MONTADOS (4)

SÃO PAULO (somos o melhor paulista no Brasileiro, sorry) – É bom que alguém na Ferrari faça um curso de Desgaste de Borracha em Situações Extremas. Mas bem que foi divertido. Porque quando o cara no rádio de Hamilton disse “hum… é… então… pode ser que eles não parem mais”, o inglês quase teve uma lipotimia. “Como assim, não vão parar? Todo mundo vai parar duas vezes! Só agora vocês me avisam?”

Bem, foram as dez voltas finais da corrida canadiana as mais interessantes, neste bom GP. De fato, Alonsito não parou. Uma surpresa e uma temeridade. Depois de guiar como sempre brilhantemente, assumir a liderança no primeiro pit stop e tal, confiou nos cálculos do diretor do Departamento de Borrachas & Preservativos de Maranello e achou que ia dar para chegar no fim com seu segundo jogo de pneus, sem trocar mais.

Chegar, chegou. Mas perdeu quatro posições nas últimas oito voltas e terminou em quinto. Foi uma aposta. A Red Bull fez a mesma com Vettel. O alemãozinho também foi ultrapassado e para superar pelo menos Alonso, trocou pneus no finalzinho e foi buscar o espanhol. Como tenho dito nas últimas corridas, qualquer pontinho é importante. Sebastian viu que a aposta deu errado e tratou de minimizar o prejuízo.

Uma prova estratégica e interessante, mas sem grandes dramas, essa de Montreal. Boa, porém. Muito boa. É legal uma corrida que tem Grosjean em segundo e Pérez em terceiro. Para esses, uma parada só deu certo. Para alguns carros, dá. Lotus e Sauber são gentis com os pneus. A Ferrari judia da borracha. É o resumo da ópera.

Andou todo mundo perto, e a maioria das ultrapassagens se deu ou por pneus em frangalhos ou pelo uso da asa-móvel. Mas houve algumas manobras brilhantes, também, como do próprio Hamilton sobre Alonso logo depois de perder a posição para o asturiano na primeira janela de paradas. Ele não podia perder muito tempo, aproveitou os pneus mais frios do rival e foi que foi. Teve uma do Rosberg no fim, também, não lembro sobre quem, na chicane do Muro dos Campeões.

Hamilton tornou-se o sétimo vencedor diferente em sete corridas, ampliando o recorde de diversidade de todos os tempos. Nos pontos, está todo mundo perto: Lewis com 88, Alonso com 86, Vettel com 85, Webber com 79 e Rosberg com 67. Aos poucos, vai afunilando a disputa pela taça. Para mim, o título fica com um desses três primeiros aí. Embora, claro, uma sequência de bons resultados de alguém um pouco mais para trás possa mudar o quadro.

Button, meu favorito no início do ano, deu adeus hoje, com mais uma corrida desastrosa. Nem sei em que lugar chegou. Massa, décimo no Canadá, começou bem, até, agressivo e tal, mas rodou sozinho e babau. Bruno, nem vi se correu. Schumacher amargou mais um abandono simpático, com uma asa móvel que se tornou imóvel e recusou-se a mudar esta sua nova condição. Saiu do armário e não mais voltou.

Daqui a duas semanas, tem a chatíssima Valência. No meio, Le Mans, para onde sigo na quarta-feira.

Subscribe
Notify of
guest

168 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
deutsch1933
deutsch1933
11 anos atrás

vai ser um saco essa corrida de valencia…. pqp;;;;; pq nao tiram essa coisa do campeonato???

Leo DeAlmeida
Leo DeAlmeida
11 anos atrás

Estava assistindo a corrida no Canada. So o que ninguem ta falando foi o bataqlhao de choque nas ruas da cidade. Para reprimir os protestos dos estudantes a policia de shoque soltou gas lacrimogenio no meio da multidao. Varios turistas torcedores foram atingidos. Eu pessoalmente nunca tinha passado por exeriencia parecida. Totalmente desnecessario. Fiquei apavorado e nao peguei a camera mas vc pode ver muitos videos no youtube…como esse aqui
http://www.youtube.com/watch?v=nckSZirdT2w&feature=endscreen&NR=1

JJ Lento
JJ Lento
11 anos atrás

E o título começa à escorregar pra mão de dois “motoristas”. Acredito que ao final do ano, um pouco antes do “fim do mundo” teremos Alonso ou Hamilton comemorando o certame. Seja lá como for, a Ferrari já está no lucro, dado o vexame do projeto original do F2012. Se levar o caneco de piloto então, a data deverá virar feriado nacional na Itália todo ano. Do lado dos ingleses, se a McLaren não faturar nada, Winston Churchill deverá levantar da catacumba e mandar metralhar todo mundo, pois a obrigação de levar o caneco dos dois campeonatos é deles, se considerarmos o “primor” no projeto original da sua barata. Até nisso a F1 está mais interessante.

Humberto Wagner
Humberto Wagner
11 anos atrás

Falando de ultrapassagens sem utilizar a asa móvel ou diferença momentanea de pneus, a mais bela foi do Massa no Rosberg logo no começo da prova, todos iguais e sem o artificio da asa móvel, verdade tem que ser dita, ele fez uma ótima corrida, mesmo com o grande erro que cometeu!

