarem subindo a rua de bicicleta e terem visto o acidente, quem vcs acham q estaria errado? O motoboy de pizzaria ou a gostosa de scooter? Basta ver o programa do Datena um dia q a resposta pulará da tela.
Amigo, a perícia comprovou que o carro do Thor atingiu o ciclista a 130km/h. Isso significa que eleestava a muito mais que isso, pois acredito que ele tenha no mínimo tentado frear. Além disso ele deveria estar sem habilitação por excesso de pontos, mas como o papai é amigão do governador, isso nunca iria acontecer se ele não tivesse feito essa cagada. Por sinal só suspenderam a habilitação do animalzinho depois que ele foi pego com a Ferrari sem placa e causou mais prejuízo ainda à imagem do papai.
O problema não é ter dinheiro, mas sim, ser idiota.
Não diga bobagem, a advogada, alem de furar o sinal, estava bastante embriagada. E do Porsche, diga-se ninguém provou sua velocidade. Muitos dizem que ele nem estava tão rápido.
Como no acidente que o FG postou, furou o sinal, a cagada acontece.
Pode ser de Celta como de Veyron.
bem lembrado alexei, todos se esqueceram do caso, como também do cara do camaro
que matou um cidadão que ia para o trabalho, aquele deputado que matou dois no paraná.
Imagino um casal responsável, que havia deixado o carro em casa para voltar de taxi, pois sabiam que ia rolar uns goró na balada…. Voltar de Taxi é bem mais seguro…. Caray!!!
Colocar chip nos carros para limitar a velocidade não pega, porque:
1 – Uma semana depois vai ter oficina vendendo kit para desbloquear
2 – Se todo mundo andar dentro do limite, cadê a arrecadação de multas?
Mas concordo com habilitação separada. (Em alguns países da Europa eu sei que tem para moto) Aqui poderia ter A1 (motos até X cv) e A2, B1 (carros até X cv) e B2. E se o cara estourar os pontos na B2, volta para B1 por um ano.
Lembrando ainda que não é só a potência que importa: depois de dar duas voltas no quarteirão com o Celta da auto-escola e pegar a carteira, qualquer um pode dirigir uma F-250, que se acerta um carro pequeno, faz mais estrago a 100 do que uma Ferrari a 200.
Isso tudo, supondo que alguém aqui estivesse preocupado com isso. Mas parece que importante mesmo para o futuro do país são as fotos da Carolina Dieckmann pelada…
Poderiamos andar todos de Laikas e Fucas faceiros se houvesse educação e respeito à vida, própria e do próximo consequentemente, ou o contrario, a ordem não altera o resultado.
camilo voce falou tudo, falta respeito no transito, isso é o fator que mata,são muitos motoristas que não tem a mínima noção de civilidade, te jogam o carro, microonibus ou onibus e caminhão em cima, mulheres que não dão passagem nem pra mãe delas de mini saia, motos biciletas, falta muito respeito.
Falando nisso…
http://www.youtube.com/watch?v=-Pq6kN8pyJc&feature=related
Um carro com essa potência deveria sim exigir uma carteira especial. É uma arma muito perigosa na mão de pessoas inexperientes. Qualquer acelerada leva aos 200 km/h numa ou duas quadras, se o motorista não tiver experiência não vai conseguir parar, ainda mais com os freios cerâmicos de hoje que necessitam esquentar para ser eficientes.
Freios cerâmicos são opcionais em carros de alto rendimento justamente por isso… Bons na pista, ruins no trânsito.
Bateu………..
Não faz sentido exigir uma espécia de “carteira especial” para carros mais rápidos. O que faz sentido é exigir que todos que tenham carteira de motorista saibam dirigir minimamente bem. O atual exame de dar uma volta na quadra a 40 km/h e fazer uma baliza não avalia merda nenhuma! É um exame patético e o pior é que tem muita gente que não consegue passar neste exame e COMPRA a carteira… Todo mundo sabe de escolas que vendem carteiras, a polícia só não prende todo mundo, pois ela está envolvida no esquema! Uma vergonha e são estes vermes os grandes responsáveis pelo trânsito no Brasil ser o que é! Estes vermes e as montadoras que vendem LIXOS sem air bag, abs e demais itens de segurança, que são vendidos em todos os carros em outros países.
Ao invés de ajudar ainda mais as montadoras, este governo (com ‘g’ minúsculo) deveria é exigir que os carros vendidos aqui tivesse uma segurança minimamente aceitável. Não basta vender lixos para pessoas que não sabem dirigir e depois sair entupindo as ruas de radares!
