MENU

domingo, 20 de maio de 2012 - 21:51Antigos em geral

O MAIS ANTIGO PASSAT

SÃO PAULO (uau) – Provavelmente o mais antigos dos Passats sobreviventes no Brasil foi encontrado em Santa Catarina e será restaurado, até se tornar novamente um lindo L Azul Caiçara. Quem conta a história é o Heitor Nunes, na indicação do André Passatowski. Vai dar trabalho. Mas merece e é absolutamente necessário.

Agora preciso ver o número do chassi do meu 74, igualmente L, igualmente no estaleiro. Para saber se foi um dos primeirinhos, também…

 

69 comentários

  1. Thomas silva disse:

    Oi gostaria de tirar uma duvida que tenho sobre os Passat Ts, eu tenho um 76 e o meu tem o mesmo detalhe desse 74, é em baixo dos dois farois redendo tem uma abertura que seria pra o farol Passat L aquele que só tem 1 farol redondo, mas é normal estar presente no Ts essa abertura do outro? Ou é pq o painel frontal foi trocado pelo do passat de 1 farol?

  2. Sebastião disse:

    Gostaria que me ajudassem a identificar pela numeração do chassi, se meu Passat 78 modelo 4M.
    Abraço

  3. Bruno disse:

    Boa noite Galera tenho que vender a minha relíquia 1976 passat 4 portas quem tiver interesse me avise.

  4. Eu tive um mais antigo que esse lembro do chassi até hoje era minha paixão e tenho vontade de encontrado novamente o chassi dele era um bt-001218 quem souber dele e quiser me avisar tamos juntos

  5. valdinei disse:

    Tenho um pasat 4. Farol redondo 76 estrutura td ok documentacao ok na cor branca. Precísando so pinta.Vendo barato favor entra em contato04188069842

  6. Mauricio disse:

    Pessoal, seja o que for….dá trabalho hein? Estou reformando o meu 74 e não é fácil, haja dinheiro, tempo e sorte pra achar e reformar peças. Só desafafo rsrsrs…

  7. airton disse:

    parece que existe um mais velho ele e 1974 2 portas vermelho rubi com 2 farois rededondos

  8. airton disse:

    tenho um 1974 2 farois redondos ,parece ser o mais velho, como posso saber?

  9. Sônia Pina disse:

    Meu pai tem um passat 86, vermelho escuro, 4 portas. Está vendendo, precisa de alguns consertos, restauração.

  10. junio araujo da silva disse:

    tenho três amores de passat um gts pointer 88 um gts 84 e um 75 que resgatei do cemitério ou sucata mais jã estou restaurando esse vai se chamar xodó

  11. junio araujo da silva disse:

    tenho trez amores de passat um gts pointer 88 um gts 84 e um 75 que resgatei do cemiterio ou sucata mais ja estou restaurando esse vai se chamar xodó

  12. silvil disse:

    tenho um passat 1974 4 farol redondo mais ele não marca ts no documento vi o comentario do passat achado o chassi do meu é 002780

  13. Rafael Nunes Da Silva disse:

    oi amigos tenho um passat 1974 azul, estou tentando identificar pelo chassi se ele é L ou TS, no documento não aparece o modelo, caso alguém poça ,e ajudar agradeço. qual letra identifica cada modelo?

  14. igor disse:

    tenho um passat 75 azul. motor sequinho, Lindo! Quero vender, e gostaria de achar um comprador que ira cuidar bem dele!
    Interessados que quiser ver fotos dele, enviar email para igor.hfg@hotmail.com

  15. Elton disse:

    Acompanho os comentário do Heitor, tenho um ts que no documento esta como Passat TS 1975/1975, 96cv, acredito que tenha sido um dos primeiros Ts. Como faço para saber? O chassi é BT017572.

  16. Diogo Locatelli disse:

    O passat 1974 BT008562 está comigo! deve ter sido um dos últimos produzidos neste ano.

  17. Bocage disse:

    Viram o azul original? Coisa linda…

    Vi esses dias um LSE branco. 4 Portas. Raríssimo.

