TOTALMENTE A FAVOR

SÃO PAULO (mas vou gastar uma grana…) – Está rolando um movimento entre proprietários de VWs clássicos brasileiros para que a fábrica aqui faça o que se faz na Alemanha: a emissão de uma espécie de “certidão de nascimento” autêntica de cada carro. A VW tem todos os dados mas está regulando porque a máquina de microfilme não está funcionando.

Tenha dó. Se for isso mesmo, eu pago o conserto. E os donos dos carros querem comprar esses certificados, que serão muito úteis para restaurações e reformas. Eles contêm informações sobre data de fabricação, cor, interior, opcionais… Ninguém quer nada de graça.

E aí, VW? Que tal se mexer e começar a dar valor para sua história por aqui?

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio André
11 anos atrás

Kombi diesel entra na parada? preciso do esquema elétrico dela!!

Tiozão
Tiozão
11 anos atrás

Da Volkswagen só gosto do Fusca, tenho um comprado zero há 40 anos, depois nunca mais comprei VW, mas diga-se, na época praticamente só se comprava fuscas.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Opa!
Entro na “vaquinha” para consertar a máquina, tadinha da VW … a filial brasileira é pequena, vende poucos carros.
O consumidor brasileiro não deve ter importância para a matriz alemã.
Tenho um Fusca 1600, 1977 – único dono, sem certidão de nascimento, coitado.

Nê Lemos
11 anos atrás

A maquina esta quebrada a anos . . . quando ela quebrou, a VWB consultou o DENATRAN sobre a obrigatoriedade destes dados, e pra surpresa de muitos o proprio DENATRAN disse que não eram obrigados, entao resolveram nao arrumar a tal maquina, as microfichas existem e estão bem guardadas . . . estamos criando esta campanha pra ver se conseguimos sensibilizar a fabrica . . . estes certificados são muito importantes para proprietarios da marca . . . sempre soube que a VWB tem projeto de criar um museu e seria como fazem na Alemanha . . . mas o museu nunca sai do papel . . . .

leandro
leandro
Reply to  Nê Lemos
11 anos atrás

Hhahahahahaha Museu! Igual da Alemanha! uhahuahuauhauh
Conta a do papagaio agora!

vicente
vicente
11 anos atrás

só para relembrar, todos que apoiam a ideia, “CURTA” http://www.facebook.com/pages/Certificado-de-Fabrica%C3%A7%C3%A3o-VW-Brasil-Campanha/419242808103128 , pois é uma forma da VW saber quantos são os interessados.

Alvaro
Alvaro
11 anos atrás

Apoiado, eu nem sabia da existencia disso, mas é muito bom, mas dessa marca que se acha a tal mas não é coisa nenhuma, não espero grande coisa

Rizzo
11 anos atrás

A Alfa Romeo tem algo similar. Existe uma divisão chamada RIAR (Registro Interno Alfa Romeo) que controla os antigos e modelos modernos raros. Inclusive de posse do nº de chassi do carro, basta enviar a eles que você recebe a data exata que seu Alfa saiu da linha de produção em Arese-IT. Solicitei a informação da minha 155 2.5 V6 e soube que ela foi produzida em 21/01/1992.

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Subscrevo ao relator! Mas que a VW faz uma força pra esquecer e apagar da historia o “besouro”, ah faz! Ingratos!

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Bom, será que o tal sistema IBM dos microfilmes é o mesmo da Alemanha? Aí seria só mandar o arquivo e prestar o serviço por lá.

Thiago Vinholes
11 anos atrás

A VW está pouco se lixando para os brasileiros, sempre foi assim.

Eduardo "Coelho" Furtado
Eduardo "Coelho" Furtado
11 anos atrás

Alguém sabe se a GM tem algo parecido?
Tenho um chevete 1977. Um dos últimos tubarões lançados.Mas tá difícil levantar a ficha.
Tenho varias dúvidas e um serviço deste seria d+.

Juca Vasconcelos
11 anos atrás

E junto com isso trazer a Volkswagern Historic parts pro Brasil tbm, né?

Lucca
Lucca
11 anos atrás

Utilidade pública!!! Assino embaixo. (Abaixo assinado?!?)

Gilberto
Gilberto
11 anos atrás

O Detran SP também me exigiu uma certidão declarando que o motor era original. Mas a Mercedes forneceu sem grande stress.

Rodrigo Freitas
Rodrigo Freitas
11 anos atrás

Eu compraria sem pensar duas vezes. Mas respeito pelos antigos não é uma marca da VW! Basta ver o que ela faz com seus próprios carros, como o Santana, que foi um marco para a VW do Brasil e morreu de “inanição”.
Ao invés de fazer como a GM, como uma série especial de encerramento (como aconteceu com o Opala, Vectra entre outros), a VW simplesmente vai tirando equipamentos, “rebaixando” seus modelos até que já não haja nenhum interesse por eles.
É uma pena!

