ANÍSIO NA TELONA

SÃO PAULO (vamos ajudar!) – É o seguinte, macacada… A Raquel Valadares, cineasta, filha do Anísio Campos, está com um projeto tão ambicioso quanto essencial para a memória da indústria automobilística brasileira: fazer um documentário sobre seu pai, o maior designer de carros que o país já teve.

Antes que perguntem os mais desavisados, Anísio está bem, forte, divertido como sempre, e faz oitentinha no ano que vem. Para as filmagens, a Raquel precisa de TODOS os carros cujos projetos/desenhos tiveram algum grau de participação seu pai. Alguns eu já indiquei, passei os contatos, a coisa vai andar. Mas para muitos outros, vamos precisar da blogaiada. Leiam o pedido dela e eu volto depois:

“Chamada pública”, ou “convocação de loucos”, ou ainda “um pedido amigo”.

Anísio Campos, designer de muitos dos carros de nossa história e meu pai, será tema de um documentário. “Homem-Carro” (título provisório) já está em produção. Pretendo fazer deste doc um filme-processo, registrando o passo-a-passo do seguinte desafio: reunir autor e obra em grande estilo.

Até onde eu contei, são ao todo 15 carros. Papai desenhou para as ruas e para as pistas, desde 1964. O momento mais prolífico foi a década de 80, em que fez, pela Dacon e pela Engerauto, sete automóveis.

Algumas de suas criações são “clássicos” e imagino encontrar com facilidade. Puma GT, Puma DKW e 828, por exemplo. Mas como fazer para localizar em São Paulo e região — ou mesmo em outras quebradas — carros como Corcel Hatch da Souza Ramos e o P.A.G. da Dacon, que também são dele?

Quero localizar carros que constituem a obra do Anísio Campos e conversar com seus donos. Quero conversar com quem sabe de alguém que conhece alguém. Ou mesmo que sabe onde os carros, mesmo abandonados, jazem. Tudo isso interessa ao meu filme. Tudo isso interessa para resgatar esta memória.

Para conseguir chegar até os donos dos carros projetados pelo Anísio é necessário tecer uma teia de relações. Para isso, a “web”. Eu conto com a colaboração de todos. Qualquer informação é preciosa!

Abraços!

Raquel Valadares

Contatos
E-mail: [email protected]
Telefones: (21) 7864-5745, (21) 3269-7391, (21) 3164-4626
Nextel (ID) 10*5553
Skype (ID) kelcampos
Página no Facebook: clicar aqui.

A lista da Raquel, DOS CARROS QUE TIVERAM ALGUM TIPO DE PARTICIPAÇÃO DO ANÍSIO (não nos encham o saco, advogados, ESTOU FALANDO DE PARTICIPAÇÃO, NÃO DE AUTORIA EXCLUSIVA) é a que segue:

1967 – Puma GT DKW
1966 – Carcará (réplica única com Paulo Trevisan)
1968 – AC biposto de corrida
1969 – Puma GT-4R
1970 – Tropí
1974 – AC monoposto Fórmula Super-Vê
S/data – Karmann-Ghia/Porsche, Equipe Dacon
S/data – Corcel Hatch, Souza Ramos
S/data – P.A.G. Dacon
1982 – 828
1985 – Escorpion Ergo Cabine
1985 – Escorpion pick-up
1987 – Topazzio
1988 – Nickinho
1988 – Nickão
1990 – Chubby
2005 – 828/3 (protótipo único com Ricardo Machado)

Quem tiver qualquer pista desses carros, coloque aqui nos comentários ou entre em contato direto com ela. Mas insisto: não basta vir aqui e comentar “ah, eu vi não sei onde…”. ENTREM EM CONTATO COM A RAQUEL e passem para ela suas informações. Vamos achar todos e mostrar que esta internet do capeta serve para alguma coisa útil, afinal…

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gentil Trindade Filho
Gentil Trindade Filho
6 anos atrás

sou DIDI de canoas rgs.cep 92010242 vendi mais de 80 carros antigos pra ulbra ha muitos anos tenho uma frente do dacon nick pag capo dois paralamas junto com grade entrada de ar so de um lado com emblema porsche.meuy imail [email protected] vendo rs1;200.00 tudo zap 997923777 obrigado

altamir machado
altamir machado
9 anos atrás

sou proprietario de um topazzio, não comuniquei antes pois acabei de adquiri-lo, o veiculo estava a 12 anos abandonado, e precisa de restauração total, a qual iniciarei em meados deste ano. se quizer fotos ou alguma informação entre em contato comigo. sou de curitiba e o veiculo esta em minha residencia .

