MONACATS (4)

SÃO PAULO (melhora depois) – Vou pingar breves comentários, porque preciso sair correndo e a corrida não foi grande coisa.

A gente falou aqui ontem que em condições normais, um pole como Webber venceria numa pista como Mônaco. As condições foram normais durante quase toda a prova. Apenas no final pequenas gotas de Alabarda fizeram os tempos subirem de 1min20s para 1min26s, mas foi só por três ou quatro voltas. Suficiente apenas estragar a corrida de Verme, que estava em sétimo, inventou sabe-se lá aconselhado por quem de colocar intermediários e perdeu pontos importantes. Verne achou que iria virar ser meio minuto mais rápido que todo mundo? Doido? Pirou? Enlouqueceu? Passou, sim, a virar 10 segundos mais lento. A chuva parou, depois de mal começar. Burro.

A pequena diferença no cronômetro (6s1) entre Webber, o vencedor, e Massa, o sexto, mostra que o campeonato segue equilibrado, apesar da corrida chata. Os carros das equipes de ponta, e das que nem são tão de ponta assim, são muito parecidos. O nome da prova acabou sendo Vettel, que largou bem, pulou de nono para sexto e, por ter usado pneus macios na primeira parte da corrida, demorou mais para fazer seu único pit stop e ganhou mais duas posições nos boxes, de Hamilton e Massa.

Alonso, terceiro, também passou Lewis nos pits. A McLaren não anda bem nas paradas e na parada. E anda pior ainda com Button, que deixou de pontuar pela terceira vez no ano e começa a se distanciar dos líderes na luta pelo título. Jenson passou boa parte da prova tentando passar o angry bird Kovalainen, que também se esfregou em Pérez e foi o maior barato. Grande Kova, o Lento, que hoje foi rápido com a Caterham. Não pontuou, mas saiu aplaudido. Aliás, quando será que uma das nanicas vai pontuar pela primeira vez? Apostem aqui.

Final: Marquinho, Rosberguinho, Alonsinho, Tiãozinho, Luisinho e Felipinho nas seis primeiras posições. Fecharam os pontos Resta Um, o Poderoso Hülk, Hunt (a decepção do dia) e Senninha.

O GP monegasco não entrará para a história por sua qualidade, mas por ter sido o sexto seguido com seis vencedores diferentes. Isso nunca aconteceu, computados todos os GPs realizados no universo desde o Big Bang. O equilíbrio é enorme, tanto que Alonso, com um carro longe de ser o mais espetacular do mundo, lidera com 76 pontos, três à frente da dupla rubrotaurina.

Está todo mundo na briga, enfim. E o GP do Canadá vai ser melhor. A pista é mais propícia a corridas doidas, como foi a do ano passado.

Voltamos mais tarde. Comentem aí que vou almoçar.

Subscribe
Notify of
guest

257 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JJ Lento
JJ Lento
11 anos atrás

O Button também comentou que o equilibrio e competitividade da categoria vai deixar o torcedor desinteressado. E agora o Alonso também comentou algo parecido. Pelo que eu entendí, a pilotaiada, pelo menos das equipes maiores, gosta mesmo é da formula um dominada por um carro só. Se bem que se eu fosse piloto, claro que gostaria de dominar a temporada sozinho também.

willes
willes
11 anos atrás

O comentário do Button sobre as corridas foi estranho para não falar infeliz, salvo invenção da imprensa. AGORA! alguém tem que avisar para a Mclaren que o campeonato começou ou não terminou na Austrália.
Parece que eles estão displicentes; sonolentos ou falta comando. Sei lá o que!

willes
willes
11 anos atrás

Que bom!
Vocês corrigiram a classificação por equipe, grato.
COMENTÁRIO:
O Webber disse aquilo que eu falei a um mês atrás: Que corria com um carro de outra categoria ou coisa assim. Isso corrobora o que eu disse: que a disparidade da RBR para as oponentes era tão absurda que a mesma resolveu dar um carro melhor para o vettel. Isso já aconteceu muitas vezes na ferrari também. Mas neste ano não dá para se dar a tal luxo e o desepenho do Webber está igual ou melhor do que o do protegido vettel. Ok?

miguel
miguel
11 anos atrás

boa FG! ri mto!

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Button, repete o raciocínio e a “pérola” de Wbber:

““Você pode me julgar inconsistente, mas [Pastor] Maldonado não pontuou em quatro provas, e então conquistou uma vitória [na Espanha, há duas semanas], então está tudo muito indefinido”, explicou Button ao jornal inglês “Metro”.

“Evidentemente, todos estão empolgados com tantos vencedores diferentes, o que, à primeira vista, é bom para os fãs e o esporte. Mas chegará um momento em que o público se perguntará: ‘Então qualquer um pode vencer um GP, todos podem perder um GP desta forma?’ Acho que eles estão achando um pouco estranho agora. Não sei, mas espero que surja um padrão após algumas corridas e entendamos as equipes e os pilotos que precisamos derrotar para vencer o Mundial”, acrescentou.

Eêee Button…

E se as pessoas começarem a pensar: Como é que com carros de equipes médias, pilotos jovens e desconhecidos do grande público vencem uma corrida e pilotos como Massa e Button NÃO SE CLASSIFICAM BEM EM TREINOS E ESTÃO DEMORANDO TANTO PARA VENCER????

( O que já andam pensando hoje: “Será que caras como Perez, Maldonado, Di Resta, Hulkenberg não renderiam mais que Button, Massa ou mesmo Webber estando com uma Ferrari, RBR ou McLaren nas mãos???” Será que fariam menos??)

Será que algumas “mascaras” de ‘grande piloto’ vão cair??? Button deveria ter ficado calado. é fácil pensar como ele, estando numa McLaren, mas quem está num Marussia, Caterham ou HRT não tem lá muita esperança de vencer uma corrida este ano.