Fábio Rosas
Fábio Rosas
Reply to  Humberto Wagner
11 anos atrás

Concordo com quase tudo, mas quem roda como ele nunca faz uma “ótima corrida”, é verdade que andou bem, e rápido, durante quase toda a corrida, com uma senhora ultrapassagem, muito bem lembrada, mas parou nisso. Foi mal, Humberto, a intenção não é polemizar nem agredir a opinião de ninguém, é que largar em 6º e chegar em 10º não pode ser considerado, na minha humilde opinião, uma ótima corrida.
Abc

PAULO MOREIRA
PAULO MOREIRA
11 anos atrás

8º vencedor diferente? Só mesmo a Lotus, Sauber ou até mesmo a Force India! Pois depender de Massa, Schumacher ou Bruno (seus companheiros, já venceram!) é dose pra leão!

JJ Lento
JJ Lento
Reply to  PAULO MOREIRA
11 anos atrás

É verdade. O Mansell realmente seria um parceiro mais difícil numa equipe.

Antonio
Antonio
Reply to  PAULO MOREIRA
11 anos atrás

eu li por aqui que o raikkonen ganharia

eduardo
eduardo
11 anos atrás

A Mclarem foi lenta no desenvolvimento do carro e ridicula no trabalho de box mas o Hamiltom amadureceu a Ferrari criou um carro com defeito mas reagiu rapido e esta otima no trabalho de box e o Alonso esta no seu melhor ano a Red Bull comecou lenta na classificaçao e pouco adapitada ao estilo do Vettel no Canada o alemao voltou a se sentir a vontade numa volta voadora e se voltar a largar na primeira fila com regularidade é meu favorito Webber quarto e Buttom se se reemcontrar quinto o resto e resto

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Era só um espanholzinho contra esse mundo todo… é uma conspiração contra ele, sem dúvida!!!
Que burrada da Ferrari, hein? Tem que considerar ainda que nas 50 voltas com o mesmo pneu teve ainda que poupar um monte… sendo que dois stints de 25 iria ser pau puro…
Interessante que consideraram ele andar 50 voltas porque o Massa andou 46 voltas no segundo stint. É, tem mais gente com o cargo a perigo em Maranello.

Ronaldo
Ronaldo
11 anos atrás

7 pilotos diferentes ganharam. Será que o próximo vencedor será um piloto diferente? Quem é que falta? Poderia ser o Schummi da Mercedes? Até pode ser. Poderia ser o Massa? Esquece. Esse só serve para saber se um piloto está dirigindo mal ou não. Quem estiver atrás do Massa ou é ruim ou tem carro ruim. Quem estiver na frente, não fez mais que a obrigação.

Carlos
Carlos
Reply to  Ronaldo
11 anos atrás

Poderia o sétimo vencedor ser o motorista da gang Benetton, agora de Mercedes? Fala sério, isso só pode ser piada… Bom, tá certo, se até o Maldanado já ganhou corrida de Williams, porque que o segundo piloto da Mercedes também não pode ganhar uma? É capaz de todo mundo brecar pro cara ganhar, assim quem sabe ele desiste e para de bater nos outros.
—————-
-Manhê!!! O pai já saiu da corrida. – grita o alemãozinho.
– Santo Deus, de novo! – Rapidamente ela pensa numa desculpa: – É que ele vem mais cedo pçra andar de bicicleta com vocês.
– Que droga! A bicicreta do pai sempre encrenca quando a gente tá andando.
———————
No mais, Alonso, o maior piloto de todos os tempos depois do Clay Regazzoni, deve tomar cuidado se o cara que cuida dos pneus der pra um preservativo antes de algum encontro romântico.

Fabio
Fabio
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Não dá nem vontade de zuar esse Carlos. Fracassado demais. Só dá pra sentir pena mesmo…

Carlos
Carlos
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Nico Rosberg – 67 pontos, 5º no campeonato
Bruno Senna, 15 pontos, 10º no campeonato
Massa, 11 pontos, 11º no campeonato
Schumacher, 2 (dois) pontos, 18º no campeoanto
Tá difícil não só me zoar, como também zoar o Massa ou o Bruno Senna. Tá difícil zoar também o Sergio “Não Contavam Com Minha Astúcia” Pérez que está em 9º com 37 pontos e já foi ao pódio.

Sugiro ao Reginaldo Leme que contrate um guarda-costas (não precisa ser o Kevin Costner) depois de ter dito durante a transmissão que Jacques Villneuve quase foi vítima de uma das VIGARICES do Schumacher em 1997. É capaz que lhe preparem uma emboscada na porta da Globo.

Até a próxima trombada ou rebimboca encrencada. Desde que ninguém se machuque, tudo bem.

Gerson
Gerson
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Fracassado mesmo.

Lamentável alguém tornar público tanta baboseira, tanto recalque “vestido” de opinião.

E ainda por cima não sabe que 7 (SETE) é maior que 6,5,4,3,2,1,0…

Vai ver a pole em Mônaco foi uma obra do acaso, ou como já insinuaram outros recalcados, “os outros pilotos” não quiseram arriscar um acidente nos treinos classificatórios, aí “sobrou” pro Schumacher.

Povo burro.

JJ Lento
JJ Lento
Reply to  Carlos
11 anos atrás

?????????????