Tiago MIo
Tiago MIo
Reply to  Rodrigo Freitas
11 anos atrás

Menos com Astra e o Corsa Sedan.

Kleber
Kleber
11 anos atrás

onde é que eu assino?

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

E desde quando a VW do Brasil se interessa pelos carros daqui? Ha tempos eles esqueceram essa tal de historia que eles criaram….

Ernesto Longhi
11 anos atrás

Ah. A VWB… Seu tivesse clássicos, gostaria de ter pra todos. Mas a inércia da montadora é irritante. Resta saber a verdade, pois já vi por aí gente falando que a montadora não têm registros de antes de 1986.

Jr.
Jr.
Reply to  Ernesto Longhi
11 anos atrás

Não acredito muito nessa teoria, caro Ernesto. Em outro post já comentei que a galera da HP do Passat postou lá regulagens de modelos de carburador de acordo com a numeração do motor. Penso só ser possível isso com um levantamento um pouco mais apurado dos arquivos, e se a VW não dispusesse disso, seria muito, mas muito mais difícil de conseguir essas informações. Basta acessar o site da HP do Passat pra confirmar o que estou falando.

André
André
11 anos atrás

Aqui no Brasil?Colonia e vulgo quintal/quarto da bagunça do hemisfério norte?
Esqueçam!
O objetivo deles por aqui é somente lucro!
E mais nada!
O resto q se dane!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
11 anos atrás

E alguém dá?

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
11 anos atrás

Aqui, na terra dos apaixonados por carro?
Sei.

http://hurbanos.wordpress.com/2011/07/16/ta-dormindo/

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
11 anos atrás

Seria o caso de ativar a máquina, digitalizar todos os microfilmes e depois jogar ela fora, não? Ela não precisa ficar ligada para sempre.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Não é exclusividade da VW, essa má vontade. Eu e uns amigos temos problemas também com a Toyota. Com a necessidade de cadastrar o número do motor no documento do carro, o Detran de SP começou a exigir uma declaração de próprio punho do proprietário do carro, que dissesse que o motor era o original. Oras, o meu carro é 1966, eu nasci em 1971, como eu vou saber se o motor é original? A Toyota tem essa informação, mas é um parto pra conseguir. Voltando à VW, seria muito legal essa certidão, principalmente por causa das cores. Eu já tive carro da VW com a pintura original de cor que não era daquele ano. Diz a lenda que de vez em quando eles pintavam uns carros com sobras de tinta de outros anos/modelos… :-)

Jr.
Jr.
Reply to  Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Caro amigo, é impressionante a falta de senso desse povo. Quais são as chances de um veículo de 1966 ainda estar com o motor original? Só se for um carro muito pouco rodado…

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Já compartilhei, inclusive. A VWB deveria fornecer os certificados sem necessitar dessa luta toda. Afinal (me corrija FG), foi no Brasil que ela vendeu a maior parte dos Fuscas fabricados mundialmente. Isso só pra falar dos Fuscas…

Helder Sobrêda
Helder Sobrêda
11 anos atrás

Pois é, estou neste movimento e acho que seria uma grande consideração que a VW do Brasil daria a sua própria história, e aos colecionadores que mantém viva a memória antiga da VW.

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Também compro. Tenho um Voyage 85 que se Deus quiser em julho iniciarei a restauração. Temos ainda hoje o manual do proprietário. Embora neste conste que a cor é bege metálico equatorial, até onde vi, em blogs sobre o assunto, essa cor não é da linha VW 85. Isso me ajudaria muito.

Marcelo
11 anos atrás

A Porsche emite de graça os “birth certificate” de sets clássicos, e ainda pagam o Fedex par cá.
E o mais légal, me mandaram uma carta me parabenizando pelo casamento, quando pedi pra atualizar meu endereço por causa do casamento.

leandro
leandro
11 anos atrás

A Porsche tambem faz isso, tem o cadastro de todos os carros produzidos e voce pode conseguir a certidao pagando uma taxa.
A Volkswagen nao faz isso porque esta cagando e andando para seus clientes no Brasil.

Marcelo
Reply to  leandro
11 anos atrás

Leandro,
A Porsche emite gratuitamente o certificado, e ainda arca com as despesas de envio.
Para os carros que estão no Brasil, o certificado é emitido pela Porsche Latin America, nos Estados Unidos.

Sandro goiano
Sandro goiano
Reply to  leandro
11 anos atrás

O Leandro resumiu tudo. Cagando e andando para seus clientes no Brasil……. Montadora xexelenta. Se tivesse inteligencia faria uma linda campanha entregando certificados a proprietários em todo o Brasil e com isso aproveitando para demonstrar a história da xexelenta em território xavante, mas não fica com essas propagandinhas ridículas na tv…

Jr.
Jr.
Reply to  Sandro goiano
11 anos atrás

Boa ideia, Sandro. Sem contar o marketing positivo que isso traria pra marca. Seria algo inédito em terras tupiniquins…