O caso do vídeo e semelhantes que acontecem por aqui no Brasil também não tem nada a ver com a avaliação de se andar a 40 km/h em volta de uma quadra. O fato é que o cara da Ferrari atravessou um sinal vermelho a uns duzentos por hora. É o comportamento que deve ser banido. Um cara que é pego fazendo isso (mesmo que não provoque acidentes) deveria levar um belo gancho ou ter sua carteira cassada “ad eternum”. Simplesmente, falta de respeito com o próximo. Por isso, numa sociedade cheia de gente mal educada, que não sabe viver em sociedade, tem que encher da radares e câmeras, mesmo. E multar!
Também não adiantaria nada se o carro do taxista tivesse 50 airbags, porque uma panca dessas “na orelha” mata de qualquer jeito.
o que adiantaria ele ter a casrteira cassada eternamente, que garante que o thor não está por aí dirigindo sem a mesma?
O certo seria não ter apenas dinheiro para ter um carro desses, mas sim a habilidade necessária e comprovada para conduzi-los com segurança.
E o Thor perdeu a CNH dele por um ano né. O pior que a grande maioria das pessoas que compram uma Ferrari, um Porsche, Lamborghini, etc, não compram pra andar devagar, acho que eles compram esses carros com essa potência justamente para acelerar mais do que um carro considerado “normal”. Não compram simplesmente para se locomover de um ponto à outro, compram para se exibir, para ter status, para comer mais mulher. É o que o capitalismo promove para quem tem dinheiro, você não tem limites para gozar a vida e, se não tiver responsabilidade e só souber olhar pro próprio umbigo, acaba se tornando um assassino em potencial.
Bom, à parte esta questão do capitalismo, acho que o único sentido de se ter uma máquina destas aqui no Brasil é comer mais mulher mesmo. Até aí nada contra, se ficasse apenas neste objetivo não teria nenhum problema, não é?
Então a culpa dos assassinos em potencial é do capitalismo?
Carteira especial sim. Mas o ideal é que esse tipo de carro só seja guiado em lugares fechados.
Lugares fechados tipo a garagem do predio onde o cara mora?
Tudo que se refere a carros deste tipo chama muita atenção. Seja uma porrada destas, seja um cara fazendo um pedido no McDonalds. Não são os motoristas dos supercarros os responsáveis por 40.000 mortes (http://www.estadao.com.br/noticias/geral,transito-causou-mais-de-40-mil-mortes-no-pais-em-2010-diz-ministerio-da-saude,794634,0.htm).
Sou advogado e trabalho diariamente com acidentes de trânsito, alguns de grande gravidade, e posso afirmar com total segurança e conhecimento de causa: o que causa tanto acidente e tanta morte é a BANALIDADE com que é visto o ato de dirigir um carro.
Pegar um Celta para ir até a casa da vovó para o almoço no domingo ensolarado, envolve tantas leis da física e de trânsito quanto atravessar o país pela BR ou guiar uma Ferrari.
NUNCA o ato de dirigir deveria ser encarado como “é só até ali” e isso servir de justificativa para a desatenção, para a falta de uso do cinto de segurança, para uma conversão proibida, para um desrespeito ao semáforo, para um excesso de velocidade.
Numa palestra na OAB, exatamente sobre este tema, eu disse e repito: nunca estaremos imunes à existência de alguns idiotas, ou seja, cagadas como esta sempre acontecerão em alguma medida. Porém, a esmagadora maioria dos acidentes são causados por falta de seriedade e preparo dos motoristas. Falando sobre o Brasil, apenas (o vídeo é do exterior), nosso processo de formação de condutores é ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO, meramente formal. A educação para o trânsito é INEXISTENTE em todas as faixas sociais, etárias, territoriais.
Enquanto esta questão de base não for resolvida, não há “tentativa de homicídio com dolo eventual” que resolva.
Esse “é só até ali” causou a morte de um amigo que justificou dessa forma para ir de moto sem usar capacete na casa da namorada que ficava a 3 quadras da casa dele. Um carro o acertou e ele teve traumatismo craniano. Fim da história.
Perdi um primo mês passado. Ele não estava em uma ferrari, estava em um Prisma da chevrolet. Estava errado, alcoolizado. Bateu em um poste, o poste quebrou e caiu em cima do carro. Sorte não havia ninguém com ele ou perto de onde ele se arrebentou.Sobreviveu com fraturas por todo o lado por 1 dia e pouco, morreu na UTI.O veículo não tinha airbag, abs, ebd. Meu primo não tinha sobretudo naquele momento a coisa mais importante: responsabilidade. Talvez, e somente talvez se a carroceria do carro fosse a mesma das usadas na EUROPA, com 4 ou 5 estrelas, talvez ele estivesse aqui, quebrado com sequelas, mas aqui. Perdeu-se um primo, um filho um estudante de medicina, perdeu-se mais um cidadão para a direção alcoolizada e para as carroças que temos hoje.