Pedro Merencio
Pedro Merencio
11 anos atrás

Vamos comentar pro Flavio não ficar tão triste no twitter…

Formula 1 é um lugar onde você é tão bom quanto sua ultima corrida. Até sexta todos eram só elogios à Massa, agora o “coitado” já voltou pra fila do RH da Ferrari. kkkk

No mais, bela vitória de Luiz. Eu torcia por Fernando, mas achei legal esse papo de 7º vencedor diferente.

p.s.: E aquela narração da sportv na reprise?? “Hamilton vem fungando no cangote de Vettel!” Que gay!

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Tô esperando…

O Massa já “renasceu”???…Por favor, me avisem. rs

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Renasceu. Estava morto, agora está em coma.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Três conclusões depois do Cana-da:
– Senna deixou de ser piloto pagante para ser TEIMOSO pagante;
-Massa continua brigando com o carro, por isso ainda não perdeu o emprego. A Ferrari sabe a merda que faz…
-Hamilton e Alonso, um dos dois será o campeão este ano. São demais!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

PS.: Continuo detestando o Alonso. Ta para aparecer piloto mais chorão e vigarista. Mas sabe correr o cara.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

É!

deutsch1933
deutsch1933
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

concordo!

Silvio Taka
Silvio Taka
11 anos atrás

Tava na cara que o Hamilton iria passar o Alonso depois de trocar os pneus… se a engenharia da Ferrari tivesse chamado o espanhol na volta seguinte, as coisas teriam se complicado para o inglês, que engasgou na saída dos boxes… Mesmo tendo feito uma volta muito boa, estava embolado com retardatários, iriam voltar muito perto um do outro, com Hamilton andando pneus macios. Foram lentos demais os italianos.

CAMPANO
Reply to  Silvio Taka
11 anos atrás

falou tudo Silvio, erradidissima engenharia da Ferrari, se o Alonso troca pneus o pretinho que não tem contrato para ano que vem comia pueira.
Massa no lugar dele, Bruno no lugar Button.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

O comentário é legal. Mas o melhor é a foto! A saida para a Ferrari é comprar rápido um carro da Sauber! Ou melhor demitir todo mundo e encampar a equipe suiça! O carro de Peter Sauber este ano é muito bom , mas falta $$$$. Quanto ao campeonato ainda em aberto.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

Idéia genial!

Não sei por que não fazem.

O fim da corrida tanto do Alonso como do Massa ontem foi melancólico.

Sem pneus, os dois perderam posições como se fossem retardatários.

Roberto
Roberto
11 anos atrás

FG, você é incorrigível!! No bom sentido. (já esperando pela pedrada)
Sabemos, todos, que você adora o FETTTTEEEEEELLLLLLL!! E o El Fodon das Astúrias – ALONSITO.
Até quando o neguinho (sem conatação prejorativa), o Seu Hamilton faz uma puta corrida, você quase não fala dele. Diz em seu texto que Alonso vinha fazendo uma corrida brilhante. E seu Hamilton fazia o que? Vocês dizem que a REDBULL e a FERRARI cuidam melhor dos pneus que a MCLAREN. Então respondam, qual foi a mágica do seu Hamilton?
Todo mundo esqueceu, inclusive você, de que o Seu Hamilton é gastador de borracha da maior qualidade. De repente o cara aprende a guiar o carro que foi desenvolvido a maneira de BUTTON, o Boniton. Suas palavras em suas colunas do ano passado e desse ano.
Sem os problemas particulares que assolaram a vida do seu Hamilton o ano passado, ele ressurge mentalmente forte essa ano. Nunca ante na história da F1 um piloto amadureceu tão rápido. Está engolindo literalmente o tão elogiado pilotaço, o senhor Button.
Vamos aguarda e ver finalmente a zanga do dono do Blog passar.
Eu também fiquei puto na China em 2007. Era para seu Hamilton ter acabado o campeonato ali. Seria o mais novo campeão de todos os tempos. Mas a cabecinha do seu Hamilton era fraca e era muito teimoso e não obedeceu os chamados para o BOX.
Por fim fico com a fala de um dos seu pilotos preferidos – Dom Alonso I – El fodon das Astúrias!
” Como havia dito no inicio do ano, um piloto que sempre fico de olho na disputa pelo campeonato é o Lewis. ELE È O MEU MAIOR RIVAL” (a caixa alta é por minha conta).
Para Alonso, o FETTTTTTTTEEEEEEEEELLLLLLLLLLL está em um patamar inferior.
Roberto, (na polêmica)

Mauricio
Mauricio
Reply to  Roberto
11 anos atrás

E tem ainda que completar que ele tirou a diferença do erro de sua equipe no último pit, no braço. Correndo muito e fazendo um final de prova incrível.

Para mim, se ele ou o Alonso levarem o titule deste ano ta bom demais. Os dois estão os melhores em pista.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Quanto a Vettel, foi sorte ter o melhor carro por dois anos consecutivos. Apenas sorte. O cara não é la grande coisa.

Gerson
Gerson
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Hã?????????????????

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Roberto
11 anos atrás

Eu acho que desligaram a “repinboca da parafuseta” que está dando conflito com a “tatarineta” do carro de Button, pq de uma hora pra outra, o cara virou um “Felipe Massa”, ou seja, não tá andando nada, não “sabe o que houve com o carro”, diz estar “perdido” e espera melhorar nas próximas corridas, além de estar com dezenas de pontos atraás de seu companheiro de equipe.

