ZOROPA

Trecho da coluna Warm Up de hoje, festejando o início da temporada europeia na F-1:

Em 1988, meu primeiro ano como repórter dito especializado, a temporada teve 16 etapas. Começou no dia 3 de abril e terminou em 13 de novembro. Sete meses e dez dias, uma corrida, em média, a cada duas semanas. Mas com largos períodos de vida normal; começava mais tarde, terminava mais cedo. Foram dez corridas na Europa, quatro nas Américas e duas, só duas, lá onde o sol nasce quando se põe aqui — Japão e Austrália. Estava de ótimo tamanho: 62,5% do tempo na Europa, 25% aqui onde Colombo chegou de barco e 12,5% lá onde não tenho tantos amigos assim.

Olho para o calendário deste ano e, realmente, não é brincadeira. São oito meses e sete dias, um GP a cada 12 dias, começa antes (18 de março) e termina depois (25 de novembro). Até aí tudo bem. São 20 corridas, e gosto de corridas, beleza pura. Só que a distribuição geográfica é triste: 40% na Europa, 15% nas Américas e 45% nos quintos dos infernos. Em números absolutos: oito, três e nove. As duas lindinhas, Japão e Austrália, transformaram-se em nove, divididas em duas fases: Austrália, Malásia, China e Bahrein na primeira parte do Mundial, Cingapura, Japão, Coreia, Índia e Abu Dhabi na segunda. Haja.

Mais um excepcional texto. Para ler tudo, clique aqui. É grátis.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Pignatelli
Ricardo Pignatelli
11 anos atrás

Belo texto Flavio.

Gabriel Araújo
11 anos atrás

Sensacional, Flavio. Sempre tive vontade de cobrir a Fórmula 1 para alguma rádio ou jornal, viajando pelo mundo, como você fazia, mas pelo jeito que anda a categoria, se um dia isso acontecer vou ir apenas a Bahrein, China, Austrália, Índia, Paquistão, Arábia Saudita e ao raio que os parta (os países). Triste, isso.

Claudio La7
Claudio La7
11 anos atrás

Juro que eu li: Bundas Onde Buda Perdeu as Batas

Samuel
Samuel
11 anos atrás

Só li porque é grátis.

Marcos Staskoviak
Marcos Staskoviak
11 anos atrás

Concordo plenamente.

carlos lima
carlos lima
11 anos atrás

Flavio, ganharam seus filhos e ganhamos nós, o repórter especializado que nos oferece essa lavra excepcional. É um grande prazer ler textos como esse. É uma viagem nas memórias de quem as cultiva de forma lúdica e contemporânea. Parabéns pela coluna. No próximo domingo estaremos na escuta. Bom trabalho.

Sebastiao
Sebastiao
11 anos atrás

Penso o mesmo. Quando tinha adelaide e suzuka eu ficava acordado de madrugada pra assistir. Hoje não vou passar não sei quantos sábados pra domingo acordado… Sinto muito. Gosto, e muito, de formula 1, mas não é meu trabalho, é hobby, passatempo, diversão. Então fico dormindo durante as corridas e assisto ao vt no outro dia. De preferência sem saber o resultado!!
E f1 é europeia, assim como indy americana.

Tailor Junior
Tailor Junior
11 anos atrás

Zooropa me lembra um álbum alternativo do U2. Uma boa lembrança.