TOYOTA CHEGANDO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 4 de junho de 2012 - 1:16Automobilismo internacional

TOYOTA CHEGANDO

 

SÃO PAULO (vai ser bom demais) – A Toyota colocou ontem, domingo, seus dois carros na pista em Le Mans para o tradicional teste pré-24 Horas franqueado a carros estreantes e outros modelos, mesmo de quem não vai participar da prova. O regulamento desse teste é intrincado demais para ser explicado aqui. Em resumo, alguns podem andar, outros não podem, e foram 61 na pista durante oito horas de treino.

O modelo TS030 Hybrid #7 foi pilotado por Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima. O #8, que andou pouco, teve ao volante Anthony Davidson e Sébastien Buemi. Stéphane Sarrazin, se recuperando de um tombo de bicicleta, não participou. Nakajima e Buemi tinham de completar dez voltas pelo circuito de Sarthe, porque nunca correram em Le Mans. Faz parte das exigências da organização.

Os tempos foram bons: 3min27s204 para Wurz, o mais rápido no #7, e 3min28s298 para Buemi, no #8. No ano passado, a pole foi de Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer, com o inacreditável Audi R18, com 3min25s738.

Os resultados completos dos treinos estão aqui. A Audi ficou na frente com Capello/Kristensen/McNish, com 3min25s927. Aliás, fizemos 1-2-3. O bichão japonês começou bem, mas não será páreo para os DKWs.

Curiosidade: o DeltaWing da Nissan fez o 32° tempo, 3min47s980.

18 comentários

  1. Ulisses disse:

    Lindão! Tomara que ande bem.
    Le Mans 2012 está prometendo …
    Difícil vai ser superar os foguetes da “DKW” (segundo Flávio Gomes).
    Quem quiser ter um belo resumo do ano passado, é aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=2SWBW4lsxnw

    Se você tiver uma TV full hd com acesso à internet, entre no youtube e busque por:
    “le mans 2011 highlights” hd.
    Espetacular! 59 minutos de pauleira sem narração, comentários, só som ambiente e grandes tomadas de câmera.

  2. Igor disse:

    Vai dar COROLLA na cabeca, quer apostar?

  3. Lembra, e bastante, o Peugeot 908…

  4. fernando carvalho disse:

    Quer dizer então que o “Corolla” irão dar poeira nos ” DKW-Argolados ” ????hummmmmm
    e os “Pôneis malditos ” ficaram para trás…..
    Porsche !!!! Pulverizará o solo francês !!!

  5. Marcelo disse:

    Tô assistindo nesse momento as 24 de Le Mans 1991, vários pilotos de nome expressivo da F1 correram nessa prova, entre eles Keke Rosberg e Jabouille. Curioso essas provas de longa distância, o príncipal entre as equipes oficiais não é a disputa direta na pista, mas sim se posicionar bem esperando o “desenrolar” da prova, acontecem muitos imprevistos(uma das Peugeot oficiais pegou fogo no boxes). Sem dúvidas é uma baita corria, isso se não for a maior de todas. Mesmo sendo três pilotos por carro, depois da prova os pilotos devem ficar “moídos”, haja preparo físico. Rosberg tinha 42 anos nessa prova, brigava pela ponta, mas aparentemente contava com o melhor carro, pelo menos no começo as duas Peugeot dispararam, depois a equipe oficial da Mercedes começou a se aproximar. A equipe junior do Schummy não estava nada mal, até onde vi(fui almoçar parei na quarta parte), o carro estava entre os 5 primeiros.

    Schumacher ainda não tinha estreado na F1, mas correu nessa prova ao lado de Wedlingler, Schumacher ainda muito jovem já estava supervalorizado nessa época, correr no mundial de protótipos o piloto tem que ser fera, o que a Mercedes não imaginava era onde esse alemão ia chegar. Depois a Mercedes foi assediando o piloto por anos na Ferrari(através da Mclaren), mas não deu certo.