Realmente, tem algo estranho…

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Pois é Flávio, também achava que Button iria muito bem em 2012, talvez até levar o título. Mas, acredito que ainda vá dar muito trabalho. Ele é calmo e dirige pacas, é um piloto “erudito”, clássico, não força o carro sendo sempre muito rápido.
Difícil é torcer contra o Alonso! Nesse fim de semana fui feliz, nos outros não sei …. ainda bem que ele corre pela Ferrari … rsrsrsrsss
Hamilton impecável, está pintando o dono do campeonato, sempre muito gostei dele.

E boa viagem a Le Mans meu caro, se puder, tire algumas fotos com a sua visão da “coisa” e depois poste aqui .

Hamilton
Hamilton
11 anos atrás

Além da minha vitória, destacaria o passão que o Kova deu no Senninha no começo da prova, arrependimento deve estar sentindo Sir. Williams, qualquer um dos disponíveis faria menos feio que o sobrenome sobre rodas.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Hamilton
11 anos atrás

deixou de ser piloto pagante e virou teimoso pagante.

José Morelli
José Morelli
11 anos atrás

Sobre a Lusa ser o melhor paulista no Brasileiro – não esquecer que o Corinthians tá focado 100% na Libertadores e o Palmeiras na Copa do Brasil. Só pra deixar bem claro.

Mauricio
Mauricio
Reply to  José Morelli
11 anos atrás

Perdão, mas o que isso tem a ver com o tópico destacado neste blog?

Ron
Ron
11 anos atrás

Corridaça do Hamilton.
Não que as de Alonso e de Vettel não tenham sido boas, mas o inglês sentou a bota depois da troca e caçou os dois depois da parada. Ferrari e Red Bull devem ter pensado que a parada do Hamilton era por pneus muito desgastados (em função do estilo dele) e confiaram demais nisso. Vacilaram completamente ao vê-lo chegando com tudo e não chamarem Alonso e Vettel rapidamente aos boxes. Na segunda ou terceira volta que vissem o Hamilton diminuindo a diferença, os dois deveriam ter entrado e colocado os super macios. No mínimo teriam mantido o pódio ou talvez até brigassem pela vitória.
Grosjean e Perez: boas surpresas mesmo.
Massa parece que está melhorando (em função da evolução do carro). Em classificação está de volta ao normal. Em corrida melhorou bastante, mas dessa vez errou e se complicou (poderia ter obtido um bom resultado). Só não sei se, caso ele não tivesse rodado e estivesse perto de Grosjean e Perez no final, a Ferrari deixaria que ultrapassasse o espanhol (provavelmente ouviríamos algo assim “Fernando has better tyres than you.”) e ainda teria que segurar o Vettel (“Vettel is faster than you. You must ruin his race.”).
Schumacher está precisando de um banho de sal grosso. É bom levar também o carro, os mecânicos, o Ross Braun etc. Ah, esqueci: ele pode (aliás, deve) convidar o Button. O Bruno pode dar uma passadinha por lá também, se quiser.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Ron
11 anos atrás

Para que afinal?

paulo
paulo
11 anos atrás

Ue, voce virou saopaulino? deixou a Lusa?

Lucas
Lucas
11 anos atrás

Ah, vale lembrar que o “recorde de diversidade” ainda não foi quebrado, só o de número de pilotos vencedores diferentes nas primeiras corridas. Em 82 foram dez pilotos vencedores diferentes, e eu duvido muito que esse recorde seja quebrado esse ano. Hamilton era meio óbvio que só não ganhou antes por causa dos problemas que a equipe teve, então chegar aos sete era questão de tempo. Não creio que vá aumentar muito mais que isso. A Lotus, que no começo do ano parecia candidata a vitórias, parece não ter acompanhado a evolução das outras equipes e o Massa nunca foi piloto de ganhar corridas sem o melhor carro do grid, o que a Ferrari ainda está longe de ser, apesar da evolução incrível.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Lucas
11 anos atrás

Quanto a Ferrari, não conte com essa ideia a respeito do Massa… A história do brasileiro na F1 e na Scuderia ainda não terminou…

CAMPANO
Reply to  Lucas
11 anos atrás

LUCAS, QUE FALTA DE FÉ, VAMOS APOSTAR NO MASSINHA, BRUNINHO,
SERGINHO PEREZ E NO BRASTEMP SCHUMY, AINDA TEMOS DE LAMBUJA O SUPER PILOTO KIMI. AGORA PODE ACREDITAR NO RECORDE.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
11 anos atrás

As voltas finais foram bacanas. roteiro de corrida dos anos 80 quando a equipe trocava os pneus,o piltoto tirava a diferença perdida nos boxes e ganhava posição ultrapassando. Quanto ao Massa, a imprensa italiana está de implicância com ele. Qualquer erro vira a gota d’água. Resultado foi normal quando se roda. Não foi má pilotagem, foi um erro. O problema é que ele está na alça de mira até aparecer um fato novo em Maranello e vão levar a ferro e fogo até substituí-lo.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Eduardo_SC
11 anos atrás

E leve em conta também que a maior parde do temo ele correu entre o sexto e o quinto lugar e só foi mais para trás devido ao mesmo problema que fez o Alonso cair também. Faltou pneu!!!