    • David Rosa disse:

      Olá, eu tenho um LSE 86 vermelho desses 4 portas… o famoso passat iraquiano, interior todo original no exterior foi modificado a pintura pintaram os para choques na mesma cor do veiculo mas ainda possui todos os frisos originais…

      • creusa de Lourdes Mendes disse:

        Meu marido tem um passat velho, ano1976, ele é pedreiro, e é mais velho que o carro, ainda quer comprar outro passat , esta a pro cura.
        eu acho que talvez ele encontre, um carro velho para comprar.ele gosta muito do passat.. hj amigo dele ofereceu um tipo. ano 94; Mas ele ñ quer, quer porque quer, outro passat

  18. Heitor Nunes disse:

    Já vi esse Dacon ele é cinza e está parado numa travessa da Indepêndencia né? O carro está lá desde 2008/2009…

  19. Daniel Bronzatti disse:

    Boa Hectors, bem que voce disse que o danadinho ficaria famoso. E que venha o restauro!

    • Heitor Nunes disse:

      Mr. Daniel, tudo bom?

      Tá ficando famoso o BT103 sim…estou na busca, acho que localizei um irmão dele…mas preciso confirmar uns detalhes primeiro.

      Andaram mandando e-mail para a Vw, informando o ocorrido, hehehehe.

  20. Alex disse:

    Pensei que a versão de quatro faróis tivesse surgido mais tarde, com o Passat TS. De qualquer forma, um dos melhores carros já fabricados por aqui.

    • João Paulo disse:

      Na verdade ela foi introduzida na linha mais tarde mesmo, só em 76, mas este estava muito descaracterizado, inclusive com as entradas de ar da coluna traseira tampadas, túnel moderno para a colocação de um câmbio 5 marchas e outras coisas, sem contar que o dono anterior pretendia modificar mais ainda, ainda bem que o carro foi localizado e salvo à tempo se não eu não sei o que o antigo dono faria com ele heheheheh

  21. Yuri Nehy disse:

    Passat sempre foi um símbolo de carro de qualidade, confortável e de bom desempenho.
    A minha tia tinha um azul metálico, ano 78, que era uma verdadeira jóia.
    Sempre era uma alegria passear com esse carrão…
    Saíamos da Penha, onde ela morava, e íamos até o Brás com ela, comprar tecidos.
    Antigamente, não tinha trânsito, e ela gostava de acelerar…
    Tanto que brincávamos de cronometrar o tempo que ela levava pra chegar na José Paulino e fazíamos uma espécie de “placar”…
    Bem, ela teve esse Passat até 2008… até que o roubaram na porta da casa dela.
    O carro era único dono, uma pena…
    Simplesmente ela passou em casa pra almoçar, e quando voltou, o carro tinha sido roubado.
    Triste ver o fim desse carro que era praticamente um patrimônio da minha família…
    Abraços!

  22. Jáder, O Pitoresco disse:

    Queria saber a partir de que momento e como o nosso querido Passat velho de guerra fabricado no Brasil se transformou, de repente, num carrão de luxo importado. Se alguém puder me explicar, agradeço.

    • Mauricio disse:

      Lembra do veio Santana?

      Pois é fio, lá fora era a continuação do Passat. Depois só foi crescendo até chegar ao médio de luxo que existe hoje. Existe alias apenas na versão importada, poisa WV criminosamente não fabrica aqui.
      Pra nois, apenas as carroças e os modelos mundiais (carroças ao cubo).

    • Alex disse:

      É uma tendencia assustadora. Passat, jetta, golf, mais recentemente, o fiesta, todos foram anabolizados e aburguesados. E os respectivos preços também, numa proporção ainda maior, é claro.

  23. Mauricio disse:

    Ainda acho esse modelo muito lindo.
    Por favor acompanhe a restauração.