    Curioso é que hoje Schumacher e Brawn estão na Mercedes, e a equipe em 2012 melhorou muuuuito, Schumacher pode não esta nos seu melhores dias(dessa vez muito por causa do azar), mas ao lado de Brawn o alemão sabe realmente “transformar” uma equipe. Pra variar, só foi levar a coisa com mão de ferro que a coisa foi pra frente. Como não pode mais evoluir o carro através dos testes, a dupla que lidera a Mercedes exigiu mais investimento, trocaram o satff técnico e o carro melhorou. No geral a equipe parece mais organizada, mas é estranho tanto erros da equipe com Schumacher(4 em 6 provas), mas o alemão em nenhum momento disparou contra a equipe ou companheiro. O que o Rubinho teria a falar sobre isso? Rubens foi o primeiro a dar conselho para Nico Rosberg sair da Mercedes porque lá tinha Schumacher. Curiosamente Rosberg defende a permanencia do companheiro na equipe para 2013, Nico sabe que Schumacher é importante no comando da equipe, fora isso Schumacher não cria CONFUSÃO!!!

    Quem também correu nessa prova foi Raul Boesel(Campeão Mundial de Protótipos de 1987), com Jaguar com cinco vitórias na temporada.

    1991 24 Hours of Le Mans Part 1 de 18
    http://www.youtube.com/watch?v=fYX1Md3wchE

  6. Levi Davet disse:

    Palmas para a Toyota. No primeiro ano, chegar tão perto do diesel da Audi (beneficiado pelo regulamento, aliás, muito mais permissivo com motores diesel) é uma façanha. Os japoneses serão muito competitivos nos próximos anos.

  7. Fernando Matias disse:

    Inacredítavel? inacredítavel foi o tempo do Sarrazin com um Peugeot Flávio, 3:18 kkkkkkkkkkkkkk Isso deve te runs 3 anos no máximo!

  8. Gustavo Oliveira disse:

    Foi muito bem, a Toyota, fazendo uma corrida sem problemas, pode muito bem beliscar um pódio sem precisar contar com uma eventual desistência de um dos Audis. Quanto ao Delta Wing, é bom lembrar que sua performance é controlada para não ofuscar os participantes regulares do mundial, mesmo assim ele ainda deve melhorar bastante e se classificar melhor daqui a 15 dias.

  9. Paulo disse:

    O carro terá seus tempos de volta limitados em 3min43seg. Com tanques de combustível somando apenas 40 litros, para não levar vantagem nas paradas de boxe, o Delta Wing poderá fazer, se conseguir chegar ao fim da disputa, apenas três pit stops para troca de pneus ao longo da maratona.

  10. rubim disse:

    O loeb andou tambem pela própria equipe e foi o quinto melhor na lmp2,acho que ele larga o Rally no fim do ano. Tomara que a FIA não estrague esse campeonato de novo, ele esta exercendo o que era a função da F1 ate o anos 90, desenvolver tecnologias uteis para a industria automobilística, a F1 hoje bloqueia qualquer tipo de inovação enquanto no endurance temos carros a diesel com kers 4X4, carro a gasolina com kers, o batmovel da deltawing que planeja fazer so três paradas p/ reabastecer, e ano que vem acho que estreia um prototipo totalmente eletrico,
    A catergoria ainda fornece um lugar decente para os pilotos da F1 que não conseguem vaga no grid, Heidfeld, Buemi, Chandhok ate o Fisichela pegou uma vaga na equipe da Ferrari (AF Corse) e foi campeão ano passado. O Barrichello devia estar correndo em Le mans, nada contra a indy que e outra categoria que eu torço para voltar aos bons dias, mas no endurance as habilidades dele seriam mais uteis, constância + poucos erros.

  11. marcelo disse:

    Esse será o melhor carro produzido pela Toyota depois do Corolla, claro.

  12. Carlos Pereira disse:

    Será que o Corolla travestido de carro de corrida vai fazer feio ???

  13. GASTÃO disse:

    Delta Wing: aparece na categoria CDNT: qual é essa????? – Categoria Desconhecida Não Temos?

    De qualquer forma, acho que a aposta deles é parar menos (por combustível e pneus).

    nota: na lista oficial está CAR DISPLYING NEW TECHNOLOGIES (categoria aparece em branco).

    • Oscar Motta disse:

      Trinta e dois? Vai parar pouco (gasopa e pneus), remar a noite inteira e chegar em 33.

      • O Delta Wing é considerado “Hors-Concours”, na linha do que o Automobile Club de l’Ouest quer apresentar daqui pra diante, com pelo menos um dos 56 carros participantes apresentando novas soluções, novas tecnologias. Em 2013, o carro que não marcará pontos foi apresentado no sábado: é o Green GT H2, que vai correr com dois motores elétricos de 200 kW, perfazendo 540 HP de potência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>