Jonatas
Jonatas
11 anos atrás

Eu tenho o Chubby, preto, LINDASSO, INTEIRASSO!!!
Ainda esses dias conversei com o Sergio Pimenta sobre o Chubby, e fiquei de tirar algumas fotos dele.

Lhe mandei um e-mail Raquel, qualquer coisa, entre em contato.

Um forte abraço!

Jonatas
São Paulo – Capital

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
11 anos atrás

Hoje encontrei um amigo de infancia o Dago e ele que é genro do Anisio falou que um advogado da familia Malzoni reclamou que o Anisio fala mas não é o projetista do Malzoni DKW ou do Puma DKW.O proprio Anisio já declarou inclusive em blog que o DKW Malzoni não é projeto dele (ponto) . Dele é o retrabalho modernamente chamado de facelifth que ele fez no Malzoni resultando no Puma DKW.Na foto acima não aparece nenhum Malzoni, obvio, que por acaso é o site do Anisio.Obvio é o trabalho que ele fez transformando o Malzoni em Puma e é isso que ele tem na bagagem por direito,nada mais.Puma VW tambem não é solicitação de autoria do Anisio.Lamento que alguem com tanta capacidade encontre tanta dificuldade por aqui.

Hofstetter
Hofstetter
11 anos atrás

Raquel,

Tem dois nicks aqui em Santo André-SP, um na oficina do Sapão http://www.oficinasapao.com.br tá lá há muito tempo encostado e outro bem perto numa oficina na rua Roque da Costa esquina com a Rua Lourenço de Almada.

Se te interessar tento tirar fotos, é perto da minha casa.

Abraço e boa sorte na empreitada.

CLAUDIO LUIZ MADER
CLAUDIO LUIZ MADER
11 anos atrás

Raquel, já recebí sua mensagem
O AC que restaurei em Curitiba está completo, como foi para o salão de 1968, funcionando e pronto para andar em qualquer pista
Parabéns pela sua iniciativa

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Raquel:parabens pela iniciativa e pela vontade.Anisio merece e quem gosta de carros tambem.Torço para que consiga um bom patrocinador para as coisas serem mais faceis.Os brasileiros não ligam muito para “VELHOS”,mas iniciativas como essa é que me dão esperança de um dia tudo melhorar.Valeu.

Ivo
Ivo
11 anos atrás

Na segunda-feira (11/06/2012), também conhecida como ontem, eu vi um Puma GT prata (acho que é o DKW, igual àquele que ilustra o post), com placa preta, estacionado no Centro de Diagnósticos da Maternidade Santa Joana, que fica na Rua do Paraíso, 432.

Está lindo e parece que em perfeito estado. Fiquei babando por um ou dois minutos.

Raquel Valadares
Reply to  Ivo
11 anos atrás

Wow! Acho que esse instante merecia um flash :) Que bom que vc tem esse momento gravado com vc! (invejinha boa)

Danilo Sanchez
Danilo Sanchez
11 anos atrás

Meu pai é proprietário de um 828 – 1984 – (nº 36 de produção) estado de zero ….amarelo-
se tiver real interesse favor entrar em contato.
e conheço 2 Nick alsa 2 lugares no grande ABC – SP

Raquel Valadares
Reply to  Danilo Sanchez
11 anos atrás

Danilo, foi vc quem me ligou hoje? Se não, favor me enviar um email para iniciarmos a prosa. Sim, tenho real interesse :)

Igor
Igor
11 anos atrás

Os de pista tambem contam? Meu tio-avo Wilson Martini tinha um? Ele pode informar o paradeiro do carro. Tem muitas fotos com certeza, inclusive o Flavio ja postou uma delas aqui no blog. Ele tem uma retifica de motores em BH, o telefone e 3444-4477.
Abraco.