Alvaro Megamix
11 anos atrás

Massa , Senna , e Schumi, nomes que não veremos na próxima temporada.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Alvaro Megamix
11 anos atrás

O Senna com certeza!

Os outros dois ainda sobrevivem mais um ano, podes crer!

Telegrafista
Telegrafista
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Barrichello volta, de fé!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Telegrafista
11 anos atrás

É.Realmente voce ainda está no código MORSE!!!!!!!

CAMPANO
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

MAURICIO, O SENNA TEM QUE RESGATAR AQUELAS CORRIDAS DO TIO E DO PROST CONTRA A RAPA, ELE ACHOU QUE A WILIANS FOSSE DEIXAR TODOS COMEREM PUEIRA.

Leandro Custódio
11 anos atrás

Esse trio no pódio só mostra o quanto a gente tem q ficar de olho na GP2.

Anderson Ramos
Anderson Ramos
11 anos atrás

Olá Flávio para mim foi Fantástico esse GP do Canadá, realmente a Fórmula 1 este ano está dando show. Que corrida do Lewis Hamilton….esse realmente é um dos melhores pilotos do GRID. Que pódio renovado com Grosjean e Perez, que bom não ver o dick vigarista (Alonso) e nem o menino maluquinho (Vettel) lá em cima. Deste jeito o Hamilton agora é o lider.

Agora mudando a pagina, que pena ver o Felipe se arrastando com uma Ferrari que foi feita pelo visto só para o seu companheiro andar bem.

E o que falar da equipe Williams, brigando no fim do pelotão com as nanicas…o Maldonado e o Senna quase nem foram lembrados na transmissão da Globo. Espero que em Valência o Bruno e a sua equipe melhorem.

Viva a Fórmula 1…..2012.

Alan
Alan
11 anos atrás

E eu concordei com o Villeneuve. A corrida estava muito chata. depois melhorou e bastante. Nào concordei com o trio da Band (band pq as duas são uma m….). alguém concorda comigo ou eu estava reinando?

Jaison
Jaison
11 anos atrás

E por mais um pouco que o Alonso não perde mais uma posição. Olha os tempos de chegada.

5: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 13s411
6: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 13s842

Thiago Marinho
Thiago Marinho
11 anos atrás

Flávio, o melhor time no Brasileiro é o SPFC, foi mal !

gilles
gilles
11 anos atrás

Flavio, boa viagem a Le Mans, “p.. corrida”,da um abraço ao Divilla, e quanto a corrida, manda o “Lucca” demitir o ” Domenicazzi”, vai se ruim na na “estrategia” na casa do chapeu. Abraços.

Felipe Goltz
Felipe Goltz
11 anos atrás

A corrida foi legal faltando umas 15 voltas para o final. Uma sequência interminável de ultrapassagens e gente com os Pirelli em frangalhos pela pista. Olha, está certo que o Montezemolo possa ter dado uma colher de chá para o Massa e tal, que fez uma corrida apenas razoável, para ser caridoso. O busílis para Felipe é que o tal do Perez mandou muito bem em Montreal, mostrando que não é apenas a Sauber que sabe conservar os pneus, mas o mexicano acima de tudo. Koba o Mito anda forte, mas esfarela suas gomas muito mais cedo que o mariachi do Slim. Sei, não, mas acho que desse jeito Luca di Montezemolo vai mudar de opinião sobre o “excesso de juventude” de Sergio Perez para pilotar para a Ferrari em 2013.

Flavio, nao o gomes
Flavio, nao o gomes
11 anos atrás

Não sabia que o São Paulo tinha mudado de Estado, ou que estivesse registrado em outra federação….

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

Finalmente Hamilton renasceu e mostrou que vai dar trabalho e ainda bem que tratou de obedecer a equipe, mesmo contrariado e foi um show. Quem assiste corridas a mais tempo certamente se lembrou de Villeneuve, e o que nos motiva a ver a F1.
Vettel só não ganhou, porque seguiu o espanhol até quase o fim, a Red Bull só acordou quando viu o Hamilton passar e até “dar tchauzinho”.
A Ferrari para nossa alegria dormiu até o fim com o Alonso e proporcionaram o melhor final de corrida dos últimos tempos e olha que a corrida estava até meio chatinha.
E ainda bem que muitos dos comentaristas gostam de ver os safados e mau caráter se dando mal, mesmo que sejam bons pilotos.
Já basta nós os Brasileiros termos que engolir as safadezas dos políticos, “empresários” e outros tipos de criminosos que se dão bem.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Realmente, parece que o pessoal da Ferrari e Red Bull perdeu o trem da história, com seus os estratagemas tartaruganos.

Certamente se Alonsito e “Fettel’ tivessem sido chamados aos boxes antes do Hamilton, teriam tido uma sorte melhor..

Ganhar talvez não.. mas teriam lugar no pódium garantido. Nesta formula 1 de hoje, os engenheiros de ambas as equipes esqueceram que a coisa mais importante é a estratégia dos pneus.. pois quando se degradam.. seus bólidos tomam de 1.2 a quase 2 segundos por volta.. no caso da ferrari e Red Bull claro, porque Lotus e Sauber.. “conforme o FG disse” não consomem a goma com tanta fome.. e é sempre no fim do GP que a merda va para o ventilador.. Milhoes de dólares gastos em projeto, treinamento etc.. e os caras fazem o Alonso andar com pneu velho no fim da prova.. é o fim da picada!!