Nesse caso nao culpe o carro, nem o alcool, mas a irresponsabilidade do seu primo.
É isso…
No Japão, por exemplo, possuir habilitação para guiar motos de até 400 cc é relativamente fácil, devendo cumprir-se um “pedágio” em cilindradas menores para se adquirir experiência.
Agora, para possuir uma moto com motor de maior capacidade cúbica, o índice de aprovação despenca para algo próximo de 1% o que é muito pouco, considerando-se que os candidatos japoneses são de longe muito melhor educados que os nossos motocilcistas, pois entre todas as exigências burocráticas, você deve demonstrar a capacidade de levantar uma moto do chão em um curto espaço de tempo porque os avaliadores entendem que se você pode pilotar qualquer moto, deve ser capaz de erguê-la também no caso de uma queda.
Detalhe: trata-se de uma Kawazaki 1000 do final dos anos 70 com quase 300 kilos
Se fosse implementado por aquí essa regra, sugiro que se use uma moto Amazonas para fazer esse papel!
com moto tudo bem, mas estamos falando de carro.
Terrível. Agora, por que razão alguém anda com uma câmera no parabrisa? Quando vejo vídeos desse tipo, sempre penso isso?
Foi divulgado que era um carro da polícia.
Morreu todo mundo. Um empresário chinês, o taxista e uma turista japonesa de 20 aninhos. Foda. Esse video inclusive é antigo, se não me engano 2008.
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=ouegmRIvoeQ&feature=endscreen
Tinha uma mulher na ferrari com o cara que ficou ruim….
E a moto envolvida o cara lesou a espinha… putz.
Em Cingapura, se você dá uma mijada fora do pinico, os castigos são extremamente severos. Experimente jogar um chiclete na calçada lá. Talvez seja um meio de se defender se você for acusado de alguma coisa.
Mas que ralada hein!
O título do post traduz a sensação.
Thor Baptista!!
Associação inevitável!!…”Previsão” ou Aviso no estilo Nostradamus…
Alguém mande esse link aí para os twitter´s do Eicke e do Thor Baptista!!
Não se trata apenas destes carros, qualquer veículo que exija uma maior responsabilidade em sua condução, incluindo ônibus e caminhões, veículos que ultrapassagem a faixa de 150hps e motos de maior cilindrada também, porquê podemos exemplificar por aquele acidente (duplamente fatal) do ônibus articulado na Av. Ibirapuera, verifica-se aqui na 9 de Julho em Sampa onde estou, tem várias empresas que atuam com estes ônibus, a Sambaíba que vai de Santana a Itaim, tem motoristas conscientes e que atuam de maneira responsável, já a Via Sul (a mesma do acidente) que também passa por aqui, você nota a falta de sensibilidade dos motoristas em utilizar a potência dos veículos, são veículos potentes que jamais poderiam serem conduzidos por trogloditas, mas o são por razões de ordem econômica, salários baratos.
faltam: educação e punição.
O problema não são os carros, são as pessoas.
Tá cheio de débeis mentais dirigindo ônibus e caminhões como malucos por aqui também, colocando vidas em risco sem nenhum problema. Tirar a habilitação aqui é mais fácil que tirar doce de criança. Penalizar que tem carrão é coisa de marido traído pondo fogo no sofá…
Nem precisa de Ferrari pra fazer uma merda dessas. Teve um aqui em BH mês passado, com um Vectra acertando um Uno, desse mesmo jeito aí – colisão em “T”. Resultado: os 3 ocupantes do Uno foram arremessados pra fora do carro. Pai, mãe e filho, que ficou órfão. O pai foi arremessado a 30 metros de distância. O motorista pagou fiança de 16 mil dilmas e responderá o processo em liberdade.
Não sabia que o Thor estava por Cingapura….
não existem apenas thor¹s fazendo esse tipo de coisa pelo mundo.
agora todo mundo quer usar o cara como bode expiatório; não defendo ocara mais abomino a hipocrisia de algumas pessoas.
O que mata aí não é o carro, é o idiota no volante. Independente de estar numa Ferrari a 200Km por hora ou num Gol a 140Km em uma via urbana. O resultado no final é o mesmo, um inocente morto.