  24. Rodrigo disse:

    Peguei essa notícia num blog português:
    Em um rali que acontece nesse final de semana na Polônia, Patrick Osowiecki e Maciej Wrona perderam o controle de um Renault Clio e caíram dentro de um laguinho.
    Os espectadores pularam dentro da água e conseguiram salvar os dois sem maiores problemas.
    Segue o vídeo do resgate:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wS1DTOabZfA

  25. Luiz Fiorelli disse:

    Realmente um belo achado, considerando que o passat foi um ícone da VW nacional, quando introduziu em seus modelos a refrigeração a água, tendência que domina até hoje os carros da marca. Sem contar que na época era um carro “revolucionário”, por diversos fatores. Com certeza é um carro que faz parte da história automobilística nacional, com grandes contribuições.

    Esse exemplar (4º a ser fabricado no Brasil) deve ser restaurado inteiramente com suas características originais. Já que a VW e demais indústrias não “ligam” para preservar a história (pelo menos aqui no brasil), que os apaixonados por carros o façam.

    Trabalho sempre dá, mas acredito que com a união de todos os “passateiros” na busca de peças e informações, a caminhada da restauração seja um pouco mais fácil.

    Parabéns ao envolvidos pela busca e aquisição, bem como ao FG em dar notoriedade a esse assunto.

    Grande abraço !!

  26. Luiz Guimarães disse:

    A restauração vai ter que começar pela frente – os primeiros Passat tinham 2 e não 4 faróis….

  27. gera disse:

    Essa grade dianteira não é original.

  28. LUZ PRATA disse:

    bom dia Gomes e galera…

    esses 4 olhos redondos marcaram minha adolecencia…adorava pegar Escondido… o Lindo TS branquinho da minha Irma …e sair na night…procurando Pegas…tirei uma chave reserva escondido dela…hahahaharssss ele me impressionou logo de cara…falava Altissimo e fazia muita curva !!!! …sua Tecnologia liquid cooled 4 argolas estava anos luz a frente dos Pumas a ar…valeu.

    • Luiz Morais disse:

      Fazia curva?!! Acho que vc saía na night dormindo. Um dos problemas do Passat (meu pai teve uma meia dúzia deles) era justamente a falta de estabilidade por causa da suspensão traseira. O da foto provavelmente era 1.5 com câmbio seco, uma bosta de câmbio por sinal, com um volante de aro fino e enorme, câmbio no chão, uma alavanca enorme também, mas o torque era admirável. O do meu pai era 1975, uma draga. depois vieram 77, 2×79, 82 e 83. Os melhores sem dúvidas foram os 1979. Um deles com um monte de coisa que ninguém usava, ar condicionado, luzes de leitura e tacômetro no centro do painel (pequeno demais para ser lido).
      Aprendi a dirigir em um desses 1979 que meu pai manteve até 94.
      Enfim, curva não era lá essas coisas não. O Passat foi vendido depois de uns dois meses que meu pai comprou um UNO electrônic 1.0, fazia mais curva que o passatão! O vayage 1989 que habitava minha casa ao lado do passat também era melhor de curva, mas esse insistia em quebrar a homocinética.

      • Luiz, com todo respeito, mas estabilidade era o ponto alto dos Passat. Os primeiros sim (salvo engano, 74 e 75), tinham algo errado na suspensão para o piso brasileiro, o que foi totalmente corrigido posteriormente.

        Estão aí anos de testes em revistas especializadas, sempre elogiando a estabilidade do carro, pra comprovar.

  29. Pedro Jungbluth disse:

    Imfelizmente o estado é lamentável. Fico pensando na Volks Alemã (aquela que dá menos lucro que a brasileira, mas se importa com a própria história) e naquele fusca achado na rússia, o estado que estava, o estado que ficou… aqui deveriam cavar apenas peças de época, a volks deveria ter isso tudo registrado, pra reconstruir o carro em torno do número de chassis dele.

  30. Heitor Nunes disse:

    Olá Fávio, obrigado por compartilhar a nóticia em seu blog!

    O Bt103 está bem descaracterizado, de mais grave eu destaco que fecharam as saídas de ar da coluna traseira e o túnel baixo foi substituído por um moderno, possivelmente para abrigar um câmbio de 5 marchas e atualizar o trambulador (este usava o “câmbio alemão”)

    Não sabia que você tinha um L 1974. Legal saber que mais um modelo está sendo salvo…estou pesquisando agora o primeiro 04 portas…estamos no fim da busca e adianto que o carro é 74/75…

    Abraços a todos.