Raquel Valadares
Reply to  Igor
11 anos atrás

Sim, tb contam! Qual carro seu tio Wilson tinha, vc lembra? Me manda um e-mail! obrigada!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Igor
11 anos atrás

Puxa Igor:Que bom eu ter lido este post.Wilson foi um amigão meu e foi ele que fez o motor de meu opala em 71.Uma pessoa incrivel,uma oficina espetacular(a mais limpa do Brasil).Vou tentar contata-lo para matar saudades dos bons tempos.Valeu.Abraços,Nelson.

Igor
Igor
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Ola Nelson vc mora em BH? Corria de opala? Talvez tenha conhecido tambem meu tio Helton Martini, nao? Ele era preparador de motores e tinha um avalone com motor de dodge ( o Kid Cabeleira que pilotava) preparou varias sincas e ate DKW, que correu la Rio de Janeiro e deu um pau na equipe da fabricas, que na semana seguinte os caras foram ate BH, reclamando que o motor tava fora do regulamente etc e tal, queriam abrir o motor e choraram.rsrsr O Flavio deve saber dessa estoria, ou de alguem que sabe, conta ai Flavio!
Mande noticias Nelson, e bom saber dos “causos antigos”, abracos!

Nelson
Nelson
Reply to  Igor
11 anos atrás

Igor:Tive ontem o grande prazer de falar ao telefone com o GRANDE WILSON MARTINI pelo telefone,aliás o telefone dele mudou é 31-34494477,o “véio” tá com 88anos e ótimo de conversa.Morei em BH de 69 à 73,hoje voltei p/JF.Mas corri aí no mineirão com o opala amarelo 36,cujo motor como falei foi feito pelo seu avô e ficou um monstro com 3 weber 45 e outras cositas más.Só não tinha FREIO,era cada freiada uma escorregada de traseira para cada lado.O seu tio Helton conheci também muito bem.Eu tinha montado em 71 uma oficina de preparação de carros para corridas na av.amazonas com o nome de STOCK CAR.Passado algum tempo,voltei para JF e vendi para ele.Vou fazer o seguinte:Vou ligar de novo para a retífica do seu avô e deixar meu tel e email,pois aqui tem muito pelinha.Abraços,Nelson.

Igor
Igor
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Nelson, nao moro em BH mais. Se quiser me passa um email. Ai vai: igordovalle ig.com.br.
Abraco.

Pedro Pessoa
Pedro Pessoa
11 anos atrás

Alguém pode disponibilizar uma foto desse chubby?? Procurei pacas, e não achei!!
Muito obrigado, e sucesso para a cineasta!!

Pewee
Pewee
11 anos atrás

Em buzios, RJ, fica sempre estacionado um topazio no centro da cidade…

Raquel Valadares
Reply to  Pewee
11 anos atrás

Pewee! Que boa notícia!!!! Um Topazzio! Vc saberia me mandar o link da localização do carro? Tipo um google maps? Valeu! bjsss

Dú
11 anos atrás

Ah, está faltando o Porsche 908 da Hollywood que o Mestre fez umas alterações básicas para uma corrida, que dia 25 de Junho completa 40 anos.
Da estréia do Pace na Ferrari com o capacete sempre eterno que o Anísio desenhou e de Luizinho e Tite arrepiando no Mundial de marcas em 1972.
Raquel, outro dia fomos no ap do seu Pai e ele viu o filme que compramos. Está a sua disposição.

Raquel Valadares
Reply to 
11 anos atrás

Olá, Du,
Que filme é esse? hum…. fiquei curiosa! Os carros como o Karmann-Ghia Porsche da Dacon, ou mesmo o Maverick da Hollywood, também têm a mão do Anísio. Mas ele mesmo diz que essas não são suas criações, mas suas “modificações”. Mesmo assim, seria super interessante saber o paradeiro desses carros de corrida. Mais difíceis de encontrar, não? Para encontrar os monopostos estou até acendendo vela. :)

Raquel Valadares
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Sim, Flavio, obrigada!!! Estes comments são incriveis!