Quanto ao Massa o que dizer… Largou bem, estava indo bem..mas depois daquele erro besta, ir para décimo foi o castigo mais acertado

Mas é importante ressaltar que se o Alonso que é um piloto de alto nivel, que erra pouco e acelera muito e mesmo assim tomou uma revés dos pneus, imagino se o Felipe na sua toada ‘básica” tivesse continuado em 5o o que poderia ter feito. Nada..

Como cada pista é uma história diferente, acho que finalmente temos os 3 indicados para o campeonato deste ano.. e será um duelo muito interessante..acho que o campeonato mais disputado dos últimos tempos..

Diferente dos dois ultimos que mais pareciam como remédio caixa preta para insonia.. dava a largada e a gente dormia até a mulher nos acordar para almoço.

“Acorda bem vem almoçar!!” rsrsrs

Disso a gente não pode reclamar.. rsrs

Valeu galera

Felipe
Felipe
11 anos atrás

Flávio, sou seu assiduo leitor. Considero, inclusive, que seja um ótimo jornalista. No entanto, seus textos mais recentes estão rebuscados, com uma leitura meio difícil, abusando, talvez, dos apelidos aos pilotos, das piadinhas, etc Tem hora que me perco no texto e não sei nem o que estou lendo. De toda forma, parabéns pela coluna. É a que mais acompanho. Abraço

ms
ms
11 anos atrás

uma das diferenças existentes entre pilotos que estão bem acima da média ( no meio deles há um gênio) e o resto é que em circunstancias de corrida bem desfavoráveis, causadas pelos próprios pilotos e/ou suas equipe, que levariam a grande maioria dos pilotos a resultados pífios e desastrosos em uma corrida, os que estão “bem acima da média” conseguem correr atrás do prejuízo…..na própria corrida…. minimizando bastante o estrago….

Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

Em termos de competição, a corrida de Le Mans desse ano perdeu muito o apelo. Deve ser um passeio da Audi, vai competir apenas contra a confiabilidade dos híbridos. Mas mesmo assim, ainda vale a pena pelo evento, tenho sonho de ir para lá também.

araújo
araújo
11 anos atrás

No ano que vem vai ser mais legal! Sem brasileiro na pista, o nível será bem melhor!

André Giordano
André Giordano
11 anos atrás

Hamilton, Alonso e Vettel:
Os verdadeiros ‘racers’ da Fórmula 1 atual.

Schumacher:
Tem a atitude de um racer, porém o corpo não acompanha mais, uma pena…

André Giordano
André Giordano
Reply to  André Giordano
11 anos atrás

o resto é motorista, que se preocupa mais em não bater o carro do que qualquer outra coisa, como eu e você.

Gerson
Gerson
Reply to  André Giordano
11 anos atrás

O fato de chamar um piloto de F1, SETE VEZES CAMPEÃO MUNDIAL de “motorista” e ainda citar que ele é só mais um ‘motorista’ “como eu e você” mostra o seu nível de conhecimento de F1.

Por este raciocínio, sou melhor “motorista” que Ayrton Senna, já que tenho 41 anos e nunca me esborrachei no muro…e estou muito bem vivo.

E pelo jeito vossa senhoria é um ‘barbeiro’ incurável já que ao dirigir sua principal preocupação é não bater o carro. Medo de dirigir? Volte para a auto-escola!

Gerson
Gerson
Reply to  André Giordano
11 anos atrás

Não é o corpo não, esse ano é o carro. Não assistiu as corridas??

André Giordano
André Giordano
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Como assim?
Em relação ao Rosberg, nas classificações, o carro o deixou na mão também?

Gerson
Gerson
Reply to  André Giordano
11 anos atrás

Você está falando de Mônaco?

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
11 anos atrás

Vai para Le Mans?
Então fica aí uma prévia do que vai ver:
Truth in 24 Hours II – Every second Counts.

http://www.youtube.com/watch?v=27F26UA1i6M&feature=g-vrec

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

O Groselha ta dando oq falar viu…. bom na classificação e nas corridas sempre…. se não fossem os erros cometidos por afobação em algmas provas…. estaria brigando pelo titulo. A Renault ta como pediu a Deus…. um jovem e muito talentoso piloto da mesma nacionalidade da equipe…. um carro que briga pelas primeiras colocações… bom ano pra Renault !!!!!! Agora acho que o Raikonnen ta sentido a boa fase do Groselha… e como ele já é desmotivado por natureza…. acho que a tendencia é manter esse rendimento abaixo do esperado !!!!!!!

Onez
Onez
Reply to  Eduardo
11 anos atrás

bom nas corridas? que me lembre essa é a 3ª que ele consegue terminar ou estou errado?

Gerson
Gerson
Reply to  Eduardo
11 anos atrás

Grosjean nada mais é que um hibrido de girafa com “zebra”.

Timming f1
Timming f1
11 anos atrás

Hamilton surpreendeu hoje. Foi constante a prova inteira. Confesso que nao confiava nem num podium do inglês. Já a Ferrari pixotou geral hj nao parando. O podium era certo.