Se Button estivesse numa Williams, Force India ou Sauber, pensaria diferente.

Do jeito que Button e Weber “acham graça” a F1, fica fácil, só haveria disputa entre Red Bull, McLaren e Ferrari e assim estariam ‘por inércia’ sempre perto do pódio em toda corrida.

Nessa aí, Button mostrou ser mais um BUNDÃO no grid da F1…

Skyllo
Skyllo
11 anos atrás

Li em vários meios sobre a bobeada da Toro Rosso ao trocar os pneus do Vergne por intemediários. Alguém notou que ele não tinha parado ainda e que mesmo voltando com slicks novos difilmente conseguiria ultrapassar, que o diga Janson Button. Se a chuvinha continua…… Os heróis!!! Penso que mandaram muito bem, arriscarram tudo e se desse certo daria muito certo.

Mauricio
Reply to  Skyllo
11 anos atrás

Mas não deu…

Virou cagada, ainda mais por que era evidente que era apenas uma garoinha sem maiores consequências.

Precipitaram-se muito! Demais da conta!

Mauro Barbosa dos Santos
Mauro Barbosa dos Santos
Reply to  Skyllo
11 anos atrás

É muito fácil depois de tudo acabado comentar os erros e acertos dos outros.

ms
ms
11 anos atrás

Button……tem me lembrado …….Mark Webber…….são pilotos capazes de fazer uma…….ou até sequência de 02 corridas excepcionais……. mas que estranhamente……..”perdem o folego”………e…… .acabam ficando pra trás…….no caso de Button…..vamos desconsiderar 2009……porque devido as “condições excepcionais”……..até o Rubinho andou pacas naquele ano…….

Mauricio
Reply to  ms
11 anos atrás

Ainda não entendi o motivo de tantas reticências.

Paulo Souza
Paulo Souza
Reply to  ms
11 anos atrás

Cara…….é péssimo´……. ler seus….. comentários………entendeu?

ms
ms
Reply to  Paulo Souza
11 anos atrás

Se é para o bem de todos…..e felicidade geral da nação…….digo ao povo que daqui pra frente…..aposento meus queridos pontinhos…..
PS: Vou ficar com saudades deles….

Marcog
Marcog
11 anos atrás

Pô, as gotas de alabarda pioraram bem depois do pódio… galera voltou encharcada pra casa. Se tivesse caído tudo aquilo de água 15 voltas antes, teria sido fantástico.

Mais legal do que assistir o GP de F1 in loco, foi ver a preliminar da Porsche. Fantástico ver os “fusquinhas” contornando os “esses” da piscina, quase debaixo um do outro.

No mais, vale um comentário: pra quem pensa que final de GP em Interlagos é um caos, precisa ver como é no principado. Quase 2h pra sair da região das arquibancadas.

Volnei Santos
Volnei Santos
Reply to  Marcog
11 anos atrás

problemas, problemas, problemas…. infra-estrutura, seguranças… todo lugar tem, mas infelizmente as pessoas (inclusive os próprios brasileiros) gostam de falar mal do próprio país. Como Vettel comparou Bahrein com Brasil. Alguns acharam infeliz o comentário e outros o valorizaram.

Nosso compatriota Jean Charles foi morto onde??? e por quem??? qual circunstância???

País de primeiro mundo, pela polícia, confundido com terrorista…

Mauro Barbosa dos Santos
Mauro Barbosa dos Santos
Reply to  Marcog
11 anos atrás

É isso mesmo, a chuva durante a depois da premiação ficou bastante forte. Como afirmar que a troca pelos intermediários não seria uma boa opção naquele momento?

Richard Baumgarten
Richard Baumgarten
11 anos atrás

Tem uma galera que comenta aqui, que é muito engraçada. Vários “mutlicampeões” de F1, diversos “melhores pilotos” do mundo… projetista então, tem à rodo aqui! Todo mundo entende de pilotagem, todo mundo conhece à fundo os projetos de cada carro, sabe que pista é melhor pra determinado chassi, detém a chave do sucesso! E os pilotos, chefes de equipe e engenheiros de pista de verdade lá, quebrando a cabeça pra entender essa porcaria esculhambada chamada Pirelli PZero. É muito fácil, seus pilotos ignorantes, leiam os comentaristas deste blog.

Francisco M
Francisco M
Reply to  Richard Baumgarten
11 anos atrás

Você leva as coisas muito a serio, rapaz… Veja as coisas com bom humor e será mais feliz!!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

mandou Bem meu querido Francisco…seja Feliz e tera Vida Longa…hahahaharsss valeu.

Richard Baumgarten
Richard Baumgarten
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

Francisco, o comentário foi justamente pra tirar um sarro dos gênios de forma bem humorada. Mas pra alguns às vezes falta discernimento, por isso me dou o direito de comentar o seguinte: “Você é pouco inteligente rapaz, se instrua mais e será mais feliz.”. Um abraço pra você e pra um dos maiores gênios deste blog, o Luz Prata.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Richard Baumgarten
11 anos atrás

Você tira sarro dos demais “gênios” porque na verdade se acha o único deles. Típico.

Tem muita gente que entende de automobilismo e que comenta aqui, sim senhor. Mas como você discorda de todos, então o único fodão é você, né?

Richard Baumgarten
Richard Baumgarten
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Exatamente!