Rafael Balneário
Rafael Balneário
11 anos atrás

Com certeza vai ter nesse documentário aquele Nick que o indiana Gomes mostrou!!!e fica a sugestão para a Raquel, um trecho do quadro, ou de preferência inteiro!

Rafael Balneário
Rafael Balneário
11 anos atrás

Parabéns Raquel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tenho certeza que vai conseguir ter bastante coisa legal nesse documentário. Iniciativa incrível em nosso País, boa sorte guerreira!!!!!!!!!!!!!!!!

Ricardo Bueno
Ricardo Bueno
11 anos atrás

O Puma GT4R foi uma série que foi sorteada pela 4 rodas, o Clube do Puma possui alguns exemplares, http://www.clubedopuma.com.br/novo/gt4r se não me engano, essa noticia esta desatualizada, ja encontraram mais um ou 2 exemplares…

jefferson
jefferson
11 anos atrás

sempre quis ter um topazzio lembro ate hj daquele vidro trazeiro , a revista QR trazia o titulo o futuro esta nas ruas .

como as coisas eram improvisadas na decada de 80 saudades!!!

jefferson
jefferson
Reply to  jefferson
11 anos atrás

o meu preferido era um vermelho com parte das rodas em dourado que foi materia da revista oficina mecanica em 1988

Camilo Fontana
11 anos atrás

Me assusta que um designer nao tenha um de cada de suas obras! Fiquei assustado tambem pro ja ter visto muitos desses carros como o PAG (tem/tinha um em Curitiba, Prata). Tinha um GT4R em Curitiba, mas sumiu para outras bandas e Acho que vi esse AC biposto uns tempos atras, fiz foto dele, acho que consigo achar o dono.Entrarei em contato com ela. E por fim, fiquei supreso com os outros que nao conhecia e vou caçar agora!

http://4.bp.blogspot.com/_GUmnOEHQHlI/TUKbpcQYAyI/AAAAAAAAKZg/c6Hq86PtzzI/s1600/SAM_0251.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_GUmnOEHQHlI/TUKbqAaETqI/AAAAAAAAKZk/bExBo-p3QXQ/s1600/SAM_0252.jpg

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  Camilo Fontana
11 anos atrás

Da mesma maneira que todo arquiteto fica com uma cópia do prédio construído.

Camilo Fontana
Reply to  Rafael Rodrigues
11 anos atrás

O prédio sai da vista, muda de dono, cidade, sofre acidente…. ? :)

Nelson
Nelson
Reply to  Camilo Fontana
11 anos atrás

Dinheiro não nasce em arvore.Tem idéia de quanto custaria para fazer cada protótipo e só de garagem para guarda-los?Ele é um criador,não a fábrica de carros.Tem cada um!!!!

Felipe Nicoliello
Reply to  Camilo Fontana
11 anos atrás

Se nem as grandes montadoras ficam com exemplares fabricados, mesmo que seja de grande importância, por questões de custos e manutenção, imagine o designer ficar com cada uma de suas criações. Não esquecendo que esses trabalhos do Anisio eram feitos para os fabricantes e quase todos custavam uma pequena fortuna no seu tempo.

Albert
Albert
11 anos atrás

Liguei pra Raquel e tô tentando fazer o meio de campo com o pai de um amigo que tem um 828.
Além disso, passo em frente um Nick todo dia a caminho do trabalho. Desse, passei o link do google street view por e-mail.

