IS JUST WAITING (4)

LE MANS (loucos)Bonjour, macacade. Chuva e frio nesta manhã por aqui. A corrida deve começar com pista molhada, o que não acontece desde 1992. O warm up já foi, com muita água, e a Audi ficou na frente, com um ultra (Loic Duval, 4min03s933). INACREDITÁVEIS os carros, todos. Os Protótipos, claro. Os GT são meio metidos a besta, carros caros e rápidos, bonitos e tal, mas diante dos outros, servem mesmo só para encher o grid e atrapalhar os mais rápidos. E olha que adoro carro de verdade correndo.

É que os Protótipos… Putaquelamerda. Eu já tinha visto alguns desse naipe em Interlagos nas Mil Milhas de 2005 ou 2006, quando o Hermann tentou transformar a prova brasileira em algo importante e internacional. Deu tudo errado, exceto a corrida, que foi ótima, com os Peugeot dando um espetáculo de velocidade e competência. Nunca mais votaram para correr para arquibancadas vazias e indiferentes.

Mas aqui é de doer. Os Audi passam assobiando feito raios. Os Toyota são mais barulhentos, mas curiosamente assustadores. A equipe parece formada por alienígenas silenciosos prestes a invadir o planeta. Tenho a impressão que os quatrargólicos estão preocupados com o que podem fazer os Corollões. No fim do warm up, um dos prateados saiu atrás de um dos japas e ficou ali, marcando, uma volta inteira. Aí passou. E o Toyotão foi atrás. Era a última volta do treino. Quando acaba, uma fileira de quatro bandeirinhas, o mais novo de uns 90 anos, vai para o meio da pista antes da última chicane para indicar que todos devem entrar nos boxes, não tem essa de receber a bandeirada e percorrer mais 13.629 metros de pista. Todo mundo tira o pé e recolhe.

Os dois, porém, apontaram na reta, antes da chicane, feitos alucinados que estivessem disputando a última corrida de todos os tempos.

Nenhum deles (não sei quem estava guiando, é duro ver os capacetes dentro desses carros) tirou o pé. Foram para os boxes, é verdade. A mais ou menos 500 km/h. Se acertam um bandeirinha daqueles (tinha uma tiazinha também), mandam o infeliz a Paul Ricard sem escalas.

Aí, a surpresa. Eu não sabia que estava marcada uma corrida de clássicos, 45 minutos, que eles chamam de Grupo C, provavelmente de “classics”. Putaquelamerda de novo! Sauber-Mercedes, Lancia-Martini, Jaguares, Porsches 962, Nissans… São 31 carros. O mais velho, 1983. O mais novo, 1991. O cara que fez a pole, Gareth Evans, com o Sauber-Mercedes #62, marcou 3min44s333. Com esse tempo, largaria em 31° hoje! No meio do pelotão, pouco mais de 20s menos veloz que o e-tron da pole. Com um carro de 21 anos atrás!

E aí, com chuva e tudo, largaram. Num pau do cacete. Na primeira volta, um porrão colossal. Mike Donovan, com um Spice SE88, e Alain Schlesinger, com um Tiga GC287, se atracaram na Mulsanne e destruíram seus carros. Uns doidos. Mas eles colocam os clássicos para andar de verdade, sem medo de passar dos 250, 280 km/h. Muito respeito, pois. Para se ter uma ideia, Derek Bell (vencedor em 1975, 1981, 1982, 1986 e 1987) está andando, num Porsche 962.

Relargaram agora. Vou lá ver.

 

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André
André
11 anos atrás

Estes protótipos são as coisas mais lindas do mundo, quero ver na etapa aqui de Interlago, alguém sabe se já estão vendendo os ingressos? onde?

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
11 anos atrás

Flavio, pelo jeito os caras pegam leve com os carros mais antigos, pq em um treino em 1989 o Mercedes Sauber C9 fez uma volta de 03:15.04 e a pole position foi de um Jaguar com 3:21.27, ou seja os carros de 20 anos atrás andam tanto como os de hoje, já consumo deve ter mudado muito.

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
Reply to  Gustavo Stricagnolo
11 anos atrás

Tá certo que era aquele retão sem fim, mas em 1990 já com as duas gincanes o Peugeot 905 fez 03:21.290. A pista mudou várias vezes mas dá pra ter uma idéia.

Dionisio
Dionisio
11 anos atrás

DEMAIS ! Estou adorando a cobertura.

Roberto Borges
Roberto Borges
11 anos atrás

Show de cobertura!!
Deve estar muito legal por aí. Está matando a gente de vontade de assistir ao vivo!
Colaboração do Júlio Cezar foi ótima.
Valeu FG!

Douglas Gakk
Douglas Gakk
11 anos atrás

Uma pena não haver um canal que passe a corrida por inteiro. Pela animação do Flávio da vontade de se programar e assistir ao vivo….

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
Reply to  Douglas Gakk
11 anos atrás

Douglas, dá pra assistir por aqui.
Ao lado da tela vc pode optar por 12 canais com imagens onboard dos principais carros… ou seja os da Audi e o resto.
http://live.lemans-tv.com/

Julio Cezar Kronbauer
11 anos atrás
A.Vandelay
A.Vandelay
11 anos atrás

Bah, ainda vou ver essa corrida com meus próprios olhos. Foda, foda demais. E legal ver o FG empolgado como um moleque.

Emerson Neves..
11 anos atrás

bom dia poderia narrar a corrida via twiter na cam?
seria legal

HM
HM
11 anos atrás

assisti a “corrida” na Eurosport, carros bem legais mesmo, mas a batida estragou bastante…

Grupo C é o nome original da categoria regulada pela FIA na década de 80 (tipo grupo A, grupo B em rally e etc)

Azzoni
Azzoni
11 anos atrás

Sensacional ! O maior parque de diversões do mundo…

Marco Gavioli
Marco Gavioli
11 anos atrás

O Jaguar é o “Silk Cut” do Boesel? E as fotos dos Audi e Corolões?
Gde abraço