Francisco M
Francisco M
Reply to  Richard Baumgarten
11 anos atrás

Eu já corri e gasto pelo menos uma hora do meu dia lendo a respeito, sites como f1technical e ScarbsF1, além do grandepremio e outros blogs… Portanto eu não venho criticar aquilo que não sei… mas, não olhar a tabela de pontos ou se relembrar do GP de Melborne e afirmar que a Mclaren “tá tomando pau” é sinal de falta de instrução e desinteligencia sobre o assunto… Ou ainda não perceber que a lotus perde desempenho com a temperatura fria ( http://www.grandepremio.com.br/noticias/boullier-revela-preocupacao-com-desempenho-da-lotus-com-temperaturas-mais-baixas/ )…
Comente quilo que você entende ou tenha mais humildade e bom humor e saiba que em um blog de automobilismo, os leitores gostam, analisam e emitem opinioes, independentemente se são paisagistas, engenheiros, estudantes, advogados…

Richard Baumgarten
Richard Baumgarten
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

Olhe que bom! Se correu, deve ter sido à muito tempo atrás, porquê se corresse ainda, com toda a certeza do mundo, teria ouvido falar de mim, embora meu envolvimento com as corridas não lhe interesse. Mas, de qualquer forma, se lhe pareci rude, e acredite, não foi minha intenção, te peço desculpas. No entanto não concordo com nada do que você comentou até o momento. E finalmente, se é que realmente correu e se foi em alto nível, o que à mim não interessa e muito menos impressiona, deve ou deveria saber de uma coisa, me permita comentar: nesse esporte muita gente cai de paraquedas. Pseudo pilotos se enfiam dentro de carros achando que pilotagem é só braço e, me desculpe, acabam como você. Ex-pilotos. Teoria baseada em leitura não ajuda ninguém. Ficam aqui algumas palavras de quem gasta bastante dinheiro com competição à motor. Fique bem

Francisco M
Francisco M
Reply to  Richard Baumgarten
11 anos atrás

Nunca ouvi falar de você e ainda bem que fiquei como eu sou e nao como você é…lol. Meu problema foi o plano Collor mas minha paixão por carros continua igual. E nao se trata de teoria baseada em leitura, trata-se leitura de fontes que tem anos de experiência. Geralmente o automobilismo é influenciado por um tio, o pai, avô, como é que alguem cai de paraquedas no automobilismo, nao entendi…Quanto ao seu dinheiro, faça bom proveito e lembre-se, lugar de correr é na pista. Abraço!

Richard Baumgarten
Richard Baumgarten
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

“Plano Collor”, “influencia de pai, tio ou avô”, “nunca ouviu falar de mim”, “lugar de correr é na pista” Nossa, faz tempo mesmo, rsrs! Bons tempos, creio. Hoje,no mínimo idéias “românticas” e muito distantes da realidade.De qualquer forma, foi legal e interessante. Felicidades, com sinceridade.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Mônaco é isso.
Tradição, charme, circuíto fotogênico, mas, eita corridinha chata sô!
A fórmula 1 sem poder abrir aquela bichisse da asa móvel vira essa fila indiana.
E, esse campeonato está muito divertido! 6 GPs, seis ganhadores, um campeonato até agora sem dono, se continuar assim, daqui a 3 anos vai-se perguntar: Quem ganhou mesmo em 2012?
O pior é que está do jeito que o Alonso gosta.
Acho que esse espanhol chato, chorão e milongueiro, vai ganhar esse ano. Ver a Ferrari ganhar o título com um carro que, nem mesmo ela sabe se funciona, vai ser uma merda enorme!
Particularmente, qualquer um que ganhar esse ano, está bom para mim, menos essa duplinha mafiosa.
Pelo menos, nesse campeonato sem dono, já tenho para quem torcer contra.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Ô angústia…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Burrinho ….. o problema veinho, é torcer contra um dos melhores (senão o melhor)! Se ele fosse menos chato, eu não cairia nessa depressão toda … rsrsrsssss

Ulisses
Ulisses
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Se ele vencer de novo, começo minha terapia!

Glauson
Glauson
11 anos atrás

Onde se pode assistir ao vivo a entrevista dos 3 primeiros colocados na corrida F1? Obrigado

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Mais uma vez, não dá para deixar de destacar o amadorismo atroz da transmissão da RGT. Quem viu o treino de sábado deve ter reparado num fato que eu julgaria, no mínimo, como assombroso: o Sr. Reginaldo Leme, de tantas décadas de cobertura jornalística no automobilismo, ainda não sabe a diferença entre divergência e cambagem. Coisa que qualquer moleque que já jogou um joguinho de corrida ou qualquer motorista que precise levar seu carro para alinhar já deveria saber.

O Burti disse que as rodas tinham divergência diferente na batida do Perez, provavelmente, causado por um toque em algum barreira. Ele disse isso claramente: “divergência”. Questionado pelo Babão Bueno, Reginalo Leme contra argumenta: “não, a cambagem das rodas me parece normal”.

Especialista em automobilismo? Sei…

Já o Sr. Galvão não quis ficar atrás e, no domingo, ao se referir à brava resistência do Kovalainen contra o Button, se referiu ao carro como “Cater o quê? Sei lá das quantas…” mostrando para quem quisesse ver sua ignorância ilimitada no assunto das quatro rodas. Afinal de contas, quantos de nós aqui nunca ouviu falar dos famosos carros ingleses da Catterham, os pesos-pena? Isso não é pedantismo, é cultura automobilística básica.

Enfim, vergonha alheia. Muita. E ainda ganham muito bem para fazer esse papel ridículo.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Pois é. Você comentou e eu lembrei de mim com uns 12 anos jogando Nascar Racing 2 e nos ajustes do carro tinha “Camber”. Eu já sabia o que era.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Realmente. Ficou bastante claro naquela “câmara-lenta”, que as rodas dianteiras do carro do Perez “abriram” (divergêntes) antes da “paulada” no guard-rail. O Perez estava sem controle ….
E essa história do Galvão ficar corrigindo o Burt, irrita pacas!
Estamos muito ruins de narradores titulares de “corridas” na TV brasileira.