…e o motorista morreu. Tem um vídeo pedindo donativos para a família dele. Irresponsabilidade não tem pátria mãe.
http://www.youtube.com/watch?v=cxOTUU965Xk&feature=related
Tinha visto na TV de relance, agora dá para perceber o estrago.
Para evitar isso, em todo cruzamento, com ou sem semáforo, preferencial ou não, se deve:
1 – Sempre reduzir a velocidade.
2 – Sempre olhar para os dois lados, jamais confiando cegamente no verde do semáforo.
Isso é direção defensiva.
Mas isso é Cingapura. Quem é local sabe que as leis de transito tem que ser respeitadas. Em 4 anos eu nunca vi acidente nenhum. Quem estava dirigindo a Ferrari era um chinês rico de 31 anos, e os chineses não são conhecidos como bons seguidores de regras mesmo lá.
Tenho um volante G27 da logitech e o jogo NFS the run para PS3 e sempre jogo com meus sobrinhos, este jogo se passa nos EUA e o cara tem que atravessar aquele país. É ncrível a certa velocidade não tem o que fazer,bate mesmo. Mus sobrinhos ficam putos quando jogam comigo porque sempre que eles batem eu falo – fosse verdade teria morrido, não faça isso no trânsito.
É impossível evitar batidas e quanto mais rápido maior o desastre.
Uai, não apareceu ainda nem um playboyzinho mala pra defender o dono da Ferrari? Estranho…
Concordo com muitos amigos, quem quiser ter um superesportivo, tem que ter uma habilitação especial..com aulas ministratas por pilotos e um trabalho pscologico tambem..
Acho que carro nenhum pode ficar na mão de pessoas despreparadas. Este foi um dos piores acidentes que eu vi e aconteceu com carros “normais”: http://www.youtube.com/watch?v=UxPJ5h2QHbE . O primeiro passo para diminuir é punição rápida e exemplar: não adianta nada um processo demorar 10 anos, com o réu em liberdade, e, depois da condenação (se existir), ainda pegar uma pena branda. O segundo é tecnológico e deve ser implementado em um futuro não muito distante: sensores nos carros que se comunicariam com equipamentos da via, limitando a velocidade do carro à velocidade da via e/ou trecho. Tecnlogia para isto já existe e é barata. Basta vontade para aplicar.
Se o Cara da Ferrari morreu, mesmo com toda capsula de segurança que tem, foi bruto mesmo!!!
Já vi o FG defendendo que uma solução possível seria a criação de uma habilitação especial para dirigir carros como esses. Eu não vejo muito sentido nisso. Esses carros são até mais fáceis de operar do que um carro mais simples. O maior problema é a irresponsabilidade de quem dirige.
E o motorista do taxi deixou sua esposa e mais 4 filhos. Fizeram até uma campanha para arrecadar dinheiro para a família. Já ouvi dizer que as leis em Cingapura são bem severas, e espero que a família tenha recebido algum tipo de indenização.
Uma coisa que nunca entendi é como os governos ainda hoje permitem que veículos possam superar a velocidade legal das vias. Há uma cultura de velocidade arraigada e que é alimentada também em parte pelas publicidades. Se propaganda de cigarro já foi banida, também deveria ser a de carros esportivos.
O fato de ter sido uma ferrari foi apenas uma coicidencia. Esse acidente nada tem a ver com ser um super carro. De acordo com o que eu li, a acidente foi a pouco mais de 100km/h. ora, qq palio 1.0 chega a cento e pouco!! Basta ter um motorista igualmente responsavel ao volante e pronto. a merda seria igual! A imagem choca pq 100km/h é rápido p cacete em qq cidade com qq carro! Entao de nada adianta habilitaçao diferente, limitar velocidade etc etc.
Super carros são os que menos precisam de habilidade p dirigir, visto o tanto de auxilios eletronicos q o carro possui. Assim como motos de altas cilindradas.
O problema sao os motoristas e sempre serao.
pior de tudo, é que quem leva a porrada morre, se ferra, e o desgraçado que bate fica vivo!
Uma coisa que não entendo: Se veículos assim não podem ficar nas mão de qualquer um, pq comercializam??
Eu morei em Cingapura por 4 anos e lá vi que, para manter a ordem, as proibiçõers das “leis sociais” (pisa na grama, comer no metrô) são severamente punitivas. Como não tem com punir o motorista morto, porra, para de vender esses carros de corrida travestidos como de passeio.
O motorista do táxi escapou muito provavelmente pela direção ficar no lado direito do veiculo.