Claudicio
Claudicio
11 anos atrás

Pessoal,

Alguém aí acompanhou a prova observando os tempos pelo site oficial da Fórmula 1?

Do Bruno Senna eu nem falo – o cara não apresenta um bom nível para andar na F1. Porém, hoje, o Massa – do qual também não gosto muito – teve a prova afundada pelo seu próprio erro e pela Ferrari – que errou da mesma forma com o Alonso.

Antes da segunda parada, Massa andou por 3 ou 4 voltas tomando quase 3 segundos de quem estava atrás dele – um deles era o Rosberg, que ultrapassou e teve que devolver a posição. Confesso que antes dessa manobra, pensei que o piloto da Ferrari fosse entrar no pit.

Depois da troca de pneus, Massa acompanhou o ritmo de Kobayashi sem se aproximar, até a volta 63, quando começou a virar bem mais rápido, aparentemente, por culpa dos pneus do japonês.

O brasileiro terminou a prova a 0.8 do japonês (estava tirando mais de um segundo por volta). Ou seja, se tivesse entrado no box voltas antes, a corrida terminaria um pouco melhor para ele.

O mesmo raciocínio se aplica a Alonso, que nem parou para uma segunda troca de pneus. Vejam que Vettel fez sua troca no fim da prova e passou o próprio Alonso.

Que o Alonso é bem melhor que o Massa, todos nós já sabemos. Mas hoje, apesar de ter sido novamente inferior ao espanhol, o piloto brasileiro fez uma corrida com um ritmo animador.

Um abraço a todos.

Igor Andrade
Igor Andrade
Reply to  Claudicio
11 anos atrás

Cara, concordo com você em número, gênero e grau. Também acompanhei os tempos pelo site da F-1.

O Massa – que após quase se sagrar campeão parece ter perdido a vontade de ganhar – tinha um bom ritmo. Se parasse na volta 50, como o Hamilton, teria brigado pela 6a posição, quiçá pela 5a. Se seguisse um “padrão” e parasse antes – já que teve que adiantar seu primeiro pit devido ao erro na curva 1 – poderia até almejar algo melhor.

Enquanto teve pneus, virava constantemente junto ao Grosjean. É uma pena que a Ferrari tenha calculado tão mal o desgaste dos pneus macios. O próprio Alonso teria assegurado o pódio e a liderança do campeonato se não fosse a aposta que se mostrou errada.

No mais, parabéns ao Hamilton, que com seu arrojo levou a McLaren a vitória e a ponta do campeonato. Só não compreendi porque o Button foi tão mal. Teve alguma explicação?

Um abraço à todos.

Samuel Cunha
Samuel Cunha
11 anos atrás

Bom estava torcendo pro Bruno Senna desde quando entrou na F1 e este ano era o ano que achei que ele iria se destacar , pois tem um carro razoável e um certo tempo de F1 , ao menos acompanhar o venezuelano. Mas o rapaz está me decepcionando, espero que ele reaja mas é muito frustrante vê-lo correr no final do pelotão ” ele tem que se tocar que este ano é derradeiro é uma chance única ” .

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Samuel Cunha
11 anos atrás

Desculpe mas o Bruno Senna é a expressão prática do velho ditado:

“Para o mau comedor até o pinto atrapalha!”

A desculpa que ele deu de que “os pneus estavam estranhos”, foi o fim!!
O pessoal marretava o Barrichello quando ele dava transparência aos problemas enfrentados e dava visibilidade aos mesmos. Ele, pelo menos, nunca deu desculpas sem embasamento técnico ou baseadas em “achismos”!

Vamos ver qual vai ser a desculpa de Valência!

Zé Alonso
Zé Alonso
11 anos atrás

Foi um final de corrida de dar gosto, gente andando de lado, estratégias ousadas ou riscos assumidos, enfim uma ótima diversão para um domingo frio. Mas o que significa aquela narração histriônica do díscipulo do Galvão, deu até dó do Reginaldo e do Burti.

B Borges
B Borges
Reply to  Zé Alonso
11 anos atrás

“Mas o que significa aquela narração histriônica do díscipulo do Galvão, deu até dó do Reginaldo e do Burti.” – Cara, eu nao aguento mais esse narradores (TODOS)! Gritam demais, sao escandalosos e nao sabem fazer silencio quando precisa. Nao sabe quando ta ao vivo ou é replay, uma porcaria.O jeito é ir pra internet e ver uma corrida com qualidade de narracao!

Telegrafista
Telegrafista
Reply to  B Borges
11 anos atrás

Bem lembrado. Na metade da última volta abaixei o som pq aquela gritaria com frases estranhas tipo “para colocar o nome no rol…” sabe, me deu um asco tão grande que nem o podio eu vi. Será que um dia verei uma corrida sem narrador? Só com som ambiente?

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  B Borges
11 anos atrás

Ainda prefiro o Lito Cavalcante.
O Reginaldo sozinho vai bem! O problema é que, para se fazer ouvir ali, principalmente quando está presente o, com perdão da má palavra, Galvão Bueno, é muito difícil!!