Mauricio
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Sintoma de quebra da barra de ligação do sistema de direção, grandes engenheiros

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Barra anti-torção, você quer dizer, né, Engenheiro? Se fosse a barra da direção ele teria batido umas 300 curvas antes.

Mauricio
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Aquele bracinho que une as rodas e transmite o movimento por igual entre as rodas quando você vira o volante e ainda garante a divergência… Entende?

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Monacos’s boring!

deutsch1933
deutsch1933
Reply to  ALEX B.
11 anos atrás

curti

Glauson
Glauson
11 anos atrás

Alguém aí sabe como ASSISTIR AO VIVO assim q termina a corrida a entrevista dos 3 primeiros vencedores? sem depender da Globo ou do sportv? Pra mim na sky o sportv so transmite ao vivo quando quer… Pago o dinheiro q for… Obrigado amigos! De um fanático por formula 1 q nao gosta de futebol aos domingos. Valeu

Mauricio
Reply to  Glauson
11 anos atrás

Só se você mudar de pais.
Ninguém aqui no BR transmite.

dEEpOO
dEEpOO
11 anos atrás

Bem Flávio, vejamos: (1) Qual a necessidade de colar na rabeira do outro? Desgastar pneus? (2) Sabendo q não vai passar, não seria melhor poupar pneus e, qdo o Alonso entrasse nos pits, fazer aquelas voltas “a mil” e passar o Hamilton e Alonso nos boxes?. Isto meu caro, o Massa (e tb o Rubinho) não sabe fazer. Tô errado?

Mauricio
Reply to  dEEpOO
11 anos atrás

Fazer pressão para ver se a vitima erra e permite uma ultrapassagem legal. O Koba adora fazer isso.

Wesley
Wesley
11 anos atrás

Flávio, você acha mesmo a corrida de Mônaco legal e “charmosa”? A droga de um lugar onde não existem ultrapassagens, todo mundo corre dentro de uma lata de sardinha e o único objetivo é cruzar a linha de chegada sem beijar o muro. Emoção 0.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Wesley
11 anos atrás

Concordo 100%, para mim é a corrida mais idiota do ano.

deutsch1933
deutsch1933
Reply to  Wesley
11 anos atrás

eu também nao entendo qual é a graça desse GP chato!!!!

Chinaski
Chinaski
Reply to  Wesley
11 anos atrás

Geralmente a corrida é chatinha mesmo, mas nem sempre. Ano passado foi muito boa, com direito a ultrapassagens, inclusive entre pilotos de ponta (Schumacher X Hamilton).
É preferível Mônaco, com toda tradição e inegável charme, a Valência, não menos chata e sem nenhum outro apelo.

Gian Carlo
Gian Carlo
11 anos atrás

O belo do mundo é assistir o charmoso Grande Premio de Mônaco e o que vem antes, o excelente “Globo Rural”. O Brasil do campo é lindo e me dá uma esperança incrível em ver pessoas tentando melhorar a vida de todos nós.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
11 anos atrás

E de novo o Massa chegou no Alonso e o Reginaldo ficou pedindo ordem da Ferrari para o Alonso deixar o Massa passar.

Se chegou e tá mais rápido tem que passar sem ordem de equipe, tanto Massa quanto Alonso. Os dois que se resolvam.

Mauricio
Reply to  Leonardo Costa
11 anos atrás

Só que se isso acontecer um deles vai ter um cilique e gritar pelo radio e o outro sera demitido antes de receber a bandeirada de chegada.
É assim que as coisas funcionam na Ferrari.

Gian Carlo
Gian Carlo
11 anos atrás

A Globo poderia aumentar um pouco mais o chiqueirinho pra transmitir a corrida. Era um chega pra lá, chega pra cá. O Reginaldo ficou até com o ombro de fora. Por que não transmitem da varanda do apê do Galvão? Falando em Reginaldo, calma Regi,- não se pede ao concorrente em primeiro no campeonato, deixar outro que esta com 2 pontos.

Pedro Zimmermann
Pedro Zimmermann
Reply to  Gian Carlo
11 anos atrás

Gian foi hilário o Galvão tentando empurrado com o ombro o Reginaldo pois o carão dele não aparecia inteiro kkkkkkkkkkkkkkk

Carlos
Carlos
11 anos atrás

E mais não digo porque o cara deve estar se sentindo passado, coitado. O locutor oficial cansou de repetir que “Schumacher está só se divertindo”. Claro, a Mercedes enterraria milhões de dolares apenas para que um sujeito resolvesse brincar de corrida às suas custas. Sei lá. Nem sei se ele chega ao fim da temporada. Quanto à corrida, embora a competitividade deste ano tenha sido meio fabricada à custa de regulamentos, pneus e sei lá mais o que, está bem mais interessante. Consegui lembrar até daquele trenzinho na chegada de um GP da Espanha de uns 30 anos atrás, aquele vencido pelo Gilles Villeneuve com um bando de gente empoleirada em seu vácuo.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

– Manhê! O pai já saiu da corrida!
– De novo! – murmura a mulher enquanto limpa as mãos no avental. Inventa, rápido, uma desculpa: – É que ele queria vir logo pra casa pra poder brincar de autorama com vocês.
– Ah, que droga! – resmunga o pirralho. – Ele não sabe brincar, ele só fica dando trombada no carrinho da gente!

Pelo menos antes da aposentadoria o terceiro maior piloto de todos os tempos -só perde pro Takuma e pro Nakajima- terá experimentado a emocionante emoção de se ver espremido contra a cerca por algum tarado do volante.