Flavio,
Não sei como está sendo feito hoje, mas antigamente para você comprar uma Ferrari, precisava fazer varios testes com o carro e ainda, dependendo do modelo, tinha que ter um historico de modelos anteriores. Acho que hoje o que vale é a potencia do dinheiro no bolso…
Não vejo solução. Acidentes como este continuarão acontecendo. Infelizmente.
esse video mostra pq estes carros nao podem ser usados por qualquer um…apesar de ter sido um acidentes sem vitimas fatais mas mostra que uma simples acelerada errada pode dar merda pra quem nao tem braço http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1pgm8I0B8bY#!
e o idiota critica mas faz duas conversões erradas apenas para ver o estrago.
Podem falar o que for, que radar é caça níquel na mão das CETs. Pode até ser, mas num mundo de loucos, é um mal necessário. Se esse tipo de coisa acontece com fiscalização, imaginem sem.
Esse tipo de acidente faz a gente pensar num monte de coisas.
No trânsito de hoje em dia, a próxima vítima pode ser qualquer um. Não basta que você faça a sua parte porque no meio dos outros pode ter um irresponsável, um bêbado, um drogado, alguém fora de si etc.
Algumas ideias que já ouvi a esse respeito:
– se os donos de carros potentes deveriam ter habilitação especial;
– se carros potentes não deveriam ser “capados” ou retidos no caso de indivíduos sem habilidade comprovada;
– se carros potentes deveriam ser permitidos nas ruas;
– se os carros em geral não deveriam vir todos de fábrica ou sofrerem modificações (no caso de importados) para ter uma velocidade máxima definida, por exemplo 100 km/h (pergunta: um carro de passeio precisa mesmo atingir 150, 180, 200 km/h?);
– adoção de limitadores eletrônicos de velocidade nos carros com controle pela autoridade de trânsito via sensores nas ruas (num futuro não muito distante?);
Umas são de deixar os amantes de carros preocupados ou inconformados, mas pode ser que daqui a um tempo, num cenário bem exagerado, a gente precise fazer uma escolha mais dura para evitar mortes no trânsito. Tomara que não precisemos chegar nesse ponto.
“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.” Benjamin Franklin
Ok, mas qual é a sua solução/sugestão?
Os maus motoristas devem ser punidos na extensão máxima da lei. Você tem liberdade (deveria ter) para dirigir bêbado, em alta velocidade, etc. Mas se causasse um acidente, deveria perder a carteira definitivamente além de pesadas multas – como por exemplo – ressarcir as vítimas em dobro e em caso de morte, prisão perpétua. Permitir que o estado controle nossas vidas é plantar a semente de governos autoritários e tirânicos. Leia a seguir o texto encontrado no site http://www.mises.org.br:
Se beber, dirija?
O estado — a instituição que detém o monopólio da jurisdição sobre o território brasileiro — acaba de determinar que o ato de dirigir depois de beber é um crime. Isso mesmo: uma pessoa que toma uma cerveja, entra no seu carro, dirige até sua casa, para o carro na garagem e entra em casa, terá cometido um crime! De acordo com a notícia:
O crime de embriaguez ao volante só passou a ser previsto de forma mais rígida em 2008, depois que a lei seca reformou o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Antes, só havia crime se o bêbado causasse algum dano ou agisse de forma imprudente. Mas, apesar da mudança, muitos juízes continuaram com o antigo entendimento, considerando na prática a lei seca ilegal.
Mais um crime sem vítima foi criado pelo estado; e o curioso é que, desta vez, eles usam como justificativa para esta invenção a criminalização de outro crime sem vítima imposta por eles mesmos no passado. O próprio ministro da justiça deles faz a irretocável comparação:
Citando precedente da ministra Ellen Gracie, o relator do STF, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ser irrelevante indagar se o comportamento do motorista embriagado atingiu ou não algum bem. “É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo.”
Ou seja, o brasileiro que porventura estiver portando uma arma na cintura, com uma arma no carro ou mesmo em casa — para se proteger ou proteger sua família e propriedade de bandidos — é e sempre foi, de acordo com o estado, ele mesmo um bandido. E agora, o brasileiro que estiver dirigindo “portando” uma substância em seu sangue também é um bandido.
Ninguém melhor do que Lew Rockwell resumiu, em seu sensacional artigo Pelo direito de dirigir alcoolizado, quais são as consequências de se permitir que o governo criminalize o conteúdo do sangue ao invés de danos ou ameaças reais. Exorto a todos que o leiam imediatamente. Este é o caminho para o totalitarismo, o qual o Brasil trilha a passos largos, sempre seguindo o mesmo roteiro.