Ainda bem que o Galvão não narrou essa corrida! Nos presenteou com a própria ausência!!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Zé Alonso
11 anos atrás

Esse cidadão (não lembro o nome dele) que narrou a corrida ontem é infinitamente melhor que o Galvão. Ele não se compromete, fala o básico e não fica torrando o saco. Ontem o Pachecaldo Leme até tentou fazer às vezes do Galvão, mas sem dúvida a transmissão foi bem menos letal para nossos sistemas auditivos.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Zé Alonso
11 anos atrás

Pois é meu caro Zé, assim como eu, acho que todos na cabine da Globo torciam contra o Alonso …. quando ele começou a ficar para traz, explodiram-se em festa e alegria naquela cabininha!
Não conseguiram disfarçar.

Hallan
Hallan
11 anos atrás

E ai seu Flavio, Massa renasceu mesmo? E as pobrezinhas Lotus e Sauber sem dinheiro para desenvolver e conquistar mais pódios? A briga está boa e tão próxima que não dá pra dizer que está fora. Só Senna brigando com PET e KOV!!! Por sinal, ainda acredito no Button. Ou todo mundo esqueceu da segunda metade da temporada do ano passado? Nas últimas 9 provas, foram 8 pódios e um mísero quarto lugar.

Luciano Vido
Luciano Vido
11 anos atrás

O Alonso é genio. com um carro ruim remendado ta andando junto com os ponteiros.. Por que o brasileiro tem este espitito de perseguir um genio. Fez isto como Schumi quando ela era muito melhor e o Rubinho era apenas um segundo piloto (na minha opinião o melhor de todos e muuuuuito melhor que o Massa). Agora fazem o mesmo com o Alonso o homem é fantastico e o simples fato de estar entre os primeiros por mais de 90% da prova ja mostra isto o cara não erra. Parabens para ele e vai brigar para ser campeão, já o Massa com muita sorte fica entre os 8 no final. A corrida foi muito boa, Canada sempre tem boas corridas.

Andre Luiz
Andre Luiz
Reply to  Luciano Vido
11 anos atrás

Hamilton é o melhor do grid, Alonso o segundo melhor.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Andre Luiz
11 anos atrás

caro Andre Luiz…quanto ao Lewis vc esta certissimo…LEWIS… e o MELHOR …ele estreante… DETONOU… o BI Alonso…nas Flechas de Prata Mc/ MB da epoca…agora…prefiro o Vettel em 2 segundo…Alonso em 3o do Grid…o resto TOMA PAU GERAL…valeu.

Luiz Filipe
Luiz Filipe
11 anos atrás

Como a imprensa brasileira costuma ignorar Le Mans, espero que nos traga uma boa reportagem e principalmente fotos desses incríveis carros. Bom trabalho e/ou passeio!

gera
gera
11 anos atrás

Na bucha, deu Hamilton!

Henrique L Rocha
Henrique L Rocha
11 anos atrás

Ver o Alonso levando aquela surra no final foi bom, muito bom! A Ferrari tinha a faca e o queijo na mão para um excelente resultado geral: Alonso com chances reais de vencer e Felipe de talvez beliscar um pódio, no ritmo que vinha vindo. Mas erraram a estratégia do primeiro e o segundo se auto-liquidou com aquela rodada… Mas foi combativo, não dá pra negar. Lewis que mandou muito bem ! Aquele passão sem dar tempo do Espanhol aquecer os pneus foi o lance da corrida, para mim.

Flávio, boa viagem! Mande uns pingos sobre o Delta Wing se puder, estou curiosíssimo e torcendo muito pelo seu desempenho na corrida. Le Mans é um evento mágico… espero ter a chance de voltar lá, um dia.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Henrique L Rocha
11 anos atrás

O velho espírito rancoroso do brasileiro que se refestela vendo alguém competente não atingindo temporariamente os primeiro lugares.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Nada melhor que ver caras novas no pódium.
1- Ré-Milton
2- Groselhan
3- Ligerito
.
Pena que não possamos assistir a coletiva de Imprensa depois do GP!

evandro Garcia
evandro Garcia
11 anos atrás

Hoje não entendi o que deu na cabeça do Alonso e de seu estrategista, tava com a taça nas mãos e confiou em um cara que nunca sentou dentro de um cockpit, o pior de tudo que o Alonso sabe que a Ferrari é uma das que mais tem dificuldades com os pneus, ele podia ter feito a diferença sozinho ainda mais que a Mclarem perdeu tempo na troca do Hamilton, o destino do Massa acaba de ser traçado ano que vem ninguém tira o Assento do Perez, o Bruno pode se preparar para seguir o caminho de outros brasileiros, Stock car,Nascar, Formula Truck ou F-Indy, apanhando desse jeito para o Maldonado que diga-se de passagem não foi para o Q3 por que bateu no muro,se não seria uma surra maior, muitos podem me criticar por falar mau dos brasileiros mas é que tem hora que o patriotismo envergonha a gente, e estes dois devem sair pela porta dos fundos não esse ano mas podem escrever ano que vem não teremos mais nenhum piloto brasileiro na F-1 algo que após a entrada de Emersom Fittipaldi nunca aconteceu ! devemos tudo isso a FBA e aos empresários brasileiros que nunca ajudaram as categorias de base ,aqui quem pode pode quem não pode se F*&%DE, e quantos bons talentos o Brasil deve ter!