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Como essas viúvas odeiam os 7 títulos do alemão!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Carlos
11 anos atrás

O Schumacher levou 5 anos para tornar a Ferrari competitiva e ganhar títulos. Anetes dele a Ferrari beirava a indescência e, depois dele voltou ao limbo.
Agora na Mercedes, na terceira temporada e ajudando no desenvolvimento do carro, vemos a equipe ganhando corridas e no pódio. Não acredito que a Mercedes esteja descontente com o salário que paga ao véio.
Vc acredita que o rosberguinho e mais um bacalhau qualquer teriam condições de colocar a equipe onde está?

Carlos
Carlos
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Caras, vocês são engraçados com esta história de que a Ferrari estava a 3 séculos sem ganhar títulos, daí o Schumacher foi lá, botou o carro nas costas, saiu correndo feito um doido e salvou a equipe da falência, sendo que com aquele carrão de 99 o próprio Eddie Irvine esteve perto do título. Ah, sei, o carrão só era carrão porque o Schumacher fez o projeto, Rory Byrne só assinou a planta.
O maior piloto de todos os tempos foi o Nakajima. O segundo melhor é o Takuma Sato. Schumacher é o terceiro maior de todos os tempos, embora a disputa com De Cesaris esteja apertada. Em seguida vem o Paul Tracy.

ABC DE NATAL, O MAIOR CAMPEÃO DO BRASIL

Os estaduais perderam em importância com o passar dos anos, mas ainda mantêm o charme e a tradição de serem as competições mais antigas do Brasil. E nesta longa história, quem foi o campeão dos campeões? A resposta é surpreendente.

Dificuldades dos campeonatos à parte (afinal a maioria dos rankings favorece os grandes clubes) os verdadeiros campeões são os pequenos. Entre os vinte clubes que mais venceram estaduais, apenas sete disputarão a Série A do Brasileiro em 2010.

Nenhuma equipe paulista está na lista. Isto se deve ao equilíbrio do Paulistão, que muitos consideram o melhor estadual do país. O melhor “grande” na lista é o Internacional de Porto Alegre. O colorado venceu 39 vezes o Campeonato Gaúcho.

Quem domina a lista são os clubes do Norte e Nordeste do Brasil. O grande

campeão é o ABC de Natal, que venceu nada menos do que 50 vezes o Campeonato Potiguar. O ABC chegou a marca graças as sequências incríveis de títulos, como os dez seguidos de 1932 até 1941.

CAMPANO
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Carlos, o trabalho do Schumi foi tão importante que a Ferrari se recusou ganhar aquele titulo de 99 com irvine.
Temos agora bruno para fazer o que o tio nunca sonhou em
construir, ou seja, carregar a Wilians nas costas.

Fabricio
Fabricio
Reply to  CAMPANO
11 anos atrás

Eu nem tenho pena da Williams, eles estão colhendo o que plantaram, tiveram um excelente piloto ajudando para construir o carro de 2012 e agora não tem piloto para guia-lo.

Mauricio
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Isto aqui é um blog de AUTOMOBILISMO e não de futebol.

Vai dormir
Tomar um Valium ou coisa parecida

CAMPANO
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Luiz, as viuvas do da silva tem de se casar de novo, uma sugestão
que tal com Shumacher? sete titulos de um trabalho bem construido a longo prazo, bem diferente dos 3 do silva.
viuvas faça como a Mercedes.

Nelson
Nelson
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Acho que há um engano:o terceiro melhor do mundo batia sozinho mesmo sem ser espremido!!!!!!!!!!

Carlos
Carlos
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Então, o Schumahcer bateu sozinho na saída do tunel de Mônaco. Você falou a pura verdade.

Tchau, germanada.

PS – mudei de idéia. O maior piloto de todos os tempos foi o Seu Manuel, taxista aqui do bairro. O Schumacher só ganhou tudo aquilo porque a FIA impediu o Seu Manuel de correr na Formula 1 com o Corsa 1.6 dele, senão não tinha pra ninguém!

Gerson
Gerson
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Por que você assiste F1, afinal??????

Carlos
Carlos
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Assisto porque gosto, uai, mas nem por isso deixo de lado o bom humor. Aquilo é sério pros caras que ganham milhões com aquilo ou para os profissionais envolvidos, pra galera é um tipo diversão, de hobbie, sei lá. Fala sério: será que a imensa maioria das pessoas que só assitem/acompanham de longe tem mesmo condições de julgar quem teria sido o maior? Como se pode afirmar que um cara que pilota um carro com tecnologia aero-espacial é melhor ou pior do que aqueles caras valentes a ponto de se meterem naquelas baratinhas de pneus finos e sem cinto de segurança? Equipamentos, tecnologias, regulamentos, regras, adversários, dirigentes, etc tantas coisas diferentes. Por isso tem gente que se apega apenas aos números pra tentar defender a supremacia do alemão sobre Anakin Skywalker no quesito pilotagem. Deixam tudo mais de fora e só lhes interessa os números. A qualidade dos adversários e os desafios enrfentados é que valorizam as vitórias.Ah, sei: a Ferrari estava a 215 anos na fila, daí o Schumacher foi lá, etc etc etc O exemplo futebolístico é pra ilustrar isso. Com todo respeito ao ABC de Natal, dá pra dizer que é o maior time do Brasil por que ele é o maior campeão de seu estado?
Me dievrti com esta história, mas não vou mais gastar teclado com este assunto.

marcelo
marcelo
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Terceiro? Fiquei curioso para saber quais são o primeiro e segundo na sua opiniào…

Nelson
Nelson
Reply to  marcelo
11 anos atrás

Primeiro Shummy,segundo Prost e terceiro o Semi-Deus.E não só em numeros,em qualidade tambem.

Mauricio
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Eu inverteria a ordem para Prost, Semi-Deus e Schummy no quesito qualidade.
Os dois primeiros faziam coisas assombrosas ao volante.
Coisas tipo conseguir dar vinte voltas em sequência em top speed e com tempo igual até nos milésimos de segundo.