A cartilha do totalitarismo
Funciona assim. A imprensa começa a dar grande destaque para os acidentes provocados por motoristas embriagados, fazendo parecer que esta modalidade de acidente é totalmente nova, embora seu número em relação aos outros tipos de acidentes não tenha sofrido alterações. Mostra o sofrimento das vítimas e a impunidade do causador do acidente. Faz parecer inclusive que motoristas sóbrios não causam a maioria dos acidentes e que são os motoristas que bebem que provocam todas as mortes no trânsito. Em meio a casos de comoção nacional, o governo aprova “leis” que criminalizam o ato de dirigir alcoolizado. A população bovinamente aplaude. Assunto encerrado.
É sempre assim. Alguém se lembra de quando podíamos dirigir sem cinto de segurança, fumar nos bares ou comprar uma arma? Mas a tentativa de proibir a direção com uma substância no sangue ainda possui uma diferença em relação a todos esses outros crimes sem vítimas.
Bafômetro, revista e liberdade
A diferença é que o nosso corpo é uma propriedade que o estado, por enquanto, ainda não se atreveu a violar da maneira como faz com as outras. A polícia, que é o braço armado do estado e serve exclusivamente para impor suas ordens sobre seus súditos, pode, por exemplo, encontrar uma arma ao invadir o carro de uma pessoa ou ao violar a privacidade desta pessoa e revistá-la. Mas não existe revista no interior do corpo, apenas no exterior.
Deste modo, para encontrar a “prova do crime” de estar dirigindo após beber, ou o policial teria de furar a pessoa com uma agulha e mandar o sangue para um laboratório (para só depois dos exames serem realizados saber se a pessoa cometeu um crime ou não) ou a pessoa teria de assoprar o bafômetro. Mas o policial não pode e nem teria como obrigar uma pessoa a colocar a boca num tubo e assoprar. O policial vai requisitar que um motorista assopre o bafômetro, mas, mesmo o policial estando armado, o motorista pode recusar. Ninguém é obrigado a assoprar nada. Então, o máximo que pode acontecer, é o motorista “levar uma canseira” da polícia, ser ameaçado de ser levado a um hospital para recolher sangue — coisa que ele também pode se recusar a fazer — e mais nada. Se os policiais demorarem muito para deixar o motorista seguir seu caminho em paz, ele deve chamar um advogado.
Apesar de todos os transtornos que estas barreiras policiais causam, ninguém será preso por este “crime venoso”. Os casais podem continuar saindo para jantar e pedindo uma garrafa de vinho, os trabalhadores podem ir aos churrascos e tomar sua cerveja, os jovens podem ir às baladas e consumir sua vodka com Red Bull e depois pegar seus veículos e retornar para suas casas. Milhões de pessoas fazem isso no mundo todo, todos os dias, sem causar e nem ameaçar causar mal a ninguém.
Ninguém que bebeu até o ponto em que não consegue dirigir sem representar ameaça aos outros deve dirigir, assim como ninguém que não bebeu nada deve dirigir de forma ameaçadora.
Conclusão
Por mais que estes obtusos ministros da “justiça” estatal digam o contrário, a presença de uma substância na corrente sanguínea de um motorista jamais irá configurar um crime. Os verdadeiros criminosos neste caso são os policiais que montam barreiras nas ruas e ameaçam com suas armas motoristas que não causaram nenhum dano e nem dirigiram de forma imprudente. E os desavisados que são coagidos a se submeter a testes sofrem agressões ainda piores, como roubo de seus veículos e proibição de dirigir. Alguns são até sequestrados (algo popularmente conhecido como ‘ir para a cadeia’).
Estes, sim, são crimes claros e reais, e não meras previsões baseadas em estatísticas e probabilidades.
Fernando Chiocca é um intelectual anti-intelectual, praxeologista e conselheiro do Instituto Ludwig von Mises Brasil.
Extraido de http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1146
> Os maus motoristas devem ser punidos na extensão máxima da lei.
Concordo, o problema é a nossa justiça e a formação dos indivíduos.
> Você tem liberdade (deveria ter) para dirigir bêbado, em alta velocidade, etc.
Discordo, eu já ‘filtraria’ nesse ponto (acredito que para isso sirva a lei seca e a ideia de se limitar a velocidade). Eu entendi em linhas gerais o artigo e as ideias gerais defendidas no site (até li o ‘Pelo direito de dirigir alcoolizado’), mas acho que quem tiver o mínimo de prudência vai preferir prevenir do que remediar.