  31. totiy disse:

    Passat é um carro legal ,pena que com o tempo ele se torna surf, as chapas ondulam sozinhas,por isso tem aquele modelo passat surf=cheio de ondas

  32. sergio disse:

    meu pai teve um 75, mas o farol era um só mas maior que os da foto. não tenho certeza, mas os modelos com dois farois menores já eram mais novos. de qualquer forma era um carro muito bom pra época.

    • Heitor Nunes disse:

      Sergio, na realidade ambos os modelos existiram num mesmo período.A frente de 4 faróis era exclusiva a versão TS, de 1976 a 1978. Já o modelo com 2 faróis, era respectivo a versão, STD, L e LS de 1974 a 1978.

      Abraços

  33. jonathan azevedo disse:

    Gomes,quantos carros voce tem ao todo? contando os restaurados e os por restaurar.

  34. Miguel Ângelo Passos disse:

    Excelente. Se eu pudesse escolher um carro pra restaurar e curtir, certamente seria um Passat. Na minha opinião, o melhor carro já fabricado pela VW no Brasil.
    Flávio, hoje de manhã acessei a sua coluna doido pra ver se você postaria alguma coisa sobre o chilique do Cacá na prova de ontem em RP. E aí, não vai rolar nem um comentariozinho?!
    Abraço!
    MAP

  35. Pc disse:

    Tive um 78 LS Verde 4 marchas 3 portas. Bom carro!

  36. Caraca bicho, eu tenho inveja boa de vocês. Que coisa maravilhosa…

  37. Burn Baby Burn.. disse:

    Durante minha adolescencia “década de 70″ eu era fan do primeiro Passat motor 1.5 azulzinho, quase comprei um em 1980 e poucos só por este affair, pena que o assoalho do carro era conversivel de tanta ferrugem rsrsr, logo abortei a aquisição, pois corria o risco de rolar com o banco pelo asfalto..

    Este aí me parece que teve a grade dianteira modificada para a instalação de quatro farois, muito bonito também na época, era a opção barata que os boys encontravam para que se parecessem com os incriveis DACON, é possível notar a curvatura na chaparia do encaixe do farol único de cada lado.

    Sei não FG… vai ser uma briga boa entre o seu e este Passat, para saber qual é o mais velho, só o No do chassis mesmo para confirmar.

    VALENTINO ROSSI – O QUE É QUE FOI AQUILO????

    E aí FG não vai colocar nenhum tópico do valentino hoje aqui no Blog?, o que o ex campeão fez naquela chuva em cima do campeão Stoner foi extraordinário..

    Valentno versus Stoner “Le mans Moto GP” – http://www.youtube.com/watch?v=0GbQlW365gQ

    “Faz tempo que nunca vi” um piloto de MotoGP conduzir uma moto “meia boca” em tão alto nivel.. a beira da derrapagem.. usando os limites máximos que a pista molhada e o equipamento oferecia, contra o campeão Stoner e sua moto espacial.. que pega sensacional.. coisa que só a mistura de (chuva + 2 grandes pilotos em embate = a Show!!!

    O cabra chegou em segundo, 10 segundos atras de outro fera “bem calçado” o Lourenço..

    Showzasso do Valentino, mostrou que ainda é um bota, e que precisa sair da Ducati com urgência, pois tem chance de nos brindar com pegas incríveis ainda..

    Para este eu tiro o meu chapéu com toda a certeza.

    Valeu

  38. Andre Decourt disse:

    Vão ter que suar a camisa, o carro está morto!

  39. Valeu, Flavio!

    Essa foi uma das matérias que mais gostei de ter publicado no site. A importância histórica desse carro é enorme, tenho certeza que ele será tratado com carinho daqui pra frente e um dia retornará aos seus dias de glória.

    E depois me fala se o seu L é dos primeiros! Dá uma olhadinha aí nos docs, hehehe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>