Arlei Cóli
Arlei Cóli
11 anos atrás

Bem eu tentei quebrar a banca e comentei a uma semana atrás que Massa ganharia em Mônaco, bem durante os treinos livres e classificação achei que meu pensamento doido poderia ser tornar real, mas, não deu…. EU acho que o campeonato está interessante e vou tentar denovo, Massa ganha no canadá e se torna o 7° vencedor (Sem pachecagem essa aposta, apenas estou pregando novos recordes)….
Em relação as nanicas…Hummmm acho que talvez o kova pontuará na Hungria debaixo de chuva em uma corrida louca vencida por Koba ou Di Resta…..

Mauricio
Reply to  Arlei Cóli
11 anos atrás

do jeito que vai, até o Hulkemberg pode ganhar uma prova este ano.
Kartikean idem.

ms
ms
11 anos atrás

Resumo da ópera…..na f1 de hoje…..está acontecendo o que sempre quisemos…..menos show de projetistas e engenheiros na aerodinâmica dos carros e nos arranjos de dispositivos mecanicos…..mais show de pilotagem……. e de estratégia das equipes nas corridas……. não sendo por acaso……que os melhores pilotos do grid…….ocupam os primeiros lugares do campeonato…….e pelo jeito …….a briga pelo título esse ano promete……..

Mauricio
Reply to  ms
11 anos atrás

Ainda não entendi o motivo de tantas reticencias!

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

Tantas regras, não pode mudar trajetória e muito menos encostar carro a carro.
Conclusão. Mônaco ficou muito chata este ano.
Não está sobrando tanta grana na Itália e isto deve estar repercutindo na Ferrari, imagino que o Santander também não está com toda esta “bola” pra continuar patrocinando-a ano que vem.
Sendo assim diz o bom senso pra não dispensar o Massa ainda ( Vai que, de repente algum banco ou empresa brasileira resolva entrar na F-1, convém ter um brazuca na equipe)

deutsch1933
deutsch1933
Reply to  Gabriel
11 anos atrás

a coisa mais chata da F-1 de hoje é:
1 nao porde enconstar no outro]
2 nao pode chegar perto do outro
3 nao pode fechar o outro que vem atras…
.
.
.

porre!

Léu Marçon
Léu Marçon
11 anos atrás

A corrida em si foi um saco, só nós os apaixonados por F1 para assistir e ficar torcendo por chuva para embaralhar tudo.
E a global tá aprendendo a fazer uma cobertura razoavelmente decente (mas ainda bem que dá para acompanhar a corrida pela estadão/espn, porque aguentar Galvão ninguem merece) espero que ele deem esta atenção para F1 daqui para frente.

Abraços, Flavio!

carlos lima
carlos lima
11 anos atrás

Lindos os cartazes antigos das corridas pré-F1 de Mônaco! Ilustração de muito bom gosto na cobertura MONACATS.

Bem, em Monte Carlo é isso mesmo, tradição e história à toda velocidade pelas ruas estreitas do charmoso principado. A corrida é sempre previsível, chata, isso e aquilo outro, mas é muito bacana, penso que jamais sairá do calendário da F1.

Neste domingo, foi irônico o vencedor ser justamente aquele que há pouco criticara a alternância de pilotos no primeiro lugar. Ora, deveria ter deixado quem vinha em segundo passar, né não? Esse povo tem cada uma.

Realmente Flavio, belo campeonato este de 2012!

Tiago S.
Tiago S.
11 anos atrás

As nanicas vão pontuar, quando acontecer uma corrida ao estilo aquela de Mônaco que o Olivier Panis ganhou. Esse campeonato tá bem estranho isso sim, tão estranho que é provável o Massa ganhar a próxima só pra continuar a estranheza.

Dav
Dav
11 anos atrás

Canada sera decente a bagaça

nelson maciel filho
nelson maciel filho
11 anos atrás

O seu shumaquinho fez a pole, todavia por problemas mecânicas não pontuou mais uma vez. O Rosberguinho seu companheiro de equipe chegou em segundo lugar. O Alonsinho com um carro horrível, como você disse em um antigo post chegou em terceiro. O Alonsinho com um carro bom já teria disparado no campeonato.

andré frej
andré frej
11 anos atrás

Que no Canadá vença Hamilton, ou Raikonnen, ou Grosjean, ou Schumacher, ou Perez e continuemos com um campeonato imprevisível.
Obviamente não seria louco de incluir Massa entre os possíveis vencedores.

Aguri
Aguri
Reply to  andré frej
11 anos atrás

Porque não?

Carlos Tavares
Reply to  Aguri
11 anos atrás

Porque não.

João Carrieri
João Carrieri
Reply to  andré frej
11 anos atrás

Eu já estou achando que se a Red Bull der uma “aprumadinha” no carro, tchau…..já era! Os dois jantam o Alonso na classificação e não tem pra ninguém!
Mas tomara continue assim!

Aguri
Aguri
Reply to  andré frej
11 anos atrás

Eric Clapton disse que ele é o melhor….

CAMPANO
Reply to  andré frej
11 anos atrás

Andre e o sobrinho? volte atraz e aposte nele, o cara ta na F1 tem sobrenome.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

O Schumy bem que tentou, desde os treinos (a bem da verdade, desde que estacionou sua Ferrari N.1 na Antony Noghes, na sua fase vitoriosa, para forçar uma bandeira amarela e ninguém mais poder abaixar seu tempo) igualar o recorde de Senna em vitórias no Principado…
…Não deu.
…Ano que vem o hepta vai conseguir!!
.
Essa temporada Raikkonen, com uma Lotus que não é lá uma Bratemp, conseguiu subir ao pódium, após voltar de um Auxílio-Doença do INSS da Finlandia por alguns anos…
.
Quantos anos tem o Kimi??
é muito mais novo que o Schumy??