JT
JT
11 anos atrás

Conheço o Sergio Pimenta, tem quatro Nick PAG Dacon em São Paulo: [email protected]
Ele é presidente do clube.

iverson
iverson
11 anos atrás

Corcel Hatch tem uma jogado fora aqui em Juiz de Fora, o dono dele mora no São Pedro, perto da UFJF. Quer uma fortuna nos restos do carro.
iverson

Raquel Valadares
Reply to  iverson
11 anos atrás

Iverson! Me arranja o contato deste homem, que vou lá atrás deste Corcel. Tem certeza de que é o 1º? Já vi na internet outras versões de Corcel da Souza Ramos que não tem a “mão” do Anísio. bjsss

iverson
iverson
Reply to  Raquel Valadares
11 anos atrás

Raquel, o nome da rua dele é Alberto Pinto, no bairro São Pedro; ele mora no fim da rua, é uma rua sem saída. O último número de telefone da rua é 0xx32 3231-1188, se não for da casa dele, deve ser algum vizinho. O nome do camarada eu não lembro, mas pergunte por um senhor que tem uma Mercedes vermelha e mexe com carros antigos. Faz uns anos que ele me ofereceu o carro, Era o nº 06, segundo ele só seis foram feitos.
Iverson

Raquel Valadares
Reply to  iverson
11 anos atrás

Hum! Essa pista parece quente, Iverson! Obrigada!!! abs!

Maurício Costa
Maurício Costa
11 anos atrás

Existem 2 PAG´s Dacon (1984) circulando por São paulo, um vermelho e um preto……..O vermelho aparece todos os anos no encontro de São Caetano – ABC Expocar.
O AC de 1968 , tb está fácil. Tem um médico colecionador do ABC que sabe onde encontrar.
O restante dos carros ja é mais conhecido e divulgado.

Difícil mesmo serão os Corcel Hatch, Souza Ramos (1982/83)
e o Chubby ( tenho catálogos originais dele- todos em inglês- e a Auto Esporte de 1990 com seu teste …..por acaso ele não foi feito só para exportação?)

Raquel Valadares
Reply to  Maurício Costa
11 anos atrás

Oi, Mauricio! JURA QUE ESSE MÉDICO SABE DO PARADEIRO DO AC MONOPOSTO DE 1968? O Biposto está em Curitiba… E estou muito feliz com os comentários! Cosnegui pistas de um Corcel Hatch em Juiz de Fora! Uau!

Marcelo Melo
Marcelo Melo
Reply to  Raquel Valadares
11 anos atrás

É Maravilhoso ver a colaboração dos que sabem algo. Estou sentindo a felicidade da Raquel, com cada comentario, cada pista.

Cai dentro, Raquel. Vai pra JF ou para onde for necessario. A sua luta é vibrante e deixa a todos nós, amantes de carros, na torcida para que tenhas sucesso.

Parabéns !!!!!

Marcelo Melo
Jacarepaguá – RJ

Mauricio Costa
Mauricio Costa
Reply to  Raquel Valadares
11 anos atrás

O nome do médico é José Luiz Fernandes Moldes, ele é de São Caetano. Ele tem um GT Malzoni, Um dos Puma GT 4R e estava pra comprar o AC, não sei no que deu.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Mauricio Costa
11 anos atrás

Aliás…voce conseguiria escanear e me enviar o catalogo e o teste da autoesporte do Chubby ???

Abraço!

Jonatas
Jonatas
Reply to  Maurício Costa
11 anos atrás

Amigão, o Chubby não será problema, eu o tenho na familia !!!

Meu tio comprou pouco tempo após o lançamento, enviei umas fotos recentes dele pra Raquel, o carro está inteirasso, é preto !

Abraço!

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás
Raquel Valadares
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

:D Eu cheguei nele hoje tb! Amanhã corro atrás dessa pérola!!!

Anderson Lira
Anderson Lira
11 anos atrás

Faltou na lista o Buggy Kadron projetado por Anisio e Fabricado nas dependências da Puma

Raquel Valadares
Reply to  Anderson Lira
11 anos atrás

Oi, Anderson, tá na lista sim! “Tropí”, de 1970 :)

joao cesar
joao cesar
Reply to  Anderson Lira
11 anos atrás

Anderson, essa história escutei do proprio Anisio durante almoço em Passo Fundo/RS durante o encontro das carreteras promovido pelo Museu do Automobilismo Brasileiro. Ao meu lado sentou um Sr. de Curitiba que salvo engano estava restaurando um AC de corrida