> Mas se causasse um acidente, deveria perder a carteira definitivamente além de pesadas multas – como por exemplo – ressarcir as vítimas em dobro e em caso de morte, prisão perpétua.
Concordo, mas olha só no caso desse vídeo: como se penaliza o culpado e, mais importante, como se ajuda a vítima? Não tem como.
O povo daqui (e de muitos lugares talvez) não sabe desfrutar o direito sobre algo que logo tenta se aproveitar das brechas, bem como não sabe respeitar o direito dos outros também. Todo mundo quer ter direitos, mas na hora de respeitar os outros e executar os deveres fica revoltado.
Se há uma lei, cumpre-se. Se ela é ruim, então que se mude ou se extinga.
Concordo plenamente.´…alguma coisa nesse sentido deve ser feito, pois é merda atrás de merda…
O conceito de “carro potente” é muito relativo. Além do mais basta avançar um semáforo a 80 por hora (ou menos) para matar.
Enquanto humanos (símios piorados) forem responsáveis pela condução de qualquer coisa, acidentes absurdos como este do vídeo continuarão acontecendo. Seja de Fiat 599 ou de Fiat 147.
Acho que já chegamos a esse ponto. Mas a maioria faz que nem vê.
Eu pus aí algumas ideias que ouvi em relação ao que se fazer com os veículos. Particularmente, eu gosto das ideias da restrição de potência/velocidade máxima e da adoção de limitadores eletrônicos.
Entretanto, o problema mesmo está em quem pisa no acelerador. Isso está na cara. A liberdade de sair dirigindo é muito fácil de ser obtida e tem gente que não sabe desfrutar disso, sai fazendo besteira e aí todo mundo sabe o que acontece.
Deveria haver programas obrigatórios de educação de trânsito desde a infância na escola, dificuldades maiores para a conquista da habilitação (a duras penas mesmo), tolerância zero para as faltas e fiscalização atuante, mas isso infelizmente é utopia demais…
Cacetada! Que cretino maldito…a maior pancada que já vi em um acidente!
T H O R B A T I S T A!
A culpa foi do taxista imprudente…
Não seja idiota, além do Thor um monte de gente comete atrocidades no trânsito. É simplista.
solten o mininu
Meu Deus do ceu……
Certíssimo! Esse é resultado: 3 mortos….o motorista da Ferrari, o motorista do taxi e sua passageira.
Concordo, mas escolhe como?
poderia existir uma super habilitação para estes supercarros.. com teste de habilidade avançado, e claro..avaliação pscológica, e finalmente avaliação do histórico de infrações do postulante..
porque.. não é carro para qualquer um.. carro potente, leve que exige finesse na piltolagem e finesse no cérebro, senão bate forte como no video do Fg ou de maneira ridícula como no vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=pjdbRsE1vhM
Na Brasil então piorou,, pois Não existem autobahns, ou peedwwayS por aqui para curtir o prazer de um carro deste nível
Logo me incluo no roll dos que não teriam uma Ferrari. primeiro pelo preço, e em segundo porque andar com um bolido desses a 60 km/Hn 70Km/h por uma sampa coalhada de radares,e assaltantes de semáforo seria realmente chupar bala com papel, e vestibular para defunto rsrsr..
admirar.. e jamais possuir possuir..
..
problema de existir tudo isso, regras, habilitação especial era, FISCALIZAR
o cara que tem fusca compra carta, quem tem grana pra uma Ferrari compra o Detran inteiro!
Aí está o problema brother.. comprar.. nos EUA vc não compra porra nenhuma.. se te pegarem dirigindo embriagado, vai preso mesmo.. sem a frescura de se negar a assoprar no bafometro como acontece por aqui.
Justiça, punição, por isso que os caras de lá fogem como malucos quando percebem que serão paradosw e autuados.. como exemplo cito o grande rei do soul music o grande James browm “já falecido” que certa vez fugiu da policia e foi preso.. PRESO MESMO
Então que se foda este negócio de comprar detran.. carteirar policiais. Ou governantes punem com rigor ou ainda vai acontecer muito acidente com super carros por aqui.. lembrando dos ultimos que aconteceram..aquele Porschen negro.. e aquele aquele Chevrolet Camaro “transformers” vermelho na mão daquele garoto que causou um estrago sem precedentes e por aí vai.
Tem muitos casos rolando por aí
http://gilbertoleda.com.br/2012/03/08/flagrante-do-dia/
http://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-camaro-jovem-de-19-anos-provoca-dois-acidentes-paga-fianca-de-r245-000-e-esta-em-liberdade/
E por aí vai..