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Viúva detected

Ilmar
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Corrigindo, é ( ou era ) Brastemp. O Schumacher nasceu em 03/01/1969 ( 43 anos ), e Raikkonen nasceu em 17/10/1979 ( 32 anos ).

Luiz Filipe
Luiz Filipe
11 anos atrás

Em Mõnaco se o piloto que está na frente for no mínimo um pouco esperto, não deixa quem está atrás passar nunca. Vejam o que aconteceu com o Button. Tal como o Webber, um trenzinho se formou atrás dele, e a corrida terminou assim. A Sauber cada vez me impressiona mais, mesmo com os problemas de hoje, mostraram que não estão para brincadeira.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Corrida chata… estava apostando no Raikkonen.

Vettel foi bem, tá se acostumando a sair lá de trás e se recuperar.

E Schupa, Schumi! O Webber herdou sua pole e levou a corrida!

Douglas Hudson
Douglas Hudson
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Viúva detected

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Viúva ressentida, ainda por cima.

João Carrieri
João Carrieri
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Viúva traumatizada…….

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Que o Galvão é Pachecão, nós já sabemos. Mas o Reginaldo Leme exigir que a Ferrari mandasse o Alonso abrir pro Massa… Foi a decepção da corrida.

Deusdethe
Deusdethe
Reply to  Fernando
11 anos atrás

Concordo plenamente com vc, foi ridículo ver RL falando q a Ferrari deveria dar ordem para Alonso deixar Massa passar, Alonso simplesmente estava economizando pneus.

Nelson
Nelson
Reply to  Deusdethe
11 anos atrás

É verdade.Segundo piloto serve para que?ser escudeiro do primeiro,segurar um pouco os outros enquanto ele economiza o carro para o final.Só mesmo na cabeça dos GROBAIS achar que deveria passar para somar uns pontinhos!!!!

Mara
Mara
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Será q tem alguém q acredita naquelas duas mumias?

Mauricio
Reply to  Mara
11 anos atrás

O mais engraçado foi o próprio Massa fazendo gracinha no radio e perguntando para a equipe se o Alonso estava lento mesmo.

Enko
Enko
Reply to  Fernando
11 anos atrás

é o desespero para que ofelipe mostre serviço e não perca o emprego, senão não haverá mais mala preta.

marcelo
marcelo
Reply to  Fernando
11 anos atrás

não me surpreendo mais com isso… quero mais é ver o zaca num estoque bate bate

Mauricio
Reply to  marcelo
11 anos atrás

Sonhar faz um beeeeemmmm….

Danilo Antoniasse
11 anos atrás

O importante é que apesar do automobilismo brasileiro estar em baixa, esse final de semana, a F1 ganhou mais espaço na TV, enquanto a Pancadaria FC, perdeu espaço, deixando a galera louca da vida.

Joca
Joca
11 anos atrás

Qual a corrida em Mônaco que não é chata?

Mauricio
Reply to  Joca
11 anos atrás

Todas, menos naquelas em que chove.

Luiz M.
Luiz M.
11 anos atrás

Que merda essa corrida, hein? Estava contando com o Kobayashi largando lá do meio do pelotão para termos um pouco de ação na corrida, mas com o Grosjean atravessado no meio da pista, foi fim de prova pro mito. Cheguei a dormir durante a transmissão.

Gustavo Moura
Gustavo Moura
11 anos atrás

Flávio,

Só uma correção: o adjetivo correto a ser utilizado para o Hulk é “Incrível”. Quem é o “Poderoso” é o Thor.

marcelo
marcelo
Reply to  Gustavo Moura
11 anos atrás

obrigado. comecei bem meu dia depois dessa

Roberto
Roberto
11 anos atrás

Flavio, que vc gosta do Tião isso todo mundo já sabe. Agora dizer que o Tião foi o melhor da corrida é brincadeira. Como fala Gerson, é brincadeira! Melhor foi quem fez a pole (segundo tempo que seja) e ganhou a corrida. Tião ganhou 4 posições na largada por mera sorte. Não fez absolutamente nada para alcançar aquele feito. Cagada do Grojean com Alonso e Shumi. E ganhar as posições do Luís e do Massinha foi nada. Somente ganhou a posição do Luís porque mais uma vez (está virando rotina) a MacLaren fez cagadinha de novo. Troca de pneus em mais de 5 segundos é cagada ( vá lá Cagadinha). Daí, sobrou o “azarado” Massa. E mais nada fez. Essa é a minha opinião. Punto e basta!
Abas.
Não vai ficar zangado porque sua Portuguesa perdeu com gol de bicicleta. Ta bom?

Pai do Schumacher "clone"
Pai do Schumacher "clone"
11 anos atrás

A mãe do Button “clone” veio conversar comigo e disse que o Jenson esta roxo de raiva com a Mclaren, e já disse que pensa mudar de equipe, R.Dennis só fornece carro bom para o queridinho Hamilton!

Alertei para não procurar emprego na Mercedes porque lá a equipe já escolheu seu piloto…Nico Rosberg, a equipe é um “relógio” com ele! O carro NUNCA quebra e o trabalho de boxes no carro do Nico é coisa de CINEMA!!!

Schumacher já quer voltar pra Ferrari, lá pelo menos a equipe não pisa na boa!!!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Pai do Schumacher "clone"
11 anos atrás

essas Quebras que o Dick relata…sao Falsas…ele perde e o Folego…nao aguenta a Balada Forte Atual…ele voltou so para ganhar muito $$$ da MB…e Pagar Micos…valeu.

pedro
pedro
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

dinheiro nao faz falta pra ele, leia as noticias. ja cerebro faz muita falta a alguns aqui…
mais uma viuva

Enko
Enko
Reply to  Pai do Schumacher "clone"
11 anos atrás

ridículo seus comentários

Cristiano
Cristiano
Reply to  Enko
11 anos atrás

choraaaaaa deutsche pacheco

Nelson
Nelson
Reply to  Cristiano
11 anos atrás

O problema é que o Luiz é prata,se fosse ouro não falaria tanta merda.

Fabio
Fabio
Reply to  Cristiano
11 anos atrás

Puta zuação de virgem esse tal do “deutsche pacheco”…rs

Igor Soares
Igor Soares
Reply to  Pai do Schumacher "clone"
11 anos atrás

Marcelo, sei que vc é fanático do Schummi, mas não começa com teoria da conspiração! Cada loucura que a gente vê por aqui… E desde quando o Button tá com um carro pior? Ano passado, quando ele tava batendo o Hamilton vc não falou nada né?

João Carrieri
João Carrieri
Reply to  Pai do Schumacher "clone"
11 anos atrás

Alguém pode me explicar o que é “pisar na boa”? É alguma gíria de algum lugar específico do Brasil? Ou é só enfiar o pé na gostosona? ………………..rsrsrs.

Mauricio
Reply to  João Carrieri
11 anos atrás

Estava me fazendo a mesma pergunta

Felipe Goltz
Felipe Goltz
11 anos atrás

Em um campeonato apertadíssimo com este o melhor piloto, invariavelmente, lidera. E quem é o líder da bagaça? Fernando Alonso, espanhol que tem a cara da Ferrari. Parece até que foi ungido pelo comendador do além. Pena que Perez e Maldonado tiveram seus treinos completamente comprometidos no Sábado, pois teriam feito chover na corrida. O mexicano foi o autor da volta mais rápida hoje no principado. Acho que a coisa será mais empolgante no Canadá.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Monaco é um porre… para mim o circuito é como um caminho de rato no meio de uma favela.

Chato pacas alem de monotono.

O pior de tudo é que o mesmo não será tirado do calendário nunca,

O melhor do GP de Monaco é saber que na parte da tarde podemos ver uma corrida de verdade em Indianapolis… onde podemos curtir velocidade pura…

Segue o jogo… vitoria do Webber… para ficar melhor só faltou ver o Idiota do Alonso parar no meio de um muro.

Imperador
“Que realmente não curte o CP de Monaco”

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Imperador da Vila Inhocunhé, deve estar morrendo de raiva de ver o idiota do Alonso em primeiro lugar na tabela, né?

Mauricio
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Eu também estou com raiva. E dai?

O cara é o melhor piloto hoje em dia, ponto.

Pena que é um tremendo idiota.

Cinthia
Cinthia
11 anos atrás

“angry bird Kovalainen” foi show de bola!

PS – Fui banhar minha cachorra na metade da corrida.

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
11 anos atrás

E todo mundo dizia que era erro contratar o Kövalainen, que o Trulli seria bem melhor e blá-blá-blá. Taí a resposta, ele sim é piloto de verdade. Mas o outro finlandês fez uma corrida bem esquisita, espero que venca no Canadá para tirar essa má impressão. O Schumi tá azarado. Se não me engano, ele é o piloto que completou menos voltas esse ano. Mas se correr como correu nesse fim de semana, pode renovar por mais 2 ou 3 anos.

Timming f1
Timming f1
Reply to  R.CASAGRANDE
11 anos atrás

O kova a cada dia prova que foi sacaneado na Mclaren. Ta estripando o russo.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

O nosso Felipe Massa vai ter que ser subalterno e sair da frente do Fernando Alonso dependendo da ocasião para garantir o seu emprego. Por que Alonso é o diferencial da Ferrari na luta pelo título.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

O nosso Felipe Massa vai ter que trabalhar e sair da frente do Fernando Alonso dependendo da ocasião para garantir o seu emprego. Por que Alonso é o diferencial da Ferrari na luta pelo título.

Maurício MV.
Maurício MV.
11 anos atrás

Perdi uma oportunidade de dormir até mais tarde.

Angry Baboon
Angry Baboon
11 anos atrás

Ah, eu gostei da corrida, sim.
Não sei porque ainda se surpreendem com a falta de ultrapassagens em Mônaco. É assim desde sempre. Mas eu acho que vale por tudo mais que envolve o GP.

Timming f1
Timming f1
Reply to  Angry Baboon
11 anos atrás

Mônaco só e bom no sábado. No domingo só quando tinha um certo Ayrton mandando ver. Pena que Koba e groselha saíram da prova cedo. Sao verdadeiros discípulos do tarumã sato na f1 de hoje.

Nelson
Nelson
Reply to  Timming f1
11 anos atrás

Eu tambem acho.Era lindo ele estar com 50 segundos na frente,se esborrachar no guard rail e dizer que foi FURO NO PNEU.Era um excelente esportista,e depois da merda ainda foi direto para casa.Por estas e outras é que sempre o IDOLATREI.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

eu li aqui que o kimi faria historia em monaco. so se for de lentidao e atrapalhar a corrida dos outros…

Timming f1
Timming f1
Reply to  Antonio
11 anos atrás

Tendo sido o piloto a dar mais voltas no qualify com os pneus SM, deveria ter trocado cedo os pneus. A lotus erra demais na estratégia mas o kimi se mostra muito em forma na sua volta.

Mauricio
Reply to  Timming f1
11 anos atrás

Pena que a F1 se corre de carro e não a pé.

Danielle
Danielle
11 anos atrás

Não vi a corrida, tive provas até 11, mas parece que não perdi grande coisa. E o Granjinha começou quebrando ovos, kkkkkkkkkkkkkkkk Vai uma omelete aí?!