Afinal cacete.. se um mototista de caminhão necessita de uma licença especial para dirigir caminhões com cargas perigosas.. porque um motorista igualmente não teria que se a habilitar em um nivel mais tecnico, com avaliação pscológica para dirigir supercarros por nossas ruas?
Simples assim.. e claro que jovens só poderiam chegar neste nível após alguns anos de habilitaçáo com carros normais..
Coisa para se pensar.. e realizar e não para se comprar..
Filho o único fator para ter um desses carros é poder pagar!
Não é qualquer um que pode.
A superhabilitação é uma bobagem, quem pode pagar pelo carro, paga fácil pela habilitação.
vale minha resposta para o post anterior amigo..
“peedwwayS” ??? Mas o que é isso?
ops sorry man.. highways .. aquelas auto estradas americanas onde é possivel andar rápido. claro não tão rápidas como as autobahn’s alemas.. por aqui vc anda a 100 depois vem uma placa de 80 a seguir vem uma placa de 120 e depois cai para 80.. logo.. tomar uma multa é muito fácil..
Isso é algo que esta identidade fake vem defendendo faz tempo. Não apenas para carros acima de 250 hp mas para qualquer moto acima de 750 cm3. Veículos assim não foram feitos para ficar na mão de bração que tirou carteira de motorista dando voltinha no quarteirão.
Da mesma forma que quem tem brevê de Piloto Privado não pode sair pilotando um 747 ou um A380, quem tem carteira comum não pode pegar um carro de alta performance sem provar que é capaz.
Os donos de carros potentes têm dinheiro. Vc acha que não comprariam essa “super habilitação” da mesma forma que compram a liberdade em casos de homicídios culposos?
Sim Maurício, por exemplo o Thor filho do Eike.. fez uma vez.. e se livrou.. fez a segunda..matou um ciclista.. e agora vai ter a habilitação caçada.. mesmo com a penca de advogados o defendendo. Significa cinco anos sem poder dirigir.. e se guiar e gerar um acidente pode ser acusado de homicidio culposo.. se não for assim vira lei da selva..
Afinal só porque é rico ou famoso não significa estar acima da lei.. é isso que nosso pais precisa regulamentar com urgencia..
Com certeza pode ser um tímido começo, mas é um começo..
Espero.., porque está foda guiar com segurança por ai.. tem que manter a direção defensiva.. olhar antes de sair no semaforo verde.. “como no caso da ferrari do post”, senão vira defunto..
Foda é que um cara como esse, que estava dirigindo(ou pilotando) a Ferrari provavelmente tinha dinheiro o suficiente para disputar uma corrida de carros, no estilo de uma Porsche Cup, ou uma GT da vida, enfim… Na pior das hipóteses, poderia alugar um autódromo pra correr sozinho e sentir toda a força de sua máquina. Escolheu fazer na rua. Matou e se matou.
e matou gente junto com ele, esse é o ponto crucial, quer se matar? faça-o sozinho não leve ninguém junto.
Justamente.
Concordo!
Mas aí ele não teria ninguém de boca aberta, babando, vendo o carrão dele.
Ou seja, melhor mostrar pros outros e pagar o alto preço, com a vida. E, pior, tirar a dos outros tb. Triste isso, viu?
Falou tudo! Tinha dinheiro pra comprar uma Ferrari mais exclusiva, e não tinha dinheiro para desfrutá-la num ambiente adequado? Vê-se o resultado.
te garanto que um cara desses não te culhões para uma porsche Cup, se fosse assim teríamos 1000 Nelson’s Piquet espalhados por aí, dinheiro não paga talento.. e pilotar é uma arte para poucos. O cabra acelera uma ferrari em um cruzamento porque ou estava bebado ou porque é um sem noção.. com certeza se pegasse o mesmo carro, ele encheria as calças de merda na freada da reta oposta de interlagos se viesse a pleno.. logo o sujeito é um prego.
Claro.. Me incluo no clube “dos pregos” com certeza, só que dirijo pelas ruas meu carrinho 1.4 fazendo meu arroz com feijão com plena segurança, respeitando as regras. Corrida para mim é na arquibancada dos autódromos vendo os Ases ou em frente da Tv tomando uma cerveja e vendo os pilotos de verdade darem show.
Isto para mim é ser um bom motorista.
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Pilotar é outro departamento brow.. e é para pista, e é para quem sabe..
Simples assim grande amigo
opinião pessoal claro